Sunteți pe pagina 1din 18

A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAO MATEMTICA

Publicado em CD nos Anais da 27 reunio anual da Anped, Caxambu, MG, 21-24 Nov. 2004, com esta paginao

Marcelo C. Borba Programa de Ps-Graduao em Educao Matemtica Departamento de Matemtica UNESP, Rio Claro-SP mborba@rc.unesp.br http://www.rc.unesp.br/igce/pgem/gpimem.html A pesquisa qualitativa tem ganho vulto na Educao Matemtica. Em Programas de Ps-Graduao em Educao Matemtica, como o da UNESP de Rio Claro, praticamente s esta modalidade de pesquisa desenvolvida, tanto por docentes como discentes. As snteses feitas em diversas linhas de pesquisa dentro de Educao Matemtica Formao de Professores (FIORENTINI et al., 2002), Etnomatemtica (KNIJNIK, 2002), Histria da Matemtica (MIGUEL & MIORIM, 2002), Psicologia da Educao Matemtica (FALCO, 2002) e Tecnologias da Inteligncia (BORBA & PENTEADO, 2002) e Educao Matemtica no Ensino Superior (PINTO, 2002) tambm apontam nesta direo. Entretanto, tal aparente consenso esconde uma imensa diversidade de formas de fazer pesquisa e de questes sobre o fazer pesquisa que esto em permanente modificao. Neste texto vamos apresentar algumas das modalidades de pesquisa qualitativa que tm sido desenvolvidas na regio de inqurito Educao Matemtica. Inicialmente, entretanto, ser discutido o que entendo por pesquisa qualitativa, uma apresentao que se desdobrar tambm nas sees subsequentes. Um Conceito Amplo de Pesquisa Qualitativa Garnica (2004) caracteriza pesquisa qualitativa como aquela que tem as caractersticas abaixo:
(a)a transitoriedade de seus resultados; (b) a impossibilidade de uma hiptese a priori, cujo objetivo da pesquisa ser comprovar ou refutar; (c) a no neutralidade do pesquisador que, no processo interpretativo, vale-se de suas perspectivas e filtros vivenciais prvios dos quais no consegue se desvencilhar; (d) que a constituio de suas compreenses d-se no como resultado, mas numa trajetria em que essas mesmas compreenses e tambm os meios de obt-las podem ser (re)configuradas; e (e) a impossibilidade de estabelecer regulamentaes, em procedimentos sistemticos, prvios, estticos e generalistas (p. 86).

Cabe ressalvar que as caractersticas acima no devem ser vistas como regras, visto que, de forma recursiva, o prprio entendimento do que pesquisa qualitativa est em movimento e as noes acima levam a nfases diferentes. Assim, em harmonia com essas caractersticas, Arajo e Borba (2004) enfatizam que pesquisa qualitativa deve ter por trs uma viso de conhecimento que esteja em sintonia com procedimentos como entrevistas, anlises de vdeos, etc. e interpretaes. O que se convencionou chamar de pesquisa qualitativa, prioriza procedimentos descritivos medida em que sua viso de conhecimento explicitamente admite a interferncia subjetiva, o conhecimento como compreenso que sempre contingente, negociada e no verdade rgida. O que considerado "verdadeiro", dentro desta concepo, sempre dinmico e passvel de ser mudado. Isso no quer dizer que se deva ignorar qualquer dado do tipo quantitativo ou mesmo qualquer pesquisa que seja feita baseada em outra noo de conhecimento. Bogdan e Biklen (1994) explicitam bem esta questo:
embora os dados quantitativos recolhidos por outras pessoas (avaliadores, administradores e outros investigadores) possam ser convencionalmente teis tal como foram descritos, os investigadores qualitativos dispem-se recolha de dados quantitativos de forma crtica. No que os nmeros por si no tenham valor. Em vez disso, o investigador qualitativo tende a virar o processo de compilao na sua cabea perguntando-se o que os nmeros dizem acerca das suposies das pessoa que os usam e os compilam. [...] Os investigadores qualitativos so inflexveis em no tomar os dados quantitativos por seu valor facial (p. 195).

Assim, dados quantitativos podem ser utilizados dentro de uma pesquisa qualitativa. Um exemplo, neste caso, o exemplo apresentado por Goldenberg (1999) num estudo sobre amantes no Brasil. Nesse exemplo, a autora mostra uma anlise dos dados qualitativos, baseada em entrevistas que explicitava a "falta de homem no mercado". J, uma anlise dos dados quantitativos do Censo do IBGE sobre a taxa de mortalidade masculina (bem maior do que a feminina), assim como a maior quantidade de homens casados com mais de 65 anos explicava o que a autora chama de uma "bigamia" disfarada na sociedade brasileira. necessrio, entretanto, que seja dito com maior nfase do que fez aquela autora, de que simplesmente "no se vai prateleira do supermercado e se compra" mtodos quantitativos e mtodos qualitativos pondo ambos "misturados" ou "combinados" no carrinho de compra. Os procedimentos utilizados em uma pesquisa moldam o tipo de pergunta que feito, a interrogao de pesquisa e a viso de conhecimento tambm constituem e

definem os procedimentos. Dessa forma, quando falo de pesquisa qualitativa, estou falando de um forma de conhecer o mundo que se materializa fundamentalmente atravs dos procedimentos conhecidos como qualitativos, que entende que o conhecimento no isento de valores, de inteno e da histria de vida do pesquisador, e muito menos das condies scio-polticas do momento. Como j dizia Paulo Freire: a escolha da pergunta de pesquisa j em si um ato embebido de subjetividade. Pesquisas Colaborativas A contnua falncia de modelos top-down de implementao de pesquisas em educao tem levado a comunidade a buscar alternativas para realiz-las. Tanto no Brasil como no exterior, j houve um tempo em que se considerava que pesquisas (quantitativas ou qualitativas) em educao deveriam ser desenvolvidas por acadmicos. Com os resultados destas pesquisas em mos, tratava-se de levar esses resultados para serem implementados em ambientes como as escolas. Este modelo de cima para baixo, que ficou conhecido pelo nome em ingls mencionado acima, no v como problemtico a implementao de resultados, nem reconhece como fundamental a participao de atores de escolas na prpria pesquisa. J na dcada de 80, noes como pesquisa participante e pesquisa-ao tentavam responder a estas questes no Brasil. Brando (2003) apontava diversas denominaes e tendncias no modo de fazer pesquisa que tinha trs compromissos fundamentais: ser uma pesquisa atuante com impacto no mundo social pesquisado, envolver o grupo pesquisado na investigao desenvolvida e dar retorno ao grupo pesquisado. Diferentes autores dariam diferentes nfases a esses aspectos, embora esse tipo de preocupao quebrasse o modelo top-down, em particular com grupos de favelados, organizao de moradores, populaes indgenas e outros grupos desfavorecidos dentro da estrutura social. claro que a pesquisa-ao tambm foi voltada diretamente para a escola e teve grupos de pesquisa que se caracterizavam por este modo de fazer pesquisa em sala de aula (BALDINO, 1999). H por outro lado, como afirma Fiorentini (2004), uma disperso semntica com termos como pesquisa ao, trabalho colaborativo e trabalho cooperativo. Este autor, baseado no trabalho de seu grupo de pesquisa, totalmente voltado para a formao de professores em seus diversos aspectos, se prope a

esclarecer essas noes. O autor, em particular, prefere adotar a noo de pesquisa colaborativa para boa parte do trabalho que desenvolve. Por contraste, ele distingue cooperao de colaborao:

[...] um grupo autenticamente colaborativo constitudo por pessoas voluntrias, no sentido de que participam do grupo espontaneamente, por vontade prpria, sem serem coagidas ou cooptadas por algum a participar. As relaes no grupo tendem a ser espontneas quando partem dos prprios professores, enquanto grupo social, e evoluem a partir da prpria comunidade, no sendo, portanto, reguladas externamente, embora possam ser apoiadas administrativamente ou mediadas/assessoradas por agentes externos. Assim, quando diretores ou coordenadores pedaggicos, por acreditarem na importncia do trabalho coletivo, obrigam seus professores a fazerem parte de grupos de trabalho e estudo, podem, inconscientemente, estar contribuindo para a formao de grupos coletivos que, talvez, nunca venham a ser, de fato, colaborativos. [...] O mesmo pode acontecer com um pesquisador universitrio que tenta cooptar professores da escola para abrirem suas salas de aula para a pesquisa acadmica e at mesmo quando os convida para fazer parte de uma equipe de pesquisa-ao ou de um programa de educao continuada. O mximo que conseguiremos, nestes casos, uma pesquisa cooperativa (p. 53).

O autor faz uma distino que, embora traga um sentido pejorativo para a palavra cooperao, deixa claro o que ele entende por um grupo que colabora. Ele ilustra com diversos exemplos, como podem se constituir agrupamentos desta forma. Mais relevante ainda, do ponto de vista terico metodolgico, que feita uma distino entre a prtica colaborativa e a pesquisa colaborativa. possvel que hajam prticas colaborativas, mas no pesquisa colaborativa. O exemplo tpico aquele em que a pesquisa se transforma em tese ou dissertao (uma publicao individual). Em contraste, numa pesquisa colaborativa, no basta que o projeto e a pesquisa de campo sejam compartilhados com todo o grupo. preciso que a escrita e a autoria do relatrio final tambm sejam compartilhadas (FIORENTINI, p.66). Publicaes como as organizadas por Fiorentini e Jimnez (2003), tentam criar espaos onde haja equidade tambm no relato da pesquisa entre pesquisadores e professores de Matemtica. possvel questionar que ainda h diferenas entre acadmicos e professores em publicaes como essa, da mesma forma que j foi questionado no passado que os retornos dados por pesquisadores participantes no eram, tambm, equivalentes s vantagens obtidas pelos pesquisadores com suas pesquisas. De todo modo, a pesquisa colaborativa tem chamado ateno para as questes relativas ao poder e tem

desenvolvido alternativas para formas de mudanas que venham de cima, que alm de anti-democrticas mostraram-se ineficazes. Histria Oral e Formao de Professores Pesquisa na rea de formao de professores tem ganho um incrvel impulso. Tal constatao pode ser corroborada pelo maior congresso internacional na rea de Educao Matemtica. Durante o ICME-10 (www.icme-10.dk), em todas as sees plenrias, de uma forma ou de outra, o tema formao de professores foi abordado. Em uma delas, inclusive, foi realizado extenso levantamento bibliogrfico mostrando ser esse o principal tema de pesquisa em nossa regio de inqurito, Educao Matemtica. No por menos que a primeira modalidade apresentada neste texto, referiu-se exclusivamente a pesquisas que envolvem formao continuada e inicial de professores de Matemtica. Tambm no coincidncia que pesquisadores que antes no faziam pesquisas nesta rea passem a faz-lo. H, tambm, caso de autores que j tm trabalhos anteriores sobre este tema formao de professores, e passaram a trazer novos enfoques metodolgicos para a pesquisa. Garnica (2004), por exemplo, em conjunto com outros, passou a desenvolver pesquisas que so baseadas prioritariamente no relato de professores. Com alguma semelhana em relao ao que se convencionou chamar de histria de vida dos professores (POLLENTINI, 1999) ou estudo de caso (PENTEADO SILVA, 1997), autores vinculados ao "cone" Histria Oral produzem textualizaes, que podem ser entendidas como
[...] uma primeira textualizao consiste em livrar a transcrio daqueles elementos prprios fala, evitando as repeties desnecessrias mas comuns aos discursos falados e os vcios de linguagem. Num momento seguinte, as perguntas so fundidas s respostas, constituindo um texto escrito mais homogneo, cuja leitura pode ser feita de modo mais fluente. tambm possvel, nessa primeira sistematizao, que o pesquisador altere a seqncia do texto, optando por uma linha especfica, seja ela cronolgica ou temtica. Os momentos da entrevista so, assim, limpos, agrupados e realocados no texto escrito (GARNICA, 2004, p.93-4).

Garnica (2004) acrescenta que nesta textualizao busca preservar as caractersticas dos depoimentos do autor, em geral professores, conforme constatado no captulo que escreveu. Histria oral, ento, se constitui enquanto metodologia de pesquisa qualitativa em Educao Matemtica - baseada em uma viso de histria que

vem sendo desenvolvida desde o incio do sculo XX, mas principalmente nos ltimos 35 anos - em uma alternativa para entendermos a Histria da Educao Matemtica Brasileira. Busca, esta modalidade de histria, acrescentar memrias e vozes aos documentos tradicionais que so fontes de pesquisa em Histria. A histria oral no carrega dentro da Educao Matemtica apenas a noo de que privilegia relatos orais que so textualizados, mas sim a noo de que no h uma histria verdadeira e que h uma multiplicidade de olhares que devem ser registrados e interpretados. palavras do prprio autor:
Trata-se de entender a Histria Oral na perspectiva de, face impossibilidade de constituir A histria, (re)constituir algumas de suas vrias verses, aos olhos de atores sociais que vivenciaram certos contextos e situaes, considerando como elementos essenciais, nesse processo, as memrias desses atores via-de-regra negligenciados sem desprestigiar, no entanto, os dados oficiais, sem negar a importncia de fontes primrias, de arquivos, de monumentos, dos tantos registros possveis. No havendo uma histria verdadeira, trata-se de procurar pela verdade das histrias, (re)constituindoas como verses, analisando como se impem os regimes de verdade que cada uma dessas verses cria e faz valer. Historiadores orais so, portanto, criadores de registros; constrem, com o auxlio de seus depoentescolaboradores, documentos que so, na trama dessas concepes que alinhavei, enunciaes em perspectiva. Documentos cuja funo preservar a voz do depoente muitas vezes alternativa e dissonante que o constitui como sujeito e que nos permitem (re)traar um cenrio, um entrecruzamento do quem, do onde, do quando e do porqu (GARNICA, 2004, p.87).

Ou nas

Como ser visto mais a frente, a histria oral, assim como os experimentos de ensino, buscam preservar, de diferentes formas, vozes de professores e alunos respectivamente, mostrando que esta tambm uma caracterstica que une modalidades to dspares de pesquisa, embaixo sob o mesmo "guarda-chuva" da pesquisa qualitativa. Outras semelhanas tambm poderiam ser notadas, como a nfase na interpretao e a transitoriedade das verdades. Por outro lado, interessante notar que a histria oral se diferencia do que se convencionou chamar de histria de vida em Educao Matemtica, ao se ligar mais Histria enquanto disciplina estabelecida e a uma viso clara e particular do que vem a ser Histria. De modo semelhante, importante notar, como neste caso procedimentos de pesquisa, perguntas e viso de conhecimento se constituem mutuamente. No escolhemos uma determinada pergunta de pesquisa e depois vamos escolher uma metodologia com seus procedimentos particulares, conforme j discuti (BORBA, 2000). No possvel pensarmos que o tipo de pergunta e de agenda daqueles que esto imbudos da misso de fazer pesquisa colaborativa possam ser atendidas atravs da

histria oral, e vice-versa, mesmo que ambos se concentrem em pesquisar formao inicial e continuada de professores. Embora possam haver pontos de contato entre ambas as metodologias e pesquisas, como sugerem Miguel e Miorim (2004), a agenda e o tipo de pergunta que emerge bastante diferenciada. J h, inclusive, por parte desses autores, a perspectiva de se trazer prticas da histria oral para a formao inicial de professores de Matemtica. De todo modo, deve ficar claro para o leitor que a escolha da pergunta, metodologia, linha de pesquisa, tema da pesquisa se constituem mutuamente em um processo, que na maioria das vezes, no totalmente racional e sim tem tons de emoo e de condicionantes scio-polticos. Experimentos de Ensino, Anlise de Vdeo e Vdeo Artigo Estudos em sala de aula, envolvem tambm outras dimenses ticas. Por exemplo, no possvel que um professor ou pesquisador tente realizar mudanas que s vezes no tenham tido um grau de elaborao maior. H tambm, o fato de que estudos realizados em sala de aula dificilmente permitem que se tenham modelos mais detalhados de como determinado estudante, ou dupla deles, pensam sobre um determinado assunto. Uma alternativa para superar obstculos como esses tem sido o que se convencionou chamar experimentos de ensino (COBB & STEFFE, 1983; STEFFE & TOMPHSON, 2000). Neste tipo de pesquisa, atividades pedaggicas so propostas a estudantes de forma que o pesquisador-professor possa "ouvir" de forma detalhada a Matemtica desenvolvida por estudantes. No grupo de pesquisa ao qual perteno, o GPIMEM1, desenvolvemos, ao longo dos anos, diversos experimentos de ensino. Temos desenvolvido uma verso prpria desta modalidade de pesquisa qualitativa que enfatiza a valorizao da voz do estudante pesquisado. Experimentos de ensino visam, prioritariamente, a permitir que compreendamos a forma como um estudante, ou pares de estudantes, lidam com tecnologias da informao e da comunicao (TIC). Dentro da perspectiva terica dominante deste grupo, tentamos ver como que coletivos de seres-humanos-com-mdias (BORBA, 2001) lidam com a Matemtica. Assim, tentamos documentar e analisar como que determinada interface tecnolgica (um software como o geometricks, os sensores
1

Grupo de Pesquisa em Informtica, http://www.rc.unesp.br/igce/pgem/gpimem.html

outras

Mdias

Educao

Matemtica.

CBR2 com calculadoras grficas, a Internet, etc.) participa da construo do discurso do estudante ou de sua linguagem corporal. Por exemplo, em pesquisas desenvolvidas com o CBR (SCHEFFER, 2002) temos visto como que a Matemtica se materializa atravs de gestos, de forma semelhante a verbal. O uso do CBR intensifica o uso da linguagem corporal, na medida em que uma interface que relaciona o movimento a grficos cartesianos. Um estudante anda de encontro a uma parede e o grfico distncia da parede x tempo real gerado. Aps estudos exploratrios realizados com o CBR passamos a realizar experimentos de ensino que contavam com a presena desta interface tecnolgica. Do ponto de vista de procedimento metodolgico, a filmagem em vdeo dos experimentos de ensino, que j era tradicional dentro do GPIMEM se tornou mais importante ainda. Nosso grupo provavelmente pioneiro na Educao Matemtica Brasileira no uso intensivo de vdeo em pesquisas. O trabalho que realizei com vdeo durante quatro anos (1988-1992) junto ao "Mathematics Education Research Group", da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos foi trazido para o GPIMEM, e foi inclusive responsvel pelo "Outras Mdias" dentro do nome do grupo. Este trabalho foi, desde ento, desenvolvido, como mencionado no pargrafo anterior, e se mostrou fundamental para documentar o movimento corporal de cunho matemtico apresentado por participantes de nossas pesquisas com sensores associados calculadora grfica. bastante razovel que uma gravao somente em udio no seja adequada para este tipo de pesquisa e que notas de campo talvez no conseguissem detectar ou descrever o que estava acontecendo nesse experimento de ensino, que lidava com a introduo ao conceito de funo com alunos de 8a srie. Por outro lado ao termos os primeiros trabalhos publicados sobre a principal pesquisa, que abordava esse tema, desenvolvida no grupo (SCHEFFER, 2001, BORBA & PENTEADO, 2001) havia ainda um problema que se encontrava na fronteira entre a metodologia e a forma de apresentao dos resultados da pesquisa. A forma escrita - de teses, dissertaes, artigos e livros - se mostra tambm limitada para dar ao leitor a dimenso da mudana que interfaces como o CBR associadas a problemas abertos - podem gerar ao se juntarem a coletivos de sereshumanos-com-mdias. Assim a partir da conferncia da qual participei nos Estados Unidos, em 2000, sobre "vdeo-papers" em Educao Matemtica, se consolidou a
2

CBR so sensores que permitem que o movimento de algum, ou de algo, sejam transformados em grficos cartesianos.

colaborao com o grupo liderado por Ricardo Nemirovsky no TERC, Boston, E.U.A. e tambm foi visto como que esta nova forma de publicao altera as possibilidades do "leitor". Vdeo artigos so hipertextos multimdias, nos quais um texto que pode ser lido na tela nos leva a "links" como, por exemplo, um trecho de vdeo. Relacionada pesquisa citada acima, j h, em fase de publicao, um vdeo artigo (BORBA & SCHEFFER, 2004) onde fazemos a anlise das possibilidades da expanso da noo de representaes mltiplas, quando o CBR possibilita que o movimento corporal seja coordenado com representaes usuais em Matemtica como grficos, tabelas e lgebra. O vdeo artigo, possibilita que alm da transcrio de determinado dilogo se veja um segmento ("vdeo-clip") da filmagem que se articula com a descrio, interpretao e discusso terica feita no vdeo artigo. O vdeo artigo talvez seja a forma inicial da nova linguagem da mdia informtica que reclamada por Lvy (1993), que v a necessidade de que no se transponham simplesmente as formas de expresso j existentes . Fala, escrita e vdeo artigo poderiam, ento, serem relacionados oralidade, escrita e informtica. Dentro do GPIMEM, temos nos dedicado a essa produo de vdeo artigos, que fundem informtica, filmagem e pesquisa. Obviamente, que a publicao do vdeopaper no prescinde que tenhamos desenvolvido procedimentos para anlise de filmagens, inclusive para que sejam, depois, inseridas em vdeo artigo. Benedetti (2003) realizou a sntese mais abrangente em nosso grupo, ao apoiar-se em outros autores que realizaram experimentos de ensino (POWELL et al., 2001; VILLARREAL, 1999; SOUZA, 1996; BORBA, 1993). Em seu trabalho ele discute diversos detalhes, em nvel de procedimentos para realizao de um experimento de ensino, e expressa uma srie de passos que tm sido utilizados em nosso grupo para anlise de vdeos:
1. Assisti aos vdeos durante os experimentos de ensino, observando os alunos e o meu desempenho como pesquisador; 2. Encerrados os EE [experimentos de ensino], desenvolvi a transcrio. Perodos em que foi evidente a ausncia de indcios de possibilidades pergunta norteadora no foram transcritos (aproximadamente 20% do tempo total das fitas). Ainda nessa fase, algumas cenas foram assistidas e discutidas em reunies do GPIMEM; 3. Construo de cenas, a partir das transcries e dos vdeos; so divises pequenas, variveis em durao, e no possuem consideraes tericas. Estas foram, ocasionalmente, escritas separadamente, em outro documento; 4. Construo de episdios, interligando algumas cenas e descartando outras; 5. Estudo intensivo dos episdios, articulando suas cenas a temas constantes na reviso de literatura e no referencial terico (Benedetti, 2003, p. 79).

10

Esses passos que sistematizam o que foi desenvolvido ao longo dos anos pelo GPIMEM, no devem de forma alguma serem vistos como "a" forma de se fazer anlise de vdeo ou a mais correta. No s porque tem havido mudanas ao longo do tempo atravs do processo de crtica e autocrtica, mas tambm porque h sempre um lado pessoal que leva um membro do grupo (e mais ainda de outro grupo, ou um pesquisador individual) a percorrer caminhos distintos dos aqui apresentados. Ou como estabelecem diversos autores no livro organizado por Borba e Arajo (2004), no se deve pensar a pesquisa qualitativa de forma algortmica, com uma seqncia rgida de passos a serem seguidos. Por outro lado, a sntese feita acima permite que aquele que responsvel pela pesquisa tenha um ponto de partida para decidir como desenvolver uma anlise de vdeo. Devemos entender, no somente como analisar ou desenvolver um experimento de ensino, mas tambm suas limitaes e as possibilidades. Por um lado, os alunos que participam desta modalidade de pesquisa esto fora da sala de aula, fora do contexto da avaliao que cerca a sala de aula usual. Esse fato traz conseqncias e pode levar o pesquisador a se esquecer de outras dimenses da educao, assim como levar a generalizaes apressadas para situaes de sala de aula. importante que o pesquisador fique atento a isso e compreenda o complexo processo de "generalizao" em pesquisa qualitativa, que no ser abordado aqui neste texto mas que pode ser encontrado em Bogdan e Binklen (1994), Denzin e Lincoln (2000) e Lincoln e Guba (1985). Por outro lado, possvel que o pesquisador valorize a voz do estudante de forma especial, trazendo-a para a pesquisa, tentando construir modelos que validem a Matemtica do aluno (em contraposio a testes ou mesmos anlises qualitativas que enfocam o erro). Neste sentido, inegvel que o experimento de ensino expressa de forma eloqente ao menos um dos princpios da pesquisa qualitativa: fazer com que o humano aparea e no se esconda atrs de estatsticas. Dessa forma, apesar da complexidade deste tipo de pesquisa, necessrio ver que ela, da mesma forma que a pesquisa quantitativa tambm no neutra. Novos Desafios, EaD e Pesquisas Coletivas

11

Neste momento, o leitor j deve estar convencido que no h metodologia de pesquisa qualitativa "ideal", visto que ela depende do que se quer olhar, de como se quer olhar e de fatores inefveis. H tambm, como j se disse, os prprios fatores scio-polticos, que podem ser vistos como exgenos e que acabam empurrando pesquisadores ou grupos de pesquisa em direes no planejadas, ou ao menos no totalmente pensadas. Com certeza, conforme j discutido em Borba (2000), um determinado acordo da UNESP (universidade onde o GPIMEM est baseado) com a IBM, junto a um projeto com o apoio da FAPESP, propiciara novas condies de pesquisa para o grupo. Os experimentos de ensino eram anteriormente a 1996, no s uma opo, mas tambm a pesquisa possvel de ser feita com tecnologias da informao devido a parca disponibilidade de computadores e calculadoras na prpria UNESP. Com a mudana nesse cenrio, um laboratrio "completo", para a poca, se torna disponvel e mudanas comeam a acontecer. Uma delas que esses fatores scio-polticos, expressos tambm pela prpria disponibilidade tcnica de um dado momento, aliados proximidade de uma escola pblica da rede Estadual de Ensino da UNESP, levam a pesquisas com professores, pais e alunos desde 1997, conforme relatado em Penteado e Borba (2000). Mudanas oriundas de projetos e de demandas sociais, no caso a socializao do uso da informtica, levaram o GPIMEM a lidar com pesquisa em sala de aula, no qual um dos seus membros no era o professor, a pesquisa com pais de alunos (SILVA, 2000). Novos desafios metodolgicos foram enfrentados (BORBA, 2000; SKOVSMOSE & BORBA, 2004) e o grupo teve que se repensar enquanto tal. Situao semelhante tem acontecido neste momento com a entrada do ator Internet de forma significativa em nossos coletivos pensantes desde 1999. Pesquisas sobre EaD, com uso de Internet, tm sido feitas de modo intenso pelo GPIMEM nos ltimos cinco anos. Em particular, os diversos tipos de interao a distncia, via Internet, tm sido tema de estudo do grupo. Do ponto de vista da articulao de nossa viso de conhecimento com a viso sobre informtica, temos observado que a Internet tem se tornado importante ator, na medida em que coletivos compostos por seres humanos e Internet podem, em ambientes como salas de bate-papo, gerar mltiplos dilogos simultneos. Dessa forma, detectamos novas formas em que atores informticos participam da construo de conhecimento em ambientes educacionais. Por outro lado, o conhecimento tem sempre uma parte subjetiva, que determinada a partir da viso daquele que pesquisa, dos temas que escolhe, dos valores que carrega e

12

das preocupaes que levanta na mesma, a partir da prpria viso de conhecimento que possui. O conhecimento , tambm, sempre social, na medida em que a subjetividade constituda socialmente, ou seja, nossas preocupaes e foco nunca so somente internos. De forma anloga, as cmeras, softwares, lpis-e-papel, salas-de-bate-papo ou videoconferncias so tambm atores, do ponto de vista da constituio do conhecimento gerado. A viso de conhecimento que permeia e sustenta a pesquisa e a pergunta apresentada tambm impregna a forma como os procedimentos so vistos e como o uso da tecnologia ponderado. Neste sentido, nossas pesquisas em EaD tm angariado fortes evidncias de que a sala de bate-papo estrutura e participa de nossas experincias a ponto de transformar a noo de dilogo usual na sala de aula (BORBA & PENTEADO, 2001; GRACIAS, 2003). A sala de bate-papo, que tem sido o nosso principal ambiente ou ator nos cursos oferecidos pelo grupo, participa do ponto de vista metodolgico de forma mpar. O debate j travado, sobre transcrio ou no total dos dados (BICUDO, 2000; VILLARREAL, 1999 ; PENTEADO & BORBA, 2000) torna-se sem sentido em ambientes como esse, j que a transcrio feita automaticamente. Por outro lado, fica evidente que h uma nova oralidade e uma nova escrita, no texto que emerge na sala de bate-papo. Como lidar precisamente com esse aspecto e outros, como a prpria virtualidade, ainda no esto resolvidos do ponto de vista metodolgico, no sentido amplo. Por exemplo, as pesquisas do GPIMEM so, em sua totalidade, de cunho qualitativo, e se apiam em autores como Lincoln & Guba (1985), Goldenberg (1999), Alves-Mazzotti (1998), Fontana & Frey (2000), e diversos autores presentes na coletnea organizada por Denzin & Lincoln (2000). Estes autores e os prprios membros do grupo, de diferentes formas, defendem a importncia do pesquisador se envolver com o ambiente da pesquisa, em contraposio assepsia usual de outros tipos de pesquisa que tentam um impossvel afastamento completo do pesquisador do que se estuda. Temos j a experincia que, mesmo a distncia, nossa presena como professor e pesquisador interfere e influencia o ambiente pesquisado, mas ainda no temos claro se h diferenas desse tipo de influncia quando comparada com a influncia em uma sala de aula usual. De todo modo, para diminuir os efeitos dessa interferncia, tanto nas pesquisas em modelagem como em EaD, desenvolvidas por nosso grupo, diversas formas de

13

triangulao so feitas, procedimento este sugerido por diversos autores (vide pargrafo anterior), como forma de tentarmos distanciar a subjetividade embutida em uma opinio daquela que impregna o conhecimento produzido. Sendo assim, temos feito triangulao atravs de pesquisadores, procedimento no qual um membro do grupo de pesquisa analisa e interpreta um conjunto de dados, mas tem que convencer membros do GPIMEM que sua interpretao plausvel, ou aceitar interpretaes alternativas3. So tambm desenvolvidos outros tipos de triangulao, como no caso da pesquisa de EaD, em que diferentes pesquisadores olharam os mesmos dados, embora o fizessem com perguntas diferentes, buscando compor mosaicos que buscassem alargar a compreenso do que se estudava. Em uma outra variante, ainda da triangulao, diferentes focos tm sido analisados em um mesmo tema, mostrando a necessidade de que o ato solitrio de pesquisa se junte quele coletivo de um grupo de pesquisa e da comunidade de pesquisa como um todo (que se encontra em congressos, seminrios, bancas, etc.). Essa forma de fazer pesquisa, na qual procedimentos e perguntas se modificam de forma dinmica, est sintetizada em Penteado e Borba (2000) e Borba e Arajo (2004). Mudanas como esta trazida pela Internet do ponto de vista de metodologia de pesquisa; discrepncias entre o tempo da mudana tecnolgica, o tempo da publicao acadmica e o tempo do grupo de pesquisa conforme discusso realizada em Borba (2003); a necessidade das diferentes modalidades de triangulao apresentadas; aliadas ao postulado de que a "verdade" em pesquisa coletiva negociada socialmente e no garantida por nenhum mtodo estatstico, por exemplo, so fatores que colocam praticamente como imperativo a necessidade de um ato coletivo de pesquisar. Dificilmente uma tese, uma dissertao, ou um projeto de pesquisa financiado por agncia consegue responder a um problema de pesquisa de forma abrangente. A consolidao e o surgimento de grupos de pesquisa a expresso mais contundente de tal questo. Na primeira metade da dcada de 90 havia apenas dois grupos de pesquisa funcionando plenamente no Programa de Ps-Graduao em Educao Matemtica da UNESP, Rio Claro. Hoje so dez, mesmo com um nmero de docentes menor do que naquele perodo. Tecer os resultados de pesquisas na busca de conhecimento sobre um dado fenmeno no , entretanto, processo que se esgote em um grupo de pesquisa e podemos ver programas de ps-graduao, bancas de mestrado e doutorado,
3

Lincoln e Guba (1985) chamam a isso de peer checking. Para mim, vista como um tipo de triangulao tambm.

14

participao em congressos, realizao de revises de literatura, artigos do tipo estado da arte como atividades que fazem parte dessa rede de trabalhar com uma metodologia, a qualitativa, que no tem garantia de certeza dada a priori por um mtodo consagrado.

Consideraes Finais Apresentar algumas modalidades de pesquisas qualitativas e minha perspectiva sobre como vejo o ato de investigar, se faz necessrio em um momento em que parece que em nvel nacional existe um movimento forte de que as polticas pblicas em educao se pautem por pesquisas quantitativas baseadas em testes, muitas vezes com os seus resultados sendo pouco interpretados. Em nvel internacional, em Educao Matemtica, no ICME-10, realizado recentemente na Dinamarca, j se pode notar crticas pesquisa qualitativa, com tons que insinuam que estudos abrangentes (de cunho quantitativo) poderiam tornar-se o caminho a ser seguido. Dentro do prprio programa de ps-graduao em Educao Matemtica da UNESP, j surgem ecos de discurso que clamam pela generalizao criticando o aspecto pontual de estudos qualitativos. Independente do caminho que a comunidade, em diversos nveis, resolva tomar, importante que lembremos que todo esse movimento de pesquisa qualitativa vem exatamente como uma crtica s pesquisas empiricistas, quantitativas com resultados gerais, com "poder de previso" para polticas pblicas, como bem coloca D'Ambrsio (2004). Mais importante ainda, se referir discusso sobre paradigmas de pesquisa j realizada h mais de 20 anos (LINCOLN & GUBA, 1985) e a detalhada discusso realizada por Bicudo (2004) sobre quantidade e qualidade em pesquisa. Neste captulo, a autora lembra que em grande parte da discusso quantitativo versus qualitativo, "[...] no se responde pergunta se o investigado pode ser submetido mensurao, nem se pergunta sobre qual unidade de medida seria pertinente mensurao da objetividade enfocada [...] [nem se] o investigado doa-se diretamente investigao? Permite-se quantificar?" (BICUDO, 2004, p.104). Mantendo essas questes em mente possvel que continuemos trilhando novos caminhos de pesquisa sem necessariamente, como no movimento "back do basics", retornarmos ao paradigma

15

da agricultura como marco regulatrio para a realizao de pesquisa em Educao Matemtica. Agradecimentos Embora no sejam responsveis pelas opinies aqui expressas, agradeo aos membros do GPIMEM por sua participao indireta neste artigo (ver www. igce.unesp.br/igce/pgem/gpimem.html para relao atual dos seus membros) em particular a Adriana Richit, Ana Paula Malheiros, Antnio Olmpio Jnior e Silvana Claudia Santos por comentrios e sugestes em verses preliminares deste texto. Bibliografia

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O mtodo nas cincias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. So Paulo: Pioneira, 1998. ARAJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo Pesquisas Coletivamente em Educao Matemtica. In: BORBA, M. C.; ARAJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educao Matemtica, Belo Horizonte: Autntica, 2004. BALDINO, R. R. Pesquisa-Ao para a Formao de Professores: leitura sintomal de relatrios. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educao Matemtica: concepes e perspectivas. So Paulo: UNESP, 1999. BENEDETTI, F. Funes, Software Grfico e Coletivos Pensantes. Dissertao (Mestrado em Educao Matemtica), UNESP, Rio Claro, 2003. BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanos. So Paulo: Cortez, 2000. BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa Segundo a Abordagem Fenomenolgica. In: BORBA, M. C.; ARAJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2004. BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S. K. Investigao Qualitativa em Educao Matemtica: uma introduo teoria e aos mtodos. Lisboa: Porto Editora, 1994 ou 1989 BORBA, M. C. Coletivos Seres-humanos-com-mdias e a Produo de Matemtica. In: I Simpsio Brasileiro de Psicologia da Educao Matemtica, Curitiba, 2001. BORBA, M. C. GPIMEM Dez Anos: sua interao com o EBRAPEM. In: Anais Encontro Brasileiro de Ps-Graduao em Educao Matemtica, UNESP, Rio Claro, 2003.

16

BORBA, M. C. GPIMEM e UNESP: pesquisa, extenso e ensino em informtica e Educao Matemtica. In: PENTEADO, M. G. ; BORBA, M. C.; GRACIAS, T. A. S. SILVA, da H. A Informtica em Ao: formao de professores, pesquisa e extenso. So Paulo: Olho Dgua, 2000. BORBA, M. C. Students Understanding of Transformations of Functions Using MultiRepresentational Software. Tese (Doutorado em Educao Matemtica), Cornell University, Ithaca (EUA),1993. BORBA, M. C.; ARAJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2004. BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informtica e Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2001. BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Pesquisa em Informtica e Educao Matemtica. In: Dossi: a pesquisa em Educao Matemtica, Educao em Revista, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. BORBA, M. C.; SCHEFFER, N. F. Coordination of Multiple Representations and Body Awareness, In: Educational Studies in Mathematics, v. 52??, n. ??, 2004. BRANDO, C.R. A Pergunta a Vrias Mos: a experincia da pesquisa no trabalho do educador. So Paulo: Cortez, 2003. COBB, P.; STEFFE, L. The Constructivist Researcher as Teacher and Model Builder. Journal of Research in Mathematics Education, Reston, VA: NCTM, v.14, n. 2, 1983. DAMBRSIO, U. Prefcio. In: BORBA, M. C.; ARAJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2004. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Discipline and Pratice of Qualitative Research:. handbook of qualitative research. 2nd ed. London: Sage Publication, 2000. FALCO, J. T. R. Psicologia da Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2002. FIORENTINI, D. Pesquisar Prticas Colaborativas ou Pesquisar Colaborativamente? In: Pesquisa Qualitativa em Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2004. FIORENTINI, D.; NACARATO, A . M.; FERREIRA, A . C.; LOPES, C. S.; FREITAS, M. T. M.; MISKULIN, R. G. S. Formao de Professores que Ensinam Matemtica: um balano de 25 anos da pesquisa brasileira. In: Educao em Revista, n. 1, Belo Horizonte: Faculdade da UFMG, 2002 FONTANA, A .; FREY, J. H. The Interview: from structured questions to negotiated text. In: DENZIN , N.K. ; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research, 2nd Ed., Sage Publications, 2000.

17

GARNICA, A. V. M. Histria Oral e educao Matemtica. In: BORBA, M. C.; ARAJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2004. GOLDENBERG, M., A arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em cincias sociais. 3 ed., Rio de Janeiro: Record, 1999. GRACIAS, T. A . S. A Reorganizao do Pensamento em um Curso a Distncia sobre Tendncias em Educao Matemtica. Tese (Doutorado em Educao Matemtica), UNESP, Rio Claro, 2003. KNIJNIK, G. Itinerrios da Etnomatemtica: questes e desafios sobre o cultural, social e o poltico na Educao Matemtica. In: Dossi: a pesquisa em Educao Matemtica, Educao em Revista, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. LVY, P. As Tecnologias da Inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Naturalistic Inquiry. Califrnia: Sage Publications, Inc., 1985. MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. Histria na Educao Matemtica: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autntica, 2004. PENTEADO SILVA, M. G. O Computador na Perspectiva do Desenvolvimento Profissional do Professor. Tese (Doutorado em Educao), Campinas: UNICAMP, 1997. PENTEADO, M. G. ; BORBA, M. C.; GRACIAS, T. A. S. SILVA, da H. A Informtica em Ao: formao de professores, pesquisa e extenso. So Paulo: Olho Dgua, 2000. PINTO, M. M. F. Educao Matemtica no Ensino Superior. In: Dossi: a pesquisa em Educao Matemtica, Educao em Revista, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. POLETTINI, A. F. F. Anlises das Experincias Vividas Determinando o Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemtica. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educao Matemtica: concepes e perspectivas. So Paulo: UNESP, 1999. POWELL, A. B.; FRANCISCO, J. M.; MAHER, C. A. An Analytical Model for Studying the Development of Mathematical Ideas Using Videotape Data. In: Annual Conference of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematiccs Eduaction, 23., 2001, Snowbird. [New Brunswick: Department of Learning and Teaching, graduate School of education, Rutgers University], 2001. SCHEFFER, N. F. Corpo Tecnologias Matemtica: uma interao possvel no ensino fundamental, Erechim: EDIFAPES, 2002.

18

SCHEFFER, N. F. Sensores, Informtica e o Corpo: a noo de movimento no ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educao Matemtica), UNESP, Rio Claro, 2001. SILVA, da H. Formao e Pesquisas Geradas no PIE. In: PENTEADO, M. G. ; BORBA, M. C.; GRACIAS, T. A. S. SILVA, da H. A Informtica em Ao: formao de professores, pesquisa e extenso. So Paulo: Olho Dgua, 2000. SOUZA,T. A. .Calculadoras Grficas: uma proposta didtico-pedaggica para o tema funes quadrticas. Dissertao (Mestrado em Educao Matemtica), UNESP, Rio Claro, 1996. STEFFE, L. P.; THOMPSON, P. W. Teaching Expriment Methodology: underlying principles and essential elements. In: LESH, R.; KELLY, A. E. (Ed.) Research Design in Mathematics and Science Education. Hillsdale: Erlbaum, 2000. VILLARREAL, M. E. Pensamento Matemtico de Estudantes Univesitrios de Clculo e Tecnologias Informticas. Tese (Doutorado em Educao Matemtica), UNESP, Rio Claro, 1999.

S-ar putea să vă placă și