Sunteți pe pagina 1din 44

BRASIL, FINAL DE SCULO: A TRANSIO PARA UM NOVO PADRO MIGRATRIO?

FAUSTO BRITO1

Introduo2
O objetivo deste artigo contribuir para esclarecer o conceito de padro migratrio, tendo como referncia a experincia brasileira na segunda metade do sculo XX. A referncia ao caso brasileiro tem o propsito de situar as sugestes analticas dentro dos limites do processo histrico no qual tm ocorrido as migraes internas. No h a pretenso de se construir uma teoria, apenas de sugerir algumas proposies, com o intuito de propiciar uma melhor compreenso das mudanas que tm sido observadas nas migraes internas no Brasil nestes ltimos 50 anos. A literatura sobre as migraes internas, muitas vezes, no suficientemente esclarecedora sobre as diferenas entre os tipos de fluxos migratrios e o padro migratrio e, em grande parte, se preocupa muito mais com os tipos do que com o padro. H uma razo para isto, o conceito de migrao tem uma enorme latitude. As alternativas possveis de fluxos migratrios so inmeras ao se considerarem somente as dimenses do tempo de residncia, do espao onde ocorre o deslocamento populacional e as suas diferentes etapas. Nesse sentido, parece inevitvel que se recorra classificao dos diferentes tipos de fluxos, at mesmo para tornar mais preciso e operacional o conceito de migrao, dentro da sua extensa latitude. s vezes, a vontade dos autores de uma maior elaborao metodolgica, leva construo de tipologias combinando tipos de fluxos com os diferentes contextos histricos dentro dos quais eles so predominantes.

1 2

Fausto Brito, professor e pesquisador do CEDEPLAR e do Departamento de Demografia da UFMG. Agradeo as sugestes do meu colega Jos Alberto Magno de Carvalho, alm da sua paciente reviso. Entretanto, as idias contidas neste artigo so da minha inteira responsabilidade.

No clssico estudo preparado pela Organizao Internacional do Trabalho, com o objetivo de orientar as pesquisas sobre migrao nos pases em desenvolvimento, h um artigo sobre o conceito de migrao que parte justamente das suas dimenses de tempo, espao e de etapas, mencionadas anteriormente, acrescentando a possibilidade dos movimentos pendulares, para se chegar definio de tipos de fluxos ou categorias de migrantes: migrantes permanentes, longo prazo, temporrios, pendulares; migrantes primrios, secundrios, tercirios, segundo as diferentes etapas; migrantes de retorno e circulares; migrantes rurais para as cidades, das cidades para o campo, das cidades para as cidades. Depois, o autor ainda trata de algumas tipologias mais elaboradas, como a Matriz de Movimentos Humanos de Eichenbaum, que considera os graus de liberdade dos indivduos na deciso de emigrar e na escolha do destino (BILSBORROW, R. E., et al., 1984). Classificaes ou tipologias so fartamente encontradas na literatura sobre as migraes, no h, portanto, necessidade de citaes exaustivas e, muito menos, necessidade de enfatizar a utilidade delas. Apenas, para o propsito deste artigo, seria importante lembrar que estes diferentes tipos, categorias ou modalidades de migrantes ou de fluxos migratrios existem e existiram dentro dos mais diferentes contextos histricos. A anlise realizada por Braudel sobre a populao mundial, no perodo entre o sculo XV e XVIII, revela com uma enorme riqueza de detalhes, no s as migraes internacionais, como as eurasianas, mas tambm os diferentes tipos de migraes internas, como as que ocorriam na Frana ou na China. Braudel chama a ateno para a variedade de tipos de deslocamentos populacionais que ocorriam em contextos sociais e culturais diferenciados (BRAUDEL, 1995). Livi Bacci, na sua Histria da Populao Europia, analisa a importncia das migraes dentro dos sistemas demogrficos, no s no perodo anterior Revoluo Industrial, mas tambm na sua fase posterior, entre 1800 e 1914, por ele denominada a Grande Transformao. O autor descreve, com riqueza de informaes, as migraes europias, permanentes e temporrias, internas e internacionais, alm da migrao rural-urbana proveniente do aumento do excedente demogrfico no campo,

como conseqncia do crescimento da produtividade agrcola (BACCI, 1999). Hobsbawm, na Era do Capital, 1848-1875, faz uma das mais brilhantes anlises sobre as migraes que se deram nesse perodo, tanto as internacionais, como as internas, discutindo o seu carter permanente ou temporrio, o retorno migratrio e a importncia das migraes na formao das cidades e de novas naes e sociedades que emergiam (HOBSBAWM,1977). No poderia deixar de ser mencionado o clssico captulo XXIV, do Livro I do Capital, onde Marx analisa, com absoluta acuidade, o que ele chama da prhistria do capitalismo, o perodo entre o sculo XV at o incio do sculo XIX, quando se deu a expropriao dos camponeses ingleses e a sua migrao para as cidades que se formavam em conjunto com a emergncia da manufatura, num primeiro momento e, posteriormente, com a grande indstria (MARX,1973). Ravenstein, considerado o primeiro grande terico das migraes na sociedade capitalista, utilizando os dados dos censos do Reino Unido (Inglaterra, Esccia, Pas de Gales e Irlanda), em 1871 e 1881, observa um conjunto de regularidades empricas e explicita uma diversidade de tipos ou modalidades de fluxos migratrios, como por exemplo: curta e longa distncia, rural-urbano, urbanourbano, corrente e contra-corrente, retorno, migraes seletivas e por etapas. Todas estas modalidades de deslocamento populacional foram associadas por ele ao desenvolvimento do capitalismo (RAVEINSTEIN, 1980). Esses exemplos da literatura tm o propsito de mostrar que os diferentes tipos ou modalidades de migrantes ou de fluxos migratrios podem ocorrer em contextos histricos os mais diversos e, portanto, por si s, no tm a possibilidade analtica de caracteriz-los, apesar de ser, algumas vezes, a inteno de alguns autores. Zelinsk, no seu modelo de transio da mobilidade, procura associar o que ele chama de padro migratrio com diferentes tipos de sociedade. A migrao ruralrural seria predominante na sociedade pr-industrial; a rural-urbana, naquelas em processo de industrializao; a urbano-urbana, nas industriais maduras, e a migrao da cidade aos subrbios prximos ou pequenas cidades, na sociedade ps-industrial.

Para ele, ento, o padro migratrio um tipo ou uma modalidade de fluxo migratrio que aparece como predominante em determinadas circunstncias histricas (ZELINSK, 1971). No Brasil recente, contrariando a tipologia de Zelinsk, encontra-se uma predominncia da migrao urbano-urbana, at porque no h mais estoque de populao rural para repetir o volume de migrantes do perodo 1960/80, mas, dificilmente a sociedade brasileira poderia ser considerada uma economia industrial plenamente madura. Sabendo tambm que seriam encontrados no Brasil, hoje, todos os outros tipos fluxos mencionados por Zelinsk, o que acrescentaria, do ponto de vista da compreenso do fenmeno migratrio, a predominncia da migrao urbanourbana? Certamente muito pouco, at mesmo porque no Brasil, com sua economia hegemonicamente capitalista, coexistem e se articulam todos os tipos de sociedade listados, formando uma sntese social e econmica que no se assemelha a nenhum dos tipos ideais a que se refere Zelinsk, com uma certa simplificao e vis evolucionista (PACHECO & PATARRA, 1997). Na complexa dinmica da economia e da sociedade brasileiras, encontram-se os mais diferente tipos ou modalidades de fluxos migratrios e justamente dentro dessa dinmica que eles assumem um significado particular. Compreender essas particularidades, em todas as suas dimenses, um grande desafio. O objetivo deste artigo mais limitado, resume-se a desenvolver um conceito para padro migratrio, procurando diferenci-lo de tipos ou modalidades de fluxos, mostrando a sua utilidade para a compreenso das mudanas recentes no comportamento das migraes internas no Brasil. Vale repetir que, para facilitar o desenvolvimento lgico do conceito de padro migratrio, ele ser feito conjunto anlise das migraes internas nos ltimos 50 anos, quando se deu o seu grande ciclo de expanso. Com esta inteno, antes de se iniciar a anlise histrica das migraes, na sua primeira etapa entre 1940/1960, ser introduzido o conceito de trajetrias migratrias.

As migraes interestaduais entre 1940 e 1960


As migraes no so fenmeno estritamente demogrfico. Em perspectiva mais abrangente, as migraes constituem processo social. Elas no so o mero resultado do somatrio de decises individuais. No um indivduo isolado que migra, mas so milhes de pessoas, conjuntos sociais com seus valores e normas, que se transferem do espao rural para o urbano, de uma cidade para outra, de um estado para outro, de uma regio para outra, ou mesmo, de um pas para outro. Como as migraes constituem processo social, elas no so um evento aleatrio, elas tm regularidade emprica que pode ser observada sob a forma dos fluxos migratrios, nas suas diferentes modalidades. Muitos destes fluxos migratrios, pela sua importncia para a dinmica espacial da economia e da sociedade, assumem regularidade de ordem estrutural. Eles se transformam em trajetrias migratrias que a sociedade, a economia e o Estado desenham, espacialmente, em funo das suas necessidades e, portanto, podem ser redesenhadas, desde que essas necessidades se modifiquem. Estas trajetrias migratrias so alimentadas pelos fortes desequilbrios regionais e sociais que tm caracterizado o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, servindo como poderoso mecanismo de transferncia espacial do excedente demogrfico de determinada regio, incapaz de absorv-lo em sua economia e em sua sociedade, para outras, onde mais se desenvolveu a economia urbanoindustrial ou se expandiu a fronteira agrcola. Esta transferncia espacial de dezenas de milhes de pessoas tem sido parte intrnseca da dinmica da economia e da sociedade brasileiras. As grandes trajetrias no se constituem, unicamente, em mecanismo de redistribuio espacial da fora de trabalho. Elas so, tambm, parte fundamental do processo de integrao social e cultural do territrio, costurando o amplo espectro de sociedades e de culturas regionais em nao nica. Mas, em conseqncia dos grandes desequilbrios regionais e sociais marcantes na economia e a sociedade brasileiras, deve ser enfatizado que o espao em que se organizam as trajetrias

migratrias no economicamente, nem socialmente, homogneo. Portanto, o mercado de trabalho nacional que se constitui, o espao territorial que se integra e a nao que se constri trazem as marcas da diversidade e da desigualdade. Nesta perspectiva, as migraes podem contribuir para a reproduo dos desequilbrios regionais e das desigualdades sociais. Como foi proposto, antes de continuar a discusso do conceito de trajetrias migratrias, sero analisadas as migraes interestaduais entre 1940 e 1960. A nica informao que existe nos censos de 1940, 1950 e 1960 sobre as migraes internas o lugar de nascimento, isto , quem so os naturais do estado ou regio e os que no so, com as respectivas unidades da federao de nascimento. As limitaes destes dados so evidentes: no se sabe o ano de chegada do imigrante e nem se ele cumpriu mais de uma etapa migratria. O dado disponvel do estoque de migrantes, sobreviventes ou que no reemigraram, poca do censo, a chamada migrao acumulada. Esta informao imprecisa para se estimar o volume da migrao, mas este no o objetivo deste artigo e, atravs de tcnicas indiretas de mensurao, j foi feito anteriormente (GRAHAM, 1984). Entretanto, a variao dos estoques de migrantes, entre dois perodos censitrios, pode ser uma razovel aproximao dos movimentos ou dos fluxos migratrios interestaduais na dcada. O indicador, ento, que ser utilizado a contribuio relativa de cada estado ou regio para o incremento absoluto do estoque de migrantes, ou da migrao acumulada, no perodo.

TABELA No 1 BRASIL CONTRIBUIO RELATIVA PARA O CRESCIMENTO DA IMIGRAO E DA EMIGRAO ACUMULADAS 1940/60
ESTADOS OU REGIES*
NORTE NE. SETENTRIONAL NE. CENTRAL NE.MERIDIONAL MINAS GERAIS ESPIRITO SANTO RIO DE JANEIRO SO PAULO PARAN CENTRO-OESTE EXTREMO SUL BRASIL (TOTAL) TOTAL ABSOLUTO

IMIGRAO 1940/50 1950/60


0,68 2,07 0,99 2,29 2,57 0,79 24,38 24,60 32,57 9,55 -0,49 100,00 1.373.198 1,21 5,38 0,59 2,52 4,65 2,81 15,44 22,81 30,19 14,10 0,30 100,00 3.362.861

EMIGRAO 1940/50 1950/60


0,81 2,34 16,22 8,44 37,86 6,23 0,52 20,09 0,63 1,36 5,50 100,00 1.373.198 0,93 3,33 30,52 13,93 22,03 3,14 1,83 13,6 1,50 1,23 7,96 100 3.362.861

Fontes: FIBGE; Censos Demogrficos de 1950 e 1960. *Nordeste Setentrional: Maranho e Piau; Nordeste Central: Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas; Nordeste Meridional: Sergipe e Bahia; Extremo Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro: atual estado do Rio de Janeiro.

Os dados sugerem grande concentrao no destino dos emigrantes. Somente os estados de So Paulo e do Rio de Janeiro, juntos, nas dcadas de 40 e 50, foram responsveis por 49,0 e 38,0%, respectivamente, da variao do total da imigrao acumulada na dcada. Eles eram, justamente, os estados com o maior desenvolvimento urbano-industrial do pas. As regies de expanso da fronteira agrcola, o Paran e a regio Centro-Oeste, tambm mostraram uma grande capacidade de absoro dos imigrantes, principalmente o Paran. Na dcada de 50, a fronteira agrcola, certamente recebeu mais imigrantes do que os dois estados de maior crescimento urbano-industrial (Tabela no 1). Para se confirmar o grau de concentrao do destino dos emigrantes, nos anos 50, 83,0% da variao total da imigrao acumulada se deu, exclusivamente, nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Paran e na regio Centro-Oeste. Quando se

observa a origem dos emigrantes, a concentrao era ainda maior. O Nordeste e Minas Gerais, somente, foram responsveis, na dcada de 40, por 65,0% da variao da emigrao acumulada e, na dcada de 50, por 70,0%, aumento devido ao grande crescimento da emigrao nordestina. Analisando a origem dos imigrantes que chegaram a So Paulo, no perodo entre 1940 e 1960, verifica-se que aproximadamente 90,0% deles eram provenientes do Nordeste ou de Minas Gerais. Os emigrantes nordestinos se tornaram majoritrios nos anos 50, em funo da grande seca que ocorreu na segunda metade dessa dcada e pela melhoria no sistema de transporte, com a inaugurao da rodovia Rio-Bahia. Os nordestinos e mineiros eram a grande maioria dos imigrantes tambm no Rio de Janeiro e na regio Centro-Oeste. No Paran, apesar de ter havido uma expressiva presena de mineiros e nordestinos, estes ltimos mais nos anos 50, os paulistas eram em nmero muito maior. Os nascidos nos estados do Extremo Sul tiveram tambm uma participao significativa na dcada de 50, menor do que a dos paulistas, mas semelhante dos nordestinos (BRITO, 1997). Os dados sobre os fluxos migratrios, no perodo 1940/60, confirmam a existncia das trajetrias migratrias mais importantes, chamadas dominantes, que tinham como origem os dois grandes reservatrios de fora de trabalho, o Nordeste e Minas Gerais, e como destino os estados com maior crescimento urbano-industrial e as regies de expanso da fronteira agrcola, onde era gerada a grande maioria do emprego no Brasil. Minas e o Nordeste se formaram, desde o sculo XIX, como os dois grandes reservatrios de fora de trabalho, tinham um grande excedente populacional no absorvido pela suas economias e sociedades que, desde a segunda metade do sculo passado, comeava a ser absorvido pelo complexo cafeeiro, o ncleo mais dinmico da economia brasileira na poca (BRITO, 1999). Por outro lado, o desenvolvimento espacial da economia brasileira, comandado pelo setor industrial, foi altamente concentrado no sculo XX, principalmente depois de 1930. Em 1949, So Paulo gerava 36,0% do PIB do Brasil e o Rio de Janeiro 20,0%, num total de 56,0%, ou seja, mais da metade do PIB era produzido somente nestes dois estados. Se for considerada unicamente a produo

industrial, So Paulo dava conta sozinho de 48,0% dela, em 1949 e de 54,4%, em 1959. Junto do Rio de Janeiro, os dois eram responsveis por 68,0% da produo industrial, em 1949, e por 72,0% em 1959 (CANO, 1998). Alm das trajetrias dominantes, existiam outras chamadas de secundrias, que se organizavam geralmente entre estados vizinhos e se constituam muitas vezes em uma etapa das trajetrias dominantes. Poderiam ser chamadas tambm de circuitos migratrios regionais. So bons exemplos: os fluxos do Esprito Santo para o Rio de Janeiro; de So Paulo e do Extremo Sul para o Paran; de So Paulo para a regio Centro-Oeste e do Nordeste Meridional para Minas. As trajetrias secundrias, ou os circuitos migratrios regionais, correspondiam no s proximidade geogrfica destes estados fronteirios, mas, tambm, s articulaes econmicas regionais, que no obedeciam aos limites polticos impostos aos estados. A existncia somente de trajetrias migratrias dominantes e secundrias no define um padro migratrio. fundamental que se especifique o contexto histrico no qual as trajetrias se inserem e so por ele estruturadas, em grande parte, para cumprir as suas funes fundamentais na dinmica da economia e da sociedade. Nestes termos, um padro migratrio seria o modo como se d a articulao entre as trajetrias migratrias e a dinmica social e econmica.

A dinmica da economia e da sociedade entre 1960 e 1980


Antes de desenvolver melhor o conceito de padro migratrio, importante que se chame a ateno para as caractersticas do contexto histrico no qual se estruturavam as trajetrias migratrias. No o objetivo deste artigo, e nem plausvel nos seus limites, fazer uma anlise exaustiva destes 40 anos. Sero levantadas apenas, de forma sistemtica, algumas caractersticas essenciais da dinmica da sociedade, da economia e da poltica neste perodo. a) O Estado, principalmente depois de 1964, assumiu com grande autoritarismo a gesto da economia e da sociedade civil, modernizando-se do ponto de vista financeiro e fiscal e ampliando a sua capacidade de implementao de polticas que, com a inteno explcita ou no, tiveram

10

fortes repercusses sobre as migraes internas. Em primeiro lugar, os investimentos pblicos e a poltica econmica, de uma maneira geral, confirmavam o padro espacial concentrador do desenvolvimento do capitalismo no Brasil, reforando estruturalmente algumas das trajetrias migratrias que j ocorriam antes de 1960. Em segundo, a poltica combinada de modernizao agrcola e de manuteno da estrutura fundiria colaborava de forma decisiva para o xodo rural. E, em terceiro, as polticas de desenvolvimento regional e de expanso da fronteira agrcola criavam novas alternativas de emprego e acesso terra, o que foi tambm determinante para as migraes internas. b) A economia brasileira teve uma notvel expanso aps a crise da primeira metade dos anos 60. Entre 1967/73, o PIB cresceu a uma taxa mdia anual de 11,3% e, entre 1973/80, a 7,1%. O setor industrial cresceu nos mesmos perodos a 12,7 e 7,6% e a construo civil a 10,9 e 8,7% A economia urbana industrial se modernizou com uma expanso excepcional da indstria de bens durveis e de bens de capital. Houve inusitada capacidade de gerao de emprego, dada a modernizao da economia, inclusive no setor industrial, que foi responsvel por 19,0% dos empregos gerados entre 1960/70 e por 25,4% entre 1970 e 1980. Se acrescentarmos os empregos na construo civil, esta proporo alcanaria 35,0 % da gerao do emprego no primeiro perodo e 37,7% no segundo. O setor tercirio no ficou atrs, foi responsvel por 53,0% dos empregos gerados nos anos 60 e por 62,0% nos anos 70 (FARIA, 1984). c) A agricultura no teve a mesma performance em algumas regies, como o Nordeste e boa parte de Minas, devido estagnao. Em outras, a chamada revoluo verde, a profunda modernizao tecnolgica comandada pela poltica agrcola do governo federal, aumentou substancialmente a produtividade agrcola, mas reduziu muito o emprego permanente e aumentou o temporrio (MARTINE & GARCIA, 1987). A dinmica espacial da economia acentuou os desequilbrios regionais. Em 1960 e 1970, somente em So Paulo, se concentravam 54,4 e 56,4% do PIB industrial brasileiro. Acrescentando o Rio de Janeiro, nos dois estados eram gerados 60,2% do PIB do Comrcio e dos Servios, no primeiro perodo considerado, e 56,0%, no segundo (CANO, 1998). Conseqentemente, a gerao do emprego industrial tambm estava fortemente concentrada em

11

So Paulo, quase 40,0% entre 1960/70 e 37,0% entre 1970/80 do total gerado no Brasil. No setor tercirio, tambm junto ao Rio de Janeiro, a proporo do emprego gerada nesses estados, em relao ao total brasileiro, na dcada de 60 e de 70, alcanava 44,0 e 38,0%, respectivamente (BRITO, 1997). d) A populao brasileira passou de 41.326.415 em 1940 para 119.502.716 em 1980, quase triplicando nesse perodo, crescendo a uma taxa mdia anual de 2,7%, as mais altas de sua histria. A sociedade se urbanizou e desde 1970 a populao residente em reas urbanas ultrapassava a rural. Esse processo de urbanizao foi extremamente acelerado, alimentado pela emigrao rural-urbana estimada em cerca de 30 milhes de pessoas entre 1960/80 (BRITO, 1977; CARVALHO & FERNANDES, 1994) Alm de acelerada, a urbanizao foi extremamente concentradora. Em 1970, 26,0% da populao total do Brasil morava nas Regies Metropolitanas e em 1980, 29,0%. Crescendo a 3,79% ao ano, essas regies contriburam com 41,26% do incremento total da populao brasileira entre 1970/80 e, somente a regio metropolitana de So Paulo, com 17,20% (BRITO, 1997). e) As polticas pblicas de transporte e telecomunicaes provocaram um enorme progresso na integrao produtiva, bem como na articulao social e cultural das diferentes regies, com fortes repercusses sobre as migraes internas, isso ser visto mais frente, quando da anlise da cultura migratria.

As migraes interestaduais entre 1960 e 1980


Aps esta breve e sistemtica descrio das caractersticas essenciais da dinmica da sociedade, da economia e da poltica, entre 1960 e 1980, ser retomada a anlise dos dados censitrios sobre os fluxos migratrios interestaduais nos perodos 1960/1980. A partir do Censo de 1970, esto disponveis informaes suficientes para a anlise da migrao de ltima etapa, sendo que no de 1991 e na Contagem da Populao de 1996 se encontra, tambm, a informao de data fixa, isto , sobre a residncia anterior, 5 anos antes da data do Censo.

12

TABELA No 2 BRASIL MIGRANTES INTERESTADUAIS 1960/1980


ESTADOS E REGIES
NORTE NE. SETENTRIONAL NE.CENTRAL NE. MERIDIONAL MINAS GERAIS ESP.SANTO R.DE JANEIRO SO PAULO PARAN EXTRE. SUL CENTRO-OESTE TOTAL

IMIGRANTES 1960/70 1970/80 absoluto % absoluto %


229.250 318.332 712.840 342.327 527.000 161.167 1.403.737 2.283.585 1.659.750 456.914 1.244.936 9.339.838 2,45 811.455 8,92 3,41 275.295 3,03 7,63 751.954 8,27 3,67 422.786 4,65 5,64 612.597 6,74 1,73 200.895 2,21 15,03 850.309 9,35 24,45 2.775.767 30,53 17,77 518.986 5,71 4,89 396.002 4,36 13,33 1.476.470 16,24 100,0 9.092.515 100,0

EMIGRANTES 1960/70 1970/80 absoluto % absoluto %


169.183 428.185 1.982.342 915.494 2.041.748 374622 373.273 1.060.673 498.402 1.103.771 392.145 9.339.838 1,81 4,58 21,22 9,80 21,86 4,01 4,00 11,36 5,34 11,82 4,20 100,0 246.199 566.379 1.857.086 796.243 1.238.859 188.520 457.695 952.111 1.338.776 581.746 868.902 9.092.515 2,71 6,23 20,42 8,76 13,63 2,07 5,03 10,47 14,72 6,40 9,56 100,0

Fonte: FIBGE; Censos Demogrficos de 1970 e 1980.

Na dcada de 60, o destino dos emigrantes se mantinha bastante concentrado, praticamente um quarto deles se dirigia para So Paulo e 15,0% para o Rio de Janeiro. Os dois juntos, os estados com as maiores parcelas do PIB industrial e do PIB do setor tercirio, receberam quase 40,0% dos imigrantes. As duas grandes regies de expanso da fronteira agrcola, tambm, foram preferidas pelos emigrantes. O Paran recebeu 18,0% deles e a regio Centro-Oeste 13,3%. Os trs estados, So Paulo, Rio de Janeiro e Paran e a regio Centro-Oeste foram o destino de 71,0% do total dos emigrantes interestaduais (Tabela no 2). Quanto aos emigrantes, persistia o que tinha sido observado nas duas dcadas anteriores. Os dois grandes reservatrios de fora de trabalho, o Nordeste e Minas Gerais, foram os que mais transferiram populao para outros estados. So Paulo e os estados do Extremo Sul tambm tiveram uma quantidade expressiva de emigrantes, principalmente para o Paran. Se forem consideradas as origem dos fluxos migratrios, na dcada de 60, 73,0% dos emigrantes para So Paulo e 70,0% para o Rio de Janeiro vieram de Minas e do Nordeste . Na regio Centro-Oeste, 56,0% dos seus imigrantes saram

13

dos dois maiores reservatrios de fora de trabalho. No Paran, 17,0% dos seus imigrantes tambm vinham de Minas, mas as origens majoritrias eram os estados do Extremo Sul, 40,5% e de So Paulo, 28,5% (Tabelas nos 3 e 4 ). A anlise dos fluxos, nos anos 60, mostra que estavam plenamente estruturadas as grandes trajetrias migratrias dominantes, articulando os dois grandes reservatrios de fora de trabalho e os estados de maior crescimento urbanoindustrial e as regies de expanso da fronteira agrcola, principalmente a CentroOeste. No caso do Paran, e em parte, do Centro-Oeste, se estruturavam trajetrias, pelas quais passaram macios fluxos emigratrios do Extremo sul e de So Paulo. Na dcada de 70, houve um aumento expressivo dos emigrantes para So Paulo e um decrscimo para o Rio de Janeiro, que teve o impacto da mudana da capital para Braslia e do maior crescimento da economia urbano-indutrial paulista (Tabela no 2) O Rio e So Paulo diminuram as suas participaes relativas no PIB brasileiro em 1980, o primeiro passou de 16,0 para 14,0% e o segundo, de 40,0 para 38,0%. Porm, os grandes investimentos nos setores mais modernos da economia contriburam para que 47,0% do PIB industrial ainda fossem gerados em So Paulo, assim como 35,0% do PIB do setor tercirio (CANO, 1998). Como decorrncia, a indstria paulista foi responsvel por 37,0% do total do emprego industrial gerado no Brasil, na dcada, e por 38,0% do emprego gerado no tercirio. A oferta de emprego industrial, no Rio, foi equivalente a um quarto da paulista, e a oferta do setor tercirio no chegou metade da paulista (BRITO, 1997). So Paulo recebeu sozinho 31,0% do total de emigrantes interestaduais na dcada de 70. Ele tinha perdido a concorrncia do Paran, que na dcada anterior tinha atrado mais imigrantes do que ele. A expanso demogrfica da fronteira agrcola paranaense tinha passado, nessa dcada, por uma forte mudana na sua agricultura, com a substituio do caf e do algodo pela soja e pela pecuria, o que lhe valeu um grande xodo migratrio, perdendo cerca de 11,0% de sua populao em entre 1970 e 1980. Entre as regies de expanso da fronteira agrcola, aumentou o nmero de emigrantes para o Centro-Oeste e para a regio Norte, que emergia com uma nova rea de expanso, estimulada pelas polticas de ocupao e colonizao do

14

Governo Federal. Para o conjunto da fronteira agrcola, sem considerar o Paran, que tinha esgotado o seu ciclo de expanso demogrfico, se destinou um quarto do total dos emigrantes interestaduais (Tabela no 2). O Nordeste reduziu muito pouco sua emigrao nos anos 70, tanto em termos absolutos, quanto relativos, sendo responsvel por mais de um tero do total de emigrantes. Notvel foi a mudana ocorrida em Minas, que teve queda de quase 40,0% em seus emigrantes e aumento de 16,0% nos seus imigrantes, ampliando a sua capacidade de reteno e atrao migratria, devido forte poltica de industrializao e de modernizao agrcola. O Paran, como foi dito, foi o estado que mais perdeu populao em funo das mudanas na sua agricultura, 14,7% do total de emigrantes interestaduais. So Paulo manteve o seu nmero alto de emigrantes, ainda que esses fossem equivalentes apenas um tero dos seus imigrantes. Na sua maioria, a emigrao paulista se destinava a Minas, regio Centro-Oeste e ao Paran. A regio Centro-Oeste dobrou o nmero de emigrantes interestaduais, chamando a ateno para a grande circulao migratria dentro das regies de fronteira, j que a maioria deles ficou dentro das suas fronteiras ou foram para a regio Norte (Tabelas nos 3 e 4).

15

TABELA N. 3 SO PAULO E RIO DE JANEIRO ORIGEM DOS IMIGRANTES INTERESTADUAIS 1960/1980


ESTADOS E REGIES
NORTE NE. SETENTRIONAL NE.CENTRAL NE. MERIDIONAL NORDESTE MINAS GERAIS ESPRITO SANTO RIO DE JANEIRO SO PAULO PARAN EXTREMO SUL CENTRO OESTE TOTAL TOTAL (ABSOLUTO)

SO PAULO 1960/70
0,56 1,13 19.28 18,35 38,77 34,22 0.99 5,01 13,79 2,48 4,18 100,00 2.283.585

RIO DE JANEIRO 1960/70


2,58 2,14 29,50 8,55 40,19 29,72 15,26 6,53 1,15 2,65 1,92 100,00 1.403.737

1970/80
0,71 2,50 23,47 14,45 40.42 21,07 0.63 3,60 26,71 1,50 5,35 100,00 2.775.767

1970/80
3,14 4,18 36,00 8,05 48.23 21,41 7.05 11,02 2,07 3,21 3,88 100,00 850.309

Fontes: FIBGE; Censos Demogrficos de 1970 e 1980.

TABELA N. 4 PARAN, CENTRO-OESTE E NORTE ORIGEM DOS IMIGRANTES INTERESTADUAIS 1960/1980


ESTADOS E REGIES
NORTE NE. SETENTRIONAL NE.CENTRAL NE. MERIDIONAL NORDESTE MINAS GERAIS ESPRITO SANTO RIO DE JANEIRO SO PAULO PARAN EXTREMO SUL CENTRO OESTE TOTAL TOTAL(ABSOLUTO)

PARAN 1960/70
0,07 0,11 5,30 3,57 8,98 17,41 2,24 1,18 28,49 40,52 1,11 100,00 1.659.750

CENTRO-OESTE 1960/70
0,99 9,94 10,59 6,39 26,92 28,94 1,51 4,77 19,22 5,22 0,85 11,58 100,00 1.244.936

NORTE 1960/70
35,15 19,92 17,22 2,81 39,95 2,61 1,33 3,22 1,74 1,83 0,67 13,50 100,00 229.250

1970/80
0,88 0,23 3,23 2,35 5,81 6,97 0,51 2,56 29,61 47,54 6,11 100,00 518.986

1970/80
2,16 8,68 10,02 5,48 24,18 14,94 0,55 4,60 13,27 16,49 4,08 19,72 100,00 1.476.470

1970/80
13,76 19,01 9,39 3,72 32,12 5,92 4,52 1,89 3,81 15,45 1,58 20,93 100,00 811.455

Fontes: FIBGE; Censos Demogrficos de 1970 e 1980.

Refletindo sobre a origem dos imigrantes de So Paulo, nota-se que, mesmo

16

com a reduo da proporo dos emigrantes de Minas, de 34,2 para 21,1% da dcada de 60 para a de 70, de l ainda saam um quinto dos imigrantes de So Paulo. O Nordeste aumentou em termos absolutos o nmero dos seus emigrantes, mas praticamente manteve a sua participao relativa da dcada anterior, 38,0%. O Nordeste e Minas, juntos, nutriram a populao de So Paulo com quase 60,0% dos seus imigrantes, uma altssima proporo, mas inferior da dcada anterior. No deve ser omitido que o Paran enviou para So Paulo muito mais emigrantes do que Minas, provavelmente, em boa parte, migrantes de retorno, que tinham sido atrados pela grande expanso do emprego na dcada anterior. Os emigrantes para o Rio de Janeiro diminuram muito, como foi observado, e entre eles manteve-se a predominncia dos originrios do Nordeste e de Minas (Tabela no 3). Aconteceram algumas mudanas interessantes, entre 1960 e 80, nos fluxos migratrios para a regio de expanso da fronteira agrcola. O Paran, como foi dito, perdeu muito da sua capacidade de atrao migratria e se transformou no estado com a maior evaso populacional. A regio Centro-Oeste aumentou os seus imigrantes, mas houve uma queda pequena dos originrios do Nordeste, e os de Minas se reduziram praticamente metade. A participao relativa de ambos caiu de 56,0 para 39,0%, entre as duas dcadas. Parte dos emigrantes do Paran se dirigiu para a Centro-Oeste, na sua grande maioria para a o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Um quarto dos imigrantes do Centro-Oeste teve origem dentro da prpria regio. De fato, o que houve foi uma grande emigrao do Mato Grosso do Sul para o Mato Grosso, que se articulava expanso da fronteira Norte, e uma grande troca migratria entre Gois e o Distrito Federal (Tabela no 4). A maioria dos imigrantes da regio Norte, aproximadamente um tero, teve como origem o Nordeste, principalmente o Maranho. O restante veio do Paran, 15,5%, especialmente para Rondnia, e da regio Centro-Oeste, 21,0%. Estes ltimos, na sua grande maioria migrantes do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso para Rondnia e de Gois para o Par. A migrao dentro da prpria regio Norte contribuiu com 14,0%. No caso, foram principalmente os fluxos migratrios do Acre e Amazonas para Rondnia e do Par para o Amazonas e Amap (Tabela no 4).

17

O mais importante, dentro do objetivo deste artigo, observar o dinamismo do padro migratrio. O desenvolvimento da sociedade e da economia, na dcada de 70, reforava as trajetrias dominantes que articulavam os dois grandes reservatrios de fora de trabalho e os estados de maior crescimento industrial. Porm, manteve-se a hegemonia da trajetria para So Paulo, que recebeu o maior volume de imigrantes de sua histria e se reduziram os fluxos que se movimentavam pela trajetria para o Rio de Janeiro que, desde 1960, tinham comeado a perder importncia para a economia brasileira (BRITO, 1997). O dinamismo do padro migratrio ainda mais interessante quando analisamos as trajetrias para as regies de expanso da fronteira agrcola. O Paran um bom exemplo; houve um perodo, entre 1940 e 1970, quando realmente a expanso da fronteira se traduzia em intensos fluxos migratrios. Posteriormente, as profundas mudanas na economia regional substituram as culturas predominantes de caf e algodo, com grande capacidade de gerao emprego, que coexistiam com uma agricultura de pequena e mdia propriedade, pela soja e pela pecuria, provocando grande excedente de mo de obra, ou de fora de trabalho, devido ao progresso tcnico e s mudana na estrutura fundiria. Os imigrantes do Paran, dos anos 50 e 60, retornaram para So Paulo ou para o Extremo Sul, dentro de trajetrias migratrias regionais, ou se inseriram no realinhamento das trajetrias dominantes, imposto pelo deslocamento das novas frentes de expanso da fronteira em direo ao Centro-Oeste e ao Norte. No caso da expanso das fronteiras, at 1980, as trajetrias migratrias foram se realinhando segundo as fases de expanso ou retrao da capacidade de absoro populacional. Na fase de expanso, quando as alternativas de acesso terra, ao emprego ou atividade mineral so maiores, grande a atrao de migrantes. Na fase de retrao, quando a economia agrcola se torna moderna e capitalista, como foi o caso do Paran e do Centro-Oeste, ou ento, preponderantemente especulativa ou voltada para a atividade mineral, como no Norte, no s se reduz a atrao migratria, como aumenta muito a evaso populacional (SAWYER, 1984). Apesar das trajetrias migratrias contarem com estes circuitos regionais

18

migratrios, que se movimentavam entre as prprias regies de expanso da fronteira, elas no prescindiram de se articular s grandes trajetrias dominantes, provenientes dos grandes reservatrios de fora de trabalho. A regio Centro-Oeste contava com um grande excedente populacional transferido do Nordeste e de Minas, principalmente para Gois e o Distrito Federal, e a regio Norte contava com os emigrantes nordestinos, muito especialmente, com os do Maranho. Aqui vale a pena lembrar que a expanso do Centro-Oeste teve um grande fator de atrao urbano, desde a construo de Goinia, que foi inaugurada no incio dos anos 40 e, principalmente, na construo e consolidao do novo Distrito Federal, a partir de 1959. O padro migratrio, como o modo de articulao entre as trajetrias e a dinmica da economia e da sociedade, tem que ter flexibilidade para se adaptar s novas necessidades desta dinmica, realinhando as suas trajetrias. Mas, como as trajetrias so caminhos estruturais e tm, portanto, uma dimenso social e cultural, uma certa inrcia pode mant-las, mesmo que as condies objetivas da economia j no precisem tanto da fora de trabalho que transita por elas.

Seletividade e cultura migratria


Os dados censitrios de 1970 revelavam que pelo menos 26,0% dos imigrantes interestaduais passaram por mais de uma etapa, antes de chegar ao destino registrado no Censo. Quando se tratava de regies de expanso industrial ou da fronteira agrcola, esta percentagem chegava a 37,0%, no caso de So Paulo, e 49,0%, no caso do Paran. Poderia se pensar na hiptese de os migrantes, percorrendo as suas trajetrias, passarem por um conjunto de etapas, numa espcie de socializao progressiva, at chegar a um destino final, onde seriam plenamente absorvidos pela economia e sociedade. Ou ento, o emigrante tenderia, no seu destino final, depois de um determinado tempo de residncia, a aumentar a sua capacidade de integrao no lugar de destino, melhorando o seu nvel de educao e ocupao e, conseqentemente, a sua renda (MARTINE, 1980).

19

Entretanto, apesar do grande poder de atrao migratria de um determinado estado, municpio ou de uma rea metropolitana, que era um dos destinos preferidos dos migrantes, essas regies de destino no retinham uma boa parte dos seus imigrantes, provocando a sua reemigrao. Ou seja, muitos foram os migrantes que chegaram a um destino, mas nem todos foram capazes de superar a seletividade imposta pelos processos sociais e econmicos e foram empurrados em direo ao retorno ou a uma nova etapa migratria. A seletividade um dos componentes intrnsecos das trajetrias migratrias que, como caminhos estruturados socialmente, refletem os inmeros obstculos impostos mobilidade social ascendente pela dinmica econmica e social no Brasil (SOUZA, BRITO, CARVALHO, 1999). Mas existe uma outra dimenso fundamental que ajudar a compreender melhor as trajetrias e a sua seletividade. Trata-se da cultura migratria. No caso do Brasil, em particular, ela fundamental: as trajetrias s foram estruturadas e assumiram tamanha relevncia dentro da dinmica econmica e social porque existe uma forte cultura ou tradio migratria. O brasileiro tem o hbito de emigrar, inclusive a longa distncia, faz parte da organizao da sociedade a socializao para emigrar. A rigidez da estratificao social no Brasil to grande que melhorar de vida ou ascender socialmente, para uma grande maioria da populao, sempre esteve associado migrao ou, melhor ainda, s era possvel com a migrao. Uma trajetria migratria se fundamenta nesta cultura (DURHAM, 1984). A articulao entre os reservatrios de fora de trabalho e os estados ou regies com maiores oportunidades econmicas, no s um problema de excedente demogrfico disponvel, mas precisamente da capacidade de mobiliz-lo socialmente. Mesmo que o migrante saiba que a sua possibilidade de xito seja pequena, que a migrao seja um risco cujo clculo tem uma grande margem de incerteza, a motivao forte, sustentada na tradio e na cultura migratria. Neste sentido, uma trajetria migratria mais que uma estrada para o migrante. um caminho social para o qual o migrante mobilizado, uma alternativa aberta pela sociedade e sujeita, portanto, aos mesmos crivos das desigualdades sociais, sujeita mesma seletividade.

20

Uma sociedade e uma economia que necessitam, para a sua dinmica, que os indivduos e grupos se movimentem pelo territrio, mesmo quando j existe uma forte tradio migratria, como no Brasil, precisam sempre reforar o hbito e o costume da mobilidade espacial. E para isto foi necessrio, nessa fase de grande expanso das migraes: a) Que existisse um sistema de difuso de informaes, que possibilitasse ao indivduo (ou grupo) se motivar e decidir emigrar, ainda que a margem de liberdade nessa deciso, muitas vezes, pudesse ser a mnima e a migrao fosse, praticamente, compulsria. b) Esse sistema de informao foi um produto da ao dos meios de comunicao de massa, que tiveram uma difuso em todo o territrio nacional, em funo do notvel progresso nas telecomunicaes. Combinadas aos meios de comunicao de massa, existiam as redes de interao social, atravs dos quais as informaes e o sistema de apoio inicial no lugar de destino eram socializados entre os imigrantes (MASSEY, 1988). c) A cultura migratria trazia embutida uma ideologia da mobilidade social que procurava criar uma correspondncia entre a mobilidade espacial e a mobilidade social. Como esta correspondncia nem sempre era verdadeira, tinha-se que criar uma iluso migratria as inmeras possibilidades do sul maravilha, como se dizia poca, ou as promessas de acesso propriedade da terra nas regies de fronteira para que os migrantes pudessem superestimar as suas probabilidades de xito. d) A ideologia da mobilidade social tinha uma correspondncia real; muitos migrantes conseguiam, de fato, ascender socialmente e s assim ela adquiria a fora de uma ideologia motivadora e mobilizadora. No era s o peso dos fatores de expulso nas regies de origem. A economia, com suas aceleradas taxas de crescimento e altssima capacidade de gerao de emprego, assim como a sociedade se modernizando, criavam um amplo leque de oportunidades que, se no eram plenamente acessveis a todos os migrantes, devido seletividade, eram, de fato, reais e possibilitavam o xito de alguns.

21

e) A cultura migratria fazia a intermediao entre a as trajetrias estruturadas socialmente e economicamente e o nvel da deciso individual de migrar. Mesmo que no processo de deciso estivesse envolvida uma forma de alienao, em funo da iluso migratria, deve ficar claro que as migraes no eram um processo exclusivamente determinado pelas necessidades estruturais da sociedade e da economia e pelas imposies polticas do Estado. Os migrantes no passeavam inconscientes pelas trajetrias migratrias, podiam at faz-lo, de um certo modo, em funo da iluso migratria ou das enormes adversidades sociais no lugar de origem, mas no eram, somente, marionetes nas mos dos desgnios estruturais.

As migraes interestaduais entre 1980 e 1991


No perodo 1981/91 ocorreram algumas mudanas importantes nas migraes interestaduais. O nmero de emigrantes para So Paulo reduziu muito pouco em relao dcada de 70, entretanto, os emigrantes de So Paulo aumentaram quase 50,0%, fazendo dele o estado com maior evaso populacional (Tabela no 5). Esse paradoxo, ser o estado que mais recebe populao e o que mais expulsa, encerra uma novidade interessante: a grande migrao de retorno para os grandes reservatrios de fora de trabalho. Observando a emigrao de So Paulo, nota-se que 35,0% se destinavam ao Nordeste e 20,0% a Minas. Estudos recentes mostram que cerca de 60,0% dos imigrantes do Nordeste e de Minas Gerais, eram retornados aos seus estados de origem. Uma outra parte dos emigrantes de So Paulo foi para o Paran e o Centro-Oeste, dentro dos circuitos migratrios regionais, trajetrias secundrias h muito estruturadas e que podiam significar uma etapa a mais dentro das trajetrias dominantes. (RIBEIRO, 1997, CARVALHO et al., 1998). TABELA No 5 BRASIL MIGRANTES INTERESTADUAIS 1981/1991
ESTADOS E REGIES
NORTE NE. SETENTRIONAL NE.CENTRAL

IMIGRANTES absoluto
1.170.161 399.270 1.166.571

EMIGRANTES absoluto
654.539 787.120 1.916.605

%
11,00 3,75 10,96

%
6,15 7,40 18,01

22

NE. MERIDIONAL MINAS GERAIS ESPRITO SANTO RIO DE JANEIRO SO PAULO PARAN EXTREMO SUL CENTRO OESTE TOTAL

577.892 5,43 973.223 799.339 7,51 1.018.903 269.382 2,53 197.692 580.821 5,46 624.921 2.686.636 25,25 1.498.981 592.854 5,57 1.083.620 564.730 5,31 569.635 1.832.176 17,22 1.314.593 10.639.832 100,0 10.639.832

9,15 9,58 1,86 5,87 14,09 10,18 5,35 12,36 100,0

Fonte: FIBGE; Censo Demogrfico de 1991.

TABELA No 6 SO PAULO, RIO DE JANEIRO, PARAN, CENTRO-OESTE E NORTE ORIGEM DOS IMIGRANTES (%) 1981/1991
ESTADOS E REGIES
NORTE NE. SETENTRIONAL NE.CENTRAL NE. MERIDIONAL NORDESTE MINAS GERAIS ESPRITO SANTO RIO DE JANEIRO SO PAULO PARAN EXTREMO SUL CENTRO OESTE TOTAL TOTAL(ABSOLUTO)

ORIGEM DOS IMIGRANTES SO PAULO RIO DE JAN. PARAN CE-OESTE


2,04 4,18 28,44 17,53 50,15 17,74 0,58 4,81 16,43 1,98 6,26 100,00 2.686.636 4,69 4,05 33,14 7,81 45,00 18,71 6,20 13,37 2,08 3,80 6,14 100,00 580.821 6,24 0,34 2,20 1,54 4,09 3,85 0,51 3,12 37,81 27,82 16,56 100,00 592.854 7,09 8,94 7,85 6,07 22,86 8,94 0,39 2,55 12,09 13,27 5,27 27,54 100,00 1.832.176

NORTE
17,54 23,32 9,35 4,22 36,89 5,39 4,14 2,25 4,45 10,60 1,75 16,98 100,00 1.170.161

Fonte: FIBGE; Censo Demogrfico de 1991.

Por outro lado, a metade dos imigrantes que chegou a So Paulo veio do Nordeste. Minas Gerais contribuiu com 18,0%, a metade da sua contribuio nos anos 60. A outra parcela, mais significativa, veio do Paran e da Regio CentroOeste, dentro do circuitos migratrios regionais, mencionados anteriormente (Tabela no 6). O Rio de Janeiro, que recebeu apenas 5,5% do total de imigrantes, teve uma emigrao maior que a imigrao, perdendo populao. O retorno migratrio, tambm, assumiu uma grande importncia, mais de 50,0% da sua emigrao foi para o Nordeste e Minas Gerais, seus histricos fornecedores de populao. Sendo que,

23

com Minas, o saldo migratrio do Rio passou a ser negativo (Tabela no 5 e BRITO, 1997). A emigrao para as duas regies de expanso da fronteira agrcola, o CentroOeste e o Norte, cresceu substancialmente no perodo 1981/91. Juntas, considerando a migrao interestadual dentro das suas fronteiras, tiveram uma proporo de imigrantes de 29,9%, maior do que a de So Paulo. O volume dos seus emigrantes tambm cresceu bastante, indicando a grande circulao migratria entre as reas de expanso da fronteira agrcola. Mais da metade deles circulou dentro das fronteiras de cada uma das regies ou entre elas (Tabela no 5 e BRITO, 1997). A origem dos imigrantes do Centro-Oeste permaneceu praticamente a mesma da dcada de 70. Apenas, os imigrantes que vieram de Minas reduziram muito o seu nmero em relao s dcadas anteriores. O Nordeste em conjunto se manteve como um grande fornecedor de emigrantes, 23,0% deles. Na maior parte, entretanto, a origem dos imigrantes do Centro-Oeste, situava-se dentro dos circuitos migratrios regionais, dos quais faziam parte o Paran e So Paulo, ou era proveniente da prpria migrao intra-regional. Esta migrao intra-regional era composta por uma razovel transferncia de populao do Mato Grosso do Sul para o Mato Grosso e uma enorme migrao do Distrito Federal para Gois, que, certamente, revelava um deslocamento populacional de Braslia para o seu entorno, j dentro do limite de Gois. Os emigrantes do Centro-Oeste para os outros estados se movimentavam dentro dos circuitos regionais , com os quais a regio mantinha uma troca permanente de populao, ou seja, foram para o Paran e So Paulo e para a regio Norte (Tabela no 6). A origem dos imigrantes da regio Norte tambm no se alterou significativamente. A maioria saiu do Nordeste, 37,0%, sobretudo do Maranho e o restante da movimentao migratria entre as regies de expanso da fronteira. A emigrao do Norte mantinha uma reciprocidade com o Nordeste com o CentroOeste, regies para onde se destinavam a grande maioria dos seus emigrantes. A migrao intra-regional destacava importantes fluxos do Par em direo ao Amazonas, ao Amap e a Rondnia; do Acre, Amazonas e Par em direo

24

Rondnia e do Amazonas em direo ao Par (Tabela no 6 e BRITO, 1997). Entre os grandes reservatrios de fora de trabalho, Minas Gerais mudou muito o seu comportamento migratrio, o que vinha ocorrendo desde a dcada de 70, quando houve uma reduo de 40,0% no nmero dos seus emigrantes. Este fenmeno continuou a acontecer entre 1981 e 1991, porm, numa proporo bem menor, mas a imigrao bastante alimentada pela migrao de retorno cresceu muito, cerca de 40,0%, o que provocou uma diminuio substancial no saldo negativo das trocas migratrias mineiras com outros estados, que passou de 626.262, na dcada de 70, para 219.564 neste ltimo perodo analisado. O Nordeste, tambm, reduziu a sua perda populacional, apesar da sua emigrao ainda continuar crescendo, ainda que pouco, cerca de 14,0%. Mas, o Nordeste teve um aumento dos seus imigrantes ainda maior do que o de Minas, quase 50,0%, tambm fortemente alimentado pela migrao de retorno de So Paulo e do Rio de Janeiro (Tabela no 5; RIBEIRO, 1997; CARVALHO et al., 1998). Merece um destaque a regio Extremo Sul. A sua emigrao tem diminudo muito, desde os anos 70 e, entre 1981 e 1991, a sua imigrao cresceu muito, tornando o nmero dos seus emigrantes praticamente igual ao dos seus imigrantes. No caso, o saldo migratrio positivo de Santa Catarina tem compensado o negativo do Rio Grande do Sul (Tabela no 5). Antes de prosseguir na anlise das mudanas no comportamento das migraes internas, que a dcada de 80 j anunciava, importante esclarecer as transformaes ocorridas na dinmica da economia e da sociedade brasileiras que modificaram os fundamentos estruturais que modelavam as grandes trajetrias migratrias no Brasil, ou seja, o seu padro migratrio.

A dinmica da economia e da sociedade entre 1980 e 1998


Vale a pena chamar a ateno para a inteno deste artigo antes de proceder anlise das tendncias recentes da economia e da sociedade brasileiras. Como na anlise do perodo 1960/80, o propsito no ser exaustivo, mas abordar, de um

25

modo breve e sistemtico, as caractersticas mais essenciais das mudanas que tm ocorrido recentemente no Brasil e que tm repercutido sobre as migraes interestaduais. a) A economia brasileira no tem conseguido manter as suas taxas histricas de crescimento, que vinham desde a Segunda Guerra Mundial e que prevaleceram at o final dos anos 70. Na dcada de 80, o comportamento econmico do pas foi extremamente instvel. Houve uma grande recesso entre 1980 e 1983, um espasmo de crescimento entre 1984 e 1986 e a economia mergulhou novamente na recesso, quando seu nvel de atividade em 1988 decresceu 0,06%.O ligeiro processo de recuperao no final do final dos anos 80 foi logo interrompido por uma nova fase recessiva. O PIB em 1990 decresceu 4,0%, taxa semelhante de 1981 e a recesso da economia continuou at 1993, quando se iniciou um novo espasmo de crescimento, que logo se desacelerou. Em 1996 a economia cresceu, apenas, 1,5% (OLIVEIRA & GUIMARES NETO, 1997). b) A reduo das atividades econmicas, logicamente, teve um forte impacto sobre a gerao de emprego. Na dcada de 80, as taxas de desemprego s foram altas no incio da dcada, acompanhando a recesso da economia, entretanto a capacidade de gerao do emprego formal foi extremamente baixa durante todo o perodo, aumentando muito a taxa de informalizao. Entre 1980 e 1995, o emprego industrial cresceu apenas 1,4% ao ano e o agrcola 0.8%. J o emprego no setor tercirio, o maior reduto da informalizao, teve um acrscimo mdio anual de 4,8%. Entre 1990 e 1996 o emprego formal, em toda a economia brasileira, se reduziu em 9,98%; somente em So Paulo, este declnio foi de 12,53, e no conjunto das Regies Metropolitanas foi de 10,7%. Na dcada de 90, a perversidade social da crise tem combinado, em doses excessivas, o desemprego e a informalizao (OLIVEIRA & GUIMARES NETO, 1997). c) Aps os anos 80, iniciou-se uma relativa desconcentrao espacial da atividade industrial. So Paulo em 1980 gerava 54,4% do produto industrial brasileiro e em 1997, 49,1%. A desconcentrao pode ser observada em direo ao prprio interior paulista, que aumentou a sua participao na produo industrial nacional de 20,2 para 23,4%, enquanto a Regio Metropolitana reduzia a sua porcentagem de 34,1 para 25,8. Outros estados

26

tambm ampliaram a sua participao relativa na produo industrial brasileira entre 1980 e 1997. Vale destacar: Minas Gerais, que passou de 7,7 para 9,2 pontos percentuais; o Paran, de 7,7 para 9,2; Santa Catarina, de 3,9 para 4,6; Rio Grande do Sul, de 7,7 para 8,2 e Bahia, de 3.1 para 3,7. O Rio e Janeiro, ao contrrio, diminuiu a sua participao relativa de 10,2, em 1980, para 7.8%, em 1997. d) A desconcentrao industrial no significa que os desequilbrios regionais estejam desaparecendo. O conjunto dos estados do Nordeste manteve, em 1997, praticamente a mesma participao relativa na produo industrial que tinha em 1980, cerca de 7,7%. Se forem considerados os novos investimentos industriais programados, 51.6% deles seriam localizados no Sudeste, sendo que 23,0%, em So Paulo. No Nordeste, seriam localizados apenas 14,9%, e em Minas, 10,9% (PACHECO, 1999). e) Deve ser sublinhado que a situao atual da economia brasileira no se caracteriza como uma mera crise cclica, como ela j vivenciou em diversos momentos no ps-guerra, mas como uma crise de transio. A economia est a caminho de uma nova etapa, isto , uma etapa de intensa articulao internacional ou de globalizao, como dizem alguns e, por esta razo, est passando por um profundo processo de reestruturao produtiva, tanto tecnologicamente, quanto na estrutura empresarial, assim como nos padres de relao entre o capital e o trabalho, na direo de uma maior flexibilizao. Tudo isso com o objetivo de se ajustar ao rigor da forte competio internacional. Este padro para o qual a economia brasileira est transitando tem uma baixssima capacidade de gerao de emprego e, mais ainda, como foi mencionado para a dcada de 90, ela tem destrudo postos de trabalho em funo de uma intensa informatizao e robotizao, alm das profundas mudanas organizacionais. O objetivo de gerao de emprego, nesta etapa da economia, tem uma importncia secundria, acabou-se a fase do pleno emprego. Ou seja, o objetivo keynesiano do pleno emprego no ps-guerra, que era componente essencial da grande maioria das polticas econmicas dos pases capitalistas, tem sido arquivado com o argumento da prioridade de se ajustar as economias s necessidades impostas pela acirrada competio internacional. Aqueles ramos da economia com uma menor intensidade tecnolgica e imunes competio internacional tm ficado com a responsabilidade de

27

reincorporar a mo de obra destituda de suas ocupaes e desempregada, alm de abrir novas oportunidades ocupacionais para os 1.300.000 a 1.500.000 jovens que todo ano ingressam no mercado de trabalho. A realidade no Brasil tem sido mais perversa, pois grande parte da fora de trabalho tem sido, mesmo, empurrada para os ramos informais da economia de baixssima produtividade (IPEA, 1997). f) O Estado brasileiro, ao contrrio do perodo anterior a 1980, tem enfrentado uma profunda crise fiscal que, aliada aos objetivos da poltica de estabilizao, reduziu drasticamente a sua capacidade de investimentos e, conseqentemente, sua histrica capacidade de contribuir decisivamente para a recuperao das crises grandes crises econmicas. Os seus investimentos, tanto em obras pblicas como no setor produtivo estatal, hoje extremamente reduzido em funo das privatizaes, tinham um grande efeito de multiplicador de empregos no prprio Estado e no setor privado. g) A crise brasileira tem uma dimenso social profunda que se reflete no campo, onde a rigidez da estrutura fundiria tem levado a um persistente conflito pela posse da terra. Mas a dimenso social da crise tem sido mais aguda nos grandes centros urbanos, onde as dificuldades de emprego se aliam a insuficincia da infraestrutura e ineficincia da oferta de alguns servios sociais bsicos, como a sade, saneamento e a moradia. O mercado imobilirio tem reforado os mecanismos de excluso social, colaborando para a intensificao da segregao social e espacial da populao mais pobre. As fronteiras entre os diferentes grupos sociais se refletem no espao urbano, fragmentando a cidade e tornando o espao pblico um local de conflito. h) A populao brasileira no ano 2.000 est estimada em 167 milhes de habitantes, sendo que 80,0% residindo em reas urbanas. O declnio acentuado da taxa de fecundidade total nmero mdio de filhos tidos por mulher ao final de seu perodo reprodutivo de 6,1, em 1940, para 2,1, no final dos anos 90, tem levado a uma desacelerao generalizada das taxas de crescimento populacional. O processo de urbanizao da sociedade brasileira continua, porm, muito menos acelerado. A populao urbana na dcada de 60 crescia a uma taxa mdia anual de 5,3% ao ano. Entre 1991 e

28

1996 a sua taxa crescimento caiu para apenas 2,1%. O receio de uma ampliao da concentrao populacional nas grandes regies metropolitanas tem sido desmentido pela sua prpria taxa de crescimento, que era de 2,48% ao ano, na dcada de 70, e, entre 1991 e 1996, foi somente de 1,36.

As tendncias das migraes interestaduais


Para a anlise das tendncias das migraes internas no Brasil, alm dos dados j analisados, sero incorporadas as informaes de data fixa contidas no Censo de 1991, na Contagem da Populao de 1996 e na PNAD de 1998. No Censo, pode-se obter, para a populao maior do que 5 anos, qual era a unidade da federao de residncia em Setembro de 1986, na Contagem, em agosto de 1991, e na PNAD, em setembro de 1993. A utilizao de uma outra fonte de informao no-censitria, com uma amostra bem mais reduzida, como o caso da PNAD, , sem dvida, problemtica. Entretanto, o seu uso tem se tornado uma constante entre os cientistas sociais, tanto na academia, quanto nas instituies pblicas de pesquisa. Como este artigo, nesta parte, no tem a pretenso de fazer estimativas definitivas sobre o tamanho dos fluxos de migrantes, mas unicamente sugerir algumas tendncias, certamente os dados da PNAD, dentro das suas limitaes amostrais, sero de grande utilidade. Para comparar o nmero de migrantes nos decnios e nos qinqnios, sero utilizadas as mdias anuais de migrantes. E, finalmente, apesar da impreciso terica, todas as trocas lquidas entre imigrantes e emigrantes sero denominadas saldo migratrio, unicamente com o propsito de tornar o texto mais gil, pois se sabe bem que o rigor metodolgico indica, para o clculo direto do saldo migratrio, a utilizao dos dados de migrao de data fixa.

29

GRFICO N.1: MINAS GERAIS, IMIGRANTES E EM IGRANTES INTERESTADUAIS(MDIAS ANUAIS)


250.000 200.000 150.000 100.000 50.000 0 1960/70 1970/80 1981/91 1986/91 1991/96 1993/98

IMIGRANTES

EMIGRANTES

Fontes: FIBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991. Contagem da Populao de 1996 e PNAD 1998.

No que se refere aos tradicionais reservatrios de fora de trabalho, algumas mudanas foram notveis, principalmente, em Minas Gerais (Grfico no 1). Os dados sugerem que a tendncia do saldo migratrio negativo de Minas tem sido decrescente desde a dcada de 70. Em 1991/96 ele continuava negativo, porm extremamente pequeno, 23.899 migrantes. A PNAD sugere que entre 1993/98 o saldo tornou-se positivo, ainda que diminuto, 16.393, que se traduziria numa taxa lquida migrao de apenas 0,11%. Ainda que possam ocorrer oscilaes conjunturais, h uma tendncia inequvoca de que Minas tenha saldos migratrios interestaduais positivos. Deve ser considerado que esse saldo se refere, exclusivamente, aos fluxos internos ao pas, isto , no considera as migraes internacionais que so significativas em Minas Gerais. No poderia, tambm, ser omitido que Minas ainda tem um potencial de emigrantes, principalmente em suas regies mais pobres, como os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce, que entre 1981 e 1991, apresentavam taxas lquidas de migrao negativas extremamente altas, mesmo que, nestas regies tenha havido substituio, em boa parte, da migrao permanente pela temporria. Porm, parece tambm inegvel que a capacidade mineira de reteno populacional e de atrao migratria cresceu bastante. No seria por outra razo que a sua taxa lquida de migrao interestadual declinou na dcada de 60 de 13,19% para +0,11 entre 1993 e 1998. As tendncias do outro histrico reservatrio de fora de trabalho, o Nordeste,

30

sero analisadas separadamente, como sempre tem ocorrido neste artigo. O Nordeste Setentrional aumentou aceleradamente o seu nmero de emigrantes at a primeira metade da dcada de 80, depois comeou a reduzi-los devagar (Grfico no 2). O seu maior nmero de imigrantes aconteceu, tambm, entre 1981 e 1991, porm, na segunda metade deste perodo, j se observava um declnio da imigrao, que levou, entre 1991/96, ao seu maior saldo migratrio negativo desde os anos 60.

90.000 80.000 70.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 0

GRFICO N.2 : NORDESTE SETENTRIONAL, IM IGRANTES E EM IGRANTES INTERESTADUAIS (M DIAS ANUAIS)

1960/70 1970/80 1981/91 1986/91 1991/96 1993/98 IMIGRA NTES


Fontes: FIBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991. Contagem da Populao de 1996 e PNAD 1998.

EMIGRA NTES

Os dados da PNAD sugerem que, entre 1993/98, houve uma queda brusca neste saldo, devido principalmente ao aumento da imigrao proveniente das reas de fronteira na sua maior parte, do Norte principalmente, e do Centro-Oeste. A emigrao de So Paulo e do Rio de Janeiro, provavelmente de retorno, tambm contribuiu para o aumento da imigrao no Nordeste Setentrional.

31

GRFICO N.3: NORDESTE CENTRAL, IMIGRANTES E EMIGRANTES INTERESTADUAIS(MDIAS ANUAIS)


250.000 200.000 150.000 100.000 50.000 0 1960/70 1970/80 1981/91 1986/91 1991/96 1993/98 IMIGRANTES EMIGRANTES

Fontes: FIBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991. Contagem da Populao de 1996 e PNAD 1998.

O Nordeste Central tem apresentado novidades interessantes no seu comportamento migratrio (Grfico no 3). O seu saldo negativo entre 1981 e 1991 era bem inferior ao dos anos 60, resultado principalmente do aumento da imigrao, como no caso de Minas, bastante alimentada pela migrao de retorno. Ainda que tenha havido um ligeiro aumento deste saldo entre 1986 e 1991, h claramente uma tendncia declinante no perodo analisado, e a PNAD sugere que, entre 1993 e 1998, apesar de negativo, seu saldo migratrio mdio anual era de apenas 20.807. Provavelmente esta reduo teve a contribuio da migrao de retorno, j que a metade dos seus imigrantes, neste ltimo perodo, vem de So Paulo e do Rio de Janeiro. Mesmo considerando as dificuldades amostrais da PNAD e, portanto, as provveis dificuldades metodolgicas nas comparaes, vale lembrar que o saldo mdio anual migratrio do Nordeste Central, na dcada de 60, era de 126.950 e, entre 1993/98, aproximadamente, um sexto deste valor.

32

GRFICO N.4: NORDESTE MERIDIONAL, IMIGRANTES E EMIGRANTES INTERESTADUAIS(MDIAS ANUAIS)


120.000 100.000 80.000 60.000 40.000 20.000 0 1960/70 1970/80 1981/91 1986/91 1991/96 1993/98 IMIGRANTES EMIGRANTES

Fontes: FIBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991. Contagem da Populao de 1996 e PNAD 1998.

No Nordeste Meridional, at 1980, houve uma reduo do seu saldo negativo, devido, ao aumento dos imigrantes e a diminuio dos emigrantes (Grfico no 4). Entretanto, a partir de ento, a tendncia foi o aumento do seu saldo negativo, sendo que entre 1991 e 1996 ele foi o maior desde os anos 60. Mais uma vez, a PNAD sugere, como no caso do Nordeste Setentrional, contrariando a tendncia observada que, no perodo 1993/98, houve uma reduo do saldo migratrio negativo em funo da diminuio do nmero de emigrantes, fundamentalmente para So Paulo e para a Regio Centro-Oeste. Vale lembrar que as mudanas sugeridas pela PNAD podem ser, tanto problemas de ordem amostral, como mudanas no comportamento dos fluxos migratrios derivados da forte depresso da economia no perodo 1996/98. A anlise das tendncias das tradicionais regies de atrao migratria, em conjunto com a que foi desenvolvida para os grandes reservatrios de fora de trabalho, vai ser decisiva para as concluses sobre as mudanas recentes no padro migratrio no Brasil. So Paulo ser analisada em primeiro lugar, por ser ainda a regio que atrai o maior nmero de imigrantes (Grfico no 5).

33

GRFICO N.5: SO PAULO, IMIGRANTES E EMIGRANTES INTERESTADUAIS(MDIA ANUAL)


300.000 250.000 200.000 150.000 100.000 50.000 0 1960/70 1970/80 1981/91 1986/91 1991/96 1993/98 IMIGRANTES EMIGRANTES

Fontes: FIBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991. Contagem da Populao de 1996 e PNAD 1998.

O auge da atrao migratria de So Paulo, no perodo analisado, se deu na dcada de 70 e na segunda metade do perodo 1981/91, sendo que o saldo migratrio foi menor neste ltimo, porque o nmero de emigrantes foi bem maior. Na dcada de 90, o nmero de imigrantes diminuiu, ainda que representasse, em 1993/98, 26,0% do total dos imigrantes interestaduais no Brasil. Esta hegemonia entre os imigrantes, So Paulo, tambm mantm, desde 1981/91, entre os emigrantes. A fase de maior emigrao foi entre 1981/91, altamente potencializada pela migrao de retorno, principalmente, para o Nordeste e Minas Gerais. A Contagem da Populao de 1996 e a PNAD de 1998 sugerem que, na dcada de 90, emigraram mais pessoas de So Paulo do que dos estados do nordeste central, juntos. No ltimo perodo analisado, isto , entre 1993/98, a mdia anual de emigrantes foi quase igual de 1981/91. Novamente, surge o problema recorrente. O aumento da emigrao se deu por um problema amostral ou em decorrncia da grande crise econmica que, entre 1996/98, teria reaquecido a migrao de retorno? Esta ltima hiptese fica mais fascinante, quando se observa que 67,0% dos emigrantes foram para o Nordeste e Minas Gerais, para onde mais tem se dirigido a migrao de retorno de So Paulo.

34

GRFICO N.6: RIO DE JANEIRO, IMIGRANTES E EMIGRANTES INTERESTADUAIS(MDIA ANUAL)


160.000 140.000 120.000 100.000 80.000 60.000 40.000 20.000 0 1960/70 1970/80 1981/91 1986/91 1991/96 1993/98 IMIGRANTES EMIGRANTES

Fontes: FIBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991. Contagem da Populao de 1996 e PNAD 1998.

O Rio de Janeiro, h muito tempo, deixou de ser uma importante regio de atrao migratria, como o foi at a dcada de 60, quando recebia, anualmente, cerca de 140 mil imigrantes (Grfico no 6). Desde 1981/91, ele tem perdido populao, ainda que o seu saldo negativo tenha diminudo ente 1991/96. Mas, entre 1993/98, sugere a PNAD, o Rio teve o seu maior saldo negativo. Para no retornar ao problema amostral, pode-se levantar, como no caso de So Paulo, que a crise econmica intensificou a migrao de retorno. E os dados confirmam, pois 55,0% dos seus emigrantes se destinavam ao Nordeste e a Minas Gerais, que foram, historicamente, os seus dois maiores fornecedores de populao.

35

GRFICO N.7: CENTR0-OESTE, IMIGRANTES E EMIGRANTES INTERESTADUAIS(MDIA ANUAL)


200.000 180.000 160.000 140.000 120.000 100.000 80.000 60.000 40.000 20.000 0

1960/70 1970/80 1981/91 1986/91 1991/96 1993/98


IMIGRANTES EMIGRANTES

Fontes: FIBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991. Contagem da Populao de 1996 e PNAD 1998.

Na regio Centro-Oeste, o nmero de imigrantes crescia simultaneamente com o de emigrantes, at 1981/91 e, depois, j na segunda metade deste perodo, comeou a decrescer, tambm, simultaneamente (Grfico no 7). A tendncia do seu saldo migratrio anual, que teve o seu auge na dcada de 60, 85.279 migrantes, foi de diminuir gradativamente, chegando em 1993/98 a pouco mais de um tero, ou seja, 25.796. Devido a grande circulao migratria nas reas de expanso da fronteira, h uma tendncia a que os nmeros de imigrantes e de imigrantes se aproximem. A regio Norte no conseguiu atrair o mesmo nmero de imigrantes do que a regio Centro-Oeste e, quando mais recebeu, entre 1981 e 1991, tambm comeou a liberar uma grande quantidade de emigrantes (Grfico no 8). A migrao de retorno foi muito grande em funo do fracasso da maioria dos planos de colonizao. Como uma regio de expanso da fronteira agrcola e mineral, a circulao migratria tem sido grande, com os imigrantes e emigrantes se aproximando em nmero. A PNAD sugere um saldo negativo para a regio. Entretanto a sua amostra no inclui a populao rural, portanto, ele deve ser visto com extremo cuidado.

36

GRFICO N.8: NORTE, IMIGRANTES E EMIGRANTEES INTERESTADUAIS(MDIA ANUAL)


140.000 120.000 100.000 80.000 60.000 40.000 20.000 0 1960/70 1970/80 1981/91 1986/91 1991/96 1993/98 IMIGRANTES EMIGRANTES
Fontes: FIBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991. Contagem da Populao de 1996 e PNAD 1998.

As tendncias recentes das migraes interestaduais e o padro migratrio


A questo mais importante que se coloca para as concluses deste artigo se as mudanas que ocorreram na dinmica da economia e da sociedade, depois de 1980, j se refletiram sobre o padro migratrio. Em primeiro lugar, torna-se importante recordar que o padro migratrio o modo como se d a articulao entre as trajetrias migratrias e o contexto histrico no qual elas esto estruturadas para atender as necessidades da dinmica demogrfica, econmica, social e poltica. Foi observado que o padro dinmico, tem flexibilidade suficiente para se ajustar s mudanas nestas necessidades. No perodo 1940/80, alimentadas pelos fortes desequilbrios regionais, as trajetrias mais relevantes, ou dominantes, se estruturaram para atender, no s as necessidades de transferncia regional do excedente de fora de trabalho, mas, tambm, serviram como um importante mecanismo de integrao social e cultural do territrio. As trajetrias dominantes articulavam os dois grandes reservatrios de fora de trabalho, o Nordeste e Minas Gerais, com os estados onde se dava o maior crescimento industrial e com as regies de expanso da fronteira agrcola e mineral.

37

As trajetrias secundrias ou os circuitos migratrios regionais se encarregavam da mobilidade espacial dos migrantes entre estados vizinhos e, muitas vezes serviam de etapa para as trajetrias dominantes. A flexibilidade do padro migratrio se traduzia num grande dinamismo, que lhe permitia realinhar as trajetrias de acordo com as necessidades emergentes. A dcada de 70 se constituiu em um grande exemplo. Entre os estados de maior crescimento industrial, acompanhando as preferncias do desenvolvimento da economia brasileira, a trajetria para So Paulo foi se tornando hegemnica, com o decrscimo da importncia econmica do Rio de Janeiro. O mesmo aconteceu no caso das regies de expanso da fronteira agrcola, onde as trajetrias migratrias foram se realinhando segundo os momentos de expanso ou retrao da capacidade de absoro populacional de cada uma delas. Foi assim no caso do Paran, da regio Centro-Oeste e do Norte. At mesmo nos grandes reservatrios de fora de trabalho j se observavam algumas mudanas significativas, como em Minas, que em 1970 j iniciava o processo de reduo da sua emigrao. Esta flexibilidade, ou a capacidade de ajuste s necessidades emergentes do desenvolvimento da economia e da sociedade brasileiras, no significava uma mudana do padro migratrio. Na verdade, os fundamentos da articulao entre o contexto histrico e as trajetrias migratrias permaneciam inalterados. Na dcada de 70, a economia brasileira continuava crescendo e gerando uma enorme quantidade de emprego, inclusive no setor industrial que, junto construo civil, criou cerca de 38,0% do emprego industrial. Os desequilbrios regionais se acentuaram, somente em So Paulo, se concentrava 56,4% do PIB industrial brasileiro e 37,7 % do emprego por ele gerado. No se constituiria, portanto, surpresa que So Paulo tenha recebido nesta poca 31,0% de toda a imigrao interestadual. Esses imigrantes que chegaram a So Paulo nos anos 70 vieram, na sua grande maioria, como ocorria em dcadas anteriores, dos dois grandes reservatrios de fora de trabalho, do Nordeste, 40,0%, e de Minas Gerais, 21,0%. As duas grandes reas de expanso da fronteira agrcola, as regies CentroOeste e Norte, na dcada de 70, ampliaram a sua capacidade de absoro

38

populacional, atraindo um quarto de toda a imigrao interestadual. As trajetrias migratrias dominantes, provenientes dos dois grandes reservatrios de fora de trabalho, tambm, continuavam a nutrir essas regies de fronteira. Na regio CentroOeste eles contribuam com cerca de 40,0% dos imigrantes e na regio Norte com uma parcela um pouco menor. Mas, neste caso, a contribuio decisiva era muito mais do Nordeste. O restante da imigrao das regies de fronteira ficava por conta dos circuitos migratrios regionais e dos deslocamentos populacionais entre estas prprias regies. O crescimento demogrfico ainda se mantinha acelerado at os anos 80, principalmente nas reas urbanas que foram alimentadas pela maior xodo rural da histria do pas, mais de 15 milhes s na dcada de 70 (CARVALHO, FERNANDES, 1997). O processo de urbanizao era no s intenso, mas extremamente concentrador. Quase 30,0% da populao j residiam, em 1980, nas regies metropolitanas, que contriburam, na dcada anterior, com 41,0% do crescimento total da populao brasileira. O Estado implementava polticas que reforavam a ocupao demogrfica das regies Norte e Centro-Oeste, assim como promovia, principalmente nos anos 70, as expanses dos sistemas de transporte e de telecomunicaes que reforaram enormemente a cultura migratria e abriam caminhos para o migrante realizar a sua mobilidade espacial e social, desde que conseguisse vencer o rigoroso processo de seletividade social e econmica, inerentes ao desenvolvimento da economia e da sociedade brasileiras. Em sntese, a flexibilidade do padro migratrio, realinhando as trajetrias, no significou, at o final da dcada de 70, qualquer mudana nos fundamentos demogrficos, econmicos, sociais e polticos que estruturavam trajetrias migratrias. Somente a partir de 1980, quando o pas ingressou numa grande crise de transio, que o padro migratrio tem sido notavelmente afetado. A crise tem modificado os fundamentos sociais e culturais das trajetrias. A tradio migratria no desapareceu, at porque as caractersticas de grande parte da sociedade brasileira no se alteraram, e a rigidez da estrutura social ainda impe a migrao como a nica

39

alternativa para se melhorar de vida ou ascender socialmente. Entretanto, a ampliao das telecomunicaes, hoje mais abrangente do que antes, assim como as redes de interao social, tm tido um efeito contrrio: as grandes virtudes das grandes cidades desapareceram diante da violncia urbana, do desemprego, das dificuldades de acesso aos servios pblicos bsicos e moradia. As externalidades positivas das grandes cidades, das regies metropolitanas, em particular, que tanto atraam os migrantes, foram superadas pelas externalidades negativas,

comprometendo a iluso migratria. Com se no bastasse, a reduo excepcional da capacidade de gerao de emprego e de novas oportunidades ocupacionais, objetivamente, descolou a mobilidade espacial da mobilidade social. O mercado de trabalho tornou-se rgido, com uma cadeia de pr-requisitos educacionais e de treinamento, extremamente excludentes para a grande maioria da populao migrante. Hoje no possvel mais para o migrante sair do interior nordestino, ir para So Paulo e l conseguir alguma forma de ascenso social, mesmo dentro dos estreitos limites da classe trabalhadora. Mais ainda, a sociedade urbana, mais competitiva, e cada vez menos solidria, assombrada com a barbrie que tem predominado nas relaes sociais, aumentou os seus mecanismos de discriminao e de excluso dos mais pobres. A discriminao e as barreiras ao livre trnsito dos migrantes tm sido freqentes e exacerbam os mecanismos de seletividade. Em sntese, os fundamentos econmicos, sociais e culturais das trajetrias migratrias foram fortemente comprometidos. Portanto, a sua estruturao como caminhos sociais, mecanismo fundamental para a mobilizao e integrao social dos migrantes, perdeu muito do seu vigor. A migrao de retorno, que se generalizou, e ao que tudo indica foi reaquecida com a crise que se iniciou em 1996, a contramo das trajetrias migratrias. A sociedade e a economia mobilizam grande parte dos migrantes na regio de destino, hoje um grande excedente demogrfico no absorvido economicamente e socialmente, para o caminho de volta. o avesso da iluso migratria, a compreenso pelos migrantes de que j no possvel qualquer mobilidade social e, at mesmo, sobreviver nos grandes urbanos. O mesmo ocorre

40

com as trajetrias em direo s fronteiras agrcolas, cuja dimenso social e cultural era dada pela possibilidade de acesso terra. Atualmente, quem migra para as fronteiras quase s tem a possibilidade se transformar num trabalhador, na maioria das vezes temporrio. No surpreendente que muitos continuem migrando para So Paulo, ou qualquer outro grande centro urbano e para as regies de expanso da fronteira agrcola. a fora da inrcia das trajetrias que, como caminhos estruturais, muitas vezes se mantm, mesmo que as condies objetivas se tornem desfavorveis. Mas, sero cada vez menos, em funo at mesmo da reduo acelerada do crescimento demogrfico e da diminuio do xodo rural. Os reflexos sobre os fluxos migratrios recentes so muitos. Os dois grandes reservatrios de fora de trabalho, de onde partiam as grandes trajetrias dominantes em direo s regies de atrao migratria, como foi visto, tm passado por grandes transformaes. A tendncia no tem sido s a reduo dos emigrantes, mas o aumento dos imigrantes. No caso de Minas Gerais, o saldo migratrio interestadual positivo, revelado pela PNAD est longe de ser uma grande surpresa. o resultado de uma tendncia que comeava a se manifestar desde a dcada de 70. O aumento da sua capacidade de reteno migratria que no s funo das suas externalidades positivas, mas, tambm das externalidades negativas nas provveis regies de destino dos migrantes mineiros tem sido acompanhado pelo crescimento da sua capacidade de atrao. A migrao para Minas no s de retorno, muitos tm vindo pelas oportunidades geradas nas regies de expanso agro-industrial, como o Tringulo e o Alto Paranaba; ou para o Sul, que se industrializa e moderniza a sua agricultura; ou para a Regio Metropolitana, com o seu grande crescimento industrial, cada vez mais integrado aos grandes e modernos centros industriais, como So Paulo. Os emigrantes potenciais persistem, so muitas as regies, urbanas e rurais que continuam gerando um grande excedente populacional. As mais pobres, como os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, institucionalizaram a migrao temporria. Hoje, ela parte integrante do modo de vida de grande parte da populao destas regies. A classe mdia criou um novo tipo de migrao

41

temporria, a internacional. Muitos tm optado por esse tipo de migrao, que tambm de alto risco, movidos pela iluso migratria de conseguir no exterior, o que se tornou impossvel aqui no Brasil, uma receita financeira que garanta, no futuro, uma melhoria do seu padro de vida aqui, no seu pas (Brito, 1995). No caso do Nordeste, onde reside a maior parte da populao rural brasileira, ainda persiste um grande potencial migratrio. Estima-se que entre 1990 e 1995 o saldo lquido migratrio rural tenha sido de 2.390.274, quase 60,0% de todo o saldo rural-urbano brasileiro (ABROMOVAY, et al., 1997). Mas tem havido uma queda generalizada no nmero de emigrantes nordestinos e aumento da imigrao, bastante alimentada pela migrao de retorno. A situao mais interessante a do Nordeste Central. O seu saldo migratrio negativo, o menor das trs grandes regies nordestinas, era em 1993/98, equivalente a um sexto do seu saldo negativo na dcada de 60. Nas outras regies, a situao migratria mais desfavorvel, e a tendncia at 1996 era de aumentar o saldo negativo. Segundo as sugestes da PNAD, o novo ciclo da crise econmica que se iniciou em 1996 pode ter contribudo para aumentar a migrao de retorno e para reduzir o nmero de emigrantes. Mas, sem dvida, ainda persiste, no Nordeste, um grande potencial migratrio. Os emigrantes dos dois grandes reservatrios de fora de trabalho ainda trilham as trajetrias em direo a So Paulo e regio Centro-Oeste. A grande maioria dos emigrantes de Minas e do Nordeste Central e Meridional, entre 1993/98, se destinava a So Paulo ou ao Centro-Oeste. Os do Nordeste Meridional tambm, s que, mantendo a tradio, se dirigiam em bom nmero, para o Norte. Uma questo se coloca, principalmente no caso da trajetria em direo a So Paulo: se os seus fundamentos econmicos, sociais e culturais foram fortemente abalados, por que persistem os fluxos migratrios? Sem dvida, a inrcia estrutural das trajetrias explica uma parte, mas a outra, certamente, deve ser atribuda s pssimas condies econmicas e sociais que persistem em muitas regies dos dois grandes reservatrios. Neste caso, a emigrao de alto risco uma alternativa, no mais para a mobilidade ou ascenso social, mas para a sobrevivncia. So Paulo, mesmo com a desconcentrao econmica para o interior, que

42

ampliou o flego da sua capacidade de atrao migratria, deve ter alcanado o seu limite de absoro dos migrantes, mantidas as condies atuais da sua economia. Um bom indicador o estado ter se transformado no maior gerador de emigrantes do Brasil. Grande parte deles de retorno, sem dvida, mas no deixa de ser um transbordamento populacional. As antigas regies de expanso da fronteira, o Norte e o Centro-Oeste, j esgotaram a sua fase de expanso demogrfica. No por outra razo que cada vez mais aumenta a circulao migratria entre elas e o nmero dos seus imigrantes tende cada vez mais a ficar prximo do nmero dos seus emigrantes. A grande maioria dos imigrantes interestaduais do Norte, mais de 80,0%, vem do prprio Norte, do Centro-Oeste e do Nordeste Setentrional. Os do Centro-Oeste, tambm, na sua maioria, vm das mesmas regies, ou seja, da circulao migratria dentro da prpria fronteira. A outra parte o tradicional circuito migratrio com Minas, So Paulo e o Paran. O que se pode observar que a dinmica da economia e da sociedade, no Brasil recente, tm restringido enormemente as oportunidades de emprego, de criao de novas oportunidades ocupacionais e de acesso terra, esvaziando o contedo social e cultural das trajetrias migratrias dominantes, restringindo ainda mais as oportunidades de mobilidade social no pas. Os fluxos que passam por elas e ainda passaro, principalmente para So Paulo e o Centro-Oeste, como foi dito, so mais em funo da inrcia e das pssimas condies que ainda persistem em parte dos grandes reservatrios de fora de trabalho. A grande circulao migratria nas antigas regies de expanso agrcola e as trajetrias secundrias ou os circuitos regionais entre estados fronteirios ainda persistem e tm sido menos afetadas pelo esvaziamento das trajetrias dominantes. No pode ser omitido que os estados que tm usufrudo da desconcentrao industrial, como Minas, Paran e Santa Catarina, passaram a ter saldos migratrios interestaduais positivos. Mas no h a menor probabilidade econmica, social e cultural que as trajetrias dominantes, que prevaleciam dentro do padro migratrio que prevaleceu at os anos 80, fossem realinhadas em direo a estes estados.

43

Para finalizar, importante destacar que os fundamentos da articulao entre o contexto histrico e as trajetrias migratrias foram basicamente alterados. Este novo contexto, que emerge com profunda crise de transio, pela qual o Brasil tem passado, contm a principal marca da mudana em direo a um outro padro migratrio, que ainda no se constituiu de forma ntida: o esvaziamento social e cultural das trajetrias dominantes, principalmente o descolamento da mobilidade espacial da mobilidade social. Deste modo, elas so hoje muito mais o resultado da inrcia social e por elas trafegam, na sua maioria, os migrantes dispostos a superar os obstculos da seletividade, no para melhorar a sua posio social, mas para conseguir, com altos riscos, apenas a sua sobrevivncia.

BIBLIOGRAFIA:
ABRAMOVAY, R., CAMARANO, A. M., PINTO, M.. xodo Rural, Envelhecimento e Masculinizao no Brasil: Tendncias Recentes, in ComoVai? Populao Brasileira. Ano II, no 2, IPEA, 1997. BACCI, Histria de la Poblacion Europea. capt. 5, Critica, 1999. BILSBORROW, R.E. & OBERAI A.S.. Standing Guy, Migrations Survey in Low Income Countries. International Labor Organization, 1984. BRAUDEL, Fernanad. Civilizao Material, Economia e Capitalismo, Sculos XV XVIII. As Estruturas do Cotidiano, captulo I. Martins Fontes, 1995. BRITO, Fausto. Os Povos em Movimento: as Migraes Internacionais no Desenvolvimento do Capitalismo, in PATARRA, Neide L. (coordenadora), Emigrao e Imigrao Internacionais no Brasil Contemporneo. FNUAP, 1995. BRITO, Fausto. Populao, Espao e Economia numa Perspectiva Histrica: O Caso Brasileiro. CEDEPLAR, 1997. BRITO, Fausto. Minas e o Nordeste, Perspectivas migratrias dos dois Grandes Reservatrios de Fora de Trabalho. II Encontro Nacional de Migrao, ABEP/GT de Migrao, 1999. CANO, Wilson. Desequilbrios Regionais e Concentrao Industrial no Brasil, 1930-1995. UNICAMP, 1998. CARVALHO, J. A. & FERNANDES, Fernando. Estimativas dos Saldos Migratrios e Taxas Lquidas de Migrao das Unidades da Federao e Grandes Regies

44

do Brasil. CEDEPLAR, 1994. CARVALHO, J. A., BRITO, F., RIBEIRO, J e RIGOTTI, I. Minas Gerais, Uma Nova Regio de Atrao Populacional. Seminrio de Economia Mineira. Diamantina, 1998. DURHAM, E, A. Caminho da Cidade, 3 e 4 parte, Perspectiva, 1984. FARIA, Vilmar, Desenvolvimento, Urbanizao e Mudanas na Estrutura do Emprego: A experincia dos ltimos trinta anos; in Socieade e Poltica no Brasil ps-64. Paz e Terra, 1984. GRAHAM, Douglas & HOLANDA FILHO S.B.. 1872-1970. CNPq, 1984. HOBSBAWM, Eric, A Era do Capital, 1848-1875. Paz e Terra, 1977. IPEA, O Brasil na Virada do Milnio, Trajetrias do Crescimento e Desafios do Desenvolvimento. volume I, 1997. MARTINE, George. & GARCIA, R. Os impactos Sociais da Modernizao Agrcola. Cap. 3, Hucitec, 1987. MARTINE, George & PELIANO, J. Carlos, Migrantes no Mercado de Trabalho Metropolitano. IPEA, Srie Estudos para o Planejamento, no 19, 1978. MARX, K, El Capital. Vol. I, cap. XXIV, Fondo de Cultura Econmica, 1973. MASSEY, D. Economic Development and International Migration, in Population and Development Review. Nb. 4, December, 1994. OLIVEIRA, C.W.A. & GUIMARES NETO, L, Emprego Organizado e Regies nos anos 90. Srie Seminrios, no18, 1997, IPEA. PACHECO, C.A., Novos padres de Localizao Industrial, Tendncias Recentes dos Indicadores da Produo e do Investimento Industrial, Textos para Discusso no 633, IPEA,1999. PACHECO, C.A. & PATARRA, Neide. Movimentos Migratrios, Novos Padres?, in Anais do I. Encontro Nacional sobre Migrao, ABEP/IPARDES, 1997. SOUZA, J, BRITO, F., CARVALHO, J. A., Anlise de Coortes de Imigrantes: um Exerccio Metodolgico na Tentativa de se Avaliar a seletividade da Reemigrao. II Encontro Nacional de Migrao, ABEP/G, 1999. RAVENSTEIN, E.G., As Leis da Migrao, in MOURA, H., Migrao Interna. Textos Selecionados, BNBR, 1980. ZELINSKY, W, The Hypothesis of the Mobility Transition, in Geographical Review. No 61, 1971.

S-ar putea să vă placă și