Sunteți pe pagina 1din 19

Conceitos Alterao; Dependncia; Fragilidade; Depresso.

A nvel nacional temtem-se vindo a assistir a um acrscimo significativo, no plano demogrfico de indivduos em faixa etria superior a 64 anos de idade. O envelhecimento um fenmeno biolgico, psicolgico e social que atinge o ser humano na plenitude da sua existncia. Altera a sua relao com o tempo, o seu relacionamento com os outros e a sua prpria histria.

A modificao da relao do idoso com o tempo caracterizacaracteriza-se por um encurtamento do futuro, ou seja, ao contrrio dos jovens, o indivduo idoso tem uma longa vida para trs e esperanas muito limitadas sua frente.

Com a idade alteramalteram-se vrios aspectos perceptveis no corpo humano. Com o passar dos anos, quase todas as funes internas diminuem. A partir dos 30 anos iniciainicia-se essa perda que gradual, mas contnua. Porm, apesar dessa perda, a maioria das funes continuam a ser adequadas durante o resto da vida porque a capacidade funcional de quase todos os rgos superior que o corpo necessita.

Embora a qualidade de vida se altere pouco com a diminuio das funes de alguns rgos, esta pode afectar seriamente a sade e o bembem-estar.

Alteraes dos rgos internos:


Os msculos perdem a fora; As articulaes tornamtornam-se mais rgidas; Diminui a tolerncia glicose; Diminui a capacidade pulmonar; A resistncia s infeces menor; O corao enfraquece, diminui a frequncia cardaca; Os esfncteres anal e vesical enfraquecem.

Geralmente, difcil determinar quais so as alteraes que se relacionam com o envelhecimento e quais as que dependem do estilo de vida que cada indivduo levou. Vrios rgos podem sofrer danos maiores que os causados pelo envelhecimento de acordo com o estilo de vida, por exemplo, dietas inadequadas, fumadores, alcolicos, entre outros.

A afectividade a capacidade de experimentar sentimentos e emoes, influencia a tonalidade do relacionamento do indivduo com o mundo e consigo prprio. De entre as alteraes psicolgicas associadas ao envelhecimento a afectividade deve ser destacada. Uma das alteraes afectivas do envelhecimento a incontinncia emocional.

Incontinncia emocional uma forma de alterao da afectividade associada terceira idade que se caracteriza pela grande facilidade em apresentar intensas reaces afectivas, com subsequente incapacidade para controlcontrol-las.

Alm desta Incontinncia emocional podemos encontrar tambm, labilidade emocional, cuja caracterstica a mudana rpida das emoes. Diz um provrbio que "teme mais a morte aquele que mais temeu a vida". RefereRefere-se ao aumento da dificuldade em adaptaradaptar-se novas situaes, incrementada com o passar dos anos para algumas pessoas.

De acordo com diversos estudos, o equilbrio do idoso face ao ambiente dependem, principalmente, dos seguintes factores:
Um contacto social adequado; Uma ocupao com significado; Uma certa segurana social; Um estado de sade satisfatrio.

Contacto social adequado:


O idoso comea por ser esquecido, muitas vezes, no seio da prpria famlia. colocado numa posio de forma a proporcionar o menor incmodo famlia. A prova do mesmo so alguns internamentos institucionais. No meio familiar os assuntos quotidianos quase nunca so dirigidos ao idoso, pois h uma falsa crena de que ele no se interessa

Ocupao com significado:


Existe o preconceito de que com o envelhecimento a pessoa tornatorna-se menos saudvel, est mais limitada fisicamente, tem mais dificuldade em aprender, em mudar posturas, comportamentos e a funo cognitiva est a deteriorardeteriorar-se. O prprio indivduo com mais idade tende depresso por baixa da autoauto-estima, consideraconsiderase menos capaz e est ansioso pela reforma e por adquirir um estilo de vida mais pacato e mais adequado velhice.

Por tudo isto, s resta aos idosos cuidarem de canrios, praticarem jardinagem e tric. O velho , de facto, considerado um inapto pela nossa sociedade, um incapaz crnico e um deficiente ocupacional irrecupervel. A exaltao da produtividade, a glria do til e o mrito tirnico da vitalidade jovial monopolizam toda valorao social.

Certa segurana social:


Aqui pretendepretende-se realar que no deve existir constrangimento ou vergonha na adaptao saudvel idade madura, na aceitao sem frustrao das naturais limitaes determinadas pela idade e no descobrimento de tantas outras e novas aptides. O entusiasmo no idoso deve ser sempre estimulado, porm, estimulado para actividades compatveis com sua real situao.

O idoso pode, perfeitamente, ter uma ocupao cheia de significado sem que, para isso, tenha que voar de asa delta ou fracturar a coluna a praticar surf. Existe uma diversidade de ocupaes plenas de significado e dignidade que sero esplendidamente desenvolvidas por pessoas mais velhas. necessrio e fundamental reconhecermos o valor laboral e ocupacional dos idosos.

Estado de sade satisfatrio :


Deve ser entendido de maneira global, tanto fsica quanto mentalmente. O idoso, por ser velho, no deve obrigatoriamente ser doente. Infelizmente, a sociedade moderna exclusivamente vocacionada para a produtividade, o actual, o lucro imediato e a utilidade imediata da Pessoa.

Assim que o idoso se torna um peso social e v desaparecer do seu espao existencial, anteriormente vivido com plenitude e sucesso. Experimenta uma profunda reaco de perda ao seu valor como pessoa. Desta forma, mesmo indivduos relativamente equilibrados emocionalmente durante a vida regressa, com a velhice tendem a descompensar.

S-ar putea să vă placă și