Sunteți pe pagina 1din 3

A troca

Sidnei Alves da Rocha

Em um seminrio sobre Educao de Qualidade algum, ao microfone, disse que se preocupava muito com a qualidade da educao porque havia muita troca de professores nas escolas. Dizem que no Brasil tudo acaba em pizza ou termina em futebol. Apesar de no ser adepto dessas prticas, comecei a imaginar as escolas como clubes de futebol. Todo mundo j leu ou ouviu um noticirio assim: o jogador Fulano trocou tal clube por outro a peso de ouro ou ento que um jogador foi barganhado por outro. Sabe como , a partir daquela fala, comecei a levantar, internamente, algumas hipteses e imaginei a tal troca mais ou menos assim: O diretor da Escola A, chamada aqui de Escola Alfa (a velha mania de se trocar os nomes para preservar a identidade) recebe uma ligao do diretor da Escola B que, pelos mesmos motivos da Escola A, ser chamada de Escola Beta e comenta: Colega diretor, estou com um problema daqueles. O que foi? Apareceu em minha escola um professor destes de ltima gerao, com um monte de funes e aplicativos que nem sei ao certo para que servem, de modo que, estou aqui at meio sem jeito, pois no sei o que fazer com o bicho. Mas ento o tal deve ser uma maravilha, sonho de consumo de qualquer escola! ! Mas aqui ele est sendo um pesadelo. Cara, acabou-se a tranquilidade. Os alunos, aqueles mal acostumados, s querem saber da novidade. aulinha de campo aqui, laboratrio de informtica ali, projetos de pesquisa acol. Os alunos at so outros, mas a escola no d conta de acompanhar seu ritmo alucinante. No d para continuar assim. Nossa escola tradicional e no se adapta a este tipo de baderna. Os outros professores vivem reclamando de todos estes desmandos. Nossa! E justamente um professor desses que estamos querendo para fechar o quadro. Ento, eu quero te propor um negcio, uma troca... Diz a qual a sua proposta? Eu j t comeando a me animar.

Seguinte: troco este estorvo por outro mais p no cho, mais centrado, mais na dele, mais, tipo assim, livro didtico... Que tal dois por um? Eu tenho em minha escola dois professores obsoletos que no se enquadram no PPP da escola e no esto me servindo pra muita coisa. Vixe, t se metendo em poltica pensa o diretor da escola Beta. Olha, eles so bem gastos, mas ainda tm uma autonomia de uns quinze anos cada um. to simples de manusear que at o manual de instruo ns perdemos. Hum... Entendo. E como funcionam? Simples de tudo. Bota um livro didtico nas mos deles, um toco de giz e um apagador que eles saem lecionando bem contentes, ou no. Ah, detalhe, nada de muita frescura. Quadro-negro, sem essas firulas de quadro colorido ou quadro branco com pincel. Beleza. Eles caem como uma luva. Aqui tudo assim. C acredita que esse sujeitinho pediu quadro magntico? Cara, o fim! E o seu, funciona como? Confesso que mal li o manual. complicado demais. Sei que multimdia. pesquisador e faz os alunos pesquisarem tambm, na moral e os alunos adoram. Nunca vi igual. Metido... Ele adora ler livros interessantes sobre educao, livros de pesquisa, literrios e est sempre se atualizando na sua rea do conhecimento. Adora fazer projetos e ensina com alegria e bom humor. Imagina, um exagero fora da nossa realidade. Nossa, ele deve ser bom mesmo, excelente! Vamos agilizar logo esta troca que eu no suporto mais tanta tecnologia aqui. Vou enviar pelos correios e voc me envia os dois obsoletos tambm. Certo. Na segunda eles chegam a. Ok. Vou aguardar. At mais, ento! At mais! Na segunda chegam as encomendas. Em uma caixa supermoderna est o professor multimdia com os dizeres: Cuidado, frgil! e Este lado para cima! a fim de proteger a cabea, compartimento no qual est implantado o crebro, parte mais importante do equipamento.

No manual de instruo consta que ele gosta de trabalho em equipe, de fazer projetos, de trabalhos inter e multidisciplinares, que gosta de cantar, pesquisar e adora o que faz. O diretor da escola Beta tambm recebeu e foi logo abrindo sua encomenda. Sem manual de instruo, mas bem embalados e com os mesmos dizeres de Cuidado, Frgil e Este lado para cima, os dois saram da caixa com cara de azedos, mal-humorados e descontes com a viagem. Traziam nas mos livros didticos carcomidos, usados h anos e anos por eles sem uma troca ou inovao. Os diretores sorriram e se deliciaram com suas novas e esperadas aquisies. E todos foram felizes para sempre, quer dizer, os alunos da escola Beta...

S-ar putea să vă placă și