Sunteți pe pagina 1din 25

caderno do

professor

A arte e a educao so campos revolucionrios por natureza. Por meio deles adquirimos novas maneiras de enxergar e viver o mundo. A atuao da Fundao Bienal de So Paulo no plano educacional remonta sua segunda edio, em 1953. Desde ento, a cada exposio, so oferecidos ao pblico instrumentos para uma investigao sobre a essncia do trabalho dos artistas e as urgncias da vida contempornea. Em sintonia com essa tradio, e imbudo do carter retrospectivo da mostra 30 Bienal Transformaes na arte brasileira da 1 30 edio, cuja curadoria de Paulo Venancio Filho, o Educativo Bienal se pautou pelo sentimento de tributo queles que contriburam historicamente para a sua prpria construo. Em conjunto com o Sesc-SP instituio parceira da Fundao Bienal , empreendemos uma extensa pesquisa sobre as aes educativas que acompanharam as Bienais. Esse trabalho, apresentado em um seminrio de dois dias aberto ao pblico, resultou em um documento valioso, no qual, pela primeira vez, educadores, crticos e curadores de diferentes geraes que fizeram parte dessa histria de seis dcadas relataram suas experincias.

O projeto educativo concebido especialmente para a mostra 30 Bienal completa-se ainda por uma srie de aes voltadas s relaes do pblico com a arte contempornea e com artistas e trabalhos apresentados na exposio. Desde o incio de 2013, promovemos encontros de formao para cinco mil professores das redes pblica e privada de ensino e educadores sociais. Esse trabalho, multiplicado em sala de aula, tem seu ponto culminante nas atividades em atelis e visitas orientadas para o pblico previsto de cerca de cinquenta mil crianas e jovens durante a mostra. O material educativo que temos o prazer de apresentar um dos principais componentes desse conjunto de iniciativas. Fruto da colaborao entre Educativo Bienal, curadoria e demais equipes da Fundao Bienal, no apenas rene obras e artistas brasileiros que participaram das trinta edies da Bienal de So Paulo, mas, de maneira criativa e inteligente, investiga as relaes que esses trabalhos e artistas podem estabelecer com momentos determinantes na histria da Bienal e da arte brasileira.

Luis Terepins presidente da Fundao Bienal de So Paulo

A formulao deste material educativo, parte da programao da mostra 30 Bienal, vai ao encontro das diretrizes do Ministrio da Cultura que visam ampliar o acesso a diferentes linguagens artsticas. O Vale-Cultura faz parte desse conjunto de iniciativas que possibilitaro a trabalhadores brasileiros, com renda de at cinco salrios mnimos, receberem a quantia de R$ 50 mensais voltados exclusivamente para o consumo de bens culturais. Em parceria com o Ministrio da Educao, lanamos o Mais Cultura nas Escolas. Este programa possibilitar a artistas e iniciativas culturais a elaborao de projetos em parceria com escolas pblicas em todo o Brasil, dialogando com suas propostas pedaggicas. Esto em construo os CEUs das Artes pelo Brasil. So espaos situados nas regies mais carentes do pas, dedicados formao de artistas. Sero 360 at o fim de 2014. Esperamos que em breve, esta e tantas outras Bienais pelo Brasil e pelo mundo abriguem artistas surgidos nesses espaos.

A Bienal de So Paulo detm do mais importante acervo documental latino-americano das artes moderna e contempornea. Construiu, ao longo de toda sua trajetria, reconhecida expertise na reflexo sobre a evoluo do processo educativo pelas artes. desejo de todos que esse projeto educativo, que desde 2011 passou a ser permanente, alimente reflexes sobre a vida e a arte contemporneas com alunos e professores de escolas pblicas e particulares. Estamos certos de que, com a realizao de materiais de excelncia como este e de eventos como esta mostra, acompanhadas de polticas culturais e leis de incentivo, atingiremos o objetivo do Governo Dilma de promover a incluso social dos brasileiros por meio da Cultura.

H mais de dez anos, o Instituto Votorantim investe recursos, diretamente ou por meio das empresas do Grupo Votorantim, para contribuir com o desenvolvimento socioeconmico das localidades em que estamos presentes. Para ns, a cultura um dos pilares para o alcance do nosso objetivo e, por essa razo, investimos na democratizao cultural, pois acreditamos no poder transformador da arte. Temos contribudo para ampliar a oferta, qualificar a experincia e incentivar a populao, principalmente os jovens, a conhecer, vivenciar, discutir e produzir arte e cultura. Nossa parceria com a Fundao Bienal est pautada na bandeira da ampliao do acesso cultura. Apoiamos principalmente os projetos educativos de suas exposies, para que a formao de monitores, a realizao de visitas guiadas e as atividades complementares com professores e alunos possam prolongar e aprofundar o contato do pblico com as obras e as propostas dos curadores. Parabenizamos a Fundao pelas trinta edies da Bienal e firmamos mais uma parceria, na exposio 30 Bienal, para celebrarmos os artistas, os acervos, os debates e toda a arte produzida ao longo dessa histria. Desejamos a todos uma tima exposio!
Instituto Votorantim

O Grupo AES Brasil acredita que investir na formao de profissionais da rea de educao contribuir com o desenvolvimento do pas, pois so eles que disseminam o conhecimento para as geraes atuais e futuras. por isso que, orgulhosamente, a AES Eletropaulo patrocina o Projeto Educativo da 30 Bienal. Nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades em que atuamos nos leva a buscar e a fortalecer vnculos nestes locais por meio de uma atuao social incisiva e transformadora, como a Casa de Cultura e Cidadania e o Centro Educacional Infantil Luz e Lpis, projetos educativos e sociais da AES Brasil que tem como objetivo transformar a realidade de milhares de crianas, jovens e adultos por meio de atividades voltadas educao, arte, cultura, cidadania, qualidade de vida e gerao de renda. Presente no pas desde 1997, o Grupo AES Brasil formado por empresas que geram, comercializam e distribuem energia eltrica e contam com a fora de trabalho de mais de 7.400 colaboradores. A AES Brasil faz parte da AES Corporation, maior grupo de energia do mundo, presente em 23 pases.

Marta Suplicy Ministra da Cultura

AES Eletropaulo

30 BIENAL: UM PROCESSO TRANSFORMADOR

A histria das exposies de arte um instrumento imprescindvel para a compreenso da histria da arte. Nela se tornam visveis as foras sociais, culturais, polticas e econmicas que determinam a produo e consumo das obras de arte; as presses exercidas por artistas, crticos, pblico e instituies na formao de um contexto artstico. Como nunca antes, as exposies do sculo 20 agiram tanto nas transformaes artsticas quanto no espectador, seja na esfera global ou na local. O caso da Bienal de So Paulo especialmente singular, pois, sendo a primeira bienal de arte em um pas perifrico, gerou, a partir dos anos 1950, uma dinmica capaz de elaborar e reelaborar com originalidade prpria dos artistas brasileiros as possibilidades artsticas presentes nos grandes movimentos internacionais que ali se apresentavam ao longo de sessenta anos. Um dos mais importantes eventos artsticos mundiais, a Bienal de So Paulo a segunda bienal de arte, criada aps a Bienal de Veneza se confunde com a histria da arte da segunda metade do sculo 20 e se tornou um dos elementos fundamentais e estruturantes da histria da arte brasileira. Alm disso, constituiu uma tradio moderna e contempornea no Brasil por meio

de uma regular rotina expositiva que ao longo de dcadas estabeleceu conexes sucessivas entre experincias de movimentos artsticos, artistas e obras nacionais e internacionais, que aconteciam pela primeira vez no mesmo plano. Foi formada, assim, uma expectativa pblica e artstica at ento indita para as artes plsticas no pas; expectativa que hoje atrai todo o mundo artstico. Dito isso, como ento reconstituir numa s exposio a presena dos artistas brasileiros nas trinta edies da Bienal de So Paulo, de 1951 at 2012? Se a Bienal foi, ela prpria, ao longo do tempo, um dos principais elementos estruturadores da arte brasileira da segunda metade do sculo 20, no pode ser outro, creio, seno a relao ntima entre histria da arte brasileira e a trajetria da Bienal o critrio determinante na escolha dos artistas e obras. Das Bienais participaram artistas de geraes anteriores desde a gerao moderna de 1922 , mas o efeito Bienal, a dinmica que provocou desde o seu incio, foi o de se projetar frente, apresentando a cada dois anos as direes contemporneas da poca, suscitando e estimulando desenvolvimentos futuros. O esprito da Bienal foi e, acredito, ainda o da atualidade, menos talvez de reconhecimento, e

mais de estmulo, discusso, polmica e renovao. Dessa maneira, constituiu uma tradio moderna e contempornea brasileira, hoje reconhecida internacionalmente, num processo sucessivo de articulaes e influncias, que, sem um instrumento da regularidade como a Bienal, dificilmente teria se constitudo. Como ento conciliar uma reviso histrica com o esprito fundamentalmente renovador do evento? O propsito desta exposio no o de reconstituir integralmente o passado tal como foi, o que seria impossvel e inverossmil, mas verificar hoje, na atualidade contempornea, a presena dessa tradio da qual a Bienal parte fundamental. Da propormos uma orientao, flexvel e dinmica, que possa ultrapassar tempo e espao sem, entretanto, deixar de observar a continuidade histrica de seis dcadas. O eixo temporal ento se estenderia do princpio ao fim, dos anos 1950 aos dias de hoje, permitindo, entretanto, certas justaposies, idas e vindas, recorrncias e superposies de obras de tempos distintos. Essas superposies, recorrncias e justaposies que a exposio pretende demonstrar em determinados momentos so nada menos aquelas que as prprias obras sugerem: certas operaes conceituais, os

modos da presena da imagem, aes participativas e performticas, as recorrncias abstrato-geomtricas, a sempre presente importncia da cor, certas trajetrias da tridimensionalidade que se renovam etc. A Bienal foi e um lugar onde os artistas brasileiros podem tanto se localizar entre si como tambm com a produo internacional, estabelecendo conexes, divergncias, oposies e rejeies, cujas combinaes servem ora de estmulo, ora de influncia, ora de afastamento, formando esse complexo histrico que chamo da tradio moderna e contempornea brasileira. Evidentemente que esta exposio no pretende fazer a reconstituio ou reviso definitiva da arte brasileira desde a 1 Bienal. Nossa perspectiva no parte s do passado, de 1951, mas tambm, de certo modo, invertida, parte do presente para verificar nele a atualidade do passado; para trazer essa tradio viva para o presente e indicar seus nexos, sua estrutura, seus componentes que esto vivos e ativos; para recriar nesta exposio histrica a vitalidade e a dinmica do processo artstico que a Bienal de So Paulo inaugurou entre ns.

Paulo Venancio Filho curador da 30 Bienal

COSTURAS DO TEMPO

A linguagem a chave para saber quem somos como indivduos. Ns somos nossas conversas: quando mudamos nossa forma de ser, mudamos nossas conversas e quando mudamos a forma de conversar, mudamos a forma de ser. A linguagem nos constri. Bernardo Toro O trabalho do Educativo na Fundao Bienal de So Paulo ao longo dos anos foi marcado pela fora da inveno, da experimentao com uma vida intensa, extensa e entrecortada. Os educativos que se seguiram com diferentes gestes e abordagens cooperaram na formao de muitas pessoas que hoje trabalham na rea de artes: historiadores, educadores, curadores, artistas, crticos de arte, arquitetos, galeristas entre outros. Para celebrar as trinta edies da Bienal e homenagear aqueles que colaboraram com esta histria, resgatando a memria das experincias vividas na instituio, o Educativo Bienal, em parceria com o Sesc, realizou o seminrio Arte em tempo em junho deste ano, no Sesc Belenzinho, em So Paulo.

Revisitar o percurso do ensino da arte e o da histria da arte nas Bienais trouxe outros caminhos para pensar a educao no formal, com estratgias de continuidade e ruptura. O artista e educador Paulo Portella, mediador de trs mesas nesse seminrio, definiu os encontros como uma jornada para o futuro. Inventar e reconstruir a histria, tornar vivas experincias passadas tm uma relao direta com as proposies curatoriais que a Bienal quer ativar e trouxe ao Educativo a possibilidade de revisitar diversas aes. A curadoria do Educativo, hoje, uma curadoria ateli, um laboratrio de ideias, percepes, riscos, com intenes claras, em um caminho que se faz passo a passo: um aprendizado que se d pelo exerccio de tomar conscincia da prpria experincia. Com uma equipe constituda por artistas, educadores, poetas, bailarinos, fotgrafos, curadores e cineastas, o Educativo desenvolve seu trabalho laboratorial estudando, planejando e sempre de prontido para o aqui agora. As visitas orientadas tambm so consideradas atelis: espaos laboratoriais de aproximao com a arte, em uma alternncia de protagonismos entre obras, pblicos e educadores.

O trabalho educativo feito de delicadezas, de relaes humanas, junto arte e no dilogo entre pessoas. Para isso necessrio trabalhar com dispositivos que atendam desconstruo do que est estagnado e ponham em movimento a matria do pensamento, ativando o corpo como ferramenta para um pensar diferente. Dando continuidade a suas aes neste ano, o Educativo Bienal props outras possibilidades de encontros e conversas estendidas: Planto Educativo Bienal, Bienal nas escolas, Aes nas comunidades e publicaes (veja definio em nosso site: educativo.bienal.org.br). Os materiais educativos produzidos pela Bienal so tentativas de criar novas brechas para pensar a vida e a arte. Cada um dos cadernos deste material sugere um exerccio para fazer aproximaes entre as obras escolhidas pelo curador Paulo Venancio Filho para a 30 Bienal Transformaes na arte brasileira da 1 30 edio, produzidas ao longo das trinta edies da Bienal. As relaes criadas entre os trabalhos propem um jogo a partir de conceitos levantados pela curadoria geral: vermelho, forma, memria, objeto e linguagem.

O material traz aspectos conceituais e formais que permeiam a histria da arte que consideramos que possam ser teis para o professor, pois entendemos a arte como um espao de liberdade que ativa nossa subjetividade e tambm como rea de conhecimento que nos desafia a estud-la. Em ano de celebrao, o exerccio de olhar a arte e a linguagem atravs dos tempos uma oportunidade de arejar o presente, de olhar de novo, com olhos novos. Conhecer as questes mobilizadoras que geraram os trabalhos nos instiga a fazer outras perguntas, assim como a desenvolver um trabalho cujo empenho em busca da profundidade sem perder o carter experimental. Caro professor, fica aqui um convite para mergulhar nessa nova experincia, revisitando obras, poticas e conceitos que compem seu repertrio de arte moderna e contempornea por meio de novas perguntas.

Stela Barbieri curadora do Educativo Bienal

INSTRUES DE USO

ARTISTAS

Ol professor, Este o material educativo da 30 Bienal Transformaes da arte brasileira da 1 30 edio, feito especialmente para voc e seus alunos. Esta edio composta de seis cadernos, 49 fichas de artistas e 23 pistas educativas. Cinco cadernos temticos trazem um assunto principal cada e tm a inteno de gerar discusses em torno da vida do mundo que nos rodeia e da arte. Esses cadernos, que conversam entre si, transitam entre os conceitos de geometria, cor, memria, tempo, espao, linguagem, objeto e imagem. Eles ainda trazem algumas obras que so relacionadas ao assunto abordado, como sugesto pois voc pode encontrar outras obras que apresentam esses conceitos ao fazer suas prprias conexes. O caderno do professor traz textos sobre os artistas, privilegiando sua potica e processo criador, assim como o glossrio. As fichas de artistas com imagens de obras possibilitam a criao de diagramas de relaes que podem tornar visveis elementos da histria da arte brasileira, partindo da relao entre os trabalhos que permearam o perodo das trinta Bienais. O material traz tambm uma linha do tempo sobre os educativos das vrias Bienais, contando um pouco da histria da instituio por meio de sua ao educativa ao longo desses sessenta anos. As publicaes do Educativo Bienal so pensadas para o professor a fim de que trabalhe com crianas (a partir dos seis anos de idade) em leitura e uso compartilhados. A linguagem muitas vezes precisa ser adequada por cada professor em funo das caractersticas de seu grupo de alunos. Alm disso, em nosso site (www.bienal.org.br), voc pode criar seus diagramas on-line e compartilhar nas redes sociais. Contm: 49 fichas de artistas 23 fichas de pistas educativas 6 cadernos linha do tempo do educativo

Abraham Palatnik
1928, Natal, RN. Vive no Rio de Janeiro, RJ . Abraham Palatnik, antes de se tornar um dos destaques da 1 Bienal (1951), quase teve seu trabalho vetado por no se enquadrar em nenhuma das duas categorias de suporte que tradicionalmente organizavam as obras: a pintura ou a escultura. Pela mesma razo, s pde ser premiado pelo jri com meno honrosa. A obra apresentada era um de seus primeiros aparelhos cinecromticos, caixas com estruturas mecnicas que projetam luzes coloridas e sombras de objetos mveis em telas translcidas, criando uma imagem bidimensional sempre em mutao. Um aparato de engenharia complexa e movimentos lentos, serviu como incio de sua pesquisa pioneira no campo da arte cintica. Palatnik desenhou e construiu diversos objetos em que a composio se modifica conforme as partes se movem. Alguns deles se assemelham a sistemas solares mecnicos com as engrenagens expostas, outros so interativos e at poderiam ser brinquedos infantis. Mas, em todos, est presente a vontade de experimentar como as cores e formas podem se alterar no tempo e no espao.

Almir Mavignier
1925, Rio de Janeiro, RJ. Vive na Alemanha desde 1953. Para Almir Mavignier, artista concreto, fazer desaparecer a forma o que interessa. Quadrados so deformados visualmente em uma busca por novas geometrias: representados na diagonal, em relevo, em repouso ou sugerindo movimento, como quadrado, pontos, retculas e causando efeitos pticos, como nas obras de 1971, Deslocamento e mudana de cores: cncava e Deslocamento e mudana de cores: convexa apresentadas na exposio Bienal Brasil Sculo 20 (1994). Na dcada de 1960, Mavignier iniciou uma produo grfica de cartazes que dialogou intensamente com sua pintura, muitas vezes inspirada por ela ou se desdobrando em novas telas. A alma de qualquer trabalho o conceito, diz. Se a reprodutibilidade problematiza a ideia de originalidade na arte, na produo de Mavignier os cartazes so potencialmente aditivos, como os chama. Um se junta a outros, se complementando indefinidamente, como Form (1967), constitudo por aditivos instalados em espaos pblicos de Ulm, na Alemanha (1963), formando visualidades inditas, muitas vezes cobrindo grandes dimensesou dando origem a novos trabalhos.

Amilcar de Castro
1920, Paraispolis, MG 2002, Belo Horizonte, MG. Quando corto e dobro/ uma chapa de ferro/ ou somente corto/ pretendo/ abrir um espao/ ao amanhecer na matria bruta, escreveu Amilcar de Castro sobre sua obra. Concebia suas esculturas em papel e, em seguida, produzia maquetes. Se satisfeito, realizava-as em ferro em pequena escala, para depois faz-las em grande formato. A passagem do bidimensional para o tridimensional acontece atravs do corte e da dobra de chapas de ferro. A partir de um crculo, Amilcar corta um tringulo e o dobra para que se torne a base da escultura; a diagonal de um quadrado que o sustenta em p. Esses dois gestos no anulam a natureza do material: a ferrugem aparente e os cortes levemente irregulares, feitos a maarico, nos lembram de que estamos diante de ferro macio ou ao patinvel. A aparncia pesada das esculturas chama ateno para a maneira como suas obras se equilibram. O trabalho do artista, que inclui desenhos, gravuras e projetos grficos, acontece na tenso entre a forma que quer moldar o material e o material que determina a forma.

Angelo Venosa
1954, So Paulo, SP. Vive no Rio de Janeiro, RJ. Areia, fibra de vidro, galho de rvore, osso de boi e piche. Com uma mistura de elementos naturais e sintticos, as obras apresentadas pelo artista na 19 Bienal (1987) inauguram sua pesquisa no universo escultrico. Integrante da Gerao 80, Angelo Venosa comeou seu trabalho com pintura e, no incio de 1990, tornou-se definitivamente um escultor. Seu percurso criador parece apresentar uma questo fundamental para a arte: como a escultura, prtica marcada pelo peso da tradio histrica, pode se atualizar e se inscrever como problema contemporneo? Tempo histrico e tempo natural so tenses presentes em seus trabalhos. Suas peas simulam elementos orgnicos, existe nelas uma relao de mimese com o mundo animal se parecem com ossos, vrtebras, cartilagens. Para Lorenzo Mamm, Venosa no se recusa a imitar a natureza nem a reduz a um sistema de signos, como se esta fosse produzida por seu gesto: o artista assume literalmente o papel de criador. Para este crtico, tal arqueologia acaba por revelar a fragilidade da distino entre orgnico e inorgnico.

Anna Bella Geiger


1933, Rio de Janeiro, RJ. Vive no Rio de Janeiro. Anna Bella Geiger atua em uma impressionante diversidade de suportes e procedimentos artsticos. Sua pesquisa plstica comeou na dcada de 1950, no ateli de Fayga Ostrower. Em meados de 1960, tem incio o que Mrio Pedrosa qualificou como fase visceral, na qual se destaca a representao do corpo fragmentado. Com a instaurao da ditadura miltar no Brasil, passa a questionar o papel social e poltico do artista. Seu desencanto com a situao poltica do pas e a aproximao com as reflexes de Joseph Kosuth e Joseph Beuys a lanam em uma fase de experimentao com fotografia, fotogravura, fotocpia, cartes postais, filmes em Super-8, videoteipe e instalaes. Em 1970, inicia sua pesquisa cartogrfica, na qual questiona as noes estveis de identidade cultural. Em Sobre a arte (1976), a artista explora o repertrio visual das cartilhas e livros didticos para problematizar a construo de uma suposta hegemonia nacional que apresenta o mapa do territrio brasileiro como instrumento ideolgico e poltico.

Anna Maria Maiolino


1942, Scalea, Itlia. Vive em So Paulo, SP. A obra de Anna Maria Maiolino caracterizada pela presena do hibridismo. No s pelos meios pelos quais transita pintura, gravura, desenho, escultura, livro, performance, filme, instalao , mas por sua capacidade de costurar e nomear seus territrios sensveis como mapas visuais ou verbais. A artista mudou-se para o Rio de Janeiro em 1960, momento marcado pela reativao da antropofagia. Integrou a Nova Figurao, o neoconcretismo e a movimentao artstica crtica produzida apesar da ditadura militar. Seu primeiro filme em Super-8 chamou-se In-Out (antropofagia) (1973) e foi exposto na 12 Bienal (1973). Nessa poca, o uso da xilogravura mesclou-se com elementos tradicionais como o cordel e tcnicas da arte pop, demonstradas pelas composies que remetem aos quadrinhos que aparecem em Glu glu (1967). A partir da dcada de 1990, comeou a utilizar o barro em modelagem simples e a realizar trabalhos em srie, que enfatizam o gesto e sua relao com a matria na inveno de formas. Para Suely Rolnik, Maiolino encontrou no Brasil, pas de formao to hbrida quanto a vida da artista, uma enorme ressonncia.

Antonio Dias
1944, Campina Grande, PB. Vive em Milo, Itlia, e Rio de Janeiro, RJ. Pintura, instalao, fotografia, livro de artista, vdeo, trabalhos sonoros e artes grficas; Antonio Dias desenvolve tanto investigaes de tcnicas tradicionais (como os estudos em gravura com Oswaldo Goeldi ou em mtodos tradicionais de confeco de papel no Nepal) quanto desafia as fronteiras convencionadas entre as prticas artsticas. Desde a dcada de 1960, a recorrncia da palavra em sua obra revela um particular interesse pela tenso entre o registro escrito e o registro visual. Esse interesse manifesta-se por vezes em uma aparente criptografia, que aponta para a prpria ineficcia da produo de discurso por meio da nfase nas qualidades grficas como em Campo de energia (1991) e no projeto The Illustration of Art (1971-1978) ou no emprego de estruturas narrativas exemplo em Fumaa do prisioneiro (1964). Assim, os atributos expressivos de sua obra emergem desse espao de conflito semntico, institucional e subjetivo e reivindicam um territrio livre: livre no porque pacfico, mas porque convertido em um exerccio potico da liberdade.

Antonio Manuel
1947, Avels de Caminho, Portugal. Vive no Rio de Janeiro, RJ. A obra de Antonio Manuel questiona as estruturas sociopolticas e a forma como se manifestam no cotidiano. Sua obra considerada essencialmente subversiva, pois desafia os mecanismos repressivos institudos e provocativa, pois reivindica uma interveno direta nos circuitos de produo do discurso oficial. Frente coero poltica, desenvolve uma potica denunciativa. Seus flans de intervenes em jornais (inserindo ou omitindo notcias) revelam artifcios de controle dos meios de comunicao, ao passo que a apresentao de sua proposta em O corpo a obra (1970) originalmente recusada no Salo de Arte Moderna do MAM-RJ e exposta revelia do jri, na noite da abertura do evento questiona os critrios de seleo e o processo de institucionalizao do gesto artstico. Sua postura de enfrentamento por vezes se formaliza em uma demanda por um posicionamento ativo e participativo do pblico: em Represso outra vez eis o saldo (1968), o pblico deve desvelar uma srie de imagens erguendo os tecidos negros que as escondem.

Arthur Luiz Piza


1928, So Paulo, SP. Vive em Paris, Frana. A gravura em metal tem certa qualidade ttil, uma vez que, no processo de impresso a superfcie do papel fica impregnada pelos sulcos esculpidos na matriz. Os relevos criados por Piza com pequenas peas de metal sobre sisal parecem se voltar justamente para essa qualidade ttil e escultrica da gravura, ou mesmo a extrapolar. O artista estudou a fundo as tcnicas da gravura em metal e em suas obras consegue aliar o refinamento tcnico a uma potica de formas delicadas e ritmadas. Vrios desses relevos provm dos prprios materiais utilizados, que criam as texturas que do forma s composies: nas obras em papel, os pequenos tringulos e retngulos juntam-se e separam-se como em uma dana para dar a luz forma; em outros trabalhos, superfcies prontas se aliam a formas recortadas, construdas e organizadas pelo artista. Assim, a matria nos apresentada tanto em sua forma bruta quanto domesticada pela ao do artista.

Carlito Carvalhosa
1961, So Paulo, SP. Vive no Rio de Janeiro, RJ. Quando iniciou seu trabalho na dcada de 1980 poca de sua participao no grupo Casa 7 Carlito Carvalhosa produziu pinturas de grandes dimenses, expostas na 18 Bienal (1985), que registravam movimentos pictricos na escala de seu corpo. Em seguida, passou a experimentar novos materiais, como cera e espelhos, que levaram o espectador para dentro da obra. Sua produo mantm uma preocupao construtiva, envolvendo tanto questes da pintura quanto da escultura. O espao fsico e simblico onde a obra acontece importante. Com gesso, blocos de asfalto, peas de luz, som, madeira, tecidos e outros materiais, seus trabalhos no apenas partem dos lugares onde acontecem, como criam lugares. Em 2013, em uma exposio no Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo ( MAC-USP ), troncos de rvores usados como postes de luz foram montados na horizontal e elevados do cho, produzindo diferentes eixos, em uma relao de tenso com o museu. Mais do que objetos dispostos no espao, suas obras inventam, em conjunto com os espectadores e seus percursos, novas possibilidades de espacializao.

Carlos Vergara
1941, Santa Maria, RS. Vive no Rio de Janeiro, RJ. A produo que me interessa de arte a que inventa uma imagem que por si s se sustente, ela o seu prprio drama, diz Carlos Vergara. A presena de figuras reais e o uso de materiais industriais, como acrlico moldado, caracterizam seus trabalhos das dcadas de 1960 e 1970. Nesse perodo, produziu painis, desenhos, happenings, objetos-mdulos de papelo, trabalhos tridimensionais, como Bero esplndido (1967) no qual bancos com a frase sente-se e pense ao redor de uma figura deitada e coberta com as cores da bandeira nacional convidam o espectador. A fotografia foi adotada nos anos 1970, quando o artista identificou no carnaval carioca uma potncia transgressora. A pintura, que a partir da dcada de 1980 foi retomada em uma pesquisa com pigmentos naturais, se funde a tcnicas de impresso, como a monotipia. Para o artista, a tela um acontecimento, uma construo lenta, em que se instaura um embate produtivo carregado de tenses, vontades e possibilidades, capaz de criar pulsaes e energias grficas que suscitam potica e estimulam sutilmente o olhar.

Carmela Gross
1946, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Qual a cor de uma palavra? Artista atuante desde a dcada de 1960, Carmela Gross desenvolve uma vasta pesquisa em diversos meios, incluindo desenhos, pinturas, instalaes, artes grficas e intervenes urbanas. Em sua obra, o imprevisto, o impreciso, o imensurvel e o inapreensvel ganham forma, como se as substncias do mundo incorporassem o incomensurvel, dotando-lhe no apenas de materialidade, mas de uma corporeidade que desafia os processos e sistemas convencionais de representao. Ao inserir a palavra hotel, escrita em luzes vermelhas e afixada fachada lateral do Pavilho da Bienal para a 25 Bienal (2002), a artista propunha uma interveno que ressignifica o evento. O hotel constitui essa morada provisria, local de breve estadia ou rpida passagem. Constitui tambm um termo compreendido por distintas culturas em todo mundo. Carmela sublinhava, assim, a transitoriedade da Bienal, como espao que hospeda obras, sentidos, sensaes, que promove encontros temporrios ou reincidentes. Compunha, portanto, um repertrio potico e simblico, por meio do qual o mundo intudo e apreendido em sua sensualidade.

Cildo Meireles
1948, Rio de Janeiro, RJ. Vive no Rio de Janeiro. Cildo Meireles se interessa pelo espao, entendido no s como lugar, mas como uma estrutura que contm todos os mecanismos da vida humana que nos envolvem, e acredita em obras que possam ser reproduzidas por qualquer pessoa. Suas Inseres em circuitos ideolgicos propem a incluso de mensagens de cunho poltico em objetos de grande circulao, como notas de dinheiro e garrafas de refrigerante. Entretanto, suas criaes ou intervenes nem sempre possuem carga poltica. Por exemplo, na srie Espaos virtuais: Cantos (1967-1968), Cildo cria cantos de sala, que so investigaes formais de como a geometria pode ocupar o espao fsico. Apesar de ser frequentemente considerado um artista conceitual, ele rejeita essa denominao por consider-la restritiva: em sua viso, seu trabalho no opera em funo de conceitos. Tambm no pretende que sua obra seja compreendida de maneira fechada: O erro no est em participar da Bienal, mas de fazer trabalhos bienlticos. A Bienal prope um nvel de leitura da nossa criao, mas existem outros.

Claudia Andujar
1931, Neuchtel, Sua. Vive em So Paulo, SP. Vida e arte esto intimamente ligadas na obra de Claudia Andujar. Sua prtica possui uma ampla dimenso poltica desde a dcada de 1970, quando deixou o fotojornalismo para conhecer os ndios ianommis e tambm fotografar, conta a artista. Mais do que ter um papel fundamental na defesa desse povo, Andujar se props a conhecer, a se misturar ao outro para entender seus costumes e suas crenas. A partir dessa experincia que surgem suas imagens. Para a artista, os ianommis tm uma compreenso do mundo na qual o homem e a natureza so um nico ser e seu desafio reproduzir isso em fotografia. A srie Marcados, exposta na 27 Bienal (2006), nos mostra indivduos, por um lado, fragilizados pela condio de vida que lhes imposta, mas, por outro, rostos que encaram a cmera e afirmam sua identidade e fora apresentam-se em sua integridade e dignidade de ser. As fotografias de Andujar parecem sugerir que a sobrevivncia se d pela afirmao da cultura, do orgulho de pertencer a um grupo e da preservao da identidade.

Claudio Tozzi
1944, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Na dcada de 1960, Claudio Tozzi iniciou seu trabalho com apropriaes de elementos grficos do cotidiano imagens de jornal e HQs e de cones urbanos, comentando situaes do contexto sociopoltico uma operao comum arte pop. Utilizou justaposies e montagens, buscando granulaes e contrastes. Destacam-se nessa fase as pinturas Bandido da luz vermelha (1967), Guevara vivo ou morto (1967), O pblico (1968) - exposta na 10 Bienal (1969) e os painis da srie Multido, que retrata manifestaes polticas da poca. Produziu a obra Zebra (1992), instalada na praa da Repblica, em So Paulo. A partir de 1980, intensificou o uso de elementos fsicos da pintura: linha, plano, cor, textura, matria. Contudo, Tozzi foi abandonando o formalismo e se aproximando da pintura abstrata e do construtivismo. Para Frederico Morais, Tozzi no usa a imagem como mediadora, em seu aspecto referencial, mas a sua imagicidade. Trabalha com aquilo que constitui o subsolo da imagem - retcula, gro. Trata a imagem como um designer: isola, agiganta, congela, junta, repete, fragmenta, divide, soma, multiplica.

Daniel Senise
1955, Rio de Janeiro, RJ. Vive no Rio de Janeiro. Um dos mais emblemticos representantes da gerao de pintores da dcada de 1980, Daniel Senise frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, participou da antolgica exposio Como vai voc, gerao 80? (1984) e da 18 Bienal (1985). Sua pesquisa aponta a condio material da prtica pictrica; de fato, a prpria pintura (sua histria, repertrio como suporte artstico e sua fatura como materialidade) o tema predominante na obra de Senise. Distanciando-se dos mtodos convencionais da pintura, direciona-se, desde o final da dcada de 1980, ao que ele chama de sudrios: um conjunto de prticas nas quais o contato de diferentes materiais com a tela impresses, decalques, vestgios, depsito ou acmulos , marcam a superfcie pictrica. Esses registros processuais se compem poeticamente como evidncia da memria desses encontros.

Eduardo Sued
1925, Rio de Janeiro, RJ. Vive no Rio de Janeiro. Quando estou em dvida a respeito de um trabalho, fecho os olhos e aproximo o ouvido da tela. As cores servem para serem vistas e ouvidas, diz Eduardo Sued, artista que se dedicou quase exclusivamente pintura. Como Vermelho/vermelho, exposto na 16 Bienal (1981), muitos de seus trabalhos se constituem de planos lisos, de materialidade uniforme. A partir de 1990, passou a evidenciar a fatura (a expressividade de seus gestos), e ento a investigao da cor e o movimento do artista se equilibraram. Pinceladas turbulentas, telas amplas, tridimensionalidade; novos materiais foram incorporados como papel, metal e plstico e novas operaes introduzidas sobreposies, cortes e uma releitura da colagem. Como disse Roberto Conduru, se, alm da forma e da cor, algo permeia o seu embate com a pintura a prpria tela. Para esse historiador da arte, Sued produz um problema-tela, pressupondo-a como um objeto, quase escultura. Sua pintura no um meio para se alcanar um tema, questo ou narrativa; ela o prprio fim, a prpria forma, o reflexo de um percurso que questiona constantemente seus limites; uma pesquisa relacionada com a prpria histria da pintura.

Geraldo de Barros
1923, Xavante, SP 1998, So Paulo, SP. Diante das obras produzidas com placas de madeira pintada, frmica ou plstico que Geraldo de Barros comeou a produzir na dcada de 1950, possvel perceber que a pintura tradicional foi substituda por um objeto que prope uma nova percepo esttica. Nessa obras, o gesto nico e subjetivo do artista no privilegiado: a nfase recai sobre a forma geomtrica, a linha, o jogo de planos e o formato do painel, que, apesar de considerados dados neutros, tambm so capazes de comunicar e difundir ideias e sensaes sobre o fazer artstico e a percepo que temos da arte. Barros foi artista e designer, dupla atuao que remete ao projeto concretista, no qual e pelo qual o artista se formou e trabalhou uma filosofia baseada na ideia da arte como uma rea de conhecimento objetivo que pode impactar o ambiente em que se vive. Ainda que as formas geomtricas tratassem sutilmente da sociedade, o enfoque no estava na arte como meio para a soluo de problemas sociais, mas na construo de um projeto que envolvesse uma nova maneira de ver e produzir em uma sociedade industrial e moderna.

German Lorca
1922, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. German Lorca desempenhou um papel decisivo na formulao e desenvolvimento da fotografia moderna no Brasil. Afastando-se do registro estritamente documental, sua obra revela um profundo interesse pela plasticidade do cotidiano, reelaborado em suas fotografias por meio de composies que tendem geometria. Por vezes o carter onrico de sua obra intensificado com o emprego de recursos tcnicos e laboratoriais (mltiplas exposies, solarizao, superexposio e reenquadramentos). Essas caractersticas estavam em consonncia com as propostas experimentais do Foto Cine Clube Bandeirante, no qual Lorca atuou ativamente a partir de 1948, junto com Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, Jos Yalenti e Eduardo Salvatore. Fotografias como Ladeira dr. Falco (1950) ou Incio da obra da av. 23 de Maio (1954) evidenciam a sensibilidade e as propostas formais de Lorca, alm de seu encantamento diante do crescimento da construo civil e dos processos de urbanizao da cidade de So Paulo, impulsionada pela expanso industrial entre as dcadas de 1940 e 1950.

Hlio Oiticica
1937, Rio de Janeiro, RJ 1980, Rio de Janeiro. Registro de um percurso em que Hlio Oiticica abandona o quadro para explorar o espao, os retngulos da srie Metaesquemas criam espacialidades e parecem fugir da forma justa do papel inaugurando um lugar onde essas formas com cores vivas envolvem o espectador. Sua srie Relevo espacial tambm faz parte dessa trajetria. Tal caminho culmina na criao dos Parangols, em 1968, com suas vestimentas cromticas que exigiam a participao do pblico para que a obra fosse ativada: o pblico veste a obra e explicita o pensamento do artista, que pressupe o espectador como centro ativo e cocriador de seus trabalhos. No se trata mais de impor um acervo de ideias e estruturas acabadas ao espectador, mas de procurar uma descentralizao da arte [] do campo intelectual racional para o da proposio criativa vivencial, explica. Oiticica, ao longo de sua pesquisa, props obras que se tornaram verdadeiras experincias sensoriais, ambientes e espaos construdos nos quais a cor um dos elementos que dispara a percepo.

Iber Camargo
1914, Restinga Seca, RS 1994, Porto Alegre, RS. A matria tinta espessa, escura, espalhada na tela por pinceladas e espatuladas. A lembrana dos carretis estrutura a composio e elemento edificador da potica. Fiada de carretis, n 5 (1961), exposta na 6 Bienal (1961), aprofunda a pesquisa de Iber Camargo, que teve incio anos antes com as naturezas-mortas e depois com o mergulho nesses objetos da infncia, os carretis. Em Mesa com cinco carretis (1959), os objetos se equilibram de maneira frgil, como se estivessem prestes a cair sobre a linha horizontal da mesa; j em Jogo de carretis (1960), a linha do horizonte desaparece e resta apenas o espao do quadro organizado pelas formas sintticas dos carretis. intuitivo pensar que Iber realiza um desenvolvimento lgico e evolutivo da figurao rumo abstrao. Entretanto, se ora os carretis explodem deixando vazar toda sua energia potencial, ora se tornam tringulos, podem tambm tornar-se bicicletas e emprestar seu torpor s figuras humanas. No h evoluo: h a necessidade interior de se expressar por meio da pintura, do embate da solido do homem diante da certeza da matria.

Iole de Freitas
1945, Belo Horizonte, MG. Vive no Rio de Janeiro, RJ. Luz e transparncias, a pele como superfcie que delineia o corpo, planos retorcidos no espao. Esses elementos, que aparecem nos primeiros filmes de Iole de Freitas Light Work e Elements produzidos em Super-8 em 1973, esto na gnese de seu percurso. A relao entre corpo e espao marca sua obra: A primeira coisa que aprendi a fazer foi danar, antes mesmo de ler e escrever, diz a artista. No comeo de sua carreira, se aproximou da body art e experimentou diferentes mdias. A relao imagem-cmera-artista foi determinante: Iole realizou performances em seu ateli e transformou os vestgios deixados por seu corpo no espao em imagens. Fragmentos fotogrficos de seus filmes se desdobraram em novos trabalhos. Suas esculturas inicialmente refletiram a medida do gesto, depois a escala do corpo e, mais tarde, passaram a dialogar com o espao arquitetnico no qual estavam instaladas e com o espectador que por elas transitava. A artista investiga reflexos, luminosidades, questes de estrutura e equilbrio ao criar peas de grandes dimenses.

Ivan Serpa
1923, Rio de Janeiro, RJ 1973, Rio de Janeiro. Na 1 Bienal (1951), Ivan Serpa ganhou o prmio de melhor pintor jovem por sua tela Formas (1951). Mais do que o anncio da abstrao que estava por vir, tanto a tela como o prmio indicam a nova pesquisa empreendida por vrios dos artistas e crticos brasileiros: no por qualquer abstrao, mas por uma abstrao geomtrica, regrada, filha do pensamento construtivista que buscava o equilbrio dinmico, como pontuou Mrio Pedrosa. As formas na tela de Serpa parecem estar em suspenso, no exato ponto de pausa ou de equilbrio antes da queda, gerando uma estranha sensao de movimento. Em suas colagens posteriores depois da fundao do Grupo Frente e da aproximao com o concretismo , h uma clara pesquisa em relao s texturas e qualidades dos materiais e pode-se perceber como as formas e os planos se relacionam por meio dessa tenso produzida pelo equilbrio. As vrias obras intituladas Construo (1955) do destaque cor, transparncia e sutileza dos materiais empregados.

Ivens Machado
1942, Florianpolis, SC. Vive no Rio de Janeiro, RJ. Na dcada de 1970, Ivens Machado comeou a fazer interferncias grficas em papis pautados e quadriculados. Essa subverso de materiais que supostamente garantiriam uma exatido ou regularidade ao trao da escrita ou do desenho tcnico parece manter-se ao longo de sua obra tridimensional. Os materiais que emprega cimento, pedra, azulejo, vergalhes, toras de madeira, telhas, telas de proteo, vidro o aproximam formalmente mais da construo civil do que da prtica da escultura convencional. a partir das qualidades formais desses materiais, ou seja, sua maleabilidade, aspereza, possibilidades de equilbrio e tenso, que o artista investiga o espao, suas possveis ocupaes e ativaes. Isso exige um rigor tcnico, que ele concilia com certa precariedade, preservando irregularidades e assimetrias ao longo do processo. Disso resultam volumes que remetem a uma prtica construtiva popular, arquitetura informal e s dinmicas sociais dos centros urbanos industrializados.

Jac Leirner
1961, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Talvez um olhar atento a questes ambientais em voga nos ltimos anos possa considerar que as obras de Jac Leirner sejam um manifesto contra o excesso de plstico ou de coisas produzidas e logo descartadas. Entretanto, ao ponderar a trajetria da artista seus trabalhos, declaraes, textos crticos, exposies j realizadas , percebe-se que seu ponto de partida e talvez de chegada seja o tempo. Os objetos por ela colecionados sacolas, cartes de visita, cdulas de cruzeiro, objetos e bilhetes de avio marcam a passagem do tempo ou a passagem de uma vida por determinados tempo, espao e cultura. Esses parasitas ou excessos acabam por ser a areia da ampulheta, os gros que atestam a presena e a vida que passou. Jac Leirner no intenciona construir uma obra biogrfica, lhe interessa a plasticidade das pequenas coisas e a possibilidade de transform-las pela ao do artista. Ao utilizar os objetos que esto em seu entorno, a artista traz o espectador para a obra e carrega nesse ato um ser cultural, marcado pelas coisas do mundo.

Jorge Guinle
1947, Nova York, Estados Unidos 1987, Nova York. Classificar Jorge Guinle uma tarefa difcil: poderia se falar em neoexpressionismo, mas no se faria jus ao colorido intenso, ao prazer e luminosidade que suas obras guardam. Em sete anos, produziu uma gestualidade frentica que ora mostra algo, ora esconde, afirmando a abstrao como um caminho possvel, sem perder de vista que o fantasma da figura est ali, nas pinceladas desenhadas e nos ttulos irnicos ou poticos. Suas grandes telas impoem algo, mas no se trata de respeito pela habilidade do artista: ao olhar pinturas como Bella Ciao! (1985) e Quem tem medo de Virginia Woolf (1985) imposta a sensao de presena. Elas atestam que Guinle esteve ali, como uma pegada na areia. O artista se faz presente em sua ausncia, ao deixar sua marca nessa teia em que transforma a tela. Entretanto, isso no se d de maneira ingnua: informado pela histria da arte e pela arte contempornea, Guinle traz diversas referncias cabe ao espectador as investigar.

Jos Damasceno
1968, Rio de Janeiro, RJ. Vive no Rio de Janeiro. A obra de Jos Damasceno alia o emprego de materiais convencionalmente associados tradio da escultura como mrmore e bronze a objetos cotidianos apropriados como elementos de composio martelos, cadeiras, suporte para partituras, lpis, massa de modelar, compassos, peas de xadrez etc. e cria, muitas vezes, um jogo que parece estar presente em suas esculturas, instalaes, fotografias e desenhos. O resultado so obras que reivindicam o potencial potico dos objetos que nos cercam e uma sofisticada reflexo acerca das qualidades plsticas dos elementos arquitetnicos com os quais suas obras dialogam. Na obra Trilha sonora (2002), apresentada na 25 Bienal, martelos foram fixados na parede com pregos por sua face bifurcada e dispostos em uma sequncia que sugere linhas oscilantes, remetendo representao grfica de ondas sonoras e aludindo dinmica de disperso do som. Assim, o objeto se torna suporte grfico em potencial, que significa a qualidade do rudo sugerido.

Jos Leonilson
1957, Fortaleza, CE 1993, So Paulo, SP. A obra de Leonilson marcadamente autorreferencial e problematiza as noes de corpo, identidade e desejo. Em suas pinturas, desenhos, aquarelas, bordados e instalaes, o artista parece constituir uma iconografia afetiva por meio da associao sutil entre imagem e texto. A palavra escrita migra gradualmente de seus esboos e cadernos at constituir, no fim da dcada de 1980 e incio da de 1990, um recurso plstico emblemtico de sua obra. Seus textos e os ttulos de seus trabalhos tendem a salientar a ambiguidade, o carter parcial, provisrio e potencialmente ficcional de qualquer produo de discurso. No mesmo perodo, a costura e o bordado passam a ser recorrentes em sua pesquisa. Essas duas tendncias unem-se em obras como O Recruta O Aranha O Penlope (1992), na qual Leonilson questiona o bordar e o tecer como prticas tradicionalmente femininas. A obra se refere narrativa clssica de Penlope na Odisseia a fim de propor as prticas da tessitura como atividade de enredamento ou enlace amoroso.

Jos Resende
1945, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Jos Resende desenvolve sua pesquisa escultrica a partir do potencial expressivo de materiais to distintos quanto chumbo, cobre, estanho, ao, gesso, chapas e ampolas de vidro, borracha, feltro, seda, veludo, couro, parafina, leo, clorofrmio, mercrio, gua, tinta, fotografias, contineres e vages de trem. As diferentes densidades, cores e texturas desses materiais produzem um conjunto inusitado de tenses em composies volumtricas ps-minimalistas, prximas formalmente das propostas do construtivismo e da arte povera. O resultado uma nova elasticidade das formas, um sutil equilbrio fruto desse embate. Em Homenagem ao horizonte longnquo (1967), Resende trata de memrias de infncia acerca de narrativas fantasiosas de um amigo sobre criaturas hipotticas que habitariam um horizonte longnquo; na obra, esses elementos se misturam: os suspensrios do narrador fundem-se com as patas de animais inventados.

Jos Roberto Aguilar


1941, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Jos Roberto Aguilar comparou seu processo criativo ao estar prenhe, grvido de uma ideia, grvido em todo corpo para, assim, fazer o parto em cima de uma tela, com todas as entranhas. O artista diz ainda que sua fascinao pela pintura se deu ao abrir um pote de terebintina, quando o cheiro evocou todas as maravilhas imaginadas e no imaginadas. Senti na hora que pintar seria muito mgico, um ritual. Sua pintura teve a presena constante do spray resultando em um trao rpido que recobre, aponta e constri caminhos e tambm das tintas industriais. So esses os materiais presentes na srie Futebol (1966): os pingos escorridos, as manchas e as transparncias precrias constroem um ambiente tenso em torno desse tema to popular. Essas telas revelam o uso do futebol pela ditadura militar: o entusiasmo provocado pelas copas do mundo e pela seleo canarinho contribua para uma aparente sensao de normalidade e de orgulho da nao, enquanto um governo ditatorial calava as vozes dissonantes.

Judith Lauand
1922, Pontal, SP. Vive em So Paulo, SP. A maneira pela qual a artista lida com o movimento e, em decorrncia dele, com a noo de tempo flagrante de sua formao concretista. Um se traduz no outro: no mais o tempo infinito da obra de arte, mas o tempo que provm do ritmo, do aparente e ilusrio mover das formas. Lauand foi a nica mulher a participar do Grupo Ruptura e esteve presente em cinco edies da Bienal. Quatro grupos de elementos (1959) traz a ideia da seriao, algo como uma coisa depois da outra; entretanto, as linhas no se colocam em uma sequncia montona, mas se arranjam e se contrapem no espao branco da tela que ocupam. Suas pinturas da dcada de 1950 so marcadas pela presena linear do desenho sobreposto a fundos monocromticos o espao como um campo de interao de linhas ou barras. Seu trabalho posterior apresenta cores mais intensas e contrastantes, que ganham reas maiores e conduzem o olhar para este exerccio que pode ser a percepo.

Leda Catunda
1961, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Recm-formada em artes plsticas, Leda Catunda participou da exposio Como vai voc, gerao 80? motivada pela vontade de retomar a pintura, mas ainda influenciada por sua formao conceitual e questionadora com professores como Regina Silveira, Julio Plaza e Nelson Leirner. Em vez da tela, Leda escolheu como suporte e material tecidos estampados industrializados, iniciando a busca do que, anos depois, chamaria de potica da maciez. Em Vedao rosa (1983), toalhas com personagens de desenhos animados so cobertas por tinta rosa e opaca, que esconde a maior parte das figuras e revela seus detalhes, como um revlver vermelho e uma bota de xerife. Suas obras costumam ser relevos, uma regio intermediria entre o bi e o tridimensional, como se os objetos tivessem sido assimilados pela superfcie e pela tinta para se tornarem imagem como as tiras de couro cobertas por tinta acrlica em Couros (1993).

Lothar Charoux
1912, Viena, ustria 1987, So Paulo, SP. Desenho e pintura se entrelaam na obra de Lothar Charoux. As superfcies contnuas de cor criam divisas uma espcie de linha imaginria entre massas homogneas e harmnicas. As cores no se misturam na tela, cada uma delas ocupa um espao delimitado, e as relaes cromticas se do pela percepo visual. Se em Construo geomtrica (1951) o desenho se faz presente pelos limites entre os blocos geomtricos, em outras obras Charoux explora o desenho como linhas e traos (retngulos) sobre um fundo monocromtico, conferindo obra um ritmo: espessura, cor e linhas criam um jogo ptico. Os volumes criados pelos finos fios do a impresso de movimento e parecem presos ao anteparo plano e esttico que a tela. como se a composio se equilibrasse entre o dinmico e o esttico. Charoux foi um dos fundadores do Grupo Ruptura e aprofundou sua pesquisa concreta, criando quase trava-lnguas visuais imagens que brincam com a viso.

Luiz Sacilotto
1924, Santo Andr, SP 2003, So Bernardo do Campo, SP. caracterstica de seu trabalho a preciso que compe um jogo ptico dinmico. Nele se revelam tanto a geometria como smbolo de uma linguagem quanto a experincia com desenho de letras em grficas e projetos de esquadrias metlicas. Luiz Sacilotto nasceu e viveu na regio do ABC em um contexto de industrializao da Grande So Paulo. Na dcada de 1950, o artista incorporou definitivamente os conceitos da pintura geomtrica e somou a isso a prtica escultrica. Integrou, em 1952, a exposio Ruptura no MAM-SP, e assinou, com outros artistas, o manifesto concretista. Defendeu a arte como meio de conhecimento deduzvel de conceitos, pondo-a acima de uma opinio. No comeo da dcada de 1970, durante o Ato Institucional n. 5 da ditadura militar, Sacilotto parou de produzir e por sete anos reviu sua obra. Senti uma necessidade que todos os elementos pudessem criar mais movimento, afirmou sobre esse perodo. Trabalhou, ento, de forma sinttica e dinmica, fazendo superfcies bidimensionais inesperadamente ganharem espao, alcanarem ritmo, tores, sendo capazes de transformar o espao.

Lygia Pape
1927, Nova Friburgo, RJ 2004, Rio de Janeiro, RJ. O que me interessava era abrir espaos (os brancos) cada vez maiores, atingir o limite extremo da expresso atravs de um mnimo de elementos, disse Lygia Pape sobre as xilogravuras feitas na dcada de 1950 como a srie Tecelar (1955-1959), exposta na Bienal Brasil Sculo 20 (1994). Essas obras so radicais pela maneira como a artista trata a tcnica. No dia em que fiz uma gravura toda branca, parei. Cheguei luz. Essa pesquisa, presente em suas primeiras pinturas, desenhos e relevos, quando era integrante do Grupo Frente, trata de questes do espao (tpicas da arte concreta), ao mesmo tempo que introduz elementos subjetivos, que rompem com o pensamento formal. O carter experimental, elaborado dentro do movimento neoconcreto, marca sua obra. Da gravura foi para o cinema, para poemas criados com projees de palavras e cor-luz, para os bals, nos quais danarinos eram motores para pulsaes de formas geomtricas, e livros-obras. A partir de 1960, quando rompeu com o neoconcreto, dissolveu linguagens e tcnicas e introduziu a participao do espectador, consolidando sua produo dentro do pensamento artstico contemporneo.

Marcello Nitsche
1942, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. A ideia de apropriao motiva Marcello Nitsche desde o fim da dcada de 1960 quando produzia imagens carregadas de ironia e inspiradas nas histrias em quadrinhos , at seus trabalhos mais recentes, nos quais utiliza cdigos de barras como matriz. A influncia da arte pop atravessa sua obra diversificada, que passa por gravura, desenho, pintura, escultura, instalao e cinema. De maneira ldica tambm est presente em sua obra a tenso entre imagens bidimensionais e objetos tridimensionais: em Buum (1966), uma seta sai fisicamente de uma placa de trnsito e termina em um balo com a onomatopeia buum!; Bolha amarela (1967-1968), primeiro inflvel apresentado numa Bienal, um tecido costurado de nilon que, quando inflado, invade o espao expositivo e se transforma em objeto interativo ao exercer presso sobre os corpos do espectador fazia referncia ao universo infantil e, simultaneamente, opresso da ditadura militar; sua Pincelada tridimensional (2000), que habita o parque da Luz em So Paulo, o gesto da pintura transformado em escultura pblica.

Marcius Galan
1972, Indianpolis, Estados Unidos. Vive em So Paulo, SP. No texto Sobre o rigor na cincia, Jorge Luis Borges concebe um hipottico mapa com escala real. Com dimenses equivalentes quelas do territrio que ele se prope a mapear, esse mapa torna-se uma cartografia impossvel, um devaneio. A obra Entre (2010), do artista Marcius Galan, parece prxima a esse exerccio ficcional. Ao ampliar zonas de conflitos em um mapa, por meio de recursos de microscopia eletrnica, revela-se no o espao que ele supostamente representa, mas uma paisagem fruto da interao das fibras do papel e da tinta. possvel, portanto, compreender o rigor formal presente na produo do artista como uma estratgia de questionamento da arbitrariedade de nossos sistemas de representao e uma desestabilizao de nossa percepo do mundo. De modo ldico e irnico, suas propostas tendem a subverter nossos referenciais materiais, noes de equilbrio e profundidade. Em sua srie mais conhecida, por exemplo, o artista cria a iluso de painis de vidro que secionam o espao expositivo, utilizando molduras e pigmentos que simulam o efeito refratrio e sugerem a presena de um vidro.

Maria Martins
1894, Campanha, MG 1973, Rio de Janeiro, RJ. Conhecida por suas esculturas em bronze, que comeou a desenvolver em 1939, Maria Martins props uma instigante obra como desenhista, gravadora e escritora. Celebrada por Andr Breton, residiu em Washington (EUA) entre 1939 e 1948 com o marido, o embaixador Carlos Martins, estabelecendo ateli em Nova York e participando dos ciclos artsticos da poca (conheceu Andr Masson, Max Ernst e Marcel Duchamp). Sua obra gradualmente se afastou da representao figurativa tradicional e se aproximou da expressividade surrealista: formas orgnicas sensuais sugerem corpos humanos, referncias botnicas e animais, insinuando um misterioso embate ertico no qual o desejo constitui manifestao selvagem da psique humana. A recepo de sua obra no Brasil foi controversa. Parte da crtica estava comprometida com o desenrolar da abstrao como princpio constitutivo da visualidade moderna, de modo que sua premiao na 3 Bienal (1955), nesse contexto, a associou s tendncias figurativas nacionais.

Miguel Rio Branco


1946, Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Vive no Rio de Janeiro, RJ. Miguel Rio Branco um viajante: filho de diplomata, nasceu na Espanha, viveu em pases como Brasil, Portugal, Sua e Estados Unidos e exps sua obra pelo mundo desde o incio de sua carreira. O artista transita entre diferentes linguagens, passando pela pintura, fotografia, cinema (como diretor e diretor de fotografia, em filmes tradicionais ou experimentais) e instalaes audiovisuais. Ele prope o encontro entre esses diferentes meios para criar imagens de contrastes intensos: entre luz e sombra, entre as cores, entre a distncia do olhar estrangeiro e a proximidade da empatia, entre a viso objetiva e o ensaio subjetivo, como se tentasse entender e dizer algo sobre o mundo que passa diante dele, mas sem julg-lo definitivamente. Em Nada levarei qundo morrer aqueles que mim deve cobrarei no inferno (1979-1980), uma srie de fotografias realizadas em Maciel, bairro pobre e decadente no Pelourinho, em Salvador, mistura-se a trechos de vdeo para criar um retrato flmico que, a princpio, revela intimidade com os moradores e aos poucos se torna o retrato da violncia presente no local.

Milton Dacosta
1915, Niteri, RJ 1988, Rio de Janeiro, RJ. A trajetria de Milton Dacosta at a dcada de 1960 similar ao percurso da abstrao brasileira. O artista parte de uma pesquisa figurativa para adentrar, aos poucos, nas formas geomtricas. Figura (1951) mostra uma mulher dividida por planos quase uniformes de cor e diferentes tonalidades registram certa memria de volume. Mrio Pedrosa, em algumas de suas crticas, falava da busca de Dacosta pelo estilo. No entanto, no final dos anos 1950, percebe que esse estilo era, na verdade, sua entrada para abstrao. Nas telas em que organiza pequenos quadrados e retngulos sobre um fundo monocromtico h uma referncia distante s cidades e castelos. Entretanto, o predomnio da geometria e da cor permite entrever a grade que organiza os campos slidos de cor, que definem e constroem o espao da pintura. O artista aproximou-se da pesquisa construtivista e encarou a tela em sua plenitude de objeto; ultrapassou o formalismo ao perceber a potncia das relaes cromticas e a cor como matria e forma, em telas como Em marrom (1957) e Em vermelho (1956-57), expostas na 4 Bienal (1957).

Mira Schendel
1919, Zurique, Sua 1988, So Paulo, SP. Vou s dar um histrico de como surgiram os objetos que fiz. Eles surgiram, de certo modo, do acaso e da curiosidade. Uma vez eu ganhei um papel japons finssimo aos montes. Deixei guardado. Mira Schendel conta que esses papis de arroz deram origem, tempos depois, s monotipias expostas na 8 Bienal (1965) sries de linhas, arquiteturas, letras e escritas. Desenhista, pintora, poetisa e escultora, Mira se interessa por qualquer material, por qualquer coisa feita com as mos, por tudo que est a sua volta e desperta seu olhar. Palavras, letras, sinais se misturam a crculos, linhas e espirais, criando gestos por meio dos quais a artista experimenta o tempo e o espao. Assim, questes recorrentes, formais ou no, so desveladas enquanto se atualizam junto a suas intenes. Os intervalos e respiros so potncias em suas obras, sugerindo espao para possibilidades. E ecoam em sua preferncia pela tmpera, com a porosidade de seus sulcos e passagens, em pinturas que ganham corpo escultrico ao combinar-se com areia, pedra, argila ou grossas camadas de tinta.

Nelson Leirner
1932, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Nelson Leirner discute as bases do sistema de arte de dentro do prprio sistema, criticando o mercado, as instituies, os curadores e os artistas. Herdeiro de muitos conceitos de Marcel Duchamp, Leirner tem a apropriao irnica como principal procedimento. A ltima ao do Grupo Rex, do qual Leirner foi integrante, foi a Exposio-no-exposio (1967), em que suas obras podiam ser levadas gratuitamente pelo pblico. Houve tumulto dentro e fora da galeria, onde as pessoas vendiam as obras que tinham acabado de pegar de graa. A srie Homenagem a Fontana (1967) se refere obra de Lucio Fontana, em especial s telas monocromticas que este artista perfurava, criando cortes que demonstravam que toda pintura superfcie. Apenas um rasgo na tela poderia criar profundidade real. Na homenagem de Leirner, composies similares s de Fontana foram criadas com camadas de lona colorida e zper, de forma que o espectador podia interagir com a obra, criando rasgos temporrios e revelando as camadas inferiores de tecido.

Nuno Ramos
1960, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Nuno Ramos trabalha com diferentes linguagens, como pintura, escultura, literatura, cinema e msica, variando do romance ao samba, dos pequenos objetos s instalaes monumentais os suportes tradicionais no do vazo apropriada potica do artista, o que o leva a buscar incessantemente novas possibilidades. Eu acredito muito na matria. Eu acho que a matria no mente. Ela cai antes de mentir, disse certa vez. No incio de sua carreira, fez parte do grupo Casa 7 e se dedicou pintura neoexpressionista, como na obra Lamentao (1985), imagem de grande formato e com indcios de figurao, exposta na 18 Bienal (1985). No entanto, Nuno logo forjou outro percurso com obras simblicas e potencialmente provocantes, como Bandeira branca (2010), em que estruturas de areia comprimida e granito, caixas de som de vidro e trs urubus vivos ocuparam o vo central da 29 Bienal (2010) atraindo a ateno e gerando indagaes do pblico.

Paulo Monteiro
1961, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. Voltar tela poderia parecer uma incongruncia para alguns artistas da dcada de 1970; contudo, foi isso o que fez a Gerao 80. A morte da pintura, tantas vezes profetizada, no se concretizou. Na 16 Bienal (1981), Paulo Monteiro exps pinturas ao lado de seus companheiros do ateli Casa 7. Carregadas de uma massa espessa de tinta, suas obras transitam no limiar entre a abstrao e a figurao: vemos as linhas pretas contornando certos corpos, definindo formas; as reas de cor parecem se derreter, se espalhar e escapar do cerceamento da linha. Diversas referncias poderiam ser supostas, desde a esttica das histrias em quadrinhos at o neoexpressionismo alemo e americano. Como afirma o artista, esse foi um perodo de formao, quando pesquisa maneiras de usar a cor, materiais baratos e de efeitos inesperados (como a tinta industrial sobre o papel kraft) aqueles foram anos fundamentais de seu trabalho com a realidade fsica e material, com os quais anuncia o que estaria por vir.

Rubens Gerchman
1942, Rio de Janeiro, RJ 2008, So Paulo, SP. La television (1967) e Che Guevara (1967) apresentam caractersticas importantes do trabalho de Rubens Gerchman nas dcadas de 1960 e 1970, quando imagens j eram intensamente veiculadas pelos meios de comunicao de massa e a ditadura militar criava obstculos para a circulao de ideias. Esse foi o contexto da Nova Figurao. O artista se apropriou de cones da sociedade moderna, cartazes e imagens de jornal para produzir investigaes estticas que dialogavam diretamente com tenses sociais e polticas. SOS (1967-1968) e Lute (1967) presentes nas exposies Bienal Tradio e Ruptura (1984) e Bienal Brasil Sculo 20 (1994) so esculturas de palavras, criadas para espaos ao ar livre e denominadas Cartilhas no Superlativo. Suas imagens marcaram poca, como Lindoneia, a Gioconda do subrbio (1966) uma sntese do tropicalismo, de acordo com Frederico Morais , obra que deu nome cano de Caetano Veloso. Nos anos 1980 e 1990 continuou desenvolvendo pinturas a partir de imagens comuns da imprensa, como as relacionadas a futebol.

Srgio Camargo
1930, Rio de Janeiro, RJ 1990, Rio de Janeiro. Srgio Camargo dedicou-se escultura, em sintonia com questes construtivistas a ocupao do espao, os ritmos dos volumes, as formas geomtricas, ainda que sua opo pelos cilindros e pelas curvas insinue algo mais orgnico. Segundo Paulo Venancio Filho, poucas obras apresentam de maneira to clara seu sistema e o expem coerentemente ao longo de uma trajetria de quarenta anos. Camargo foi mesmo um precursor ao fazer da obra o prprio sistema, levando-o at seu limite material e formal. Embora figurativa, a srie de esculturas em bronze que representam mulheres sentadas e curvadas sobre si mesmas, de meados de 1950, apresentam a coeso entre forma, cor e material, o que comum a sua obra posterior, abstrata. Suas obras intituladas Relevo so compostas de madeira, cilindros e cubos irregulares, que parecem sair de uma superfcie plana. Diferentemente de outros artistas da poca, que traavam um percurso do bidimensional ao tridimensional, Camargo invade o plano, com o qual questiona o lugar-comum da escultura.

Tatiana Blass
1979, So Paulo, SP. Vive em So Paulo. No final da dcada de 1990, Tatiana Blass comea sua trajetria artstica desenvolvendo uma pintura de forte apelo cromtico, da qual a obra Sem ttulo (2003) exemplo. Em 2004, comea a explorar mdias tridimensionais e, em seguida o vdeo. Sua obra problematiza o espetculo como dispositivo de mediao e explora o corte, a fragmentao, a fissura, os intervalos e as mutilaes em diversas variaes formais. Rompendo com a lgica da ao dramtica, suas esculturas-atores derretem sob holofotes e seus instrumentos musicais fossilizam-se em pleno uso ou so impedidos de produzir som. Durante a 29 Bienal (2010), Tatiana Blass apresentou a obra Metade da fala no cho piano surdo (2010), na qual um pianista tocava peas de Chopin enquanto cera lquida era derramada sobre as cordas do piano. Ao esfriar e passar ao estado slido, a cera desafinava o piano at emudec-lo por completo. Segundo a artista, essa impossibilidade aponta os limites da comunicao como prtica poltica e social.

Tomie Ohtake
1913, Kyoto, Japo. Vive em So Paulo, SP. Ao transitar por linguagens variadas campos plsticos, tcnicos e poticos que exigem diferentes posturas e problemas a artista construiu em mais de sessenta anos de carreira uma obra plural em seus meios e coerente em sua potica. Exceto pelos primeiros trabalhos, a abstrao sempre foi seu caminho: suas pinturas, esculturas e gravuras exploram as relaes cromticas na pureza das formas, guiadas por uma geometria manual. A pincelada, unidade mnima de sua pintura, traduz ritmos e evidencia o processo de construo de suas obras: camadas de cor que ora se revelam, ora se ocultam. As relaes de equilbrio, fora e movimento esto explcitas em suas esculturas, principalmente no conjunto dos arcos de ao expostos na 23 Bienal (1996), mas tambm em vrias de suas pinturas, nas quais as cores so campos de fora controlados e cerceados pela preciso do gesto, mesmo quando livre e solto. Tomie chegou ao Brasil em 1936 e diz que desde o incio se impressionou com a vivacidade das cores no novo pas. Talvez seja essa luz intensa que algumas de suas telas registram.

Willys de Castro
1926, Uberlndia, MG 1988, So Paulo, SP. Willys de Castro, formado em qumica, iniciou sua carreira artstica de maneira autodidata. Pintando temas figurativos com um olhar geomtrico, transformava o mundo em linhas e campos de cor, estudando a superfcie da tela e os efeitos das imagens sobre a percepo do espectador vinculou-se assim ao abstracionismo geomtrico. A pesquisa sobre a autonomia e a universalidade do discurso visual motivou seu trabalho multifacetado como pintor, designer, cengrafo e crtico. Embora sua trajetria seja comum de outros artistas concretos, a independncia de seu pensamento e o comprometimento com a pesquisa o tornam nico. Junto a Hrcules Barsotti, distanciou-se do grupo concretista paulistano e aproximou-se dos neoconcretistas cariocas por afinidade de projeto. Sua investigao sobre a imagem bidimensional culminou nos Objetos ativos (1959-1962), paraleleppedos de madeira cobertos por telas pintadas de cores slidas em todas suas faces visveis. Quando pendurados na parede, parecem telas que se libertaram da passividade da superfcie para ocupar o espao do observador.

GLOSSRIO
abstrao a arte abstrata, ou abstracionismo, refere-se aos meios de expresso artsticas visuais que no so condicionadas pela figurao ou por ambies representativas. Como modalidade artstica, remonta ruptura da pintura moderna com os mtodos e tcnicas de imitao da realidade, lanando mo de relaes de ordem formal e cromtica como recursos expressivos. Convencionalmente organiza-se em duas tendncias distintas: abstracionismo geomtrico (nfase nas relaes formais e matemticas da composio) e abstracionismo lrico ou expressivo (nfase no carter expressivo, subjetivo e emocional da composio). (ver Claudio Tozzi, Almir Mavignier) abstrato (ver abstrao) Andr Breton (1896-1966) escritor e poeta francs
conhecido como principal idealizador do movimento surrealista; estudou medicina e psiquiatria. Aproximou-se inicialmente dos dadastas, desenvolvendo investigaes com a escrita automtica. Seu interesse pelas propostas da psicanlise, em especial a noo de inconsciente, o levaram a refletir profundamente sobre as implicaes estticas das teorias freudianas. Em 1924, publicou o Manifesto surrealista e Peixe solvel. brasileira. Segundo ele, a antropofagia seria a capacidade de se apropriar criticamente de modelos e ideias europeias, digeri-las e depois aplica-las na produao de algo genuinamente brasileiro. e na afinidade com elementos formais de investigao lingustica. predileo por materiais rsticos e resduos naturais em suas obras. Posteriormente, fica claro que o grupo prope a indistino entre cultura e natureza, sobrepondo materiais industriais, manufaturados e elementos naturais.

arte concreta (ver concretismo) arte figurativa (ver figurativo) arte pop em meados da dcada de 1950, artistas
ingleses e norte-americanos passaram a incorporar em suas obras materiais, referncias e tcnicas da publicidade, do cinema, das histrias em quadrinhos, de imagens televisivas e de revistas populares, extrapolando as fronteiras entre arte erudita e arte popular, ou entre arte elevada e cultura de massa. Sem programas ou manifestos, os trabalhos de Andy Warhol (1928-1987), Roy Lichtenstein (19231997), Claes Oldenburg (1929-) e Richard Hamilton (1922-2011) se assemelham pelas temticas abordadas, pelo desenho simplificado, pelas cores saturadas e pela ateno concedida aos objetos comuns, vida cotidiana e, em particular, ao universo do consumo. Em carta de 1957, o artista Richard Hamilton definiu os princpios centrais da nova sensibilidade artstica como uma arte popular, transitria, consumvel, de baixo custo, produzida em massa, jovem, espirituosa, sexy, chamativa, glamourosa e um grande negcio. Deve-se distinguir, no entanto, o termo arte pop de arte popular, esta ltima ligada produo artstica de pessoas sem educao formal em artes (geralmente autodidatas), vindas de regies afastadas dos grandes centros econmico-culturais e que retratam costumes, cenas tpicas e crenas da regio em que habitam (como os escultores de carrancas no interior brasileiro ou os pintores de festividades religiosas populares, como a festa junina). (ver Claudio Tozzi, Marcello nitsche)

apropriao o uso, por uma pessoa ou um


grupo, de algo pertencente ou criado por outro(s), geralmente sem o conhecimento ou aprovao deste(s). O termo empregado pela histria e pela crtica da arte para indicar a incorporao de objetos extra-artsticos e/ou de outras obras em trabalhos de arte. Acusaes de roubo ou plgio so comuns contra artistas em cuja(s) obra(s) aparecem, parcial ou integralmente, declaradamente ou no, contedos apropriados de outra.

arte cintica cintico uma palavra que indica


movimento (deriva do grego: knesis, movimento). Mais do que representar movimentos do mundo, o artista cintico tem interesse no prprio movimento como parte da obra. Nem toda obra que se move cintica e nem toda obra cintica tem movimento real, mas existe a inteno de produzir uma impresso de movimento, seja na obra, seja como resultado dos deslocamentos do espectador. A ideia foi concebida na Rssia com o Manifesto realstico, publicado em 1920. Na dcada de 1930, o artista norte-americano Alexandre Calder (1898-1976) produziu esculturas cinticas conhecidas como mbiles, que se movimentam impulsionadas pelo ar.

body art vertente da arte que marcou os anos 1970. Nas proposies dessa prtica o corpo um campo de experimentaes que muitas vezes levado aos seus limites. As aes acontecem tanto em pblico quanto em registros (filmes ou fotografias). Exemplo: em 1974, a artista iugoslava Marina Abramovi (1946-) marcou a produo artstica da poca com a obra Rhythm 0, na qual disps sobre uma mesa 72 objetos (como uma arma, fsforos, lcool, mel, pluma) para serem usados pelo pblico em seu corpo como desejasse. Casa 7 grupo de jovens artistas paulistas Nuno
Ramos, Carlito Carvalhosa, Paulo Monteiro, Fbio Miguez e Rodrigo Andrade que se reunia para pintar na dcada de 1980. Trabalhavam com materiais baratos, como papel kraft e tinta industrial, e dedicavam-se pintura, procura de uma gestualidade intensa e de experimentaes. Para todos eles, esse foi um perodo de aprendizagem e de incio de carreira, que acabou eclodindo com a participao do grupo na 16 Bienal (1981).

Andr Masson (1896-1987) artista plstico francs filiado ao movimento surrealista. Entusiasta do desenho automtico, desenvolveu diversos procedimentos artsticos com o intuito de reduzir o controle do consciente sobre seu processo criativo.

Como vai voc, gerao 80? exposio realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 1984, com curadoria de Marcos Lontra, Paulo Roberto Leal e Sandra Magger. A exposio abrigou obras de 123 artistas, a maioria vinculada EAV (RJ) ou Faap (SP). Participaram Beatriz Milhazes (1960-), Daniel Senise, Leda Catunda, jos Leonilson e Luiz Zerbini entre outros. A exposio propunha uma reflexo acerca das especificidades da arte do perodo, como a busca pela renovao da prtica pictrica, o entusiasmo com a produo coletiva, a precariedade como valor esttico e as influncias da arte pop, transvanguarda e expressionismo abstrato na arte brasileira. (ver Gerao 80)

arte conceito (ver arte conceitual) arte conceitual prtica artstica na qual o conceito (planejamento e decises tomadas antecipadamente) tem primazia sobre as etapas de execuo da obra. O termo compreende um conjunto de prticas artsticas adotadas no contexto cultural das dcadas de 1960 e 1970, que privilegiam a noo de obra como projeto artstico acima da percia tcnica, com nfase na efemeridade do gesto (registros fotogrficos, fotocpias, filmes, descries, mapas etc.)

antropofagia pratica de consumo de carne


humana, canibalismo. Em 1928, a pintora modernista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) pintou uma figura selvagem e solitaria e intitulou o quadro de Abaporu, que em tupi-guarani significa antropofago. No mesmo ano, o poeta Oswald de Andrade (1890-1945) publicou o Manifesto antropofago, que usava a antropofagia como metafora do processo critico de formaao da cultura

arte povera o termo arte povera (pobre, em italiano), cunhado pelo crtico Germano Celant (1940-) em 1967, se refere a uma tendncia associada a um grupo de artistas italianos. Inicialmente, o termo povera referia-se a uma suposta rejeio da sociedade de consumo, manifestada, sobretudo, na

conceitual (ver arte conceitual) conceitualismo (ver arte conceitual) concretismo um dos movimentos da pintura moderna abstrata. A arte concreta pretendia lidar apenas com planos, formas, cores e linhas, que foram considerados elementos os mais concretos e universais possveis. Partia da concepo de que a tela no era um espao ilusrio ou simblico, uma janela para o mundo, mas um objeto plano sobre o qual se organizavam formas e cores. Um dos maiores divulgadores da arte concreta foi o artista alemo Max Bill (1908-1994) inclusive na Amrica Latina, em especial no Brasil e na Argentina. A exposio do artista no Masp e sua participao na 1 Bienal foram um importante fomento arte abstrata no pas e formao do Grupo Ruptura em So Paulo. (ver Luiz Sacilotto, Almir Mavignier, Geraldo de Barros, Judith Lauand)

Brasil. Os autores tradicionalmente penduravam os folhetos em cordas para vend-los, da a origem do nome. Os textos poticos so rimados e se inspiram em narrativas da cultura popular, perpetuadas pela oralidade.

tos (formais ou expressivos) por meio dos quais determinada obra pode ser associada a um perodo histrico, a uma regio geogrfica, a uma corrente esttica, a um autor especfico ou a uma fase de sua produo.

fotgrafos participantes contam com estdio e laboratrio fotogrfico.

Frederico Morais (1936-) crtico que teve participao importante na produo artstica da dcada de 1970. Foi quando surgiu a nova crtica, como explica: uma crtica que fosse ela mesma criadora e que portanto agisse, por assim dizer, do lado de dentro da arte, em parceria direta com os artistas. Escreveu para jornais como O Globo, foi curador de mais de sessenta exposies e publicou cerca de quarenta livros sobre a produo brasileira e latino-americana de arte, como O Brasil na viso dos artistas A natureza e as artes plsticas (2001).

ditadura militar regime poltico em que as foras armadas ou um grupo de militares toma o poder desrespeitando a democracia, limitando ou impedido as liberdades individuais. O Brasil esteve sob uma ditadura militar entre 1964 e 1985. Os sucessivos governos comandados pelo militares deixaram na ilegalidade vrios partidos polticos e cidados que se manifestavam contra as ideias e prticas vigentes. Por causa da dura represso e censura, muitos foram os que lutaram pelo fim da ditadura. A produo cultural da poca tambm foi vasta: a msica, o teatro, as artes plsticas e a literatura eram maneiras de se engajar e se expressar contra o sistema opressor.

Fayga Ostrower (1920-2001) artista plstica brasileira nascida na Polnia que desenvolveu carreira diversificada, centrada nas diferentes tcnicas de gravura (xilo, metal e serigrafia), na programao visual e em estampas para tecido. Influenciada pelo expressionismo alemo, produziu gravuras de cunho crtico social que apresentavam elementos puramente grficos, desenvolvendo uma obra abstrata informal, carregada de lirismo e subjetividade. Tambm relevante sua carreira como pesquisadora acadmica, terica e professora em diferentes instituies, nacionais e internacionais.

Gerao 80 esse termo aplicado, de modo


amplo, a uma variada gama de produes artsticas brasileiras desenvolvidas na dcada de 1980. Embora abarque uma diversidade de suportes e meios, formalmente essa produo est associada ao contexto histrico de abertura poltica no Brasil, tendncia de contraposio aos movimentos conceituais da dcada de 1970, valorizao dos processos e procedimentos de fatura artstica e intensa produo pictrica (aludida como um retorno da pintura). So marcos das atividades dessa gerao as exposies Como vai voc, gerao 80? (1984) e a 18 Bienal (1985). (ver Angelo Venosa, Daniel Senise, Leda Catunda, JOS Leonilson, Luiz Zerbini, Beatriz Milhazes)

figurao (ver figurativo) figurativo a arte figurativa refere-se aos meios


de expresso artsticas visuais que se utilizam de recursos tcnicos e mtodos especficos para produzir representaes de objetos, forma e seres de modo reconhecvel.

concretista (ver concretismo) concreto (ver concretismo, Grupo Ruptura) construtivismo (ver construtivista) construtivista possvel falar em tendncias
construtivistas ou projeto construtivista no intuito de se remeter ao movimento que ficou conhecido na histria da arte como construtivismo. Com suas origens na Rssia (na poca parte da Unio Sovitica), esse conjunto de ideias esteve presente em diferentes contextos e partes do mundo, tanto na Europa quanto na Amrica Latina, ganhando especificidade em cada localidade. Buscava-se uma arte no representativa e no metafrica que tivesse um papel progressista no interior da sociedade uma sociedade industrial e tecnolgica , colaborando para sua construo ideolgica. (ver Claudio Tozzi)

Eduardo Salvatore (1914-2006) foi um fotgrafo


brasileiro que se dedicou desde 1937 fotografia, cofundando o Foto Cine Clube Bandeirante em 1939 e presidindo a agremiao entre 1943 e 1990.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) fundada em 1975, no Rio de Janeiro, pelo
Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educao, um centro de ensino que promove diversos programas voltados formao de artistas, pesquisadores, profissionais da rea de artes e demais interessados. Em suas dependncias so realizadas atividades culturais como exposies, peas teatrais, shows e ciclos de cinema. Importante local de convivncia para intelectuais e artistas, a escola privilegia discusses das modalidades artsticas mais recentes.

formalismo termo que pode ser usado em diferentes reas do conhecimento; no caso das artes visuais, denota uma ateno exacerbada forma e esttica em detrimento a um contedo, narrativa ou metfora. Vrios foram os movimentos de arte moderna que se basearam no formalismo para se opor a uma espiritualidade ou subjetivismo na obra de arte.

gravura em metal linguagem e processo no


qual uma superfcie de metal utilizada para gravar uma imagem. O carimbo, por exemplo, uma espcie de gravura: em uma matriz est gravada uma imagem que pode ser reproduzida diversas vezes. Na gravura em metal, utiliza-se, normalmente, uma placa de cobre como matriz, sobre a qual so realizadas incises com ferramentas especficas ou se desenha por meio de processos indiretos que utilizam vernizes e cidos, para proteger e corroer a superfcie, respectivamente.

Foto Cine Clube Bandeirante um fotoclube


fundado em So Paulo em 1939, que teve importante papel no desenvolvimento e na divulgao da fotografia moderna no Brasil. Organizou o Salo Brasileiro de Arte Fotogrfica e outras mostras e sales, cursos, workshops, passeios de fotografia, alm da Sala Especial de fotografias na 2 Bienal (1953). Os

estilo modo distinto de expresso ou conjunto de


caractersticas distinguveis recorrentes em um determinado grupo de obras. O estilo, no contexto da histria da arte, identifica uma srie de atribu-

cordel gnero literrio popular, tambm conhecido como folheto, muito encontrado no nordeste do

Grupo Frente em 1954 a primeira exposio do


grupo, liderado por Ivan Serpa, reuniu artistas que, apesar de possurem poticas distintas, estavam interessados em desenvolver pesquisas em torno da abstrao e no mais no eixo figurativo modernista valorizado at ento. Dessa primeira mostra participaram nomes a maioria alunos de Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro como Alusio Carvo, Dcio Vieira, Lygia Clark, Lygia Pape e o crtico Ferreira Gullar (1930-) que apresentou o grupo , alm do prprio Serpa. Posteriormente outros artistas, como Abraham Palatnik, Franz Weissmann e Hlio Oiticica, se juntaram a eles.

escolhas plsticas destaca-se o uso reduzido da cor, a recusa iluso na pintura e o uso de recursos pticos para criao de uma aparente movimento. (ver Luiz Sacilotto, Hrcules Barsotti)

happening criado no final dos anos 1950 pelo


norte-americano Allan Kaprow (1927-2006), o termo se refere arte que acontece entre as artes visuais e as artes cnicas. So acontecimentos nos quais diferentes materiais e elementos podem ser orquestrados pelo artista, aproximando a proposta e os espectadores, que tambm participam da obra. O happening acontece em tempo real, tem estrutura flexvel e, portanto, no pode ser repetido. A cada nova ao surge um novo acontecimento.

na Crimeia, em 1943, e ele teria sido resgatado pelos trtaros. Esse incidente teria um grande impacto no desenvolvimento de sua obra, em especial na deciso de usar como materiais o feltro e a gordura usados nos cuidados medicinais que salvaram sua vida , bem como seu interesse por figuras arquetpicas e simbologias associadas a animais (como lebre, ovelha, abelhas, coiotes etc.).

segue influenciando experincias artsticas que tm como expresso o desejo de aproximar arte e vida.

Mrio Pedrosa (1900-1981) foi um pensador da


arte e da poltica, muito atuante nas cenas cultural e social brasileiras como crtico e diretor do Museu de Arte de Moderna de So Paulo (MAMSP) e colaborador do museu de mesmo nome no Rio de Janeiro. Na dcada de 1930, quando a crtica de arte comeou a se difundir no pas, Pedrosa produziu seus primeiros textos. Foi crtico, historiador da arte, terico, referncia para movimentos artsticos e militante poltico de esquerda. Participou ativamente do debate das artes plsticas, estimulou a produo abstrata e foi responsvel pela criao do primeiro ncleo de artistas concretos no Rio de Janeiro. Acompanhou de perto a carreira de artistas como Almir Mavignier, Amilcar de Castro, Lygia Clark e Hlio Oiticica. Foi organizador do programa artstico da 2 Bienal (1953) e secretrio-geral da 4 Bienal (1957). Foi tambm vice-presidente da Associao Internacional dos Crticos de Arte e presidente da Associao Brasileira de Crticos de Arte.

Joseph Kosuth (1945-) artista conceitual norte-americano, professor, curador e terico da arte. Desde 1965 desenvolve obras utilizando palavras em instalaes, objetos e fotografias. Seu interesse pela linguagem o aproxima gradualmente das teorias de Sigmund Freud (1853-1939), Ludwig Wittgenstein (1889-1951) e da filosofia da linguagem. particularmente conhecido por sua produo artstica envolvendo a utilizao de definies de dicionrio, como a srie Arte como ideia como ideia (1966-1968) ou Uma e trs cadeiras (1965), sua obra mais famosa.

Grupo Rex fundado em 1966, foi uma cooperativa de artistas plsticos idealizada por Wesley Duke Lee, Geraldo de Barros e Nelson Leirner, da qual participaram Jos Resende, Carlos Fajardo e Frederico Nasser (1945-). Fruto da insatisfao de seus propositores, o grupo era particularmente crtico ao sistema da arte que se configurava e de seus agentes. Buscavam a aproximao entre arte e vida e a superao das modalidades artsticas tradicionais. Sua irreverente contestao se dava principalmente por meio da publicao Rex Time e da ao da Rex Gallery & Sons (1966-1967).

iconografia o campo de estudo que investiga, identifica, descreve, classifica e interpreta a recorrncia temtica e o valor simblico atribudo a determinado grupo de imagens (em geral, representaes figurativas). O terico alemo Erwin Panofsky (1892-1968) a descreve como o estudo do tema ou assunto, distinto de iconologia, que seria o estudo do significado de imagens. O termo hoje tambm amplamente empregado no campo editorial, no qual descreve o processo de levantamento, pesquisa e seleo de imagens que comporo determinada publicao.

Lorenzo Mammi (1957-) um importante crtico


de arte brasileiro nascido na Itlia. Doutor em filosofia, professor da Universidade de So Paulo desde 2003. Organizou e publicou diversos ensaios e livros, como Carlito Carvalhosa (Cosac Naify, 1999) e a coletnea de textos O que resta (Companhia das Letras, 2012), na qual reflete sobre o estado da arte contempornea no Brasil e no mundo.

matriz a matriz contm e a imagem original a


partir da qual podem ser produzidas cpias. O artista desenha e grava sobre a matriz; suas aes criam relevos ou sulcos nessa superfcie para, por meio da impresso, compor seu trabalho. Diversos materiais podem ser usados como matriz de uma gravura. Tradicionalmente, utiliza-se metal, madeira ou linleo.

Grupo Ruptura em 1952 uma exposio e um manifesto marcam o incio da arte concreta no Brasil. Da exposio no Museu de Arte Moderna de So Paulo faziam parte Waldemar Cordeiro, Geraldo de Barros, Luiz Sacilotto, Lothar Charoux, Kazmer Fjer e Anatol Wladyslaw. Posteriormente, fizeram tambm parte do grupo Judith Lauand, Mauricio Nogueira Lima e Hermelindo Fiaminghi. Tais artistas queriam no s produzir arte abstrata, mas tambm discutir quais os termos dessa nova corrente no Brasil. A questo no era apenas se posicionar em detrimento da figurao, mas estabelecer bases para uma arte baseada na geometria e na matemtica, que fosse objetiva e deixasse de lado os subjetivismos e os expressionismos. A produo concreta esteve intimamente ligada indstria e tecnologia. Como

Jos Yalenti (1895-1967) filho de imigrantes italianos, foi um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante. Entusiasta do contraluz, atribuda a ele a introduo da tendncia geomtrica nas experimentaes dos fotgrafos bandeirantes, o que uma das principais marcas do grupo.

Marcel Duchamp (1887-1968) artista francs que


desafiou o pensamento convencional sobre processos artsticos e as dinmicas de comercializao de obras de arte. Inicialmente prximo aos cubistas, o artista se envolveu com uma investigao sobre a recontextualizao dos objetos do cotidiano, como proposta artstica os ready-mades. Para Duchamp, essas operaes deslocavam a ateno do objeto de arte e enfatizar a atitude ou pensamento do artista. Roda de bicicleta (1913), Porta-garrafas (1914) e Fonte (1917) so seus ready-mades mais conhecidos. A concepo e criao desses objetos por Duchamp

Max Ernst (1891-1976) pintor, escultor, artista


grfico e poeta alemo, um dos expoentes do movimento surrealista. Pintor autodidata, interessou-se profundamente pela obra de Vincent van Gogh e De Chirico. Fundou em 1919 o grupo dadasta de Colnia. Desenvolveu uma pesquisa com a sobreposio de imagens, primeiro em colagem e posteriormente em pintura. Mudou-se em 1922 para Paris e participou ativamente do movimento

Joseph Beuys (1921-1986) escultor, desenhista,


artista grfico, performer, propositor de happenings e instalaes, terico da arte, agitador poltico e professor, considerado um dos artistas mais influentes da segunda metade do sculo 20. O artista alemo foi piloto durante a Segunda Guerra Mundial, quando seu avio foi abatido durante uma misso

surrealista. Props a tcnica da frottage em 1925. Imigrou para os Estados Unidos em 1941, onde viveu at retornar a Paris em 1950.

mdia qualquer meio, suporte ou veculo de difuso de informaes ou contedos que constitua simultaneamente uma forma de expresso e um intermedirio capaz de transmitir uma mensagem. Enquanto mdia se refere tanto a suportes de menor alcance (livro, fotografia, vdeo etc.) quanto aos principais veculos de um determinado sistema de comunicao social (televiso, rdio, jornais), grande mdia refere-se apenas ao segundo grupo, que desde o incio do sculo 20 tem influenciado a opinio pblica, muitas vezes determinando suas escolhas sendo, por isso, apelidada de quarto poder (em aluso aos trs poderes Executivo, Legislativo e Judicirio).

tos, flores, frutas, vegetais, formavam a composio. Apesar de a categorizao da pintura em gneros no fazer parte do vocabulrio contemporneo, so muitos os artistas que lidam com a natureza-morta, atrelando tambm obra todas as conotaes histricas que o gnero carrega.

em um campo crtico e politizado da arte, que produziu figuras e narrativas mergulhadas nos problemas urbanos e sociais do pas.

Oswaldo Goeldi (1895-1961) gravador, desenhista, ilustrador e professor carioca de ascendncia sua, Goeldi conhecido por sua produo grfica, principalmente em xilogravura, que teve incio na dcada de 1920. Suas xilos costumam retratar cenas citadinas noturnas, em que o preto da tinta e o branco dos sulcos na madeira produzem intenso contraste de influncia expressionista.

experincia e buscando fundir a arte com a vida. uma modalidade interdisciplinar capaz de combinar diversas linguagens, como vdeo, teatro e poesia. Por seu carter efmero e presencial, sobrevive com auxlio de registros em fotografia, vdeo ou memoriais descritivos.

neoconcreto (ver neoconcretismo) neoexpressionismo o termo faz referncia


retomada de alguns aspectos do expressionismo, principalmente na Alemanha a partir da dcada de 1970. Entre as variadas poticas de artistas como Jrg Immendorff (1945-2007), Georg Baselitz (1938-), A. R. Penck (1939-), Anselm Kiefer (1945-) e Markus Lpertz (1941-) se faz presente a preocupao com questes polticas, com a identidade e com o cenrio do ps-guerra. Suas pinturas de grande formato aliam a figurao a uma superfcie consciente de seu meio construda pelas pinceladas expressivas e pela massa pictrica. No Brasil, foi uma importante referncia para os artistas da Casa 7.

pintura abstrata (ver abstrao) pintura figurativa (ver figurativo) plasticidade de forma bastante ampla, a qualidade de modelagem de alguma substncia que lhe d forma. Embora se refira inicialmente ao embate material do qual resulta a forma, ao longo do sculo 20, tericos do cinema, da msica e das artes performticas reivindicaram para seus campos de atuao qualidades plsticas, fazendo com que compreendamos hoje plasticidade como o conjunto de qualidades formais (de implicaes estticas e expressivas) envolvidas na composio de uma obra.

Pablo Picasso (1881-1973) talvez o artista ocidental mais conhecido do sculo 20, Picasso foi um dos pintores a criar e a conceituar o cubismo ao apresentar ao pblico sua obra Les demoiselles dAvignon, em 1907. O cubismo gerou uma revoluo nos modos de representao, propondo uma nova compreenso do espao pictrico. A produo de Picasso foi vasta e passou por vrias fases, sempre atentando s mudanas e s novas discusses no mundo da arte o artista tambm foi autor de Guernica (1937), que esteve na 2 Bienal (1953).

monotipia entre o desenho, a gravura e a pintura, a monotipia uma tcnica de impresso rica em possibilidades. Chama-se monotipia uma placa, lona ou superfcie sobre a qual uma imagem executada, usando tinta ou outro material adequado. A imagem impressa, tornando-se uma cpia nica: mono, nico, e tipia, impresso. Historicamente, a monotipia teve origem no sculo 17, com Giovanni Benedetto Castiglione (1616-1670). Embebendo lonas cruas com cola, o artista brasileiro Carlos Vergara produziu uma srie de monotipias. As lonas, ao serem pressionadas sobre as paredes e bocas de grandes fornos em atividade, produziram imagens que registram desde tijolos, fumaa at outros elementos do lugar.

neoconcretismo movimento artstico surgido no


Rio de Janeiro em 1959, formado por Amilcar de Castro, Ferreira Gullar (1930-), Franz Weissmann, Hlio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Reynaldo Jardim (1926-2011) e Theon Spanudis (1915-1986). Foi uma resposta ao concretismo, movimento anterior que aproximava o artstico do industrial por meio do uso das cores e das formas geomtricas. Os neoconcretos tambm estavam atentos ao carter construtivo da arte, mas ressaltaram a fuso entre arte e vida, reformularam o objeto artstico como plurissensorial e incorporaram efetivamente o observador, que passa a poder manipular as obras. (ver Hlio Oiticica, Hrcules Barsotti, Lygia Pape)

poesia concreta termo cunhado por Augusto de


Campos (1931-) para descrever uma modalidade de poesia de carter experimental eminentemente visual surgida na dcada de 1950. A poesia concreta propunha uma ruptura do verso como a unidade rtmico-formal do poema, utilizando-se marcadamente da paronomsia e da disposio espacial de palavras, frases e elementos grficos, combinando, assim, elementos verbais e no verbais.

Paul Czanne (1839-1906) artista francs que, no


fim do sculo 19, ao continuar e extrapolar a pesquisa impressionista, criou as bases nas quais o cubismo poder se desenvolver. Czanne realizou diversas pinturas da regio da Provena, em especial o Monte Santa Victria, com as quais buscou compreender a representao do espao natural no espao pictrico. A sntese que realizou da paisagem abriu caminho para outra ordem de pensamento sobre a representao e a pintura.

ps-minimalismo termo que designa os desdobramentos formais do minimalismo. De modo geral, relaciona-se a propostas artsticas com particular nfase no processo de produo, caractersticas formais dos materiais empregados, uma simplificao das formas plsticas e tendncia conceitual. Em geral, as obras denominadas ps-minimalistas so relacionadas s atividades plsticas e ao itinerrio terico de Robert Morris (1931-), seu conceito de antiforma e a interao que prope entre a massa escultrica e o espao que ela ocupa.

movimento neoconcreto (ver neoconcretismo) natureza-morta tradicionalmente um dos gneros da pintura (outros so as paisagens, retratos, cenas histricas) que se fez presente na histria da arte a partir do sculo 16. Sob essa categoria eram realizadas pinturas de cenas internas (ou domsticas), nas quais elementos inanimados, como obje-

performance gnero artstico surgido na dcada de 1960, ganha evidncia quase simultaneamente arte conceitual e ao happening, num contexto de reviso crtica dos preceitos at ento vigentes, buscando romper a diviso entre categorias tradicionais da arte (como dana, teatro, artes visuais e msica), valorizando o corpo como suporte da

nova figurao movimento artstico que marcou


a dcada de 1960 no Brasil e em outros pases, como Frana, Alemanha e Itlia. Trata-se do retorno figura aps um declnio das tendncias abstratas da dcada anterior. No Brasil, esse movimento se deu

projeto concretista (ver concretismo) ready-made termo cunhado por Marcel Duchamp
em 1912 para designar uma pea elaborada a partir de um ou mais objetos de uso do cotidiano, produzidos em larga escala e expostos como obras de arte em museus e galerias. Ao elevar a condio artstica esses objetos, Duchamp realizou uma critica radical ao sistema da arte, em que a assinatura da obra e o espao expositivo seriam decisivos para a imputaao do termo obra de arte. A criaao de Fonte (1917), um mictrio sobre um pedestal, assinado por R. Mutt (pseudnimo de Duchamp), foi o marco inicial para a utilizaao de ready-mades.

Super-8 formato cinematogrfico desenvolvido


nos anos 1960 de filmes com 8 milmetros de largura, o que permitiu um aumento na qualidade da imagem.

FUNDAO BIENAL DE SO PAULO


Fundador Francisco Matarazzo Sobrinho 1898-1977 presidente perptuo Conselho de honra Oscar P . Landmann presidente Conselho de Honra de ex-presidentes Alex Periscinoto, Carlos Bratke, Celso Neves , Edemar Cid Ferreira, Heitor Martins, Jorge Eduardo Stockler, Jorge Wilheim, Julio Landmann, Luiz Diederichsen Villares, Luiz Fernando Rodrigues Alves , Maria Rodrigues Alves , Manoel Francisco Pires da Costa, Oscar P . Landmann , Roberto Muylaert Conselho de administrao Tito Enrique da Silva Neto presidente, Alfredo Egydio Setubal vicepresidente Membros vitalcios Adolpho Leirner, Alex Periscinoto, Carlos Bratke, Gilberto Chateaubriand, Hlne Matarazzo, Jorge Wilheim, Julio Landmann, Manoel Ferraz Whitaker Salles, Miguel Alves Pereira, Pedro Aranha Corra do Lago, Pedro Franco Piva, Pedro Paulo de Sena Madureira, Roberto Duailibi, Roberto Pinto de Souza, Rubens Jos Mattos Cunha Lima Membros Alberto Emmanuel Whitaker, Alfredo Egydio Setubal, Aluizio Rebello de Araujo, lvaro Augusto Vidigal, Antonio Bias Bueno Guillon, Antonio Bonchristiano, Antonio Henrique Cunha Bueno, Beatriz Pimenta Camargo, Beno Suchodolski, Cacilda Teixeira da Costa, Carlos Alberto Frederico, Carlos Francisco Bandeira Lins, Carlos Jereissati Filho, Cesar Giobbi, Claudio Thomas Lobo Sonder, Danilo Santos de Miranda, Decio Tozzi, Eduardo Saron, Elizabeth Machado, Emanoel Alves de Arajo, Evelyn Ioschpe, Fbio Magalhes, Fernando Greiber, Fersen Lamas Lembranho, Gian Carlo Gasperini, Gustavo Halbreich, Heitor Martins, Jackson Schneider, Jean-Marc Robert Nogueira Baptista Etlin, Jens Olesen, Jorge Gerdau Johannpeter, Jos Olympio da Veiga Pereira, Marcos Arbaitman, Maria Ignez Corra da Costa Barbosa, Marisa Moreira Salles, Meyer Nigri, Nizan Guanaes, Paulo Srgio Coutinho Galvo, Roberto Muylaert, Ronaldo Cezar Coelho, Srgio Spinelli Silva Jr., Susana Leirner Steinbruch, Tito Enrique da Silva Neto Conselho fiscal Carlos Alberto Frederico, Gustavo Halbreich, Tito Enrique da Silva Neto, Pedro Aranha Corra do Lago Diretoria executiva Luis Terepins presidente Diretores Flavia Buarque de Almeida, Justo Werlang, Lidia Goldenstein, Mario Cunha Campos, Rodrigo Bresser Pereira, Salo Kibrit Consultor Emilio Kalil Superintendente Rodolfo Walder Viana Coordenaes Coordenadora geral de produo Dora Silveira Corra Coordenador geral de comunicao Andr Stolarski Curadoria educacional Stela Barbieri

30 BIENAL - TRANSFORMAES NA ARtE bRASILEIRA DA 1 30 EDIO


Curadoria Paulo Venancio Filho Projetos e produo Produtores Felipe Isola, Helena Ramos, Joaquim Millan, Waleria Dias, Viviane Teixeira assistente geral, Lilian Bado assistente, Veridiana Simons assistente, Vivian Bernfeld assistente, Luiz Santorio logstica de transporte, Patricia Lima transporte Conservao Bernadette Ferreira, Graziela Carbonari Expografia T+T Projetos: Felipe Tassara, Guilherme Zoldan arquiteto coordenador Pesquisa Thiago Gil Projeto Luminotcnico Samuel Betts Cenotecnia Fresh Design Transporte ArtQuality Seguro Affinite Corretora de Seguros Montagem de obras Manuseio Comunicao Coordenao de comunicao Felipe Taboada coordenador, Julia Bolliger Murari assistente, Gabriela Longman assessora de imprensa internacional Coordenao de design Ana Elisa de Carvalho Price coordenadora, Felipe Kaizer designer grfico, Adriano Campos assistente de design, Douglas Higa assistente de design Coordenao editorial Cristina Fino coordenadora, Diana Dobrnszky editora, Luciana Araujo editora assistente Coordenao de internet Victor Bergmann coordenador Apoio coordenao geral Eduardo Lirani assistente administrativo e produtor grfico Assessoria de imprensa Pool de Comunicao Audioguia Matheus Leston, Narrao: Barbara Arvanitidis, Amrico Martins Desenvolvimento de website Estdio Existo Documentrio Mira Filmes Gerenciamento de documentao audiovisual Pedro Ivo Trasferetti von Ah Produo grfica Signorini Produo Grfica Registro fotgrafico Leo Eloy Educativo Bienal Coordenao geral Carolina Melo, Guga Queiroga assistente Superviso geral Helena Kavaliunas relaes externas e comunicao, Laura Barboza formao e administrativo Relaes externas Ana Lua Contatore assistente, Juliana Duarte assistente, Mara Martinez assistente, Luan Inarra estagirio Formaes Pablo Tallavera coordenador de educadores, Elaine Fontana coordenadora de educadores, Matias Monteiro produtor de contedo e palestrante, Ricardo Miyada produtor de contedo e palestrante, Sueli Vital professora do Planto Educativo Projetos e parcerias Daniela Azevedo, Elisa Matos, Bob Borges Comunicao Daniela Gutfreund coordenadora, Vivian Lobato jornalista, Amauri Carvalho documentao audiovisual, Sofia Colucci fotgrafa estagiria

Thomaz Farkas (1924-2011) brasileiro nascido


na Hungria, foi pioneiro da fotografia moderna no Brasil. Filho do fundador da empresa Fotoptica, foi um dos membros do Foto Cine Clube Bandeirante. Destacam-se em sua obra os registros fotogrficos da construo e inaugurao de Braslia.

Waldemar Cordeiro (1925-1973) artista brasileiro nascido na Itlia, que antes de dedicar-se arte com computadores, trabalhou como pintor e paisagista. Atributos de arte concreta, como o enfoque estrutural nos materiais e processos, a linguagem e a busca pela reduo geral dos meios de expresso emanam de sua prtica. Da mesma forma, lgica e racionalidade se tornaram princpios fundadores do Grupo Ruptura, com o qual Cordeiro esteve envolvido de 1952 em diante. Mais tarde, o artista percebeu na arte eletrnica a possibilidade de formar uma cultura artstica de alcance internacional.

registro documentao de acontecimentos, performances, instalaes ou objetos por meio de escrita, fotografia, filme, vdeo etc. s vezes apresentado como parte de uma obra, como objeto autnomo ou como ltimo resqucio de uma ao que aconteceu uma nica vez.

Roberto Conduru (1964-) doutor em histria


pela Universidade Federal Fluminense, especialista em histria da arte e da arquitetura no Brasil pela PUC-RJ, professor de histria da arte e de artes visuais. Atua tambm como crtico, curador, autor de textos e livros, pesquisador de arte, especialmente da histria da arte, das relaes entre arte e cultura, arquitetura, modernidade e contemporaneidade.

xilogravura trata-se da tcnica de gravura que


utiliza uma pea de madeira (xilo) como matriz. A madeira entalhada por uma ferramenta cortante com o objetivo de se criar uma imagem; posteriormente a pea entintada e em seguida essa imagem desenhada gravada (reproduzida) sobre papel, tecido ou outro suporte.

Ruptura (ver Grupo Ruptura) Suely Rolnik psicanalista, crtica de arte e cultura, curadora, professora titular da PUCSP e, desde 2007, docente convidada do programa de estudos independentes do Museu dArt Contemporani de Barcelona ( MACBA). Estuda cultura contempornea, centrada nas relaes de poder, fragilidade, trauma, formao do desejo, nos diferentes contextos de nossa poca (ditaduras e neoliberalismo, comparando principalmente Amrica Latina e Europa).

Produo Alexandre Furtado coordenador de produo e logstica, Marcelo Tamassia assistente de coordenao, Dayves Vegini produtor, Ceclia Bracale produtora, Bianca Casemiro produtora, Andr Bitinas assistente, Pedro Nascimento assistente Administrativo Celso Rabetti coordenador, Simone Martins assistente Voluntrios Rosa Maria Maia Antunes coordenadora, Cludia Prechedes, Jssica Rodrigues da Silva, Marcelle Sartori, Matheus Gumerato, Vera Cerqueira Seminrio Arte em Tempo Pesquisadores: Bruno Garibaldi, Cadu Valado, Carlos Negrini, Cssia Rosicler Galvo, Clara Alves, Dbora Rosa, Diogo de Moraes, Eri Alves, Fbio Caiana, Filippa Jorge, Gabriela K. Sacchetto, Jos Minerini Neto, Jlia Milar, Juliana Okuda Campaneli, Juraci Silva, Kelly Teixeira, Laura Gorski, Leonardo Matsuhei, Nilva Luz, Simone Francischetti
Arquivo Bienal Ana Luiza de Oliveira Mattos coordenadora, Ana Paula Andrade Marques pesquisadora, Fernanda Curi pesquisadora, Giselle Rocha conservao, Jos Leite de A. Silva auxiliar administrativo Assessoria jurdica Marcello Ferreira Netto Finanas e controladoria Vagner Carvalho gerente, Amarildo Firmino Gomes contador, Fbio Kato auxiliar financeiro, Lisnia Praxedes dos Santos assistente de contas a pagar, Thatiane Pinheiro Ribeiro assistente financeiro Marketing e captao de recursos Marta Delpoio coordenadora, Bruna Azevedo analista, Glucia Ribeiro analista, Raquel Silva assistente Recursos humanos, materiais e manuteno Mrio Rodrigues gerente, Rodrigo Martins analista de recursos humanos e administrativo, Manoel Lindolfo C. Batista engenheiro consultor, Valdemiro Rodrigues da Silva coordenador de compras e almoxarifado, Vincius Robson da Silva Arajo comprador snior, Albert Cabral dos Santos auxiliar de recursos humanos, Wagner Pereira de Andrade zelador Secretaria geral Maria Rita Marinho gerente, Anglica de Oliveira Divino auxiliar administrativa, Maria da Glria do E. S. de Arajo copeira, Josefa Gomes auxiliar de copa Tecnologia da informao Leandro Takegami coordenador, Jefferson Pedro assistente Relaes institucionais Flvia Abbud coordenadora, Mnica Shiroma de Carvalho analista

Reviso Alcia Toffani, Bruno Tenan, Luciana Araujo Design grfico Design Bienal Produo grfica Eduardo Lirani Pr-impresso e Impresso Pancron Tiragem 5000 exemplares

Copyright da publicao Fundao Bienal de So Paulo, 2013. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens reproduzidos nesta publicao foram cedidas pelos artistas e seus representantes legais e so protegidos por leis de direitos autorais. Sua reproduo proibida sem a expressa autorizao dos artistas, representantes legais e fotgrafos. Todos os esforos foram feitos para determinar a origem das imagens desta publicaes e autorizar seu uso junto aos artistas, fotgrafos ou seus representantes legais. Nem sempre isso foi possvel. Teremos prazer em creditar as fontes, caso se manifestem. Esse material educativo foi publicado por ocasio da exposio 30 Bienal Transformaes na arte brasileira da 1 30 edio, produzida pela Fundao Bienal de So Paulo e realizada entre 19 de setembro e 8 de dezembro de 2013 no Pavilho Ciccillo Matarazzo, Parque do Ibirapuera.

Cortesia Galeria Fortes Vilaa. 11 Coleo Augusto Livio Malzoni. Foto:Rmulo Fialdini/Augusto Livio Malzoni. 12 Coleo Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo (MAC-USP), doao do Projeto Hlio Oiticica. Foto: Srgio Guerini/MAC-USP. 15 Foto: Andreas Valentin/Projeto Hlio Oiticica. Cortesia Projeto Hlio Oiticica. 21 Foto: Arquivo Cildo Meireles. Cortesia do artista.
Como o mundo fala?/Quais as linguagens da arte? 2-3 Fotos: Sofia Colucci/Fundao Bienal de So Paulo. 4-5 Coleo Jos Marton. Foto: Maril Dardot. 6 Foto: acervo do artista. Cortesia do artista. 13 Coleo Joo Sattamini, comodante Museu de Arte Contempornea de Niteri. Foto: Paulinho Muniz/MAC-Niteri. 14 Coleo do artista. Foto: Arquivo Cildo Meireles. Cortesia do artista. 17 Coleo do Museu de Arte Contempornea de Niteri. Foto: Ricardo Basbaum. Onde termina uma forma?/Onde comea uma forma? 2-3 Fotos: Sofia Colucci e Gregrio Soares/Fundao Bienal de So Paulo. 4-5 Coleo Marcello Nitsche. Foto: acervo Marcello Nitsche. 8 Coleo Joo Sattamini, comodante Museu de Arte Contempornea de Niteri. Foto: Paulinho Muniz/MAC-niteri. 11 Acervo Banco Ita. Foto: Iara Venanzi/Banco Ita. 12 Coleo Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo (MAC-USP), doao do Projeto Hlio Oiticica. Foto: Srgio Guerini/MAC-USP. 17 Foto: Andrs Otero/Fundao Bienal de So Paulo. Quais os tempos da memria?/Quais os espaos da memria? 2-3 Fotos: Sofia Colucci/Fundao Bienal de So Paulo. 4-5 Coleo Museu de Arte Moderna de So Paulo, doao do artista. Foto: German Lorca/MAM-SP. 9 Coleo Pinacoteca do Estado de So Paulo/Foto: Acervo Documental Fotogrfico da Pinacoteca do Estado de So Paulo. 10 Foto: Duas guas/Fundao Bienal de So Paulo. 13 Coleo Joo Sattamini, comodante Museu de Arte Contempornea de Niteri. Foto: Rmulo Fialdini/MAC-Niteri. 21 Foto: Arquivo Histrico Wanda Svevo/Fundao Bienal de So Paulo. Quantos mundos existem no vermelho?/Quantos vermelhos existem no mundo? 2-3 Fotos: Sofia Colucci/Fundao Bienal de So Paulo. 4-5 Acervo Sesc de Arte Brasileira, So Paulo. Foto: Sofia Colucci/Fundao Bienal de So Paulo. 9 Coleo Joo Sattamini, comodante Museu de Arte Contempornea de Niteri/Foto: Rmulo Fialdini/MAC-Niteri. 10 Acervo Banco Ita. Foto: Joo L. Musa/Ita Cultural. 13 Foto: Eduardo Eckenfels/Arquivo Cildo Meireles. Cortesia do artista. 16-17 Coleo de Rose e Alfredo Setubal. Foto: Galeria Nara Roesler. Agradecimentos

CRDITOS DE IMAGENS
Embalagem 19Bienal Foto: Arquivo Histrico Wanda Svevo/Fundao Bienal de So Paulo 30Bienal Foto: Leo Eloy/Fundao Bienal de So Paulo Linha do tempo Educativo Bienal 2Bienal Foto: Arquivo Histrico Wanda Svevo/Fundao Bienal de So Paulo 3Bienal Foto: Arquivo Histrico Wanda Svevo/Fundao Bienal de So Paulo 4Bienal Foto: Arquivo Histrico Wanda Svevo/Fundao Bienal de So Paulo 5Bienal Foto: Folhapress 7Bienal Foto: Arquivo Histrico Wanda Svevo/Fundao Bienal de So Paulo 10bienal Foto:Folhapress 18Bienal Foto: Arquivo Histrico Wanda Svevo/Fundao Bienal de So Paulo 19Bienal Foto: Arquivo Histrico Wanda Svevo/Fundao Bienal de So Paulo 21Bienal Foto: Srgio Amaral/Agncia Estado 25Bienal Foto: Juan Guerra/Fundao Bienal de So Paulo 28Bienal Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress 30Bienal Foto: Leo Eloy/Fundao Bienal de So Paulo Como a arte se apropria do mundo?/Como o mundo se apropria da arte? 2-3 Carlos Zilio (inferior-direita) Coleo do artista. Foto: Pedro Oswaldo Cruz/Arquivo Carlos Zilio. Carlos Zilio (superior-centro) Coleo Lili e Joo Avelar. Foto: Pedro Oswaldo Cruz/Arquivo Carlos Zilio. Maril Dardot Coleo Jos Marton. Foto: Ding Musa/Maril Dardot. Maria Leontina Coleo Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo (MAc-uSP), doao MAM-SP. Foto: Srgio Guerini/MAC-USP. Paulo Bruscky Acervo Banco Ita. Foto: Iara Venanzi/Ita Cultural. Rosngela Renn Acervo da Pinacoteca do Estado de So Paulo, aquisio por meio da Lei Federal de Incentivo Cultura/Ministrio da Cultura. Patrocnio Credit Suisse por meio da Assossiao dos Amigos da Pinacoteca do Estado, 2010. Foto: Ding Musa/Pinacoteca do Estado de So Paulo. 4-5 Foto: Rmulo Fialdini/Galeria Fortes Vilaa.

PUBLICAO
Concepo Stela Barbieri, Paulo Venancio Filho Coordenao geral Daniela Gutfreund Coordenao editorial Cristina Fino, Diana Dobrnszky Pesquisa e redao de textos Cibele Lucena, Fernanda Albuquerque, Helenira Paulino, Matias Monteiro, Ricardo Miyada Gerenciamento de imagens Pedro Ivo Trasferetti von Ah Fotografia Sofia Colucci, Gregrio Soares

Adriana Galindo, Agnaldo Farias, Alexandre Wollner, Alvaro Alves Filho, Amelia Toledo, Ana Mae Barbosa, Anna Maria Maiolino, Andrea Tonacci, Andressa Gois e Silva, Angela Fontana, Ani Rocco, Anny Lima, Aracy Amaral, Arlete Persoli, Arquivo Bienal, Arquivo Estado, Banco de Dados da Folha de So Paulo, Berenice Arvani, CAIS - Centro de Atividades Integradas de Santos, Carlos Barmak, Carlos Brakte, Carlos Eduardo Povinha, Carlos Eduardo Ucha, Caru Duprat, Catavento Cultural, Cau Alves, Celio Jorge Deffendi, Chak Ekizian, Chris Moraes, Christina Rizzi, Claudia Rosenberg Aratangy, Cludio Barros, Cludio Cretti, Cleide do Amaral Terzi,

Clelia Pastorello, Conselho de Educao de Bertioga, Conselho Municipal de Polticas Culturais de Bertioga, Coordenadoria de Museus e Galerias - Prefeitura de Santos, Daisy Peccinini, Danilo Miranda, Denise Grinspum, Denise Ortiz, Denise Pollini, Devanil Tozzi, Diretoria de Ensino Centro, Diretoria de Ensino Centro Oeste, Diretoria de Ensino da Regio de Mau, Diretoria de Ensino Sul 2, Diretoria de Ensino Sul 3, EE Cliciano Jos Ennes, EE Padre Manoel da Nbrega, EE Senador Alexandre Marcondes Filho, Elisabeth Scatolin, EMEF General Osrio, EMEF Rog Ferrerira, EE Professor Ceciliano Jos Ennes , EE Senador Alexandre Marcondes Filho, EMEF Deputado Rog Ferreira, EMEF General Osrio, Evelyn Ioschpe, Fbio Magalhes, Fbrica de Cultura Belm, Fbrica de Cultura Itam Paulista, Fbrica de Cultura Jardim So Luis, Fbrica de Cultura Sapopemba, Fbrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Faculdade Mozarteum de So Paulo (FAMOSP), Felipe Chaimovich, Felix Cury, Fernanda Beraldi, Fernando Carvalho, Folha de So Paulo, Faculdade Paulista de Arte (FPA), Fundao Armando Alvares Penteado (FAAP) Ribero Preto, Fundao Armando Alvares Penteado (FAAP) So Jos dos Campos, Fundao Armando Alvares Penteado (FAAP) So Paulo, Fundao Clovis Salgado - Minas Gerais, Fundao Julita, Gisa Picosque, Giselda Pistelli, Guilherme Teixeira, Heitor Martins, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, Hermes de Sousa, Instituto Superior de Educao (ISE) Vera Cruz, Iveta Maria Borges, Ivo Mesquita, J. C. Serroni, Joo Spinelli, Judith Lauand, Jlia Ribeiro, Juliana Braga, Juliana Santos, Julio Landman, Jussara Fonseca, Justo Werlang, Lilian Amaral, Lilian Grazieli, Luis Terepins, Luiz Munari, Marcelo Mattos Arajo, Mrcia Mathias de Castro, Maria Ceclia Frana Loureno, Maria Izabel Meirelles Reis Branco Ribeiro, Martin Grossmann, Mauro Lucas, Mila Chiovatto, Mirca Bonano, Mirian Celeste Martins, Museu da Cidade de So Paulo, Museu de Arte Contempornea de Jata - GO, Museu de Arte Moderna Murilo Mendes - Juiz de Fora, Museu Lasar Segall, Nazareth Pacheco, Nilva Manosso, Nova Unio da Arte (NUA)/Valentes de Davi, Ncleo Educativo Bolha de Sabo, Paulo Portella Filho, Paulo von Poser, Poiesis - Organizao Social de Cultura, Projeto Arrasto, Regina Teixeira de Barros, Rejane Coutinho, Renata Bittencourt, Renata Motta, Renivaldo Brito, Ricardo Ohtake, Rodrigo de Faria e Silva, Roseli Ventrella, Salete dos Anjos, Saleti de Abreu, Santoro, Sapienti Tecnologia Educacional, Secretaria de Cultura de Santos, Secretaria de Educao de Caieiras, Servio Social da Indstria (SESI) So Jos dos Campos, Servio Social da Indstria (SESI-SP), Servio Social do Comrcio (SESC) Belenzinho, Servio Social do Comrcio (SESC) Bertioga, Servio Social do Comrcio (SESC) Araraquara , Servio Social do Comrcio (SESC) Bauru, Servio Social do Comrcio (SESC) Campinas, Servio Social do Comrcio (SESC) So Jos do Rio Preto, Silvio Ariente, Sindicato dos Professores de So Paulo (SINPRO-SP), Solange Lemos, Suely Rolnik, Tadeu Chiarelli, Unio de Ncleos (UNAS), Associaes dos Moradores de Helipolis e Regio, Universidade de Braslia (UNB), Universidade Cidade de So Paulo (UNICID), Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP) Guarulhos, Valquria Prates, Vera Barros, Vitor Lotufo, Walter Vicioni

S-ar putea să vă placă și