Sunteți pe pagina 1din 8

Schopenhauer: O Filsofo do pessimismo

http://www.geocities.com/Athens/Troy/8413/rosenfeld1.htm Anatol Rosenfeld Dentro da filosofia universal ocupa Arthur Schopenhauer uma posio singular, e completamente original. o primeiro entre os filsofos de destaque, em tda a histria da filosofia, a proclamar sistematicamente que o amago do mundo irracional, fundamentalmente oposto ! intelig"ncia e ! ra#o.

$al concepo representa uma verdadeira revoluo na histria da filosofia. A f na ra#o da prpria ess"ncia de toda empresa filosfica e a essa f na nossa intelig"ncia corresponde, dentro da tradio filosfica, a firme convico de que as nossas faculdades racionais nada so seno a manifestao, em%ora apagada, de uma intelig"ncia universal que impregna todas as coisas e as dirige para determinados fins, segundo um plano inteligente. &recisamente por isso, por ser a nossa ra#o humana apenas um refle'o de uma ra#o suprema, dominadora do mundo, precisamente por isso temos a capacidade de filosofar, de conhecer, de sa%er e apreender a verdade, a ess"ncia das coisas. &ois as leis do universo so as da nossa prpria intelig"ncia. ( nossa pesquisa incans)vel, em%renhada nos meandros misteriosos do ser, revela*se, milagrosamente, como num espelho, a nossa prpria imagcm. Somos um microcosmo que repete, em escala miuda, o macrocosmo. +omo o nosso olho, no di#er dos filsofos e de ,oethe, da qualidade do sol e por isso divisa a lu# do sol, assim tam% m a nossa ra#o da qualidade da ra#o universal e por isso lhe apreende as leis e manifesta-es. &or mais que ns nos percamos no aparente caos dos fenmenos e na gigantesca amplitude dos espaos astronomicos, no fim encontramo*nos, deslum%rados, diante de ns mesmos. . toda essa concepo, que considera o homem um ser racional capa# de conhecer o ser racional do mundo, , consciente ou inconscientemente, a %ase da maioria dos grandes filsofos, de &lato a $homas de Aquino, de Descartes a /ei%ni#, Spino#a, 0ant e 1egel, em%ora o criticismo de 0ant 2) tenha comeado a a%alar essa segurana 3dogmatica3.

Schopenhauer rompe radicalmente com essa tradio. .sta%eleceu como princ4pio metaf4sico um poder maldoso, %oal e cego, completamente irracional. 5oi o primeiro a criar uma filosofia %aseado no irracionalismo sistem)tico, mas no foi o 6ltimo a fa#"*lo. Dele parte toda uma corrente de irracionalismo, manifestando*se, de um lado, no 3 lan vital3 de 7ergson, e atingindo virul"ncia, de outro lado, no pensamento de 8iet#she. .sse pensamento, por sua ve# enriquecido pela afluente religiosa de 0ier9egaard, tomou o nome de e'istencialismo :quer se2a na sua forma religiosa ou ateista;

+omo se v", o impacto dessa concepo foi e tremendo em%ora fsse e se2a mais indireto do que direto. 8o necess)rio falar aqui de fatos %vios, tais como a 3converso3 de Richard <agner, entusiasta de Schopenhauer, cu2o $risto , por assim di#er, o sistema do filsofo posto em m6sica :em%ora a interpretao se2a um tanto her tica;, ou como o pensamento de 84et#sche, cu2a id ia fundamental , a vontade de poder, nada seno a vontade de viver dd Schopenhauer, despida das suas rai#es metaf4sicas= com a diferena de que 8iet#sche, 3invertendo os valores3, no negava, mas afirmava, a vontade, transformando*a no mais alto e mesmo no 6nico valor. Ao passo que na filosofia de Schopenhauer a vontade irracional, longe de ser um valor positivo, apenas o poder de fato * causa de todos os sofrimentos * que por isso deve ser aniquilada, essa mesma vontade se torna na concepo niet#scheana o mais alto valor, a m)'ima finalidade, ideali#ada no 3super*homem3. A teoria de Schopenhauer de que a intelig"ncia humana essencialmente um instrumento dos interesses pragm)ticos da vontade, foi adotada por 8iet#sche, 7ergson e os pragmatistas americanos, tais como <. >ames, De?e@ e outros. A concepo est tica do filsofo de 5ran9furt empolgou gera-es de autores e artistas e o conceito particular do g"nio, como foi conce%ido por ele, encontrou ainda recentemente e'presso num romance de $homas Aann :Dr. 5austo;, o autor dos 7udden%roo9s, o%ra em que B Aundo como Contade e Representao desempenha um papel decisivo. A hiptese de que e'istem rela-es entre o g"nio e a loucura, conquanto e'plicao sistem)tica e /om%roso hauriu essa concepo na o%ra do filsofo alemo, colocando*o, respeitosamente, entre os g"nios suspeitos de loucura.

A Aetaf4sica do Amor Se'ual :...; Do%ra que este ensaio de Rosenfeld introdu#E uma pea central do sistema schopenhauriano, cheia de intui-es geniais, cu2a repercusso no pensamento ocidental dificilmente pode ser e'agerada. A vontade, que a ess"ncia do mundo, tem o seu foco no impulso se'ualF

pela primeira ve# na histria da filosofia, e'cetuando*se &lato, que o se'o atinge dignidade metaf4sica. 5reud sempre negou ter lido Schopenhauer, mas a influ"ncia indireta, atrav s de m6ltiplos canais su%terrGneos, to evidente que no preciso insistir nisso. a o%ra de Schopenhauer, que pela primeira a ve# focali#ou sistematicamente a ateno nos fenmenos se'uais, inspirando com isso um e' rcito de pensadores e autores, de 5reud a <eininger, de 5orel a D. 1. /a?rence. :...; $oda a teoria freudiana de que o impulso se'ual a rai# inconsciente do nosso comportamento * representando o consciente uma crosta superficial * de origem achopenhaueriana. A suposio freudiana da preponderGncia do irracional e inconsciente so%re o racional e consciente * %ase da metaf4sica de Schopenhauer * tornou*se, desde ento, um lugar comum e pode*se di#er que o nosso tempo, no seu pessimismo quanto ! capacidade do 3homo sapiens3 de guiar*se pelo intelecto e pela ra#o tri%ut)rio direto ou indireto da concepo de Schopenhauer, e o comportamento atual da humanidade parece ser um 6nico, gigantesco esforo destinado a provar a metaf4sica do grande pessimista. A teoria da racionali#ao3 e da 3ideologia3 * isto , a ela%orao de argumentos e mesmo de sistemas racionais, teorias filosficas e teologias de acrdo com os interesses mais ou menos inconscientes de uma classe ou de um indiv4duo , teoria to importante no pensamento de 8iet#sche, 5reud, no mar'ismo e na sociologia moderna, est) contida na id ia de Schopenhauer de que no dese2amos uma coisa por tertmos encontrado ra#-es para dese2)*la, mas que inventamos, posteriormente, ra#-es, sistemas e teologias para mascarar, diante de ns mesmos, os nossos dese2os profundos e os nossos interesses vitais.

8um pequeno ensaio de Schopenhauer so%re a loucura encontramos toda a teoria freudiana dos erros cotidianos, lapsos e esquecimentos casuais, a teoria da represso e a teoria da fuga para a doena. preciso notar, lemos num ensaio, 3com quanto desagrado ns nos lem%ramos de coisas que ferem violentamente os nossos interesses, o nosso orgulho ou os nossos dese2os= com quanta dificuldade ns nos decidimos a propor tais coisas ao nosso intelecto para e'ame e'ato e s rio= com quanta facilidade, ao contr)rio, nos desviamos de tais fatos, esgueirando*nos deles, ao passo que circunstGncias agrad)veis espontGneamente penetram na nossa consci"ncia, tanto assim que, mesmo afastados por ns, insistem em assediar*nos... 8aquela resist"ncia da vontade de admitir que o adverso se apresente ! lu# da intelig"ncia, reside o ponto em que a loucura pode irromper no esp4rito. $odo novo incidente adverso tem de ser assimilado pelo intelecto, isto , tem de rece%er um lugar no sistema das verdades que se referem ! nossa vontade, aos nossos interesses, e isso ainda que fosse necess)rio reprimir para tal fim coisas mais satisfatrias Do termo 3verdraengen3 para 3reprimir3 foi adotado por 5reudE ... Se, todavia, em determinado caso, a resist"ncia da vontade em face da aceitao de dada verdade alcana tal grau que aquela operao :da assimilao; no pode ser levada a efeitoF se, portanto, certos incidentes e circunstGncias so sonegadas ao intelecto, porque a vontade no pode suportar*lhe a viso= se ento, por causa do necess)rio ne'o, a lacuna ou %recha preenchida a %el pra#erF neste caso estamos diante dum caso de loucura. &ois o intelecto renunciou ! sua nature#a de agradar a vontade= o homem imagina o que no ... A origem da loucura pode ser considerada, portanto, como um violento He'pulsar para fora da consci"ncia3 de qualquer fato, o que s poss4vel 3pela insero na consci"ncia de qualquer outra id ia que no corresponde ! realidadeH 3.

5reud proclama a cura e Schopenhauer a salvao pela intelig"ncia= am%os aceditam no poder da intelig"ncia, na possi%ilidade da su%limao e li%ertao do homem atrav s das suas faculdades racionais. A transformao dos fatos inconscientes em dados conscientes, pela an)lise em 5reud, pela refle'o em Schopenhauer, para aquele o caminho da cura e para este o caminho da salvao. Arthur Schopenhauer nasceu em IJKK, na cidade livre de Dant#ig. 0ant, cu2a o%ra iria influenci)*lo profundamente, vivia ainda, 1egel, seu futuro 3concorrente3 na Lniversidade de 7erlim, 2) era adolescente. Lm ano mais tarde estourou a Revoluco 5rancesa, e uma d cada depois uma gerao de 2ovens poetas alemes deslum%rar) o mundo com a poesia romGntica, cu2a ess"ncia iria impregnar a o%ra de Schopenhauer.

A 2uventude de Schopenhauer no decorreu feli#. B pai, a%astado comerciante, irasc4vel e dominador, transf4ere*se para 1am%urgo, quando Dant#ig ane'ada ! &r6ssia= no quer viver de%ai'o de um regime mon)rquico. Lma doena mental, herdada da me, e pre2u4#os finan*ceiros, levam*no, na idade de MK anos, ao suic4dio.

A me, vinte anos mais 2ovem do que o marido, era, %em ao contr)rio, uma mulher, muito %em equili%rada. Autora de romances sem grande valor, intelectualmente %em dotada, mas de poucos encantos femininos,

muda*se depois da morte do marido para <eimar, dei'ando o filho em 1am%urgo. 8a capital espiritual da Alemanha, 5rau Schopenhauer rece%e duas ve#es por semana a fina flor intelectual da sociedade ?eimarense, entre outras tam% m ,oethe, mais tarde magnGnimo amigo do 2ovem Arthur * *na medida em que podia haver ami#ade entre dois homens to imensamente convencidos do prprio valor. <ilhelm von 1um%oldt escreve, o%servador saga#, escreve em IKNO so%re a meF 3.la me desagrad)vel pela sua figura e vo# e pelo seu comportamento afetado3.

Lm homem mentalmente desequili%rado e uma mulher pouco materna * eis os pais do filsofo do pessimismo. +ontudo, enquanto tem afeio pelo pai, s encontra pa*lavras amargas para 5rau SchopenhauerF 3A me transforma*se aps a morte do marido fequentemente em madrasta3*. +iumento como sempre foi, sente profundo desgosto em face da vida livre da me.

B 2ovem Schopenhauer uma criana sem p)tria e sem verdadeiro lar. Puando tem cinco anos, o pai muda*se para 1am%urgoF 3Assim perdi em tenra infGncia o meu direito p)trio. . desde ento nunca conheci uma nova p)tria3. .m compensao tem o privil gio de reali#ar com o pai longas viagens ! 5rana e Qnglaterra, ficando durante dois anos na cidade de 1avre de +rGce, 3onde meu pai me dei'ou... a fim de que, se poss4vel me trans*formasse em um franc"s perfeito3 ... Aos quin#e anos parte de novo com os pais para um cru#eiro pela 1olanda :pa4s de origem da fam4lia;, 5rana, Qnglaterra e Su4a. .ssa viagem fora lhe prometida pelo pai em troca da promessa de desistir dos estudos universit)rios para dedicar*se ao com rcio. S alguns anos depois da morte do pai, o futuro filsofo romperia a promessa, incapa# de continuar numa profisso, contra a qual se re%elaram todos os seus instintos. 8as suas cartas ! me, chora 3a terr4vel perda da minha fora adolescente, dispersa em negcios va#ios3, e sente*se 3torturado por uma amargura insuport)vel do esp4rito3.

Aas as viagens na poca napolenica, atrav s de %oa parte da .uropa, proporcionaram*lhe e'peri"ncias que nenhumma universidade lhe poderia ter dado. .ntre os grandes filsofos alemes da sua poca, Schopenhauer o 6nico que pertence ! grande %urguesia e que, muito via2ado, demonstra possuir amplos conhecimentos das coisas, do mundo e dos homens, conhecimentos diretos, adquiridos pela prpria o%servao. Qsso confere !s suas o%ras um encanto todo especial= elas parecem ser are2adas pelo vento do mundo. $oda linha revela o homem e'periente, realista, que na- acumulou a sua sa%ena no ga%inete de estudos. Seu estilo de um 3homme du monde3, elegante, preciso, rico de e'emplos de cunho cosmopolita= estilo de um homem que leu os moralistas franceses e frequentou assiduamente os autores latinos e neo*latinos.

$udo isso qualquer coisa de in dito na literatura filosfica alem, so%recarregada de uma terminologia acad"mica e artificial, e'alando, apesar do vo imensamente auda#, o ar parado do provincialismo alemo.

Aos IK anos, rompe com a profisso comercial e devota*se em v)rias cidades a estudos intensos. >) ento um solit)rio, vivendo ! margem da sociedade. Celho demais para os estudos ginasiais, a que tem de dedicar*se, cosmopolita demais para integrar*se na vida provincial, de temperamento %rusco e modos pouco af)veis, e'tremamente orgulhoso e de mordacidade cruel, no teve ami#ades duradouras e profundas. As suas rela-es com os homens se tornam prec)rias. >) aos quin#e anos censurado pela me, por causa da sua no trato com as pessoas, e o colegial de IO anos e'pulso do gin)sio de ,otha devido ao seu comportamento arrogante, 3s insuport)vel e dif4cil viver contigo3, escreve*lhe a me.

.m ,oettingen e 7erlin estuda filosofia, mas em IKIR a%andona a capital da &r6ssia para escapar !s pertur%a-es guerreiras. Retira*se para uma pequena cidade, onde 3passei o resto do ano numa estalagem que me pareceu, numa poca confusa, a resid"ncia adequada a um homem completamente sem p)tria3 e onde se sente satisfeito 3por no ver um soldado sequer3. >) naquela poca comea a ela%orar o seu sistema filosfico, o%ra que conclui em IKIK, aos RI anos, dando*lhe o t4tulo de B mundo como vontade e representao.

8esta grande o%ra, sistema inteirio, produ#ido, por assim di#er, de um s 2acto, palpita so% a superficie serena, de grande %ele#a liter)ria, a e'peri"ncia dolorosa de um num mundo devastado por guerras, o qual

se lhe afigura 3o pior dos mundos poss4veis3, como se e'prime re%atendo a afirmao de /ei%ni# de que esse mundo 3o melhor dos mundos poss4veis3. >) aos quin#e anos revela e'trema sensi%ilidade pelo sofiimento humano. 3 terr4vel3, escreve no seu di)rio, falando do 7agno de $oulon, 3 terr4vel pensar que a vida desses m4seros escravos das galeras... completamente sem alegria... e totalmente sem esperana... Assustei*me ao ouvir que h) aqui SNNN homens acorrentados nas galeras. A crueldade das guerras nnapolenicas parece ter e'ercido profunda influ"ncia s%re o seu pensamento e sua fantasia. Doravante, o mundo inteiro lhe parece um 6nico grande hospital. . todo o 3<eltschmer#3, toda a 3dor do mundo3 dos romGnticos vive nesta o%ra, que encerra em termos filosficos a tr)gica e'peri"ncia de um continente devastado a e'austo, cu2as mais elevadas esperanas de Revo*luo pareciam ter resultado em fracasso, milh-es de homens pareceram, aparentemente sem sentido. 8o havia sentido, tudo era caos. 8a o%ra de Schopenhauer surge, pela &rimeira ve# no nosso tempo, o espectro do nihilismo.

$erminada, a o%ra, Schopenhauer em%arca para a Qt)lia, ento o sonho de todos os intelectuais alemes que leram ,oethe. B filsofo entra agora na casa dos trinta, 2) no um 2ovem de %igodinho e 2u%a loura. Bs ca%elos comeam a rarear, a testa torna*se ainda mais ampla e o roste, com o nari# socr)tico, comea a semelhar ao do solit)rio 7eethoven, cu2as sinfonias costuma ouvir de olhos fechados. +om o g"nio de Ciena tem em comum um ouvido um tanto duro :mas nunca ensurdeceu; e como aquele no tem muita sorte com as mulheres. $oda a sua o%ra testemunho do seu tremendo ardor se'ual, nunca serenado pelo amor constante e profundo de uma esposa que o entendesse. Solteiro inveterado, que no teve nem ao menos o amor materno, odeia e despre#a as mu*lheres, mas necessita delas desesperadamente, em%ora apenas como se'o. 3 vol6pia, inferno, * sentidos, amor3 * insaci)veis e invenc4veis...T3 lemos num poema que esreveu aos vinte anos.

.m <eimar apai'onou*se pela cantora 0arolina >age*mnn, amante do duque e inimiga de ,oethe. 3+asaria com esta mulher3, confessava ento ! me, 3mesmo se a encontrasse colocando pedras nas estradadas3.

Durante a sua estada em Dresden :onde escreveu em quatro anos a sua o%ra principal; esteve ligado a uma mulher= outra amante, esta em Cene#a, chama*se $eresa. naquela cidade que perdeu a ocasio de conhecer 7@ron, de quem sempre foi um admirador irrestrito. 3&ossuia uma carta de recomendao a 7@ron, de ,oethe :fato que lhe teria franqueado o acesso ao poeta ingl"s que, asse*diado como um astro cinematogr)fico, no costumava rece%er alheios; ... Sempre quis visit)*lo, com a carta de ,oethe, mas certo dia desisti em definitivo. 8aquele dia passeava eu com minha amante no /ido, quando minha Dulcinea e'clamouF 3.cce il poeta ingleseT3 7@ron passou perto de ns, com o cavalo a pleno galope. Durante o resto do dia a minha dona no esqueceu a impresso que ele lhe fi#era. Resolvi, ento, no entregar a carta de ,oethe. $emia os chifres. Aas como me arrependi depoisT

De volta da Qt)lia, Schopenhauer ha%ilitou*se como docente de filosofia na Lniversidade de 7erlim. Aas como tim%rava em colocar as suas aulas precisamente nas horas em que 1egel fa#ia as suas c le%res prele-es, ficava com a sala !s moscas. A audi"ncia mais numerosa que atingiu foi de nove estudantes. Desde ento se referiu aos 3pro*fessores da filosofia3 com um despeito quase mr%ido, despeito ainda intensificado pela completa indiferena com que o mundo acad"mico :e o mundo em geral; rece%era a sua o%ra principal. +om efeito, s cerca de trinta anos aps a pu%licao, a sua o%ra comeava a ter repercusso, tornando*o em pouco tempo um dos homens mais famosos da .uropa culta, procurado por cele%ridades de todas as partes do mundo.

A filosofia de Schopenhauer, como se sa%e * e como mais adiante ser) e'posto * coroada por um verdadeiro evangelho do amor, no sentido de piedade e compai'o. Aas nas suas rela-es pessoais era um homem duro e infle'4vel. Desde IKUS tinha de pagar a uma costureira uima indeni#ao anual de SN taler, por t"*la posto violentamente no olho da rua. Puando ela finalmente morre, escreve*lhe no atestado de %itoF 3/) se foi a velha, livre estou da carga3. &or ocasio da concordata de uma firma, ! qual a fam4lia Schopenhauer confiara certa quantia de dinheiro, e'ige pleno pagamento da sua parte. 3 meu sincero dese2o que possa prosperar de novo3, escreve ao chefe da firma, 3e terei imenso pra#er se me atingir tal not4cia= s quero que a sua felicidade no se esta%elea nas ru4nas da minha. Bs meus filhos ainda passaro por mim em %rilhante viatura, enquanto eu me afastarei ofegante, pelas ruas, um velho, gasto professor... Bs meus mais sinceros dese2os o acompanham * pressu*posto que no me fique devendo nada... 3 B resultado foi que Schopenhauer rece%eu a soma integral, ao passo que para a me e a irm s

restaram RN por cento.

Depois de uma nova viagem ! Qt)lia, o filsofo se esta%elece em IKRR definitivamente em 5ran9fort, onde se tornou ha%itu da mesa do .nglisher 1of. +omo companheiro tem um co chamado Atma :3alma univer* sal3, na filosofia %ramGnica;. &ontualmente a uma hora, ao soar a campainha, dirige*se o Dr. Schopenhauer para o almoo, vestindo uma esp cie de fraque preto de corte antiquado. A grande calva marginada, de am%os os lados, de duas asas esvoaantes de ca%elo %ranco. A %ar%a hanse)tica que emoldura o contorno da face, sem co%rir *o quei'o, de um ruivo grisalho. A %oca desdentada larga, os l)%ios delgados parecem curvar*se num esgar atro#. Bs olhos a#uis surpreendem pelo seu %ilho e duas rugas fundas descem do largo nari# para os cantos da %oca. 8a mesa, o filsofo da ascese come para dois, tanto assim que os donos lhe co%ram uma penso mais elevada do que de costume. A cadeira ao seu lado fica va#ia, pois o fil*sofo no gosta de ser pertur%ado. De noite, acompanhado do co, passeia pelos 2ardins, %atendo com a %engala contra a terra e murmurando palavras inentend4veis. 3B velho co Schopenhauer est) rosnando3, costumava di#er /is#t.

Lm outono pac4fico, sereno. N ancio parece aque*cer*se ao sol tardio da glria. /endo as cartas daquela fase, nota*se a imensa satisfao do solit)rio homem, ao verificar que aqui e acol) surgem c4rculos de adeptos, sim, verdadeiros apstolos que lhe propagam a fama crescente. .m suas cartas registra cada visita de homens ilustres e no ilustres, vaidosamente posa para pintores e daguerreotipistas e analisa a semelhana do retrato, nunca satisfeito. 8esta altura, quase no se lhe acredita mais o pessimismo. Lm homem, de nome Richarcl <agner, manda*lhe o Anel dos 8i%elungen e Schopenhauer lhe aconselha a tornar*se poeta ao inv s de compositor. Realmente, no falta muito para que Schopenhauer se transforme em otimista ao notar a repentina moda do seu pessimismo. B filsofo, que pregou a negao da vontade de viver, tem uma tremenda vontade de viver. 3.u alcanarei uma idade avanad4ssima3, di# certa ve#. 3Aeu longo sono e %om estmago mo revelam. ,ostaria de chegar aos ON anos. Aesmo aos KN, a morte tem ainda algo de violento3.

Bn#e meses mais tarde morre sem sofrer muito. +ontava JU anos.

Pue havia atr)s da m)scara tr)gica desse homemV Schopenhauer era um homem de imensa sensi%ilidade, um g"nio dolorosamente e'posto ao sofrimento e aos tormentos do desequil4%rio. $oda a sua vida foi uma luta tena# para atingir um grau suport)vel de esta%ilidade ps4quica. Andava pesadamente couraadoF couraa cheia de ferr-es por fora * no me toquemT e co%erta de as%esto por dentroF pois havia fogo nele * a chama de instintos tremendamente violentos e de impulsos insaci)veis.

A sua luta perfeitamente caracteri#ada na par)%ola que dedicou ! %em amada cantora 0arolina >agemann, quando ela 2) se casara com outremF

3Durante um )spero dia invernal apertam*se os por*cos*espinhos de uma manada uns contra os outros para se proporcionarem m6tuo calor. Aas, ao fa#"*lo, ferir*se*o reciprocamente com seus espinhos, de modo que tero de separar*se. De novo o%rigados a a2untar*se, por causa do frio, tornaro a machucar*se e a distanciar*se. .ssas al*ternativas de apro'imao e afastamento duraro at que lhes se2a dado encontrar uma distGncia m dia em que am*%os os males ficam mitigados3. 8o seu sistema filosfico, Schopenhauer parte de um dos princ4pios fundarnentais de 0antF tudo que sei do mundo , de in4cio, a minha representao. As coisas s me so conhecidas, eu s as aprendo enquanto se apresentam como dados da minha consci"ncia. .sta flor, aquele p)ssaro, a sua cr, seu cheiro, som e solide#, nada sei deles seno o que os meus sentidos transmitem !minha consci"ncia. +omo as coisas seriam em si, fora da minha consci"ncia, no o posso sa%er= pois quando uma coisa se me apresenta, aprendo*a 2) impregnada das peculiaridades que os meus sentidos e a minha consci"cia lhe imprimem. Aquela flor, este p)ssaro sero 3em si3, fora da consci"ncia, sonoros, coloridos, duros, macios, cheirososV 8o o sei, diria 0ant= os conheo fora da minha consci"ncia. S os perce%o dentro das formas da minha ra#o que a condio de todos os conhecimentos. Se o olho humano fosse diverso, diversas se me apresen*tariam as coisas= se usasse culos a#uis, todo o mundo se tornaria a#ul= se fosse surdo, as coisas se tornariam mudas e eterno sil"ncio reinaria no mundo.

Qsso, em filosofia, um lugar comum e no preciso analisar o pensamento especificamente 9antiano. 7asta ve*rificarmos que de in4cio s conheo o mundo como ele me aparece, como ele se apresenta aos meus sentidos e dentro das formas da minha consci"ncia, com uma palavra, como eu o R.&R.S.8$BF o mundo minha R.&R.S.8$AWXB * com essa afirmao comea a o%ra de Schopenhauer. B mundo, como ele se apresenta nas formas da minha cons*ci"ncia :formas su%2etivas como tempo, espao e causalidade, isto , a lei de causa e efeito; s apar"ncia e 0ant chama a isso de 3mundo dos fenmenos3. As coisas independentes da minha consci"ncia, isto , no aprendidas nas formas de tempo, espao, causalidade, formas peculiares ! consci"ncia humana, 0ant as chama de 3coisas em si3. 8egava que fosse poss4vel sa%er algo delas.

3B mundo minha representao3, diria tam% m Schopenhauer. S o conheo desdo%rado na durao do tempo e esparramado na e'tenso do espao, tudo se pro*cessando segundo a lei de causa e efeito. +omo seriam as coisas na realidade, em si mesmas, independentes da minha consci"ncia e das suas formas e leisV 0ant, afirmara no o sa%er. neste ponto que Schopenhauer se separa de 0ant, tornando* se metaf4sico. Afirmava sa%"*lo. B mun*do, na sua ess"ncia, em si, independente da minha cons*ci"ncia, CB8$AD.. N mundo 3em si3 vontade, para ns representao. &osso sa%"*lo, pois no sou s cons* ci"ncia, sou tam% m corpo e coisa entre coisas e corpos. +omo todas as coisas, meu corpo *me dado como coisa qualquer e nesse caso ele nada seno mais um 3fenmeno3 e'terior, dado pelos sentidos e aprendido nas formas da minha consci"ncia. Al m disso, por m, tenho um conhe*cimento imediato do meu corpo, 3de dentro3, por assim di#er. . visto so% essa perspectiva, a intimidade do meu corpo se me revela como vontade. esta a palavra que se torna a chave de tudo e que revela o funcionar 4ntimo do meu prprio ser, das, minhas a-es, dos meus movi*mentos. &ortanto, meu corpo *me dado de duas maneiras diversasF uma ve# como representao, como o%2eto entre o%2etos, su%metidos !s leis de todos os fenmenos que me aparecem= e depois, ele me dado de modo totalmente di*versoF como algo imediatamente conhecido que se define por meio do termo 3vontade3. 8a verdade, meu corpo nada seno vontade que me aparece e'teriormente em forma de corpo. B corpo a o%2etivao da vontade. Qntimamente, por m, pela intuio direta e imediata, sei*o vontade.

.is a ess"ncia da filosofia dq SchopenhauerF Sei*me, intimamente, como um ser que quer, que dese2a, que nunca dei'a de querer e de dese2ar. Sei intimamente, que sou vontade. Sei que, o que e'teriormente se apresenta como corpo, como o%2eto entre o%2etos, intimamente um eterno querer, ansear, dese2ar.

Aas a suposio de que tal fato s se refira ! minha prpria pessoa seria digna de um homem maduro para o hosp4cio. .videntemente, os homens que me cercam no so s a minha representao su%2etiva= eles t"m realidade fora da minha consci"ncia e a sua realidade intima , como a minha, vontade. . isso no s vale dos homens, mas tam% m dos animais, sim, mesmo das plantas. $am% m a ess"ncia deles vontade, certamente uma vontade menos consciente, mais irracional e no iluminada pela inteli*g"ncia= mas sempre vontade. . por mais que eu desa na escala do ser, sempre encontro, como realidade profunda, velada so% a superf4cie das apar"ncias, o%2etivada nas mais diversas manifesta-es, * a vontade. B homem 3reco*nhecer) aquela mesma vontade no s naquelas apar"ncias, que so muito semelhantes ! sua prpria, isto , nos ho*mens e anunais= mas a refle'o cont4nua leva*lo*) a reco*nhec"*la tam% m na fora que vi%ra e vegeta na planta, na fora, por meio da qual se forma o cristal, por o%ra da qual o magneto se dirige para o polo*norte= na foa, cu2o choque lhe salta do contacto de metais heterog"neo e que lhe aparece nas afinidades eletivas dos elementos como um fugir*se e atra4r*se= e ela lhe aparecer) mesmo na gravidade, que em toda mat ria to poderosamente se ma*nifesta * impelindo a pedra para a terra e a terra para o solF tudo isso, o homem reconhecer) como diverso s na apar"ncia, intimamente, por m, tudo se lhe afigurar), como a mesma ess"ncia, como aquilo que da prpria intimidade, lhe to %em conhecido e que nas manifesta-es mais claras e distintas ns costumamos chamar * 3vontade3.

Segue da4 que o mundo , na sua realidade 4nthna, vontade * vontade una e eterna= pois s as suas mani* festa-es, como elas me aparecem segundo as formas da minha consci"ncia, se desdo%ram na

multiplicidade e di*versidade de tempo e espao= em si, como coisa em si, fora dessas formas su%2etivas, h) s uma vontade no con*taminada pela diversidade de tempo e espao * uma vontade 6nica e intemporal. .is o Aundo como 3Contade e Representao3 * um mundo s, visto de dois lados, uma ve# da intimidade real, como ela me dada na intuio imediata do meu prprio corpo, outra ve# da e'terioridade fenomenal ou aparente, como ela me dada segundo as formas su%2ectivas da minha intelig"ncia.

B mundo , portanto, na sua ess"ncia, vontade. Aas uma vontade irracional, cega e surda, pois a intelig"ncia s uma manifestao tardia dessa mesma vontade= s no homem a ra#o desperta, nos animais, ela confusa. 8as plantas quase ine'istente e nas coisas chamadas inani*madas a vontade se e'terna em toda a sua escuta irracionalidade. 8o prprio homem, a vontade aquela mesma fora irracional e inconsciente, s co%erta por uma crosta delgada de consci"ncia e ra#o. Ra#o que, com o um m4*nimo a%alo, se rompe, dei'ando ! vista as entranhas fu*megantes do nosso catico ser o qual, na sua intimidade, trevas e inconsci"ncia. $remenda concepo, concepo de um homem que via impor*se a vontade cega, nas guerras napolenicas, no caos e nas ruinas que elas espalharam s%re o continente flagelado. .ntendemos a m)scara tr)gica desse homem, os l)%ios finos, os vincos fundos da paisagem vulcGnica dessa fisionomia devastada pela des4iluso e pelo despeito... A ele mesmo se revela essa vontade no implac)vel impulso se'ualF

Y vol6pia, inferno, Y sentidos, amor * Qnsaci)veis e invenc4veisT B se'o est) no centro do mundoF pois a vontade essencialmente vontade de viver, nada al m disso. .la se *manifesta no mundo animal atrav s do impulso se'ual, e'ternamente representado pelos rgos se'uais= impulso inconsciente de procriao, chamado 3amor3 pela deli*catesse da intelig"ncia superficialmente superposta= im*pulso de procriao, pois o indiv4duo, apar"ncia fugidia, manifestao passageira, nada vale em comparao com a esp cie, manifesta44o eterna e pura da vontade. A vontade, no impulso cego da auto*reali#ao, e'pressa*se numa es*cala hier)rquica de 3id ias platnicas3 * entidades eter*nas, esp cies, que so a o%2etivao imediata e intemporal da vontadeF cristais, metais, plantas, animais, homens= ou mais de pertoF em esp cies tais como 3cavalo3, 3macaco3 3homem3. S no cimo dessa pirGmide hier)rquica de 3id ias platnicas3, surge, fr)gil flor, a intelig"ncia, fenmeno superficial, lanterna que a vontade se acende para encontrar o seu caminho na escurido, mero instrumento e escravo, manipulado 3! vontade3 pela vontade.

Aas um mundo que, na sua ess"ncia, vontade de viver, um mundo de sofrimento e dores. &ois essa vontade cega no encontra, fora de si, nada que fsse 6ltimo fim onde pudesse descansar. B prprio ser da vontade um querer incessante e eterno, um ansear que nunca pode ser Satisfeito, pois a satisfao seria a prpria contradio lgica da vontade. uma vontade insaci)vel, sem meta, sem sentido, que revira surdamente as entranhas do universo, multiplicada e fragmentada, em tempo e espao, na fome e sede de milh-es de intestinos, estmagos e dentes e no dese2o violento de milh-es de rgos se'uais )vidos de vol6pia e de procriao.

$odo dese2o sofrimento, pois a e'presso de algo que nos falta e de que necessitamos com urg"ncia. . enquanto o dese2o infinito e eterno, a satisfao limi*tada e %reve * semelhante 3a uma esmola dada a um mendigo, suficiente para para mant"*lo vivo ho2e a fim de que a sua mis ria ge prolongue no dia seguinte...3 Do dese2o satisfeito 2) nasce um novo dese2o e alcanamos uma ve# um estado de saciedade, surge o t dio, tortura igual ! do dese2o. Assim a vida como um p"ndulo que oscila entre o sofrimento e o t dio, e a nossa e'ist"ncia 3um negcio que no co%re as despesas...3 &)ginas e p)ginas Schopenhauer enche com a descrio de todas as torturas, desgraas e desesperos que avassalam a esp cie humana, mais sofredora do que todas as outras, por ser mais cons. ciente e ?ns4vel= pois quanto maior a sensi%ilidade, tanto maior o sofrimento.

$odavia, em meio do redemoinho das desgraas surge, so%renadando, a intelig"ncia humana, fragil instrumento criado pela prpria vontade. Aas esse instrumento possui pot"ncias inesperadas. Schopenhauer, o metaf4sico do irracional, que proclama a realidade a%soluta da vontade cega, %oal, prega, como coroamento da sua o%ra, o poder, da intelig"nciaF uma ve# surgida e desenvolvida ela pode tornar*se autnoma e independente, amotinando*se contra a sua servitude so% o chicote da vontade. Cerificando, na refle'o, a trag dia causada pela vontade de viver, o homem capa# de revoltar*se, negando a vontade de viver. 8o pelo suic4dio, por m, 3pois a negao :da vontade; tem a sua ess"ncia no fato de que no se detestam os sofrimentos, mas os pra#eres da vida. B suicida quer a vida, somente insatisfeito com as condi-es em que ela se lhe apresenta. &or isso no renuncia, de modo algum, ! vontade de viver, mas apenas ! vida, aniquilando apenas o fenmeno individual...3

B sistema de Schopenhauer termina com um evangelho de salvao, salvao pela intelig"ncia, que se manifesta em mais alto grau no g"nio e no santo. B g"nio, arran*cando*se duma e'ist"ncia conspurcada pelos interesses da vontade, entrega*se ! profunda contemplao das id ias platnicas, cu2a viso intuitiva reprodu# na o%ra de arte. 8esta contemplao * de que tam% m participa o apre*ciador da o%ra de arte * predomina a ra#o decididamente s%re os interesses vitais e o homem , por um momento ao menos, livre do infinito flu'o e do constante tur%ilhonar da vontade, como se tivesse desem%arcado numa ilha remota de pa# e %eatitude. . essa felicidade de quem 2) no escravo dos interesses vitais compensa o g"nio pela sua mortal solido 3em meio de uma diferente raa de homens3 a que nunca capa# de adaptar*se.

o santo, por m, no qual a negao da vontade atinge o mais alto grau. ele que, penetrando no Gmago do mis*t rio, compreende que a e'ist"ncia individual mero fen*meno e apar"ncia, nada seno o v u de Aaia, que co%re os olhos de quem vive entregue aos interesses cotidianos e raciocina segundo as formas su%2etivas de tempo, espao e causalidade. N santo compreende que, na ess"ncia, ele id"ntico a todos os homens :e mesmo aos animais;, pois a mesma vontade que se manifesta em todos. . compreen*dendo que a multiplicidade dos indiv4duos mera apar"ncia, 2) no afirmar) egoisticamente a vontade de viver, mas sentir), com profunda compai'o, o sofrimento de todos os irmos, id"ntico ao seu prprio sofrimento. . a compai'o, essa participao sofredora, que intensifica a prpria dor al m de todos os limites, levar) o santo ! ascese e ! completa negao da vontade de viver. +essa a procria4o. Se a negao da vontade se tornar predominante * e tal acontecimento dependeria de um milagre * neste caso, eliminada a vontade, desaparecer) tam% m o mundo dos fenmenos que nada seno uma manifestao daquela. 38o havendo vontade, no h) representao, nem mundo3. 8o resta nada= ou resta s o 8ada * o 8irvana.

S-ar putea să vă placă și