Sunteți pe pagina 1din 5

Profissional de Recreao: as vantagens de seguir esse caminho

por: Cleber Mena Leo Junior Profisso: Recreador! (Foto: Divulgao) Aps cursar Educao Fsica, Turismo, Hotelaria, Lazer e Recreao, Pedagogia, Entretenimento, escolher qual ser a sua linha de trabalho aparentemente no uma tarefa fcil, visto a diversidade de disciplinas que temos durante o curso, sejam elas obrigatrias ou opcionais, mas a cada disciplina cumprida, aprendemos mais sobre um assunto novo, que poder ser sua rea de atuao no futuro. Dentre as tantas disciplinas cursadas, qual a que voc ir seguir? Muitos de ns prestamos o vestibular com um objetivo, o qual pode mudar ou no no decorrer do curso. Se voc pretende atuar como Profissional de Recreao, entenda e descubra as vantagens dessa rea. PROFISSO RECREADOR: h valorizao do profissional? Se o objetivo ser professor, temos os sindicatos e associaes de professores, que pode ser municipais, rgos responsveis por regularizar a profisso, como o CREF de Educao Fsica, e leis especficas que defendem os direitos e regularizam a profisso, como as leis trabalhistas. Se a meta ser profissional da rea da Ginstica Laboral, h a Associao Brasileira de Ginstica Laboral (ABGL) visa promover a integrao e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Educao Fsica que atuam com Ginstica Laboral. Ou formos da rea de Personal Trainer, temos o apoio da Sociedade Brasileira de Personal Trainer, com o intuito de fortalecer a imagem e disseminar o treinamento personalizado de qualidade na sociedade, educando, assessorando e promovendo seus membros, bem como oferecendo educao para o bem-estar aos clientes desses membros. Traz informaes aos seus profissionais. Mas e o profissional de recreao? Fica apenas amparado com os conhecimentos da disciplina da graduao, ou, em participao de cursos de atualizao? A Associao Brasileira de Recreadores (ABRE), que existe h 10 anos, inicia 2013 com tudo na formao e informao dos profissionais de recreao, com o lanamento do Portal da ABRE (www.abrerecreadores.com). Neste endereo voc acadmico ou profissional que atua na rea ou ainda planeja atuar poder conferir materiais para a formao do recreador, pois o objetivo da ABRE a busca da VALORIZAO DO RECREADOR, cobrando uma postura profissional e competente dos seus associados, alm de realizar ou apoiar eventos voltados para a formao profissional. ENTENDA O PERFIL PROFISSIONAL: conhea algumas caractersticas necessrias!

O profissional de recreao no foge aos quesitos de bons profissionais necessrios para ganhar espao no mercado (lder, inovador, criativo, proativo, comprometido, alegre, dinmico, comunicativo, simptico, tico, solidrio, organizado, responsvel), mas, alm disso, precisamos de algumas pitadas a mais como: amar o que fazer gostar de brincar e jogar, habilidade para trabalhar com pessoas de todas as idades, e saber que ir trabalhar no momento que os outros descansam (finais de semanas, frias, passeios, aniversrios, acampamentos). MERCADO DE TRABALHO: saturado, disputado ou oportuno? O mercado de entretenimento um dos que mais crescem no pas, pois de acordo com a sobre carga de trabalho e atividades dirias, as pessoas querem descansar e relaxar do estresse do trabalho e do dia-a-dia, e a recreao torna-se um atrativo maior para os hotis, resorts, clubes, que desejam atrair esse cliente. MO DE OBRA: reas de atuao e valores! Existem vrias reas de atuao para o profissional de recreao, entre elas, Colnia de Frias, Acampamentos, Hotis, Resorts, Spas, Eventos, Aniversrios, Empresas, Navios, Condomnios, Escolas, entre outros. Alguns dessas reas com contratao por hora, outros por diria, pernoite, semanal, semestral e outras com contratao para temporada de 1, 2, 3, ou 6 meses como atividades de recreao em navios. A diria de um recreador fica entre R$ 60,00 a R$ 180,00. E nunca esquea: se voc pode sonhar, pode fazer (Walt Disney). Fonte: PORTAL EDUCAO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/32738/profissional-derecreacao-as-vantagens-de-seguir-esse-caminho#ixzz2bKqfbHBY

O recreador o profissional responsvel por promover atividades recreativas, com as finalidades de entretenimento ou integrao social. Deve ser capaz de elaborar projetos, coordenar e executar atividades ldicas e de interao social adequadas s caractersticas dos clientes e condies do ambiente, observando as normas de segurana necessrias. Esse profissional deve gostar de lidar com pessoas, ser criativo, ter iniciativa, saber exercer liderana, ter muito bom humor, bom astral, cultura geral e, principalmente, gostar do que faz. O mercado de trabalho bastante diversificado. O recreador pode atuar em navios de cruzeiros, hotis de lazer, hotis fazenda, clubes, festas, stios que recebam grupos de turistas, acampamentos, colnias de frias, escolas, associaes e todos os lugares onde pessoas se encontram em ambientes de lazer e de forma bastante descontrada.

No h pr-requisitos para ingressar na profisso, a no ser apresentar as habilidades necessrias e conhecer tcnicas recreacionais, que voc ir desenvolver e aprender no curso. O mais interessante que no existe uma idade limite para iniciar na profisso: desde que o candidato apresente boa disposio, a idade no costuma ser impedimento. Por se tratar de uma atividade que requer timo relacionamento com pessoas, experincia de vida muito desejada. Muitos se tornaram recreadores aps a aposentadoria ou depois de exercer por muitos anos outras profisses.

O Profissional do Lazer
Posted by recreacao under Geral, O que Recreao e Lazer ??? | Tags: Brinquedista, Ludotecrio, profissional da recreao, Profissional do Lazer, Recreacionista, Recreador | [6] Comments

PROFISSIONAL DE RECREAO: RECREADOR, BRINQUEDISTA, PEDAGOGO LDICO OU LUDOTECRIO? 1 DENOMINAO USA PARA PROFISSIONAL DE RECREAO So varias as denominaes utilizadas para designar o profissional desta rea, Negrine, A., (2001, p.49), utiliza a palavra recreador para a pessoa que tem a funo de desenvolver programas ldicos, mas tambm fala que outras denominaes podem ser utilizadas , como recreacionista, pedagogo ldico ou brinquedista. Est ultima vem tomando corpo nos ltimos anos, j que a Associao Gacha de Brinquedotecas AGAB vem se esforando para criar no estado, curso de especializao para a formao de brinquedistas. Esse termo equivalente a ludotecrios utilizado na Espanha e em Portugual.J os autores Cavallari, A. R.; Zacharias, V. (2000, p.18) comenta que todo o profissional envolvido com recreao chamado de recreacionista. Porm, em situaes diferentes, os recreacionistas assumem papis diferentes, de acordo com as necessidades do momento: Animadores, Supervisores ou Tcnicos em Recreao. O Animador aquele que tem o contato direto com o publico participante e com as atividades ldicas desenvolvidas. O Supervisor aquele que tem uma equipe de animadores sob seu controle e se torna elo de ligao entre os componentes da equipe e desta com o empreendedor.O Tcnico em Recreao deve entender em pouco sobre comportamento humano, saber o que as pessoas esperam para a sua recreao, tendo viso organizacional e de planejamento e projetos, na inteno de ter uma viso de futuro a mdio e longo prazo. Marcellino, N. C. (1995, p.24) denomina o profissional de recreao como militante cultural, foi escolhida por ele por algumas razes. Uma delas, de ordem estritamente metodolgica, diz a respeito ao fato de julgarmos necessria uma designao abrangente, ainda que excessivamente genrica, capaz de acolher ao mesmo tempo no apenas os diferentes profissionais do tempo livre, como tambm aqueles que se dedicam informal o voluntariamente ao cultural, sem fazer disso um emprego ou uma profisso. Nesse sentido, militante pareceu para o autor o mais apropriado que animador, monitor, ou intrutor, que so categorias mais imediatas de uma ao especfica e localizada, aparecendo frequentemente associadas a algum tipo de organizao. Ainda que animador ou agente cultural tenham relativa abrangncia, ele afirma que mais fcil subordin-los a uma designao ampla como militante que o inverso. O autor define militante cultural, como sendo todo aquele que realiza aes no plano da cultura, no tempo livre dos indivduos, seja para estimul-los produo de bens culturais, seja para ampliar a sua participao na apropriao desses bens, tendo

como motivao bsica tanto o prazer de dedicar-se a algo com que se indentifica fortemente, quanto a valores pessoais que conferem cultura papel importante para o desenvolvimento das pessoas, dos grupos, das comunidades e da sociedade em geral. 2 AS OPES DE FORMAO

Atualmente na recreao existem profissionais de diversas reas atuando como recreador. Como at hoje no existe uma formao especfica para esta profisso, profissionais de Educao Fsica, Turismo, Pedagogia, Psicologia, Hotelaria, atuam nesta rea, sem contar aqueles que nem formao possuem.
Considerando os cursos de formao existentes no momento, no Brasil, tudo indica que os profissionais de Educao Fsica, principalmente aqueles oriundos cursos de licenciatura, apresentam perfil compatvel para realizarem esse tipo de servio. Geralmente, o curso de Educao Fsica alm de se preocupar com a formao pedaggica do egressos, tem currculos fartos em termos de atividades prticas, como desporto, danas, ginstica e atividades recreativas de forma geral. (NEGRINE, A. , 2001,p.52)

Camargo, L. O. de L., (1998, p.140) comenta que embora, as faculdades de Educao Fsica, Turismo, de Pedagogia, de servio social vm fornecendo estagirios e profissionais para a rea, os currculos dessas escolas ainda pequeno mas que aos poucos esto sendo incrementados. O esforo por uma formao especfica para esta rea teve incio somente no ltimos anos. Graas ao esforo do Senac, a profisso de animador cultural e recreativo j foi chancelada pelo Conselho Estadual de Educao de So Paulo, e suas unidades j comearam a promover cursos tcnicos na rea.

3 REAS DE ATUAO DESTE PROFISSIONAL As reas de atuao muito diversificada, podendo atuar nas Escolas, Hotis, Acampamentos, Acantonamento, DayCamp, Festas, Clubes, Empresas, Academias Desportivas, Navios, Onibus, Natureza. 4 O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RECREAO Negrine, A., (2001, p.53), acredita que para exercer a funo de recreador, a pessoa necessita ter desenvolvido algumas habilidades que traduzem o perfil do profissional, como: facilidade de estabelecer relaes interpessoais; respeito opinio dos outros; capacidade de tomar iniciativa; capacidade de ser mediador e ter esprito criativo. J Camargo, L. O. de L. (1998, p.141) cita algumas outras caractersticas entre elas esto: a polivalncia cultural, com conhecimentos em diferentes campos de atuao e tcnicas de trabalho, a capacidade de montar e coordenar equipes com profissionais de variada formao e origem. 5 O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LDICAS O recreador um

grande desenvolvedor de atividades ldicas, assim quis inserir em meu trabalho um pouco sobre o tipo de atividade que esse profissional desenvolve.A palavra ldico vem do latim ludus, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, entretenimento, passatempo ( SANTOS, S.M.P.dos, 1997, p.9). Neste brincar esto includos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos pelas crianas, e estes tambm tem a funo de educar ao passo que ela quando brinca com a realidade constri um universo particular, levando-a a aprendizagem, ao conhecimento e compreenso do mundo. Para Freire, J.B. (2001), a criana uma especialista em brinquedos, e este tem um importante papel que o de aperfeioar o acervo motor dando-lhe no futuro condies de cumprir exigncias solicitadas pela escola. A atividade ldica na pr-escola estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontrao e autoconfiana. Segundo Santos, S.M.P dos, (1997, p.20), as atividade ldicas possibilitam o desenvolvimento integral da criana, j que atravs destas atividades a criana se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.

S-ar putea să vă placă și