Sunteți pe pagina 1din 26

OPINIES DE FRANCISCO COMEAM A ESCANDALIZAR OS CATLICOS:

Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela no seja conduta de insensatos, mas de sbios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias so maus. (Ef. 5, 15-16) Sendo fiel ao antigo ditado que diz, quem cala consente, torna-se conivente... decidi reproduzir a seguir a parte do dilogo (constataes e desabafos indignados com expresses fortes...) do catlico mariano Olavo de Carvalho com seus seguidores no Facebook, sobre as posies de Francisco em relao ao aborto, casamento gay e contracepo. Filsofo brasileiro, Olavo um cidado de total independncia, sinceridade e plena fidelidade ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Doutrina Catlica e a sua conscincia: (...) 19. (acesse)http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1344294-papacritica-obsessao-da-igreja-com-aborto-casamento-gay-e-contracepcao.shtml (Olavo de Carvalho) O esforo intenso que esse Papa desempenha em lisonjear os inimigos e escandalizar os catlicos no parece deixar margem a dvidas sobre quem ele e quais as suas intenes. Bergglio est para a Igreja Catlica como Barack Hussein Obama est para a nao americana. Li a declarao no original. No h desculpa. No a Igreja quem "fala muito desses assuntos". o movimento gayzista internacional, que tem todos os megafones disposio, e perto do qual a voz da Igreja se torna um sussurro inaudvel. E, se para dar aos gayzistas o conforto do silncio, preciso conceder o mesmo benefcio aos adlteros, aos masturbadores, etc. que pelo menos pecam em privado e no se arrogam o direito de achincalhar a Igreja em pblico. Esse o ponto mais importante. Se o Papa tivesse recomendado mais discrio da Igreja ao falar dos pecados sexuais em geral (inclusive o homossexualismo, claro), tendo em vista a ascenso generalizada de pecados infinitamente mais graves, como o homicdio em massa, o trfico de pessoas, a prostituio infantil, etc., eu seria o primeiro a aplaudi-lo. No tem sentido, no mundo atual, achar que o garoto que tocou uma (...) no banheiro vai para o inferno ao lado de Fidel Castro, Pol Pot e Robert Mugabe. Mas o homem (Francisco) concedeu uma trgua especial ao gayzismo e ao abortismo, que so foras polticas mundiais organizadas, sem estend-la a todos os pecados da carne, mesmo infinitamente menos graves que o aborto, o qual no um simples pecado da carne e sim um homicdio. absurdo, injusto, um escndalo em toda a linha. 20.

O abortismo j alcanou as dimenses de um genocdio mundial, e dar-lhe trgua sem poupar garotos de 13 anos que se masturbam TOTAL falta de senso das propores. 21. Aos adeptos do "senta que o leo manso": O mesmo pretexto, de que se trata apenas de pastoral, no de doutrina, foi usado para justificar todos os erros do Conclio Vaticano II que esto destruindo a Igreja h meio sculo. Chega. Olavo de Carvalho: No esqueam que a Reforma Protestante na Inglaterra se fez por mudanas na liturgia, pouco a pouco, sem tocar ostensivamente na doutrina. 22. Qualquer evanglico que deseje se prevalecer desta situao deprimente para falar mal da Igreja Catlica em geral, que o faa em sua prpria pgina. Se o fizer aqui, ser bloqueado para sempre. Daniel Gaspar: "desta situao deprimente". Qual situao? Ser evanglico? Deiby Mendes: Ser luterano uma condio deprimente? Olavo de Carvalho: Deiby Mendes e Daniel Gaspar, vocs no sabem ler? A situao deprimente a que me refiro so as declaraes do papa. No sei se vocs so analfabetos funcionais ou maliciosos que se fazem de sonsos. 23. Por que alguns fulanos insistem em vir falar mal de mim na minha pgina, em vez de faz-lo nas suas prprias? Essa parasitagem, por si, j mostra que so canalhas em toda a linha. Olavo de Carvalho: Mrio Souza e Thiago Oliveira, de vocs mesmos que estou falando. Sanguessugas, parasitas, canalhas, (...) se fazendo de catlicos devotos. 24. Vou repetir os argumentos. No vou aceitar que (...) entrem aqui de carimbo em punho, fazendo-se de gostoses sem ser capazes de refutar o que eu disse: [repete o item 19, a partir de "Li a declarao original (...)"] 25. Perguntas que eu faria ao Papa: 1) a Igreja que faz mas barulho contra o abortismo ou os abortistas que fazem mais barulho contra a Igreja? Somos ns ou eles quem tem o apoio da mdia mundial? 2) a Igreja que faz mais barulho contra o gayzismo ou os gayzistas que fazem

mais barulho contra a Igreja? Somos ns ou eles quem tem o apoio da mdia mundial? 3) Vossa Santidade acha mesmo que recuar vai faz-los calar? O recuo do Conclio Vaticano II ante o comunismo impediu que os comunistas continuassem a matar pessoas na China, no Camboja, no Vietn, superando, em nmeros, at os crimes de Stalin? 4) Vossa Santidade acha que dar trgua ao abortismo vai diminuir o nmero de abortos? 26. Todos vocs so testemunhas de que sempre combati exageros moralistas contra gays, adlteros, (...), etc. NO por "conservadorismo" que estou criticando o pronunciamento do Papa. por um exame estritamente objetivo, que ningum at agora conseguiu contestar, s resmungar contra. A PIOR ofensa que voc pode fazer a um filsofo achar que ele "toma posio" e da deduz suas opinies, quando ele est fazendo exatamente o contrrio disso. Querem que eu repita os argumentos? Yuri Freire de Carvalho: Se os homens (profetas) se calarem, as pedras falaro! J diz as escrituras. Olavo de Carvalho: Eu sou uma dessas pedras falantes. 27. Todos os catlicos que entendem a gravidade da situao (favor reler os meus argumentos e as quatro perguntas) tm a obrigao de escrever ao Papa EXIGINDO que ele corrija o que disse. Olavo de Carvalho: Se Santa Tereza teve a coragem de dizer a um Papa "Seja homem", por que no deveramos dizer a ele um simples "Seja sensato"? 28. Roma perder a f e se tornar a Sede do Anticristo - N. Sra. de La Sallete 29. Sugiro que todos os catlicos rezem um Rosrio pedindo a Nossa Senhora que nos faa ver as coisas como elas realmente so. Olavo de Carvalho: No creio que encontraremos algum mais capaz de aplacar as nossas dvidas. 30. O abortismo no mundo j alcanou tais propores, que NADA que se diga contra ele excessivo ou inconveniente. Por outro lado, carregar nas tintas do moralismo contra os homossexuais tambm errado, porm mais insensato ainda recuar ante o movimento gayzista e a proposta do "casamento gay".

"Nossa luta no contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades das trevas." Vocs acham que esses principados e potestades so puramente espirituais, que eles no esto perfeitamente encarnados em poderes polticos neste mundo? Olavo de Carvalho: O que o Papa deveria ter dito : Falem menos contra a conduta homossexual em si (ou contra qualquer outra conduta sexual) e mais contra o movimento gayzista como poder poltico. Olavo de Carvalho: Se foi isso o que ele quis dizer no fundo, ele deveria fazer um cursinho de expresso verbal. 31. NO foi dando refresco ao inimigo que Joo Paulo II imps respeito ao mundo. 32. Sim, 19 de setembro (de 1846) foi a Apario de Nossa Senhora em La Salette, quando ela anunciou que "Roma perder a f e se tornar a Sede do Anticristo". 19 de setembro de 2013 foi a publicao das declaraes insensatas do Papa Francisco. Se h nisso um sinal, no sei. Olavo de Carvalho: Mas creio que a prpria Nossa Senhora no recusar esclarecer isso a quem o pedir com devoo. 33. Notem que, SE as declaraes do Papa j so a realizao da profecia de La Salette, isso no enfraquece a nossa f, mas a fortalece. Se no confirmam, se o Papa apenas se atrapalhou no uso das palavras, ento a situao melhor do que parece. Nos dois casos, Cristo vence. 34. O Papa no a Igreja. A Igreja NIS. Olavo de Carvalho: "Tende bom nimo. 35. Isto vale para as naes como vale para a Igreja:

36. O Papa Francisco traa um retrato unilateral dos homossexuais como vtimas, e nem de longe menciona o poder poltico gayzista e a guerra sem quartel que, com o apoio da mdia, de vrios governos, de fundaes bilionrias e de organismos internacionais, ele move contra a igreja em toda parte. Isso no admissvel, no tolervel e, simplesmente, no honesto. 37. Ser que o Papa sabe de coisas deste gnero? (acesse)http://www.wnd.com/2013/09/christians-facing-hunger-after-gayrights-battle/ 38. O cerco est se fechando, a liberdade de religio vai se extinguindo a olhos vistos, os canais de ao vo sendo tampados um a um, e as nossas gloriosas Foras Armadas dormem. Esperam que "a sociedade civil" as convoque. Fazem de conta que no sabem que todos os rgos representativos da sociedade civil j foram tomados e aparelhados. Arranjaram a mais linda desculpa para a cumplicidade passiva. 39. Por favor, santarres de planto. Parem se me explicar "o que o papa realmente disse". Li a entrevista no original. O que o papa prope claramente ATENUAR o discurso anti-abortista e antigayzista da Igreja, tal como o Conclio Vaticano II atenuou o discurso anticomunista. Vai ser um desastre agora, como foi ento. Olavo de Carvalho: O papa fala dos pobres homossexuais humilhados, mas no diz uma palavra contra a perseguio movida pelos gayzistas contra os cristos. o fim da picada. Conceio Aguiar: No comeo da entrevista ele afirma sentir-se incomodado em dar entrevistas, pois no gosta de respostas imediatas sem que ele possa pensar antes! Ele tem direito de errar e de esclarecer-se tambm. No justo julgarmos ele dessa forma. preciso que ele saiba nossa indignao e se esclarea. Precisamos inform-lo sobre o grande lobby marxista no mundo, no podemos achar que ele um deles sem que ele se esclarea. Olavo de Carvalho: Ok, o Papa apenas um jovem inexperiente, vamos dar-lhe uma chance de se explicar. O prazo de UM ANO para ele fazer um discurso forte contra o abortismo e o gayzismo ser suficiente? Espere ento um ano. 40. Falar apenas de "homossexuais" sem mencionar o movimento poltico enormemente poderoso que os sustenta DEFORMAR a realidade, como se o problema fosse apenas de pecados individuais e no de uma fora organizada em escala mundial. NO possvel o papa ignorar que suas palavras reforam imediatamente o movimento gayzista sem trazer nenhum benefcio substantivo

aos 41.

homossexuais

individuais,

que

nunca

foram

recusados

na

Igreja.

At o momento s vi o papa alisar a cabea de no-cristos e at de assassinos de cristos. Quando um papa diz que possvel ir ao Cu sem crer em Cristo, que que falta para ele dizer que todas as religies se equivalem, nelas includo o atesmo militante? Olavo de Carvalho: Exigir que todo mundo baixe a cabea diante de afirmaes to aberrantes no apelar com sinceridade ao dever catlico da obedincia: us-lo como arma de chantagem psicolgica. 42. Se a declarao do papa sobre gayzismo e abortismo fosse uma exceo, podia talvez merecer uma interpretao mais elstica. Mas essa declarao coerente com tudo o que ele tem dito e feito desde que subiu ao trono de Pedro. Igor Rocha: Olavo, ser que voc com sinceridade procurou entender o que disse o papa desde que ele assumiu o papado? Com sinceridade? Acho que o senhor poderia conversar com algum que entenda do assunto como Padre Paulo Ricardo... Olavo de Carvalho: E voc tem certeza de que acompanhou com sinceridade o que vim pensando a respeito desde o incio do reinado de Francisco? E tem certeza, com sinceridade, de que as frases dele no dizem o que dizem? 43. Notem bem: O Papa no est l para desfrutar sempre da nossa paternal condescendncia na interpretao das suas palavras. Ele est l para nos ensinar e guiar. um pai e no um jovem inexperiente que precise de compreenso e tolerncia. Chega de alegar sempre a desculpa da ignorncia, das boas intenes mal expressas, das ambigidades de linguagem, etc. Estamos fazendo isso desde 1962 e vejam no que deu. Olavo de Carvalho: Pio XII jamais precisou que algum explicasse "o que ele queria realmente dizer". Ele dizia o que pensava realmente, e todo mundo compreendia. 44. A simples ambigidade de expresso, na boca de um papa, j intolervel. 45. A nica hiptese vivel, no sentido de que as intenes do Papa no sejam aquelas que transparecem das suas palavras, a de que estas tenham sido falsificadas no pela "mdia" em geral, que simplesmente as reproduziu, mas pelos prprios jesutas que o entrevistaram, com a cumplicidade dos censores

oficiais. Isso faria de Francisco um prisioneiro da elite vaticana, tal como Paulo VI. Nunca afastei essa possibilidade. Jean Brando: Em se tratando deste tema, professor, nunca demais ter precauo e moderao. Olavo de Carvalho: Voc acha que aceitar todas as desculpas desde 1962 pouca precauo e moderao? Vito Pascaretta: Professor, do que j acompanhei do Papa em entrevistas, o italiano dele no dos melhores... Aquela entrevista no avio quando da viagem ao Brasil me deixou essa impresso. O Papa no sabe a diferena entre "ascoltare" e "sentire". Ento talvez seja pura falta de vocabulrio a razo dessa confuso toda. Olavo de Carvalho: Tente dizer as mesmas coisas com outras palavras, para ver no que d. Vale a experincia. 46. Mas, se a palavra do Papa s nos chega pelo filtro da elite traidora, a obedincia ao papa torna-se, na prtica, impossvel. Voc pensa que est obedecendo a um, mas est obedecendo a outro sem saber. A situao hoje parece muito pior e mais confusa do que aquela descrita por Malachi Martin em "The Windswept House". Aijalom Wagner: Porque no possvel? Acaso no temos acesso ao material escrito por ele? s deixar as interpretaes externas de lado e meditar segundo aquilo que priorizamos em nossa jornada. Olavo de Carvalho: Cada palavra que ele escreve passa por muitos cardeais antes de ser publicada. A incerteza perfeitamente legtima no caso. Ento partimos para a livre interpretao e nos tornamos protestantes sem saber. 47. No tenho a menor idia das intenes do Papa, mas tenho alguma das intenes que transparecem de algumas das suas declaraes cujo sentido , no mnimo, ambguo. Ele diz, por exemplo, que algum que no cr em Jesus pode ir para o Cu, mas no esclarece se essa pessoa conserva a mesma possibilidade caso continue descrendo de Jesus at o minuto da morte, ou se quis apenas dizer que o descrente de hoje pode ser o crente de amanh. Diz que a Igreja deve falar menos contra o abortismo, mas no explica como vai impedir que essa atenuao do discurso acabe encorajando o abortismo. Se, por trs disso tudo, ele tem intenes que refletem a doutrina tradicional da Igreja, ento das duas uma: ou ele est se explicando muito mal, ou algum no Vaticano est pondo palavras na boca dele. Marta Serrat: Acho que o papa quis dizer o que ouvi de Don Ediney, arcebispo auxiliar de Dom Orani Tempesta, no Rio: Marta, Deus ama o pecador, mas no ama o pecado. Olavo de Carvalho: Se ele quisesse dizer isso, ele diria isso.

48. Levem isto em considerao: Pope's Exorcist Says the Devil Is In the Vatican 49. Allan Lopes dos Santos: Este trecho da Suma Teolgica citado pelo Nelson Monteiro Sarmento [http://goo.gl/y4bfuz] no se aplica ao caso. O Olavo de Carvalho no est fazendo juzo sobre a bondade ou a malcia internas do Papa Francisco, mas do ato objetivamente. Qualquer catecismo simples ensina: os atos devem ser julgados segundo o objeto, fim e circunstncias. Longe de querer julgar o de foro interno, o Olavo est deixando claro o que justo. O mesmo Santo Toms diz um pouco mais adiante que a citao do Nelson: "O juzo no outra coisa que certa definio ou determinao do que JUSTO" [iudicium nihil est aliud nisi quaedam definitio vel determinatio eius quod iustum est]. Ademais, a resposta de Santo Toms onde ele diz que "pode suceder que o que interpreta no melhor sentido se engane mais freqentemente; porm melhor que algum se engane muitas vezes tendo bom conceito de um homem mau que se engane raras vezes pensando mal de um homem bom, pois neste caso se faz injria a outro, o que no ocorre no primeiro", referente objeo que segue: O juzo deve versar melhor sobre o que sucede EM MAIOR NMERO DE VEZES. Mas, na maior parte dos casos sucede que se opera mal, pois o nmero dos nscios infinito, como diz em Eclesistico 1,15, e os sentidos do homem esto INCLINADOS ao mal desde a adolescncia, segundo se l em Gnese 8,21. Logo, as dvidas devem ser interpretadas melhor no mal que no bom sentido. Qualquer infante no estudo da Suma Teolgica sabe que ele usa nas "Praeterea" de PRINCPIOS corretos para artificiar argumentos LGICOS que possuem CONCLUSES erradas. Para nas suas refutaes, dar as solues. Ora, o que Santo Toms responde no texto pelo jovem supradito CONTRA os que PREFEREM escolher a interpretao malfica em detrimento da benfica. Eu mesmo tenho divergncias com o Prof. Olavo, mas usar de textos soltos para insinuar que ele disse o que no disse, ou mesmo, esquecer que ele no fica julgando o Papa Francisco maleficamente, s pode ser duas coisas: primeiro, que o jovem usou de m f para dizer que devemos usar sempre de boa f nos juzos, contradizendo-se evidentemente, ou, segundo, que no sabem bem como ler a Suma Teolgica, ou mesmo que saiba, por algum possvel colapso, escapou-lhe como assim se faz. Prefiro entender beneficamente que ele teve um lapso comum a todos ns, contingentes.

Olavo de Carvalho: Perfeito. Allan Lopes Dos Santos: E para refrescar o corao, veja isso, Olavo de Carvalho: (acesse) http://www.youtube.com/watch?v=88XTSPWqeeI Olavo de Carvalho: Precisamos de mais cardeais como Burke. 50. Alguns catlicos no percebem o quanto ridculo entrarem aqui com aquela pose inquisitorial de quem enxerga em mim o vrus da heresia, advertindo que estou no caminho da perdio, como um novo Lutero. So uns burrinhos que no conhecem nem os requisitos mnimos para uma acusao de heresia. Apegam-se a uma iluso de ortodoxia como muleta para as suas personalidades imaturas, vacilantes, e tomam auto-afirmaes pueris como "zelo pela Casa do Senhor". Foi desses que Simone Weil escreveu Estar no inferno acreditar, por engano, que se est no cu. Cleidson Granjeiro Totus Mariae: Ser que Padre Paulo Ricardo se manifestar com relao s declaraes do papa????? Olavo de Carvalho: No sei. Acho que, como acontece a todos os catlicos sinceros, esse problema o faz sofrer. 51. natural nos fiis catlicos a nsia de interpretar no sentido mais bonito possvel as palavras dos papas, cardeais e telogos, as discusses dos Conclios, etc. etc., mesmo quando seu contedo sugere ao menos um fundo de escndalo. natural at forar um pouco o sentido das palavras para afastar suspeitas atemorizantes, por medo de dividir os fiis. Mas foi s a partir de 1962 (Conclio Vaticano II) que os catlicos foram induzidos a entregar-se a esse exerccio com dedicao cada vez maior, em vez de exigir das autoridades eclesisticas que falem claro e pratiquem o "Sim, Sim, No, No". Meio sculo dessa auto-anestesia piedosa j o bastante. J em fins da dcada de 60 Gustavo Coro arrependia-se amargamente de ter forado at o ltimo limite sua capacidade de adoar o veneno eclesistico. Leiam "O Sculo do Nada e vero a dor, o sofrimento horrvel do crente sincero que, de repente, percebe ter ajudado os outros a engan-lo por muito tempo. Chega de tolerncia para com a ambigidade. Temos o dever e o direito de exigir isso no s do Papa, mas de todo o clero. 52. Se o Papa quer que o compreendamos no sentido da doutrina tradicional, ele que se explique em termos claramente compatveis com ela; que pare de se arriscar com figuras de linguagem temerrias, que lanam a dvida no corao dos fiis. No faltam jornalistas e escritores catlicos habilitados para ajud-lo nisso. 53. Qualquer que seja o caso, a Igreja no tem a obrigao se seguir o esprito dos

tempos, mas de cri-lo. Ela Me e Mestra, no filhinha e discpula. Ela tem de ser mais veloz que o mundo, ir adiante dele e conduzi-lo, e no deixar-se arrastar por ele. O que estou falando o contrrio de qualquer imobilismo tradicionalista. a auto-renovao autnoma de uma Igreja que no recebe ensinamentos do mundo, mas o sobrepuja, transcende, abarca e domina espiritualmente. Ela tem de ser superior ao mundo, em conhecimento, iniciativa e criatividade. Non ducor duco. Pedro Ferreira de Castro: Senhor Olavo, aproveitando o tema religioso, gostaria de saber se filosoficamente possvel pensar uma moral sem pressupostos metafsicos. Obrigado. Olavo de Carvalho: Seria como uma engenharia sem matemtica. 54. O Papa quer renovar o discurso da Igreja? Pois bem, que os padres, nos sermes, voltem a falar dos milagres, um assunto em que hoje eles tm inibio de tocar. Que mostrem aos fiis os corpos intactos dos santos. Que mostrem os vdeos do Dr. Ricardo Castaon e desafiem a contest-los. Que chamem os ateus para a briga tomando como ringue os milagres do Padre Pio. Que tornem os milagres o assunto mais falado do mundo, como deveriam ser. Amolecer com gayzismo e abortismo vai fazer tanto bem quanto isso? Para que precisamos alisar as cabeas de malucos, quando podemos injetar nelas alguma sanidade, bastando ter coragem para isso? Rodrigo Machado: De repente a linha de entendimento do Papa esteja agora mais voltada para como o prprio Jesus agiria nos dias de hoje. Quem conhece o Novo Testamento sabe que Jesus comia com publicanos e pecadores, pois sua estratgia de evangelismo era com base no amor. Notem que durante o ministrio de Jesus a perseguio a ele era de origem poltico-religiosa. Cristo chama sua igreja de pequeno rebanho... Neste mundo a voz do povo no voz de Deus, mas sim a do Esprito Santo que convence do pecado, da justia e do juzo. Olavo de Carvalho: Algum viu Jesus atenuar o discurso contra os poderes deste mundo? A fala do papa no ajuda nenhum homossexual em particular, mas favorece o movimento gayzista e abortista. Isto o bvio dos bvios. E por que o Papa no mostra um pouco de amor aos catlicos tradicionalistas que tanta discriminao vm sofrendo h meio sculo? 55. NADA, absolutamente nada autoriza algum catlico a xingar o Papa. Mas TUDO nos autoriza a exigir dele uma atitude clara e inequvoca. Thiago Moraes: Mas voc xingou ele, professor. Olavo de Carvalho: Comparei-o ao Barack Obama. Voc acha que ele se ofenderia com isso? Thiago Moraes: Hahahahah... Eu acho que sim, quer dizer, ESPERO muito que sim, professor.

Rodrigo Mundaka Leon: Prof. Olavo, quiero estudiar filosofa, personalmente que universidad o grupo usted aconseja? Un fuerte abrazo! Siga adelante. Siempre est en mis oraciones. Olavo de Carvalho: Rodrigo Mundaka Leon: Em que pas voc mora? Rodrigo Mundaka Leon: Bolvia, pero estar yendo a la Universidad de Navarra, en Espaa. Que le parece? Olavo de Carvalho: uma das melhores opes. 56. Sugiro o seguinte: Vamos esperar mais UM ANO e ver se as atitudes do Papa tomam um sentido mais claro. Olavo de Carvalho: Mas que estou cansado de ambigidades, estou. 57. No me venham com essa conversa adocicada de que o Papa quer converter todo mundo por meio do "amor". As palavras dele no ajudam nenhum homossexual ou abortista a converter-se, mas fortalecem DIRETAMENTE o movimento gayzista e abortista. IMPOSSVEL que algum em seu juzo perfeito no perceba esse efeito imediato e incontornvel. Olavo de Carvalho: Lisonjear a auto vitimizao desses grupos NO pode ajud-los a converter-se. Luhen Veiga: EU NUNCA IRIA ME CONVERTER... SOU O QUE SOU E TO A. Olavo de Carvalho: Voc pelo menos sincero. Por isso mesmo, acredito que vai se converter um dia. Ningum aqui est com pressa. Luhen Veiga: TRANQUILO. Eu no tenho hora para morrer, por isso vivo... Olavo de Carvalho: Longa vida, irmozinho! Dereck Andrews: Professor, quais so os livros mais indicados compreenso do que real se passou antes, durante e depois do Vaticano II, alm daquele do Michael Davies? Um que abarcasse o assunto desde So Pio X seria til, tambm. Olavo de Carvalho: O livro do Roberto de Mattei. 58. Vejam as repercusses: http://www.wnd.com/2013/09/is-pope-francis-evencatholic/ Mario Celso de Moraes: Esse papa permite que a inteligncia e o bom senso caminhem juntos com a f que ele professa, de um modo Cristo como no se via h muito tempo, de modo que, ele vai revolucionar a igreja e vai amealhar

muitos fiis. Acredito que em funo do modo como ele pensa e conduz suas convices, ir colaborar pra tornar o mundo um pouco melhor, com sua influncia que no pouca. Toda pessoa de destaque assim mesmo, amada e criticada. Eu gosto desse Papa e at agora no vi nada que o desabone, muito ao contrrio. Ateus e opositores falando e nada, so a mesma coisa. Olavo de Carvalho: Sonhos contra fatos. Ele pode conquistar muitos fiis... Para a Igreja da Nova Ordem Mundial. Voc no estudou NADA do assunto e se limita a externar seus desejos, como uma criana. 59. No tenham dvidas do que est acontecendo. Os poderes deste mundo esto implantando fora um projeto completo e abrangente de civilizao, onde o Estado, associado meia dzia de grandes grupos econmicos, ter o controle total da sociedade. O maior nmero possvel de famlias ser dissolvido (nos EUA j so 50 por cento), reduzindo as massas um aglomerado de indivduos atomizados, sem ligaes orgnicas, s associados por justaposio mecnica regulamentada, isto , pela mediao do Estado, vivendo num estado de permanente excitao sexual e alucingena sem descanso possvel, enquanto apenas 10 por cento da populao trabalham para sustent-los. Esse o projeto. Gayzismo, abortismo, ecologismo e todos os movimentos de esquerda no so seno instrumentos para realizar o projeto. O livro do Malachi Martin, "Windswept House", descreve o esforo da elite globalista para integrar e usar a Igreja como instrumento desse projeto; esforo que, no tempo de Joo Paulo II, j estava quase vitorioso. Amoldar a Igreja aos "valores da nova civilizao" parte integrante desse projeto, e IMPOSSVEL que o Papa no saiba disso. Olavo de Carvalho: As alternativas so o Califado e o Imprio Eurasiano. O Papa poderia virar o tabuleiro em 24 horas, mas no do jeito que ele est fazendo. Andr Gomes da Silveira: O que o ecologismo tem com esse projeto? Olavo de Carvalho: "Salvar o planeta" a melhor desculpa para controlar todas as fontes de energia, toda a produo de alimentos etc. etc. Jairo Reis: Acho que o papa Bento XVI abdicou para no ser o porta-voz do projeto globalista. Olavo de Carvalho: Muitssimo provavelmente. Olavo de Carvalho: Leiam "Windswept House". A luta de Joo Paulo II para salvar a Igreja no meio disso foi herica, mas nem sempre hbil. 60. absurdo afirmar que o Papa aprova o aborto, mas ele props claramente atenuar o discurso anti-abortista. E no explicou como pode evitar que esse recuo encoraje ainda mais as pretenses abortistas. 61. Pelo simples fato de dizer essas coisas, o Papa J mudou a Igreja. Dividiu-a

entre os que se sentem escandalizados e os que conjeturam que tudo isso um plano genial dele para lisonjear, seduzir e por fim converter os inimigos. 62. Joo VIII, 24 "Se no crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados." Quando o Papa diz que possvel ir ao Cu sem crer em Jesus, ele est desmentindo o prprio Jesus ou est apenas usando uma retrica provocativa, limtrofe ao escndalo, para expressar a banalidade de que o descrente de hoje pode tornar-se crente amanh? Se no se pode assegurar que a primeira interpretao a nica verdadeira, quem pode jurar que, ao usar dessa linguagem, ele est falando na clave do "Sim, Sim, No, No" que Cristo considerava obrigatria? Rodrigo Parreira: "Nulla salus extra Christus". o nico mote que mantm alguma unidade entre os cristos. Sem isso no h igreja crist. Olavo de Carvalho: o bvio dos bvios. Olavo de Carvalho: Em suma: Ou ele faz uma afirmao hertica, ou usa de uma linguagem imprudente que s semeia a confuso. Tertium non datur. Mercia Ribeiro Morais: O papa est sendo evangelicalista. Segundo um movimento chamado evangelicalismo o amor e a piedade resolvem tudo. Nesse entendimento no no Filho de Deus que est a Salvao, e sim no atendimento ao prximo trazendo alvio da sua aflio. Quem no cr em Jesus Cristo, mas faz o bem ao prximo tem o Cu garantido, porque fazer o bem ato de amor. E o bem praticado garante o Cu, foi isso que ele disse. Nesse caso o bem passa a ser desvinculado da verdade que Jesus disse em Joo VIII, 24. Segundo o evangelicalismo, a prtica do evangelho no est em crer em Jesus Cristo, mas tem toda nfase em praticar a piedade, desta forma at os ateus tem o cu garantido. Parece que os evangelicalistas querem ser mais misericordiosos do que Deus. Olavo de Carvalho: uma hiptese horrvel, mas que temos de examinar. Mrcia Ribeiro Morais: Eu a tenho examinado ultimamente e vejo que as palavras do papa se coadunam completamente com o evangelicalismo, assim como inmeras denominaes protestantes o fazem hoje em dia. Sinal dos tempos, esto fazendo Jesus Cristo desnecessrio para a alma do Homem. Olavo de Carvalho: Continue estudando isso e escreva mais. Obrigado. 63. Desafio QUALQUER UM a responder a este argumento: ou a fala do papa sobre a salvao dos descrentes ambgua (no que acredito) ou hertica. Tertium non datur. Eduardo Albuquerque: Nem um nem outro. Simplesmente amor. Quem disse que Cristo no faria o mesmo? Olavo de Carvalho: Prove isso, se puder. Eu pedi refutao, no wishful thinking.

Sidney Silveira Caro e nobre Olavo de Carvalho: Vou alm e digo que possvel haver AMBIGIDADE HERTICA, quando se trata de matria grave e dogmtica consignada na Escritura (no caso, em Hebreus XI, 6), acolhida pela Tradio e definida solenemente pelo Magistrio (entre incontveis outros lugares, no CATECISMO DA IGREJA, CAPTULO 3, n. 183, etc.). Em suma, A F NECESSRIA SALVAO, a menos que esquecssemos da eloqncia das palavras de Cristo: "Quem acreditar e for batizado ser salvo; mas, quem no acreditar ser condenado (Mc 16, 16). Alis, prprio de muitas heresias serem ambguas, ou seja, dizerem parte da verdade catlica, razo pela qual enganaram a muitos. Esta fala do Papa parece-me diferente da que deu Joo XXII no distante sculo XIV sobre a viso beatfica, pois ali se tratava de um ponto no definido pelo Magistrio naquela altura, embora acolhido pela Tradio. Tanto que o Papa recuou. Grande abrao! Olavo de Carvalho: Obrigado pelo esclarecimento. 64. Quando Gustavo Coro, em O Globo, passou a expor semanalmente seus sofrimentos de crente ludibriado e desiludido, o comunista Lus Garcia tratou logo de vetar a sua coluna. No faltaram belas alminhas catlicas para aplaudir o ato de censura, alegando que Coro estava sujando a reputao da Igreja. Leiam hoje o que ele escreveu naquele tempo, e, sabendo de tudo o que aconteceu na Igreja nesse nterim, a debandada dos fiis, as missas gays, a colaborao geral com o comunismo, etc. etc. vero que o nico erro do escritor foi ser comedido demais. Hendrio Medeiros Marques: Olavo, porque no fazes um vdeo de bate-papo com o Padre Paulo Ricardo, como fizeste com o Lobo? Olavo de Carvalho: No tenho vontade de conversar sobre isso com o meu querido amigo por enquanto. Prefiro dar-lhe tempo de raciocinar. 65. "Descobri que todas as pessoas que defendem o aborto j nasceram." (Ronald Reagan) Shalako Tavares: E de igual forma, os favorveis ao aborto tambm no j nasceram?! Ora, ser contra ou ser favorvel a qualquer coisa no depende do fator "nascimento", mas da capacidade de raciocinar e, mais especificamente nesse tema, a dependncia dos ditos "elementos culturais". Ou no? Olavo de Carvalho: Terei de lhe explicar a piada? Ser difcil entender que todos os defensores do aborto no o admitiriam para eles prprios? 66. S nos EUA, 60 milhes de bebs foram abortados desde o infame processo Roe x Wade, e o Papa acha que reclamar muito contra isso "obsesso". Quantos

bebs mais devem morrer para que falar contra o aborto se torne, na opinio dele, uma coisa normal e equilibrada? Guilherme Santos: Olavo, o Sr. acha que o Papa agente da Nova Ordem Mundial? Olavo de Carvalho: Parece que sim. Parece. Felipe Pires: Eu sou a favor do direito individual. Vocs tm direito de ser contra o aborto. Mas sua doutrina no muda a realidade. Muitas pessoas discordam de voc. E enquanto um ser precisar viver dentro de outro pra sobreviver, o mesmo tem direito de escolha, usando camisinha ou no. Eu no acho coincidncia que os pases com maiores nveis de IDH permitem a prtica. A opinio de vocs ultrapassada. Olavo de Carvalho: Voc quer dizer que todos devemos seguir a opinio dominante nos pases mais ricos. Opinies "ultrapassadas" so apenas opinies que saram da moda, que no so aprovadas pelas pessoas chiques do Primeiro Mundo. Isso no quer dizer que sejam opinies erradas. Voc tem o direito de seguir a opinio dessa gente, mas, por favor, no faa isso e depois venha dizer que tem uma opinio independente. No h independncia em ser uma mariavai-com-os-ricos. 67. A primeira obrigao, j no digo s dos filsofos, mas a de todo intelectual pblico, julgar as coisas com implacvel apego aos fatos e aos critrios de inteligibilidade, sem concesses moda, opinio chique, a algum fundamentalismo ou ao que quer que seja. O que estou dizendo sobre o Papa no baseado em nenhum "tradicionalismo", mas simplesmente na lgica do significado. Se Jesus diz que quem no crer n'Ele morrer em pecado, e o Papa diz que no preciso crer em Jesus para alcanar a salvao, recusar-se a enxergar a uma Por (o contradio outro lado, flagrante enxergar por o que poderamos no chamar implica sim e fundamentalismo papista, que sobrepe a opinio do Papa letra expressa dos Evangelhos. essa contradio mas necessariamente uma acusao formal de heresia, como poderiam pretender os tradicionalistas Brother Dimond, exemplo), implica,

incontornavelmente, a admisso de um escndalo. No vejo, por mais que examine o caso, como escapar disso. Olavo de Carvalho: preciso que o escndalo venha, mas ai daquele pelo qual o escndalo vem. Wallace Junior: Prof. Olavo, o Papa Emrito no pode intervir nesse discurso e pedir que ele refaa seu discurso? Olavo de Carvalho: No sei, mas parece que no. Fernando Borges de Moraes: "Francisco deixou claro que a 'obsesso' da hierarquia catlica com o debate poltico em torno desses temas (aborto e homossexualismo) deixou em segundo plano o que ele v como mensagem central do Evangelho: o amor e a misericrdia de Deus. isso o que 'acende um fogo no corao' das pessoas, disse ele, citando o Evangelho de Lucas. Para o pontfice, esquecer isso faz com que a Igreja parea incitar o dio contra os homossexuais, o que ele condena." (Reinaldo Jos Lopes) Olavo de Carvalho: OK, alisar o ego dos abortistas "acender um fogo no corao deles". Desculpe, mas (...)! O que acende um fogo no corao ver a misericrdia de Deus agindo no mundo, como ocorreu em Ftima ou nos milagres do Padre Pio. No tem nada a ver com palavras adocicadas e dar refresco ao inimigo. A Igreja tem algo de melhor a oferecer ao mundo do que badalao. David Roger: Prof. Olavo: Seria este Papa agente subliminar da NOVA ORDEM MUNDIAL!? Olavo de Carvalho: David Roger, no sei, mas est parecendo que sim. Antonio Monteiro: O que eu vi at agora ele no afirmou isso, eu gostaria que fosse ao completo de onde est o dito! Olavo de Carvalho: O link da entrevista original em italiano j foi posto aqui dezenas de vezes. Role a pgina e procure. Antonio Monteiro: Vou ter que deixar de assinar o caro filsofo, comentrios as suas passagens esto cheios de palavres!

Olavo de Carvalho: Palavres fazem bem sade. Priscila Dalcin: Eu acho que o Papa s quis mostrar ao mundo que os catlicos no abominam os gays, mas que os amamos como seres humanos, embora no aprovemos tal conduta. Olavo de Carvalho: No foi isso que o Papa disse. Ele acusou de obsessivos os catlicos que protestam contra gayzismo e aborto. Thiago Rachid: O Papa no falou ex cathedra, Olavo. Olavo de Carvalho: por isso que me refiro a escndalo, e no necessariamente a heresia. Bruno Csar: Olavo, no estaria o Papa utilizando a mesma estratgia do marxismo cultural, mas com um propsito inverso: trazer as pessoas para mais perto da igreja e, aos poucos, fazer com que elas assimilem os fundamentos da Igreja? Olavo de Carvalho: O marxismo cultural pelo menos no bajula os inimigos. mais decente. 68.

Ningum aqui est querendo ensinar teologia ao Papa. Estou apenas tentando compreender as suas palavras, e, quanto mais as compreendo, menos compreendo a sua razo de diz-las. Nada entendo de teologia, mas de interpretao de textos entendo alguma coisa.

69. Reproduzo esta mensagem [do Pedro Eduardo, que trouxe o texto de Adriano Soares] na cabea da pgina porque muito importante e elucidativa: Caro professor, veja esse comentrio do irmo [Adriano] de Dom Henrique Soares, e se possvel o divulgue:

A viso latino americana sempre mais flexvel em relao aos valores morais. Somos, por assim dizer, mais condescendentes, menos afeitos rigidez. H um risco muito grande, portanto, quando olhamos o mundo a partir exclusivamente do nosso ponto de vista. Parece-me que o Papa Francisco sofre um pouco desse mal vezo. Ao falar de modo flexvel sobre temas caros moral catlica, como o aborto, por exemplo, que a expresso mais eloqente do desrespeito vida (que, intrauterina, no tem a possibilidade de autodefesa), o Papa passa uma idia perigosa de sinal trocado, invitando a que, na vida privada, as pessoas deixem de fora justamente os preceitos religiosos que deveriam fazer vida e sob os quais deveria pautar os seu atos. Ao Papa dado ser luz para os catlicos e no-catlicos. Mostrar acolhimento e compreenso aos pecadores (entre os quais todos nos inclumos como dado de f; todos precisamos do gesto salvfico de Cristo na cruz!). Nada obstante, em temas morais, a flexibilidade que se pode conceder nos casos individuais, conforme as circunstncias concretas, no corresponde quela defendida como princpio universal. Exemplificando: a Igreja no admite relaes homo afetivas, por princpio, porque o casamento um sacramento destinado a homem e mulher. No poderia a Igreja, sem trair o Evangelho, adotar sacramentalmente a unio entre pessoas do mesmo sexo. algo que refoge moda, que pertence palavra de Deus. A Igreja no pode dispor dos tesouros da f, sendo apenas a sua guardi. Esse o princpio universal da moral catlica. Isso, contudo, no implica em rejeitar os homossexuais. A Igreja pode at acolher casais homo afetivos que vivam uma relao sincera de amor, porm com acompanhamento pastoral e dentro de limites precisos: trata-se de uma relao que impede a vida sacramental, como ocorre, por exemplo, com os casais de segunda unio. dizer, a Igreja acolhe os seus filhos, porm sem abrir mo dos pontos cardinais da moral catlica, baseada na tradio oral e escrita. disso que o Papa Francisco fala, porm sem a necessria prudncia de pastor do povo de Deus. Expe uma flexibilidade admitida diante de situaes concretas como princpio universal, o que grave erro em um mundo sem um

eixo de valores seguros em que vivemos. Cabe Igreja o duro papel de ser luz do mundo e sal da terra; cabe Igreja de Cristo a dura misso de pregar a palavra de Deus, mesmo quando nos recusamos a ouvi-la. No foi assim, ao seu tempo, com Jeremias? (Jer 1,5-9: "Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que sasses do seio, eu te consagrei. Eu te constitu profeta para as naes. Mas eu disse: "Ah! Senhor Iahweh, eis que eu no sei falar, porque sou ainda uma criana!" Mas Iahweh me disse: No digas: "Eu sou ainda uma criana!" Porque a quem eu te enviar, irs, e o que eu te ordenar, falars. No temas diante deles, porque eu estou contigo para te salvar, orculo de Iahweh. Ento Iahweh estendeu a sua mo e tocou-me a boca. E Iahweh me disse: Eis que ponho as minhas palavras em tua boca."). Esse o papel da Igreja: proclamar profeticamente a palavra de Deus. Ainda quando o mundo a rejeite. Ainda quando grupos de presso a ataquem. Ainda quando os cristos sejam perseguidos. Se a Igreja for pop, por certo estar traindo o Cristo Jesus. Ele que no foi pop, no veio para fazer sucesso e ser compreendido. Ele no quis se fazer compreender; quis antes de tudo converter. Falo sobre mim. Dou o meu testemunho. Em minha vida privada tenho falhado em face desses princpios da moral catlica. Isso no me autoriza, porm, a dobr-la minha vontade, minha convenincia. J dizia o Senhor, atravs da boca de Isaas: "Com efeito, os meus pensamentos no so os vossos pensamentos, e os vossos caminhos no so os meus caminhos, orculo de Iahweh." (Is 55, 9 ). Cumpre-me, ento, sinceramente arrepender-me e buscar adequar a minha vida palavra de Deus. fcil? Evidente que no! J o dizia So Paulo aos Romanos (Rm 7,19-20): "Com efeito, no fao o bem que eu quero, mas pratico o mal que no quero. Ora, se eu fao o que no quero, j no sou eu que estou agindo, e sim o pecado que habita em mim". A Igreja que amo a Igreja de Cristo! No a igreja que busca estar cheia, no a igreja que se converte ao mundo ou apregoa milagres a torto e a direito. A Igreja de Cristo aquela que proclama a sua palavra e que a preserva, mesmo sendo incompreendida. Por isso, penso que o Papa Francisco, com a sua doce humildade, no pode dar sinais dbios em matria de f e em matria moral, porque pesam sobre os seus ombros dois mil anos de histria e bilhes de fiis.

Amo Francisco, como meu pai na f. um sinal de humildade e pobreza. Mas h de ser tambm um sinal eloqente da f catlica em um mundo que no se cansa de dizer no a Deus. Olavo de Carvalho: Perfeitssima explicao: dizer, a Igreja acolhe os seus filhos, porm sem abrir mo dos pontos cardinais da moral catlica, baseada na tradio oral e escrita. disso que o Papa Francisco fala, porm sem a necessria prudncia de pastor do povo de Deus. Expe uma flexibilidade admitida diante de situaes concretas como princpio universal, o que grave erro em um mundo sem um eixo de valores seguros em que vivemos. Pedro Eduardo: Aqui est o perfil do autor do texto: https://www.facebook.com/adrianosoares69 Olavo de Carvalho: Pedro Eduardo, por favor, agradea a ele em meu nome. 70. Sobre o texto de Sidney Silveira, "Autoridade e 'Autoridades'".

Olavo de Carvalho: Muito bom mesmo. Obrigado.

71. Teologicamente sou um analfabeto, moralmente nunca fui um exemplo para ningum, e em matria de QI conheo muitos que so mais altos que o meu. Mas fao um esforo danado para ser intelectualmente honesto, para no fugir das dificuldades e contradies, para examinar as coisas por todos os lados e no enunciar nenhuma concluso que no seja razoavelmente defensvel e, de preferncia, melhor do que outras alternativas. O mais irnico da minha vida que, quando enuncio brevemente essas concluses, sem ter s vezes a oportunidade de expor detalhadamente o caminho que levou a elas, imediatamente aparecem pessoas que, julgando-me por si prprias, imaginam que as tirei do nada, de meras preferncias pessoais ou de algum preconceito ideolgico. So em geral pessoas que nunca estudaram o assunto -- e, sem a

menor cerimnia, do por pressuposto, sem nenhum motivo plausvel, que o estudei ainda menos. No tm sequer a prudncia de examinar os meus escritos e aulas, para averiguar se eu disse algo mais a respeito. Como pensam por opinies soltas, por efuses momentneas, imaginam que meu processo mental o mesmo delas. Haja saco. Elton Mesquita: http://attualita.vatican.va/salastampa/bollettino/2013/09/20/news/31708.html Olavo de Carvalho: Elton, como que o Papa nos manda difundir a "cultura da vida" - expresso criada por Joo Paulo II para designar a luta crist contra o abortismo, o gayzismo e outras manifestaes da "cultura da morte" - e, quando fazemos isso, nos acusa de obsessivos? Ele realmente no tem o senso de prudncia ao falar, que no chefe da Igreja virtude obrigatria.

Aijalom Wagner: Tambm um erro achar que outras pessoas tambm no fazem o mesmo, tenho a impresso que o senhor subestima opinies contrrias s suas. No preciso ler trocentos materiais seus para perceber que voc tem falhas e erros como qualquer um outro. Penso que um tempo de urgncia e temos todos de manter a ordem primeiro em nossas cabeas, exigimos demais das pessoas, tanto que acabamos por sermos algo que no fundo no gostaramos de ser. Olavo de Carvalho: Dizer que algum tem "falha e erros como todos os outros" uma banalidade vazia que, oferecida como afirmativa de fato com relao a um indivduo em particular, pode ser, por sua vez, mais certa ou mais errada. No meu caso, est errada, porque voc no diz quais so os "outros" aos quais me nivela. Tenho erros e falhas como Plato e Aristteles, como Emir Sader e Marilena Chau ou como algum que est na parte mdia dessa escala? Tenho falhas e erros como Mrio Ferreira ou como voc? No, NO tenho falha e erros COMO TODOS OS OUTROS. Tenho muito menos do que a mdia dos opinadores brasileiros em qualquer campo, inclusive voc, como este mesmo caso demonstra. Eu jamais julgaria um filsofo com base num chavo oco, e antes de ler "trocentos" textos dele. Aijalom Wagner No estou debatendo, estou conversando.

Olavo de Carvalho: No se comea uma conversa julgando o interlocutor com base num chavo boboca. Right Judge: Tendo em vista o poder da militncia gaysista global, no estaria o Papa apenas sendo prudente em no bater de frente com ela? Suas palavras brandas podem ser interpretadas como estratgicas para uma reaproximao cautelosa. Eu toro para que seja isso. Olavo de Carvalho: No h prudncia nenhuma em lisonjear o inimigo ao preo de escandalizar milhes de catlicos. Joo Alberto Azevedo: SE VC ENUCIA RAPIDAMENTE, PORQUE DISCUTIR SE ANALISADO DE MESMO MODO???? Olavo de Carvalho: Joo Alberto Azevedo, voc tem razo, mas veja a minha situao: ou discuto com quem no vale pena, ou mando logo o sujeito tomar (...). Nas duas alternativas h quem goste e quem no goste. Nem Jesus conseguiu agradar a todo mundo. Agnes Castao: Mas, Olavo, no porque voc tem uma linha de raciocnio que te leva a uma direo, que suas colocaes possam ser interpretadas como corretas. Eu tenho uma base lgica que me leva pra outro lugar. Achei que ISSO fosse filosofia... Olavo de Carvalho: Voc est caindo no mesmo erro. Voc pode encontrar uma "linha de raciocnio" na exposio das concluses, mas no a compreender enquanto no discernir as MUITAS "linhas de raciocnio" que examinei e assimilei antes de chegar a essas concluses. intil discutir com um filsofo se voc s apreende nele uma "linha de raciocnio" e no o inteiro horizonte de conscincia dele, na mxima medida das suas possibilidades. Se voc no faz isso, est debatendo pedaos soltos que, justamente por ser soltos, no fazem sentido filosoficamente. Compreender um filsofo compreender a unidade da sua experincia do mundo, absorv-la como sua prpria e S ENTO discuti-la, se voc consegue ter uma experincia mais ampla e abrangente que a dele. Antonio Carlos Iranlei: Trecho do Livro Sobre o Cu e a Terra: Sobre os ateus

Bergoglio: (...) No encaro a relao para fazer proselitismo com um ateu, eu o respeito e me mostro como eu sou. (...) Na medida em que haja conhecimento, aparece o apreo, o afeto, a amizade. No tenho nenhum tipo de reticncia, no diria que sua vida est condenada, porque tenho certeza de que no tenho direito de julgar a honestidade dessa pessoa. Muito menos quando me mostra virtudes humanas, essas que engrandecem e me fazem bem. (...) todo homem imagem de Deus, seja crente ou no. Por essa nica razo, ele conta com uma srie de virtudes, qualidades, grandezas. E caso tenha baixezas, como eu tambm as tenho, podemos compartilh-las para nos ajudar mutuamente e super-las. Isso para mim bastante! Ser para ti tambm, professor Olavo de Carvalho? Olavo de Carvalho: Olhe a o homem (Francisco) cometendo grossa

imprudncia outra vez. Ele se gaba de no fazer proselitismo entre os ateus, quando Jesus ordenou fazer precisamente isso. Rafael Musselli: Por isso a mdia podre e distorcida, o que o PAPA disse que se deve observar e ter misericrdia, no concordar com o ato dos mesmos, no que a Igreja seja a favor do aborto, do homossexualismo ou do divrcio, e no vai mudar sua posio sobre tais assuntos, porm ela deve abrir as portas e buscar ter piedade e misericrdia com as pessoas que cometeram ou cometem tais erros e ajudar os mesmos para que no cometam mais estes deslizes e se arrependam: essa a mensagem, no diz nada a da Igreja concordar com nada ou mudar seu conceito sobre esses assuntos. Olavo de Carvalho: Por favor, leia o texto e no a interpretao que voc mesmo criou. O Papa disse explicitamente que combater abortismo e homossexualismo "obsesso". 72. Posso dar gentil ateno at a opinies bobocas. O que no posso admitir o sujeito brandir na minha frente uma opinio boboca acreditando que est me ensinando alguma coisa ou me trazendo a revelao das revelaes, sem nem de longe suspeitar que posso j t-la examinado e abandonado h tempos, que

ela pode ser apenas uma etapa j superada de um itinerrio cognitivo que percorreu mais territrios do que ele sequer imaginou que existissem. Pois essa a PRIMEIRA precauo ao ler um filsofo: nunca imagine que o que ele no diz na pgina 2 no est na pgina 495, ou 1.204, ou talvez em outro volume, ou pelo menos subentendido em algum lugar. Ser um filsofo examinar as coisas por muitos ngulos. Mostrar a um filsofo algum ngulo que lhe seja totalmente desconhecido coisa para outro filsofo, no para o recmchegado. Gabriel Fernando: Eu discordo em gnero, nmero e grau de toda interpretao que o sr. fez da entrevista do Papa Francisco. O senhor mesmo disse: "Por princpio, no cumpro leis que me probam de criticar ou elogiar o que quer que seja. Nem as que me ordenem faz-lo. No creio que haja, entre os cus e a terra, nada que merea imunidade a priori contra a possibilidade de crticas. Nem reis, nem papas, nem santos, nem sbios, nem profetas reivindicaram jamais um privilgio to alto. Nem os faras, nem Jlio Csar, nem tila, o huno, nem Gengis Khan ambicionaram to excelsa prerrogativa. O prprio Deus, quando J lhe atirou as recriminaes mais medonhas, no tapou a boca do profeta. Ouviu tudo pacientemente e depois respondeu. As nicas criaturas que tentaram vetar de antemo toda crtica possvel foram Adolf Hitler, Josef Stlin, Mao-Tse-Tung e Pol-Pot. S o que conseguiram com isso foi descer abaixo da animalidade, igualar-se a vampiros e demnios, tornar-se alvos da repulsa universal." Gabriel Fernando: Reiterando: A Igreja catlica NUNCA perder a f, ela foi fundada por Cristo Jesus e o Santo Padre o doce Cristo na terra, como dizia santa Catarina de Sena. Olavo de Carvalho: Primeiro: Voc confunde discordncia e crtica. Segundo: qual propriamente a sua divergncia na interpretao do texto? De qual parte voc diverge? Divirja, por exemplo, desta: Joo VIII, 24 "Se no crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados." Quando o Papa diz que possvel ir ao Cu sem crer em Jesus, ele est desmentindo o prprio Jesus ou est apenas usando uma retrica provocativa, limtrofe ao escndalo, para expressar a banalidade de que o descrente de hoje pode tornar-se crente amanh? Se no se pode assegurar que a primeira interpretao a nica verdadeira, quem

pode jurar que, ao usar dessa linguagem, ele est falando na clave do "Sim, Sim, No, No" que Cristo considerava obrigatria? Pedro Santos Tavares: Olavo, o que voc acha disto, essa mensagem foi transmitida em 11 de fevereiro de 2012, exatamente um ano antes de Bento XVI anunciar a sua renncia: http://www.thewarningsecondcoming.com/mypoor-holy-vicar-pope-benedict-xvi-will-be-ousted-from-the-holy-see-in-rome/ Olavo de Carvalho: Nossa Senhora tem enviado mensagens umas atrs das outras, todas concordantes. Nem todas foram ainda aprovadas pela Igreja, mas todas devem ser ouvidas com ateno e reverncia.

73. Eu no daria um curso de filosofia se no estivesse empenhado em ensinar meus alunos a concordar e divergir COMO FILSOFOS, no como autores de opinies soltas que aplaudem ou combatem outras opinies soltas. Como ensinava Dirty Harry, opinio como bunda: todo mundo tem. O que falta no Brasil no so opinies, alis, nem bunda. So discusses altura das exigncias filosficas, o que requer o domnio do mtodo filosfico.

Olavo de Carvalho: Dediquei pelo menos oito anos da minha vida ao estudo do marxismo e dez ao da escola tradicionalista. Se voc capaz de abranger um leque de contradies to vasto, com tudo o que medeia entre uma coisa e a outra, ento pode abranger e at transcender o meu horizonte de conscincia, portanto me ensinar muita coisa. At l, por favor, limite-se a fazer perguntas e no me encha o saco. Olavo de Carvalho: Na escola pitagrica, o estudante passava cinco anos ouvindo quieto, depois tinha cinco anos para fazer perguntas, e por fim podia participar das discusses. invivel adotar essa disciplina hoje, mas que ela certa, ah, isso .

74.

A diferena entre uma discusso filosfica e um mero confronto de opinies no a diferena entre dois pases ou duas culturas: a diferena entre dois planetas. Ou, como diria Montaigne, a diferena entre um homem e um ganso. 75. H quem seja ingnuo o bastante para imaginar que tudo a uma questo de "argumentos". Argumentos so s a casca da discusso filosfica. O fundo a superposio comparativa e absoro mtua entre dois - ou mais - horizontes de conscincia. ***** Nota do Org.: Isto so apenas notas no Facebook, ok? Para artigos completos e educativos sobre o assunto, ver especialmente a seo 'Perseguio x silncio' do captulo 'Religio' do best seller de Olavo de Carvalho, organizado por mim, Felipe Moura Brasil, 'O mnimo que voc precisa saber para no ser um idiota'. Mais notas do professor sobre outros temas, em breve aqui no Blog do Pim.
Fonte:http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/14527-diario-filosofico-de-olavo-decarvalho-o-papa-nao-e-a-igreja-a-igreja-e-nois.html

Uma rvore boa no pode dar maus frutos; nem uma rvore m, bons frutos. (Mt. 7, 18)
Texto enviado pelo internauta Marcelo Brando, em 22/09/2013.

www.mariamaedaigreja.net

S-ar putea să vă placă și