Sunteți pe pagina 1din 1

Os trs governos Montesquieu retoma a problemtica de Maquiavel, que discute as condies de manuteno do poder, devido a sua preocupao com

a estabilidade dos governos. Ele constata que o estado de sociedade comporta uma grande variedade de formas de realizao, (formas de fazer as coisas / organizar), e que elas seriam aceitas de forma positiva ou negativa devido uma diversidade de povos, com costumes diferentes, formas de organizar a sociedade, o comrcio e o governo. O que ele quer investigar no a existncia de instituies propriamente polticas, mas a maneira como elas funcionam. Segundo ele existem duas dimenses do funcionamento poltico das instituies: natureza de governo e o princpio do governo. A natureza do governo diz respeito a quem detm o poder: na monarquia, um s governa, atravs de leis fixas e instituies; na repblica, governa o povo no todo ou em parte (repblicas aristocrticas); no despotismo, governa a vontade de um s. E o principio de governo: paixo que move o governo, modo como o poder exercido. Cada poder possui um princpio, o da monarquia a honra (paixo social); o da repblica a virtude, porm, Montesquieu no afirma que "toda repblica virtuosa, mas sim que deveria s-lo"; e o do despotismo o medo (os homens atuam movidos pelos instintos e orientados para a sobrevivncia). Pode-se redefinir a natureza dos trs governos da seguinte maneira: o despotismo o governo da paixo; a repblica o governo dos homens e a monarquia o governo das instituies. Montesquieu afirma, que numa sociedade dividida em classes a virtude (cvica) no prospera; e assim a repblica tambm no. O despotismo visto como a ameaa do futuro, e a monarquia, o regime do presente.

Os trs poderes Montesquieu faz uma analise detalhada da estrutura governamental da Inglaterra: a estrutura bicameral do parlamento, cmara alta dos nobres e a Cmara dos comuns dos eleitos pelo voto popular, l tambm onde ele analisa as funes dos trs poderes, o executivo, o legislativo e o judicirio. A teoria de Montesquieu concebe como condio para um estado de direito, a separao dos poderes; as trs funes seriam dotadas de igual poder e de independncia. Com tudo a separao do poder por Montesquieu trata-se de, assegurar a existncia de um poder que seja capaz de contrariar outro poder. Isto , trata-se de encontrar uma instncia independente capaz de moderar o poder do rei (do executivo). um problema poltico, de correlao de foras, e no um problema jurdico-administrativo, de (ou seja no estava na organizao de funes, mas sim na relao de foras entre elas). Para que haja moderao, preciso que a instncia moderadora encontre sua fora poltica em outra base social. Montesquieu reconhece a existncia de dois poderes: o rei (poder vem da nobreza) e o povo (na poca seria a burguesia). necessrio que a classe nobre e a popular, sejam capazes de se contrapor. Ou seja, a estabilidade do regime ideal est na necessidade que o funcionamento das instituies permitisse que o poder das foras sociais a contrariasse e, portanto, moderasse o poder das demais. (Permitir que as foras sociais se expressem nas instituies politicas, e as contrariassem caso necessrio para que assim houvesse um controle).

S-ar putea să vă placă și