Sunteți pe pagina 1din 7

IMPULSO

Porque que um balo de ar quente sobe?

CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO

Porque que um navio, feito de materiais to densos, como o ferro e o ao, flutua na gua? Porque que nos sentimos mais leves quando tomamos um banho de imerso ou um banho de mar? Qualquer corpo mergulhado total ou parcialmente num fluido (lquido ou gs), fica sujeito a uma fora vertical, de baixo para cima, exercida por esse fluido. Esta fora designa-se impulso e representa- -se por I . Da que qualquer corpo mergulhado num fludo tenha um peso inferior ao seu peso real. Esse peso designa-se por peso aparente do corpo. O peso aparente, Pap, de um corpo que se encontra mergulhado num fluido a resultante das foras que atuam no corpo.

FRe s Pap P I
O dinammetro A indica o valor do peso real do corpo e o dinammetro B indica o valor do peso aparente do corpo.

IMPULSO

CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO A descoberta do fenmeno da impulso deve-se a Arquimedes, um dos maiores sbios da Antiguidade. Foi h mais de 2000 anos que Arquimedes realizou vrias experincias com corpos mergulhados em fluidos, que lhe permitiram concluir que o valor da impulso igual ao valor do peso do fluido deslocado pelo corpo.

I Pfluidodeslocado

Esta concluso constitui o enunciado da Lei de Arquimedes. Todo o corpo mergulhado num fluido (lquido ou gs) fica sujeito a uma fora vertical, dirigida de baixo para cima, cuja intensidade igual ao valor do peso do volume de fluido deslocado pelo corpo.

Nota: A massa volmica, , de um material a massa da unidade de volume desse material . Calcula-se pela expresso: massa P m g P V g massa volmica

m m V P fluidodeslocado fluido Vfluidodeslocado g V

guaa 4C 1,0 g/cm

volume

I fluido Vfluidodeslocado g

IMPULSO

CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO

Verificao experimental de que o valor da impulso igual ao valor do peso do fluido deslocado.

I ? Pap P I I P Pap I 1,5 1,0 I 0,5 N

Pgua ? Vgua 50 cm 3 ; mgua ? m m V V mgua 1,0 g/cm 3 50 cm 3

P m g Pgua 0,050 kg 10 m/s 2 Pgua 0,50 N

mgua 50 g 0,050 kg

IMPULSO

CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO

Conhecido o conceito de impulso, podemos agora compreender a flutuao dos corpos. Esta explicada pelo efeito conjunto do peso e da impulso. O peso atua fazendo descer o corpo no interior do fluido e a impulso provoca a subida do corpo. Conforme as intensidades destas duas foras, podem-se verificar trs situaes diferentes, quando largamos um corpo no interior de um fluido: O valor da impulso maior que valor do peso do corpo (I > P). FR 0.
Nota: o corpo sobe ficando parcialmente imerso e depois para. Nesse momento a impulso igual ao peso. FR = 0.

I
P

I I

O valor da impulso igual ao valor do peso do corpo (I = P). FR = 0.

O valor da impulso menor que o peso do corpo (I < P). FR 0.


Nota: o corpo desce ficando depositado no fundo. Nesse momento o peso igual soma entre a impulso e a reao normal (RN). FR = 0.

IMPULSO
De que depender a impulso?

CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO

I fluido Vfluidodeslocado g

A gua salgada apresenta uma massa volmica superior da gua doce, o que significa que quanto maior for a massa volmica do lquido onde o corpo se encontra mergulhado maior ser a impulso.
Um ovo flutua em gua salgada mas no flutua em gua da torneira.

Uma pessoa flutua mais facilmente na gua do mar do que na gua doce de uma piscina porque a impulso na gua salgada maior.

Uma boa de plasticina afunda-se em gua mas quando moldada em forma de barco flutua.

Quando maior for o volume imerso do corpo, maior o volume de lquido que se desloca para que o corpo possa ocupar o seu espao. Se o volume de lquido deslocado maior, o valor do seu peso maior e a impulso maior.

IMPULSO
Conhecimento aplicado

CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO

Um balo elevar-se- no ar quando o valor do seu peso for inferior ao valor da impulso que o ar exerce sobre ele.

Para se conseguir esta condio pode utilizar-se um gs menos denso do que o ar, como o hlio ou ar quente que menos denso do que o ar frio.

Os navios apesar de serem feitos de materiais densos como o ferro, o ao, etc., flutuam na gua porque recebem desta uma impulso suficiente para compensar o peso.

Nos navios, o volume da parte imersa (que fica dentro de gua) muito grande, para que seja tambm muito grande o volume de gua deslocada e, consequentemente, a impulso.

IMPULSO
Conhecimento aplicado

CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO

Os submarinos dispem de tanques especiais no casco. Para submergir, h vlvulas que abrem, permitindo a entrada de gua do mar para esses tanques. O peso do submarino aumenta, passando a ser superior impulso e o submarino afunda. Para vir superfcie, os tanques so esvaziados atravs de ar comprimido. Como o valor do peso diminui sem variar o volume do submarino, a impulso torna-se maior do que o peso do submarino, fazendo-o subir superfcie.

S-ar putea să vă placă și