Sunteți pe pagina 1din 3

Hidrlise Salina - Lista de exerccios Professor: Christiano Meirelles

1- Sabendo que a constante de dissociao do hidrxido de amnio e a do cido ciandrico em gua so, respectivamente, Kb =1,76 10-5 (pKb = 4,75) e Ka = 6,20 10-10 (pKa = 9,21), determine a constante de hidrlise e o valor do pH de uma soluo aquosa 0,1 mol/ L de cianeto de amnio. 2- Durante a produo de cachaa em alambiques de cobre, formada uma substncia esverdeada nas paredes, chamada de azinhavre [CuCO3.Cu (OH)2], resultante da oxidao desse metal. Para limpeza do sistema, colocada uma soluo aquosa de caldo de limo que, por sua natureza cida, contribui para a decomposio do azinhavre. a) Escreva a equao qumica para a reao do azinhavre com um cido fraco, HA, em soluo aquosa. b) Considerando solues aquosas de carbonato de sdio, de cloreto de sdio e de hidrxido de sdio, alguma delas teria o mesmo efeito sobre o azinhavre? Por qu?

3- Dadas trs solues aquosas a 25 C: NaCl (soluo I), NaF (soluo II) e NH4Cl (soluo III). a) Apresente a ordem crescente de acidez para estas trs solues. b) Justifique sua resposta para o item a atravs do uso de equaes qumicas. 4- Numa estao de tratamento de gua, uma das etapas do processo tem por finalidade remover parte do material em suspenso e pode ser descrita como adio de sulfato de alumnio e de cal, seguida de repouso para a decantao. a) Quando o sulfato de alumnio Al2(SO4)3 - dissolvido em gua, forma-se um precipitado branco gelatinoso, constitudo por hidrxido de alumnio. Escreva a equao balanceada que representa esta reao. b) Por que adicionada cal - CaO - neste processo? Explique, usando equaes qumicas Dados os compostos: NaCN, KCl, NH4Cl, KOH, H2SO4: (Questes 5,6 e 7) 5- Coloque esses compostos em ordem crescente de acidez.

6- Calcule a constante de hidrlise (Kh) do NaCN, sabendose que, em soluo 0,2M, esse sal est 0,50% hidrolisado. 7- O pH dessa soluo de NaCN : 8- Calcule a constante de hidrlise do acetato de amnio (NH4Ac), sabendo que as constantes de ionizao do cido actico e do hidrxido de amnio so 2x10-5, na temperatura considerada. 9- O azul de bromotimol um indicador cido-base, com faixa de viragem [6,0 7,6], que apresenta cor amarela em meio cido e cor azul em meio bsico. Considere os seguintes sistemas: I. gua pura. II. CH3COOH 1,0 mol/L. III. NH4Cl 1,0 mol/L. Indique, na tabela que segue a coluna contendo as cores desses sistemas depois da adio de azul de bromotimol, respectivamente: a) verde, amarela, azul. b) verde, azul, verde. c) verde, amarelo, verde. d) verde, amarela, amarelo. e) azul, amarelo, azul. 10- Um sal formado por base forte e cido fraco hidrolisa ao se dissolver em gua, produzindo uma soluo bsica. Esta uma caracterstica do: a) Na2S. b) NaCl. c) (NH4) 2SO4. d) KNO3. e) NH4Br. 11- Uma soluo aquosa de cloreto de amnio 0,2 mol/L apresenta um grau de hidrlise igual a 0,5%%. Determine o pOH, pH, [H+], [OH] e Kh para essa soluo e o Kb para o NH4OH. Dado: Kw= 10 14, a 25C.

12- A aspirina e o cido actico so cidos monoprticos fracos, cujas constantes de dissociao so iguais a 3,4. 10-4 e 1,8. 10-5 respectivamente. a) Considere solues 0,1mol/L de cada um desses cidos. Qual soluo apresentar o menor pH? Justifique. b) Se os sais de sdio desses dois cidos forem dissolvidos em gua, formando duas solues de concentrao 0,1mol/L, qual dentre as solues resultantes apresentar maior pH? Justifique. 13- Os compostos cianeto de sdio (NaCN), cloreto de zinco (ZnCl2), sulfato de sdio (Na2SO4) e cloreto de amnio (NH4Cl), quando dissolvidos em gua, tornam o meio respectivamente: a) bsico, cido, cido, neutro; b) cido, bsico, neutro, cido; c) bsico, neutro, cido, cido; d) bsico, cido, neutro, cido; e) cido, neutro, bsico, bsico. 14- A chuva cida, uma das formas de poluio mais agressivas ao meio ambiente, capaz de destruir ecossistemas terrestres e aquticos. Tal fenmeno ocorre, principalmente, quando vapores de gua se combinam com os gases SO2 e NO2, liberados por indstrias que utilizam a queima de carvo como fonte de energia. Com relao chuva cida, correto afirmar que: a) o baixo teor de pH decorrente da formao de cidos, tais como, H2SO4, H2SO3, HNO2 e HNO3; b) o pH menor do que 7,0, devido formao dos cidos H2S, HS2, HN3 e HCN; c) o baixo teor de pH decorrente da formao dos sais NaNO3 e Na2SO4; d) os cidos presentes so substncias que podem ser neutralizadas por sais, tais como NaCl e Na2SO4; e) o processo de formao da chuva cida caracterizado por uma reao de neutralizao. 15- O nitrito de sdio, NaNO2 um dos aditivos mais utilizados na conservao de alimentos. um excelente agente antimicrobiano e est presente em quase todos os alimentos industrializados base de carne, tais como presuntos, mortadelas, salames, entre outros. Alguns estudos indicam que a ingesto deste aditivo pode proporcionar a formao no estmago de cido nitroso e este desencadearem a formao de metablitos carcinognicos. Dada a constante de hidrlise :Kh = Kw/Ka e considerando as constantes de equilbrio Ka (HNO2) = 5 10-4 e Kw = 1 10-14 a 25 C. Qual o valor aproximado do pH de uma soluo aquosa de nitrito de sdio 5 10-2 mol/L nesta mesma temperatura?

S-ar putea să vă placă și