Sunteți pe pagina 1din 19

CURSO TCNICO EM OPERAES COMERCIAIS

07

CONTABILIDADE

Planos de Contas

Snia Maria de Arajo

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin

UFRN
Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade

r e v c Vo .. . i u q a por

...um breve estudo sobre Plano de Contas parmetro utilizado na elaborao das demonstraes financeiras que orienta os trabalhos contbeis dos registros de fatos e atos que ocorreram na empresa. Tambm como feita a distribuio das contas patrimoniais e das contas de resultado em um Plano de Contas, nos grupos e subgrupos a que elas pertenam de acordo com a tica contbil. Ver ainda uma esquematizao de contas e um modelo de Plano de Contas simplificado. Nesta aula, necessrio que voc tenha bastante ateno, pois os assuntos tratados aqui iro subsidiar vrias informaes essenciais para a continuao dos nossos estudos.

Saber descrever o que um Plano de Contas. Conhecer a organizao de um Plano de Contas. Verificar a importncia do Plano de Contas. Saber fazer aplicaes do Plano de Contas.

Objetivo

1
Contabilidade A07

Para comeo de conversa

e acordo com a equipe dos professores da FEA/USP , para se colocar em funcionamento qualquer tipo de empreendimento, uma das primeiras providncias fazer a planificao contbil. O Contador estuda a natureza da entidade, faz a verificao dos tipos de transaes que provavelmente iro ocorrer e da faz um planejamento para ver como essas transaes devero ser registradas. A partir desse estudo, elaborado um Plano de Contas adequado para o tipo do empreendimento, que dever ser observado obrigatoriamente na empresa. Mas, ento, o que um Plano de Contas? Descubra voc mesmo no decorrer desta aula.

2
Contabilidade A07

Estudando planicao contbil


Uma empresa precisa de parmetros para organizar as suas contas, de acordo com os princpios e normas que fundamentam a Contabilidade. Plano de Contas a relao das contas que uma empresa utiliza para efetuar os seus registros (denominados de Lanamentos Contbeis), com a finalidade principal de estabelecer critrios para o registro das operaes da empresa. Sendo assim, cada empresa tem um plano de contas de acordo com a sua necessidade, ou seja, no existe um modelo nico de plano de contas para toda e qualquer tipo de empresa. O que veremos aqui na verdade, so as diretrizes de como elaborar um plano de contas. Dias e Caldarelli (2008, p. 29) ressaltam: o plano de contas efetivamente o instrumento de consulta do profissional para fazer o lanamento contbil, pois indica qual conta deve ser debitada e qual conta deve ser creditada.

OBS.: Uma empresa comercial no colocar no seu plano de contas algumas contas, como: estoque de matria prima, produtos acabados, produtos em elaborao, entre outras, j que so contas que devero constar no plano de contas de uma empresa que industrializa algum tipo de bens.

Algumas observaes a respeito do Plano de Contas No devem ser includas contas estranhas natureza da empresa. Devero constar contas que so criadas para atender legislao fiscal e comercial. Atender ao disposto da Lei 6.404/76, que regulamentou a disposio dos grupos e contas para que sejam apresentadas as Demonstraes Financeiras no final do exerccio. No existe um plano de contas nico para todo e qualquer tipo de empresa. A seguir, voc ver a esquematizao dos grupos e subgrupos do Ativo e do Passivo.

3
Contabilidade A07

Quadro 1 Estrutura do Balano Patrimonial ATIVO Circulante Realizvel a longo prazo Permanente Investimento Imobilizado Intangvel Diferido Circulante Exigvel a longo prazo Resultado de exerccios futuros Patrimnio lquido Capital Reservas de capital Ajustes da avaliao patrimonial Reservas de incentivos fiscais Reservas de lucros Prejuzos Total do Ativo Total do Passivo
Fonte: Dias e Caldarelli (2008, p. 54).

PASSIVO

Praticando...

1. Responda: a) De acordo com o que j foi exposto, elabore um conceito de Plano de


Contas.

b) Como ficaria o registro de todos os fatos administrativos dentro de uma


empresa sem um Plano de Contas?

c) Qual a importncia de um Plano de Contas?

4
Contabilidade A07

Agora, vamos conhecer um Plano de Contas (simplificado). Observe os elementos do quadro abaixo.
Quadro 2 Contas Patrimoniais ATIVO CIRCULANTE Caixa Banco conta movimento Duplicatas a receber Estoques Adiantamento a fornecedores Devedores diversos REALIZVEL A LONGO PRAZO Duplicatas a receber PERMANENTE Investimentos Imveis para no uso Participao em outras empresas Imobilizado Imveis para uso Mquinas e equipamentos Mveis e utenslios Veculos ( - ) Depreciaes acumuladas Intangvel DIFERIDO Despesas com projetos Despesas com organizao Fornecedores Emprstimos bancrios a pagar Duplicatas a pagar Obrigaes trabalhistas Obrigaes tributrias Proviso para o Imposto de Renda Credores diversos EXIGVEL A LONGO PRAZO Duplicatas apagar Emprstimos bancrios a pagar RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS Aluguis recebidos antecipado PATRIMNIO LQUIDO Capital (- ) Capital a realizar Reservas de lucros Reserva para aumento de capital Lucros acumulados ou ( - ) Prejuzos acumulados PASSIVO

Tambm ser organizado um quadro com todas as contas de resultado, ou seja, as contas de despesas e de receitas.

Quadro 3 Contas de Resultado DESPESAS Despesas com vendas Despesas financeiras Despesas com propaganda Despesas administrativas Despesas gerais Despesas com gua luz e telefone Compras Vendas Receita de servios Receitas diversas RECEITAS

5
Contabilidade A07

O Plano de Contas que voc acabou de conhecer dever ser ampliado de acordo com o porte da empresa. As contas podero ser subdivididas, se houver necessidade.

Exemplo 1
Despesas com vendas: Frete Comisses sobre vendas Dirias Banco conta movimento: Banco do Brasil Banco Ita Banco Sul Banco X, etc.

Sendo assim, uma conta que poder ser chamada de conta sinttica, no caso dos exemplos acima, seriam as contas de Despesas com Vendas e Banco conta movimento, e as contas analticas seriam as contas: comisses sobre vendas, Banco do Brasil, Banco Ita, Banco Sul e Banco X.
Quadro 4 Algumas contas sinttica e analticas de despesas e receitas Contas sintticas Despesa com vendas Frete Comisses sobre vendas Dirias Banco conta movimento Banco do Brasil Ita-Unibanco Banco Sul Banco X Contas analticas

6
Contabilidade A07

Praticando...

Existe um nico modelo de Plano de Contas para todo e qualquer tipo de empresa. Sim ou no? Justifique a sua resposta.

De acordo com os professores da FEA/USP , quando a Contabilidade bem planejada, grande parte da escriturao se torna rotineira e pode ser realizada por um escriturrio sob a superviso de um contador. Para se elaborar um plano de contas necessrio que faamos a codificao das contas, com a inteno de no confundir as contas do Ativo com as contas do Passivo ou as contas de Despesas com as contas de Receitas. Para evitar este tipo de problema, a Contabilidade utiliza um cdigo numrico para cada conta. Agora vamos ver como isso funciona. Em nosso Plano de Contas, iremos atribuir a seguinte numerao: 1. Ativo 2. Passivo 3. Despesas 4. Receitas 5. Sistema auxiliar ou contas de compensao Sendo assim, quando uma conta comear com o nmero 1, voc j saber de imediato que se trata de uma conta do Ativo (por exemplo, 10, 11, 100 so indicadores de contas do Ativo); quando a conta comear com o nmero 2, voc j saber que trata de uma conta do Passivo; pelo 3, porque uma de Despesas; pelo 4, da Receita; e 5, de Sistema auxiliar.

7
Contabilidade A07

LEMBRETE IMPORTANTE Ningum precisa decorar um Plano de Contas. importante e necessrio que voc conhea as finalidades das contas, em qual grupo ela est inserida para poder utiliz-las da maneira correta. No adianta decorar um Plano de Contas se no souber us-lo corretamente.

Para fins didticos, vamos apresentar um Plano de Contas (simplificado) obedecendo numerao acima apresentada.

Parece complicado? Garanto a voc que no .

S precisa um pouco de ateno.

No fim da aula, disponibilizamos um modelo de plano de contas, voc dever consult-lo para seguir adiante e sempre que for necessrio, nessa e nas prximas aulas dever voltar a ele.

LEMBRE-SE: o plano de contas que voc encontrar ao final da aula apenas um modelo, entre tantos outros, que voc poder encontrar.

8
Contabilidade A07

Nesta aula, voc ficou sabendo o que o Plano de Contas (simplificado), com seus grupos e subgrupos, como tambm a sua importncia para a escriturao contbil e para o levantamento do balano patrimonial.

1. Complete: As depreciaes acumuladas so diminudas do_____________. 2. Relacione a coluna da direita com a da esquerda
(a) Conta de resultado devedora (b) Conta de resultado credora ( ) Despesa com vendas ( ) Receita com vendas ( ) Despesa com juros ( ) Descontos obtidos ( ) Descontos concedidos

3. Relacione a coluna da direita com a esquerda


(a) Ativo Circulante (b) Realizvel a longo prazo (c) Permanente Investimento (d) Permanente Imobilizado (e) Passivo Circulante (d) Patrimnio Lquido ( ) Capital ( ) Caixa ( ) Mquinas e Equipamentos ( ) Fornecedores ( ) Imveis para uso ( ) Duplicatas a receber

4. Suponhamos que uma empresa adquira dois imveis:


a) um deles ser oferecido em aluguel para uma outra empresa b) o outro ser destinado instalao do novo almoxarifado

9
Contabilidade A07

Pergunto: Em que grupo e subgrupo voc classificaria o imvel que ser destinado a aluguel?

Em que grupo e subgrupo voc classificaria o imvel que ser destinado instalao do novo almoxarifado?

5. Solucione as seguintes questes:


a) Sabendo-se que o curto prazo dever ser classificado no ativo circulante ou no passivo circulante, tendo por medida o encerramento do prximo exerccio, assim, uma empresa que encerra o balano no dia 30.06.2008, quando ter o final do seu prximo exerccio?

b) Em que consistem as caractersticas das contas que iro compor: (I) Ativo circulante

(II) Exigvel a longo prazo

(III) Imobilizado Investimento

10
Contabilidade A07

(IV) Realizvel a longo prazo

(V) Passivo circulante

(VI) Resultado de Exerccios futuros

(VII) Diferido

Referncias
DIAS, Adriana Marques; CALDARELLI, Carlos Alberto. Lei 11.638: uma revoluo na contabilidade das empresas. So Paulo: Trevisan Editora Universitria, 2008. FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAO E CONTABILIDADE - FEA/USP . Contabilidade introdutria. 9. ed. So Paulo: Atlas, 1998. HILRIO, Franco. Contabilidade Comercial. 13. ed. So Paulo: Atlas, 1996. OSNI, Moura Ribeiro. Contabilidade bsica. So Paulo: Saraiva,1999. SOUZA, Luis Carlos. Contabilidade ao alcance de Todos. Curitiba: Juru, 2006.

11
Contabilidade A07

APNDICE A -

MODELO DE PLANO DE CONTAS (SIMPLIFICADO) 1. ATIVO 10. CIRCULANTE 10.1 Caixa 10.2 Banco conta movimento 10.3 Clientes 10.4 Duplicatas a receber 10.5 Contas a receber 10.6 Estoque de mercadorias 10.7 Estoque de material de expediente 11. REALIZVEL A LONGO PRAZO 11.1 Duplicatas a receber 11.2 Contas a receber 11.3 Emprstimos a receber 12. PERMANENTE 12.1 INVESTIMENTO 12.1.1 Participao em outras empresas 12.1.2 Imveis para renda 12.2 IMOBILIZADO 12.2.1 Imveis 12.2.2 Instalaes 12.2.3 Mveis e Utenslios 12.2.4 Mquinas e equipamentos 12.2.5 Veculos 12.2.6 ( - ) Depreciaes acumuladas 12.3 INTANGVEL 12.3.1 Marcas, direitos e patentes 12.3.2 Fundo de comrcio 12.3.3 ( - ) Amortizaes acumuladas

12
Contabilidade A07

12.4 DIFERIDO 12.4.1 Despesa de organizao 2. PASSIVO 20. CIRCULANTE 20.1 Fornecedores 20.2 Duplicatas a pagar 20.3 Salrios a pagar 20.4 Honorrios a pagar 20.5 Emprstimos a pagar 20.6 INSS a recolher 20.7 FGTS a recolher 20.8 PIS s/faturamento 20.9 Contribuio sindical a recolher 21. EXIGVEL A LONGO PRAZO 21.1 Duplicatas a pagar 21.2 Emprstimos a pagar 22 .RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS 22.1 Aluguel recebido antecipadamente 23. PATRIMNIO LQUIDO 23.1 Capital 23.1.1 ( - ) Capital a integralizar 23.2 Reservalegal 23.3 Reserva de reavaliao 23.4 Lucros acumulados 23.5 ( - ) Prejuzos acumulados CONTA DE RESULTADO DESPESAS 30. DESPESAS OPERACIONAIS 30.1 Luz e telefone 30.2 gua e esgoto 30.3 Despesas com aluguis

13
Contabilidade A07

30.4 Despesas bancrias 30.5 Descontos concedidos 30.6 Material de expediente 30.7 Despesas com juros 30.8 Despesas com vendas 30.9 Custo de mercadorias vendidas RECEITAS 40. RECEITAS OPERACIONAIS 40.1 Receita com aluguis 40.2 Receita com juros 40.3 Descontos obtidos 40.4 Receita de vendas 40.5 Devolues de vendas 40.6 Receita de servios 50. CONTAS TRANSITRIAS 50.1 Resultado do Exerccio 50.2 Lucro do Exerccio 50.3 Prejuzo do Exerccio

Anotaes

14
Contabilidade A07

Anotaes

15
Contabilidade A07

Anotaes

16
Contabilidade A07

S-ar putea să vă placă și