Sunteți pe pagina 1din 10

Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia de Gois Departamento de reas IV Engenharia de Controle e Automao

Relatrio de Aula Pratica Laboratorial de Fsica


Experimento 3: MAPEAMENTO DE SUPERFCIES EQIPOTENCIAIS E CAMPOS ELTRICOS

Setembro de 2013

Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia Engenharia de Controle e Automao rea IVDisciplina: Eletricidade e Magnetismo Prof. Acelino Alunos: Flvio Henrique de Santana Almir Santos Thiago Lago Marcelo Fagundes

RELATRIO EXPERIMENTO N. 3 MAPEAMENTO DE SUPERFCIES EQIPOTENCIAIS E CAMPOS ELTRICOS


1. OBJETIVO:

Mapear as superfcies equipotenciais de diferentes eletrodos e traar as linhas de campos eltricos.


2. INTRODUO: Assim como a terra tem um campo gravitacional, uma carga Q tambm tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas.

Desta forma, assim como para a intensidade do campo gravitacional, a intensidade do campo eltrico E definido como o quociente entre as fora de interao das cargas geradora do campo Q e de prova q e a prpria carga de prova q.

Chama-se de campo eltrico o campo estabelecido em todos os pontos do espao sob a influncia de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a um fora de interao (atrao ou repulso) exercida por Q.

O experimento a seguir ir demonstrar de forma prtica a formao dos campos eltricos nos eletrodos quando submetidos a uma corrente eltrica. 3. ASPECTOS TERICOS: O cientista ingls Michael Faraday, que introduziu a ideia de campos eltricos no sculo XIX, imaginava que o espao nas vizinhanas de um corpo eletricamente carregado era ocupado por linhas de fora. Embora no se acredite mais na existncia dessas linhas, hoje conhecidas como linhas de campo eltrico, elas so uma boa maneira de visualizar os campos eltricos. A relao entre as linhas de campo e os vetores de campo eltrico a seguinte: Em qualquer ponto, a orientao de uma linha de campo retilnea ou a orientao da tangente a uma linha de campo no-retilnea a orientao do campo eltrico nesse ponto; As linhas de campo so desenhadas de tal forma que o nmero de linhas por unidade de rea, medido em um plano perpendicular s linhas, proporcional ao mdulo de . Assim, E tem valores elevados nas regies em que as linhas de campo esto mais afastadas.

4. MATERIAIS UTILIZADOS:

Os materiais utilizados nesta aula prtica foram:

a) Cuba de acrlica; b) Dois fios com pino banana; c) gua de torneiro (comum); d) Dois eletrodos em forma de argola; e) Dois eletrodos em forma de barra plana (Placa Metlica); f) Fonte de tenso contnua varivel: 0-30 V; g) Multmetro analgico; h) Quatro folhas de papel milimetrado.

5. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS: 5.1.


ELETRODOS PONTUAIS: Sinais Contrrios

a) Colocar a folha de papel milimetrado sob a cuba acrlica, Fig.3.2 (a); b) Ajustar os eletrodos (pontuais) no recipiente, transferindo suas coordenadas para o papel milimetrado; c) Despejar uma fina camada de gua na cuba acrlica, distribuindo-a uniformemente; d) Ligar os eletrodos fonte de tenso e em seguida ajustar a fonte em 10 V (volts); e) Colocar a ponta de prova fixa em um ponto situado em um dos eletrodos; f) A ponta de prova mvel, deve ser posicionada a 2 (dois) centmetros da linha central e movimentada paralelamente a linha procurando uma posio em que a leitura do voltmetro tenha o mesmo valor; g) Em seguida, marcar as coordenadas desta posio no papel milimetrado; h) Repita o procedimento (e)(g) variando a distncia da linha central de 2 cm em 2 cm a direita e a esquerda da linha central. Obs.: 4 (quatro) pontos para cada lado. i) Repita o procedimento para cada um dos pontos marcados no papel milimetrado sob a cuba acrlica; j) Traar as superfcies equipotenciais e as linhas de campo eltrico.

OBS.: Os pontos marcados no papel milimetrado, sob a cuba acrlica, devem ser usados para fixar a ponta de prova fixa.

5.2.

ELETRODOS EM FORMA DE BARRA

a) Trocar os eletrodos pontuais por eletrodos em forma de barra, Fig.3.3; a) Repita os procedimentos do item A; b) Traar as superfcies equipotenciais e as linhas de campo eltrico em um papel milimetrado. 5.3. PERTURBAO DO CAMPO ELTRICO

a) Repita os procedimentos do item B com uma argola no centro dos eletrodos em forma de barra; b) Traar as superfcies equipotenciais e as linhas de campo eltrico em um papel milimetrado.

6. RESULTADOS
1

a) Nos papis milimetrados, trace as superfcies equipotenciais: b) Nos mesmos papis, trace o campo eltrico indicado por setas, o seu sentido em cada ponto da superfcie equipotencial. RESPOSTA: De acordo com o solicitado nos itens a e b, seguem os desenhos a seguir:

6.1.

ELETRODOS PONTUAIS:

Sinais Contrrios.

6.2.

ELETRODOS EM FORMA DE BARRA

6.3.

PERTURBAO DO CAMPO ELTRICO

c) Justifique o fenmeno observado no procedimento PARTE 2 tem C. RESPOSTA: As linhas de campo se afastam da argola medida que o campo se afasta dela, pois a orientao de uma linha de campo retilnea ou a orientao da tangente a uma linha de campo no-retilnea a orientao do campo eltrico .nesse ponto. d) As linhas do campo eltrico nunca se cruzam. Por que? e) RESPOSTA: No, pois se o campo eltrico se cruzasse em algum ponto teramos dois campos eltricos num mesmo ponto, o que seria impossvel. f) O campo eltrico e o potencial eltrico so campos escalares ou vetoriais? Justifique. RESPOSTA: So campos vetoriais, pois tm mdulo, direo e sentido. 7. CONCLUSES

Com os experimentos, foi confirmada a ideia citada por Michael Faraday a respeito da existncia das linhas de campo eltrico, que facilita a visualizao do comportamentos dos campos eltricos sobre os corpos. Foi confirmado tambm a teoria de que os campo eltricos tem um sentido e tambm que as linhas de campo eltrico se afastam das cargas positivas (onde comeam) e de aproximam das cargas negativas (onde terminam)

8. REFERNCIAS

Halliday, D., Resnick, R. e Walker, J. Fundamentos da Fsica, Vol. 3, LTC (Rio de Janeiro 2003) 6 edio. Caderno de laboratrio FISICA PARA COMPUTAO I

S-ar putea să vă placă și