Sunteți pe pagina 1din 1

11.10.

2013

SEXTA-FEIRA
www.destakjornal.com.br

SEU DESTAK

15

PARTICIPE!
MEU DESTAK
MRVIO DOS ANJOS DIRETOR EDITORIAL marviodosanjos@gmail.com

Escreva para o Destak, d sua opinio, mande sua foto, indique seu blog ou site. As mensagens devemser enviadas com nome completo para leitor@destakjornal.com.br. O Destak no publica blogs com objetivos comerciais e se reserva o direito de editar as cartas que recebe.

CARTAS DO LEITOR
Black blocs nas manifestaes
Follow the money (siga o dinheiro). Cui Bono (a quem beneficia). Podemos fazer o diabo na hora da eleio. Se juntar todas afirmaes acima e sabendo dos custos para pagar internet, celular (a mais cara tarifa do mundo) para se comunicar, gasolina (tambm das mais caras do mundo), transporte, alimentao, vesturio no deve ser difcil identificar quem est por trs dos manifestantes violentos. S mesmo no Brasil que o crime com hora e local marcados no impedido pela polcia.
LUIZ NUSBAUM Via e-mail

FOTO BLOG

Biografiasda inocnciatil

debate sobre a autorizao ou no de biografias tem a ver com a ideia da democracia que se deseja. Que pas os membros do Procure Saber (associao que rene Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton e Djavan, entre outros, sob a voz de Paula Lavigne) querem deixar para seus filhos, considerada sua poltica de escrita de biografias? O principal risco o de que as figuras polticas se apropriem das prerrogativas estabelecidas pelos artistas, escaldados pelo jornalismo de celebridades; a partir disso, esses polticos conseguiriam restringir ao mximo os dados de interesse pblico. O artigo 5, inciso X, da Constituio Federal afirma claramente que so inviolveis a intimidade, a privacidade, a honra e a imagem das pessoas. Mas completa: assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente da violao. Ou seja: primeiro preciso que algum julgue de forma imparcial se houve a suposta violao, at para que no haja prejuzo ao artigo 220 da mesma Constituio, que garante a impossibilidade de censura prvia a qualquer manifestao de expresso. No d para expulsar o zagueiro antes que ele cometa a falta, por mais preciosas que sejam as pernas do atacante. O que necessrio acreditar na hiptese no rara do bigrafo tico, como Ruy Castro, Mario Magalhes, Lira Neto e tantos outros. Acreditar nisso tanto para a poltica, que nos permite analisar nossa histria, quanto para as artes, que nos fazem senti-la.

Muito simples a explicao para a passividade dos governos com relao a essa atuao de grupos de vndalos em protestos de rua: esses marginais no protestam contra nada. S visam extravasar sua fria quebrando e incendiando patrimnio alheio, alm de buscar confronto com a polcia, espalhando o terror e desestimulando a presena de pessoas normais nos protestos. No fundo, isso que os governos querem. Aquelas multides que saram s ruas em junho em protestos pacficos no querem se expor a esse vandalismo, nem ao gs de pimenta da polcia, e decidiram ficar em casa, dando a falsa impresso que as medidas emergenciais tomadas pelos nossos governantes atenderam s suas reivindicaes. Acho que esses movimentos de vndalos so, at, estimulados pelos governos.
RONALDO FERRAZ Via e-mail

ZELIA QUEIROZ nos mandou a foto de Half, filhote de 4 meses da famlia Queiroz (Zelia, Silvio e Civirino). O cachorro o xod da casa. Mande voc tambm fotos para o Destak.

EXPEDIENTE. Destak Brasil Editora S.A. Diretor Editorial: Mrvio dos Anjos. Editor-Chefe: Paulo Galdieri. Editora: Renata Baptista. Editora de Arte: Ana Paula Santos. Reviso: Kamila Queiroz. Redao: Rua Frei Matias Teves, 280, sl. 806, Ilha do Leite, Recife, CEP: 50070-450 Recife - PE. E-mail: destak@destakjornal.com.br. Departamento Comercial: 3412- 6100 ou 3034-6172 Grfica: Plural Indstria Grfica LTDA (tel. 3311-3231)

Para anunciar, ligue 3412-6100

S-ar putea să vă placă și