Sunteți pe pagina 1din 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE PSICOLOGIA

A infncia contempornea e suas implicaes para a prtica do psiclogo na escola.

Anteprojeto de Monografia

Melissa de Sousa Varella

Rio de Janeiro, julho de 2013.

SUMRIO

I. II. III. IV.

Justificativa do tema ............................................................................................... 3 Objetivo do trabalho .............................................................................................. 3 Referencial terico .................................................................................................. 4 Referncias bibliogrficas ...................................................................................... 5

I - JUSTIFICATIVA DO TEMA Ao longo da histria, o conceito de infncia - e o cuidado dedicado a ela - tem sofrido bastantes alteraes. O papel da criana na sociedade foi ampliado e sua subjetividade tornouse objeto de manipulao social. Concomitantemente, na contemporaneidade a Psicologia tem sido chamada a responder a diversas demandas da sociedade. Algumas especialmente relacionadas infncia e sua respectiva patologizao, sobretudo no contexto educacional. Entendendo que o psiclogo deve estar constantemente refletindo sobre sua prtica e suas atribuies, faz-se necessrio pensar sobre as questes ticas e polticas engendradas no contexto dessas novas demandas atreladas ao perodo da infncia, em especial aquelas que se verificam no cotidiano das escolas.

II OBJETIVO DO TRABALHO Com o objetivo de promover a crtica no sentido de apreciao minuciosa da questo sobre o papel do psiclogo frente s novas exigncias ligadas infncia convm delimitar, em um primeiro momento, que ideias esto contidas no modelo atual de infncia. Paralelamente, relevante observar as estratgias de cuidado e proteo a essa infncia anteriormente descrita. E, por fim, no se pode deixar de analisar que consequncias o ideal contemporneo de infncia e suas estratgias de proteo e cuidado tem acarretado no campo de atuao do psiclogo na escola e suas implicaes ticas e polticas. Trata-se de um estudo terico, buscando pesquisar no referencial bibliogrfico disponvel subsdios que possam problematizar a atuao do psiclogo no contexto educacional.

III REFERENCIAL TERICO Primeiramente, ser necessrio compreender a emergncia do conceito de infncia, dado que a diviso da vida em critrios etrios uma construo social. Nesse aspecto, importante considerar a contribuio de Philippe Aris em sua Histria Social da Infncia e da Famlia. Da mesma forma, sero teis as proposies de Mary Del Priore, tratando desta questo no cenrio brasileiro, especificamente. Em seguida, preciso investigar que alteraes esse conceito sofreu desde ento e como ele se apresenta na contemporaneidade. Para empreender tal feito, sero consideradas as produes de Solange Jobim e Lcia Rabello de Castro, dentre outros autores que tratam da questo da infncia na contemporaneidade. Tambm se faz necessrio delimitar as caractersticas da sociedade contempornea e suas relaes com tempo, consumo e investimento afetivo. Os conceitos de hipermodernidade (Gilles Lipovetsky) e modernidade lquida (Zygmunt Bauman), bem como outras teorizaes derivadas destes cumprem o objetivo de descrever o plano de fundo que possibilita a existncia e manuteno de um conceito hegemnico de infncia tal como dado atualmente. Para enumerar as implicaes das discusses relativas aos temas supracitados nas demandas encontradas pelos psiclogos na escola, ser feita uma pesquisa entre textos que relatam experincias em psicologia escolar, como aqueles de Adriana Marcondes e Yara Sayo. Ser importante buscar aqui um relacionamento entre as problemticas verificadas na prtica e as produes tericas pesquisadas at ento. Por fim, no basta citar as consequncias das ideias contemporneas de infncia para a prtica do psiclogo, especialmente no ambiente escolar. Analis-las sob o referencial

foucaultiano de jogos de poder, poltica e discurso permitir tratar das dimenses ticas e sociais da atuao do profissional em Psicologia.

IV REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARIES, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1978. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Lquida. So Paulo: Jorge Zahar, 2001. CAMPOS, Cristiana Caldas Guimares de and SOUZA, Solange Jobim e. Mdia, cultura do consumo e constituio da subjetividade na infncia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp. 12-21. ISSN 1414-9893. CASTRO, L. R. de . A Infncia como Alegoria. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 50, n.3, p. 5-15, 1998. CASTRO, L. R. de . A Infncia e Seus Destinos no Contemporneo. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n.11, p. 47-58, 2002 DEL PRIORE, Mary (Org) Histria das Crianas no Brasil. 2 ed. So Paulo: Contexto, 2000. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula Inaugural no Collge de France, Pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. Leituras Filosficas. 11a Ed. Loyola - SP, 2004. LIPOVETSKY, Gilles: CHARLES, Sbastien Os Tempos Hipermodernos. So Paulo: Barcarolla, 2004.

MACHADO, Adriana Marcondes. Os psiclogos trabalhando com a escola: interveno a servio do qu? In: Psicologia Escolar: prticas crticas, So Paulo: Ed. Casa do Psiclogo, 2003. MACHADO, Adriana Marcondes. Planto Institucional: um dispositivo criador. In: Novos Possveis no Encontro da Psicologia com a Educao. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2007. PEREIRA, Rita Marisa Ribes; SALGADO, Raquel Gonalves and SOUZA, Solange Jobim e. Pesquisador e criana: dialogismo e alteridade na produo da infncia contempornea. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.138, pp. 1019-1035. ISSN 0100-1574.

S-ar putea să vă placă și