Sunteți pe pagina 1din 10

HOME

O Tabernculo - O lugar da morada de Deus (xodo 35:8 - 39:43)


A importncia dos captulos de xodo que tratam do Tabernculo bem expressa por Witsius: "Deus criou o mundo inteiro em seis dias, mas Ele usou 40 dias para instruir Moiss sobre o Tabernculo. Pouco mais de um captulo foi necessrio para descrever a estrutura do mundo, mas seis foram usados para o Tabernculo." Embora a maioria dos evanglicos reconhea prontamente a importncia do Tabernculo, ao longo da histria da igreja h pouca concordncia a respeito de sua interpretao. Recomendaria que o leitor fizesse um esforo para pesquisar a histria da interpretao do tabernculo, o qual objeto de nosso estudo. Ao longo dos sculos muitas pessoas tm procurado encontrar o significado do tabernculo de seu ponto de vista simblico. J no perodo helnico... eram feitas tentativas para entender a funo do tabernculo do Velho Testamento como algo basicamente simblico. Pela linguagem bblica fica evidente a razo pela qual esta interpretao parecia algo to natural. Primeiro, a dimenso do tabernculo e todas as suas partes refletem um projeto cuidadosamente planejado e um conjunto harmonioso. Os nmeros 3, 4 e 10 predominam com cubos e retngulos proporcionais. As diversas partes o santo lugar separado, a tenda, o trio todos tm numa relao numrica exata. O uso dos metais ouro, prata e cobre cuidadosamente selecionado de acordo com sua proximidade do Santo dos Santos. Da mesma forma, cores especficas mostram ter uma relao ntima com sua finalidade, quer branco, azul ou carmesim. H igualmente uma gradao na qualidade dos tecidos usados. Finalmente, muita nfase colocada na posio e na orientao adequadas, com o lado oriental recebendo o lugar de honra. Os primeiros intrpretes no tinham dvida de que a importncia do tabernculo repousava em seu simbolismo oculto, e a questo em jogo era justamente decifrar seu

significado. ... Para Philo o tabernculo era uma representao do universo, a tenda significando o mundo espiritual, e o trio o material. Alm disso, as quatro cores significavam os quatro elementos, o candelabro com suas sete lmpadas, os sete planetas, e os doze pes da proposio os doze signos do Zodaco e os doze meses do ano. Orgenes, em sua nona Homilia de xodo , faz referncia abordagem de Philo, mas depois toma outro rumo. Ele viu o tabernculo como indicao do mistrio de Cristo e sua igreja. Suas analogias morais em termos das virtudes da vida crist - a f comparada ao ouro, a pregao da palavra prata, a pacincia ao bronze (9:3) foram estudadas e aperfeioadas ao longo dos anos da Idade Mdia... O problema com as tentativas de se interpretar o tabernculo simbolicamente que no h linhas de direo de aceitao universal ou padres que determinem qualquer tipo de correspondncia espiritual entre as partes do tabernculo e alguma outra coisa. Por isso os "significados espirituais" nunca tiveram consenso entre os diversos intrpretes. Em meu estudo inicial do tabernculo, era minha inteno interpretar e aplicar os textos referentes a ele de forma um tanto direta. Uma vez que ambos, o edifcio do tabernculo e o edifcio da igreja, possam ser pensados como lugares de reunio dos santos, acho que poderamos aprender muito sobre os edifcios das igrejas do Novo Testamento pelo estudo do edifcio do tabernculo do Velho Testamento. Creio que o tabernculo poderia nos dar alguns princpios que poderiam nortear nosso entendimento do projeto e da finalidade do edifcio das igrejas. Vi que esta abordagem tambm tem srios problemas. Isto quer dizer que todo este material no livro de xodo, tratando do tabernculo, no tem nenhuma aplicao clara para ns? Acho que no. Deus sempre teve um lugar de morada em meio a Seu povo. Primeiro foi no tabernculo, e mais tarde, ainda no perodo de Velho Testamento, no templo. Nos evangelhos, Deus habitava (literalmente "tabernaculava") entre Seu povo na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Agora, na era da igreja, Deus habita na igreja. meu entendimento que existem certos elementos comuns em todas essas maneiras pelas quais Deus habitou (ou habita) entre os homens. Assim, a descrio do tabernculo nos d a primeira revelao bblica de como Deus habita entre os homens, e o que isto requer ou sugere igreja hoje, na qual Deus habita. Nossa abordagem consistir primeiramente em estudar algumas das caractersticas do tabernculo, como descritas em xodo. Em seguida, analisaremos brevemente os textos que descrevem a construo do(s) templo(s), enfocando aqueles aspectos nos quais o templo similar ou distinto do tabernculo. Finalmente, passaremos ao Novo Testamento, para relacionar as caractersticas comuns do tabernculo e do templo com a morada de

Deus entre os homens atravs de "Seu Corpo". Creio que encontraremos uma correspondncia muito prxima entre todos os meios que Deus usa para habitar entre Seu povo. Caractersticas do Tabernculo (1) O tabernculo era um aparato muito funcional. O tabernculo servia como lugar de encontro entre Deus e os homens, e desta forma ficou conhecido como a "tenda da congregao"133 (cf. 35:21). Esta no era uma tarefa fcil, pois ter Deus to prximo era uma coisa muito perigosa. Quando Moiss suplicou a Deus para habitar em meio a Seu povo, Deus o avisou que isto poderia ser fatal para um povo to pecaminoso: "Porquanto o Senhor tinha dito a Moiss: Dize aos filhos de Israel: s povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei." (Ex. 33:5a)

. O tabernculo servia como lugar de encontro entre Deus e os homens, e desta forma ficou conhecido como a "tenda da congregao"133 (cf. 35:21). Esta no era uma tarefa fcil, pois ter Deus to prximo era uma coisa muito perigosa. Quando Moiss suplicou a Deus para habitar em meio a Seu povo, Deus o avisou que isto poderia ser fatal para um povo to pecaminoso: "Porquanto o Senhor tinha dito a Moiss: Dize aos filhos de Israel: s povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei." (Ex. 33:5a)
O tabernculo resolveu o problema de se ter um Deus santo habitando em meio a um povo pecaminoso. A soluo inclui duas medidas. O tabernculo resolveu um dos problemas por ser porttil. Deus tinha Se revelado a Seu povo de cima do Monte Sinai. Quando o povo deixasse o Sinai em direo terra prometida de Cana, precisariam de algum lugar porttil para a presena de Deus ser manifestada. Como o tabernculo era um tenda, o problema foi solucionado.

. Deus tinha Se revelado a Seu povo de cima do Monte Sinai. Quando o povo deixasse o Sinai em direo terra prometida de Cana, precisariam de algum lugar porttil para a presena de Deus ser manifestada. Como o tabernculo era um tenda, o problema foi solucionado.
O tabernculo tambm resolveu o problema de um Deus santo habitando em meio a um povo pecaminoso. As cortinas da tenda, e especialmente o espesso vu do Santo dos Santos, serviam como separadores, uma barreira divisria, entre Deus e o povo. Alm disso, o tabernculo era santificado e separado como um lugar santo. Isto poupava o povo de uma exploso de Deus que os teria destrudo. O tabernculo tambm era um lugar de sacrifcio, para que os pecados dos israelitas pudessem ser expiados. Ainda que a soluo no fosse permanente, realmente facilitava a comunho entre Deus e Seu povo.

. As cortinas da tenda, e especialmente o espesso vu do Santo dos Santos, serviam como separadores, uma barreira divisria, entre Deus e o povo. Alm disso, o tabernculo era santificado e separado como um lugar santo. Isto poupava o povo de uma exploso de Deus que os teria destrudo. O tabernculo tambm era um lugar de sacrifcio, para que os pecados dos israelitas pudessem ser expiados. Ainda que a soluo no fosse permanente, realmente facilitava a comunho entre Deus e Seu povo.
(2) O tabernculo foi um aparato que revelava fabulosa riqueza e beleza. No preciso mais que uma leitura casual do texto para aprender que o tabernculo foi um projeto muito caro.

. No preciso mais que uma leitura casual do texto para aprender que o tabernculo foi um projeto muito caro.
Os estudos mais recentes das medidas hebraicas feitos por R. B. Y. Scott (Peake4s Commentary on the Bible, Londres e Nova Iorque 1962, sec. 35) calculam o talento em torno de 64 libras (29 kg) e o siclo do santurio em 1/3 de uma ona, ou 9,7 gr. De acordo com estes clculos haveria algo em torno de 1.900 libras de ouro (862 kg), 6.437 libras de prata (2.923 kg), e 4.522 libras de bronze (2.053 kg). O projeto envolvia no apenas materiais muito caros, mas estes materiais foram trabalhados de tal forma a criar grandes obras de arte: "... Deus... ordenou a Moiss que construsse um tabernculo de uma forma que envolveria quase todas as formas de arte representativa que os homens conheciam." O tabernculo e seus utenslios foram concedidos aos israelitas tanto para "glria" quanto para "beleza" (cf. 28:2, 40). (3) A construo do tabernculo envolveu todo o povo. Todo o povo se beneficiaria do tabernculo, e assim a todos foi permitido participar de sua construo, ou pela doao dos materiais, ou pela habilidade no trabalho, ou por ambos.

. Todo o povo se beneficiaria do tabernculo, e assim a todos foi permitido participar de sua construo, ou pela doao dos materiais, ou pela habilidade no trabalho, ou por ambos.
(4) O tabernculo testemunhava o carter de Deus. A excelncia do tabernculo, tanto em seus materiais como em sua mo de obra, era um reflexo da excelncia de Deus. O tabernculo tambm foi um lugar santo, porque habitando nele estava um Deus santo (cf. 30:37, 38).

A excelncia do tabernculo, tanto em seus materiais como em sua mo de obra, era um reflexo da excelncia de Deus. O tabernculo tambm foi um lugar santo, porque habitando nele estava um Deus santo (cf. 30:37, 38).

O tabernculo testifica em sua estrutura e finalidade a santidade de Deus. Aro usava gravado no diadema "Santidade ao Senhor" (28:36). Os sacerdotes so alertados na prpria administrao de seu ofcio "para que no morram" (30:21), e a morte de Nadabe e Abi (Lv. 10:1) deixou clara a seriedade de uma ofensa que foi considerada ultrajante por Deus. (5) O tabernculo era composto de vrios elementos, mas em tudo foi ressaltada a unidade, no projeto, na funo e no propsito . "Fizeram cinqenta colchetes de ouro, com os quais prenderam as cortinas uma outra; e o tabernculo passou a ser um todo." (Ex. 36:13). "Fizeram tambm cinqenta colchetes de bronze para ajuntar a tenda, para que viesse a ser um todo." (Ex. 36:18).

. "Fizeram cinqenta colchetes de ouro, com os quais prenderam as cortinas uma outra; e o tabernculo passou a ser um todo." (Ex. 36:13). "Fizeram tambm cinqenta colchetes de bronze para ajuntar a tenda, para que viesse a ser um todo." (Ex. 36:18).
O que Schaeffer escreveu acerca to templo tambm pode ser dito a respeito do tabernculo: "Devemos reparar que, com relao ao templo, toda a arte foi trabalhada para formar uma unidade. O templo inteiro foi um trabalho singular de arquitetura, um todo unificado com colunas livres, esttuas, baixo relevo, msica e poesia, pedras gigantescas e belas madeiras trazidas de muito longe. Tudo est l. Um trabalho de arte completamente unificado para o louvor de Deus." No havia apenas unidade na arquitetura e na estrutura, mas havia tambm unidade na finalidade do tabernculo. O propsito do tabernculo foi prover um lugar onde Deus pudesse habitar em meio aos homens. Todos os seus utenslios facilitavam as ministraes e cerimnias que contribuam para que este lugar nico fosse a "tenda da congregao". (6) O tabernculo foi projetado como um aparato permanente. Repetidamente encontramos expresses tais como: "perptuo" e "pelas geraes" (cf. 30:8, 16, 21, 31). A tenda foi usada diariamente por muito mais de 40 anos, parecia como se Deus o tivesse projetado para ser usado ao longo da histria de Israel. Plagiando a afirmao dos construtores de automveis, o tabernculo no foi somente "construdo para durar", mas foi projetado para durar.

. Repetidamente encontramos expresses tais como: "perptuo" e "pelas geraes" (cf. 30:8, 16, 21, 31). A tenda foi usada diariamente por muito mais de 40 anos, parecia como se Deus o tivesse projetado para ser usado ao longo da histria de Israel. Plagiando a afirmao dos construtores de automveis, o tabernculo no foi somente "construdo para durar", mas foi projetado para durar.
(7) O tabernculo foi idia de Deus, iniciativa de Deus, projeto de Deus.

De onde veio o modelo? Veio de Deus... Deus foi o arquiteto, no o homem. No relato de como o tabernculo foi feito repetidamente aparece esta frase: "E fars..." Isto , Deus disse a Moiss o que fazer, em detalhes. Estas foram ordens, ordens do mesmo Deus que deu os 10 Mandamentos. O tabernculo foi feito depois do modelo divino ser mostrado a Moiss (25:9). As... instrues enfatizavam que cada detalhe do projeto foi feito de acordo com a explcita ordem de Deus (35:1, 4, 10, etc). Bezalel e Aoliabe foram dotados com o esprito de Deus e com o conhecimento da habilidade para executar a tarefa (21:2 e ss). Para o escritor do Velho Testamento a forma concreta do tabernculo inseparvel de seu significado espiritual. Cada detalhe da estrutura reflete a vontade divina e nada fica para decises "ad hoc" dos construtores humanos. ... Alm do mais, o tabernculo no foi concebido como medida temporria para um tempo limitado, mas algo no qual o sacerdcio permanente de Aro servisse ao longo de todas as geraes. (27:20 s). O Templo como Lugar da Morada de Deus Uma vez que Israel tomou posse da terra de Cana, no havia necessidade de um aparato porttil para guardar a arca da aliana e os outros utenslios do tabernculo. A arca, voc se recordar, tinha sido usada pelos israelitas como uma espcie de "p de coelho" gigante, que eles levaram consigo quando lutaram contra os filisteus, sob a liderana do rei Saul, e seu filho Jnatas. Os israelitas perderam esta batalha e a arca foi capturada pelos filisteus. Depois de repetidas dificuldades diretamente relacionadas com a arca, os filisteus a mandaram de volta Israel. O retorno da arca e o fato de Davi residir numa casa suntuosa parecem ter propiciado a ele o propsito para a construo de um lugar diferente para guardar a arca: "Sucedeu que, habitando Davi em sua prpria casa, disse ao profeta Nat: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliana do Senhor se acha numa tenda." (I Cr. 17:1) Nat rapidamente (e aparentemente sem consultar a Deus) encorajou Davi a construir um templo (I Cr. 17:2). No entanto, Deus tinha planos diferentes, pois Davi era um homem de guerra e derramara muito sangue. Deus de fato permitiria a construo de um templo, mas seria construdo por Salomo, filho de Davi, um homem de paz. Enquanto Davi queria construir uma casa para Deus, Deus prometeu dar a Davi uma casa; portanto, neste contexto do pedido de Davi para a construo do templo que Deus proclama o que se tornou conhecido como a Aliana Davdica, a promessa de que o descendente de Davi governar para sempre, e assim se tornou conhecido que o Messias de Israel seria o "Filho de Davi" (I Cr. 17:4-15). Da mesma forma que a vitria de Deus sobre os egpcios, as vitrias militares de Davi contra as naes (hostis) em derredor forneceram muitos dos materiais necessrios

construo do templo (cf. I Crnicas 18-21). Apesar de no ser permitido a Davi construir o templo, ele fez extensos preparativos para isso. No captulo 22 de I Crnicas Davi comeou a reunir os materiais necessrios para o templo. As instrues referentes construo do templo foram dadas a Salomo. O povo foi encorajado a ajudar neste projeto. Tambm foram designados aqueles que ministrariam no templo (captulos 24-26). Os planos que Davi deu a Salomo foram inspirados por Deus (I Cr. 28:11-12, 19), e desta forma divinamente providenciados, como o foram os planos para o tabernculo. Davi generosamente cedeu os materiais necessrios construo do templo, como o povo o fez quando foi solicitado (I Cr. 29:1-9). Para celebrar, foram oferecidos sacrifcios e todo o povo comeu e bebeu na presena de Deus (I Cr. 29:21-22) de modo a recordar a ratificao da aliana Mosaica (Ex. 24:5-11). Salomo reinou sobre Israel (II Cr. 1) aps a morte de Davi (I Cr. 29:28) e construiu o templo (II Cr. 2-4). Era elegante em material e mo-de-obra, exatamente como o foi o tabernculo (II Cr. 2:7; 3:8-17, etc). Quando ficou pronto a nao foi congregada e a arca trazida para dentro do templo (II Cr. 5:2-10). Como no tabernculo ( Ex. 40:34 e ss), uma nuvem desceu sobre o templo e a glria de Deus encheu o lugar (II Cr. 5:11-14). O templo foi dedicado, e Israel foi instrudo sobre o propsito do lugar, superior entre todos aqueles que deviam ser um lugar de orao (II Cr. 6). Depois que Salomo terminara de falar, Deus falou ao povo, prometendo bnos e maldies, dependendo da fidelidade de Israel aliana que Deus fizera com eles (II Cr. 7). Se Israel no fosse fiel aliana, o templo seria destrudo, e o povo disperso. No entanto, se o povo se arrependesse e orasse (em direo ao templo), Deus os ouviria e os restauraria. A histria de Israel confirma a veracidade das palavras de Deus. O povo no foi fiel a Deus e eles foram levados da terra e o templo deixado em runas. Os livros de Esdras e Neemias descrevem o retorno do cativeiro do remanescente fiel terra de Cana, onde reconstruram o templo e a cidade de Jerusalm, guiados e encorajados pelos profetas menores Ageu, Zacarias e Malaquias. Quando o templo foi reconstrudo, ele no tinha o esplendor do primeiro templo, e assim alguns "veteranos" choraram sua vista (Ed. 3:12). O profeta Ageu, no entanto, fala uma palavra de encorajamento, assegurando ao povo que o templo glorioso porque Deus est com eles, que Seu Esprito est habitando em seu meio (Ag. 2:4-5), e que no futuro Deus encher Sua casa com muito maior glria e esplendor (Ag. 2:7-9). O profeta Ezequiel tambm falou do templo no tempo futuro (captulo 40 e ss). A promessa do futuro retorno da nao de Israel terra de Cana e sua restaurao espiritual so assegurados com a descrio de um templo milenar que considerado e descrito em detalhes por Ezequiel. O lugar da Habitao de Deus no Novo Testamento

No Evangelho de Joo o Senhor Jesus Cristo apresentado como o Filho de Deus que habitou entre os homens (Jo. 1:14). O Senhor Jesus foi desta forma o lugar da morada de Deus entre os homens durante Sua jornada na terra. Assim Ele pde dizer mulher samaritana que estava chegando a poca em que o lugar de adorao no a preocupao principal (Jo. 4:20-21). Da poca da vinda de Cristo at o presente o lugar da morada de Deus entre os homens no concebido em termos de edifcios. Num ligeiro aparte: o edifcio fsico (o templo) tornara-se uma espcie de dolo para muitos legalistas, judeus descrentes da poca de Jesus. Para eles a presena do templo era prova de que Deus estava com eles e de que eles eram agradveis Sua vista. Mesmo os discpulos ficaram impressionados com a beleza da estrutura do templo, ainda que Jesus os prevenisse sobre tal entusiasmo, sabendo que o templo seria brevemente destrudo ( Mt. 24:1-2). Voc pode muito bem imaginar como os escribas e fariseus ficaram transtornados quando Nosso Senhor falou sobre a destruio do templo (no sabendo, claro, que Ele era esse templo). A destruio do templo em 70 d.C. foi o cumprimento dos avisos das Escrituras do Velho Testamento, prova da desobedincia de Israel e do peso da mo de Deus sobre a nao, mais uma vez. Aps a crucificao, sepultamento e ressurreio de Nosso Senhor, Estvo foi levado a julgamento por aqueles que colocaram o Senhor na cruz. Uma das acusaes contra ele era de que falara contra o templo (At. 6:13). A resposta de Estvo, em sua defesa, deixou claro, como as Escrituras do Velho Testamento j tinham feito, que Deus no habita em lugares feitos por mos humanas (At. 7:47-50; cf. II Cr. 2:5-6; 6:18, 30). As epstolas do Novo Testamento continuam a nos ensinar que o lugar da morada de Deus agora na igreja, no o edifcio igreja, mas o povo que compe o corpo de Cristo: "Assim, j no sois estrangeiros e peregrinos, mas concidados dos santos, e sois da famlia de Deus, edificados sobre o fundamento dos apstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifcio, bem ajustado, cresce para santurio dedicado ao Senhor, no qual tambm vs juntamente estais sendo edificados para habitao de Deus no Esprito." (Ef. 2:19-22) "Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, tambm vs mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdcio santo, a fim de oferecerdes sacrifcios espirituais agradveis a Deus por intermdio de Jesus Cristo. ... Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz." (I Pe. 2:4-5, 9). Concluso

H uma poro de maneiras pelas quais a construo do tabernculo aplicvel s nossas vidas, mesmo que estejamos separados dos israelitas da poca de Moiss por muitos sculos e pelo menos uma dispensao. Primeiro, creio que podemos legitimamente aprender o valor da arte pelas tremendas contribuies artsticas desta estrutura. So muitos aqueles que apontam para as diversas formas de arte que podem ser encontradas em relao direta com o tabernculo. bem verdade que nos tornamos utilitrios demais, vendo apenas tais coisas como importantes se tiverem uma grande utilidade. A arte tem um valor claro em nossa adorao e na expresso de nossa devoo a Deus. Este tema tem sido bem desenvolvido por vrios artistas cristos e digno de nossas srias consideraes. No entanto, no acho que este seja o objetivo principal de nosso texto.

. So muitos aqueles que apontam para as diversas formas de arte que podem ser encontradas em relao direta com o tabernculo. bem verdade que nos tornamos utilitrios demais, vendo apenas tais coisas como importantes se tiverem uma grande utilidade. A arte tem um valor claro em nossa adorao e na expresso de nossa devoo a Deus. Este tema tem sido bem desenvolvido por vrios artistas cristos e digno de nossas srias consideraes. No entanto, no acho que este seja o objetivo principal de nosso texto.
Segundo, devemos aprender que no devemos pensar em Deus como habitando em edifcios feitos por mos humanas, mas sim habitando dentro da igreja, dentro do corpo daqueles que verdadeiramente crem em Jesus Cristo. Estamos errados ao dizer a nossos filhos "silncio" quando entram na igreja porque "a casa de Deus", o que sugere a eles que Deus mora num edifcio, e que O visitamos uma vez por semana.

Estamos errados ao dizer a nossos filhos "silncio" quando entram na igreja porque "a casa de Deus", o que sugere a eles que Deus mora num edifcio, e que O visitamos uma vez por semana.
Se Deus ocupa a igreja como corpo, como as Escrituras ensinam, ento a maneira como nos conduzimos como membros da igreja extremamente importante. Se Deus santo, ento Sua igreja tambm deve ser santa (cf. I Pe. 1:16). Isto nos d razes muito fortes para exercer a disciplina na igreja (cf. Mt. 18, I Co. 5, 11), pois a igreja deve ser santa se Deus habita nela. Mais ainda, se Deus habita na igreja como corpo e Se manifesta dentro e atravs da igreja, ento a maneira pela qual conduzimos a igreja extremamente importante para uma representao adequada de Deus. por essa razo que o apstolo Paulo escreveu: "Escrevote estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade." (I Tm. 3:14-15).

nesta primeira epstola a Timteo que Paulo fala sobre a pureza doutrinria na igreja (captulo 1), sobre o ministrio pblico (captulo 2), sobre os lderes da igreja (captulo 3), sobre a falsa e a verdadeira santidade (captulo 4), sobre a responsabilidade da igreja pelas vivas e outros (captulo 5), e sobre a busca pela prosperidade guisa de procurar maior piedade (captulo 6). Como nos conduzimos na igreja extremamente importante, meu amigo, pois o prprio Deus habita na igreja hoje. Sejamos to cautelosos na maneira de edificar a igreja como o foram os antigos israelitas na construo do tabernculo, para que a glria de Deus possa ser manifesta aos homens.

Traduo: Mariza Regina de Souza Related Topics: Tabernacle


English Franais

S-ar putea să vă placă și