Sunteți pe pagina 1din 7

A ARTE DE LER O QUE NO FOI DITO (PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS)

PRESSUPOSTOS

So aquelas ideias no expressa de maneira explcita, mas que o leitor pode percebera partir de certas palavras ou expresses contidas na frase. Assim, quando se diz: O tempo continua chuvoso, comunica-se de maneira explcita que, no momento da fala, o tempo de chuva; mas, ao mesmo tempo, o verbo continuar deixa perceber a informao implcita de que antes o tempo j estava chuvoso Pedro deixou de fumar Na frase, diz-se explicitamente que, no momento da fala, Pedro no fuma. O verbo deixar, todavia, transmite a informao implcita de que Pedro fumava antes. A informao explcita pode ser questionada pelo ouvinte, que pode ou no concordar com ela.

Os pressupostos, no entanto, tm que ser verdadeiros ou, pelo menos, admitidos como verdadeiros, porque a partir deles que se constroem as informaes explcitas. Se o pressuposto falso, a informao explcita no tem cabimento No exemplo, se Pedro no fumava antes, no tem cabimento afirmar que ele deixou de fumar. Na leitura e interpretao de um texto, muito importante detectar os pressupostos, pois o seu uso um dos recursos argumentativos utilizados com vistas a levar o ouvinte ou o leitor a aceitar o que est sendo comunicado. Ao introduzir uma ideia sob a forma de pressuposto, o falante transforma o ouvinte em cmplice, uma vez que essa ideia no posta em discusso e todos os argumentos subsequentes s contribuem para confirm-la. Exemplo de pressuposto falso: Os E.E.U.U. vo invadir o Iraque para apreender as armas nucleares l existentes. O pressuposto de que existem armas nucleares; O mundo convencido de que necessrio apreend-las

Os Estados Unidos aparecem como bonzinhos, salvadores do mundo A invaso foi feita As armas no foram encontradas. Os pressupostos so identificados quando o emissor veicula uma mensagem adicional a partir de alguma palavra ou expresso. H vrios tipos de palavras com esse tipo de "poder" Eis alguns tipos: - verbos que indiquem: mudana, continuidade, trmino... Exemplos: O aluno deixou de sair aos sbados para estudar mais. (pressuposto: o aluno saa todos os sbados.) O novo fiscal de rendas continua estudando para concursos. (pressuposto: o fiscal estudava antes de passar.) A espera dos candidatos pelo gabarito oficial acabou. (pressuposto: os candidatos estavam esperando

o resultado.) O caso do contrabando tornou-se pblico. (Pressuposto - O caso no era pblico.) advrbios com sentido prprio: Felizmente, no preciso mais estudar. (pressuposto: o emissor considera a informao boa) Aps uma hora de prova, metade das pessoas j havia sado. (pressuposto: algo aconteceu antes do tempo Os resultados da pesquisa ainda no chegaram at ns. (Pressuposto - Os resultados j deviam ter chegado ou Os resultados vo chegar mais tarde.)

que em oraes subordinadas adjetivas: Pessoas que fazem cursinhos passam mais rpido. (adjetiva restritiva)

(pressuposto: h pessoas que no fazem cursinho) Os nerds, que ficam em casa o tempo todo, conseguem melhores notas. (adjetiva explicativa) (pressuposto: todos os nerds ficam em casa o tempo todo) Os candidatos a prefeito, que s querem defender seus interesses, no pensam no povo. (Pressuposto - Todos os candidatos a prefeito tm interesses individuais.) adjetivos : Os partidos radicais acabaro com a democracia no Brasil. (Pressuposto - Existem partidos radicais no Brasil.)

SUBENTENDIDOS
Os subentendidos so as insinuaes escondidas por trs de uma afirmao. Quando um transeunte com o cigarro na mo pergunta:

Voc tem fogo? Acharia muito estranho se voc dissesse: Tenho e no lhe acendesse o cigarro. Na verdade, por trs da pergunta subentende-se: Acenda-me o cigarro, por favor. O subentendido difere do pressuposto num aspecto importante: o pressuposto um dado posto como indiscutvel para o falante e para o ouvinte, no para ser contestado; o subentendido de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao subentender, esconde-se por trs do sentido literal das palavras e pode dizer que no estava querendo dizer o que o ouvinte depreendeu. O subentendido, muitas vezes serve para o falante proteger-se diante de uma informao que quer transmitir para o ouvinte sem se comprometer com ela. Para entender esse processo de descomprometimento que ocorre com a manipulao dos subentendidos, imaginemos a seguinte situao: Um funcionrio pblico do partido de oposio lamenta, diante dos colegas reunidos em assembleia, que um colega de seo, do partido do governo, alm de ser sido agraciado com uma promoo, conseguiu um emprstimo muito favorvel do banco estadual, ao passo que ele, com mais tempo de servio, continuava no mesmo posto e no conseguia o emprstimo

solicitado muito antes que o referido colega. Mais tarde, tendo sido acusado de estar denunciando favoritismo do governo para com os seus adeptos, funcionrio reclamante defende-se prontamente, alegando no ter falado em favoritismo e que isso era deduo de quem ouvira o seu discurso. Na verdade, ele no falou em favoritismo, mas deu a entender, deixou subentendido para no se comprometer com o que disse. Fez a denncia sem denunciar explicitamente. A frase sugere, mas no diz. A distino entre pressupostos e subentendidos em certos casos bastante sutil. No vamos aqui ocupar-nos dessas sutilezas, mas explorar esses conceitos como instrumentos teis para uma compreenso mais eficiente do texto.

Enquanto os pressupostos seriam as mensagens adicionais, os subentendidos seriam os escondidos. Os subentendidos devem ser deduzidos pelo receptor, e justamente por essa ideia de deduo, podem no ser verdadeiros. Percebe-se aqui outra diferena entre eles, j que os pressupostos so sempre verdadeiros, inclusive quando negamos a frase original. Para o Brasil seria timo que a atual onda de crescimento pudesse se generalizar por toda a Amrica latina Temos dois pressupostos: o de que antes no tnhamos crescimento e que, na Amrica latina, s o Brasil cresce. O subentendido , por exemplo, que o Brasil pode se tornar uma potncia mundial.

S-ar putea să vă placă și