Sunteți pe pagina 1din 12

ATMOSFERA

O QUE ATMOSFERA?
A atmosfera a camada de gases que envolve a Terra; Composta por:

NITROGNIO 78% OXIGNIO 21% GS CARBNICO 1% OUTROS GASES (Argnio, Oznio, Hlio, Criptnio, Hidrognio)

Possui mais de 800 Km de altitude, sendo dividida em diversas camadas.

DIFERENA ENTRE CLIMA E TEMPO

TEMPO: o estado momentneo da atmosfera em determinado local. Num mesmo dia, o tempo pode variar consideravelmente: pode haver sol e calor pela manh, nublar tarde e chover ou esfriar a noite, por exemplo.

CLIMA: Se caracteriza pelo conjunto das variaes do tempo em um determinado lugar. Ele definido pelas mdias das observaes do comportamento atmosfrico registradas durante um perodo de tempo longo (30 anos no mnimo).

VARIANTES DA TEMPERATURA
A)

LATITUDE: Quanto menor a latitude, e a consequente proximidade com a Linha do Equador, maior ser a temperatura. ALTITUDE: A temperatura diminui conforme a altitude aumenta.

B)

C)

MARITIMIDADE E CONTINENTALIDADE:
As reas prximas das grandes massas de gua (mares, oceanos, rios ou grandes lagos) apresentam menor amplitude trmica, isto , uma variao de temperatura menor, com dias menos quentes e noites menos frias. Por outro lado, as reas continentais, que so afastadas das grandes massas de gua, apresentam maior amplitude trmica, com dias mais quentes e noites mais frias.

VARIANTES DA TEMPERATURA
D) CORRENTES MARTIMAS:
As correntes martimas so movimentos de grandes massas de gua dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulao dos ventos, as correntes martimas tm a caracterstica de influenciar o clima das regies em que atuam, possuem direes e constncias bem definidas. Tm sua origem na circulao dos ventos na superfcie e pelo movimento de rotao da Terra.

E) VEGETAO: A vegetao, assim como a gua, possui um efeito moderador, amenizando a temperatura e mantendo a umidade elevada.

VARIANTES DA TEMPERATURA
F) MASSAS DE AR: So elementos muito importantes nas variaes do tempo atmosfrico.

Consistem em gigantescos volumes de ar com algumas caractersticas em comum (temperatura, umidade e presso). Conforme a latitude em que se localizam, essas massas podem ser frias ou quentes.

So tambm chamadas de Frentes. Tropicais Continentais: Quente e Seca Tropicais Martimas: Quente e mida Polares Continentais: Fria e Seca Polares Martimas: Fria e mida

VARIANTES DA TEMPERATURA
G) PRESSO ATMOSFRICA E VENTOS:
Costuma-se definir a presso atmosfrica como o peso do ar. Essa presso no igual em todos os lugares: Lugares Mais Altos: Baixa Presso (ar rarefeito) Lugares Mais Baixos: Alta Presso

PRESSO ATMOSFRICA
A presso atmosfrica a principal responsvel pela existncia dos ventos. O vento o ar em movimento, originado principalmente pelas diferenas de temperatura (e, portanto, de presso) nas vrias regies da Terra, deslocando-se das reas de altas presses (onde existe mais ar) para as reas de baixas presses atmosfricas.

VENTOS

ALGUNS TIPOS DE VENTOS: Brisa: Ventos frescos vindos do mar

Alsios: Ventos midos situados na zona tropical.


Ventos do Oeste: Ventos fortes que predominam em regies de latitudes mdias.

TIPOS DE PRECIPITAO

CHUVA - forma de precipitao de gua no estado lquido sob a forma de gotas, resultado da condensao do vapor de gua existente na atmosfera; GRANIZO - fenmeno caracterizado pela precipitao de gua no estado slido, ou seja, em forma de gelo. Tem origem no alto das nuvens do tipo cmulos, lugar onde a temperatura muito reduzida; NEVE - esse tipo de precipitao ocorre atravs da baixa temperatura das nuvens (0C) e promove congelamento do vapor de gua produzindo, dessa forma, pequenos cristais de gelo. Esse tipo de precipitao ocorre com maior frequncia em climas temperados e polares.

CLASSIFICAO DAS PRECIPITAES


OROGRFICAS: Ocorrem quando massas de ar midas encontram

uma rea montanhosa ou serrana. Esse tipo de chuva muito comum no litoral brasileiro (Serra do Mar).
CONVECTIVA: a tpica chuva de vero, com grande intensidade e curta durao. Ocorrem quando massas de ar quente sobem para a atmosfera e condensam rapidamente. So tpicas da Regio Amaznica, devido s altas temperaturas que geram intensa evaporao.

FRONTAL: Resulta do choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, ocasionando chuvas em geral demoradas e que podem atingir reas extensas.

VARIANTES DO CLIMA
Temperatura do ar Umidade Presso Atmosfrica Correntes Martimas Ventos Massas de Ar Vegetao Hidrografia

S-ar putea să vă placă și