Sunteți pe pagina 1din 14

1

UTILIZAO DA TCNICA REEDUCAO POSTURAL GLOBAL (RPG) NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA


Norma Neila Folhadela1 folhadelanorma@yahoo.com.br Dayana Priscila Maia Mejia2 Ps graduao em Traumato ortopedia e terapias manuais

Resumo Atualmente a vida moderna tem beneficiado muito a humanidade, mas, tambm trouxe outros problemas, como: a vida sedentria, trabalhos que exigem horas sentados e inativos, tenses, sobrecarregando a coluna, proporcionando problemas posturais ou lombares. A lombalgia um problema de sade pblica, conforme a Organizao Mundial de Sade que apontam 80 a 85%, acometendo mais adultos jovens. O objetivo ao artigo avaliar a atuao, identificao dos tipos, formas e a eficcia de tratamento da lombalgia com a utilizao da tcnica da reeducao postural global atravs de levantamentos bibliogrficos. Conclui-se que a tcnica da R.P.G. quando bem utilizada e avaliada, contribui muito para o alvio da dor e o equilbrio postural, melhora a funo respiratria, visando o corpo como um todo e no de forma individual, mas, globalmente, proporcionando sade mental, contribuindo assim para uma perspectiva de qualidade de vida para os pacientes na maioria das vezes em menos de 10 sesses e a manuteno desse bem estar deve ser acompanhado de uma boa reeducao e conscincia corporal. Palavras chave: Postura corporal, reeducao corporal, lombalgia. rea do conhecimento: Cincias da Sade 1. Introduo Atualmente a vida moderna tem beneficiado muito a humanidade, com tecnologias, praticidades, mas, tambm trouxe outros problemas, como: a vida sedentria, trabalhos que exigem horas sentados e inativos, tenses, sobrecarregando a coluna, proporcionando problemas posturais ou lombares (GOUD,1993). A lombalgia, conhecida popularmente como dor lombar um problema de sade pblica, conforme informaes da Organizao Mundial da Sade (2011), que apontam 80-85% dos episdios de dor nas costas de causa idiopticas e podem aparecer em algum momento das nossas vidas, acometendo uma populao de adultos jovens, na faixa de 4-33%.. No Brasil, segundo informaes da Fundao de Segurana e Medicina do Trabalho de So Paulo, as dores lombares so a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez (BECARI e et al, 1996). O objetivo deste artigo avaliar a atuao, identificao dos tipos, formas e a eficcia do tratamento da lombalgia com a utilizao da tcnica da reeducao postural global atravs de levantamento bibliogrfico. 2. Dor lombar A lombalgia uma doena inflamatria, ocorre nas regies lombares inferiores, lombosacrais ou sacroilacas, podendo ser degenerativa, neoplsica, congnita, por debilidade muscular,
1. Ps-Graduanda em Traumato Ortopedia e Terapias manuais pelo Faculdade vila 2.Orientadora da Faculdade vila

reumtica, fatores relacionados situaes sociodemogrficas, as AVDS, obesidades e outros (MAXIMIANO, S.T. e et.al, 2010). A dor lombar foi considerada a segunda maior causa das queixas dos consultrios mdicos, perdendo apenas para problemas cardacos, dentre as doenas crnicas, por exemplo, dentre dez pessoas, oito sofrem com dores lombares (COSTA; PALMA, 2005). A dor lombar tem vrias causas, podendo ser primrias ou secundrias, com ou sem comprometimento neurolgico, afeces localizadas, estruturas adjacentes, distncia, congnitas, neoplsicas, inflamatrias, infecciosas, metablicas, traumticas degenerativas e funcionais (CECIN, 1997). A sndrome do descondicionamento ou dor lombar, no pode ser entendido como um quadro isolado, pois os aspectos biopsicossociais formam um conjunto de fatores que contribuem para esse processo doloroso (AROKI e et al; COHEN; RAINVILLE, 2002). Essas dores lombares acarretam desvios posturais, deslocando o troco lateralmente, comprimindo o disco vertebral, com o peso do corpo, comprometendo a ao dos msculos (encurtando-os) afetando todas as articulaes (SOUCHARD, 2003). A coluna vertebral possui quatro curvaturas fisiolgicas consideradas normais: a lordose cervical, com sua concavidade posterior; a cifose dorsal de convexidade posterior; a lordose lombar com a concavidade posterior e a curvatura sacral fixa, devido fundio das vrtebras sacrais, vistos de um plano sagital (KAPANDJI, 2000). Essas musculaturas da coluna lombar apresentam-se reduzidas transversalmente, fibras seletivas hipotrofiadas, maior quantidades de gorduras, apresentando fraqueza e fadiga excessiva (AROKI e et al, 2001). Os achados clnicos e os de imagem so importantes para a confirmao da suspeita e dos fatores que contribuem para as dores lombares (CECIN, 1997).

a)

b)

Fonte figura: a) tomografia computadorizada de coluna vertebral, Artigo original estudo da estabilidade da coluna lombar; b) Radiografia na incidncia ntero posterior e perfil da coluna lombossacra evidenciando a hemilaminectomia no segmento L5-S1 direita.

4. Anatomia da Coluna Vertebral A coluna vertebral tambm conhecida como espinhao ou espinha dorsal, inicia-se na base do crnio at a extremidade caudal do tronco. constituda de 33 superpostas e intercaladas por discos intervertebrais. As vrtebras sacras e as coccgeas se fundem, constituindo um nico osso sacro e cccix. composta de curvaturas fisiolgicas, consideradas normais sendo: Cervical, Torcica, Lombar e Sacrococcgea. Tem a funo de suporte; Proteo da medula espinhal e Movimento das vrtebras entre si (TORTORA, 2006; KAPANDJI, 2000).

Os estgios iniciais do desenvolvimento do sistema nervoso, do sistema muscular e do sistema esqueltico axial esto intimamente relacionados ao desenvolvimento da notocorda, vrios rgos esto desenvolvendo-se simultaneamente, e o seu desenvolvimento interelacionado (HERBERT, S. e et al, 2003, pg. 113,).

Aps a formao das vrtebras, o crescimento sseo esta muito relacionado ao sexo e a idade, foi dividida em dois perodos rpidos, um do nascimento aos trs anos e o outro na adolescncia e o pico de crescimento ocorre quando com o aparecimento dos caracteres sexuais esto em desenvolvimento e tem um uma lentido quando ocorre a menarca nas meninas por um perodo de dois anos. no final desse processo que podem surgir aspectos que interferem na postura, como: timidez que levam o adolescente adotar uma postura mais cncava (HERBERT, S. et al, 2003). Os ossos da coluna vertebral tem tamanhos e formas ligeiramente diferentes facilitando as diversas funes existentes melhorando a flexibilidade e a postura. Em comparao as vrtebras da cervical e lombar, sendo as ultimas mais fortes, pois, suportam uma carga maior, possuem uma estrutura mais resistente. Os ossos que compem a coluna so divididos em 24 vrtebras articuladas e 9 interligadas entre si, 7 vrtebras cervicais, 12 vrtebras torcicas e 5 vrtebras lombares, sacro e cccix (THOMPSON; FLOYD, 1997). Os discos intervertebrais so encontrados entre cada dois pares de vrtebras, quando ocorre o ressecamento a desidratao, tem como consequncia a perda da altura, geralmente visvel em pessoas na fase senil (HERBERT, S. et al, 2003). Na coluna vertebral, encontramos articulaes importantes como: articulao atlantoccipital que tem a funo de dar apoio ao peso da cabea formada pelos cndilos do occipital que se articula com os processos articulares superiores do atlas; articulao atlantoaxial a aproximao da vrtebra atlas e o xis e temos as articulaes articulares torcicos, responsveis pelos movimentos de rotao, flexo lateral e flexo-extenso e os processo articulares lombares com os movimentos de flexo-extenso, flexo lateral e rotao (LIPPERT, 2003).

a) Fonte: Atlas de anatomia Grant, 2001. a) Figura: Vista lateral posterior e anterior da coluna

Existem vrios ligamentos que estabilizam as articulaes atlantoccipitais. Anteriormente e posteriormente, encontram-se as membranas atlantooccipitais. A membrana anterior fortalecida pelo ligamento longitudinal anterior. A membrana posterior substitui o ligamento amarelo entre o atlas e o occipcio. Os ligamentos alares so dois cordes fortes redondos localizados em cada lado da poro superior do dente do xis, dirigindo-se para cima e lateralmente. Os ligamentos alares limitam a flexo e a rotao. (MAGEE, 2005, pg. 122).

Na lombar encontramos os movimentos de flexo, extenso e na regio do trax rotao e flexo lateral, possuem ligamentos longitudinal anterior, posterior, supraespinal, ligamentos interespinal e amarelo (LIPPERT, 2000).
As vrtebras lombares (L1-L5) so as maiores e as mais resistentes da coluna vertebral, porque a quantidade de peso corporal suportada pelas vrtebras aumenta em direo extremidade inferior da coluna vertebral. Os processos espinhosos so quadrilaterais, largos e espessos, e projetam-se quase horizontalmente para trs. Os processos espinhosos so bem adaptados p/ fixao dos grandes msculos do dorso (TORTORA, 2007, pg. 204).

Os msculos envolvidos na cadeia posterior envolvendo os da cervical sendo: Esternocleidomastideo (ECOM) na flexo, esplnio da cabea, do pescoo e eretor da espinha na extenso, ECOM, esplnio da cabea, escalenos e eretores da espinha na inclinao lateral, esplnio da cabea, do pescoo e ECOM na rotao. E na regio do tronco encontramos os: reto abdominais, obliquo externo e interno na flexo, eretor da espinha, transverso espinal na extenso, quadrado lombar, eretor da espinha, oblquos internos e externos, intertransversrio na inclinao lateral, oblquos internos, externos e transversos para rotao (LIPPERT, 2000).

a)

b)
Fonte: Atlas de anatomia Grant, 2001. Figura: a) Vista lateral da coluna e b) Vista das curvaturas fisiolgicas

As leses articulares, hoje so 80% das causas de leses articulares devido a problemas posturais, chamada tambm de doena do mal do sculo, isso ocorre por compresses articulares causados por msculos rgidos e encurtados (SOUCHARD, 2003).

A coluna vertebral e sua musculatura so comparadas ao sistema de alavancas, mas, precisamente de primeira classe a alavanca interfixa, que ativada pelos msculos antigravitacionais, sendo os msculos posteriores (extensores) e os anteriores (flexores), os ps so um dos pontos mais importantes no controle da curvatura postural, resultando em controle do centro de gravidade (LIPPERT, 2000; SOUCHARD, 2003).
Sob compresso, os discos se achatam e se alargam; com a idade, o ncleo pulposo endurece e torna-se menos elstico. O estreitamento dos discos e a compresso das vrtebras, com a idade, resultam em diminuio da altura. (TORTORA, 2007, pg. 200).

a)

Fonte: Souchard (2003) a) Achatamento das articulaes, vista lateral

3. Reeducao postural global A tcnica da antiginstica um mtodo considerado holstico, que foi introduzido por Franoise Msires (1909-1991), no sul da Frana, baseado na teoria das cadeias musculares, por volta da metade do sculo XX, na dcada de 50, entende-se que quando se fala em cadeias musculares, envolvemos tambm o diafragma e os msculos rotadores internos dos membros. Para Franoise Mzires quando a musculatura lombar alongada automaticamente ocorre o encurtamento da musculatura da cifose, denominado: compensao, chegando a concluso que todo o encurtamento parcial da musculatura posterior leva a um encurtamento de todo o conjunto desta musculatura (COELHO, 2008). A tcnica da antiginstica, assim denominada pela Msires, foi repassada aos colaboradores e Phillippe Souchard foi um dos seus seguidores, por mais de 10 anos no centro Msirs e aprimorou seus conhecimentos e como um bom observador, fundamentou o que hoje conhecemos como reeducao postural global (TEODORI, 2011). As cadeias musculares so as cadeias inspiratrias, posterior, anterior interna da bacia, anterior do brao e a anterior interna do ombro (SOUCHARD, 2001). A tcnica da Reeducao Postural Global tem por finalidade alongar os msculos tnicos, que so menos flexveis, mais densos com a ajuda dos msculos expiratrios e inspiratrios para que recuperem o comprimento, melhorando tambm a capacidade respiratria (SOUCHARD, 2003). A RPG melhora a postura tentando solucionar os problemas e as consequncias da patologia se utilizam de posturas ativas e simultneas, isotnicas excntricas dos msculos da esttica e com manuteno dos msculos dinmicos, sempre em decoaptao articular e progressivamente cada vez mais global (SOUCHARD, 2001). A tcnica da R.P.G. deve ser

baseada na anamnese, fotos, exames de retraes, pontos de reequilbrios e por ltimo a escolha da postura que ir trabalhar com o paciente, por exemplo, se o problema for lombalgia deve-se saber em que momento a dor aumenta ou incomoda mais (SOUCHARD, 1998). Posturas apresentadas aqui so as mais utilizadas na reeducao postural R.P.G.:

a)
Fonte: Souchard (1986) e Braga (2009) Figuras: a) Posio R no ar com braos fechados corrige a coluna vertebral, ombros, cotovelos, as mos pelve, joelhos e ps.

b)
Fonte: Souchard (2003) Figura: b) Posio R no ar com braos abertos corrige a coluna vertebral, ombros, cotovelos, as mos pelve, joelhos e ps.

c)
Fonte: Souchard (1986) e Braga (2009) Figura: c) Posio R no cho com braos abertos, eficaz sobre, a coluna vertebral, trax, ombros, cotovelos, as mos pelve, joelhos e ps.

d)
Fonte: Souchard (1986) e Braga (2009). Figura: d) Posio sentada permite insistir sobre a coluna vertebral, quadril, joelhos e o esquema corporal.

e)
Fonte: Souchard (1986) e Braga (2009). Figura: e) Posio em p inclinada para frente, o terapeuta corrige a coluna torcica, coluna lombar, pelve, joelho e os ps.

As posturas so modificadas conforme a evoluo do paciente, podendo em cada sesso ser realizado uma nova avaliao, priorizando a melhora postural do paciente. A boa postura tem a finalidade de evitar o estresse causado pela m postura, as constantes mudanas nas curvaturas ocorrem pela acomodao dos msculos, ligamentos e tendes com relao ao centro de gravidade (LIPPERT, 2000). Materiais e Mtodos Esta pesquisa teve por finalidade realizar levantamentos bibliogrficos de carcter qualitativo, atravs de livros, artigos, teses e monografias, buscando informaes quanto ao uso da tcnica de reeducao postural para o tratamento das diversas formas de lombalgias. Os artigos aqui referenciados a maioria compara outras tcnicas e mtodos comparativos em grupos. Resultados e Discusso Os resultados aqui encontrados e discutidos foram realizados com grupos de pacientes, muitas vezes comparando outras tcnicas com a reeducao postural global, mas, todos chegaram a mesma concluso. A imagem corporal importante para que ocorra o equilbrio da relao do corpo fsico com a mente, sendo possvel manter a boa postura, associado a estmulos sensoriais e modelos posturais corretos (BRACCIALLI, 2000). Os problemas de postura causam dores insuportveis e tambm problemas respiratrios, pois comprime a caixa torcica e diminui a capacidade respiratria, podendo ocasionar doenas pulmonares (SOUCHARD, 2001). A repetio ou a manuteno por tempo prolongado de uma presso ou ausncia descarga nos discos so suficientes para alterarem sua nutrio (NACHEMSON, 1975). Deve-se lembrar de que a verdadeira definio do modo de aplicao dos tratamentos em reeducao postural global : micro e macroajustamentos musculoesquelticos em decoaptao e alongamento global contra resistncia (SOUCHARD, 2003). Os alongamentos devem ser realizados por meios de traes globais que fazem ao mesmo tempo todas as compensaes ligadas determinada cadeia muscular, prolongadas, suaves, progressivas e com baixo nmero de repeties, so mais eficazes do que as traes bruscas e de vrias repeties (SOUCHARD, 1990). Existem diversas patologias que causam lombalgias, como: a escoliose, a hipercifose e as hrnias. A escoliose pode ser congnita ou adquirida, assumindo as formas em S ou C, por causarem compresses nas vrtebras devido posio e o estresse provocado pela m postura, ocasionando dor que pode levar a hrnia de disco, proporcionando o extravasamento do lquido que se localiza entre as vrtebras. (SOUCHARD, 2001). A cifose fisiologicamente normal, quando considerada hipercifose, ocorrem alteraes posturais ou patolgicas, podendo ser classificadas em: Dorso curvo, corcunda, dorso chato e corcunda de viva (MAGEE, 2005). A hrnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna: cervical, torcica e lombar. A principal causa o extravasamento do lquido proteoglicano (tem aspecto de gel), responsvel pela diminuio do impacto ou da presso entre os corpos vertebrais (MAGEE, 2005). No entanto, quando utilizado a tcnica de reeducao postural global (R.P.G.), foram obtidos resultados satisfatrios nos pacientes submetidos ao tratamento, comparados s outras tcnicas fisioteraputicas (DACCA; FURLAN, 2000; LIMA; COSTA, 2007; PITA, 2000). A escolha das posies ou posturas influenciada pelo tipo de patologia, idade, avaliao geral do paciente, exames complementares e a cada consulta ocorrem outras avaliaes, o

ritmo das consultas influenciada pela patologia presente, cada consulta dura em mdia uma hora. Deve estar associada s avaliaes repetidas a cada sesso, de forma que seja aplicada conforme a evoluo do tratamento. O conhecimento da biomecnica, da fisiopatologia e dos princpios de aplicao do mtodo pelo fisioterapeuta RPGista, especialista em RPG (SOUCHARD, 2003). Na presena de escoliose postural uma das patologias que demoram a obter um resultado final, deve-se, no entanto relatar ao paciente sobre a visibilidade dos efeitos, conscincia corporal para a manuteno da postura adquirida (SOUCHARD, 2003). Nos casos patolgicos de hrnia localizado na lombar temos um resultado satisfatrio com a aplicao de algumas posies da tcnica da reeducao postural global (DACCA; FURLAN, 2000). A tcnica da R.P.G. foi compara a tcnica de srie de Willians, para o alvio da dor em lombalgias, sendo que a primeira tcnica foi mais eficaz que a segunda, proporcionando o tratamento global tanto fsico como mentalmente mais completo (SANTOS, 2003). Em outro estudo, foram realizados cinco sesses da R.P.G. uma vez por semana, sendo submetidos ao questionrio de E.V.A. (Escala verbal analgica) e avaliado os escores chegaram a resultados mais rpidos apresentaram melhora significativa com o tratamento associando tambm a tcnica de terapia manual (BRIGANO; MACEDO, 2003). E em outro estudo realizado em cinco sesses por 1 hora, foi aplicado o questionrio de E.V.A. para iniciar o tratamento e ao final foi aplicado o questionrio de incapacidade por dor lombar do Hospital de Oswestry, que avalia a qualidade de vida, o estudo comprovou a melhora do quadro lgico e funcional nesses indivduos (VASCONCELOS; SILVESTRE, 2007). A diminuio da capacidade funcional tambm foi encontrado em indivduos submetidos a 8 sesses da R.P.G., baseado na correlao do questionrio de Oswestry e o de Roland Morris (Q.R.M.) no incio e no final, tambm observou melhora do quadro inicial (SANTURBANO, 2007). A tcnica da RPG foi aplicada em 35 indivduos e avaliados pelos mtodos da E.V.A. e o Q.R.M., avaliando a eficcia e a melhora da dor lombar, diminuindo o nvel de incapacidade funcional, onde ficou comprovado que a tcnica contribuiu para a qualidade de vida dos participantes em aproximadamente em 70% (CANTO et al, 2010). Outro estudo que utilizou o questionrio SF-36, conclui que a capacidade funcional apresentou uma melhora bem significativa com o uso da tcnica da R.P.G. (EDUARDO e et al, 2006). Um estudo comparativo entre a baixo autoestima, o cansao e o sedentarismo, baseado nas pessoas que passam a maior parte do tempo sentados, concluiu-se que esses indivduos so mais susceptveis a indicarem dores lombares (TEIXEIRA; RIBEIRO, 2006). A vida emocional do indivduo contribui para que ocorram dores lombares, dependendo da personalidade, angustias, medo e sentimentos de raiva, inconscientemente afeta a postura (MARQUES, 1994). Foi realizado um estudo envolvendo 102 pacientes, por 4 meses e 92 retornaram as suas atividades dirias completamente, isso reduzindo o absentesmo, assim mostrando a eficcia da tcnica da R.P.G. (RIBEIRO; MOREIRA, 2010). A prtica da R.P.G. por ter um efeito reeducacional, melhora a dor, proporcionando uma qualidade de vida que significa a percepo do indivduo de sua posio na vida e em relao aos seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes (OMS, 1994). A tcnica tem demonstrado em vrios estudos, mais uma vez provou que tem efeitos positivos, principalmente quando foi comparado a sua aplicao em diversas posies e finalidades, melhorando a capacidade de flexibilidade, dor, e melhora da capacidade respiratria (TEODORI, 2011). A R.P.G. como foi dito anteriormente e na maioria dos casos j verificados, evidenciam que o mtodo promove a reduo da dor (CABRAL e et al, 2007). Promovem o aumento da

10

amplitude de movimento articular devido diminuio da resistncia passiva ao alongamento, principalmente quando o tempo de alongamento prolongado (MCHUGH; COSGRAVE, 2010). A postura que o indivduo assume durante a sua vida terrestre, tem por muitas vezes haver com o que ele , assim, afirma o estudo que analisou as diversas teorias existentes para o uso da reeducao postural global e a postura corporal, tendo como ponto de vista que a melhora da postura s ocorrer quando o indivduo quiser realmente mudar perante a vida e seus hbitos dirios, independente de quantos tratamentos e exerccios fizerem (STROTTMAN, I. B.; SANTANA, 2011). Concluso Ento, aps as anlises dos levantamentos bibliogrficos, conclui-se que, a tcnica da Reeducao Postural Global (R.P.G.) refora a idia de que pode ser utilizada nos pacientes, obtendo resultados positivos. Quando bem utilizada e avaliada, contribui muito para o alvio da dor lombar proporcionando equilbrio postural, ajuda na funo respiratria melhorando as trocas gasosas e como consequncia causando relaxamento, tambm contribui para problemas articulares e musculares, visando o corpo como um todo e no de forma individual, mas, globalmente, proporcionando sade mental, contribuindo assim para uma perspectiva de qualidade de vida para os pacientes na maioria das vezes em menos de 10 sesses. A tcnica RPG busca a funcionalidade, flexibilidade muscular e articular dando efeitos positivos em varias posies melhorando a dor, a capacidade respiratria, aumentado o movimento articular durante o alongamento principalmente em tempo prolongado com a finalidade de alongar os msculos tnicos, tendo a ajuda dos msculos expiratrios e inspiratrios, tambm melhora a postura globalmente progredindo ativamente e simultaneamente, isotnicas buscando sempre corrigir as retraes causadas por ms posturas ou pela dor que atravs dela o indivduo passa a adotar uma postura incorreta para aliviar a dor, chamada de acomodao, devolvendo assim a sua fora, o seu comprimento e a sua flexibilidade. As posturas da RPG progressivamente permite reencontrar a retrao da origem que implicam alongarem simultaneamente at atingir a fluagem muscular ( a capacidade de alongamento permanente de um musculo). O alongamento considerado como um aquecimento realizado antes de qualquer atividade aumentando o coeficiente da elasticidade e o acompanhado de relaxamento/alongamento do diafragma que devem ser realizado em expirao mxima, s assim o alongamento muscular poder ser eficaz levando progressivamente ao longo da amplitude articular. Devemos entender que a capacidade de endireitamento postural esta dependendo do bom funcionamento tnico da musculatura extensora responsvel pela postura significa se o msculo vai ser capaz de manter a contrao por tempo prolongado sem criar fadiga. Para manter a contrao vai depender da capacidade muscular, ou seja, quanto mais flexvel for a musculatura postural mais capacidade tem a mesma de gerar uma contrao. Para mantermos a postura em harmonia, equilbrio, vai depender do comprimento da cadeia muscular posterior, ou seja, da sua flexibilidade do musculo posterior. Lembrando que a continuidade dessa melhora deve partir de cada um que procura o atendimento com o RPGista que o especialista capacitado para promover essa tcnica que complementa a fisioterapia, procurando sempre manter a qualidade de vida, pois, muitos pacientes relatam que passam a dormir, trabalhar e ter uma boa concentrao nas suas atividades dirias quando submetidos a tratamentos com R.P.G.

11

Referncias Bibliogrficas AROKI, J.P. et al. Back and abdominal muscle functioning during stabilization exercises. Arch. Phys. Med. Rehabil. 82(8):1089-1098, 2001. BECARI, A. et al. O inferno da dor nas costas. Globo Cincia, 5(59): 26-34, 1996. BRACCIALLI, L.M.P. Estudos das relaes existentes entre crescimento e desvios na postura. Revista Reabilitar, 3(9):19-24, 2000. BRIGANO, J.U.; MACEDO, C.S.G. Anlise da mobilidade lombar e influncia da terapia manual e cinesiologia na lombalgia. Semina, 26 (2): 755-82, 2005. CABRAL, C.M.N. et al. Eficcia de duas tcnicas de alongamento muscular no tratamento da sndrome fmoro patelar: um estudo comparativo. Fisioterapia Pesquisa. 14(2): 48-56, 2007. CANTO, C.R. et al. Estudo da eficcia do mtodo de reeducao postural global em indivduos com dor lombar com relao a dor e incapacidade funcional. Portal de revistas Lillacs, 38(8): 292-297, jul./ago.2010. CECIN, H.A. Proposio de uma reserva anatomofuncional, no canal raquidiano, como fator interferente na fisiopatologia das lombalgias e lombociatalgias mecnico-degenerativas. Revista Associao Medica Brasileira, 43: 295-310, 1997. COELHO, L. O Mtodo Mzires ou a revoluo na ginstica ortopdica: o manifesto antidesportivo ou a nova metodologia de treino. Revista de motricidade; v:4, n2, 2008. COHEN, I.; RAINVILLE, J. Agressive exercise as treatment for chronic low back pain. Sport Med. 32(1): 75-82, 2002. COSTA, D.E; PALMA, A. O efeito do treinamento contra resistncia na sndrome da dor lombar. Revista Port. Cientifica Desportiva, 5(2), 224-234, maio/2005. DACCA, E.R.G.S.; FURLAN, M.M.D.P. Abordagem fisioterpica associada ao sistema de personal trainer no tratamento da hrnia de disco lombar. Arquivo cincias sade UNIPAR; 4(2): 165-168, maio-ago, 2000. EDUARDO, A.C.R. e et al. A RPG como modificador da qualidade de vida de indivduos portadores de lombalgia - um estudo piloto. Terapia Manual, 4(15): 12-6, 2006. ESTOL, C.J. French physical therapy technique effective in patients with refractory chronic back pain. Proceedings of the 57th American Academy of Neurology`s Annu-al Meeting, 9-16, 2005. GRANT, A.M.R.A. Atlas de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. GOULD III, JAMES A. Fisioterapia na ortopedia e na medicina do esporte. So Paulo. Editora: Manole, 1993. GRUPO WHOQOL. A Organizao Mundial de Sade em desenvolvimento da qualidade de vida como instrumento de avaliao (o WHOQOL). Orley J, Kuyken W (editores). Qualidade de vida avaliao perspectivas internacionais. Heigelberg: Springer Verlag, p. 41-60, 1994

12

KAPANDJI, A.I. Fisiologia articular. So Paulo: Panamericana; Rio de Janeiro: Guanabara Kooagan, 2000. LIMA, P.G.; COSTA, M.A.M. Variaes dolorosas encontradas em pacientes escoliticos submetidos a tcnica da reeducao postural global. Revista digital/Faculdade de Alagoas, n 1 julho a dezembro, 2007, p. 264 a 275. LIPPERT, L.S. Cinesiologia clinica para fisioterapeuta. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2003. MAGEE, D. J. Avaliao Musculoesqueltica. 4 ed. So Paulo: Manole, 2005. MAGALHES, E. e et al. Hematoma aps anestesia peridural: tratamento conservador. Relato de caso. Revista Brasileira de Anestesiologia, 57(2) Campinas, mar/abril, 2007. MARQUES, A.P. et al. Alongamento muscular em pacientes com fibromialgia a partir de trabalho de reeducao postural global (R.P.G.). Revista Brasileira de Reumatologia. So Paulo, v. 34, n: 5, p. 234, 1994. MARQUES, A.P. Reeducao postural global: um programa de ensino para formao de fisioterapeutas (TESE). Instituto de Psicologia USP, So Paulo, 1995. McHUGH, M.P.E COSGRAVE, C. H. To stretch or not to stretch: the roleof stretching in injury prevention and performance. Scand J. Med. Sci. Sports, 20(2): 169-181, 2010. NACHEMSON, A. Towards a better understanding of low-back pain: a reviw of the mechanics of the lumbar disc. Rhevmatology and Reabilitation, 1975. ORGANIZAO MUNDIAL DE www.who.int/chp/topics/rheumatr/en/. SADE, 2011. Disponvel em

PITA, M.C. Cifose torcica tratada com reeducao postural global. Arquivos Cincias Sades UNIPAR. 4 (2): 159-164, 2000. RIBEIRO, C.A.N.; MOREIRA, D. O exerccio teraputico no tratamento da lombalgia crnica: uma reviso da literatura. Revista brasileira Companhia e Movimento, 18(4):100108, 2010. ROSSANEZ, J.R. e et al. Estudo da estabilidade da coluna lombar aps facectomia. Revista coluna. 8(3), So Paulo, jul/set 2009. SANTOS, S.R. Estudo comparativo entre reeducao postural e a srie de willians para indivduos portadores de lombalgias. So Paulo: UNIFESP; 2003. SANTURBANO, P.R. O efeito da reeducao postural global (RPG) em pacientes com lombalgia crnica causada por hrnia discal de L4-L5 e L5-S1: avaliao do nvel de incapacidade e de dor antes e aps o tratamento. Monografia. Universidade e Faculdades Metropolitanas Unidas, So Paulo 2007. SOUCHARD, P.E. Reeducao Postural Global (Mtodo do Campo Fechado). Editora Cone. So Paulo, 1986.

13

SOUNCHARD, P. Reeducao postural global: mtodo do campo fechado. So Paulo: cone, 1990. SOUCHARD, P. Reeducao postural global e leses articulares. Editora: Elsevier, 1998. SOUCHARD, P.; OLLIER, M. As escolioses: seu tratamento fisioteraputico e ortopdico. So Paulo: Realizaes, 2001. SOUCHARD, P. Fundamentos da Reeducao Postural Global. 2.ed. So Paulo: Editora Livraria e Distribuidora LTDA, 2005. STROTTMAN, I.B.; SANTANA, R.R. Postura corporal e a reeducao postural global: Definies Tericas. XI Encontro Latino Americano e VII Encontro Latino Americano de Ps graduao. Universidade do Vale do Paraba, 2011. TEIXEIRA, L.A.N.; RIBEIRO, D.C.L. Tratamento para algias da coluna e retraes posturais utilizando o mtodo de RPG - Reeducao Postural Global: um estudo de caso. Terapia Manual;4 (15):46-51, 2006. TEODORI, R.M. e et al. Reeducao Postural Global: Uma reviso da literatura. Revista Brasileira de Fisioterapia. 15(3), So Carlos, maio-jun, 2011. TORTORA, G.J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. TORTORA, G.J. Princpios de anatomia humana, 10.ed. Porto Alegre: Guanabara Koogan, 2007. THOMPSON, C.W.; FLOYD, R.T. Manual de cinesiologia estrutural. So Paulo: Manole, 1997. VASCONCELOS, L.M.; SILVESTRE, M.V. Caracterizao funcional e lgica de pacientes antes e depois de cinco sesses de R.P.G., artigos peridicos. Universidade do Estado de Santa Catarina, curso de fisioterapia: Florianpolis, 2007. WHOQOL GROUP. The development of the World Health Organization quality of life assessment instrument (the WHOQOL). In: Orley J. Kuyken W, (editors). Quality of life assessment : international perspectives. Heigelberg: Springer Verlag p. 41-60.1994.

S-ar putea să vă placă și