Sunteți pe pagina 1din 3

Os quatro estgios do ateu enrustido

Ser atesta hoje em dia um fardo difcil de carregar... o ateu uma das ltimas minorias contra a qual o preconceito praticado de forma aberta e impune. Por isso mesmo, normal que muitas pessoas tentem esconder o prprio atesmo para serem socialmente aceitas, s vezes chegando ao extremo de enganar a si mesmos. Do mesmo jeito que acontecia com os gays algum tempo atrs, essas pessoas correm o risco de passar a vida inteira se enganando e se iludindo, sem nunca criar coragem pra "sair do armrio".

E voc? Tambm um ateu enrustido? Confira agora os quatro estgios da transformao de crente fervoroso para ateu convicto.

1. O Self-service O Self-service aquele que ainda est dando os primeiros passos no afastamento da religio. Ele ainda se declara cristo, l a Bblia e est bastante ligado sua igreja, a qual frequenta regularmente. O nome vem da forma como ele encara as escrituras. O ateu enrustido, neste estgio, trata a Bblia como se fosse um enorme balco de restaurante self-service. Os trechos que so bons, bonitos e interessantes, ele acredita e segue risca. J os trechos que so fantasiosos, cruis, controversos, escravagistas, machistas e coisa do tipo, ele d um jeitinho de no seguir, usando todo tipo de desculpa. Dizer que uma passagem "metfora" ou "contexto da poca", usar interpretaes obtusas pra mudar o sentido do que est escrito, ou dizer que tal passagem "no vale" por ser do antigo testamento so alguns dos artifcios que o self-service usa pra no "colocar no prato" os trechos que ele no gosta.

2. O Evasivo O Evasivo j est um pouco mais afastado que o Self-service. Ele continua se declarando cristo, mas frequenta bem menos a igreja e nunca l a Bblia por conta prpria. Sua f j comeou a balanar, mas a simples ideia de perder a f assustadora pro seu corao que morre de medo de cometer a heresia, ento ele tenta de todas as formas no pensar no assunto. No caso do Evasivo vale a velha frase "a ignorncia uma ddiva". Como ele no l as escrituras por si s, apenas ouve as passagens que o padre/pastor/whatever seleciona. Por motivos bvios esses lderes religiosos selecionam apenas as partes bonitas, poticas e crveis para pregar, assim ele nunca tem contato com os trechos discutveis ou polmicos das escrituras.

Se algum tentar cit-los, o Evasivo vai simplesmente achar que essa pessoa uma implicante maligna que fica tirando coisas de contexto para denegrir a imagem de um livro to maravilhoso. Mas ele no vai dizer isso. Lembre-se: para o Evasivo, a ignorncia uma ddiva, ento ele detesta argumentar sobre a sua religio. Em qualquer discusso, ele vai tentar de todas as formas encerrar o assunto o mais rpido possvel. Portanto, as frases mais comuns de se ouvir do Evasivo so coisas do tipo: "esse assunto no se discute", "voc precisa respeitar a minha f", "no vou perder tempo falando disso com voc", e coisas do tipo.

3. O No-praticante O No-praticante, essencialmente, j est quase totalmente desligado da crena, e o primeiro sinal disso quando ele comea a usar a velha expresso "eu acredito em Deus, mas no nas religies". Quando est nesse estgio, qualquer coisa mais concreta vai atiar o lado crtico e racional do No-praticante, ento ele tenta usar termos bem vagos e genricos. A f dele j no tem mais nada a ver com o que est escrito na Bblia. Para ele, Deus apenas um pai bondoso que nos ama e faz coisas boas, ou alguma frase genrica parecida. Ponto. Nada de escrituras, nada de mandamento, nada de regras, de inferno, julgamento, etc. Nesse ponto, a religio j no tem nenhum impacto sobre a maneira como ele vive a vida, exceto para eventualmente soltar alguma frase bonita com o nome de Deus no meio, ou como conforto sentimental. Ele j no discute assuntos de religio, no se importa que critiquem a mesma, e nem liga se seus amigos so ateus, budistas, umbandistas ou qualquer outra religio oposta sua, mantendo um ar de laissez-faire que demonstra o quanto ele no se interessa pelo assunto.

4. O Abstrato ltimo estgio antes de a pessoa criar coragem para assumir o atesmo, o Abstrato s no admite a sua descrena, nem que seja pra si mesmo, por medo. Seja esse medo da falta de aceitao social ou de um eventual improvvel castigo divino. De toda forma, ainda mais que o No-praticante, ele j no se importa nem acredita em nada relativo ao cristianismo, apenas continua declarando a f para no sujar a sua imagem de bom moo. Para ficar em paz com a sua conscincia racional, ele evita citar diretamente o nome "Deus", substituindo por conceitos mais abstratos e no passveis de contestao, como amor, bem, harmonia.

Em alguns casos mais extremos, o Abstrato vai se referir a Deus usando expresses pseudo-cientficas como "Energia Csmica", "Conscincia Universal", "Inteligncia Superior" ou coisa do tipo, o que na sua viso vai dar um ar mais intelectual sua crendice, e faz-lo se sentir menos ridculo.

E ento... em qual estgio voc est?

S-ar putea să vă placă și