Sunteți pe pagina 1din 41

SIMULADO DE HISTRIA Histria Antiga

Grcia Antiga

1 (FGV-SP) Em 594 a.C., Slon foi indicado como magistrado de Atenas e iniciou reformas, que incluam:

a) A abolio da escravido e da propriedade privada. b) O ostracismo e abolio da escravido em Atenas. c) Instituio da escravido por dvidas e supresso das hipotecas que oneravam os agricultores pobres. d) Supreso das hipotecas que oneravam os agricultores pobres, a abolio da escravido por dvidas e dividiu a sociedade censitariamente.

2 (SIMULADO) o governo civil (...) pertence a todos os que so livres e iguais.(Aristteles, Poltica, 1255b.)

Sobre a Democracia ateniense podemos afirmar:

a) A Democracia foi inaugurada por Drkon. b) A Democracia ateniense, apesar da isonomia (igualdade de todos), exclua as mulheres atenienses, metecos (estrangeiros) e os escravos. c) A Democracia ateniense era aristocrtica. d) A Democracia ateniense era representativa, onde os cidados votavam em polticos que seriam seus representantes na Eclsia, a assemblia popular.

3 (SIMULADO) Observe as imagens abaixo e marque a alternativa correta:

Lpide Funerria de um pedagogo. (100 a. C.).

A agricultura em Atenas. nfora do Sc. II.

Em relao ao trabalho realizado em Atenas podemos afirmar que:

a) Os servos trabalhavam em atividades diversas, mas principalmente na agricultura. b) Os assalariados realizavam trabalhos como de pedagogos, educando as crianas de Atenas. c) Os escravos trabalhavam somente em atividades agrcolas, j os metecos (estrangeiros) podiam trabalhar na educao das crianas em Atenas. d) Os escravos eram utilizados em trabalhos dos mais diversos como, por exemplo, nas atividades rurais agrcolas e nas urbanas como as de pedagogo, na educao das crianas atenienses.

4 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo: No dar boas provas de si na luta se no for capaz de encarar a morte sangrenta na peleja e de lutar corpo-a-corpo com o adversrio. Isso arete (virtude), este o ttulo mais alto que um jovem pode alcanar. bom para a comunidade, que o homem se mantenha com o p firme frente aos combatentes.(Poema de Tirteu, poeta Espartano, sculo V a.C.)

Sobre a sociedade espartana podemos afirmar:

a) Esparta era uma sociedade democrtica, sendo governada por polticos ilustres como Licurgo. b) Esparta era uma sociedade aristocrtica e militarizada, sendo governada pelos Esparciatas. c) Esparta era uma sociedade democrtica e militarizada, sendo governada pelos euptridas. d) Esparta era uma sociedade com um governo republicano, sendo liderada por seus senadores

5 - (SIMULADO) Em relao ao trabalho realizado em Esparta, podemos afirmar que:

a) Os Espartanos trabalhavam em atividades diversas, principalmente no artesanato. b) Os escravos eram predominantes, trabalhavam nas atividades agrcolas e urbanas. c) Os assalariados eram utilizados em trabalhos dos mais diversos como, por exemplo, nas atividades rurais agrcolas e nas urbanas como as de artesos.

d) Os Espartanos no realizavam trabalhos manuais, rurais ou urbanos; estes eram realizados pela populao servil relativamente numerosa, conhecida como hilotas, que pertenciam ao Estado.

6 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo:

Homero e Hesodo atriburam aos deuses tudo o que para os homens vergonha: roubo, adultrio e fraudes recprocas. Mas os mortais imaginaram que os deuses so engendrados, tm vestimentas, voz e forma semelhantes a eles. (Filsofo grego Xenfones de Clofon, 580 460 a.C)

A partir do texto acima, podemos afirmar sobre a religio da Grcia antiga que:

a) Era Monoteista, pois havia a crena em um Deus. b) Era Teocntrica, Deus era o cntro do universo para os gregos antigos. c) Era Politeista, pois havia a crena em um Deus. d) Era Politeista, havia a crena em diversos deuses, e Antropomrfica, pois os deuses, pela forma, se assemelhavam aos homens.

Roma Antiga

7 - (SIMULADO) Conta o historiador romano Tito Lvio que o orgulhoso rei Tarqinio sob um despotismo indisfarvel, perdeu o trono derrubado por uma conjurao patrcia

Sobre o fim da monarquia e o incio da Repblica romana correto:

a) Tarqinio, o Soberbo, foi derrubado do trono por um levante popular plebeu. b) Os patrcios derrubaram o rei e estabeleceram uma ditadura de seis meses. c) O fim da monarquia deccoreu de um golpe aristocrtico que instalou em Roma a supremacia do poder senatorial.

d) Tarqinio foi derrubado e foi estabelecida uma Repblica democrtica plebia em Roma.

8 - (UFPA-2001) As conseqncias do expansionismo romano levaram a Repblica ceder lugar ao Imprio na Roma antiga. Em relao ordem imperial, afirma-se que:

a) Houve a concentrao dos poderes de Roma nas mos do imperador Otvio Augusto. b) A organizao do Imprio contou com a participao popular plebia. c) O Imprio nasceu das derrotas da Repblica nas Guerras Pnicas no sculo II a.C. d) As bases do Imprio foram, politicamente, sustentadas pelo senado e pelos plebeus romanos.

9 - (SIMULADO) no h felicidade sem uma boa constituio poltica; no h paz, no h felicidade possvel, sem uma sbia e bem organizada Repblica. (Do senador e cnsul romano Marco Tlio Ccero, 43 a.C., Da Repblica, livro V.)

Sobre a Repblica da Roma antiga correto afirmar:

a) O poder poltico estava concentrado nas mos dos reis etruscos, como Tarqinio, o Soberbo. b) O poder poltico era exercido pelos tribunos da plebe, como os irmos Tibrio e Caio Graco. c) O poder do Senado sobrepunha-se aos demais, tornando-se rgo mximo da Repblica. d) O poder poltico estava concentrado nas mos do Imperador, assim como o militar e econmico.

10 - (Fuvest-2000) Roma expandiu-se consideravelmente pelo Mediterrneo no perodo republicano. No sculo II a.C., foram conseqncias dessa expanso: a) O aparecimento da classe mdia e o desaparecimento dos latifndios. b) O afluxo de riquezas e o crescimento do nmero de escravos. c) O aumento da populao rural na Itlia e a diminuio da populao urbana. d) A formao de pequenas propriedades e o fortalecimento do sistema assalariado.

Respostas: 1-d, 2-b, 3-d, 4-b, 5-d, 6-d, 7-c, 8-a, 9-c, 10-b.

Histria Medieval

1 - (SIMULADO) Observe a imagem abaixo:

A partir da imagem acima, marque a alternativa correta sobre a Europa medieval e o feudalismo:

a) havia o trabalho assalariado de homens livres no comrcio das cidades. b) havia o trabalho escravo de negros africanos nas atividades agrrias auto-suficientes dos feudos. c) predominava o trabalho servil dos camponeses nas atividades agrrias auto-suficientes dos feudos. d) predominava o trabalho escravo dos camponeses nas atividades agrrias dos feudos.

2 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo:

Eu, Lus, rei da Frana, torno pblico (...) que em Nantes, o conde Henrique de Champagne concedeu o feudo de Savigny a Bartolomeu, bispo de Beauvais. E por esse feudo o mencionado bispo empenhou a palavra e assumiu o compromisso de cavaleiro de servir com justia ao conde Henrique.(Concesso de um feudo ao bispo de Beauvais.)

A partir do texto acima, a poltica e as relaes de poder medieval eram:

a) Baseadas no Liberalismo poltico. b) Atribuidas Igreja Catlica, j que o clero exercia o poder excutivo medieval. c) Atribudas aos servos camponeses pela relao de recebimento de terras e tributos pelos nobres, como a talha e corvia. d) Baseadas nas relaes de suserania e vassalagem, onde os nobres suseranos cediam terras a outros nobres que as recebiam e tornavam-se vassalos fiis, a partir da, aos suseranos.

3 - (SIMULADO) A designao deriva de Jacques Bonhomme, que designava genericamente um campons e era usada pejorativamente.

No mundo medieval, o que foi a Jacquerie: a) O trabalho servil forado dos camponeses. b) O trabalho dos camponses escravos nos feudos. c) Uma revolta camponesa que ocorreu na Frana em 1358, contra a opresso sofrida pelos servos. d) Uma guerra entre nobres e camponeses na Frana, em 1700.

4 - (SIMULADO) H Um s senhor, uma s f, um s batismo; Um s Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, e por todos e em todos. (Epstola de S. Paulo Apstolo aos Efsios 4, 5, 6.)

O Cristianismo, religio hegemnica na Europa medieval tem como fundamentos: a) O Politeismo, pois era uma religio com diversos deuses, e o Antropocentrismo.

b) O Culto a Al, cujo profeta fora o rabe Maom. c) O Monoteismo, a crena em um nico Deus, e o Teocentrismo, Deus como centro do Universo. d) O Culto a deuses vinculados natureza, cujo principal deus era Tup.

Respostas: 1-c, 2-d, 3-c, 4-c.

Histria da Amrica Pr-Colombiana

1 - (SIMULADO) Inspecionamos em Chinchao *no atual Peru+ 33 ndios que estavam encarregados das folhas de coca; eles chegam aqui vindos de todas as colnias... (Ortiz de Zuiga. Visita de La Provncia de Hunaco, Peru, 1562.)

A partir do texto acima, correto afirmar sobre as civilizaes americanas pr-colombianas, no aspecto scio-econmico:

a) Incas, Maias e Astecas tinham sua base scio-econmica baseada na escravido de tribos rivais. b) Incas, Maias e Astecas tinham sua base scio-econmica baseada na servido coletiva de aldees. c) Os ndios Tupinamb escravizavam outras tribos para trabalharem nas aldeias. d) Os Incas escravizaram os Astecas que passaram a serem explorados para trabalhos forados.

2 - (SIMULADO) Observe a imagem abaixo:

A Antropofagia Tupinamb consistia em:

a) Uma forma de diminuir a densidade demogrfica nas aldeias Tupinamb. b) Um hbito alimentar Tupinamb. c) Um ritual de guerra e vingana Tupinamb. d) Pura selvageria e barbrie dos Tupinamb.

3 - (FGV-1995). Com relao s populaes indgenas brasileiras, no correto afirmar:

a) para praticar a agricultura, os tupis derrubavam rvores e faziam queimadas. b) quando os europeus chegaram aqui, encontraram uma populao amerndia homognea e nica em termos culturais e lingsticos. c) ao longo do perodo colonial, grupos de tupis uniram-se para enfrentar os invasores europeus. d) feijo, milho, abbora e mandioca eram plantadas pelas naes indgenas no Brasil.

4 - (SIMULADO) Observe a imagem abaixo:

A partir da imagem acima, correto afirmar sobre as civilizaes pr-colombianas:

a) Incas e Astecas matavam seres humanos, pois faziam parte de sua dieta alimentar. b) Seres humanos eram sacrificados a fim de diminuir e controlar a densidade demogrfica das civilizaes pr-colombianas c) Para os Incas e Astecas o sacrifcio humano cerimonial e a guerra para capturar vtimas para os sacrificios eram suas atividades religiosas e scio-polticas centrais. d) Incas e Astecas no realizavam o sacrifcio humano, pois consideravam um ato de guerra.

Respostas: 1-b, 2-c, 3-b, 4-c.

Histria Moderna

1 - (SIMULADO) O Estado sou Eu (LEtat cest moi). Est frase foi dita no sculo XVII pelo rei conhecido como rei Sol, cujo governo marcaria:

a) a implantao do regime Republicano francs com a supremacia poltica da burguesia. b) a instalao do Socialismo na Frana. c) o apogeu da centralizao poltica na Frana durante o governo de Lus XIV. d) a democratizao poltica francesa com forte participao popular atravs do voto direto.

2 - (UFPA - 2010) Hyacinthe Rigaud foi um artista francs que pintou a mais conhecida tela com a imagem do rei Lus XIV, da Frana.

Entre os inmeros smbolos mostrados no quadro est a flor-de-lis, uma figura herldica muito associada monarquia e aos reis franceses. Com base na leitura da imagem acima e nos conhecimentos sobre o absolutismo europeu, correto afirmar:

a) Lus XIV foi um rei perdulrio apenas interessado na moda, na vida ftil da corte e na riqueza de seus palcios, avesso que era aos negcios de Estado ou vida poltica. b) A palavra lis uma contrao de Louis, nome de Lus XIV, o primeiro a utilizar o smbolo a flor-de-lis no reino da Frana. c) O trono real com dossel foi criado por Lus XIV para representar a posio mxima do poder monrquico francs. d) Na mo direita est o cetro; no lado esquerdo, a espada; sobre a almofada, a coroa real, como smbolos de autoridade, poder e legitimidade.

3 - (SIMULADO) Segundo Bossuet, Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e so seus representantes na terra. (BOSSUET, Jacques. Poltica Tirada da Sagrada Escritura).

Segundo o texto acima, Bossuet afirmava que: a) O poder em uma sociedade deveria ser exercido pelo povo diretamente. b) O poder em uma sociedade deve ser exercido pelos monarcas soberanos, j que eram os verdadeiros representantes de Deus na Terra. c) Como todo poder vem de Deus, a Igreja Catlica que deveria governar as sociedades da poca. d) O poder deriva de Deus, logo o prprio Deus que deve governar a sociedade.

4 - (SIMULADO) O Renascimento na Europa possuiu como caracterstica: a) A valorizao do teocentrismo medieval, dando nfase a elementos do Cristianismo. b) Ajudou a combater o paganismo, sendo assim apoiado diretamente pela Igreja Catlica. c) A valorizao de uma cultura laica, racional e naturalista, opondo-se a uma cultura exclusivamente religiosa. d) Houve, nas obras renascentistas, representaes ligadas vida no campo, ou seja, revelava uma valorizao do mundo feudal europeu.

5 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e responda:

Em Giotto, Cristo realmente o filho do homem. Os acontecimentos da histria sagrada tornam-se acontecimentos terrenais, situam-se bem no mundo humano, e no mais no alm.. (FICHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro. Zahar, 1971.)

Qual o elemento indicado no texto acima que confirmam o pintor Giotto como um renascentista?

a) O elemento a valorizao da cultura religiosa. b) Em Giotto h a presena da valorizao do paganismo em suas obras. c) O elemento o fato de Cristo ser filho de Deus. d) o humanismo, a valorizao do homem nas obras de Giotto.

6 - (SIMULADO) As 95 Teses de Martinho Lutero na Alemanha e o Ato de Supremacia de Henrique VIII na Inglaterra, contriburam para: a) implantar o catolicismo e fortalecer o poder da Igreja catlica nos pases citados acima.

b) restaurar antigos direitos feudais na Alemanha e na Inglaterra. c) divulgar o paganismo nestes pases. d) promover a reforma protestante na Alemanha e a reforma anglicana na Inglaterra respectivamente.

7 - (SIMULADO) Leia abaixo uma das 95 Teses de Martinho Lutero e responda sobre o que Lutero esta falando:

"21. Erram os pregadores de indulgncias quando dizem que pelas indulgncias do papa o homem fica livre de todo o pecado e que est salvo."

a) Ele est elogiando a Igreja Catlica e o perdo dos pecados aos seus fiis. b) Ele est elogiando o papa e o seu perdo. c) Ele est criticando uma das prticas da Igreja Catlica que era a venda das indulgncias, ou seja, do perdo do papa dos pecados cometidos pelos fiis. d) Ele est criticando a Reforma religiosa na Alemanha e as novas Igrejas Protestantes.

8 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e marque a questo correta: Trecho de Os Lusadas, obra de Lus de Cames: As armas e os Bares assinalados Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda alm da Taprobana [ilha do ndico] Em perigos e guerras esforados, Mais do que prometia a fora humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; A F, o Imprio, e as terras viciosas [no-catlicas] De frica e de sia andaram devastando...

O texto faz referncia: a) s cruzadas europias da poca medieval. b) Ao combate ao paganismo pela Igreja Catlica. c) s Grandes Navegaes e conquistas portuguesas pelos mares, no incio da Idade Moderna. d) s Grandes Navegaes e conquistas europias no Atlntico, na Idade Mdia.

9 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e marque a alternativa correta:

Esta terra, Senhor (...) nela, at agora no podemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. (...) Porm, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que ser salvar esta gente. (...) Quanto mais disposio para nela se cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, o acrescentamento da nossa santa f. (Seta-feira, 1 de maio de 1500. Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal). Quais os elementos que influenciaram a expanso martima portuguesa nos sculos XV-XVI?

a) O elemento era a valorizao da cultura religiosa. b) O nico elemento era o interesse mercantil. c) Era a expanso do catolicismo, j que as grandes navegaes eram realizadas pela Igreja Catlica. d) Era o interesse mercantil e a expanso e defesa do catolicismo em novas terras.

Respostas: 1 - c, 2 - d, 3 -b, 4 -c, 5 - d, 6 - d, 7 - c, 8 - c, 9 - d.

Histria Contempornea

1 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e marque a alternativa correta:

87.O homem nasceu, como j foi provado, com um direito liberdade perfeita e empleno gozo de todos os direitos e privilgios da lei da natureza, assim como qualquer outro homem ou grupo de homens na terra. 95. Se todos os homens so, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ningum pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder poltico de outro sem o seu prprio consentimento.. (LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo Civil).

O texto acima pertence a um pensador Iluminista, quais ideais este defende e qual o ponto de vista dele em relao a estes ideais?

a) Este defendia a liberdade e a igualdade entre os homens e a manuteno de um governo absolutista e centralizador. b) Ele defendia a liberdade, sobretudo, a libertao dos escravos nas colnias norteamericanas. c) Este defende que os homens possuem a liberdade e a igualdade como direitos naturais e que o governo e a sociedade civil servem para preservar tais direitos. d) Este defende que o Estado deve garantir aos cidados seus direitos, como de liberdade e igualdade, atravs de uma diviso equilibrada dos trs poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judicirio.

2 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e responda sobre o que foi a Independncia dos Estados Unidos:

todos os homens nascem iguais; recebem do Criador certos direitos inalienveis, entre os quais o da vida, o da liberdade e o de buscar a felicidade; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mud-lo ou aboli-lo. (Declarao de Independncia dos Estados Unidos da Amrica, 4 de julho de 1776.)

a) Foi o processo de desenvolvimento industrial dos Estados Unidos. b) Foi um processo econmico em que os Estados Unidos se tornaram a grande potncia nas Amricas. c) Foi o rompimento da Inglaterra com os Estados Unidos da Amrica. d) Foi o rompimento dos norte-americanos com a metrpole (Inglaterra) grande indicador da runa do Antigo Regime, pondo fim ao pacto colonial.

3 - (UFPA-2009) Para o historiador Eric Hobsbawm A Revoluo Industrial assinala a mais radical transformao da vida humana j registrada em documentos escritos. (HOBSBAWM, Eric. Da Revoluo Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1983. p.13)

Sobre esse fenmeno, correto afirmar que:

a) foi estabelecida uma nova forma de organizao do trabalho produtivo havendo uma acelerao da produo domiciliar. b) ocorreu uma modificao brusca na vida das sociedades humanas com o aparecimento das primeiras mquinas, que substituram a manufatura e o trabalho artesanal dos homens. c) expressivo comrcio foi estabelecido entre as naes do continente europeu graas utilizao da mo-de-obra escrava ou servil nas fbricas com inovaes tecnolgicas. d) a substituio da tecelagem pela mquina a vapor, no sculo XX, deu impulso ao comrcio txtil realizado entre as cidades industriais inglesas e as naes do continente americano.

4 - (SIMULADO) Os trabalhadores ingleses com o desenvolvimento industrial passaram a criticar duramente o processo produtivo industrial. Isto ocorreu principalmente porque:

a) Os trabalhadores foram submetidos ao trabalho escravo nas indstrias. b) Realizavam-se longas horas de trabalho, com condies subumanas de vida e trabalho e com baixos salrios. c) O trabalho industrial absorveu somente a mo-de-obra servil dos camponeses na Inglaterra. d) O trabalho assalariado era bem remunerado, prejudicando os lucros da burguesia proprietria.

5 - (SIMULADO) O texto abaixo refere-se ao movimento trabalhista chamado Luddismo: Nunca deporemos as armas at que a Cmara dos Comuns *Parlamento Ingls+ aprove uma Lei para eliminar toda maquinaria prejudicial Comunidade.. Ns no pedimos mais nada assim no d, temos que lutar. (Assinado pelo General do exrcito dos Justiceiros, Ned Ludd.)

Qual era a proposta deste movimento? a) Ele propunha o estabelecimento de leis para o desenvolvimento industrial na Inglaterra. b) Ele propunha o incio de uma guerra na Europa, pois queriam lutar. c) Ele propunha a mecanizao do setor txtil na Inglaterra. d) Ele propunha a destruio de todas as mquinas das fbricas na Inglaterra, pois essas geravam desemprego, explorao e baixos salrios.

6 - (SIMULADO) Para o historiador Eric Hobsbawm A Revoluo Francesa um marco em todos os pases. Suas repercusses ocasionaram os levantes que levariam libertao da Amrica Latina depois de 1808. (HOBSBAWM, Eric. Era das Revolues. So Paulo: Paz e

Terra, 2005. p.85.) Sobre esse fenmeno, correto afirmar que: a) Esta Revoluo estabeleceu uma nova forma de organizao do trabalho no mundo ocidental, pois pregava a libertao dos escravos em todo o mundo. b) Esta Revoluo defendeu os interesses e privilgios da nobreza francesa. c) A Revoluo Francesa foi promovida pelo Rei Lus XIV que devolveu ao povo francs o direito de participar das eleies na Frana, a partir de 1889. d) A Revoluo Francesa, que defendia o princpio de igualdade e de liberdade, se contrapunha governos centralizadores e absolutistas.

7 - (SIMULADO) A imagem abaixo mostra ingleses em Esfinge no Egito (frica), sculo. XIX:

Esta imagem mostra que a poltica imperialista europia fundamentou-se na: a) Diplomacia amistosa, pois as naes europias buscaram uma relao amigvel com as naes africanas. b) Diplomacia do canho, uma poltica colonizadora na frica conseguida pela fora. c) Diplomacia pacfica, uma poltica de paz. d) Diplomacia humanitria, uma poltica solidria aos problemas africanos.

8 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo: O imperialismo europeu do sculo XIX encontrou na ndia e na China dois amplos mercados para explorao. Na ndia, produzia-se a droga do pio que era vendida de forma forada para um mercado consumidor na China, disseminando o vcio entre os chineses e desagradando as autoridades desse pas. No contexto do Imperialismo europeu na sia, a Guerra do pio (1841-42) representou: a) O fechamento dos portos da China. b) A eliminao da influncia da Inglaterra na China. c) A penetrao e o domnio imperialista da Inglaterra na China. d) A penetrao e o domnio imperialista da Alemanha na ndia.

9 - (SIMULADO) A Primeira Guerra Mundial ps em conflito: a) A Unio Europia e os Estados Unidos da Amrica. b) As naes europias e a Rssia czarista. c) A Inglaterra e os Estados Unidos da Amrica. d) Dois blocos poltico-militares antagnicos, a Trplice Aliana (Alemanha, ustria e Itlia) e a Trplice Entente (Inglaterra, Frana e Rssia).

10 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo:

Como se sabe, os jovens nacionalistas srvios se organizavam em sociedades secretas para combater o governo do Imprio Austro-Hngaro. Destacou-se a Ujedinjenje ili smrt, conhecida como Mo Negra, que tramou um atentado contra o prncipe herdeiro Francisco Ferdinando, em 1914.

A Primeira Guerra Mundial teve como causas principais: a) As disputas entre Alemanha e ustria, que disputavam a frica. b) Os desentendimentos entre ustria e Itlia, devido crise Romana. c) As disputas imperialistas das naes europias, o armamentismo e o assassinato do prncipe

Francisco Ferdinando, considerado o estopim da guerra. d) O assassinato do prncipe herdeiro Francisco Ferdinando foi a grande causa da guerra.

11 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo:

Parecia bvio que o velho mundo estava condenado. A velha sociedade, a velha economia, os velhos sistemas polticos tinham, como diz o provrbio chins perdido o mandato do cu. (...) A Revoluo Russa pretendeu dar ao mundo esse sinal. Tornou-se portanto, to fundamental para a histria deste sculo quanto a Revoluo Francesa de 1789 para o sculo XIX. (HOBSBAWM, Eric J. A Revoluo Mundial. In: Era dos extremos... SP: C&A das letras, 1995. pp. 62-68.)

Podemos afirmar que a Revoluo Russa corresponde: a) A Revoluo de 1917 que derrubara o governo democrtico russo, que era dominado pela burguesia sovitica, e a instalao do socialismo na Rssia. b) A derrubada do governo monrquico russo e a instalao de um sistema poltico democrtico. c) As revolues de 1917: a primeira, a Revoluo de Fevereiro, derrubou a monarquia imperial czarista; a segunda, a Revoluo Bolchevique ou de Outubro, organizada pelo partido bolchevique contra o governo provisrio instalado na primeira fase. d) A Revoluo de 1917, liderada pelo partido bolchevique, que derrubou a monarquia imperial czarista da dinastia Romanov.

12 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo:

"A reorganizao da Rssia sobre a base da ditadura do proletariado, sobre a base da nacionalizao dos bancos e da grande indstria, da troca de gneros e de produtos entre as cidades e as cooperativas de consumo dos pequenos camponeses, perfeitamente possvel do ponto de vista econmico. Esta reorganizao tornar o socialismo invencvel na Rssia e no mundo inteiro(...)". (Sobre a Concluso de uma paz separada, de Vladimir Lnin (1918). In: MATTOSO, Ktia. Textos e documentos .... SP: Hucitec, 1997. pp. 161-163.)

Segundo as palavras de Lnin, podemos afirmar que a Revoluo Russa visava estabelecer na Rssia: a) Politicamente, um governo baseado na ditadura do proletariado e, economicamente, na grande indstria capitalista monopolista. b) Politicamente, um governo baseado na ditadura dos camponeses e, economicamente, nas grandes cooperativas de consumo. c) Um governo autoritrio, centrado no poder de Lnin, lder do partido bolchevique. d) A ditadura do proletariado e a nacionalizao dos meios de produo.

13 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo. Para o Fascismo, a nao o bem supremo. O Estado deve ser forte. (...) O Estado ser policial e a Justia estar s suas ordens. O Estado forte encarna-se num chefe, guia e salvador da nao, erguido da massa pelo impulso da sua personalidade; a sua palavra a lei e a verdade. (MICHEL, Henri. Os Fascismos. Lisboa: Dom Quixote, 1977. pp. 13-20.)

A partir do texto acima podemos afirmar que entre as caractersticas do Nazi-Fascismo esto:

a) O Socialismo de Estado, marcado pela valorizao da nao, e a Ditadura do Proletariado, isto , uma aliana entre os trabalhadores e seu lder poltico. b) O Nacional-socialismo, baseado na valorizao da nao e do povo, e a Democracia populista, baseada na autoridade do chefe de Estado, eleito pelo povo. c) O Nacionalismo de Estado, com a nacionalizao das indstrias e distribuio de terras para o povo, e o Autoritarismo, marcado pela autoridade do rei. d) O Nacionalismo exarcebado, com a valorizao nacional, e o Autoritarismo, marcado pela autoridade suprema dos lderes do Estado.

14 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo: Ficam proibidos os casamentos entre judeus e alemes ou pessoas de sangue alemo. As relaes sexuais entre judeus e alemes so proibidas. (Lei para a proteo do sangue e honra alem, 1935).

As Leis de Nuremberg acima, publicadas em 1935, apresentam uma das caractersticas mais marcantes do nazismo alemo, esta seria:

a) O nacionalismo exarcebado, pois a nao deveria ser o bem supremo para todos os alemes. b) O Anti-semitismo, a perseguio e excluso dos judeus da vida pblica na Alemanha. c) O autoritarismo, um principio postulado no princpio da autoridade. d) O anticomunismo, isto , a oposio a idias comunistas, j que a maioria dos comunistas eram judeus.

15 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo: "Ao chegar, os prisioneiros eram despidos; todo seu cabelo era cortado. Em seguida eram agrupados e distribudos como animais. Em vrios campos Auschwitz foi o pior deles testaram injees destinadas a produzir esterilidade em mulheres, experincias to devastadoras, tanto fsicas como mentalmente, que as sobreviventes s podiam ser enviadas para os fornos de Birkenau." (FOOT, M.R.D. As atrocidades nazistas. In: Sculo XX. So Paulo: Abril Editora, 1968. p. 2060)

O texto acima faz referncia: a) Aos Julgamentos de Nuremberg, quando os lderes nazistas foram julgados pelos seus crimes de guerra. b) Blitzkrieg (guerra relmpago) de 1940, quando a Alemanha ocupou a Holanda, Noruega e a Frana. c) perseguio exclusiva de judeus, isto , o anti-semitismo, que levou morte milhares de judeus em campos de concentrao, como Auschwitz-Birkenau. d) perseguio racista e preconceituosa dos nazistas que inclua, alm de judeus, ciganos, comunistas, deficientes, negros, homosexuais, enviados a campos de concentrao.

16 - (SIMULADO) Observe a imagem abaixo.

Organizao das Naes Unidas (ONU) No contexto da Guerra Fria, como o mundo estava organizado: a) O mundo estava dominado pela Alemanha nazista e a Itlia fascista. b) O mundo era disputado por blocos econmicos, como o NAFTA (EUA, Canad, Mxico) e a Unio Europia. c) O mundo, aps 1945, ficou marcado pela oposio entre o socialismo russo-sovitico e o capitalismo norte-americano, numa bipolarizao poltica, ideolgica e militar. d) O mundo ficou sob a supremacia poltica, econmica e militar exclusiva dos Estados Unidos da Amrica devido ao seu extraordinrio desenvolvimento econmico capitalista.

17 - (UERJ-2008) Observe a charge abaixo.

A charge acima resgata o clima na Guerra Fria. Marque a alternativa que aponte aspectos do final da dcada de 1940 que contriburam para o incio da Guerra e as conseqncias da ordem mundial estabelecidas pela Guerra Fria que se relacione existncia de arsenais nucleares.

a) Aspectos: o enfraquecimento da Europa como centro poltico e econmico mundial e disputas por reas de influncia pela mesma; conseqncias: construo de um equilbrio mundial pelo terror. b) Aspectos: o enfraquecimento da URSS como potncia mundial e disputas por reas de influncia pelos EUA; conseqncias: um equilbrio mundial pela paz armada e a pacificao total do mundo. c) Aspectos: o enfraquecimento da Europa como centro poltico e econmico mundial e disputas por reas de influncia entre os EUA e a URSS; conseqncias: construo de um equilbrio mundial pelo terror e a possibilidade da destruio do mundo. d) Todas as alternativas acima esto erradas.

18 - (SIMULADO) Leia o texto: A Revoluo Cubana era tudo: romance, herosmo nas montanhas, ex-lderes com a desprendida generosidade de sua juventude - os mais velhos mal tinham passado dos 30. (HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. SP, 1995, p. 427).

Sobre a Revoluo Cubana podemos afirmar:

a) Foi o conjunto de guerras liderado por Fidel Castro que implantou em Cuba um governo Comunista aps o perodo da Guerra Fria, desafiando a poltica norte-americana. b) Foi um movimento popular que derrubou o governo ditatorial de Fulgencio Batista e estabeleu um estado comunista na Amrica Latina, liderado por Fidel Castro, no incio de 1959 durante a Guerra Fria. c) Foi o conjunto de guerras pela independncia nacional de Cuba, liderado por Ernesto Che Guevara que implantou o governo socialista cubano. d) Todas as alternativas acima esto erradas.

Respostas: 1 - c, 2 - d, 3 - b, 4 - b, 5 - d, 6 - d, 7 - b, 8 - c, 9 - d, 10 - c, 11 - c, 12 - d, 13 - d, 14 - b, 15 - d, 16 - c, 17 - c, 18 - b.

Histria do Brasil

Brasil Colnia

1 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e marque a alternativa correta: Relato de Jean de Lry, Viagem terra do Brasil: Uma vez um velho ndio perguntou-me: - Por que vindes vs e outros, mares e pers [franceses e portugueses], buscar rvore de to longe para vos aquecer? No tendes madeira em vossa terra? Respondi que tnhamos muita, mas no daquela qualidade, e que no a queimvamos, como ele supunha, mas dela extramos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordes de algodo e suas plumas. Este texto est falando sobre:

a) A coleta das Drogas-do-Serto na Amaznia pelos portugueses. b) As conquistas de ouro e prata dos portugueses nas Amricas, atravs das navegaes pelos mares. c) A explorao do Pau-Brasil, que era uma riqueza para os portugueses, j que extraam tinta para tingimento desta rvore. d) A explorao do Pau-Brasil, que era uma riqueza para os portugueses j que queimavam esta rvore para fazer carvo

2 - (SIMULADO) Eu, El-Rei, recomendo aos Padres Jesutas que penetrem tanto quanto possvel nos sertes e faam neles igrejas para cultivar os ndios na f e para que vivam com a decncia crist (Proviso Rgia de 1680).

Segundo o texto acima, o objetivo das misses dos padres jesutas no Brasil colnia era: a) Libertar os ndios que viviam nos sertes. b) Escravizar os ndios que viviam nos sertes. c) Reunir os ndios em aldeamentos e catequiz-los. d) Reunir os ndios em aldeamentos e escraviz-los.

3 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e marque a alternativa correta: "As verdadeiras minas do Brasil so o acar e pau-brasil, de que V. Majestade tem tanto proveito sem lhe custar um s vintm". (Do governador geral Diogo de Mebeses, ao rei espanhol Felipe III, 1609).

a) Ambos os produtos citados no texto, originais das Amricas, logo foram explorados comercialmente pelos portugueses. b) No havia interesse por parte dos portugueses em explorar comercialmente a cana-deacar. c) A explorao da cana-de-acar e do pau-brasil pelos portugueses s trouxe benefcios econmicos e ecolgicos para o Brasil. d) A explorao extensiva pelos portugueses da cana-de-acar, oriunda do oriente, e do paubrasil, originria da Amrica, levou destruio da Mata Atlntica do litoral do Brasil.

4 - (UFSC-2000) A lavoura da cana-de-acar tornou-se no sculo XVII a base da economia brasileira. Sobre a lavoura canavieira e suas consequncias, verdadeiro:

a) A sociedade que se organizou, na poca de apogeu da cana-de-acar, possua um carter aristocrtico, mas era grande a mobilidade social. b) A minerao foi uma atividade dependente da lavoura canavieira, uma vez que o ouro era utilizado para pagar os insumos necessrios (ferramentas, mo-de-obra) ao cultivo da cana. c) O crescimento da lavoura canavieira teve, entre outras consequncias, o desenvolvimento de uma sociedade mais democrtica e liberal. d) A famlia que se formou nesta poca era patriarcal. A mulher, os filhos e todos os que rodeavam o senhor de engenho a ele temiam e obedeciam.

5 - (MACKENZIE-1999) "O senhor de engenho um ttulo a que muitos aspiram; traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos". (Antonil, Cultura e opulncia no Brasil.). O texto de Antonil retrata a sociedade aucareira brasileira, cujas caracteristicas eram: a) a notvel mobilidade social e as grandes possibilidades de asceno para trabalhadores livres, mestios e escravos. b) o predomnio da vida urbana e a ausncia de relaes patriarcais. c) a estrutura social rgida e a autoridade quase sem limites do grande proprietrio, estendendo-se aos familiares, dependentes e escravos. d) senhor de engenho e trabalhador assalariado nas posies sociais chaves.

6 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e marque a alternativa correta: Os senhores de engenho, os patriarcas, constituam-se numa espcie de juzes supremos de todas as pessoas que viviam nos seus domnios. O senhor de engenho dominava seus filhos,

parentes, escravos e os agregados de sua casa-grande. Ele era o patriarca do Brasil colonial. (Adaptado de TERAROLLI, Rodolfo. O poder da famlia do senhor de engenho. 1999.)

Quem era a grande autoridade do Brasil colonial? a) Era o rei portugus, grande patriarca do Brasil, pois o pas era colnia de Portugal. b) Sendo uma colnia catlica, era o patriarca da Igraja Catlica no Brasil, o Arcebispo. c) Eram os patriarcas das famliades, os grandes proprietrios, os senhores de engenho. d) Era o presidente do Brasil na poca, pois ele dominava todas as pessoas que viviam ao seu redor.

7 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo: "No Brasil colonial, no domicilio, a figura feminina teve destaque. Era a cargo delas que ficavam o asseio e a limpeza da casa, a preparao dos alimentos, o comando das escravas domsticas, alm da indstria caseira, pois o trabalho manual domstico cabia s mulheres, fazendo travesseiros, redes, etc." (Adaptado de MEZAN, Leila. Famlias e vida domstica. 1997.)

Qual era a funo das mulheres no Brasil colonial? a) Sendo filhas ou esposas dos senhores de engenho, a funo das mulheres era a de comandar, ao lado do senhor, a sociedade patriarcal. b) As mulheres ocupavam um lugar de destaque, sobretudo, na administrao dos negcios das fazendas do senhor de engenho. c) A pesar de ser excluda da organizao do mbito econmico, na sociedade do acar as mulheres eram autoridades polticas e sociais. d) Em regra, as mulheres eram consideradas pessoas subalternas em relao aos homens, sendo sua funo, sobretudo, os afazeres domsticos.

8 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo: A base, a agricultura; as condies, a estabilidade patriarcal da famlia, a regularidade do trabalho por meio da escravido, a unio do portugus com a mulher ndia, incorporada assim cultura econmica e social do invasor. Formou-se na Amrica tropical uma sociedade agrria na estrutura, escravocrata na tcnica de explorao econmica, hbrida de ndio e mais tarde de negro na composio." (FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48 Ed. So Paulo: Global, 2003. pp. 65-79.)

Entre as caractersticas do Brasil colonial ns temos? a) O Brasil colonial era urbano e escravista, isto vivia-se nas cidades e havia o trabalho de escravos indgenas e africanos ao lado de assalariados. b) O Brasil colonial era agrrio e escravista, isto vivia-se na rea rural, nas fazendas e casagrande, e havia a explorao sistemtica do trabalho de escravos indgenas e africanos. c) O Brasil colonial era agrrio e industrial, isto vivia-se na rea rural, nas fazendas e casagrande, porm trabalhava-se nas indstrias com o uso do trabalho de escravos.. d) O Brasil colonial era agrrio e escravista, isto vivia-se no campo, nas matas, de onde os trabalhadores escravos retiravam a riqueza, da extrao florestal, para os seus senhores.

9 - (SIMULADO) Na imagem abaixo, um escravo apanha de um feitor, gravura de Debret:

Em relao s relaes entre senhores e escravos, podemos afirmar que: a) Era uma relao de extrema violncia, mas somente por parte do escravo que frequentemente agredia seus senhores com ataques, espancamentos. b) Os escravos, em casos raros, sofriam de alguma violncia por parte de seus senhores. c) A violncia era utilizada pelo branco como meio de submeter e castigar os escravos, sendo uma das marcas do sistema escravista. d) A violncia no era utilizada pelo branco para satisfazer seu dio contra os escravos, mas somente com uma funo educadora.

10 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo:

Seiscentas peas barganhei Que pechincha no Senegal. A carne rija, os msculos de ao, Boa liga do melhor metal.

Em troca dei s aguardente, Contas, lato um peso morto! Eu ganho oitocentos por cento Se a metade chegar ao porto. (Heinrich Heine, Apud Alfredo Bosi. Dialtica da colonizao. So Paulo: C&A das Letras, 1992).

Em relao ao texto acima, a que atividade o texto faz referncia e qual a idia central do texto?

a) Os versos do poeta fazem referncia ao trfico de ndios no Brasil; a idia central a de que este comrcio era muito lucrativo para os portugueses. b) Os versos do poeta fazem referncia ao trfico de escravos africanos; a idia central a de que este comrcio no era lucrativo para os portugueses. c) Os versos do poeta fazem referncia imigrao europia para o Brasil; a idia central a de que esta atividade no era lucrativo para os portugueses. d) Os versos do poeta fazem referncia ao trfico de escravos africanos; a idia central a de que este comrcio era muito lucrativo.

11 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo: Os escravos pretos l, Quando do com maus senhores, Fogem, so salteadores, e Nossos contrrios so. Entranham-se pelos matos, E como criam e plantam, Divertem-se, brincam e cantam, De nada tm preciso. Vm de noite aos arraiais, E com indstrias e tretas, Seduzem algumas pretas, Com promessas de casar. Eis que a notcia se espalha, Do crime e do desacato, Caem-lhe os capites-do-mato, E destroem tudo enfim. (De Joaquim Jos Lisboa, 1806; In: REIS, Joo J; GOMES, Flavio. Liberdade por um fio histria dos quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 164-65.)

A partir da leitura do texto acima e dos estudos que a histria nos proporciona sobre a temtica da escravido, podemos afirma que: a) a fuga foi uma das formas de resistncias dos africanos utilizados como mo-de-obra compulsria no Brasil colnia, sendo que, ela significava, na maioria das vezes, a morte pelo desconhecimento que eles tinham da regio e pela incompatibilidade de conviver com as naes indgenas que habitavam a floresta. b) negros e ndios foram utilizados como mo-de-obra escrava nos trabalhos no Brasil colnia e a fuga se constituiu para eles como um meio de resistncia escravido, sendo que, a organizao desta fuga, foi iniciativa dos negros, que se reuniram muitas vezes em espaos de resistncia chamados de mocambos ou quilombos.

c) a escravido era o nico trao que unia populaes indgenas e africanas no territrio brasileiro, pois tradies culturais antagnicas dificultavam o contato tnico e no permitiram um maior processo de aculturao das duas etnias. d) a presena de negros africanos, ndios e brancos pobres no Brasil colnia favoreceu as fugas e conflitos entre esses grupos e a formao de guerrilhas rurais, lutas pelo acesso a terra e riquezas no interior do Brasil.

Respostas: 1-c, 2 - c, 3-d, 4-d, 5-c, 6-c, 7-d, 8-b, 9-c, 10-d, 11-b.

Brasil Imprio

1 - (Cesgranrio-1994). A transferncia do governo portugus para o Brasil, em 1808, teve ligao estreita com o processo de emancipao poltica da colnia porque:

a) introduziu idias liberais na colnia, incentivando vrias rebelies. b) reforou os laos de dependncia e monoplio do sistema colonial. c) incentivou as atividades mercantis, contraindo os interesses da grande lavoura. d) instalou no Brasil a estrutura do Estado portugus, reforando a unidade e a autonomia da colnia.

2 - (Mackenzie-1999). A Independncia fruto mais de uma classe do que da nao tomada em seu conjunto. (Caio Prado Jr). Identifique a alternativa que justifica e complementa o texto. a) a Independncia foi liderada pelas camadas populares e acompanhadas de profundas mudanas sociais. b) o movimento de independncia foi uma ao da elite, preservando seus interesses e privilgios. c) os vrios segmentos sociais uniram-se em funo da longa guerra de independncia. d) a aristocracia rural no temia a participao da massa escrava no processo, extinguindo a escravido logo aps a independncia.

3 - (SIMULADO) A Revoluo do Porto, em 1820, pode ser considerada decisiva para a Independncia do Brasil, porque:

a) garantia a economia da Colnia implementada durante a permanncia do governo portugus no Brasil.

b) fortalecia os grupos liberais radicais, cada vez mais ativos na Colnia e articulados com os grandes proprietrios e levou as Cortes a exigir a permanncia de D. Pedro no Brasil.

c) impunha Colnia um programa de reformas liberais, com a proibio do trfico negreiro.

d) ameaava os interesses dos grupos brasileiros, tentando reverter vrias medidas tomadas por D. Joo no Brasil, e aumentou a presso das Cortes para a recolonizao do pas.

4 - (SIMULADO) A primeira Constituio do Brasil Imprio (1824) estabelecia:

a) Um governo Republicano e Presidencialista, no qual o Presidente exerceria o poder executivo e o Congresso Nacional o Legislativo, a submisso da Igreja ao Estado, o voto censitrio e descoberto. b) Um governo Democrtico e Parlamentar, no qual o poder executivo seria exercido pelo primeiro ministro eleito entre os representantes do povo no Congresso Nacional; o voto censitrio e dois poderes: o executivo e o legislativo. c) Um governo Monrquico Imperial, no qual o poder executivo seria exercido pelo Rei de Portugal, a submisso do Estado Igreja e trs poderes: executivo, judicirio e legislativo. d) Um governo Monrquico-Hereditrio, no qual o poder executivo seria exercido pelo imperador do Brasil, a submisso da Igreja ao Estado, o voto censitrio e descoberto, as eleies indireta e quatro poderes: executivo, judicirio, legislativo e moderador.

5 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo:

O perodo regencial foi um dos mais agitados na histria poltica do pas e tambm um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate poltico foi dominado pelos temas da centralizao ou descentralizao do poder, do grau de autonomia das provncias da organizao das Foras Armadas. (FAUSTO, Boris. Histria do Brasil, 2 ed. So Paulo: EDUSP, 1995. p. 161.)

Sobre as vrias revoltas nas provncias durante o perodo de Regncia, podemos afirmar corretamente que: a) eram levantes republicanos em sua maioria, que conseguiam sempre empolgar a populao pobre e os escravos. b) a principal delas foi a Revoluo Farroupilha, acontecida nas provncias do Nordeste, que pretendia o retorno do imperador D. Pedro I. c) podem ser vistas como respostas poltica centralizadora do Imprio, que restringia a autonomia financeira e administrativa das provncias. d) em sua maioria, eram revoltas lideradas pelos grandes proprietrios de terras e exigiam uma posio mais forte e centralizadora do governo imperial.

6 - (Unesp-1999). Leia os versos: Itlia bela, mostre-se gentil, E os filhos no a abandonaro, Seno vamos todos para o Brasil, E no se lembraro de retornar, Aqui mesmo ter-se-ia no que trabalhar Sem ser preciso para a Amrica emigrar. O sculo presente j nos deixa, O mil e novecentos se aproxima. A fome est estampada em nossa cara E para cur-la remdio no h. A todo momento se houve dizer: Eu vou l, onde existe a colheita do caf. Os versos fazem parte de um contexto no qual:

a) os italianos emigravam para o Brasil em decorrncia de acordos entre os dois pases, envolvendo contratos de trabalho sazonais para a colheita do caf. b) as condies econmicas da Itlia favoreciam a emigrao para as regies cafeeiras em expanso aps a abolio da escravido no Brasil. c) a industrializao na Itlia conduzia o pas a uma poltica internacional de acordos com o Brasil para que os italianos se tornassem cafeicultores. d) a emigrao italiana para o Brasil tendia a crescer devido s propagandas de grupos pacifistas realizadas durante as guerras de unificao da Itlia.

7 - (UFPE, 1996). Durante o sculo XIX, a economia brasileira continuou essencialmente agroexportadora. O surgimento de uma nova cultura deslocou o centro econmico do pas de uma regio para outra, porque: a) a expanso do mercado internacional do algodo deslocou para o Maranho os capitais aplicados no trfico negreiro, tornando essa regio um grande centro econmico. b) o caf, ao se tornar o produto de exportao mais rentvel, transformou a regio Sudeste no centro econmico mais importante do pas. c) a cultura do cacau associada cana-de-acar deslocou para a regio Nordeste capitais empregados na explorao das minas. d) o crescimento das exportaes do acar tornaram a regio Nordeste o centro econmico mais produtivo durante esse perodo.

Respostas: 1-d, 2-b, 3-d, 4-d, 5-c, 6-b, 7-b.

Brasil Repblica

1 - (SIMULADO) O que foram 1) a Lei do Ventre Livre (7/09/1871), 2) a Lei do Sexagenrio (7/09/1885) e 3) a Lei urea (13/05/1988), respectivamente?

a) 1) Esta libertava os escravos com mais de 60 anos, 2) Esta Lei libertava os negros nascidos desta data em diante e 3) Esta Lei aboliu a escravido no Brasil. b) 1) As negras escravas gravidas eram libertadas por esta lei a partir desta data., 2) Esta Lei libertava os negros nascidos desta data em diante e 3) Esta aboliu a escravido no Brasil.

c) 1) Esta Lei libertava os negros nascidos desta data em diante, 2) Esta libertava os escravos com mais de 60 anos e 3) Esta Lei aboliu a escravido no Brasil. d) 1) Esta Lei aboliu a escravido no Brasil, 2) Esta libertava os escravos com mais de 60 anos e 3) Esta Lei libertava os negros nascidos desta data em diante.

2 - (UFPA - 2010) Em 1888, Juvenal Tavares, militante no abolicionismo paraense, publicou uma srie de poemas em comemorao abolio da escravido no Brasil. A ti, vil senhor, hoje o que resta? / O que te resta, pfia criatura, / Que passavas a vida, rindo, em festa? / Toma da enxada e cava a terra dura; / Come o po com o suor da tua testa; / Infeliz, acabou-se a escravatura! (Juvenal Tavares, A um escravocrata. In: Versos antigos e modernos, 1889, p. 27). Com base na leitura dos versos e no conhecimento sobre o abolicionismo, correto afirmar que:

a) os poetas formaram a classe dirigente do processo abolicionista no Brasil e no Par. b) a poesia abolicionista foi um canal de expresso de grupos letrados contra a continuidade da escravido no pas. c) os artistas se utilizaram do tema da abolio da escravido para conquistar a mdia da poca e alcanar o sucesso. d) o abolicionismo foi um movimento de carter econmico, pois queria apenas tirar o pas do atraso diante das outras naes.

3 - (SIMULADO) Leia o texto abaixo e marque a alternativa correta:

No que se refere aos direitos civis, pouco foi acrescentado pela Constituio de 1891. O mesmo se pode dizer dos direitos polticos. Sendo funo social antes que direito, o voto era concedido queles a quem a sociedade julgava poder confiar a sua preservao. No Imprio, como na Repblica, foram excludos os pobres (seja pela renda ou pela exigncia da alfabetizao), os mendigos, as mulheres, os praas de pr (soldados e marinheiros), os membros de ordens religiosas. Ficava fora da sociedade poltica a grande maioria da populao. (CARVALHO, Jos Murilo de. Os bestializados. So Paulo: CIA das Letras, 1989. pp. 43-46.)

Segundo o autor do texto acima, em relao Constituio de 1891, podemos afirmar que:

a) Esta Constituio foi inovadora e revolucionria, mudando radicalmente a estrutura poltica do pas, ampliando totalmente os direitos civis e polticos. b) Esta Constituio era inclusiva, pois ampliava o direito de voto a homens e mulheres. c) Esta Constituio no era excludente, pois ampliou consideravelmente a cidadania poltica no pas. d) Esta Constituio, apesar de democrtica e liberal, no contribuiu na constituio de um sistema poltico democrtico que realmente inclusse a maioria da populao do pas na cidadania poltica.

4 - (UFRJ-2003) Observe a imagem abaixo e marque a alternativa correta.

Charge de Oswaldo Storni, 1927. A dominao dos grandes proprietrios rurais durante a Repblica Velha deu origem expresso voto de cabresto, mecanismo eleitoral que resulta de:

a) influncia poltica das oligarquias regionais sobre os eleitores. b) adaptao do campesinato realidade do mundo urbano. c) inconformismo do eleitor nas pequenas cidades do interior. d) submisso dos trabalhadores rurais aos valores soberanos das cidades.

5 - (FUVEST-2000) Os movimentos sociais no Brasil de Canudos (1893-97) e do Contestado (1912-1916):

a) Atemorizaram o governo imperial e propuseram a reforma agrria no pas, tomando as fazendas dos ricos agricultores. b) Receberam o apoio da Igreja Catlica, em especial de padres das localidades prximas. c) Foram liderados por homens desvinculados das tradies locais. d) Liderados por homens vinculados com as tradies locais, atemorizaram os governos republicanos, sendo por esta razo aniquilados.

6 - (UEPA-2009) Leia os documentos abaixo e marque a alternativa correta. Documento 1 Em uma srie de reportagens, datadas de 1929, Guilherme de Almeida narra um passeio de automvel real ou imaginrio que ele faz em visita aos bairros tnicos de So Paulo, habitados por portugueses, espanhis, rabes, judeus, japoneses, italianos. (FAUSTO, Boris. Imigrao...In: NOVAIS, Fernando e SCHWARCZ, Lilia Moritz. Histria da Vida Privada no Brasil 4.S.Paulo: C&A das Letras, 1998.p.23.)

Documento 2

Os estrangeiros, no formavam, bem verdade, uma frente homognea, pois as diferentes etnias distinguiam-se umas das outras... Mas tinham em comum uma convico especial: todos se consideravam gente devotada ao trabalho, os verdadeiros construtores de uma cidade que ia se convertendo em metrpole. (FAUSTO, Boris. Imigrao.. In: NOVAIS, Op. Cit., p.26.)

A partir da leitura dos documentos 1 e 2 e dos estudos histricos, afirma-se que: a) vrias nacionalidades imigraram para o Brasil, especialmente para o estado de So Paulo, a partir da segunda metade do sculo XIX e incio do XX, objetivando trabalhar inicialmente como colonos nas lavouras do caf e depois como operrios de uma indstria nascente. b) por ser o Brasil um pas de tradio econmica agroexportadora, no possua mo-de-obra qualificada para trabalhar nas indstrias inauguradas no final do sculo XIX, o que os levou a buscar o imigrante, principalmente o japons, na poca vindo de grandes centros operrios. c) os imigrantes que vieram para o Brasil no incio do sculo XX, europeus ou asiticos, tinham como finalidade bsica trabalhar principalmente nas lavouras do caf, produto que, alm de gerar riquezas, conferia status social aos colonos. d) os imigrantes, na maioria pobres, engajaram-se em vrios tipos de trabalho: extrativismo na Amaznia e indstria nascente no Sudeste, pois exaltavam o trabalho, o que os contrapunha aos nacionais, conhecidos por sua averso ao trabalho em decorrncia dos anos de escravido.

7 - (PUC-SP-1995) No Brasil, a CLT Consolidao das Leis Trabalhistas foi criada pelo decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas do pas. Tais leis representaram:

a) Conquista do movimento operrio sindical e partidariamente organizado desde 1917, responsvel pela asceno de Vargas ao poder. b) Inspirao fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantao em 1930, desviando Vargas de suas intenes nacionalistas. c) A presso norte-americana, que se tornou mais clara em 1945, para que Vargas controlasse os trabalhadores. d) A participao controladora do Estado como rbitro na mediao das relaes entre patres e trabalhadores.

8 - Leia o Texto: Em 1938, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), comeou a articular uma das mais bem-sucedidas campanhas de propaganda poltica do pas. Este rgo (o DIP) tinha por objetivo:

a) Organizar os meios de comunicao no pas. b) Assegurar a liberdade de imprensa e de livre expresso no Brasil durante a Era Vargas. c) Realizar e organizar as propagandas de empresas privadas nos meios de comunicao do pas. d) Promover a doutrinao popular, controlar a opinio pblica e legitimar o governo Vargas.

9 - (ENEM-2009) O autor da constituio de 1937, Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o eleitor seria aptico; a democracia de partidos conduziria desordem; a independncia do Poder Judicirio acabaria em injustia e ineficincia; e que apenas o Poder Executivo, centralizado em Getlio Vargas, seria capaz de dar racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intuio do bem e da verdade, alm de ser um gnio poltico. (CAMPOS, F. O Estado nacional. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1940 (adaptado).) Segundo as idias de Francisco Campos, a) os eleitores, polticos e juzes seriam malintencionados.

b) o governo Vargas seria um mal necessrio, mas transitrio. c) Vargas seria o homem adequado para implantar a democracia de partidos. d) Vargas seria o homem capaz de exercer o poder de modo inteligente e correto.

10 - (SIMULADO) Observe a imagem a baixo e marque a alternativa correta.

Trabalhadores na Esplanada, em 1940, Rio de Janeiro. A imagem demonstra uma caracterstica do Governo de Getlio Vargas. Que caracterstica est?

a) As criticas dos trabalhadores contra o governo Vargas. b) A eliminao de direitos trabalhistas pelo governo Vargas que gerava descontentamento entre os trabalhadores do pas. c) A presena de sindicalistas nas esferas do poder durante o governo de Getlio. d) O trabalhismo foi um dos suportes principais do governo Vargas durante o Estado Novo.

11 - (SIMULADO) Observe as imagemns abaixo e marque a alternativa correta sobre o Governo Juscelino Kubitschek:

a) O governo JK priorizava os esportes, sobretudo o automobilismo. b) O governo JK priorizava as carncias da populao e no a indstria nacional. c) O governo JK estava voltado para o desenvolvimento da produo de automveis populares, mais econmicos. d) O governo JK estava mais voltado para o incentivo indstria automobilstica do que para as carncias populares.

12 - No contexto do governo do presidente Joo Goulart (1961-1964), o que foram as Reformas de Base? a) Foi o estabelecimento do Socialismo no Brasil, em 1961. b) Foi um plano que se voltava para o desenvlvimento da indstria automobilstica, em 1961. c) Foi um programa de governo com projetos de reforma agrria, tributria, bancria e educacional, em 1963. d) Foi um programa atravs do qual se estabeleceu a ditadura Militar no Brasil, em 1964.

13 - (SIMULADO) Em 1964 foi instaurado no Brasil a ditadura militar. Observe a imagem a baixo:

A imagem demonstra que a ditadura militar no Brasil foi marcada por: a) Um governo liberal e democrtico, pois apoiava os avanos da democracia poltica no pas. b) Um governo que procurou se apoiar na classe estudantil e trabalhadora. c) Um governo autoritrio e ditatorial, que suprimiu direitos civis da populao, perseguiu opositores do regime e proibia crticas e manifestaes contra o governo.

d) Um governo que, apesar de reprimir manifestaes contra o governo, era democrtico e liberal pois apoiava os direitos civis e a liberdade de expresso.

14 - (MACKENZIE-99) Em 1968 o movimento estudantil se espalhou por todo o pas, sofrendo violenta represso do governo. Diante das presses populares, o governo militar reagiu, decretando:

a) A deposio do presidente Joo Goulart. b) O Ato Institucional n 5, que conferia ao presidente Costa e Silva poderes totais para reprimir as oposies. c) A abertura Democrtica, lenta e gradual, que reconduziria o pas democratizao. d) A Anistia que, embora no fosse irrestrita, permitiu o retorno de muitos exilados polticos.

15 - (FAAP-96) O Ato Institucional n 5, editado durante o governo do general Costa e Silva, permitiu a esse presidente, entre outras medidas:

a) Convocar uma Assembleia Constituinte, a fim de estabelecer uma nova Constituio democrtica. b) Contratar maiores emprstimos no Exterior. c) Criar novos ministrios e empresas estatais. d) Decretar o recesso parlamentar e promover cassao de mandatos e de direitos polticos.

16 - (SIMULADO) Leia as letras das msicas abaixo e marque a alternativa correta:

Msica 1 Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela no pode ser. Diz-lhe numa prece que ela regresse, porque eu no posso mais sofrer. Chega de Saudade, Joo Gilberto, 1959.

Msica 2 Caminhando e cantando E seguindo a cano Somos todos iguais Braos dados ou no Nas escolas, nas ruas Campos, construes Caminhando e cantando E seguindo a cano... Vem, vamos embora Que esperar no saber Quem sabe faz a hora No espera acontecer...(2x) Para no dizer que no falei de flores, Geraldo Vandr, 1968.

Da leitura das letras compreende-se que:

a) Ambas as msicas apresentam uma temtica romntica, tpicas de seus contextos histricos. b) A Msica 1 faz uma forte crtica social e poltica. c) A Msica 2 aborda uma temtica leve e descompromissada. d) A Msica 1 apresenta uma temtica romntica e descompromissada; a Msica 2, faz uma forte crtica social e poltica. 17 - (SIMULADO) Com o fim da Ditadura (1985), surge a Nova Repblica, marcada pelo Governo Sarney, sobre este perodo podemos afirmar que:

a) Houve um grande desenvolvimento na rea econmica e social no Brasil. b) Houve a estagnao na economia, porm ampliaram-se os direitos da cidadania com a Constituio de 1988. c) Houve um forte desenvolvimento na economia e a ampliao dos direitos da cidadania com a Constituio de 1988, como proteo ambiental, direitos dos concumidores e dos povos indgenas. d) No houve desenvolvimento econmico, social ou poltico, pois no foram ampliados os direitos do povo com a Constituio de 1988.

18 - (SIMULADO) Em relao poltica econmica do Governo do presidente Collor podemos afirmar que? a) Estabeleceu o Socialismo no Brasil, promovendo reforma agrria e a estatizao de empresas e indstrias. b) Collor procurou isolar o Brasil do mercado mundial, para isso criou o Mercosul (Mercado Comum do Sul), fechando o mercado brasileiro para os negcios com a Europa e Estados Unidos. c) Collor procurou lanar a economia brasileira numa nova etapa de modernizao para a sua insero competitiva no mercado mundial. O passo mais importante foi a constituio do Mercosul (Mercado Comum do Sul), em 1991. d) Collor procurou lanar a economia brasileira numa nova etapa de modernizao, para tanto no assinou o Tratado de Assuno, em 1991, pois no concordava com criao do Mercosul (Mercado Comum do Sul).

Respostas: 1-c, 2-b, 3-d, 4-a, 5-d, 6-a, 7-d, 8-d, 9-d, 10-d, 11-d, 12-c, 13-c, 14-b, 15-d, 16-d, 17b, 18-c.

S-ar putea să vă placă și