Sunteți pe pagina 1din 4

Riscos Individuais

Internacionalmente em avaliaes de risco, os riscos provenientes de acidentes em uma instalao industrial so classificados em dois tipos: risco social e risco individual. O primeiro refere-se ao risco para toda a comunidade exposta, onde so consideradas todas as possibilidades de ocorrncia de consequncias mltiplas (mais de uma vtima) em cada cenrio de acidente. O risco individual indica o potencial de dano para cada pessoa da comunidade exposta, sendo que o seu valor varia em funo da posio do indivduo em relao s fontes de risco existentes. No processo de tomada de deciso sobre a aceitabilidade dos riscos de uma determinada instalao, os riscos individuais tm desempenhado um papel fundamental, em virtude da grande preocupao da sociedade com os acidentes de grandes propores, ou seja, aqueles que envolvem um grande nmero de vtimas. Devido a possibilidade de uma instalao apresentar nveis de risco social considerados aceitveis, mas expor determinado indivduo ou grupo de indivduos a um nvel de risco muito alto, torna-se necessrio a avaliao do risco individual que nos dar uma indicao do risco que esto submetidas aquelas pessoas mais expostas. O risco individual tem sido definido como: "A freqncia esperada por ano de que um indivduo situado em determinada posio nas proximidades de uma indstria de processos qumicos venha ter um certo nvel de dano (morte, ferimento, perda econmica, incmodo, etc) em decorrncia de acidentes nos sistemas analisados". Atualmente, os riscos individuais de uma instalao esto sendo expressos atravs dos chamados "contornos de risco individual" ou "contornos de iso-risco". Esses contornos ligam os pontos de mesmo nvel de risco individual, fornecendo uma indicao grfica dos nveis de risco individual nas proximidades de uma dada instalao. Conhecendo-se a distribuio populacional na regio, pode-se ento determinar se algum grupo especfico est submetido a nveis inaceitveis de risco individual. Neste trabalho, de forma a calcular os riscos individuais, as rvores de Eventos foram divididas em duas partes. A primeira parte, chamada rvore de Eventos Sistmica, contm o evento iniciador, com sua freqncia de ocorrncia, e um ou mais ramos relativos s probabilidades de falha ou sucesso dos sistemas de segurana da instalao que sejam relevantes para o desenrolar do referido acidente, gerando uma ou mais seqncias de possveis acidentes. A segunda parte de rvore de eventos, aqui denominada de rvore de Eventos Fenomenolgica, parte de cada seqncia gerada nas rvores sistmicas, e gera um conjunto de cenrios dependentes dos fenmenos relevantes para a evoluo do acidente, tais como, a

direo e a velocidade do vento. A ocorrncia ou no de ignio imediata, de ignio nas diversas fontes de ignio, bem como a possibilidade de ocorrncia de incndio ou exploso so tambm consideradas nos casos de produtos inflamveis. Riscos Individuais - Resultados Os contornos de risco individual (curvas de iso-risco) para a CNAAA- Unidade 3 esto apresentados na Figura 12. Esta ilustrao indica os nveis de risco individual nas regies em torno da instalao analisada, de onde pode-se observar quais as reas que esto submetidas aos maiores nveis de risco individual. Os resultados mostrados nesta ilustrao podem ser comparados diretamente aos critrios de aceitabilidade de riscos individuais adotado pela Feema. 12.2.9.3. Riscos Sociais - topo O risco social uma medida do risco para o grupo constitudo por toda a comunidade exposta aos efeitos do acidente. Portanto, o risco social diz respeito a toda a populao exposta, relacionando a magnitude dos danos que podem ser causados sobre a comunidade como um todo (mltiplas vtimas) e as freqncias esperadas dos acidentes capazes de causar os referidos danos. Nos trabalhos de anlise de riscos, os riscos sociais esto sendo expressos atravs das chamadas curvas F x N. Estas curvas fornecem a freqncia esperada de acidentes com nmero de vtimas maior ou igual a qualquer valor desejado ou pr-estabelecido por rgos governamentais. A grande vantagem dessas curvas que elas mostram graficamente todo o espectro de risco da instalao, indicando explicitamente o potencial de acidentes de grande magnitude da instalao analisada.

4.4 Riscos Sociais e Individuais


O risco social diz respeito aos acidentes que podem causar danos a um nmero razoavelmente grande de pessoas. Nesse sentido o risco social procura responder a perguntas tais como: Quantas pessoas esto sob risco? Quantas pessoas podem ser afetadas em caso de um acidente Quais os efeitos globais sobre a comunidade? Assim os riscos sociais so de grande valia quando a populao exposta alta. Nesse caso, os indicadores de risco social so aqueles que conseguem distinguir a significncia do risco de diferentes acidentes (os de grande nmero de vtimas daqueles de baixo nmero de vtimas e respectivas frequncias de ocorrncia). Por sua vez os riscos individuais expressam a preocupao com os riscos para cada um dos membros da populao exposta e visam responder a perguntas tais como:

Qual a chance de eu vir a ser afetado? Qual a chance de danos a um pequeno grupo de pessoas situadas em determinada posio? Pode haver casos em que os riscos sociais so baixos porque a populao exposta no grande, no entanto, alguns membros da populao esto expostos a riscos individuais inaceitavelmente altos. Os indicadores de risco individual so os que poderiam indicar tal situao. Da mesma forma, poderia acontecer a situao inversa, ou seja, cada indivduo de uma populao est exposto a um nvel de risco baixo, mas devido ao grande nmero de pessoas expostas, o risco social poderia estar acima do critrio de aceitabilidade correspondente. Assim, de um modo geral, os dois tipos de indicadores so necessrios para se ter um quadro completo dos riscos.

4.5 Indicadores Quantitativos do Risco Social


Como indicado anteriormente, os indicadores quantitativos do Risco Social so: Risco Social Mdio (RSM) Curva FN Em uma instalao para a qual foram identificados N cenrios de acidente, o Risco Social Mdio definido como o somatrio sobre todos os cenrios do produto da frequncia de cada cenrio pelo respectivo valor das suas consequncias. Esta definio est ilustrada no quadro abaixo. Este indicador tem sido tradicionalmente utilizado em anlises custo-benefcio de medidas de proteo.

Definio Quantitativa de Risco

A Curva FN um grfico que fornece a frequncia de ocorrncia de acidentes com N ou mais vtimas. Um exemplo de curva FN para uma determinada instalao est mostrado no quadro abaixo. No eixo x tem-se a magnitude das consequncias, ou seja, o nmero de vtimas fatais, e no eixo y, a frequncia acumulada de acidentes com N ou mais vtimas.

Risco Social: Curva F-N (Exemplo)

4.6 Indicadores Quantitativos de Risco Individual


Quantitativamente, o Risco Individual pode ser definido como: Frequncia esperada de que um indivduo situado numa determinada posio, nas imediaes de uma instalao de processo, venha a sofrer um certo nvel de dano (morte, ferimento, perda econmica, inconvenincia) em decorrncia de acidentes na instalao. Os indicadores quantitativos de risco individual so: Risco Individual Mdio Contorno de Risco Individual O Risco Individual Mdio (RIM) definido como a relao entre o Risco Social Mdio e a populao exposta, ou seja:

O contorno de Risco Individual uma curva que fornece o lugar geomtrico dos pontos de mesmo risco, ou seja, tratam-se de contornos de iso-risco individual. Normalmente, essas curvas so traadas para valores de risco individual relevantes para mostrar os nveis de risco em torno das instalaes. Os valores so calculados como se as pessoas ficassem em cada local durante as 24 horas do dia.

S-ar putea să vă placă și