Sunteți pe pagina 1din 2

PROVA DE AVALIAO

Escola Superior de Tecnologia e Gesto

Disciplina: Sensores e Instrumentao Curso: Engenharia de Sistemas de Energias Renovveis Ciclo 1 Ano Data: Durao: Exame de Recurso

2 5 /

Semestre 6

/ 2013 horas

2,00

Nome:

N:

1. Pretende-se fazer leituras, atravs de unidade ADC de um microcontrolador, da tenso de uma tomada eltrica. A onda do sinal eltrico retirado da tomada atinge normalmente um pico de 310V. Projete um divisor de tenso para converter este valor em 8V, com uma corrente de pico de 3,1 mA a atravessar esse divisor. 2. (continuao da anterior) A unidade ADC do microcontrolador tem resoluo de 8 bits e nveis de referencia +10V e -10V. Para uma leitura instantnea na tomada de 100V indique qual o cdigo binrio de 8 bits que espera obter na unidade ADC e qual o valor do erro que comete (na tenso do lado da tomada). 3. Sempre que possvel, deve aplicar os extensmetros aos pares e utilizar uma ponte de Wheatstone. Para alm de aumentar o ganho elimina os erros causados pela temperatura. Explique: - Em que condies que se tira proveito desta vantagem. - Mostre como se anula o efeito da temperatura na ponte de Wheatstone, e indique em que posies da ponte que se ligam os extensmetros. 4. Desenhe um amplificador no-inversor com Amp Op e deduza a expresso do ganho. 5. Tem dois tanques de combustvel. Cada um deles tem um sensor de presso com sensibilidade 10 mV por kPa. O primeiro tanque, quando est cheio, tem uma presso de 20 kPa. O segundo, quando est cheio, tem uma presso de 60 kPa.

Projete ento um sistema com Amp Op que produza uma tenso final de 10 V assim que os dois tanques estiverem com a capacidade mxima. 6. Explique a seguinte lei emprica associada aos termopares: Lei das temperaturas interiores. Nota: No dispensa a apresentao de um esquema. 7. Compare diretamente as caractersticas de um termopar com as de um sensor integrado (IC) nos seguintes aspetos: Linearidade, velocidade de resposta, auto-aquecimento, sensibilidade, necessidade de amplificao do sinal e preo. 8. Na computao dos dados do termopar J vamos fazer uma linearizao de 50 em 50 graus celsius. Assim, para a linha que vai de 350 a 400 C: - Qual vai ser a equao da reta? - Qual o desvio mximo da linearidade e em microvolt e em graus celcius? (Vamos supor que ocorre a meio da curva, isto , a 375 C). Ver tabela no final. 9. Vamos aplicar um extensmetro numa clula de carga cilndrica de polipropileno, que tem um mdulo de Young de 1,3 GPa. A clula de carga vai ter um extensmetro aplicado na longitudinal. A clula tem 50cm de comprimento e 50 cm de dimetro. O extensmetro a aplicar tem 200 ohm de resistncia, 2 cm de comprimento e Fator de Gauge igual a 3. Pergunta-se: - Se a resistncia do extensmetro variar 15 ohm, qual o peso (em toneladas) do contentor que est a ser pesado nesta clula de carga.

O docente, _______________________________ Paulo Afonso

S-ar putea să vă placă și