Sunteți pe pagina 1din 7

CENTRO UNIVERSITRIO FRANCISCANO CURSO DE DIREITO

NATHLIA SARAIVA RENAN SOARES GOMIDES

SANTA MARIA
2013

O DEVER DE COLABORAO ENTRE AS PARTES E JUIZ NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

PROFESSOR JAIR PEREIRA COITINHO

SANTA MARIA 2013

INTRODUO

Falarmos em colaborao entre as partes de um processo, como o solicitado no tema, partirmos de uma Idea que abrange o principio da colaborao no processo civil brasileiro. Comeamos a partir de uma analise dos aspectos historicamente relevantes para o entendimento da possvel cooperao entre partes e o juiz na es era jurdica brasileira.

ASPECTOS FILOSOFICOS A CERCA DA COLABORAO NA SOCIEDADE ATUAL

! conceito de dignidade da pessoa humana, na iloso ia de Immanuel "ant, apreendido na obra #Fundamentao da $eta sica dos Costumes%.trazendo principalmente a questo& como devo agir para que a minha ao seja boa' (ota)se no il*so o uma crtica precisa acerca da natureza do homem. +ual o objetivo da ao para o homem no tocante ao dever. ,ssim e-posto podemos relacionar o principio da colaborao relacionado ao dever de agir bem con orme Immanuel "ant, pois a ao o que pode tornar o princpio uma pratica no judici.rio. /egundo "ant #! ser humano tem dignidade por que um im em si mesmo e no apenas um meio para os ins de outras pessoas.% 0odemos a irmar que no h. de inio melhor para a dignidade da pessoa humana, pois dizer que a dignidade pode estar ligada a boa) do individuo que por sua vez necess.rio para o entendimento e a aplicao do principio da colaborao, pois se a um entendimento que necessitamos viver em sociedade, e esta por sua vez competitiva e desumana, tendo assim que dar import1ncia as rela2es humanas com o pr*-imo. 3sta a irmao baseada em ,bdalla esse caminho trata)se do principio da cooperao, o qual pode possibilitar ao ser humano maior pro-imidade daquilo que lhe constitui a ess4ncia, a pr.-is da solidariedade. 0ortanto na g4nese do humano no esta a competio, e sim a solidariedade. 5 e-atamente esta e-peri4ncia primeira do homem a que lhe aponta uma aurora ace 6 escurido da luta de todos contra todos. ,inda que possa soar ut*pico pensar que a sociedade possa um dia orientar)se pelo principio da cooperao, no podemos cair sobre o abismo do pessimismo desacreditando na esperana de um mundo melhor. ,ssim em suma debater sobre esse principio remeter uma re le-o jurdica) ilos* ica processual, com en oque na cooperao entre as partes e o juiz, pois essa din1mica tem re le-os diretos na concepo da dignidade e no bem moral coletivo rente a toda a sociedade atual, esta boa) do individuo ir. trazer estabilidade na relao sociedade7judici.rio que por sua vez ter. uma din1mica mais moderna.

CONCEITUANDO O PRINCIPI DA COLABORAO ENTRE AS PARTES E O MAGISTRADO

0odemos dividir a relao de cooperao recproca entre as partes e o juiz em quatro elementos segundo a doutrina mais tradicional, dever de preveno, de esclarecimento, de consulta e de au-ilio 6s partes. 0ara o autor o objeto por ora mais importante o dever de au-ilio 6s partes, para assim ver na pratica como esta modalidade pode ser aplicada com e ic.cia. ! au-ilio entra as partes considerado de suma import1ncia no direito brasileiro, pois considera essencial a colaborao e etiva do autor em um determinado processo, independentemente de serem civis ou criminais, pois au-iliam na reduo de tempo e acabam eliminando as di iculdades e-istentes no decorrer do processo. (o podemos dei-ar de ressaltar que, embora que not*rio, mister a import1ncia do au-lio das partes no decorrer das a2es judiciais, pois tais colabora2es inegavelmente di icultam um possvel erro moral eito pelo magistrado, ou seja, o di.logo entra as partes e o juiz acaba sendo onte da verdade procurada, acilitando o entendimento da causa. 8iscorremos a import1ncia da colaborao entra as partes que deve ser intensi icada cada vez mais, embora ainda seja de certa orma tmida essa participao no judici.rio. ,ssim para se construir um novo rosto ao processo, preciso perceber as mudanas ocorridas ao longo dos anos e como a nova roupagem de uma participao mais e etiva e concreta. 9er o processo apenas como instrumento para a atuao da lei no permite perceber que o e-erccio da jurisdio depende do modo como o procedimento i-ado pelo legislador, e aplicado e construdo no caso concreto e, assim, compreendido pelo juiz. ,ssim se torna indispens.vel a aplicao do principio da colaborao entra as partes no andamento das a2es. 0ois tal colaborao tr.s in:meros bene cios, no so a sociedade como orma de bem social, como na aplicao do pr*prio individuo pois ser. nas a2es criminas por e-emplo ser)lhe). aplicado uma sano e esta deve ser a mais junta possvel, como nos re erimos anteriormente a aplicao moral junta)se e re lete diretamente na es era penal, onde voltamos a de inio de dignidade de "ant na aplicao do principio da colaborao.

COLABORAO ENTRE AS PARTE: IMPORTANCIA DA GARANTIA DO CONTRADITRIO

! princpio do contradit*rio uma orma garantida pela constituio para que uma das partes possa apresentar sua de esa em juzo podendo criticar os atos alegado

pelo autor. ! princpio do contradit*rio e da ampla de esa assegurado pelo artigo ;<, inciso =9 da Constituio Federal, mas pode ser de inido tambm pela e-presso audiatur et altera pars, que signi ica #oua)se tambm a outra parte%. ! princpio do contradit*rio de suma import1ncia no que se trata da colaborao das partes e do magistrado, pois amplia a interpretao que o magistrado possa azer em relao as partes pode)se se obter a paci icao da lide por meio da participao de todos os envolvidos no processo. (esse sentido, tem)se colocado a import1ncia do papel do magistrado, agora como participante e etivo do processo, a astando)se dos antigos dogmas da eq>idist1ncia e da passividade que nortearam a atuao daquele por muitos anos, de que o juiz esta acima de todos em um nvel hier.rquico maior, princpios que atualmente so a astados do direito brasileiro, pois o magistrado em seu papel undamental como aplicador da lei tem)se que ao e etivar no caso concreto o contradit*rio, dever que obrigat*rio na orma da lei, tem uma viso mais ampla das partes, tanto ao r quanto ao autor. (esse conte-to, podemos citar o pro essor C1ndido ?angel 8inamarco, em sua obra @, Instrumentalidade do 0rocesso@, onde mostra a import1ncia da participao do juiz no contradit*rio e por sua vez aplica)se per eitamente no principio da colaborao entre as partes e do magistrado
, dialtica do processo, que onte de luz sobre a verdade procurada, e-pressasse na cooperao mais intensa entre o juiz e os contendores, seja para a descoberta dos atos que no so do conhecimento do primeiro, seja pra o bom entendimento da causa e dos seus atos, seja para a correta compreenso das normas de 8ireito e apropriado enquadramento dos atos nas categorias jurdicas adequadas ! contradit*rio, em suas mais recentes ormula2es, abrange o direito das partes ao di.logo com o J!"#

=ogo, ica ntido a inteno de 8inamarco ao mostrar como a import1ncia do principio da colabora para um bom entendimento re erente as partes no tocante ai magistrado. Fica evidente tambm a relao estendida do principio com a correta aplicao das normas, ou seja, a partir da e etivao do princpio do contradit*rio e mais elaborada a correta aplicao das normas no caso concreto jurdico, pois como e-posto acima o juiz ter. um viso mais abrangente.

O DEVER DE COLABORAO ENTRE AS PARTES NO PROCESSO CIVIL CONSTITUCIONAL 0rimeiramente salientamos a import1ncia da boa) objetiva no processo constitucional, que por sua vez de inimos um conceito moral que imp2e a conduta ocalizada na honestidade e na honestidade com o intuito de no rustrar, prejudicar ou lesar outrem. 0ara Aeresa (egreiros BCDDE, p. FCGH a boa) objetiva o elo entre as

negocia2es privadas e a normativa constitucional, trazendo para todo o ordenamento jurdico a dignidade da pessoa humana como valor normativo supremo, assim, embora ut*pico, a boa) esta dever estar presente antes durante e depois do qualquer negocio jurdico. Arazendo esse conceito de boa) no processo constitucional podemos lig.)lo com a colaborao entra as partes e o magistrado.

CONCLUSO 8e acordo com a doutrina citada, necess.rio que tal cooperao seja triangular entre o juiz e as partes, isto , a idia de cooperao h. de implicar, sim, um juiz ativo, colocado no centro da controvrsia, mas tambm a recuperao do car.ter isonImico do processo, com a participao ativa das partes. Aal principio se mostrou de suma import1ncia, mostrando tambm a essencial participao da boa) no processo civil contempor1neo brasileiro, onde a boa) pode ser considerada o pilar de sustentao de do principio da colaborao entre as partes como comentado no neste artigo, pois a boa) acaba por ser essencial em todo e qualquer tipo de processo, pois acilita numa interpretao adequada a imparcial que o magistrado deve azer. ,ssim com o e etivo processo de colaborao das partes e do magistrado teremos processos mais r.pidos e mais justos no judici.rio brasileiro.

REFER$NCIAS BIBLIOGRFICAS

DINAMARCO; A Instrumentalidade do Processo.EDITORA: Malheiros http&77jus.com.br7revista7te-to7CCCEJ7aspectos)teoricos)e)praticos)do)principio) da)cooperacao)no)processo)civil)brasileiroKi-zzCAFLn(Mi9. http&77jus.com.br7revista7te-to7CCCEJ7aspectos)teoricos)e)praticos)do)principio) da)cooperacao)no)processo)civil)brasileiroKi-zzC/NmjjCaJ. http&77jus.com.br7revista7te-to7CCCEJ7aspectos)teoricos)e)praticos)do)principio) da)cooperacao)no)processo)civil)brasileiroKi-zzC/NjiaOco.

S-ar putea să vă placă și