Sunteți pe pagina 1din 188

Assistente Administrativo

Assistente Administrativo

SENAI- SP, 2006

Trabalho editorado pela Escola SENAI Vicente Amato do Departamento Regional de So Paulo.

Coordenao Geral Coordenao

Jlio Pereira Barbosa Adriano Ruiz Secco Mario Minoru Kitazawa

Organizao e Editorao

Fernanda Carapeto

Escola SENAI Prof. Vicente Amato. Rua Elton Silva, 905 Centro - Jandira CEP 06600-025- So Paulo, SPTel. (11) 4772-4700

Sumrio

pgina Administrao Geral Matemtica Financeira Contabilidade Administrao de Pessoal Legislao Trabalhista Gesto Empresarial Estatstica Anexos 3 17 28 58 103 125 140 159

Administrao Geral

Propsitos
Todos os alunos tero o conhecimento e as informaes sobre a Administrao de Empresas, e os principais conceitos administrativos.

Empresa
um conjunto de elementos humanos e materiais, compostos organicamente para atingir objetivos estabelecidos. Uma outra definio pode ser um conjunto de atividades, autoridades, responsabilidades e relaes composta organicamente, para atingir objetivos estabelecidos. E tambm pode ser definida como um conjunto de elementos que atua integradamente e com funes definidas, visando atingir objetivos estabelecidos. As empresas definem previamente seus objetivos e suas atividades caracterizando-se como um tipo especial de organizao planejada. As empresas se destinam produo de bens ou servios e para isso desenvolvem atividades diversas, reunindo recursos humanos e materiais. Recursos humanos so as pessoas com conhecimentos diversificados que trabalham para empresas. Recursos materiais so as mquinas, os equipamentos, as matrias-primas, as instalaes, o capital e assim por diante.

Existem empresas dos mais diversos ramos de atividade, utilizando diferentes tecnologias para produzir bens ou servios dos mais variados tipos e que so distribudos e vendidos de maneiras diferentes. As empresas ainda sofrem influncias de meios internos e externos, aos quais ser visto posteriormente.

Algumas reas Administrativas


Produo: Ato ou efeito de produzir. Volume de produo. Realizao a qual so necessrios recursos financeiros e equipes especializadas. Departamento Pessoal: Diviso administrativa reservada a um conjunto de indivduos incumbidos de certos servios. Compras: Departamento responsvel ao ato de comprar, controlar pedidos e estoque. Vendas: Departamento responsvel ao ato de vender, negociar algo por dinheiro ou interesse da empresa.

As Funes Administrativas

O Processo Administrativo normalmente faz: Estabelecer os objetivos de sua empresa; Programar as atividades de seus subordinados e prover os meios necessrios para seu desenvolvimento; Estruturar internamente seu componente organizacional; Acompanhar o desenvolvimento das atividades e corrigir eventuais desvios constatados;

Integrar os esforos, visando o atingimento dos objetivos estabelecidos; Tomar decises sobre os problemas relacionados com seu dia-a-dia. Contudo, podemos dizer que o Processo Administrativo o conjunto das funes desenvolvidas por qualquer elemento em posio de superviso, conjunto este representado pelas funes de: planejamento, organizao, controle e direo. A Administrao de Empresas uma tarefa especializada na qual as decises sobre atividades necessrias para a realizao dos fins dependem de conhecimentos sistemticos sobre vrias funes, como o planejamento, a organizao, a direo e o controle. A tarefa administrativa, portanto essencial para o desempenho das atividades e para a realizao dos objetivos da empresa. Ao lado das funes administrativas, o administrador pode desempenhar tambm funes tcnicas relativas a cada parte da empresa e a sua formao especfica.

Planejamento O planejamento inclui a definio de objetivos, diretrizes, planos, determinao de mtodos e processos de trabalho, programao de tarefas. Assim, planejar determinar, antecipadamente, os resultados a serem alcanados e os meios pelos quais a empresa poder alcana-los. Objetivos: So os valores a serem alcanados. Expressam-se em termos gerais, como por exemplo: Servir bem os clientes, obter lucros, entre outros. Metas: Representam os objetivos definidos com maior preciso, que se relacionam s dimenses de tempo, espao e quantidade. Exemplo: a empresa poder planejar a produo de

200.000 peas para o ms seguinte, sempre com uma quantidade definida e uma previso de tempo. Diretrizes: So os planos que fornecem um sentido geral para a ao, ou a orientao a ser seguida pela empresa para alcanar os objetivos e metas. Exemplo: a venda de 200.000 pecas produzidas populao jovem do pas, por um preo abaixo do preo da concorrncia e com grande propaganda. Procedimentos, rotinas ou mtodos: So as formas de executar as diretrizes ou polticas. Como vou fazer para alcanar meus objetivos e metas.

Organizao A funo Organizao caracterizada pela idia de uma ao que tem por finalidade ordenar os diversos elementos e fatores que constituem um sistema administrativos. Sem ela, todo o trabalho desenvolvido pelo Planejamento fica altamente prejudicado e perde sua razo de ser. Organizao: a funo atravs da qual so definidos os fatores estruturais e operacionais de um sistema administrativo.

Direo A funo Direo representa uma ao pessoal de qualquer administrador. A direo um tipo de ao que representa uma orientao dos esforos de uma equipe de trabalho, atravs da tomada de decises. Quando o administrador decide entre alternativas possveis, qual a mais indicada para solucionar um problema ou corrigir um desvio constatado, ele est desenvolvendo a funo de Direo. Direo: a funo que tem por finalidade orientar as aes, atravs da tomada de decises, a fim de atingir a objetivos estabelecidos.

Controle
O Controle representa uma das funes mais importante de todo o processo administrativo. Podemos dizer que o controle a funo atravs da qual efetuamos o acompanhamento do desenvolvimento das atividades, a partir da comparao das performances obtidas com elementos referenciais previamente fixados. Desta maneira podemos dizer que: Controle a funo que tem por finalidade verificar a execuo das atividades, em relao a padres estabelecidos. Podemos verificar pelo conceito apresentado, que a condio bsica e fundamental para o desenvolvimento da funo controle a existncia de elementos referenciais. Se eles no existirem, no existir o controle. Verificar se est saindo de acordo com o planejado.

Planejamento Estratgico
Conforme citado anteriormente, o momento de planejar, dentro de um processo administrativo muito importante tendo em vista permitir a fixao da direo de trabalho e evoluo de uma organizao. Planejamento Estratgico um processo contnuo, sistemtico, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decises que minimizem riscos, baseado em suas aes presentes. Ou tambm pode ser definido como a identificao de fatores competitivos de mercado e potencial interno, para atingir metas e planos de ao que resultem em vantagem competitiva, com base na anlise sistemtica de mudanas ambientais previstas para um determinado perodo.

O planejamento estratgico procura ser uma resposta a trs perguntas: Para onde estamos indo? Que, para ser respondida requer Que a empresa desenvolva a misso corporativa, defina o escopo de suas operaes e defina objetivos e metas especficos Qual o ambiente? Ambiente organizacional: representa tudo aquilo que interfere nos negcios da empresa e que esta no tem condio de alter-lo. Misso de uma organizao: corresponde ao papel que ela desempenha, ou seja, sua utilidade. Alm disto, para se determinar a metodologia a ser utilizada, preciso tambm levar em conta as caractersticas da prpria empresa e do seu ramo de atividade. A metodologia deve, segundo Almeida (1996:1) contemplar, pelo menos, os seguintes aspectos, que sero melhor explicados abaixo: 1 - Anlise do Desempenho da Empresa 2 - Anlise da Estratgia Vigente 3 - Anlise Ambiental 4 - Estabelecimento da Estratgia 5 - Estabelecimento de Objetivos e Metas 6 - Projees 7 - Estabelecimento de Aes. Anlise do Desempenho da Empresa Esta anlise feita de forma comparativa, tendo-se como referncia anlise, tanto tendo-se as empresas concorrentes o porte, quanto com empresas que possuam semelhanas com a empresa em em considerao localizao geogrfica ou at mesmo com empresas do mesmo ramo em nvel, nacional e internacional.

De

acordo

com

Almeida

(1996:1),

ao

se

fazer

estas

comparaes, quatro passos deve ser seguidos: Escolha, dentre as empresas que se considere semelhantes, uma ou mais para servir e base para a comparao. Identificao de parmetros considerados importantes para o sucesso da empresa e definio de medidas, tais como: Capacidade Tecnolgica e Administrativa; Tamanho do mercado; Relao Custo x Preo; Capacidade dos Funcionrios; Capital de Giro; Localizao Geogrfica; Clientes; Qualidade do Produto ou Servio. Anlise da situao da empresa, considerando-se se ela est melhor, pior ou igual s empresas selecionadas em relao aos parmetros escolhidos, concorrentes diretas. Identificao dos pontos fracos - parmetros que as empresas escolhidas tero superioridade - e identificao dos pontos fortes - onde a empresa analisada superior as empresas de comparao. Anlise da Estratgia Vigente O objetivo desta anlise o de se determinar a estratgia que tem sido usada pela empresa, observando-se quais foram as decises tomadas que tiveram maior influncia nos negcios e a maneira pela qual feita a deciso e a destinao dos recursos da empresa. Para se fazer esta anlise e identificar as decises que mais influram nos negcios, Almeida (1996:7) recomenda que seja feita uma anlise das atividades dos ltimos 12 meses, e quais as aes quais foram tomadas e que influncia tiveram nos negcios da empresa. Deve-se identificar os investimentos feitos neste perodo, discriminando-se as reas em que foram efetuados.

Aps esta identificao, deve-se determinar as razes para as decises e para a alocao dos recursos. Estas razes ou justificativas so o caminho ou a estratgia que vem orientando a empresa. ( Almeida, 1996:7) Anlise Ambiental De acordo com Fischmann e Almeida ( 1993:25) ... ambiente de uma organizao tudo aquilo que a influencia nos seus negcios e que esta no tem condies para alter-lo. De acordo com Almeida ( 1996:8), a anlise ambiental feita em duas partes. Na primeira. deve-se identificar as variveis do ambiente que influenciam os negcios da empresa para, em seguida, buscar-se fazer uma previso sobre qual ser a evoluo destas variveis num dado horizonte de tempo. Ao se fazer esta anlise deve-se considerar variveis como Clientes Intermedirios e Finais, aspectos referentes legislao pertinente, poltica governamental, prestadores de servios e fornecedores, concorrentes, aspiraes dos proprietrios, etc. Estabelecimento da Estratgia A estratgia a direo que a empresa ir seguir (Almeida, 1996:10) cuidando-se para que ela no seja muito diferente da estratgia que vem sendo utilizada, ou seja, da estratgia vigente, de tal forma a evitar as ameaas e buscar as oportunidades que o emagrente de negcios pode oferecer. Ao se estabelecer a estratgia, preciso levar em conta o resultado da ... comparao entre a Vocao da empresa e o seu Campo de Atuao, a fim de adequar a estratgia dentro do espao de crescimento, na Vocao no coberta pelo Campo de Atuao e, eventualmente, cortar atividades que excedam esse campo( Almeida, 1996:10).

10

Alm destes aspectos, a estratgia dever ser desenvolvida com o objetivo de se aproveitar os pontos fortes e evitar os pontos fracos da empresa.

Estabelecimento de Objetivos E Metas Os objetivos decorrem das estratgias e o que se busca o estabelecimento de objetivos para um perodo de quatro anos, alm do ano em curso. Isto significa ter-se que imaginar, se for seguido o caminho da estratgia, qual ser o ponto alcanado ao final do perodo pr-determinado pelo planejamento. As metas decorrem dos objetivos e representam a sua quantificao na dimenso temporal.

Projees Esta fase do PE tem como objetivo traduzir em nmeros as idias estratgicas estabelecidas anteriormente para que se possa analisar a viabilidade financeira. Estas projees sero relativas ao crescimento do produto e aos dados do balano, tendo-se como base o ano anterior e as proposies estabelecidas no PE. Estabelecimento de Aes. Uma vez concludas as fases anteriores, necessrio

transform-las em aes que resultem na sua implementao. Almeida (1996) recomenda que estas aes devam ser tratadas pela empresa, como para projetos, garantir definindo-se suas prazos e No responsabilidades realizaes.

estabelecimento das aes, importante identificar as principais barreiras e os recursos necessrios para que se possa, desde incio, viabilizar a sua realizao (Almeida, 1996:15).

11

Organograma
Organograma a representao grfica da estrutura da empresa (foto da estrutura da empresa), geralmente vem com o cargo e o nome do ocupante do mesmo.

12

Cargos e Funes por rea


Administrao Geral Almoxarifado Padronizao / Codificao Adm. de mveis e equipamentos Controle Fsico Oramento Limpeza Manuteno / Conservao Zeladoria Instalaes Civis, Eltricas e Hidrulicas

Servios Gerais:

Transportes:

- Controle da Frota - Planejamento da Frota - Relatrio sobre acidentes

Finanas Contabilidade Patrimonial Depreciao Contabilidade de Custos Relatrios de Custos Contabilidade Geral Demonstraes Financeiras Relatrios Contbeis

Contabilidade

Contas a Pagar

- Pagamentos - Conferncias de Valores - Controle de Vencimentos - Recebimentos - Controle de Recebimentos - Registros Fluxo de Caixa Borders / Boletos Acompanhamento do Oramento Financeiro

Contas a Receber

Tesouraria

Investimento

- Ttulos - Emprstimos e Financiamentos

13

Recursos Humanos - Resciso de Contrato - Movimentao de Pessoal Depto. Pessoal o - Controle de Pessoal
o o o Ponto Controle de Produtividade Acompanhamento de Oramento de Pessoal Relaes com Sindicatos o o Promoes Admisso Demisso

Recrutamento e Seleo

- Cadastramento de Candidatos - Recrutamento Interno / Externo - Seleo o o o Exames Psicotcnicos Teste de Conhecimento Registro e Arquivamento

Treinamento

Treinamento Desenvolvimento de Pessoal Programa de Estgio / Trainee Avaliao e Desempenho Anlise de Mercado de Trabalho Pesquisa de Recursos Humanos Oramento de Pessoal Descrio e Anlise dos Cargos Administrao de Salrios Folha de Pagamento Encargos sociais Benefcios Emprstimos Assistncia Social

Cargos e Salrios

Folha de Pagamento

Suprimentos Seleo e Cadastramento de Fornecedores - Compra de Materiais


o o o o Licitaes Solicitao de Compras Contratao de servios/obras Acompanhamento da entrega

Compras

Gesto de Materiais

Inspeo e Recebimento: o Verificao de Qualidade o Quantidade o Especificao Tcnica - Controle de Estoque


o Localizao Fsica o Controle de Entrada o Requisies

- Distribuio e Armazenagem

14

Marketing Vendas Acompanha os Vendedores Negociao de Contratos Treinamento equipe de Vendas Tendncia do Mercado Levantamento dos Dados Elaborao do Planejamento Desenvolvimento dos Produtos Lanamento de novos produtos Estudos de Mercado Forma de Apresentao (embalagem, tamanho, etc.) Material Promocional Promoo / Propaganda Organizao de eventos/ feiras Orientaes sobre o cliente Estabelecer a imagem a ser passada ao cliente Estuda o meio mais adequado de conduzir os bens de servios ao consumidor final Expedio Meios de Venda: o Varejo o Direta o Indireta (Representante) o Atacado o Telemarketing

Planejamento Estratgico

Produto

Promoo

Distribuio

Informtica Analista de Sistemas Anlise, Levantamento de Dados, Anteprojeto, Projeto, Implantao do sistema Programador
o Desenvolvimento Programas

o Testes - Suporte Tcnico

o Auxlio ao Usurio Final o Solicitao de Compras

Hardware (Equipamento)

- Responsvel Equipamentos da empresa - Verifica novas tecnologias - Realiza Manuteno

15

Produo Compras
-

Processo Produtivo Programao Controle Controle da Qualidade Comit da Qualidade Tratamento No Conformidade

Qualidade

Atividade para Montar uma Empresa


Crie uma empresa descrevendo: rea de atuao da empresa; Localizao da mesma; Objetivos da empresa (Razo de Existir); Metas da empresa;

Quais as atitudes/atividades a serem seguidas para alcanar os determinados objetivos; Falar sobre o mercado de venda, em relao ao mercado externo; Concorrentes; Pblico-alvo(Descrio do pblico-alvo conforme anexo) Como fazer para atingir/alcanar os clientes.

Roteiro para descrio das caractersticas do Consumidor: Sexo? Idade? Em que Bairro mora? Ele tem famlia, quantas pessoas tem na famlia? Ele trabalha? Em que bairro? Ele estuda? Em que bairro? Qual o nvel de escolaridade? Possui televiso? L algum jornal/revista? Qual? O que ele faz nas horas vagas? Dentro da rea de atuao, quais so os concorrentes Qual seu diferencial diante dos concorrentes? Quais suas vantagens?

16

Matemtica Financeira

Propsitos
Todos os alunos tero o conhecimento e as informaes sobre as principais operaes realizadas na Matemtica Financeira, incluindo uma reviso sobre clculo de porcentagem e Juros Simples. A Matemtica Financeira de fundamental importncia na vida cotidiana do aluno.

Reviso de Porcentagem
Antes de iniciarmos o estudo de Matemtica Financeira, vamos rever como se calcula porcentagem, pois ser bastante importante para uma boa compreenso do nosso curso. Para calcular o valor de uma porcentagem, devemos multiplicar o valor desejado pela porcentagem e dividir por 100. Ex: Maria ir receber 25% de aumento salarial, sabendo que seu salrio de R$ 486,00, quanto ser o seu aumento, como ficar seu salrio? 486,00 * 25 / 100 = 486 * 0,25 = 121,50 Sabe-se que o aumento ser de R$ 121,50. 486,00 + 121,50 = 607,50 E o salrio dela ser de R$ 607,50.

17

Exerccios:
1. Em um colgio estudam 750 alunos, destes, 53% estudam no perodo da tarde. Quantos alunos estudam no perodo da manh? 2. No fim de uma temporada, uma equipe de basquete havia ganho 26 jogos dos 40 disputados. Qual foi a porcentagem de partidas ganhas pelo clube no final da temporada? 3. Um comerciante comprou um objeto por R$ 200,00 e o vendeu por R$ 250,00. qual foi a porcentagem do seu lucro em relao ao seu preo de compra? 4. Uma loja aumenta em 20% o preo do par de sapatos que custa R$ 40,00. Ao entrar em liquidao esta loja passa a oferecer esse mesmo par de sapatos com um desconto de 20% para pagamento vista, qual o valor atual do sapato, vista? 5. A quitanda Frutas Frescas vendeu durante o ms de julho 64 Kg de Aa, porm tem uma projeo de 6% a.m. Quanto vender nos meses de agosto e setembro? 6. Zezinho colocou combustvel no seu veculo, sendo que o tanque do carro suporta 73 litros. Ele pretende abastecer 48,5% do tanque, quanto ele vai gastar, se o litro custa R$ 1,93?

Introduo Matemtica Financeira


A Matemtica Financeira a Cincia que estuda o comportamento da moeda. As principais transformaes pela qual a mesma passa: a) Nvel de preos (inflao e deflao); b) Custo de oportunidade.

18

Objeto de Estudo: Moeda: Principal (P). Se utilizar Calculadora HP 12C PV ou VP. Conseqncias: 1. Juros: J - Remunerao ou Custo do P. 2. Tempo: n Perodo de clculo dos J. 3. Taxa de Juros ( i ): Custo de percentual que incide sobre P, num determinado perodo n, permitindo o clculo de J.
Moeda, principal
Taxa de juros

J=P*i*n

Tempo, prazo

4. Montante (S): o resultado da acumulao dos J ao P. a transformao da moeda.


Moeda, principal Juros

S=P+J

Obs: Representao da taxa de juros. Na forma percentual acompanhada da periodicidade de incidncia do clculo. Ex: 21% a.a. (ao ano). a.d. ao dia a.t. ao trimestre a.m. ao ms a.s. ao semestre a.b. ao bimestre a.a. ao ano

Para solues de Problemas na Matemtica Financeira: a) Leitura rpida do problema; b) Leitura atenta, identificao e listagem de dados; c) Verificao da compatibilidade entre os dados, prazos; d) Estabelecer a data de soluo do problema; e) Elaborar e resolver equaes matemticas.

19

Capitalizao
A capitalizao pode assumir duas formas: a) Linear: Juros simples b) Exponencial: Juros compostos.

1. Capitalizao Linear (Juros Simples)


Baseia-se sempre no valor principal. n 0 1 2 3 P 1000 1000 1000 1000 J 100 100 100 S 1000 1100 1200 1300

Exemplo: P = 1000 n = 3 meses i = 10% a.m. S= ?

J0= 1000 * 10% * 0 = 0 J2= 1000 * 10% * 2 = 200

J1= 1000 * 10% * 1 = 100 J3= 1000 * 10% * 3 = 300

Ou poderia calcular da seguinte forma: S = P(1+i*n) S = 1000 * (1 + 10% * 3) = 1300 As taxas de juros so sempre proporcionais. 1% a.m proporcional a 12% a.a. 1% a.m proporcional a 2% a.b. 30% a.a. proporcional a 15% a.s. 24% a.a. proporcional a 2% a.m. Perodo de taxas de juros e perodo do negcio devem ser necessariamente iguais. Da a necessidade de calcular a taxa proporcional.

20

Desconto
Operao financeira que objetiva antecipar o recebimento do valor representado por um ttulo. O desconto tem um Custo Financeiro chamado taxa antecipada. A taxa antecipada o custo real da operao de desconto, vez que a Taxa de Desconto uma taxa aparente. O desconto calculado pela aplicao da taxa de desconto sobre o valor do ttulo.num determinado n que o prazo do seu vencimento D = S * * n. n = Prazo do ttulo prazo decorrido. Duplicata = R$ 1000,00 (S) decorridos = 20d (n=40) Valor desconto = ? D = 1000 * 5% * 40(60-20) / 30 valor lquido = ? VL = 1000 66,67 Vl. Efetivo = 66,67 = 933,33 * i * 40 / 30 i = 0,053574 ou 5,3574% a.m. VL = 933,33 n = 60 d = 5% am. valor efetivo = ? D = 66,67

Exerccios:
1. Uma empresa descontou uma duplicata no valor de R$ 30.000,00, com vencimento para 65 dias, a uma taxa de desconto de 8% a.m. Qual o valor lquido recebido pela empresa? 2. Um amigo precisa de um emprstimo para saldar uma dvida, ele solicitou a voc R$ 450,00 por 60 dias, voc emprestou o dinheiro a uma taxa de juros de 7% a.a. Qual o montante que ele dever daqui a 60 dias? Qual o valor do juros a pagar?

21

3. Um agricultor possuidor de 5000 sacas de caf, na esperana de uma alta do produto, rejeita uma oferta de compra de R$ 2.400,00 a saca. Dois meses depois vende o estoque a R$ 2.200,00/saca. Se a taxa de juros de 6% a.a. Qual o prejuzo do agricultor? 4. Sua empresa desconta uma duplicata no valor de R$ 20.000,00 para 50 dias, a uma taxa de desconto de 16% a.b. Qual o valor lquido obtido na operao , qual seu custo efetivo mensal? 5. Voc desconta uma duplicata de R$ 10.000,00, para 43 dias, a uma taxa de desconto de 16% a.b. Pergunta-se: qual o valor lquido recebido na operao e, qual seu custo efetivo? 6. Qual o capital que, aplicado pelo prazo de 2 meses taxa de juros simples de 3% a.m., rende R$ 6,00 de juros? 7. Um cliente do banco XYZ fez uma aplicao de R$ 20.000,00 taxa de juros simples de 1,5% a.m. pelo prazo de 18 dias. De quanto ser o resgate? 8. Quantos dias leva um capital de R$ 12.000,00 que rende uma taxa de juros simples 1,3%a.m. para acumular R$ 312,00 de juros? 9. Quanto terei daqui 60 dias, se investir a uma taxa de 2%a.m., um capital de R$ 10.230,00? 10. Calcule o capital que aplicado taxa de juros simples de 1,8% a.m. durante 1,5 ms gerou juros de R$ 2.350,00?

22

Capitalizao Exponencial (Juros Compostos)


Baseia-se sempre no S (montante). N 0 1 2 3 P 1000 1000 1100 1210 J 100 110 121 S 1000 1100 1210 1331

P = 1000 S = 1331,00

n=3
3

i = 10%

S=?

S= 1000 * (1 + 10%)

Caixa diminudo em R$ 1.331,00 As taxas de juros no so proporcionais.

Fator de acumulao de Capital


Calcular e agregar dados a um P com base numa taxa i durante n perodos como forma de se obter o S. S = P * (1 + i ) n Pode-se utilizar a calculadora financeira (HP 12C), onde S = FV ou VF, P = PV ou VP.

23

Fator de Valor Atual


Recproca ao do fator de acumulao de Capital, ou seja, desconta juros do S a fim de calcular o P. P= S . (1 + i) n S = R$ 1.331,00 i = 10% a.m. P= 1331 (1 + 0,10)
3

n = 3 meses P=?

= 1000,00

Taxas Equivalentes
Duas i so equivalentes quando mesmo referindo-se a perodos diferentes, proporcionando o clculo de S iguais se aplicadas sobre P iguais durante um mesmo n. Clculo da i equivalente: iq = [ ( 1 + i t) nq / nt 1] * 100 Onde: i q = taxa que quero nq = prazo que quero i t = taxa que tenho nt= prazo que tenho.

Exemplo: i = 12% a.a.

i = ? a.m.

iq= [ ( 1 + 0,12) 1/12 1 ] * 100 iq = 0,9489 % a.m.

24

Srie nica de pagamentos (SUP)


Constituda por pagamentos de mesmo valor nominal. Seqncia de pagamentos. Iguais e consecutivos. Bastante utilizados atualmente em Crdito direto ao consumidor, leasing, SFH, entre outros. P 1 2 3 4 5

S1 = S2 = ... = S5

Observaes : - n = nmero de parcelas ou pagamentos O principal de uma SUP ocorre 1 perodo antes do pagamento; R = Valor da Prestao
Frmula utilizada para descobrir o valor de cada parcela . R Frmula utilizada para descobrir o valor investido. P

P=R*(1+i)n1 (1 + i) n * i

R=P*(1+i)n*i (1+i)n1

Exerccios
1. Se investirmos R$ 20.000,00 por 10 anos. Qual ser o montante, se a taxa de juros for de 10% a.a.? 2. Quanto tereis daqui a 7 anos, se aplicar hoje R$ 20.000,00 a uma taxa de juros de 10% a.a.? 3. Uma empresa aplicou uma quantia de R$ 30.000,00, a uma taxa de juros de 8%a.m. Quanto irei resgatar daqui a 2 meses? 4. Desejo adquirir uma Ferrari no valor de R$ 300.000,00. Tenho R$ 100.000,00, disponvel para dar de entrada, pretendo
25

financiar o restante em 4 parcelas mensais e consecutivas. O banco cobra uma taxa de juros de 4% a.m. Qual o valor de cada parcela a ser paga, sabendo-se que a primeira parcela vence 30 dias aps a data de financiamento? 5. Um amigo vai comprar um apartamento financiado em 120 meses, a uma taxa de juros de 3% a.m. Qual o valor de cada parcela, se o imvel for adquirido sem entrada a um valor de R$ 155.000,00 ? 6. Pretendo adquirir um carro novo, porm desejo pagar R$ 450,00 mensais, pretendo pagar o mesmo em 36 meses, a uma taxa de juros de 4% a.m. Qual o valor que tenho disponvel para adquirir meu carro, se tenho R$ 3.000,00 para pagar a entrada?

Reviso
1. Qual o Montante acumulado em 7 meses, a uma taxa de 10%am, a partir de um principal de R$ 200,00? 2. A que taxa que devo emprestar R$ 97,00, a juros simples, para que em 10 meses ele duplique? 3. Qual a taxa mensal de juros utilizada numa operao a 120 dias, cujo valor do resgate de R$ 1.000,00 e cujo valor atual de R$ 800,00? 4. Calcule o valor lquido creditado na conta de um cliente, correspondente ao desconto de uma duplicata no valor de R$ 34.000,00, com prazo de 41 dias, sabendo-se que o banco est cobrando nessa operao uma taxa de desconto de 4,7%am. 5. Quatro duplicatas, no valor de R$ 22.500,00 cada, com vencimento para 90, 120, 150 e 180 dias so apresentadas para desconto. Sabendo-se que a taxa de desconto cobrada pelo banco de 3,45%am, calcular o valor do desconto.

26

6. Um consumidor deseja liquidar antecipadamente 6 prestaes restantes de um financiamento. Sabendo-se que o valor de cada prestao de R$ 3 000,00, que a 1 prestao vence a 30 dias e a ltima a 180 dias, o desconto dado pelo credor de 1%am, calcular o valor a ser pago pelo financiamento para liquidar o mesmo.

Juros Compostos 7. Encontrar o montante a ser recebido por uma aplicao em juros composto de R$ 1.000,00, remunerada a 8,35%am durante 10 meses. 8. Calcular o montante de uma aplicao de R$ 15.000,00 pelo prazo de 6 meses, a taxa de 3%am. 9. Determinar o valor aplicado, por 10 meses, a uma taxa de juros de 3,75%am, gerando um montante de R$ 100.000,00. 10. Voc deposita a importncia de R$ 150,00 em um banco que paga as seguintes taxas: 4,50% am no 1 ms de investimento; 5,30% am no 2 ms; 5,89% am no 3 ms. Determine o montante que ela resgatar aps os 3 meses de investimento.

Investir em conhecimento produz sempre os melhores resultados. Benjamin Franklin.

27

Contabilidade

Propsitos
Neste mdulo do curso, os alunos conhecero os principais demonstrativos contbeis, onde so apresentados os resultados financeiros da empresa e iro aprender como elaborar esses demonstrativos.

Conceitos
A Contabilidade uma cincia que permite atravs de suas tcnicas, manter um controle permanente do patrimnio da empresa.

Patrimnio composto por elementos necessrios existncia da empresa. Ex: Caixa, Imveis, Equipamentos, Mercadorias. Empresa a unidade de produo, resultante da combinao dos trs fatores da produo e constituda para o desenvolvimento de uma atividade econmica. A principal finalidade da contabilidade fornecer

informaes sobre o patrimnio, informaes essas de ordem econmica e financeira, que facilitam assim as tomadas de decises, tanto por parte dos administradores

28

ou proprietrios, como tambm por parte daqueles que pretendem investir na empresa. Para tal deve-se basear nos registros, que inicia-se atravs da escriturao, que uma das tcnicas da Contabilidade que consiste em registrar, nos livros prprios, os fatos que provocam modificaes no Patrimnio da empresa. A escriturao comea pelo livro Dirio, no qual todos os registros so efetuados mediante documentos que comprovem a ocorrncia do fato. Os documentos mais comuns so: Notas Fiscais, Recibos de Aluguis, Contas de gua, Contas de Luz e Duplicatas.

Aplicao da Contabilidade
O campo de aplicao da Contabilidade abrange todas as entidades econmico-administrativas, at mesmo as pessoas de direito pblico, como a Unio, os Estados, os Municpios, as Autarquias etc.

Entidades econmico-administrativas: so organizaes que renem os seguintes elementos: Patrimnio, titular, ao administrativa e fim determinado. As entidades econmico-administrativas, considerando-se o fim a que se destinam, podem ser classificadas em instituies e empresas. Instituies: So entidades econmico-administrativas com finalidades sociais cuja administrao tem por objetivo o bemestar social da coletividade, como as associaes recreativas e esportivas, os hospitais beneficientes, etc.; as com finalidades socioeconmicas so aquelas cuja administrao tem interesse no aspecto econmico da entidade, porm este reverte em beneficio da coletividade a que pertencem. So exemplos os institutos de aposentadorias, previdncia, etc.

29

Empresas: So entidade econmico-administrativas que tem finalidade econmica, isto , visam ao lucro. Desenvolvem os mais variados ramos de atividades, como comrcio, indstria, agricultura, pecuria, transportes, telecomunicaes, turismo, prestao de servios, etc. Podendo ser classificadas, conforme a origem do capital com que so constitudas, em Pblicas (constitudas com capital do Governo), Particulares (constitudas com capital de particulares, privada) e Mistas (constitudas com Capital do Governo e de particulares ao mesmo tempo).

Balano Patrimonial
uma das mais importantes demonstraes contbeis, atravs do qual podemos apurar (atestar) a situao patrimonial financeira de uma entidade em determinado momento. Nesta demonstrao esto claramente evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimnio Lquido da empresa. Uma outra definio pode ser a apresentao padronizada dos saldos de todas as Contas Patrimoniais, ou seja, as que representam elementos que compem o Patrimnio de uma empresa num determinado momento. Trata-se de uma posio esttica geralmente levantada em fins de perodos, que podem ser ms, semestre ou exerccio social (ano). Em resumo, representa uma fotografia da empresa em determinada data, expressa em valores monetrios. O Balano Patrimonial dividido em trs partes, que so ATIVO, PASSIVO e PATRIMNIO LQUIDO, aos quais veremos abaixo mais detalhado cada uma.

30

Exemplo de um Balano Patrimonial:

ATIVO CIRCULANTE Caixa Banco conta movimento Aplicaes Estoque de Mercadorias Duplicatas a Receber Despesas Administrativa Subtotal _________ Realizvel a Longo Prazo Ttulos a Receber Emprstimos a Receber Impostos a Recuperar Subtotal _________ PERMANENTE Imveis Mquinas Equipamentos Mveis e Utenslios Veculos Subtotal _________

PASSIVO CIRCULANTE Salrios a Pagar Contas a Pagar Duplicatas a Pagar Emprstimos Bancrios Ttulos a Pagar IR a Pagar Subtotal _________ EXIGVEL A LONGO PRAZO Ttulos a pagar Subtotal _________

PATRIMNIO LQUIDO Capital


Lucros/Prejuzos acumulados

Subtotal _________

TOTAL

TOTAL

Ativo
Compreende os bens e direitos da empresa expressos em moeda corrente no pas. Algumas contas do ativo so: Caixa; Contas Bancrias; Duplicatas a Receber;

31

Mercadorias; Materiais de Consumo; Imveis / Terrenos; Mquinas e Equipamentos; Veculos. Os componentes do Ativo acham-se discriminados no lado esquerdo do Balano. O ativo pode ser classificado, conforme sua disponibilidade em: Circulante; Realizvel a Longo Prazo; Permanente: Investimentos Imobilizados Diferidos

Passivo
Compreende as obrigaes que a empresa tem para com terceiros. Algumas contas do passivo so: Ttulos a Pagar; Salrios a Pagar; Fornecedores; Juros a Pagar; Impostos a Pagar; Emprstimos a Pagar.

So algumas obrigaes assumidas normalmente por uma entidade. Todos os elementos do passivo, acham-se discriminados no lado direito do Balano Patrimonial.

32

O passivo pode ser classificado, conforme sua disponibilidade em: Circulante; Exigvel a Longo Prazo; Resultados de Exerccios Futuros.

Patrimnio Lquido
o registro do valor aplicado pelos detentores do patrimnio da empresa. Tambm pode ser definido como sendo a diferena entre o valor do Ativo e do Passivo em um determinado momento. O Patrimnio Lquido de uma entidade pode ser proveniente das seguintes fontes: Investimentos ou Lucros / Prejuzo, que o resultado final da empresa.

Equao Fundamental da Contabilidade


Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido Patrimnio Lquido = Ativo Passivo

Mtodo das Partidas Dobradas


O mtodo das partidas dobradas consiste no seguinte princpio: Para todo dbito tem que haver um ou mais crditos em outra conta do mesmo valor. Para isso temos algumas regras: O total dos dbitos DEVEM OBRIGATORIAMENTE SER IGUAL ao total dos crditos. A soma do Ativo, constitudo de contas de natureza devedoras representativa de aplicao de recursos e sempre igual a soma do passivo, constitudo de contas de natureza credora e representativa da origem de recursos prprios e de terceiros.

33

Contas
As operaes ocasionam aumentos e diminuies no Ativo, no Passivo e no Patrimnio Lquido, conforme visto anteriormente. Esses aumentos e diminuies so registrados em Contas. Utilizam-se contas separadas para representar cada tipo de elemento do Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido. Cada uma delas ser distinguida das demais pela sua denominao. Podemos ainda representar diversos elementos semelhantes em uma mesma conta, que receber o nome que melhor represente os elementos agrupados. Ex: Um conjunto de mesas, cadeiras, armrio, recebem o nome de Mveis e Utenslios; Vrios recebimentos pequenos, sem necessidade de representao isolada, recebem o nome de Contas a Receber ou Ttulos a receber.

Dbito e Crdito
Os operadores utilizados no Mtodo das Partidas Dobradas so denominados Dbito e Crdito. O lado esquerdo de uma conta chamado o lado de Dbito, o lado direito de uma conta chamado de Crdito. As contas possuem dois lados (esquerdo e direito); desta forma, os aumentos podem ser registrados em um lado e as diminuies no outro. A natureza da conta que ir determinar o lado a ser utilizado para os aumentos e o lado para as diminuies, como veremos no quadro abaixo.

34

CONTAS DE Ativo Passivo Patrimnio Lquido

Efetua-se um lanamento a Dbito para Aumentar Diminuir Diminuir Crdito para Diminuir Aumentar Aumentar

Podemos apresentar esse mtodo atravs dos razonetes, que so em forma de T, onde o lado esquerdo representado por Dbito e o lado direito representado por Crdito. Conta Dbito Crdito

Lanamentos (Contabilizao)
Aplicando-se o Mtodo das Partidas Dobradas, e a regra de Dbitos e Crdito j exposta podemos contabilizar qualquer transao efetuada pela empresa. Com algumas regras importantes: Lanar primeiro o(s) Dbito(s), para depois lanar o(s) Crdito(s); Quando lanar o Crdito, colocar antes do nome da conta a letra a, que representa um crdito. Exemplo: a) Constituio de uma empresa com um capital em dinheiro no valor de R$ 100.000,00. Lanamento: D: CAIXA C: a CAPITAL 100.000,00

35

Explicao: O dinheiro entrou na Caixa da empresa, debitando a conta CAIXA, aumentando, por conseqncia o Ativo. A conta CAPITAL foi creditada em mesmo valor, aumentando o Patrimnio Lquido da Empresa. b) Aquisio de veculo, vista, no valor de R$ 10.000,00 D: Veculo C: a Caixa 10.000,00

c) Compra de mquina a prazo, no valor de R$ 5.000,00. D: Mquina C: a Ttulos a pagar 5.000,00

d) Aquisio de Mercadorias, vista, no valor de R$ 5.000,00. D: Mercadorias C: a Caixa 5.000,00

e) Depsito no Banco X no valor de R$ 50.000,00 D: Conta Bco. Movimento C: a Caixa 10.000,00

Balancete de Verificao
Como vimos, para cada um ou mais lanamentos de Dbito, haver um ou mais lanamentos de Crdito de mesmo valor. Conseqentemente, a soma dos Saldos Devedores dever ser igual soma dos Saldos Credores. Mensalmente, o Balancete de verificao levantado com o objetivo de verificar a exatido dos lanamentos contbeis. O saldo de cada conta apurado no Livro Razo, e para representarmos graficamente a conta, adotamos o Razonete ou Conta T.

Caixa a 100.000 10.000 b 5.000 d 10.000 e

Capital 100.000 a

Veculos b 10.000

36

75.000

100.000

10.000

Mquinas c 5.000 5.000

Ttulos a Pagar 5000 c 5.000

Mercadorias d 5.000 5.000

Conta Bancria e 10.000 10.000

Depois do levantamento dos resultados nos razonetes, deve-se lanar os valores no Balancete de Verificao, onde verificamos se o saldo Credor e Devedor so iguais.

BALANCETE DE VERIFICAO Contas Caixa Capital Veculos Mquinas Ttulos a pagar Mercadorias Banco conta Movimento Dbito 75.000 --10.000 5.000 ---5.000 10.000 Crdito --100.000 ----5.000 -----

37

Exerccios
1 Baseado nos Lanamentos abaixo descritos, referente a Empresa Treinando Ltda., montar os Lanamentos, Razonetes, Balancete de Verificao e Balano Patrimonial. 1. Abertura da Empresa, com Capital Inicial de R$ 2.500.000,00. 2. Abertura de uma c/c no Banco dos Empresrios S/A no valor de R$ 250.000,00, uma conta corrente Banco Aplicao S/A, no valor de R$ 170.000,00 e uma c/c no Banco Fictcio S/A, no valor de R$ 80.000,00. 3. Pagamento da Folha de Pagamento, no valor de R$ 410.000,00, sendo 25% em cheque do Banco Aplicao, 30% em cheque do Banco dos Empresrios S/A, 18% em cheque do Banco Fictcio S/A, e o saldo em dinheiro. 4. Compra de mercadorias com prazo e aceite de duplicatas no valor de R$ 70.000,00. 5. Pagamento de conta de Luz no valor de R$ 200,00 com carto de dbito do Banco Fictcio S/A. 6. Pagamento de IPTU no valor de R$ 244,92, cheque do Banco Aplicao S/A. 7. Pagamento de Aluguel no valor de R$ 780,00, sendo 33% cheque do Banco dos Empresrios S/A, 25% em cheque do Banco Fictcio S/A e o saldo em dinheiro. 8. Compra de mveis e utenslios no valor de R$ 6.111,08, sendo 50% em dinheiro e 50% em cheque do Banco dos Empresrios S/A. 9. Pagamento de despesas com cpias no valor de R$ 4,07. 10. Venda de mercadorias Prazo, mediante aceite de Duplicatas no valor de R$ 24.000,00. 11. Recebimento de uma duplicata do cliente XYZ no valor de R$ 20.450,50 em dinheiro. 12. Recebimento da duplicata 2905 no valor de R$ 2.800,00 em cheque, que foi depositado no Banco Fictcio S/A.

38

LANAMENTOS

39

40

Balancete de Verificao

41

Balano Patrimonial

42

Exerccio 2 Baseado nos Lanamentos abaixo descritos, referente a Empresa ABC Ltda., montar os Lanamentos, Razonetes, Balancete de Verificao e Balano Patrimonial. 1. Abertura da Empresa, com Capital Inicial de R$ 8.200.000,00. 2. Abertura de uma c/c no Banco Lucro Certo S/A no valor de R$ 450.000,00, uma conta corrente Banco Brasileiro S/A, no valor de R$ 500.029,00. 3. Pagamento da Folha de Pagamento, no valor de R$ 721.000,00, sendo 5,8% em cheque do Banco Brasileiro, 20% em cheque do Banco Lucro Certo S/A e o saldo em dinheiro. 4. Abertura de uma conta corrente no Banco da Cidade S/A, no valor de R$ 134.700,00, sendo 7,87% em cheque do Banco Lucro Certo, 15% do Banco Brasileiro e o saldo em dinheiro. 5. Fazer calcular IRRF de 9,89% da Folha de Pagamento, sendo pago , 4% cheque do Banco Lucro Certo, 5% cheque do Banco Brasileiro e 45% do saldo com um cheque do Banco da Cidade e o restante em dinheiro. 6. Calcular 12,75% da folha de pagamento referente ao INSS, sendo pago em dinheiro. 7. Compra de mercadorias prazo, mediante aceite de duplicatas no valor de R$ 100.000,00. 8. Aplicao no Banco Brasileiro de R$ 9.748,00 em dinheiro. 9. Pagamento de IPTU no valor de R$ 430,00 em dinheiro. 10. Pagamento da Conta Telefnica no valor de R$ 250,00, sendo 50% em cheque do Banco Brasileiro e 50% em cheque do Banco Cidade. 11. Venda de mercadorias mediante aceite de Duplicatas no valor de US$ 8.758, com uma taxa de cmbio no valor de R$ 2,89.

43

12. Pagamento de Duplicatas no valor R$ 18.000,00 em dinheiro. 13. Aquisio de um celular e um Scanner (Digitalizador) no valor de R$ 950,00 e R$ 890,00, pago com um sinal de 35% e o restante a ser pago em 30 dias. 14. Compra de mveis de escritrio no valor de R$ 10.000,00 em dinheiro. 15. Recebimento de rendimentos sobre a aplicao realizada no Banco Brasileiro de 4,5%. (Os rendimentos so baseados na aplicao realizada no lanamento 8).

Exerccio 3 Baseado nos Lanamentos abaixo descritos, referente a Empresa Remendo Ltda., montar os Lanamentos, Razonetes, Balancete de Verificao e Balano Patrimonial. 1. Investimento inicial de capital no valor total de R$ 10.000,00 em dinheiro; 2. Compra a vista de mveis e utenslios, na importncia de R$ 2.000,00. 3. Compra de peas para reparos, nas seguintes condies: R$ 500,00 a vista e R$ 1.000,00 a prazo. 4. Venda a prazo de todas as peas para reparos, pelo preo de custo e a prazo. 5. Compra de um veculo, a prazo, por R$ 600,00, mediante o aceite de uma duplicata. 6. Pagamento de 50% da dvida relativa compra de peas para reparos. 7. Obteno de um emprstimo de R$ 5.000,00, no Banco do Sul S.A., mediante a emisso de uma Nota Promissria. 8. Investimento, aumentando o capital em mais R$

5.000,00, sendo R$ 2.500,00 em dinheiro e R$ 2.500,00 em peas para reparos.

44

9. Venda vista de R$ 200,00 em peas para reparos, pelo valor de R$ 800,00. 10. Recebimento do valor da venda a prazo referente ao item 4.

Exerccio 4 Baseado nos Lanamentos abaixo descritos, referente a Empresa Gama Ltda., montar os Lanamentos, Razonetes, Balancete de Verificao e Balano Patrimonial. Nas operaes realizadas em setembro / 2004. 1 - Investimento de R$ 150.000,00 em dinheiro de um total de R$ 300.000,00, sendo o restante em imveis. 2 - Compra de mveis e utenslios por R$ 50.000,00 emitindo uma nota promissria em pagamento. 5 - Compra de mercadorias, vista, por R$ 110.000,00. 8 Compra de R$ 70.000,00 de mercadorias, a crdito da Cia Alfa. 12 Venda vista no valor de R$ 160.000,00 por mercadorias compradas a R$ 80.000,00. 14 Pagamento de R$ 30.000,00 Cia Alfa, alm de R$ 5.000,00 da dvida relativa compra de mveis e utenslios. 17 Compra de um terreno por R$ 140.000,00, sendo 40% em dinheiro e o restante, a pagar em 30/09, 30/10 e 30/11. 19 Compra de mercadorias, a crdito, da Cia Beta, no valor de R$ 250.000,00. 21 Venda, a vista de mercadorias por R$ 200.000,00, recebendo o valor de R$ 250.000,00. 30 Pagamento a Cia Beta, da 1 parcela do terreno adquirido no dia 17.

45

Apurao do Resultado

Receitas e Despesas
Receitas Representam os valores que uma sociedade recebe ou tem direito a receber, provenientes de operaes de vendas, prestao de servios ou de investimentos. So todos os valores recebidos pela empresa, bem como aqueles que ainda tenha o direito de receber. Qualquer entrada s considerada Receita se provocar um aumento do Ativo, ou diminuio do Passivo. Uma receita tambm pode derivar-se de juros sobre depsitos bancrios ou ttulos e de outros ganhos eventuais. Ex: Receita de Vendas (Venda Valor Pago); Receita de Servios; Receita de Aluguel;

Receitas Financeiras. A obteno de uma Receita resulta num aumento de Patrimnio Lquido.

Despesas Consumo de bens e servios, adquiridos vista ou a prazo com o objetivo de gerar receitas. Qualquer gasto efetuado ou ainda devido, somente ser considerado despesa se provocar uma diminuio do Ativo, ou aumento do Passivo.

46

Pode-se considerar Despesa um pagamento de Funcionrios, ou seja, um pagamento de contas diversas. Ex: Custo, descontos dados a clientes; Despesas de vendas, tais como impostos, fretes, comisses, propaganda, etc. Despesas financeiras, tais como juros e encargos; Despesas tributrias, tais como: IR.

Resultado
representado pela diferena entre Receitas e Despesas de um determinado perodo onde apresentar a situao da empresa. apresentado no Balano Patrimonial no Patrimnio Lquido. O resultado pode ser: LUCRO quando o total de Receitas for maior do que o total de Despesas; ou PREJUZOS quando o total de Despesas for maior do que o total de Receitas. Baseado nas informaes acima, podemos constatar que o LUCRO aumenta o Patrimnio Lquido e o PREJUZO diminui o Patrimnio Lquido.

Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE)


a representao grfica da apurao dos resultados, onde apresentam listados as Receitas e Despesas.

47

Demonstrao do Resultado do Exerccio da Empresa Carapeto S/A em 31/12/2004. Receitas Receita de Vendas Receita de Servios Despesas Despesas de Impostos Despesa de Aluguel LUCRO Exerccio 5 Esto relacionadas abaixo, as transaes da Cia. Petrpolis, organizada em 1 de outubro de 2004. 1 Integralizao, em dinheiro, do Capital, de R$ 10.000,00. 4 Pagamento de R$ 220,00 por material empregado nos trabalhos efetuados; 5 Pagamento de R$ 500,00 referente a impostos e taxas diversas; 10 Recebimento por trabalhos realizados, R$ 1.420,00; 18 Pagamento de R$ 800,00 de aluguel, pelo uso de um caminho durante trs dias; 23 - Compra de diversos equipamentos, de A & CIA, a crdito por R$ 200,00; 26 Pagamento de R$ 200,00, despesas diversas; 30 Recebimento por trabalhos concludos, de R$ 3.500,00; 30 Pagamento de R$ 3.000,00, em ordenados e salrios. R$ 8.500,00 . R$ 5.000,00 R$ 3.500,00 ( R$ 2.300,00 ) . ( R$ 1.500,00 ) ( R$ 800,00 )

R$ 6.200,00

48

Balancete de Verificao em 30/10/2004. Contas Caixa Capital Despesa de Material Despesa de Impostos e Taxas Receita de Servios Despesa de Aluguel Veculos Equipamentos Contas a Pagar Despesas Diversas Despesas de Salrios Total Exerccio 6 Abaixo est apresentado o Balancete de Verificao da Estude Mais S/A, organizada em 1 de setembro de 2004. Balancete de Verificao em 30/09/2004. Contas Caixa Terrenos Notas a Pagar Capital Receitas de Servios Despesas de Salrios Despesas de Publicidade Despesas de Aluguel TOTAL 1.500,00 180,00 200,00 11.380,00 11.380,00 Dbito 5.500,00 4.000,00 2.430,00 5.000,00 3.950,00 Crdito 200,00 3.000,00 15.120,00 15.120,00 800,00 200,00 200,00 220,00 500,00 4.920,00 Dbito 10.200,00 10.000,00 Crdito

A partir do Balancete, Elaborar a Demonstrao dos Resultados do Exerccio e o Balano Patrimonial.

49

Exerccio 7 Abaixo est apresentado o Balancete de Verificao da Qualquer Nome Ltda., organizada em 31 de julho de 2004. Balancete de Verificao em 31/07/2004. Contas Caixa Equipamentos Contas a Receber Veculos Mercadorias Fornecedores Contas a Pagar Ttulos a Pagar Capital Despesa Energia Eltrica Despesas de Pessoal Receitas de Servios Receitas Gerais TOTAL 712.000 98.000 132.000 310.000 50.000 712.000 Dbito 65.000 210.000 105.000 60.000 42.000 12.000 50.000 30.000 260.000 Crdito

Durante o ms de agosto/2004 ocorreram as seguintes operaes: 5 Recebimento de receitas de servios no valor de R$ 15.000,00; 6 Pagamento de Despesas de conservao e manuteno de veculos, no valor de R$ 30.000,00; 8 Pagamento de Impostos no valor de R$ 14.000,00; 9 Venda de Mercadorias vista, comprada por R$ 20.000,00 e vendida pro R$ 25.000,00. 10 Recebimento de Contas a Receber, R$ 50.000,00; 20 Compra, a prazo, de mveis e utenslios no valor de R$ 1.000,00; 21 Pagamento de despesas de Conservao e Manuteno de equipamentos, no valor de R$ 12.000,00; 25 Recebimento de Receitas de Servios, R$ 12.000,00; 29 Recebimento de Contas a Receber, R$ 40.000,00;

50

30 Pagamento dos salrios do ms aos empregados, no valor de R$ 10.000,00. 31 Pagamento das contas de energia eltrica, R$ 10.000,00. Montar: Lanamentos, Razonetes, DRE e Balano Patrimonial.

Exerccio 8 Em 01/05/2004, o Sr. Chocolate abriu uma empresa Prestadora de Servios e foram realizados durante o ms, as seguintes operaes: 1 Investimento de R$ 150,00, em dinheiro; 2 Comprou mveis e utenslios por R$ 19,00 emitindo uma NP como forma de pagamento; 5 Gastou R$ 110,00 em salrios dos Funcionrios; 8 Comprou R$ 70,00 em equipamentos prazo; 12 Prestou servios a empresa Chocolight Ltda, no valor de R$ 300,00, sendo que recebeu 53% em dinheiro e o restante em duplicatas a receber; 14 Pagou R$ 5,00 relativa divida de mveis e utenslios e pagou R$ 30,00 referente aos equipamentos; 17 Prestou servios Dietchoco Ltda no valor de R$ 750,00 vista. 18 Comprou um terreno por R$ 140,00, pagando R$ 40,00 em dinheiro e o restante a pagar em 30 dias; 20 Pagamento de Aluguel, no valor de R$ 200,00; 22 Pagamento de R$ 30,00 referente ao aluguel do carro Cia. Inforkados S/A. Elaborar: Lanamentos, Razonetes, DRE e Balano Patrimonial.

51

Exerccio 9 Abaixo est apresentado o Balancete de Verificao da Mecconsertaquebra Ltda., organizada em 31 de maro de 2005. Balancete de Verificao em 31/03/2005. Contas Caixa Peas Automotivas Capital Contas a Pagar Receitas de Servios Despesas de Salrios Despesas Gerais Despesas Publicidade Receitas Diversas TOTAL 10 300,00 800,00 200,00 300,00 600,00 10 300,00 Dbito 5 400,00 3 600,00 7 000,00 1 200,00 1 500,00 Crdito

Durante o ms de Abril/2005 ocorreram as seguintes operaes: 1 Comprou um veculo, vista, por R$ 2 500,00; 5 Pagou parte das contas a pagar, no valor de R$ 300,00 em dinheiro 10 Recebeu Receitas de Servios no valor de R$ 700,00; 12 Pagar Despesas de Salrios, no valor de R$ 200,00; 15 Efetuou servio em um carro no valor de R$ 1 000,00, sendo 75% pago em dinheiro e o restante a receber dia 30/04, mediante aceite de uma duplicata; 20 Compra de peas, no valor de R$ 150,00, vista; 21 Venda de peas no valor de R$ 800,00, tendo as mesmas sido compradas no valor de R$ 300,00; 30 Recebimento das duplicatas referente ao dia 15/04. Efetuar: Lanamentos, Razonetes, Balancete, DRE e Balano Patrimonial.

52

Exerccio 10
Identificar o grupo na qual so classificadas as contas indicadas preenchendo conforme as siglas: A Ativo P Passivo PL - Patrimnio Lquido R Receitas ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) Rendimentos ) Veculos ) Contas a Receber ) Terrenos ) Duplicatas a Pagar ) Aluguel a Pagar ) Lucros Acumulados ) Impostos a Pagar ) Mveis e Utenslios ) Receita de Aluguel ) Equipamentos D Despesas ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) Emprstimos ) Mquinas ) Aplicaes Financeiras ) Capital ) Caixa ) Folha de Pagamento ) Estoque ) Prejuzos ) Imveis ) Servios Prestados

) Nota Promissria a Pagar (

53

Escriturao

Livros Fiscais
Obrigatrios por leis federais, estaduais e municipais. Exs: Livro de Entrada, Livro de Apurao de ICMS, Livro de Inventrio.

Razo
Antigamente, as contas eram registradas nas paginas de um livro que era denominado Razo, tambm conhecido como contas correntes. Durante os anos 70 e 80, se usa o razo registro em formas de folhas ou fichas soltas. Atualmente se utiliza o computador. Os registros so feitos atravs de softwares contbeis. um livro obrigatrio por lei e cada conta do Ativo, Passivo ou Patrimnio Lquido controlado numa conta em separado e com denominao prpria.

Dirio
um livro obrigatrio pela legislao comercial, onde so registradas todas as operaes contabilizveis de uma entidade, em ordem cronolgica e com certas regras. O registro de uma operao no livro Dirio denomina-se partida de dirio. Os requisitos necessrios de uma Partida de Dirio so os seguintes:

Formalidades (Apresentao) Costurado, pginas numeradas mecanicamente; Termos de Abertura / Encerramento; Registro na Junta Comercial/Cartrio de Ttulos e

Documentos

54

Rubricadas todas as pginas por funcionrio da

Junta/Cartrio. Formalidades Intrnsecas (Lanamentos) Sem rasuras, borres ou emendas. Idioma e moeda correntes nacionais Ordem Cronolgica Mtodo uniforme

Elementos do Lanamento Local e Data Conta a Dbito Conta a Crdito Histrico Valor Encerramento

Exemplo:

Barueri, 21 de setembro de 2004. Estoque de Mercadorias a Caixa Pago a Cia X, conforme NF n 1802

3.500,00

55

20_ _

HISTRICO

DBITO

CRDITO

D/ C

SALDO

56

20_ _

HISTRICO

DBITO

CRDITO

D/ C

SALDO

57

Administrao de Pessoal

Propsitos
Neste mdulo do curso, os alunos conhecero as principais funes da Administrao de Pessoal, conhecida como Recursos Humanos e Departamento Pessoal, onde iro cuidar dos funcionrios.

Conceito de Administrao de Pessoal


Funcionrios ou colaboradores so as pessoas que iro trabalhar na empresa. Durante a fase de planejamento preciso pensar no perfil dessas pessoas, no tipo de relacionamento que a empresa ir manter com elas, bem como ter informaes sobre Legislao Trabalhista. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizaes, caracterizado por mudanas constantes de natureza econmica, social e tecnolgica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administrao voltada para a gesto de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existncia ser determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou servios, tendo como base pessoas motivadas e com alto nvel de qualidade pessoal e profissional. Fica claro portanto, que o diferencial das empresas hoje o talento humano. Elevados ndices de rotatividade, de absentesmo, acidentes de trabalho, problemas com qualidade dos produtos, retrabalho, desperdcio de materiais, baixos salrios, condies de trabalho inadequadas e relaes de trabalho insatisfatrias so fatores

58

que esto diretamente relacionados administrao de recursos humanos, que, na maioria das empresas, limitada ao cumprimento, apenas, dos aspectos legais da relao governo x empresa x empregado. Para superar essas dificuldades, as empresas modernas esto investindo em treinamentos que levem as pessoas ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, bem como esto adaptando os mveis e as condies dos postos de trabalho visando o conforto e bem-estar de seus colaboradores. As organizaes so formadas por indivduos que buscam alcanar objetivos, que em ao individual isolada no conseguiriam alcanar. A cooperao entre esses indivduos essencial para a existncia da organizao. A primeira das funes do Setor de Pessoal o Recrutamento e seleo do pessoal, isto , o preenchimento de cargos previstos pela organizao e pelas necessidades internas da empresa.

Definio do Quadro de Pessoal

A definio das pessoas que iro trabalhar na empresa, funcionrios ou colaboradores, comea ainda na fase de planejamento. Deve ser identificado o nmero necessrio de pessoas para o tipo de trabalho a ser realizado e a qualificao que devero ter, inclusive do servio do escritrio. necessrio pensar no perfil dessas pessoas, no tipo de relacionamento que a empresa ir manter com elas, bem como ter informaes sobre legislao trabalhista. Investir em treinamento uma boa poltica, pois o grande diferencial das empresas hoje o talento humano. necessrio contar com a ajuda de gente competente para assumir responsabilidade e fazer bem feitas as tarefas que no

59

est ao alcance deles. onde aparecem novos desafios. Tais como: Quantas pessoas preciso contratar? Qual o salrio que pode oferecer? Qual o perfil adequado deste colaborador? Onde buscar esse colaborador? Tem experincia e tempo para fazer a seleo? Quais metas e resultados ele dever apresentar? Como ele ser integrado equipe? Por quanto tempo espera ficar com ele? Vai investir em capacitao ou quer algum com experincia? Quer algum com uma viso especialista ou mais integrada? Como espera reconhecer seu desempenho e mant-lo motivado a desafios? Estas so algumas questes que devem ser refletidas ANTES de tomar a deciso de contratar algum, pois lembre-se que todo centavo investido em competncia operacional, dever retornar para a empresa em forma de lucro! As empresas de sucesso hoje so enxutas e seus colaboradores competitivos e polivalentes. Se mesmo assim realmente vai contratar algum, considere ainda alguns aspectos fundamentais durante o processo de seleo: 1. Aptido Tcnica: Grau de conhecimento quanto atividade que ir desempenhar e os resultados que dever apresentar; 2. Viso Sistmica: Grau de conhecimento quanto ao domnio do negcio integrado com sua atividade especfica;

60

3. Aspectos Comportamentais: Grau de facilidade para relacionamento pessoal e interpessoal; 4. Aspectos ticos: Valores pessoais cultivados pelo candidato que tange a credibilidade, idoneidade e honestidade. Desta forma, como cada negcio e seu empreendedor tem peculiaridades prprias e necessidades especficas, busque sempre algum que venha somar solues auxiliando na busca do contnuo aprimoramento do seu negcio.

Descrio de Cargos

A primeira etapa seria a descrio de cargos, que consiste em enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribudas ao seu ocupante. Vale ressaltar, que quando vamos descrever um cargo, no podemos levar em considerao a pessoa que ocupa atualmente, e sim o que esse cargo deve realizar, quais so as suas atribuies. Anlise pretende estudar e determinar os requisitos

qualificativos, responsabilidades envolvidas e condies exigidas pelo cargo, para um desempenho adequado. atravs dessa anlise que os cargos sero posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparao. A especificao do cargo, realizada pela anlise, contempla as condies exigidas com relao escolaridade, experincia, iniciativa, habilidades, bem como estuda as responsabilidades do ocupante por materiais, equipamentos, ferramentas, condies de trabalho, requisitos fsicos, etc. O indivduo que possui os requisitos exigidos de um cargo apresenta a qualificao profissional para exerc-lo. Assim, baseado na anlise de cargos, pode-se traar o perfil dos futuros candidatos a serem contratados.

61

DESCRIO DE CARGO
Ttulo do Cargo: Cdigo: Departamento: Diretoria: Data da __/__/___ emisso Data da __/__/___ reviso:

Descrio Sumria:

Descrio Detalhada:

Fonte: CHIAVENATO (1994)

Segue abaixo o modelo utilizado na anlise de cargos, as fases aplicadas na anlise.


DESCRIO E ANLISE DO CARGO Empresa: Ttulo: Descrio do Cargo:
Quais as tarefas do Cargo, ex: Armazenar as peas no Almoxarifado, Organizar o Almoxarifado entre outros

Anlise do Cargo: Requisitos Mentais: Instruo: Experincia: Aptides Necessrias:

Requisitos Fsicos: Esforo Fsico:

Responsabilidades envolvidas: Patrimnio:

Condies de Trabalho: Ambiente de Trabalho: Riscos:

Fonte: CHIAVENATO (1994)

62

Recrutamento e Seleo dos Candidatos


1. PERFIL DO CANDIDATO: Para se ter uma seleo eficiente a descrio e anlise do cargo tem que estar devidamente preenchida, para se ter conhecimento correto do perfil desejado. Requisitos Pessoais: Baseado na descrio do cargo tiramos os requisitos pessoais, como idade, sexo, estado civil. Alguns cargos combinam mais com indivduos que possuem determinadas caractersticas pessoais (esforo fsico, extrovertido, ...), conforme ainda o ambiente de trabalho e responsabilidades envolvidas. Informaes sobre o cargo: Atividades especficas a serem exercidas; Nvel de responsabilidade por patrimnio da empresa e tomada de decises; Verificar o nvel de contato do cargo, se trabalha com contato interno e/ou externo e reas envolvidas; Estilo de liderana da chefia. 2. FONTES DE RECRUTAMENTO: Para haver um bom recrutamento necessrio se ter em mos uma descrio de cargos bem elaborada, pois somente atravs da mesma ser possvel delimitar a fonte direcionando o recrutamento, norteando o recrutador em relao ao sentido (onde) e a maneira (como) atrair os profissionais corretos para o cargo, pois h diversas formas e fontes de recrutamento. O recrutamento pode ser realizado por fontes: a. Interna: Onde funciona como incentivo aos funcionrios para se aperfeioarem, uma vez que so procurados os profissionais dentro da prpria empresa, constituindo de fonte mais prxima, menor custo, apresentando maior ndice de aproveitamento e segurana.

63

b.

Externa: Uma vez esgotados os recursos internos, procura-se no mercado profissionais com o perfil desejado, atravs de algumas fontes a seguir: Site da prpria empresa, onde o candidato se cadastra; Banco de currculos, previamente selecionados; Contatos com sindicatos e associaes de classe; Anncios em jornais e revistas especficas; Contatos com instituies de ensino e centros de integrao empresa-escola; Agncias de empregos, tanto virtuais como reais.

3. RECEPO E ATENDIMENTO DOS CANDIDATOS: a) Por parte da empresa: Ser educado; Planejar previamente os testes e o roteiro da entrevista, para o entrevistador avaliar melhor o candidato em relao as necessidades do cargo e o candidato no precisa ficar horas esperando em vo; Fazer com que os candidatos sintam-se vontade na entrevista; Manter sigilo das informaes obtidas junto aos candidatos; Dar um feedback ao candidato a respeito do processo seletivo. 4. AVALIAO DOS CANDIDATOS: Teste escrito; Entrevista; Dinmicas de grupo. 5. DICAS PROFISSIONAIS: Antes de comparecer entrevista, pesquise sobre a

empresa, rea de atuao da mesma, mercado atuante,

64

entre outros. Mantenha-se atualizado, lendo jornais e revistas. Comparea adequadamente trajado, tons neutros e

claros. Evite Decotes, saias muito curtas, roupas muito justas, cala jeans, camisetas e tnis, acessrios em excesso, bons. Lembre-se que aparecer mais seus conhecimentos e experincias do que sua roupa. Seja objetivo, coerente e preciso nas respostas,

evitando falar mal de empresas e chefes anteriores e mentiras. Lembre-se que quem deve dominar a conversa o entrevistador. Tenha postura e seja educado.

Seleo de Pessoal
o processo que visa escolher entre os candidatos recrutados, os mais qualificados ou que se identificam mais com as caractersticas da vaga, os mais aptos, visando manter ou aumentar a eficincia e o desempenho do pessoal, bem como a eficincia e o desempenho da organizao. A seleo constitui a escolha da pessoa certa para o lugar certo. E realizada atravs de algumas etapas verificadas a seguir. Entrevistas de Seleo o momento que vamos coletar informaes complementares e conhecer o cada candidato, observando conhecimentos, habilidades e atitudes que interferem em seu comportamento e conduta, procurando identificar caractersticas profissionais, sociais, intelectuais e pessoais. Devemos nos preocupar sempre em fazer perguntas que tenham algum objetivo.

65

Testes de Seleo Tem como objetivo medir aspectos intelectuais, de personalidade ou tcnicos relativos cada profisso ou cargo. Devem ser preparados considerando o cargo e as caractersticas dos mesmos, assim como os aspectos pessoais envolvidos em cada funo. Tcnicas de simulao ou dinmicas de grupo So atividades em grupo, conduzidas por profissionais qualificados, que visam simular situaes ou casos especficos, onde os participantes vivenciam e participam com suas opinies e sua viso pessoal sobre as mesmas. Podem ser adaptados em forma de jogos que permitem observar e avaliar as posturas e as maneiras de reagir de cada participante determinada tarefa, fazendo a ligao com os aspectos profissionais. A capacidade de trabalhar em equipes tem sido muito valorizada no momento atual.

Contratao de Funcionrios
recomendada a elaborao e entrega, aos candidatos, de uma Solicitao de Emprego, e na admisso a empresa dever solicitar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho Previdncia Social CTPS: documento obrigatrio para o exerccio de qualquer atividade; Carto de Inscrio no PIS/PASEP: Tratando-se de primeiro emprego a empresa deve providenciar a inscrio do candidato em qualquer agncia da Caixa Econmica Federal; Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); Carteira de Identidade; Atestado Mdico de Capacidade Funcional: O candidato, depois de selecionado, dever ser submetido a exame mdico (art. 168 CLT); Fotografias para o Livro de Registro de Empregados; Ttulo de Eleitor;

66

Certificado de reservista ou prova de alistamento militar: no caso de candidato masculino, dependendo da idade; Carteira de habilitao profissional: quando da contratao de profissional habilitado Certido de casamento; Certido de nascimento dos filhos, quando for o caso.

Por precauo, a empresa poder tirar ficha de antecedentes criminais, que pode ser pedida no Poupa Tempo ou no Instituto de Identificao. No deixe de obter mais informaes junto ao seu contabilista quando este gerir seu RH. Consulte tambm as Delegacias do Ministrio do Trabalho e Empregos, Ministrio do Trabalho e Empregos (http://www.mte.gov.br/), o Sindicato Patronal. Uma vez recebida a documentao, o empregador deve: - Anotar na CTPS a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver; - Preencher a ficha de salrio-famlia; - Incluir a admisso no CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no site do Ministrio do Trabalho http://www.mte.gov.br At o dia 15 de cada ms, a empresa dever postar no correio o impresso atravs do qual presta informao sobre o movimento de pessoal ocorrido no ms anterior. - Efetuar o cadastro no PIS, caso o empregado no possua a sua matrcula; O registro do empregado dever ser providenciado imediatamente aps a sua admisso, devendo ser adquirido o livro ou as fichas de registro que, antes de serem utilizadas, devero ser autenticadas pela DRT (Delegacia Regional do Trabalho). O prazo para autenticao de 30 dias aps a admisso do primeiro empregado. No ocorrendo o cumprimento da obrigao, o empregador fica sujeito multa.

67

Havendo mais de um estabelecimento, a empresa poder centralizar o trabalho de registro, devendo deixar em cada estabelecimento o livro ou as fichas de registro disposio da fiscalizao.

Contrato de Trabalho

O contrato de trabalho um instrumento jurdico que estabelece as condies do trabalho, conforme acordo prvio firmado entre contratante e contratado. H duas opes para a manifestao da vontade entre as partes: vnculo empregatcio (relao de emprego) ou autnomo. Se a relao entre as partes for do tipo patro X empregado, isto , se o trabalhador estiver subordinado ao empregador, e presta os servios de forma habitual, mediante horrio e salrio, ficar caracterizado o vnculo empregatcio e dever registr-lo. Verifique em que tipo de relao jurdica se enquadra a contratao, pois o risco de no contratar corretamente do empresrio. Considera-se como prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado, da execuo de servios especificados ou, ainda, da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. vedado por lei o trabalho sem que o empregado tenha a sua CTPS assinada, estando o empregador sujeito multa pelo no cumprimento da obrigao.

Aps a Contratao

Ao proceder a admisso de um novo funcionrio, o empresrio deveria expor ao recm-contratado o que a empresa espera dele. O colaborador informado sobre o seu cargo, o salrio que

68

ganhar, qual o horrio a ser cumprido, que benefcios a empresa oferece, s vezes at recebe um manual sobre as normas, sobre quais so os seus deveres e muito mais. Essas informaes so o mnimo que o recm-contratado deve receber da empresa. Deve-se ainda manifestar que esperam a sua identificao aos propsitos e objetivos da empresa, com comprometimento e dedicao. Seria manifestar que esperam que tenha iniciativa, assumindo as responsabilidades inerentes a sua funo, sendo solcito aos seus companheiros. Seria dizer que esperam uma atuao com pr-atividade, contribuindo efetivamente para o bom andamento das tarefas a ele confiadas. Seria dizer que esperam uma perfeita e harmoniosa integrao aos demais colaboradores, formando uma equipe coesa. Que juntamente com a equipe, possa alcanar os maiores e melhores ndices de produtividade. Que esteja sempre motivado, envolvido e disposto a colaborar. Que seja produtivo e eficiente. Que seja disciplinado e um eterno aprendiz. Que seja criativo, agregando novas idias, trazendo solues e no problemas. Que tenha a capacidade de adaptar-se as constantes exigncias do trabalho.

69

Que tenha a capacidade de gerar resultados satisfatrios, contribuindo assim para maximizar os lucros e minimizar os gastos. E quando o empresrio no avisa pode causar aborrecimentos no relacionamento de empregado x patro, e o empregador fica nesse erro direto, gerando um ciclo de problemas.

Benefcios Obrigatrios e Opcionais para os Funcionrios


Os principais benefcios que os empregados gozam so: Obrigatrios: Fundo de Garantia por Tempo de Servio-FGTS; Vale Transporte; - Frias (acrescidas de 1/3); Dcimo Terceiro salrio.

Opcionais: Assistncia mdica; Programa de Alimentao ao Trabalhador-PAT; Bolsa de estudos.

Alguns benefcios opcionais podem se tornar obrigatrios devido a acordos ou convenes coletivas. Por isso, importante checar as ltimas informaes fornecidas pelo Sindicato Patronal.

Registro de Funcionrios
Todo funcionrio deve ser registrado em carteira, ao qual uma responsabilidade social do empresrio. Para registrar os empregados preciso: Registro na carteira de trabalho: Sero anotadas as informaes relativas ao Contrato de Trabalho, como data de admisso, tipo

70

de remunerao (salrio fixo ou mediante comisses), forma de pagamento, funo, banco de depsito do FGTS, prazo de vigncia do contrato, se ser por prazo determinado, contrato de experincia, sua durao e possvel renovao. Ateno: a empresa ter no mximo 48 horas para devolver ao empregado a Carteira de Trabalho devidamente registrada Registro do Livro de Empregados: O registro dever ser feito imediatamente no ato da contratao. A empresa poder optar pela utilizao de Livro de Registro, Fichas de Registro ou Sistema Informatizado de Registro.

Este livro fica sob guarda da empresa ou com o contabilista.

Procedimentos

do

Registro

de

um

Novo

Funcionrio no CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados


O CAGED deve ser preenchido e enviado ao Ministrio do Trabalho e Emprego toda vez que o estabelecimento tenha admitido, desligado ou transferido empregado com contrato de trabalho regido pela CLT, ou seja, que tenha efetuado qualquer tipo de movimentao em seu quadro de empregados.

As informaes do CAGED so utilizadas pelo Programa de Seguro-Desemprego para conferir os dados referentes aos vnculos trabalhistas e liberar os benefcios. tambm com base nestas informaes que o Governo Federal e a sociedade como um todo contam com estatsticas para elaborao de Polticas de Emprego e Salrio, bem como pesquisas e estudos sobre mercado de trabalho.

71

Qual o custo de um Funcionrio para a Empresa?


Quando contratamos um funcionrio para pagar salrio por hora, o valor contratado remunera, tanto as horas efetivamente trabalhadas como as horas dos fins de semana, dos feriados e das frias. Ele tambm ter direito a dcimo terceiro salrio e 1/3 de adicional de frias. A empresa ainda dever recolher o FGTS. Os encargos acima recaem sobre todas os tipos de empresas e, aquelas, sendo que as empresas no optantes pelo Simples Federal, ainda devem recolher a contribuio patronal do INSS, o seguro de acidente de trabalho e as contribuies de terceiros.

72

Exemplo: Imaginemos um funcionrio que contratado para ganhar R$ 10,00 por hora: Qual ser o custo da hora efetivamente disposio da empresa? Determinaremos o custo definindo todas as verbas a que o funcionrio tem direito e, em seguida, dividiremos este valor pelo total de horas que ele fica disposio da empresa. Clculo das horas disposio: (semana no inglesa) Para completar 44 horas semanais em 6 dias teis, o funcionrio deve trabalhar 7,3333 horas dirias (44/6), e estas 7,3333 horas dirias remuneram tambm as frias, os fins de semana remunerados, os feriados e as faltas abonadas. O ano tem 365 dias X 7,333 horas = 2.676,67 horas. Mas como ele no trabalha todos estes dias, ento, ele tem direito a 30 dias de frias, 48 domingos remunerados (quatro esto dentro das frias) e definiremos mais 12 feriados oficiais, perfazendo o total de 90 (30+48+12) dias no total, que ao multiplicarmos por 7,3333, chegamos em 660 horas.

Conclui-se portanto que ele fica disposio da empresa 2.016,67 horas (2.676,67 - 660). Valores que a empresa deve desembolsar 2.676,67 horas X R$ 10,00 = R$ 26.766,67 (so os 365 dias) 220,00 horas X R$ 10,00 = R$ 2.200,00 de 13 Salrio 1/3 de salrio referente a adicional de frias = R$ 733,33 Ou seja, o funcionrio tem direito anualmente a R$ 29.700,00 (26.766,67+ 2.200,00 + 733,33).

Para

empresas

optantes

do

Simples

Federal

R$ 29.700,00 X 8% = R$ 2.376,00.

73

Custo do Funcionrio R$ 29.700,00 + R$ 2.376,00 = R$ 32.076,00. Este valor dividido pelas horas disposio da empresa (2.016,67), soma um custo/hora mnimo de R$15,91 em outras palavras, 59,1%.

Empresa no optante do Simples Federal R$ 29.700,00 X 8,5% = R$ 2.524,50 FGTS R$ 29.700,00 X 20% = R$ 5.960,00 INSS R$ 29.700,00 X 5,8% = R$ 1.722,60 (sistema S e salrio educao) R$ 29.700,00 X 1% = R$ 297,00 grau de periculosidade do cargo Perfazendo um total de R$ 40.184,10 que, dividido pelas horas disposio (2.016,67), soma um valor de 19,93, ou seja, um custo de R$ 99,3%. Obs.: No inclumos neste valor a multa do FGTS que geralmente aparece nos clculos, por considerarmos que o funcionrio pode pedir a conta da empresa e no haver necessidade deste pagamento, alm do que ela depende tambm do tempo que o funcionrio trabalhou na empresa. Para funcionrios mensalistas, o clculo praticamente idntico, o que difere que no valor mensal j est includo o fim de semana remunerado e os feriados, de forma que para achar o valor hora do funcionrio mensalista, que ganhe R$ 2.200,00 reais por ms, devemos dividir este valor por 220 horas (30 dias X 7,33 hora/dia), o que demonstra que sobre as horas efetivamente trabalhadas os encargos so praticamente os mesmos.

74

O que o empresrio precisa saber sobre questes trabalhistas?


preciso procurar conhecer as leis trabalhistas, assim fica mais fcil administrar seu negcio conhecendo os seus direitos e dos empregados, tais como: As rotinas trabalhistas; As obrigaes trabalhistas; Como devem ser feitas as admisses e demisses e a remunerao a ser paga; Os detalhes sobre frias e 13 salrio; Higiene e segurana no trabalho; Enfim, todas as medidas para agir de acordo com as leis vigentes. Dvidas podem ser discutidas com seu contabilista. Deve-se tambm informar junto s Delegacias do Ministrio do Trabalho e Emprego, Sindicato Patronal, Portal de Emprego e Trabalho do Servio de Informaes do Governo.

Integrao do novo empregado


Feita a contratao e antes do mesmo se dedicar ao trabalho, o funcionrio dever passar por um processo de integrao empresa, com o objetivo de facilitar a sua adaptao. Neste processo, o empregado vem a ter uma viso global da empresa, sua histria, seus objetivos, sua sistemtica de trabalho, entre outras. Devero tambm ser informados os direitos e deveres do funcionrio na empresa, data de pagamento, adiantamentos, entre outros. Concluda a exposio o novo funcionrio encaminhado para o local onde ir trabalhar, sendo este apresentado aos demais colegas de trabalho. Veremos abaixo a complementao sobre alguns benefcios ao qual o funcionrio tenha direito.

75

FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Servio. O fundo constitui-se de um benefcio disponibilizado quando da aposentadoria ou morte do trabalhador, e representa uma garantia para a indenizao do tempo de servio, nos casos de demisso imotivada. formado por depsitos mensais, efetuados pelas empresas em nome de seus empregados, equivalente ao percentual de 8% das remuneraes que lhes so pagas ou devidas, ou no caso de contrato temporrio de trabalho com prazo determinado, o percentual de 2%. O mesmo pode proporcionar ao trabalhador condies para auxiliar no financiamento de habitaes, ou investimentos em saneamento bsico e infra-estrutura urbana.

PIS Programa de Integrao Social O Programa de Integrao Social foi institudo para possibilitar a participao empregados. Ao se cadastrar no programa, voc recebe o nmero de inscrio no PIS, que ser utilizado para consulta e saques dos benefcios sociais administrados pela CEF. dos trabalhadores no desenvolvimento das empresas, promovendo a distribuio dos benefcios entre os

Treinamento de Empregados
As empresas precisam ensinar seus empregados a executar as suas tarefas da maneira correta e conforme os padres da empresa. As pessoas motivadas apresentam uma enorme aptido para o desenvolvimento, que o potencial para aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos, modificar atitudes/comportamentos e liberar sua criatividade. O setor de Pessoal da empresa deve encaminhar um funcionrio a realizao de treinamentos, uma vez que o funcionrio deve realizar temporariamente treinamentos, quando a empresa adquire novos equipamentos, ou quando a empresa ainda

76

pretende promover o funcionrio para novas funes dentro da empresa. Com relao ao treinamento profissional, podemos classifica-los de duas formas, que seria o Treinamento Formal, onde o funcionrio freqenta cursos ministrados em aulas regulares e o Treinamento em servio, onde o funcionrio recebe instrues durante o expediente, recebendo instrues dos prprios superiores nas funes que j exercem ou iro exercer em um futuro breve, ou ento o funcionrio recebe um treinamento durante uma parte do tempo de servio, desempenhando outras atividades relativas ao servio no restante do tempo. Porm a respeito de Treinamento, as empresas podem contar com o auxlio de instituies de treinamento como o SENAI e SENAC, onde fornecem treinamentos empresariais, muitas vezes montando treinamentos de acordo com a necessidade das empresas. Algumas empresas ainda oferecem bolsa de estudos para os funcionrios se aperfeioarem no mercado, oferecendo at auxlio para cursos universitrios.

Formas de Avaliao dos Funcionrios


O processo deve contemplar uma avaliao coletiva (equipe) e uma avaliao individual (funcionrios). A avaliao deve considerar sempre o lado profissional e o lado pessoal. Para avaliar a equipe preciso conhecer: Resultados obtidos; Produtividade; Nvel de cooperao; Integrao; Esprito de equipe;
77

Objetivos coletivos; Relacionamento entre os seus integrantes; Ambiente; Clima organizacional. Para uma equipe alcanar bons nveis de produtividade necessrio que todos estejam envolvidos, motivados e treinados.

Para avaliar cada um dos funcionrios preciso considerar:


Conhecimento tcnico; "Know-how"; "Expertise"; Aspecto comportamental.

Verificar: Evoluo que cada um obteve na carreira e/ou dentro da prpria empresa; Trajetria profissional; Formao escolar; Anseios e expectativas na vida pessoal e profissional; Postura e comportamento.

Analisar: Sincronismo entre o cargo e a funo, ocupada por cada um, com o seu perfil, caractersticas e competncias exigidas; Desajustes.

Avaliar: Iniciativa;

78

Criatividade; Pr-atividade; Potencialidades; Desempenho.

Observar cada um com relao a: - cumprimento das normas e regras; - disciplina; - capacidade de assumir riscos e responsabilidades; - nvel de cooperao; - contribuio com sugestes e melhorias; - respeito aos colegas e s opinies alheias; - rapidez na execuo de tarefas; - erros freqentes; - esprito de liderana; - necessidade de superviso. Saber um pouco sobre a vida familiar, social, hbitos, hobbys, tambm contribui para uma boa avalizao.

Demisso de Funcionrios: Procedimentos a serem tomados.


O desligamento de um empregado se dar atravs de uma comunicao formal onde constar: data do desligamento, aviso prvio (dispensa ou no) e data para acerto de contas. O empregado tem os seguintes direitos garantidos pela Consolidao das Lei Trabalhistas: aviso prvio, saldo de salrios, frias integrais, frias proporcionais e multa rescisria.

79

exigido o exame mdico demissional, baixa na Carteira de Trabalho e Previdncia Social, registro demissional nas fichas de registro do empregado e homologao da resciso. Informe-se com seu contabilista, consulte a Delegacia do Ministrio do Trabalho e Emprego (http://www.mte.gov.br/), Sindicato Patronal.

Poltica Salarial da Empresa


o conjunto dos princpios e diretrizes que refletem a orientao e a filosofia da organizao, no que tange aos assuntos de remunerao de seus empregados. Assim, todas as normas presentes e futuras, devero orientar-se por esses princpios e diretrizes, sendo que a poltica salarial evolui, aperfeioando-se com sua aplicao frente a situaes que se modificam com rapidez, sendo justa conforme os cargos internos e equivalentes aos praticados no mercado. Em uma empresa, cada cargo tem o seu valor individual. Outro fator importante, que deve ser baseado em um sistema lgico de comparaes internas e dentro dos padres do mercado de trabalho. Uma poltica salarial deve ter como contedo: a) Estrutura de cargos e salrios, ou seja, a classificao dos cargos e as faixas salariais para cada classe de cargos; b) Salrios de admisso para as diversas classes salariais. O salrio de admisso para empregados qualificados deve coincidir com o limite inferior da classe salarial, porm, se o candidato no possuir todos os requisitos exigidos pelo cargo, o salrio de admisso do mesmo poder ser inferior a at 10 ou 20% do limite mnimo da classe salarial;

80

c) Previso de reajustes salariais, por determinao legal, ou espontneos. A poltica salarial deve levar em conta outros aspectos importantes do sistema de recompensas ao pessoal: benefcios sociais, estmulos e incentivos ao desempenho dedicado dos empregados, oportunidades de crescimento profissional, garantia de emprego, etc.

81

Folha de Pagamento
O uso da folha de pagamento obrigatrio para o empregador. Pode ser feita de modo manuscrito ou por meio de processos eletrnicos. Nela so registradas mensalmente todos os proventos e descontos dos empregados. Os lanamentos em folha de pagamento devem ser expressos do modo mais simples e transparente possvel, facilitando a compreenso por parte dos empregados. Mensalmente as empresas necessitam preparar a folha de pagamento de salrios dos seus empregados. Dessa forma, necessria a contabilizao da remunerao dos empregados, bem como o registro das contribuies e/ou impostos devidos, tanto por empregados quanto por empregadores, aos cofres pblicos. Quanto folha de pagamento, no caso brasileiro, os principais clculos necessrios para contabilizao, basicamente so os seguintes: Clculo da remunerao total do empregado que ser base de clculo da contribuio previdenciria (empregado paga); Clculo da remunerao total do empregado que ser base de clculo do IRPF que ser retido pela empresa em prol do poder pblico (empregado paga); Verificar se o empregado tem direito ao salrio-famlia (a Previdncia Social paga); Clculo da contribuio previdenciria devida pela empresa sobre a folha de pagamento, bem como Contribuies para Terceiros (Salrio-educao, Senai/Senac, Sesi/Sesc, Incra e Sebrae) e o Seguro Acidente de Trabalho SAT; Clculo do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS (empregador paga).

82

Para o clculo e contabilizao da folha de pagamento necessitamos das tabelas do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e INSS:

Abono Salarial
o pagamento de um salrio mnimo anual aos trabalhadores que tem direito, que so: Trabalhador que recebeu em mdia, at 2 salrios mnimos mensais no ano anterior; Estiver cadastrado no Programa de Integrao Social PIS ou Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico PASEP h pelo menos 5 anos; Trabalhou no ano anterior, com vnculo empregatcio, pelo menos 30 dias. Como Requerer O rgo/Empresa no qual o trabalhador tem vnculo empregatcio deve informar, na data prevista, atravs da Relao Anual de Informaes Sociais RAIS ao Ministrio do Trabalho. Perodo de Pagamento O pagamento do abono salarial tem inicio no 2 semestre de cada exerccio e vai at o 1 semestre do exerccio seguinte, conforme calendrio divulgado pelo Ministrio do Trabalho/Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador CODEFAT atravs dos agentes pagadores (CEF/BB).

83

Onde Receber Os trabalhadores inscritos no Programa de Integrao Social PIS, recebem o abono salarial na Caixa Econmica Federal, e os inscritos no PASEP, recebem no Banco do Brasil S.A, de acordo com o calendrio de pagamento previamente divulgado. Obs: Se a empresa ou entidade pblica estiver cadastrada na Caixa Econmica Federal ou Banco do Brasil S.A, o pagamento ser realizado atravs do contra-cheque do trabalhador. De acordo com calendrio divulgado pelo Ministrio do Trabalho/ Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador CODEFAT, o trabalhador deve dirigir-se a Agncia da Caixa Econmica Federal ou Banco do Brasil S.A, munidos dos seguintes documentos: Comprovante de inscrio no PIS/PASEP Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS

Observao: O trabalho que recebeu, em mdia, mais de 2 salrios mnimos mensais ter direito aos rendimentos da conta do Fundo de Participao do PIS/PASEP, desde que tenha sido cadastrado no Programa antes de outubro de 1988.

Salrio Famlia
O salrio famlia concedido ao empregado que tiver filhos menores de 14 anos ou invlidos em qualquer idade e receba remunerao mensal, conforme tabela abaixo: Salrio At R$ 414,78 De R$ 414,78 a R$ 623,44 . Regulamentado pelo Decreto 3048/1999 Portaria Mtb 727/2003. O rgo competente o INSS. Valor por filho (R$) R$ 21,27 R$ 14,99

84

Prazo O salrio famlia deve ser pago ao empregado at o quinto dia til do ms, da semana ou da quinzena seguinte ao da competncia. Custo O valor da quota do salrio famlia de R$ 13,48 (valor em 2003/2004) por filho, que ser ressarcido ao empregado atravs de deduo na guia de recolhimento da contribuio previdenciria devida. Caso no seja cumprido o valor da multa varia de R$ 991,03 a R$ 99.102,12 (2004) conforme a gravidade da infrao. Documentao Termo de Responsabilidade assinado pelo empregado. Atestado de vacinao obrigatria e a comprovao de freqncia escolar do filho ou equiparado. Quitao do recebimento pelo empregado na folha de pagamento. O salrio-famlia corresponde ao valor a ser pago ao empregado que possui filhos menores de 14 anos de idade ou invlidos. A Lei n 4.266, de 03/10/63, que instituiu o salrio-famlia, determinou que o mesmo seja pago mensalmente ao empregado pela prpria empresa, quando do pagamento de seus salrios e, quando do recolhimento das contribuies sociais ao rgo da previdncia social, providencia-se o respectivo reembolso atravs do desconto do valor na prpria Guia de Recolhimento. (Favero et. al.: 1997, 103)

TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA CONCESSO DO SALRIO FAMLIA Eu, (Nome do Empregado), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), C.P.F. n (xxx), Carteira de Trabalho n (xxx) e srie (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), n (xxx), bairro (xxx), Cep (xxx), Cidade (xxx), no Estado (xxx), firmo o presente Termo de Responsabilidade perante a Empresa (Nome do Empregador), com sede em (xxx), na Rua (xxx), n (xxx), bairro (xxx), Cep (xxx), no Estado (xxx), inscrito no C.N.P.J. sob o n (xxx), e no Cadastro Estadual sob o n (xxx), declarando fazer jus percepo do salrio famlia, em razo do(s) seguinte(s) dependente(s): Dependente (XXX)

85

Grau de Parentesco (xxx) Data de Nascimento (xxx)

Declaro estar ciente de que deverei comunicar, quando de sua ocorrncia e imediatamente aps, os seguintes fatos, eis que determinem a perda do direito ao salrio famlia: I - BITO DO FILHO II - CESSAO DA INVALIDEZ DE FILHO INVLIDO III - SENTENA JUDICIAL QUE DETERMINE O PAGAMENTO A OUTREM Declaro, ainda, estar ciente de que o descumprimento do presente Termo de Compromisso, alm de obrigar a devoluo das importncias recebidas indevidamente, implicar nas penalidades previstas no artigo 171 do Cdigo Penal, alm da resciso do contrato de trabalho, por justa causa, nos termos do art. 482 da CLT.

(Local, data e ano) (Nome e Assinatura do Empregado)

Clculo de Folha de Pagamento


Adiantamento de Salrio Conforme a poltica da empresa, os funcionrios devidamente registrados podem receber adiantamento salarial, conforme cada empresa. O clculo baseado no salrio integral. Porm deve-se ainda tomar cuidado com funcionrios que foram admitidos no ms corrente, em dias diferente. Adiantamento de salrio = salrio devido * % adiantamento. Quando o funcionrio for admitido dentro do ms: Adiantamento = [(salrio / 30) * dias trabalhados] * % adiantamento Exerccio: Na empresa Trabalhe Bem, os funcionrios recebem adiantamento de 45% do seu salrio, sabe-se que todos os funcionrios da empresa trabalham 180 horas/ms. Calculem o valor do

86

adiantamento de cada um, tomando cuidado com o salrio dos horistas e a data de admisso dos funcionrios. Funcionrio
Edgar Patrcia Silvana Marcelo Lus Andr Cristiano Priscila Samuel Luciana Marli Ivan Mrcia Aline Renato

Admisso
02/01/2004 02/08/2004 27/11/2003 01/05/2004 15/07/2004 29/05/2004 09/03/2004 01/12/2003 08/07/2004 01/09/2004 20/09/2004 15/09/2004 02/08/2004 14/09/2004 18/02/2004

Salrio
R$ 2.500,00/ms R$ 6,00 / hora R$ 9,77/hora R$ 1.780,00/ms R$ 15,32 / hora R$ 2.584,21/ms R$ 43,25 / hora R$ 16,54 / hora R$ 795,00 / ms R$ 1.500,00 / ms R$ 7,80 / hora R$ 980,00 / ms R$ 1.200,00 / ms R$ 9,44 / hora R$ 14,57 / hora

Adiantamento

Vale Transporte
O ValeTransporte um benefcio que antecipa e custeia parte das despesas com o deslocamento do empregado de casa para o trabalho e vice-versa. O vale transporte utilizvel em todas as formas de transporte coletivo pblico urbano ou ainda intermunicipal e interestadual com caractersticas semelhantes ao urbano, operado diretamente pelo poder pblico ou mediante delegao, em linhas regulares com tarifas ficadas pela autoridade competente, excludos os servios seletivos e os especiais. Regulamentado pelas leis 7.418/85 e 7.619/87 e Decreto 95.247/87 e fiscalizado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Os vale-transporte devem ser entregues pelo empregador ao empregado no ltimo dia til de cada semana ou ms, contra recibo, para sua utilizao na semana seguinte ou ms seguinte. Est desobrigado do Vale-Transporte o empregador que proporcionar, por meios prprios ou contratados, em veculos

87

adequados ao transporte coletivo, o deslocamento, residnciatrabalho e vice-versa, de seus trabalhadores. Caso o empregador fornea ao beneficirio transporte prprio ou fretado que no cumpra integralmente os deslocamentos deste, o ValeTransporte dever ser aplicado para os segmentos da viagem no abrangidos pelo referido transporte. Custo O Vale-Transporte ser custeado pelo beneficirio, na parcela equivalente a 6% de seu salrio sem quaisquer adicionais ou vantagens; e o restante custeado pelo empregador. Documentao Os empregados devem, por escrito e contra recibo, to logo sejam contratados com ou sem registro na CTPS, informar ao empregador seu endereo residencial, os servios e meios de transporte que utiliza de sua residncia ao trabalho e vice-versa. Havendo alterao dessas informaes, novamente o empregador dever ser comunicado, sempre por escrito e contra recibo, ressaltando-se que falsas informaes do empregado ao empregador pode eventualmente ser penalizadas com resciso por justa causa.

88

DECLARAO DE OPO DE RECEBIMENTO VALE-TRANSPORTE

Eu, ________(nome do empregado), ________(Nacionalidade), ________(Estado Civil), ________ (Profisso), Carteira de Identidade n ______, C.P.F. n _____, Carteira de Trabalho n _____, srie n _____, declaro, para os devidos fins,que resido na Rua _____, n ____, bairro ______, Cep ______, Cidade ______, no Estado ____, optando por: ( ) no receber vales-transportes; ( ) receber vales-transporte, compometendo-me: - a utiliza-los exclusivamente para o meu deslocamento residncia-trabalho e vice-versa. (1) - a renovar o endereo residencial acima declarado, anualmente, ou sempre que houver alteraes do meu endereo residencial, ou dos meios de transporte mais adequados ao meu deslocamento residncia-trabalho e viceversa. Declaro estar igualmente ciente de que at 6% do meu salrio bsico ou vencimento poder ser utilizado para custear os vales-transporte(2), e que a afirmao falsa ou o uso indevido do Vale-Transporte constituem falta grave(3). Declaro, para todos os fins, inclusive para fazer jus opo de recebimento de Vale-Transporte, residir no endereo declarado neste documento, sendo de minha inteira responsabilidade a improcedncia das informaes declaradas. DECLARAO DE TRAJETO Residncia-Trabalho: Tipo: ___________ Empresa Transportadora: ______________ Tarifa atual R$ _______ Tipo: ___________ Empresa Transportadora: ______________ Tarifa atual R$ _______ Trabalho-Residncia: Tipo: ___________ Empresa Transportadora: ______________ Tarifa atual R$ _______ Tipo: ___________ Empresa Transportadora: ______________ Tarifa atual R$ _______ (Local, data e ano). (Nome e assinatura do Empregado) _______________ Nota: 1 - Conforme os arts. 2 e 3 do Decreto 95.247. 2 - Conforme o art. 9 do Decreto 95.247. 3 - Conforme o 3 do art. 7 do Decreto 95.247.

89

Exerccio: Agora vamos aplicar na prtica o clculo do ValeTransporte na empresa Comerciante Ltda. Porm vamos considerar que cada funcionrio trabalhe apenas 22 dias/ms e que cada um utilize apenas de 2 passagens de nibus/dia.
Funcionrio Salrio Mensal Valor do Valor gasto Diferena Desconto efetivo efetivodesconto

Mrcio Fabiana Denise Diana Paulo Wallace Diogo Bruno Roseli Karen Llian Shirley Natanael Pedro Fernando

R$ 890,00 R$ 1.750,00 R$ 2.789,89 R$ 733,00 R$ 1.421,00 R$ 895,00 R$ 1.050,00 R$ 971,00 R$ 687,00 R$ 628,00 R$ 500,00 R$ 1.042,85 R$ 2.354,12 R$ 3.541,02 R$ 890,00

Adicional de Insalubridade

O trabalhador que exerce atividades em locais insalubres tem direito a adicional de salrio, calculado de acordo com o grau de insalubridade (ex. rudos, p, qumica, entre outros). Regulamentada pela CLT Decreto-lei 5.452/1943 Decreto 3058/1999 e Portaria 290 Mtb/1997. Fiscalizada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. O adicional deve ser pago ao empregado at o quinto dia til do ms, semana, quinzena seguinte ao da competncia. Custo O adicional de Insalubridade corresponder aos seguintes percentuais calculados sobre o salrio mnimo:

90

10%, no caso de insalubridade de grau mnimo; 20%, no caso de grau mdio e 30% no caso de grau mximo. O empregado dar a quitao do recebimento, na folha de pagamento.

Salrio Horas Insalubres(SHI) = Salrio Mn. Hrs trabalhadas * Grau insalubridade Valor de Insalubridade (VI)= (Hrs.trabalhadas + Hrs.Extras Faltas) * SHI Exerccio Calcular o adicional de insalubridade dos funcionrios da empresa XYZ, adotando o salrio mnimo no valor de R$ 240,00.
Funcionrio Margarida Filomena Alberto Paulina Maria Jos Matheus Victor Hugo Dbora Lusa Luciana Patrcia Beatriz Carlos Eduardo Hrs. trab 120 80 220 220 180 160 160 220 180 160 80 120 220 180 180 180 Horas Faltas Extra 8 3 14 10 14 27 42 18 20 8 10 25 13 14 29 27 3 1 8 11 11 5 8 5 7 4 3 2 1 9 5 4 Grau SHI Insalub 10% 20% 40% 40% 10% 20% 10% 20% 40% 10% 40% 20% 40% 10% 20% 40% Valor Insalub.

91

Adicional de Periculosidade
O adicional de periculosidade devido aos empregados que trabalham em contato permanente com inflamveis, explosivos e energia eltrica. Esse adicional regulamentado pela CLT Decreto-lei n 5452/1943 Decreto 3058/1999 Portaria 290 Mtb/1994, fiscalizado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. O adicional deve ser pago ao empregado at o quinto dia til do ms, semana ou da quinzena seguinte ao da competncia. Podendo a empresa ainda ser penalizada por altas multas. O empregado dar quitao atravs da folha de pagamento. Custo O adicional de insalubridade corresponde a 30% da remunerao do empregado Adicional = salrio mensal * 30%. Exerccio: Vamos calcular agora o adicional de periculosidade dos funcionrios da Empresa Trabalhe Bem, calcule o valor do adicional de periculosidade de cada um, tomando cuidado com o salrio dos horistas. Funcionrio
Edgar Patrcia Silvana Marcelo Lus Andr Cristiano Priscila Samuel

Salrio
R$ 2.500,00 / ms R$ 6,00 / hora R$ 9,77 / hora R$ 1.780,00 / ms R$ 15,32 / hora R$ 2.584,21 / ms R$ 43,25 / hora R$ 16,45 / hora R$ 795,00 / ms

Horas Trab.
220 160 80 120 150 160 56 180 80

Adicional de Periculosidade

92

Luciana Marli Ivan Mrcia Aline Renato

R$ 1.500,00 / ms R$ 7,80 / hora R$ 980,00 / ms R$ 1.200,00 / ms R$ 9,44 / hora R$ 14,57 / hora

120 160 160 160 220 180

Licena Paternidade
Pargrafo 01. At que a lei venha a disciplinar o disposto no art. 7 da Constituio Federal/88, o prazo da licena-Paternidade e que se refere o inciso de 5 dias.
N dias ms Dias de licena

Licena-paternidade = salrio / 30 * 5 Esse valor no deduzido da GPS (Guia de Previdncia Social). Obs.: Sempre que ocorrem alteraes para fins de salriofamlia ou Dependncia do Imposto de Renda, h necessidade de preencher ou fazer adendo aos seguintes formulrios: Termo de responsabilidade, Ficha de salrio-maternidade, Dependentes para imposto de renda na fonte.

93

Exerccio: Vamos aplicar na prtica o clculo do salrio Paternidade na empresa Comerciante Ltda. Funcionrio Mrcio Fbio Denis Adriano Paulo Wallace Diogo Bruno Wagner Lucas Salrio Mensal R$ 890,00 R$ 1.750,00 R$ 2.789,89 R$ 733,00 R$ 1.421,00 R$ 895,00 R$ 1.050,00 R$ 971,00 R$ 687,00 R$ 628,00 Salrio Paternidade

Licena Maternidade

O perodo de Licena Maternidade de 120 dias de filho, porm, na adoo segue tabela abaixo:

Idade da Criana At 1 ano De 1 a 4 anos De 4 a 8 anos

Licena 120 dias 60 30

Tendo a mesma o direito a salrio integral, caso o mesmo seja varivel, mdia dos 6 ltimos meses. Em caso de Aborto no criminal, a partir de 500g ou a me estiver na 22 de gestao, a me ter direito aos 120 dias de licena.

94

Frias
Os empregadores so obrigados a conceder um perodo de frias aos seus empregados a cada 12 meses de trabalho. O perodo de frias corresponde a 30 dias corridos para o empregado com jornada de trabalho integral ou, de 8 a 18 dias corridos, para aquele com jornada semanal. O empregador pode tambm conceder frias coletivas aos seus empregados para serem gozadas em dois perodos anuais de no mnimo de 10 dias cada. Regulamentado pela Constituio Federal de 1988, Emenda Constitucional 28/2000, Lei Complementar 110/2001 e fiscalizado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Remunerao A remunerao das frias corresponde ao valor do salrio normal e adicional mais 1/3 desse mesmo valor. Serpa devido o abono de mais 1/3 do salrio normal, quando o empregado solicitar a converso de parte do perodo de frias em dinheiro. O empregador pode descontar da remunerao de frias valor proporcional s faltas no justificadas do empregado durante o ano. Documentao Aviso de frias, requerimento de abono de frias e recibo de frias. Comunicao ao Ministrio do Trabalho e ao Sindicato no caso de concesso de frias Coletivas. Observao Na resciso do contrato de trabalho sem justa causa devem ser pagas as frias vencidas e/ou frias proporcionais ao nmero de meses ou perodos trabalhados no ano da resciso.

95

AVISO PRVIO DE FRIAS

Comunicao ao Sr. (XXX) O EMPREGADOR vem, atravs do presente, notificar o EMPREGADO, com antecedncia de 30 (trinta) dias, nos termos do art. 135 da Consolidao das Leis do Trabalho(1), que conceder frias no perodo abaixo determinado.

PERODO DE AQUISIO: O perodo de aquisio originador do presente direito de: (xxx) de (xxx) a (xxx) de (xxx).

PERODO DE GOZO DE FRIAS: O perodo de gozo das frias ser de: (xxx) de (xxx) a (xxx) de (xxx).

(Local, data e ano) (Nome e assinatura do Empregador) (Nome e assinatura do Empregado) ____________ NOTAS 1. De acordo com o artigo 135, 2, a concesso das frias ser anotada no livro ou nas fichas de registro dos empregados. 2. Para determinao da quantidade de dias disponveis para o gozo das frias, observar-se- o nmero de faltas no justificadas, de acordo com o artigo 130 da Consolidao das Leis Trabalhistas

96

Dcimo Terceiro Salrio


O dcimo terceiro salrio corresponde ao pagamento de mais uma remunerao no ms de dezembro de cada ano, com o objetivo de propiciar maior fatura no Natal dos trabalhadores. Regulamentado pela Constituio Federal de 1988, Lei

Complementar 110/2001 e Lei 4.090/1962. rgo Competente: Ministrio do Trabalho e Emprego. Prazo O pagamento do 13 Salrio deve ser feito em duas parcelas: A primeira parcela deve ser paga at 30 de novembro e a segunda at 20 de dezembro. Se, no ms de janeiro de cada ano, o empregado solicitar a antecipao do pagamento, a primeira parcela do 13 salrio deve ser paga juntamente com as frias do empregado. Caso o empregador deixe de cumprir os prazos fixados para pagamento do 13 salrio fica sujeito a multa de R$ 170,26 (valor em 2003/2004) por empregado, dobrada em caso de reincidncia. Custo O 13 Salrio ser igual ao valor da remunerao paga ao empregado no ms de dezembro. O valor ser calculado proporcionalmente ao nmero de meses trabalhados no ano, nos casos de: Empregado admitido ou demitido durante o ano; Empregado com 15 ou mais dias de faltas no ms,

hiptese em que no ser computado o(s) ms(es) em que ocorreram as faltas. Documentao Quitao do empregado na folha de pagamento.

97

Salrio Maternidade

Salrio maternidade o benefcio devido segurada da Previdncia Social em funo do parto, de aborto no-criminoso, da adoo ou da guarda judicial obtida para fins de adoo de criana. Corresponde ao valor do ltimo salrio de contribuio da segurada, pago pelo perodo estabelecido em lei, conforme o motivo da licena. regulamentado pela Lei 10710/2003, Decreto 3048/1999, Portaria Mtb 727/2003 e Instruo Normativa INSS-DC 100/2003. O rgo competente o INSS. Prazo O salrio maternidade devido durante 120 dias, a partir do 28 dia anterior ao parto ou da ocorrncia deste e deve ser pago at o quinto dia til do ms, da semana ou da quinzena seguinte ao da competncia. Custo O salrio maternidade ser custeado pelo INSS, mas a empresa pode pag-lo diretamente a empregada, mediante assinatura de convenio com aquele rgo. Nesse caso, o salrio maternidade ser reembolsado empresa pelo INSS, atravs da deduo do respectivo valor no pagamento das contribuies sociais previdencirias devidas. Caso no seja cumprido o valor da multa varia de R$ 991,03 a R$ 99.102,12 (2004) conforme a gravidade da infrao. Documentao Recibo de quitao fornecido pela empregada. Proposta de convnio com o INSS. Cpia dos atos constitutivos. Certificado de Regularidade Fiscal junto ao INSS, FGTS e Fazendas Federal, Estadual e Municipal. Ficha de Cadastramento de Empresas. Convenientes. Ficha de Salrio Maternidade.

98

FGTS
O FGTS uma conta de poupana aberta em nome do trabalhador, na qual as empresas devem depositar mensalmente 8% da remunerao paga a cada empregado, inclusive na resciso do contrato de trabalho. At setembro/2006 as empresas ainda esto obrigadas a depositar mais 0,5% sobre a remunerao devida ao trabalhador. Na resciso do contrato de trabalho ser obrigatrio o: Pagamento de 40% do total dos depsitos realizados na conta do empregado at a data da resciso sem justa causa; Recolhimento de 10% a ttulo de Contribuio Social sobre os depsitos realizados na referida conta. Regulamentado pela Lei Complementar 110/201, Leis 8.036/90, 9841/1999 e 9.964/2000 Decreto 99.694/90 , Instruo Normativa 21 MTB/2001 e o rgo competente o Conselho Curador do FGTS e Ministrio do Trabalho e Emprego. Na resciso do contrato de trabalho, o FGTS deve ser depositado, de acordo com a situao do desligamento e nos seguintes prazos: Sobre a Folha de Salrios mensal, deve ser depositado at o dia 7 do ms subseqente; Na resciso, se houver cumprimento do aviso prvio: at o 1 dia til seguinte ao desligamento, caso contrrio, at o 10 dia, contado a partir do dia seguinte ao do efetivo desligamento. Custo Sobre a remunerao do empregado so devidos o FGTS de 8% e at setembro/2006, o depsito adicional de 0,5%.

99

No caso de trabalho temporrio e aprendizes, o depsito para o FGTS de 2%. Na resciso sem justa causa do contrato de trabalho por parte da empresa so devidas ainda sobre o saldo da conta vinculada do empregado: A indenizao de 40%; Contribuio social de 10%.

Deve ser comprovada atravs da Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social GFIP, que deve ser entregue CEF ou Bancos conveniados ainda que no haja recolhimento para o FGTS.

INSS
Tabela de Contribuio dos Segurados, Empregado e

Trabalhador avulso, para pagamento de Remunerao a partir de 1 de Maio de 2005. Salrio de Contribuio (R$) Alquota para fins de Recolhimento de INSS At 800,45 De 800,46 at 900,00 De 900,01 at 1334,07 De 1334,08 at 2668,15 7,65 % 8,65 % 9% 11 %

As contribuies devem ser calculados sobre as remuneraes devidas, creditadas ou pagas no ms, at o limite mximo que foi fixado a partir de 01/05/2005, em R$ 2.668,15, que d o valor de R$ 293,50. Regulamentado pela Lei 8.212/1991, DC 87/2003 e 100/2003. Decreto 3048/99, Lei

10666/03 e Portaria MPS 727/2003 e Instruo Normativa INSS-

100

IRRF
O Clculo do IRRF retido na fonte do empregado, conforme uma tabela de ndices e descontado de um valor especfico, conforme a faixa salarial. Para a base de clculo do IRRF : Salrio + Adicionais + HE Falta INSS - (n dependentes*valor de dependentes) Faixa Salarial (em R$) % desconto Abatimento (R$) At 1.257,12 Isento Isento 188,57 502,58

De 1.257,13 a 2.512,08 15% Acima de 2.512,08 27,5%

Dependentes = R$ 126,36

Outras Observaes
Salrio base / 30 dias = Valor dirio Salrio base / n horas trabalhadas = valor hora Valor Dirio * n Dias trabalhados * % adiant. = Adiantamento Valor hora * n horas extra * 50% = valor hora extra Salrio Base + Hora extra = Base de Clculo Salrio Base * 30% = Adicional de Periculosidade Salrio Base / 30 dias = Valor do dia = Contribuio Sindical (Descto. de 1 dia). Licena Paternidade = 5 dias salrio base INSS e IRRF, conforme tabela Vale Transporte = 6% Sal. Base

101

13 Salrio 1 e 2 Parcela Salrio base / 12 = Ms * n meses trabalhados / 2 = 1 parcela do 13. 2 Parcela = meses trab. INSS (tirado dele) IRRF 1 Parcela Frias Por Ano (Direito conforme as frias) At 5 faltas 6 a 14 dias 15 a 23 dias 24 a 32 dias - 30 dias - 24 dias - 18 dias - 12 dias

Acima 32 dias - Perde o direito a frias

Salrio Lquido = Base de Clculo + Adicionais Adiantamento Contribuio Sindical

102

Legislao Trabalhista

Propsitos
Neste mdulo do curso, os alunos conhecero os principais direitos trabalhistas, e ter informaes a respeito da CLT.

Direito do Trabalho
O direito do Trabalho pode ser conceituado como o conjunto de normas legais que regulam as relaes de trabalho entre empregados e empregadores, ocupando-se, ainda, em garantir condies sociais bsicas do trabalhador. A Consolidao das Leis do Trabalho CLT, editada pelo Decreto Lei n 5452, de 1 de Maio de 1943, que rege estas relaes entre empregados e empregadores, composta de quase 1.000 artigos, divididos em ttulos da seguinte forma: I) Introduo; II) Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho; III) Das Normas Especiais do Trabalho; IV) Do Contrato Individual do Trabalho; V) Da Organizao Sindical; VI) Das Convenes Coletivas do Trabalho; VII) Do Processo de Multas Administrativas; VIII) Da Justia do Trabalho; IX) Do Ministrio Pblico do Trabalho; X) Do Processo Judicirio do Trabalho; XI) Disposies Finais e Transitrias.

103

Aps a CLT foram editados vrios textos legais, destacando-se o Trabalho Rural, o Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), o Seguro Desemprego, o Salrio Maternidade, a Gratificao Natalina (13 Salrio) , o Vale Transporte, o Programa de Integrao Social (PIS), alm de outros. Alm de incorporar os principais direitos trabalhistas em vigor, antes de sua promulgao (05/10/1988), a Constituio Federal ampliou parte deles e acrescentou novos, como pode ser observado no Art. 7. A inovao mais importante consagrada pela atual Constituio o princpio da Liberdade Sindical. A Constituio Federal de 1.988 abriu um espao, para os Direitos Trabalhistas, maior do que aberto pelas Constituies anteriores.

I Contrato de Trabalho e Relao de Trabalho.


Haver Contrato de Trabalho sempre que uma pessoa fsica se obrigar a realizar atos, executar obras ou prestar servios para outra e sob dependncia desta, durante um perodo determinado ou indeterminado de tempo, mediante o pagamento de uma remunerao; quanto relao de emprego, dar-se- quando uma pessoa realizar atos, executar obras ou prestar servios para outra, sob dependncia desta, em forma voluntria e mediante o pagamento de uma remunerao, qualquer que seja o ato que lhe d origem. Portanto, o Contrato de Trabalho o acordo entre o empregado e a Empresa quanto as condies em que o trabalho deve ser prestado, estabelecendo os direitos e as obrigaes das partes. O contrato de Trabalho tem as seguintes caractersticas: a) prestao de servios continuados; b) recebimento de salrios; c) subordinao profissional (submisso do trabalhador s ordens de servio).

104

No Brasil existem basicamente trs formas de tornar-se empregados: 1) assinar um contrato escrito; 2) fazer um trato verbalmente; 3) no ajustar nada verbal ou escrito, simplesmente, comear a trabalhar sem oposio (tcito).

II Resciso / Extino do Contrato de Trabalho


Iniciativa do Empregador a) Demisso por culpa do empregado (Justa Causa) Improbidade: Um empregado que furta coisas da empresa, de colegas ou clientes, mesmo que sejam coisas de pequeno valor, comete um ato de improbidade, ou seja, um ato de desonestidade, e pode ser demitido por justa causa. O mesmo ocorre com empregado que marca carto de ponto com horas a mais para obter horas extras para si, ou que apresenta certides de filhos inexistentes para receber salrio-famlia. Ou ainda o bancrio que passa constantes cheques sem fundo contra o prprio banco que trabalha, ou o empregado que se utiliza de atestado mdico falso para justificar ausncia no trabalho. Essas condutas so desonestas ou caracterizam quebra de confiana para com a empresa, e motivam a demisso por juta causa. Desdia: Um empregado que confere documentos de forma errada, causando prejuzos empresas, ou que comete trs, quatro, cinco ou mais faltas por ms, prejudicando o andamento do trabalho, pode ser demitido por justa causa em razo de desdia ( o mesmo que desateno, desleixo). Para caracterizar a desdia, por causa de faltas ao trabalho, preciso que o empregado, seja previamente advertido.

105

Quando o empregado se recusa a receber e a assinar a advertncia, ainda assim a advertncia tem validade se a empresa provar, por testemunhas, que houve a recusa. Quando o empregado comente um nico erro, mas esse for de muita gravidade, pode haver a dispensa dele por desdia sem a advertncia prvia. Insubordinao e Indisciplina: Ocorre a insubordinao quando o empregado desobedece uma ordem direta do chefe, desde que a ordem esteja relacionada com algum servio ligado s obrigaes do empregado. A insubordinao cria a baguna e o caos dentro do trabalho e impede que a empresa ou qualquer outra organizao cumpra os seus objetivos. Enquanto a insubordinao tem a ver com a desobedincia a uma ordem direta de um chefe dentro da empresa, a indisciplina se refere a desobedincia a uma norma geral da empresa. Uma desobedincia acidental a um regulamento da empresa, o horrio de chegada ou o uso incompleto de um uniforme, no caracteriza a indisciplina, que est ligada principalmente intencionalidade da conduta do empregado. Tanto a insubordinao quanto a indisciplina caracterizam justa causa. Abandono de Emprego: O empregado que no aparece na empresa h mais de 30 dias, sem autorizao e sem dar nenhuma justificativa, comete abandono de emprego e pode ser demitido por justa causa. O fato de a empresa fazer publicaes em jornais convocando o empregado, no justifica a demisso antes de 30 dias; porm, se o empregado que no aparece na empresa h oito ou dez dias for, de repente, visto trabalhando em outra empresa, fica caracterizada a justa causa. Embriaguez no Trabalho: Um empregado que chega ao trabalho embriagado pode ser demitido por justa causa, ainda que a embriaguez no local de trabalho tenha acontecido uma nica vez. Entretanto, preciso que seja

106

uma embriaguez para valer. Umas e outras, s j bastam para justa causa. Quando a embriaguez do empregado habitual, pode dar justa causa mesmo que esse tipo de embriaguez seja fora do ambiente de trabalho. Ofensas fsica ou moral: O empregado que ofende o chefe com palavres ou expresses ofensivas honra dele, mesmo fora do ambiente de trabalho, comete falta grave e d justa causa. Assim tambm quando, num local de trabalho, o prprio avacalha o ambiente com palavras chulas, a conduta do empregado no mesmo tom no d justa causa. Vale lembrar, contudo, que ofensas fsicas ao chefe ou empregador podem no caracterizar justa causa se forem em legtima defesa do empregado. Conduta sexual: Manter ou tentar manter relao sexual no ambiente de trabalho d justa causa, ainda que seja aps o expediente, quando se pensa que ningum mais vai aparecer. Se algum flagrar e testemunhar o fato, o que basta. A conduta sexual do empregado, mesmo que praticada fora da empresa, se resultar em perturbao do ambiente de trabalho tambm poder dar justa causa. A justa causa, nos casos citados, refere-se ao que se chama em linguagem jurdica de incontinncia ou mau procedimento. Violao de segredo: Um empregado que divulga dados como a funo e o salrio de outro empregado, que passa informaes sobre processos de fabricao, sobre contratos da empresa que ainda esto em estudo, ou sobre operaes financeiras da empresa, d motivo a justa causa pelo que chama violao de segredo.

107

Conseqncias da Demisso por Justa Causa (Tabela Anexa) Nessa espcie de demisso, o empregado no tem o direito de receber 13 salrio, nem frias proporcionais, nem pode levantar o Fundo de Garantia. Apenas tem o direito de receber o saldo de salrio (incluindo horas extras, adicional noturno ou qualquer outro adicional que acompanha o salrio) e frias vencidas, se houver. A empresa deve fazer o pagamento do saldo de salrio e frias vencidas at o prazo de 10 dias corridos a partir da data da demisso por justa causa. Se a empresa no fizer o pagamento nesse prazo, ter de pagar o valor correspondente a um salrio para o empregado, mais uma multa para o governo de 160 UFIRs.

b) Demisso sem Justa Causa A empresa pode, segundo suas convenincias, demitir o empregado ainda que este tenha dado justa causa para a sua demisso. Nesse caso ela deve pagar um ms de aviso prvio, 13 salrio proporcional aos meses trabalhados frias vencidas e proporcionais, saldo de salrio e, alm disso, deve liberar o Fundo de Garantia, acrescido de 40% sobre o valor depositado em nome do empregado. O pagamento dessas verbas deve ser feito no primeiro dia til depois do fim do aviso prvio. E se o aviso prvio foi pago em dinheiro (o empregado no cumpriu), o referido pagamento deve ocorrer o prazo mximo de 10 dias, sendo esse prazo contado a partir do dia em que a empresa disse ao empregado que ele no precisava cumprir o aviso prvio.

Iniciativa do Empregado
a) Demitindo a Empresa por Justa Causa Se o dono de um restaurante tente obrigar uma garonete, que sua empregada, a ir alm de suas funes e fazer insinuaes ou propostas amorosas aos clientes, a empregada pode demitir o patro porque este est exigindo
108

a prtica de um ato contra os bons costumes, como diz a lei trabalhista. Essa demisso do patro o que se chama em linguagem tcnica de despedida indireta ou resciso indireta do contrato de trabalho. No caso da resciso indireta do contrato de trabalho, o empregado tem os mesmos direitos que o empregado que foi demitido sem justa causa. Tambm d motivo a despedida indireta, que a justa causa do empregador, uma empresa que obriga o empregado a fazer horas extras contra a vontade dele, que obriga o empregado a fazer trabalho perigoso sem o devido equipamento de proteo, que ofende fsica ou moralmente o empregado. Est na mesma situao a exigncia de trabalho superior s condies do empregado. Quando o abuso cometido pela empresa est ligado ao descumprimento de itens bsicos do contrato de trabalho, como aqueles relacionados com os horrios de trabalho, com a forma e o dia de pagamento, cargo ou local de trabalho do empregado, este pode entrar na Justia pedindo a demisso do empregador e continuar trabalhando at o resultado do processo. Porm, quando o mau procedimento do empregador estiver relacionado com os outros motivos citados acima, o empregado s pode entrar na Justia para pedir o reconhecimento da culpa da empresa pelo fim do contrato se, antes sair da empresa. Se depois a culpa da empresa for reconhecida, o empregado receber todos os seus direitos como se tivesse sido demitido sem justa causa. No caso de dispensa indireta o empregado Liberado do Aviso Prvio e afasta-se imediatamente, seno possvel que descaracterize a justa causa. Porm, a CLT art. 483 3 permite em dois casos que o empregado descida dar por rescindido o contrato de trabalho permanecendo no emprego: 1. Descumprimento de obrigao contratual 2. Reduo do trabalho; surgindo a problemas jurdicos que a lei no prev solues. Temos algumas alternativas:

109

Dispensa indireta proposta pelo empregado, mas seguida de dispensa direta pelo empregador: Dispensa indireta procedente + dispensa direta por justa causa: Soluo: reparao econmica excluda o tempo decorrido entre a justa causa do empregado e a justa causa do empregador.

Dispensa indireta procedente + dispensa direta sem justa causa: Soluo: plena reparao econmica de tempo integral, contado at o seu afastamento provocado pela dispensa direta.

Dispensa indireta julgada improcedente + dispensa direta por justa causa: Soluo: o empregador no ter que pagar reparaes econmicas em razo da dispensa indireta e nem em relao a dispensa direta.

Dispensa indireta julgada improcedente + dispensa direta sem justa causa: Soluo: o empregador no ter que pagar reparaes econmicas em razo da dispensa indireta, mas pela sua deciso superveniente de despedir sem justa causa, arcar com conseqncias do seu ato: reparar todo o tempo

de servio terminado com o desligamento do empregado. Verifica-se que a improcedncia da dispensa indireta praticamente faz desaparecer os seus efeitos sobre a extino do Contrato e esta passar a ser ordenada em funo dos motivos circunstanciais da dispensa direta.

b) Demisso a Pedido do Empregado Uma das formas comuns de resciso do contrato de trabalho ocorre por meio do pedido de demisso feito pelo empregado, que, nesse caso, deve dar aviso prvio empresa. Quando o empregado pede demisso antes de completar um ano de servio no tem direito a frias (nem a frias proporcionais) e tambm no tem direito a levantar o Fundo de Garantia. Mas tem direito ao 13 salrio proporcional aos meses trabalhados. A empresa no pode negar o pedido de demisso feito pelo empregado.

110

III- DIA-A-DIA NA EMPRESA DIREITOS TRABALHISTAS

PRINCIPAIS

Durao Normal do Trabalho O horrio normal do trabalho de oito horas por dia e 44 horas por semana. Mas o empregado pode trabalhar 48 minutos por dia, alm das oito horas, de segunda a sexta-feira, a fim de no trabalhar aos sbados. O contrato de trabalho pode estabelecer um horrio de trabalho diferente daquele previsto na lei, mas desde que seja para o empregado trabalhar um nmero menor de horas por dia, a depender do interesse e concordncia da empresa. Algumas categorias profissionais tm um horrio especial de trabalho, como mdicos e cirurgies-dentistas (4h), jornalistas e fotgrafos (5h), cabineiros de elevador e telefonistas (6h), etc. Horas Extras O horrio normal de trabalho do empregado estabelecido pela lei ou pelo contrato de trabalho. Quando o empregado trabalha um tempo maior que o horrio normal, diz-se que ele est fazendo horas extras. Quem trabalha em dia til em que no devia trabalhar fazendo horas extras, como, por exemplo, o bancrio que trabalha no Sbado. Valor das Horas Extras Indenizao Pecuniria As horas extras devem ser pagas com acrscimo de no mnimo 50% em relao ao valor pago pela hora normal de trabalho. O valor pago pelas horas extras deve ser levado em conta para calcular o valor do 13 salrio, do FGTS, do aviso prvio e do repouso remunerado. Se o trabalhador estiver fazendo horas extras h pelo menos um ano e a empresa acabar com as horas extras, ter de pagar para o trabalhador, para cada ano ou perodo superior a seis meses de realizao das horas extras, o valor que ganha com as horas extras durante um ms. No podem ser feitas mais de duas horas extras por dia.

111

No Carto de Ponto Quando h fila para marcar o carto de ponto, o tempo que o empregado fica na fila pode ser cobrado da empresa como horas extras, desde que esse tempo seja superior a cinco minutos toda vez que o empregado for bater o carto. Se a empresa quiser se livrar de pagar horas extras nesses casos dever instalar mais relgios de ponto. O tempo gasto pelo empregado antes ou depois do horrio de trabalho para troca de uniforme tambm deve ser computado como horas extras. Trabalho Noturno Para efeitos da lei o trabalho noturno o realizado das 22 horas de um dia s 5 horas do dia seguinte. Uma hora de trabalho para quem faz trabalho noturno igual a 52 minutos e 30 segundos, o que significa que o empregado trabalha sete horas e recebe o salrio correspondente a oito horas. Quem exerce trabalho noturno tem direito a um adicional de pelo menos 20% sobre cada hora de trabalho. Adicional de Insalubridade Aquele que trabalha em local considerado insalubre tem direito a receber um adicional de insalubridade. So insalubres os locais que expem as pessoas a agentes nocivos sade, tais como: produtos qumicos, calor, rudo etc. O adicional de 10%, 20% ou 40%, de acordo com o grau de insalubridade, que pode ser mnimo, mdio ou mximo, respectivamente, e calculado sobre o salrio mnimo. Mas, se o empregador fornecer aparelhos protetores que eliminem os riscos da atividade insalubre, o adicional no mais devido. Adicional de Periculosidade O adicional de periculosidade devido queles que trabalham em locais perigosos, sendo assim considerados o trabalho em contato permanente com explosivos, inflamveis, energia eltrica de alta tenso, radiao, etc.

112

O valor do adicional de 30% sobre o salrio contratual. H casos em que uma pessoa no est em contato permanente com explosivo, mas em determinados momentos de seu trabalho fica em contato; nessa hiptese, tem direito a receber o adicional, que ser proporcional ao tempo gasto na execuo do trabalho considerado perigoso. No caso de horas extras, o adicional devido sobre o valor da hora base. Se o empregado trabalha em local considerado insalubre e perigoso ao mesmo tempo, tem direito a receber os dois adicionais, de insalubridade e periculosidade? Esse caso, o empregado dever optar por um ou por outro adicional. Mas vale lembrar que, enquanto o adicional de insalubridade calculado sobre o salrio mnimo, o de periculosidade calculado sobre o salrio do empregado, sendo mais vantajosa a escolha deste ltimo. Frias Depois que voc completa 12 meses de trabalho numa empresa tem direito a frias. Isso no significa dizer que voc j tem o direito de sair de frias. Aps 12 meses voc apenas adquire o direito, mas o exerccio do direito fica a critrio da empresa, que tem o prazo de 12 meses, a partir da data em que o empregado adquire o direito, para decidir quando ele deve tirar as frias. Porm, se a empresa no conceder as frias dentro dos 12 meses citados, fica obrigada a conceder as frias. O empregado tem direito a 30 dias corridos de frias (contam-se os 30 dias incluindo Sbado, Domingo e feriado) quando no houver faltado ao servio mais de cinco vezes durante os 12 meses correspondentes ao perodo aquisitivo de frias. Se faltar de seis a 14 dias, s ter direito a 24 dias de frias. Porm, tratase de faltas no justificadas. Em relao s frias, o empregado tem direito a receber um tero a mais do salrio normal.

113

Vale lembrar que o empregado poder receber antecipadamente a primeira parcela do 13 salrio antes de sair de frias. Mas para isso ter de efetuar o pedido de adiantamento junto ao empregador no ms de janeiro do ano em que vai sair de frias. Servio Militar O afastamento para a prestao do servio militar obrigatrio desobriga o empregador do pagamento de salrios e, em conseqncia, dos recolhimentos previdencirios. caso de suspenso do contrato de trabalho, muito embora o tempo de afastamento seja contado como tempo de servio. Durante o afastamento os depsitos do FGTS devem ser mantidos, e o perodo aquisitivo de frias suspenso, voltando a ser contado, com o aproveitamento do tempo anterior ao afastamento, aps o retorno do empregado, desde que este ocorra em at 90 dias da data da respectiva baixa (CLT, art. 132). Para que o empregado tenha direito a voltar ao cargo do qual se afastou em virtude do servio militar obrigatrio, dever notificar o empregador dessa inteno, dentro de no mximo 30 dias aps a respectiva baixa (CLT, art. 472,1). Um empregado que trabalhou quatro meses antes de sair para prestar o servio militar obrigatrio e retornou empresa adquire aps mais oito meses de trabalho o direito s frias. que, embora no se deva contar o prazo do servio militar como servio prestado empresa em relao ao direito s frias, deve-se contar o perodo anterior sada para o servio militar. Vale lembrar que, enquanto o empregado estiver prestando o servio militar, a empresa no obrigada a pagar o salrio. Porm, o empregado que se apresentar empresa no prazo de 30 dias depois da baixa do servio militar ter assegurado o direito de retorno ao empregado. Alm disso, durante o servio militar, a empresa obrigada a continuar pagando a contribuio previdenciria e depositando o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servio) do empregado.

114

Em Caso de Morte Em caso de morte do empregado que tem direito s frias, nas hipteses citadas, os seus herdeiros tm o direito de cobr-las da empresa. Frias Coletivas No caso de uma recesso econmica e a empresa no quer mandar ningum embora, porque pensa que em breve voltar aos mesmos nveis de produo. Dever dar Frias coletivas. Ou seja, a empresa fica parada pelo menos por 10 dias, pagando normalmente os salrios, e depois desconta o perodo das frias coletivas do futuro perodo de frias a serem tiradas por cada empregado. Vale ressaltar que, se as frias coletivas foram por exemplo de 10 dias, o valor das frias correspondente a esse perodo deve ser acrescido de um tero.

IV - RECORRENDO JUSTIA DO TRABALHO


Caminho Percorrido pelo Processo Trabalhista / Procedimentos Reclamao Trabalhista: significa dissenso, divergncia, discordncia, o conflito posto perante a justia. Postulao: d-se atravs de petio inicial redigida por advogado, observados os requisitos do art. 840, 1, da CLT e do art. 282 do CPC; a CLT, art. 791, permite o jus postulandi, que a reclamao sem advogado, proposta diretamente pelo trabalhador; a PETIO INICIAL ser instruda com os documentos indispensveis propositura da ao; segue-se a DISTRIBUIO; na secretaria da Junta a petio autuada; vem a seguir a CITAO; a CLT denomina a citao de notificao por via postal (art. 841); fica assim designada a AUDINCIA.

115

Audincia: os atos praticados nela so previstos em lei e so os seguintes: a) tentativa inicial de conciliao; b) CONTESTAO, que apresentada oralmente, em at 20 minutos ou, de acordo com a praxe, escrita e apresentada na mesma oportunidade; c) DEPOIMENTOS das partes e das testemunhas; d) ALEGAES FINAIS, at 10 minutos para cada parte; e) TENTATIVA FINAL DE CONCILIAO; f) DECISO. Nas Juntas de maior movimento, esse procedimento dividido em trs audincias: a) primeira a audincia inicial, com a contestao e tentativa inicial de conciliao; as partes devem estar presentes; b) audincia de instruo, destinada inquirio das partes e das testemunhas; c) audincia de julgamento, com as alegaes finais e votao; aps o julgamento o juiz redigir a sentena e a Secretaria enviar notificao para os advogados. Quando Empregado e Empresa no Comparecem Audincia Quando o empregado intimado e no comparece audincia, o juiz manda arquivar o processo. O empregado pode entrar com um novo processo. Mas, se ao ser intimado para a audincia do segundo processo no comparecer, alm de o segundo processo tambm ser arquivado, o empregado s pode voltar a recorrer Justia, em relao ao mesmo caso, seis meses depois. Quando a empresa que intimada e falta audincia, a penalidade maior, pois a sua ausncia caracteriza a confisso das alegaes feitas pelo empregado, que, com isso, acaba ganhando a causa sem maior esforo. Alguns empregados at colocam no processo mais reivindicaes do que aquelas a que
116

tm direito, contando com a revelia, ou seja, com a ausncia da empresa na audincia. Quem Perde Pode Recorrer Depois que o processo julgado pela Junta de Conciliao e Julgamento, quem perde, seja o empregado ou a empresa, tem o direito de recorrer Segunda instncia da Justia do trabalho, que o Tribunal regional do Trabalho, onde o processo julgado por cinco juzes, sendo um deles representante dos empregadores e outro dos empregados. Quem perde em Segunda instncia (Tribunal regional do Trabalho) pode recorrer terceira instncia da Justia do Trabalho, que o Tribunal Superior do Trabalho (TST), que fica em Braslia. E em alguns casos possvel at recorrer ao Supremo Tribunal Federal, que a instncia mxima do Poder Judicirio. Nesse caso o processo teria passado por quatro instncias de julgamento. Entretanto, a maior parte dos processos vai s at a Segunda instncia (TRT). que, para caber recurso terceira instncia (TST), preciso, entre outros requisitos, que a deciso de segunda instncia seja conflitante com outras decises dessa mesma instncia. E para caber recurso Quarta instncia (STF) preciso que esteja claro que a deciso da terceira instncia contrariou Federal. Mesmo que o processo trabalhista seja encerrado em primeira e Segunda instncia, ele penou pelos escaninhos da Justia por trs a quatro anos. Se for at a terceira instncia pode levar de seis a sete anos e se for quarta instncia, de oito a nove anos. diretamente algum dispositivo da Constituio

117

Prazo para Reclamar Direitos Trabalhistas Enquanto o empregado continuar trabalhando na empresa, o prazo para reclamar de uma violao aos seus direitos de cinco anos. Depois que ele sai da empresa, o prazo de dois anos. Exemplo: o empregado Pedro foi demitido da empresa, sem justa causa, no dia 6-1-98 e a empresa no lhe pagou um ms de salrios, frias, 13 salrio e aviso prvio. Pedro tem dois anos para recorrer Justia para reaver os seus direitos, ou seja, tem at o dia 31-5-00 para entrar com o processo contra a empresa. Vamos indicar algumas situaes em que a contagem do prazo requer cuidado. A perda do prazo para entrar com um processo chama-se prescrio. Costuma-se dizer que o prazo prescreveu, ou que o prazo caducou. Quando o trabalhador um menor de 18 anos no ocorre a perda do prazo para reclamar, no existe prescrio contra ele. O mesmo acontece com um trabalhador que fica louco ou que internado e afastado do trabalho por motivo de doena.

118

V INSTITUTOS E APOIO AO TRABALHADOR


Previdncia Social Ao sistema que visa manter os meios de subsistncia do trabalhador em suas inatividades foradas e a dar-lhe certa segurana em razo de riscos atinentes ao trabalho d-se o nome de Previdncia Social. Porm, no obrigatria. Nem com Previdncia ou no se caridade, confunde com assistncia social que financiada pelo Estado e beneficncia manifestaes espontneas de particulares por esprito de solidariedade humana. Aproxima-se muito de um sistema de seguros, dele distinguindo-se principalmente por no ter um escopo especulativo, como ocorre com a atividade securitria particular. Seguridade Social: o instrumento estatal especfico protetor de necessidades sociais, individuais e coletivas, e cuja proteo preventiva, reparadora e recuperadora, tm direito os indivduos, nas extenses, limites e condies que as normas disponham, segundo permite sua organizao financeira. Seguro: um contrato pelo qual uma das partes obriga-se, perante a outra, mediante pagamento de um prmio, a indenizlo do prejuzo resultante de riscos futuros, previstos no contrato (art. 1.432, do CC); divide-se em privado e social. Seguro privado: o contrato feito entre o interessado e uma organizao de direito privado; tem como caracterstica a natureza privatstica de que se reveste; fruto da autonomia da vontade e no de uma imposio estatal. Seguro Social: no tem natureza contratual, pois imposto pelo Estado aos particulares, como meio obrigatrio de uma poupana coletiva; recai somente sobre as necessidades pessoais e no cobre riscos pertinentes aos bens materiais.

119

No Brasil a Previdncia Social assegura prestaes -quanto aos segurados (aposentadorias, auxlio-doena, salrio maternidade, auxlio-acidente, salrio famlia e seguro desemprego), -quanto aos dependentes (penso por morte e auxlio-recluso) profissional). Aposentadoria por Invalidez: O empregado aposentado por invalidez ter suspenso seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pela legislao previdenciria para efetivao (confirmao) do benefcio (CLT, art. 475). A lei previdenciria considera que a aposentadoria por invalidez torna-se efetiva aps cinco anos da data do incio da aposentadoria ou do auxlio doena que a antecedeu. Durante esse perodo, portanto, permanece suspenso o contrato de trabalho. Findo o prazo de cinco anos, o empregado ser submetido a avaliao por mdico do INSS, podendo resultar uma das trs situaes seguintes: 1-) caso a aposentadoria por invalidez seja confirmada pelo INSS, torna-se definitivo o benefcio, fazendo cessar o contrato de trabalho; 2-) caso o mdico do INSS considere recuperada a capacidade de trabalho do empregado, a aposentadoria cancelada. O trabalhador tem direito de retornar funo que anteriormente ocupava, sendo, entretanto, facultado ao empregador rescindir o contrato de trabalho, mediante o pagamento da indenizao correspondente; 3-) caso o INSS considere ainda existentes razoveis possibilidades de ocorrer uma futura recuperao do empregado, manter como provisria a aposentadoria e o contrato de trabalho permanecer suspenso. e quanto aos beneficirios em geral (servio social e reabilitao

120

Caso a aposentadoria seja confirmada na avaliao e venha a ser cancelada em momento posterior, ou seja, aps os cinco anos, ainda assim o trabalhador ter direito de retornar ao trabalho. o que diz o Enunciado n 160 do TST: Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps cinco anos, o trabalhador ter direito de retornar ao emprego, facultado, porm, ao empregador indeniz-lo na forma da lei. Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS O percentual de 8% do FGTS no recolhido somente sobre o valor do salrio recebido pelo empregado. Incide tambm sobre o valor das horas extras; dos adicionais de periculosidade e insalubridade e do trabalho noturno; do 13 salrio; sobre o valor das frias e de um tero (1/3) constitucional das frias; sobre o valor do aviso prvio, trabalhado ou indenizado. Nos casos de interrupo do contrato de trabalho, quando o empregado deixa a empresa para prestar o servio militar obrigatrio ou sai em licena maternidade ou paternidade, em licena para tratamento de sade ou em virtude de acidente de trabalho, a empresa obrigada a continuar recolhendo o FGTS do empregado afastado. No caso de licena para tratamento de sade, a empresa s obrigada a recolher o FGTS relativo aos primeiros 15 dias de afastamento do empregado, e nos demais casos o recolhimento feito enquanto durar o perodo de afastamento. A empresa que no depositar mensalmente o percentual de 8% referente ao FGTS de seus empregados, alm de ter de depositar os valores devidos com juros, correo monetria e multa, fica sujeita a mais uma multa administrativa no valor de 10 a 100 UFIRs por cada trabalhador prejudicado pela falta do depsito do seu FGTS, aplicada pela fiscalizao do Ministrio do Trabalho.

121

As

empresas

tambm

esto

obrigadas

comunicar

mensalmente aos seus funcionrios os valores recolhidos ao FGTS, o que normalmente feito no prprio recibo de salrio, e a repassar-lhes todas as informaes recebidas da CEF sobre as suas contas. A empresa que no cumprir essas obrigaes fica sujeita multa no valor de 2 a 5 UFIRs por cada trabalhador prejudicado com a falta de informaes. Alm das informaes prestadas pela empresa, o empregado, se quiser poder solicitar em qualquer agncia da CEF o envio bimestral de um extrato informativo de sua conta do FGTS. E o empregado poder ainda solicitar a qualquer tempo informaes sobre a sua conta do FGTS. Para isso, basta que tambm faa o pedido de informaes em qualquer agncia da CEF. Quando o empregado constatar que a empresa no est recolhendo corretamente o valor do seu FGTS, ele prprio ou o sindicato a que esteja vinculado poder entrar com um processo na Justia do Trabalho contra a empresa, a fim de obrig-la a efetuar o depsito dos valores corretos. Se o empregado ainda estiver trabalhando na empresa, o prazo para entrar com esse processo de 30 anos, contados da data em que o recolhimento do FGTS deveria ser feito. Se o empregado j tiver sido demitido, o prazo para entrar com o processo de dois anos a partir da data da resciso do contrato de trabalho. Entretanto, alguns juzes entendem que o prazo para reclamar o recolhimento dos valores do FGTS de 30 anos, estando o empregado trabalhando na empresa ou no. Esse entendimento acaba beneficiando as pessoas que foram demitidas e deixaram passar os dois anos que teriam para entrar com o processo depois da resciso.

122

Acidente de Trabalho: Os primeiros 15 (quinze) dias do afastamento em decorrncia de acidente de trabalho so remunerados pela empresa, contandose normalmente o tempo de servio, configurando caso de interrupo do contrato de trabalho. A partir do 16 dia, o auxlio-doena acidentrio pago pelo INSS (torna-se caso de suspenso), e para a empresa cessa o dever de pagamento de salrio. Esse tempo contado como de servio efetivo, e os depsitos do FGTS devem ser mantidos. Se o tempo de afastamento no for superior a 6 meses, ser contado tambm para efeito de aquisio das frias. No o ser no caso de durao maior que 6 meses.

bastante importante o conhecimento das suas leis para poder exigir os mesmos...

123

Gesto Empresarial

Propsitos
,A Administrao de empresas tem como tarefa interpretar os objetivos propostos pela empresa e transform-los em ao empresarial, atravs de quatro princpios: Planejamento, Organizao, Direo e Controle. Tendo ainda como um mercado de trabalho em constante ascenso e rpida evoluo tecnolgica, a qual voc precisa acompanhar se quiser ser bem-sucedido nessa rea.

Quais os tipos de Empresa que existem? Se voc atuar sem scio, deve se registra como empresrio individual.Porem, se optar por montar o empreendimento com outra pessoa. Compartilhando os riscos do negocio, deve constituir uma sociedade empresaria.

Neste caso, saiba que o tipo societrio mais comum s pequenas empresas a sociedade limitada, tendo em vista a responsabilidade dos scios (restrita ao valor de suas quotas), sendo de constituio mais simples.

124

Que tipo de Empresa eu devo abrir?

A atividade econmica organizada produtiva pode ser exercida individualmente ou de forma coletiva, objetivando a partilha do resultado. Se a opo for a de Empresrio Individual, o patrimnio particular se confunde com a da empresa. As sociedades empresariais devem adotar um dos tipos societrios a seguir: Sociedade Limitada - o tipo d sociedade mais comum adotada pelas pequenas empresas.Conta com responsabilidade limitada dos scios restrita ao valor de suas quotas e de constituio mais simples. Sociedade em Nome Coletivo deve ser constituda somente por pessoas fsicas, sendo que todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Sociedade em Comandita Simples possui dois tipos de scios comanditados: pessoas fsicas responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios , obrigados somente pelo valor d sua quota. Sociedade Annima tem o capital dividido em aes e a responsabilidade dos scios ou acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. Sociedade em Comandita por aes tem o capital dividido em aes, regendo-se pelas normas relativas as sociedades annimas. A pessoa jurdica no se confunde com as pessoas fsicas dos proprietrios. A empresa tem direitos e obrigaes e tudo que for praticado em seu nome, ela quem responde perante a lei.Entretanto, o juiz pode decidir que os efeitos de certos atos sejam estendidos aos bens particulares dos scios.

125

O que preciso para abrir uma Empresa? Ser maior de 18 anos e ter esprito empreendedor.

indispensvel tambm identificar uma oportunidade de negocio, planejar-se atravs de um Plano d Negcios para verificar a sua viabilidade. No deixe d verificar se voc dispe de recursos , suficientes para iniciar o negocio e manter o seu padro de vida at a empresa comear a ser rentvel.

Quais os documentos necessrios para abrir uma empresa?

O interessado em abrir uma empresa devera providenciar a seguinte documentao bsica: Fotocpia do IPTU do imvel; Contrato de locao registrado no Registro de Ttulos e Documentos (se o imvel for alugado) Fotocpia autenticada do RG dos scios; Fotocpia autenticada do CPF dos scios; Contrato social (se for sociedade); Fotocpia autenticada do comprovante de endereos dos scios; Comprovante de entre das cinco ultimas Declaraes do IRPF dos scios; Declarao de desimpedimento para o exerccio de administrao de sociedade empresarial redigida pelo scio e entregue na junta comercial;

Se a atividade envolver prestao de servios cuja profisso seja regulamentada, verifique as exigncias e formalidades do Conselho Regional quanto a elaborao do Contrato Social, formao societria e responsabilidades tcnicas.

126

Alm disso, o interessado dever preencher e apresentar os formulrios exigidos pelos rgos de registro publico; conforme consta em seus respectivos sites: Junta Comercial do Estado de So Paulo Secretaria da Receita Federal e Secretaria da Fazenda do Estado Prefeitura Municipal de So Paulo Previdncia Social Consulte tambm: Confederao do Comercio do Estado de So Paulo e outro rgos que a empresa esteja sujeita a efetuar registro; tais como Vigilncia Sanitria e Cetesb.

Quais os procedimentos necessrios para abrir uma empresa?

Antes de iniciar uma atividade, o empreendedor deve observar os seguintes passo: Escolher um local adequado para explorao do negocio: prximo do pblico-alvo, fcil acesso, de acordo com a Lei d Zoneamento (verificar na prefeitura de sua cidade) etc; Verificar junto aos rgos Estadual e Municipal do Meio Ambiente e de Controle de Atividades Poluentes, a possibilidade de estabelecer-se na localidade; Verificar as exigncias do Corpo de Bombeiros; Se o imvel for alugado, negociar as clusulas do contrato.No deixe de consultar um advogado Contratar um bom contabilista para assessorar a empresa dia-a-dia Voc pode obter mais informaes atravs d

atendimentos nos Escritrios Regionais e Postos do

127

Sebrae SP, consultorias especializadas ou atravs da Central de Relacionamento: 0800-780202. Quais os Procedimentos legais para a abertura de uma Empresa? Em linhas gerais o processo de abertura de empresas muito parecido independentemente da atividade econmica a ser prestada. aconselhvel contar com o auxilio de um contador. Veja os principais rgos de registro: Registro da empresa na Junta Comercial

(www.jucesp.sp.gov.br) Inscrio na Receita Federal para obteno do CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (www.receita.fazenda.gov.br) Se for contribuinte do ICMS (empresas mercantis prestadoras d servios de telecomunicao e transporte) registrar a empresa na Secretaria da Fazenda do Estado (www.fazenda.sp.gov.br) Inscrio da empresa na Prefeitura Municipal para obteno do Cadastro e Contribuinte Mobilirio Registro na Previdncia Social para inscrio da empresa no INSS (www.mpas.gov.br) Registro no Sindicato da Categoria (www.cnc.com.br)

O Sebrae-SP reuniu algumas dessas etapas em um s lugar atravs do Sistema Fcil.Mais informaes nos Escritrios Regionais do Sebrae ou atravs da Central de Relacionamento ( 0800-780202)

128

Como analisar qual o melhor local / ponto? Os fatores mais importantes na escolha do local adequado para a explorao de um negocio (abertura de sua empresa) so; Localizao Lei de Zoneamento Movimento de Pessoas Energia Eltrica Telefonia Enchentes Estacionamento Acesso Transporte Publico As condies do Imvel Possibilidade de Adaptao do Imvel etc.

Como Analisar o Mercado? Analise de mercado a compreenso dos fatores externos e internos que afetam diretamente o desempenho da empresa. a pratica sistemtica de manter o controle das mudanas externa e interna tais como: foras econmicas. Polticas e legais, sociais, naturais, tecnolgicas e competitivas; O ambiente econmico compreende a economia de uma forma geral, incluindo ciclos de negcios renda dos consumidores e padres de gastos.Um ciclo de negcios e o padro do nvel de atividade econmica. Principais tendncias demogrficas como; as mudanas de tamanho e da estrutura familiar

129

ambiente

poltico

social

inclui

as

leis,

regulamentaes e presses sociais que afetam o desempenho das empresas.As leis e regulamentaes cobrem muitas reas relevantes entre ela embalagem, preos propaganda e vendas para menores. Os valores culturais afetam o marketing de vrias maneiras. Por exemplo, diferentes culturas do nfases variadas a importncia da famlia e d um chefe dd famlia do sexo masculino A responsabilidade social o melhor interessa da organizao.Muitas organizaes encerram atividades negativas ou tomam aes positivas numa tentativa d beneficiar a comunidade, aumentar as relaes com os clientes e reforar a imagem positiva Os empresrios usam a tecnologia para melhorar a qualidade dos produtos e servios oferecidos pelas organizaes atuais.Os desenvolvimentos tecnolgicos proporcionam informaes e oportunidades importantes para satisfazer as necessidades dos clientes. O ambiente natural envolve os recursos naturais disponveis para a organizao ou afetados por ela. A organizao pode destruir ou criar recursos aumentando ou reduzindo a poluio. As analises das foras competitivas so feitas

observando a rivalidade entre os concorrentes existentes, ameaa de novos ingressantes, ameaa de produtos substitutos, o poder de barganha de fornecedores e o poder de barganha de compradores.

130

Independente do tamanho da empresa recomenda-se que o empresrio tenha programa formal de anlise do mercado, buscando as informaes relevantes do seu negocio em jornais e revistas e publicaes profissionais/ tcnicas, sindicatos, universidades, IBGE e outras entidades setoriais.

Sindicatos
So quatro tipos de rgo sindicais de que se compe a organizao sindical brasileira: sindicatos, federaes, confederaes e centrais sindicais. Sindicato o rgo de representao dos interesses de pessoas ligadas por um vnculo comum, e que so trabalhadores, caso em que haver um sindicato de trabalhadores, ou empregadores, resultando um sindicato da categoria econmica. O sindicato a entidade de base. Acima, podem existir Federaes, que so organizaes sindicais de grau superior, constitudas nos Estados membros da nao, reunindo um nmero no inferior a 5 (cinco) sindicatos. Portanto, os sindicatos, quer de trabalhadores quer de empresrios, podem fundar uma entidade maior, as federaes. Confederao a organizao sindical de mbito e representao nacional, constituda de, no mnimo 3 (trs) federaes e com sede na Capital da Repblica. Exemplo: Confederao Nacional da Indstria, Confederao Nacional dos Trabalhadores Comrcio, na Indstria, Confederao dos Nacional do no Confederao Nacional Trabalhadores

Comrcio etc. Centrais Sindicais so associaes acima dos sindicatos, das federaes, das confederaes e, tambm, das categorias, agrupando, por livre filiao essas entidades de nvel menor. No so reconhecidas pela Constituio Federal mas esto institucionalizadas em nosso pas. Fazem a articulao das entidades menores que representam. Temos exemplos Centrais sindicais que so organizaes situadas acima das confederaes por categorias, no previstas na Constituio, e que exercem uma atividade de articulao dos sindicatos a ela filiados. (Central nica dos Trabalhadores CUT e CGT Central Geral dos Trabalhadores e FS Fora Sindical).

131

Contribuies
As entidades sindicais tm como receitas: contribuio confederativa (CF, art 8, IV); contribuio sindical (CF, arts 8, IV, e 149, combinados com os arts 578 a 610 da CLT); contribuio assistencial (CLT, art. 513, e); mensalidade dos scios do sindicato (CLT, art. 548, b).

a) Contribuio Confederativa. A base legal a Constituio Federal, ao dispor que a assemblia geral fixar a contribuio que, em se tratando de categoria profissional, ser descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva (art. 8, IV). Essa contribuio no tem natureza tributria, no podendo ser exigida dos trabalhadores no filiados ao sindicato.

132

b) Contribuio Sindical: A previso da contribuio sindical est na parte final do art. 8, IV da Constituio Federal, bem assim no seu art. 149, que autoriza a instituio pela Unio de contribuio no interesse das categorias profissionais ou econmicas. A regulamentao da matria est nos arts. 578 a 610 da CLT. Essa contribuio tem natureza jurdica de tributo, sendo instituda por lei, portanto, compulsria para todos os trabalhadores, independentemente da vontade destes. Em decorrncia de sua natureza tributria, esto obrigados ao seu pagamento todos os trabalhadores pertencentes categoria, independentemente de serem sindicalizados ou no. Para o desconto dessa contribuio em folha de pagamento no h necessidade de autorizao dos trabalhadores. A contribuio corresponde a um dia de trabalho por ano, para os trabalhadores. calculada sobre o capital da empresa, para os empregadores. Para os trabalhadores autnomos e profissionais liberais, toma-se por base um percentual fixo (CLT, art. 580, I, II e III). Os empregadores esto obrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados, relativa ao ms de maro de cada ano, a contribuio sindical (um dia de salrio) devida aos sindicatos profissionais, e a fazer o recolhimento no ms de abril (art. 583). As empresas devero recolher sua contribuio sindical no ms de janeiro de cada ano, ou no ms em que requererem o incio de suas atividades na repartio competente, se forem constitudas aps o ms de janeiro (CLT, art. 587) O recolhimento das contribuies dos autnomos e dos profissionais liberais dever ser efetuado no ms de fevereiro (CLT, art. 583).

133

valor

recolhido

da

contribuio

sindical

repartido

obedecendo-se aos seguintes percentuais: 5% para a confederao correspondente; 15% para a federao correspondente; 60% para o respectivo sindicato; e 20% ao Ministrio do Trabalho e Emprego. c) Contribuio Assistencial: A contribuio assistencial tem por base legal a CLT (art. 513, e), podendo ser fixada mediante sentenas normativas da Justia do Trabalho ou acordos e convenes coletivas de trabalho, para fins de custeio das atividades assistenciais do sindicato, geralmente pelo fato de o sindicato ter participado das negociaes para obteno de novas condies de trabalho para a categoria. comum, por exemplo, a fixao de contribuio assistencial de 10% do primeiro salrio reajustado aps a database. d) Mensalidades dos Scios do Sindicato: A mensalidade sindical est prevista no estatuto de cada entidade sindical e paga apenas pelos associados ao sindicato, pois s estes se beneficiam dos servios por eles prestados. legtima a exigncia conforme estabelea o estatuto da entidade sindical, pois sendo a filiao ao sindicato uma faculdade, s os trabalhadores associados contribuiro.

Trabalhador Autnomo
O trabalhador autnomo no subordinado nem presta servio eventual, exerce sua atividade por conta prpria. Exemplo tpico do autnomo o caso do profissional liberal, que funciona em seu escritrio ou consultrio. Tambm o representante comercial um trabalhador autnomo, seja ele pessoa fsica ou jurdica, pois no est subordinado s ordens da firma que representa.

134

Trabalhando estes em regime de subordinao, com obrigao de seguir roteiro, fazer relatrios, respeitar zonas etc. devem ser considerados como empregados. Devem ainda registrar-se nos Conselhos Regionais de Representantes Autnomos. Entretanto, a Lei n 4.886/65 concedeu-lhes algumas vantagens de natureza trabalhista, tais como indenizao e aviso prvio, no caso de resciso injusta de seus contratos de representao. No caso de fazerem valer seus direitos devero recorrer a Justia Comum e no a Justia do Trabalho.

Autnomo Procedimentos:
a) Definir o que fazer; b) Procurar a Prefeitura Local (com o impresso para a solicitao do CCM); c) Preencher o formulrio na Prefeitura; d) Dar entrada na Prefeitura solicitando o CCM; e) Depois de emitido o nmero do CCM, ver na prefeitura quais so os Livros Fiscais que se deve comprar; f) Registrar os livros na Prefeitura junto com o CCM emitido; g) Mandar fazer em uma grfica os tales de Notas Fiscais de prestao de servios; h) Aguardar a Prefeitura enviar o documento para o pagamento do ISS (Imposto Sobre Servios).

Tributos e Contribuies Abrangidos pelo SIMPLES


A inscrio no SIMPLES implica pagamento mensal unificado dos seguintes impostos e contribuies (Lei 9.317/96, art 3,1): a) Imposto de Renda Pessoa Jurdica IRPJ; b) Contribuio para os Programas de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico PIS/PASEP; c) Contribuio Social sobre o Lucro Lquido CSLL;

135

d) Contribuio para Financiamento da Seguridade Social COFINS; e) Imposto sobre Produtos Industrializados IPI; f) Contribuies para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurdica, de que tratam o art. 22 da Lei n 8.212/1991 e o art. 25 da Lei n 8.870/1994. Benefcios oferecidos a pessoa jurdica que optar por se inscrever no SIMPLES 1) 2) Tributao com alquotas mais favorecidas e progressivas, de acordo com a receita bruta auferida; Recolhimento unificado e centralizado de impostos e contribuies federais, com a utilizao de um nico DARF (DARF-SIMPLES, institudo pela INSFR n 67, de 06/12/1996), podendo, inclusive, incluir impostos estaduais e municipais, quando existirem convnios firmados com esta finalidade; 3) Clculo simplificado do valor a ser recolhido, apurado com base na aplicao de alquotas unificadas e progressivas, fixadas em lei, incidentes sobre uma nica base, a receita bruta mensal; 4) Dispensa da obrigatoriedade de escriturao comercial para fins fiscais, desde que mantenha em boa ordem e guarda, enquanto no decorrido o prazo decadencial e no prescritas eventuais aes, os Livros Caixa e Registro de Inventrio, e todos os documentos que serviram de base para a escriturao; 5) Parcelamento dos dbitos existentes, de responsabilidade da microempresa ou da empresa de pequeno porte e de seu titular ou scio, para com a Fazenda Nacional e Seguridade Social, contrados anteriormente ao ingresso no SIMPLES, relativos a fatos geradores 6) ocorridos at 31/10/1996, em at 72 prestaes mensais; Dispensa a pessoa jurdica do pagamento das contribuies institudas pela Unio, destinadas ao SESC, ao SESI, ao SENAI, ao SENAC, ao SEBRAE, e seus congneses, bem assim as relativas ao salrioeducao e Contribuio Sindical Patronal;
136

7)

Dispensa a pessoa jurdica da sujeio reteno na fonte de tributos e contribuies, por parte dos rgos da administrao federal direta, das autarquias das fundaes federais (Lei n 9.430, de 27/12/1996 e IN Conjunta SRF/ST/SFC n 23, de 02/03/2001, art. 18, XI).

Clculo do valor devido mensalmente pelas microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo SIMPLES Para determinao do percentual a ser utilizado, necessrio identificar, primeiramente, a faixa de receita bruta acumulada em que se encontra a microempresa ou empresa de pequeno porte, com o auxlio da tabela anexa. Nesse caso, a pessoa jurdica dever verificar o total da receita bruta acumulada, dentro do ano-calendrio, at o prprio ms em que est fazendo a apurao. J o valor devido mensalmente, a ser recolhido pela Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, resultante da aplicao, agora sobre a receita bruta mensal auferida, da alquota correspondente.

Procedimento para fazer a opo pelo SIMPLES


A opo pelo SIMPLES dar-se- mediante a inscrio da pessoa jurdica, enquadrada na condio de microempresa ou empresa de pequeno porte, no Cadastro Nacional das Pessoas Jurdicas CNPJ, no momento do preenchimento da Ficha Cadastral da Pessoa Jurdica atravs do cdigo do evento 301 (opo pelo SIMPLES).

Obrigaes acessrias a que est submetida a pessoa jurdica inscrita no SIMPLES


A pessoa jurdica submetida ao SIMPLES est obrigada ao cumprimento das seguintes obrigaes acessrias: I apresentao de declarao anual simplificada, at o ltimo dia til do ms de maio do ano-calendrio subseqente ao da ocorrncia dos fatos geradores dos impostos e contribuies unificados;

137

II manuteno de placa indicativa da condio de pessoa jurdica inscrita no SIMPLES. A placa indicativa dever ter dimenses de, no mnimo, 297mm de altura por 210mm de altura e conter, obrigatoriamente, o termo SIMPLES e a inscrio CNPJ n...., na qual constar o nmero de inscrio completo do respectivo estabelecimento. A placa indicativa pode ser confeccionada pelo contribuinte, usando papel e caneta, desde que preenchida em letra de forma legvel e sem rasuras, com observncia das determinaes legais. O descumprimento dessa obrigatoriedade sujeitar a pessoa jurdica multa de 2% (dois por cento) do total dos impostos e contribuies devidos de conformidade com o SIMPLES, no prprio ms em que for constatada irregularidade, devendo ser aplicada, mensalmente, enquanto perdurar a infrao (Lei n 9.317/1996, art. 20 e pargrafo nico). III comunicao da excluso do simples, quando por opo da pessoa jurdica desejar sair do sistema ou quando obrigatoriamente tiver que faz-lo, nas hipteses previstas no art. 13, inciso II da Lei n 9.317/1996; IV efetivao da alterao cadastral sempre que houver mudana em sua condio de enquadramento no SIMPLES, bem como, quando for excluda do sistema, por opo ou obrigatoriamente, conforme antes visto. V Selagem, para as empresas que produzem produtos cuja selagem obrigatria.

Escriturao Comercial e Fiscal das pessoas jurdicas inscritas no SIMPLES


As microempresas e as empresas de pequeno porte so dispensadas de escriturao comercial para fins fiscais, desde que mantenham, em boa ordem e guarda, enquanto no decorrido o prazo decadencial e no prescritas eventuais aes que lhes sejam pertinentes, os livros obrigatrios abaixo relacionados (IN SRF n34/01, art. 33): a) Livro Caixa, no qual dever estar escriturada toda movimentao financeira, inclusive bancria;
138

b) Livro Registro de Inventrio, no qual devero constar registrados os estoques existentes no trmino de cada ano-calendrio; c) Todos os documentos e demais papis que serviram de base para a escriturao dos respectivos livros. A dispensa de escriturao comercial para fins fiscais, somente se aplica s Microempresas e s Empresas de Pequeno Porte enquanto se mantiverem dentro das condies exigidas para seu enquadramento. O optante pelo sistema que, por qualquer razo, for excludo do SIMPLES, sujeitar-se- s normas de tributao aplicveis s demais pessoas jurdicas.

NOTAS: 1) A dispensa de escriturao no impede, entretanto, que as pessoas jurdicas mesmo enquanto submetidas ao SIMPLES mantenham escriturao adequada s suas circunstncias, pois, no caso de eventual desenquadramento ou obrigatria a excluso o sistema, tais pessoas jurdicas devero sujeitar-se s regras previstas para o lucro real, ou, quando seja permitido, opcionalmente, pelo lucro presumido, ou ainda, excepcionalmente, poder, nas hipteses previstas na lei fiscal, ser adotado o arbitramento dos seus resultados. 2) Aplicam-se Microempresa e Empresa de Pequeno Porte todas as presunes de omisso de receita existentes nas legislaes de regncia dos impostos e contribuies de que trata a Lei n 9.317/1996, desde que apurveis com base nos livros e documentos a que estiverem obrigadas aquelas pessoas jurdicas, ainda que fundamentadas em elementos comprobatrios obtidos junto a terceiros (IN SRF n 34/01, art. 34).

139

Estatstica

Propsitos
Todos os alunos tero o conhecimento sobre as principais

ferramentas utilizadas pela Estatstica para obter informaes a partir de dados brutos, organizando as informaes e elaborando e interpretando grficos.

Introduo
A estatstica trata do conjunto de mtodos utilizados para a obteno de dados, sua organizao em tabelas, grficos e a anlise desses dados. A estatstica, hoje, est presente em quase todas as atividades do homem, ainda mais com o desenvolvimento da tecnologia, que facilita e agiliza os clculos matemticos. Atravs das anlises feitas a partir de dados organizados podemos, em muitos casos, fazer previses, determinar tendncias, auxiliar na tomada de decises e, portanto, elaborar um planejamento com maior preciso. Exemplo: 1) As industrias costumam realizar pesquisas entre os consumidores antes do lanamento de um novo produto no mercado; 2) As pesquisas eleitorais fornecem elementos para os candidatos direcionarem as campanhas;

140

3) A pesquisa de desenvolvimento e desempenho dos atletas ou das equipes em uma partida ou em um campeonato interfere no planejamento dos treinamentos; 4) Emissoras de TV utilizam pesquisas que mostram a preferncia dos espectadores para sua programao. A realizao de uma pesquisa envolve muitas etapas, como a escolha da amostra, a coleta e organizao dos dados, o resumo desses dados (em tabelas, grficos) e a interpretao dos resultados.

Indivduo ou Universo
Cada elemento que compe a amostra um indivduo ou objeto. Em um exemplo de inteno de voto, os indivduos da pesquisa so as pessoas. O universo o total de pessoas.

Varivel
Numa pesquisa, os aspectos que esto sendo considerados so as variveis. Uma indstria automobilstica que pretende lanar um novo modelo de carro faz uma pesquisa para sondar a preferncia dos consumidores sobre o tipo de combustvel, nmero de portas, cor, etc., cada uma dessas caractersticas uma varivel da pesquisa. Na varivel tipo de combustvel, a escolha pode ser, por exemplo, entre o lcool, gasolina e o GNV. Dizemos que esses so valores ou realizaes da varivel tipo de combustvel.

Varivel Qualitativa
Em uma pesquisa que envolve pessoas, por exemplo, as variveis consideradas podem ser: sexo, cor de cabelo, esporte favorito e grau de instruo. Nesse caso dizemos que as variveis so Qualitativas, pois apresentam como possveis valores uma qualidade (ou um atributo) dos indivduos

141

pesquisados. Alm disso, dizemos que as variveis qualitativas podem ser ordinais, quando existe uma ordem nos seus valores, ou normais, quando isso no ocorre.

Varivel Quantitativa
Quando as variveis so, por exemplo, altura, peso, idade, em anos, e nmero de irmos, dizemos que elas so quantitativas, pois seus possveis valores so nmeros. As variveis quantitativas podem ser discretas, quando se trata de contagem ou contnuas, quando se trata de medidas. Exemplo: Nmero de irmos uma varivel quantitativa discreta, pois podemos contar (0, 1, 2,...); Altura uma varivel quantitativa contnua, uma vez que pode ser medida (1.55m, 1.8m...). Exerccios 1-) Uma concessionria automobilstica, tem cadastrados 3.500 clientes e fez uma pesquisa sobre a preferncia de compra em relao a cor (branco, vermelho ou azul), preo, nmero de portas e estado de conservao (novo ou usado). Foram consultados 210 clientes. Diante dessas informaes, responda: a. Qual o universo estatstico e qual a amostragem desta pesquisa? _________________________________________________ _______________________________________________ b Quais so as variveis e qual o tipo de cada uma? _________________________________________________ _______________________________________________ c) Quais os possveis valores da varivel cor nessa pesquisa? _________________________________________________ ______________________________________________

142

Organizao e Apresentao dos dados de uma Populao Para trabalharmos melhor com esse assunto, o mesmo ser apresentado atravs do desenvolvimento de um exemplo, tomando a sua abordagem mais ilustrativa. Consideramos os valores relacionados abaixo representando os pesos de um certo nmero de pessoas que fizeram parte de uma amostra representativa de uma certa populao. 70 65 60 67 58 76 80 68 72 60 70 53 54 50 67 76 93 74 63 65 68 58 63 76 72 63 53 80 58 83 73 60 63 70 80 63 60 45 50 53

Dados Brutos
Os dados, da forma como esto apresentados, constituem os dados brutos da amostra. A nica informao que estamos recebendo dessa tabela a ordem em que os elementos entram na amostra, isto , estamos sendo informados que o 1 elemento da amostra pesa 70 quilos, o segundo 58 e assim por diante. O que fica bastante complexo quando se possui um grande nmero de elementos. O objetivo de uma investigao estatstica obter um mximo de informaes atravs do conhecimento de um mnimo de dados. Quando o nmero de dados excessivo, pode tornar-se desejvel organiza-los e reduzi-los a um mnimo possvel sem que perca informao. Essa a funo da Estatstica Descritiva.

ROL
A partir dos dados brutos, podemos organizar os dados em forma a constituir uma srie numrica ordenada, podendo ser no sentido crescente ou decrescente, denominada ROL.

143

Vejamos agora os dados da tabela acima organizados, como uma ROL. 45 60 65 73 50 60 67 74 50 60 67 76 53 60 68 76 53 63 68 76 53 63 70 80 54 63 70 80 58 63 70 80 58 63 72 83 58 65 72 93

A vantagem do Rol que recebemos informaes instantneas sobre o maior e o menor valores que ocorrem na amostra, bem como a percepo de que alguns valores apresentam-se repetidos.

Amplitude Total (H)


Chamamos de amplitude total da amostra, a diferena entre o maior e o menor valores que ocorrem na mesma. Assim, no exemplo que estamos desenvolvendo se designarmos por X a varivel peso, a amplitude total ser dada por: Xmx = 93 Xmn = 45 H = 93 45 = 48 kg

Esse resultado nos fornece a faixa de valores em que esto distribudos os pesos das pessoas consultadas.

Freqncia Absoluta Simples ( f )


Dado um valor qualquer X i da amostra, definimos Freqncia Absoluta Simples de X i, o nmero de vezes que ele ocorre na mesma.

Freqncia Relativa ( fr )
A freqncia relativa registra a freqncia absoluta em relao ao total de citaes, ou seja, a porcentagem das freqncias em relao ao total.

144

Distribuio de Freqncias
Uma funo que associa a cada valor de Xi a sua respectiva freqncia absoluta chamada a distribuio de freqncias absolutas da varivel X. Deve ser apresentada em forma de tabela, que no exemplo citado, desenvolvendo ficaria no seguinte padro: Freqncia Acumulada, que igual a soma parcial das freqncias. fr = f / f; no 1 exemplo: fr = 1 / 40

X 45 50 53 54 58 60 63 65 67 68 70 72 73 74 76 80 83 93

f 1 2 3 1 3 4 5 2 2 2 3 2 1 1 3 3 1 1 40

fr 2,5% 5% 7,5% 2,5% 7,5% 10% 12,5% 5% 5% 5% 7,5% 5% 2,5% 2,5% 7,5% 7,5% 2,5% 2,5% 100

fac 1 3
6 7 10 14 19 21 23 25 28 30 31 32 35 38 39 40

A somatria de f ( f) = n de elementos da amostra.

145

Segue abaixo o histograma (grfico) utilizado como outra forma de apresentao dos dados acima apresentados.

Tabela de Freqncias
6 5 4 3 2 1 0
1

45 53 58 63 67 70 73 76 83

50 54 60 65 68 72 74 80 93

Agrupamento de Dados
Amplitude total da amostra. a diferena entre o maior e o menor valor. No exemplo que estamos desenvolvendo. H = 93 45, portanto H = 48. Dividir esse nmero em classes, separar por intervalos, para dividir em classes, a melhor escolha seria de 5 a 12 classes, porm nesse caso o mais conveniente seria dividirmos em 8 classes, com uma amplitude de 6. Classes: 45 ----| 51 69 ----| 75 51 ----| 57 75 ----| 81 57 ----| 63 81 ----| 87 63 ----| 69 87 ----| 93

Ponto Mdio (Pm)

Dada uma classe de extremos a e b, chama-se Ponto Mdio (Pm) dessa freqncia o nmero que fica eqidistante de a e b, o nmero do meio, ou seja: Pm = (a + b) / 2 Ex 45 ----| 51 Pm = 48 51 ----| 57 Pm = 54

146

Exerccios Complete a tabela abaixo com a Freqncia acumulada, Freqncia Relativa e elabore um grfico da Tabela a seguir. Classes 148 |--- 151 151 |--- 154 154 |--- 157 157 |--- 160 160 |--- 163 163 |--- 166 166 |--- 169 169 |--- 172 172 |--- 175 Pm f 2 8 8 8 6 5 2 1 2 fac fr

Medidas de Posio ou de Tendncia Central

Mdia Aritmtica
Mdia aritmtica representado pela razo entre a soma de todos os valores em questo e o nmero de elementos que compe o conjunto. =x/n Obs: 1) Se os dados do conjunto forem apresentados atravs de uma distribuio de freqncias pontual, o clculo da MA feito da seguinte maneira: =(f*x) / f 2) Se os dados forem apresentados em grupamento de classes, o clculo da MA feito da seguinte maneira (onde Pm o ponto mdio de cada classe): = ( Pm * x ) / f

147

Exemplo: Calcular a MA de cada um dos conjuntos abaixo: a) (20, 25, 30, 32, 42, 50, 54, 62) (20+25+30+32+45+50+54+62) / 8 = 315 / 8 = 39,375 b) x 1,5 2 2,5 3 3,5 4 Total c) Classes 1 |--- 3 3 |--- 5 5 |--- 7 7 |--- 9 Total F 2 4 6 8 3 2 25 x*f 3 8 15 24 10,5 8 68,5 =(f*x) / f = 68,5 / 25 = 2,74

f 12 25 10 4 51

Pm 2 4 6 8

Pm * f

24 100 60 32 216

= ( Pm * x ) / f = 216 / 51 = 4,235

Exerccios 1) Os tempos de reao de um indivduo a determinados estmulos foram medidos por um psiclogo como sendo 0,53; 0,46; 0,50; 0,49; 0,52; 0,53; 0,44 e 0,55 segundos respectivamente. Determinar o tempo mdio de reao do indivduo a estmulos.

148

2) O professor de Economia atribuiu as notas de trs salas diferentes de alunos, sendo que cada sala tem 32, 25 e 17 alunos cada e a nota de cada uma foi 75, 82 e 84, respectivamente. Determine qual foi a mdia de nota em geral (Calcular considerando as notas como x e o nmero de alunos como f).

Total

Mdia Ponderada
representada por um conjunto de nmeros que so multiplicados pela sua freqncia e dividido pela soma das freqncias. Exemplo:

(6) R$ 100,00 (4) R$ 200,00

(8) R$ 150,00 (2) R$ 610,00

(5) R$ 135,00

Salrio (R$) 100 150 135 200 610 Total

Freqncia 6 8 5 4 2 25

Resultado 600 1200 675 800 1220 4495 Portanto, a Mdia Ponderada igual a 4499 / 25 R$ 179,00

149

Moda

Na distribuio dos elementos, a moda o nmero que mais vezes aparece, com a maior freqncia. No exemplo da tabela anterior, a moda R$ 150,00, pois aparece 8 vezes.

Mediana

Dado um conjunto ordenado de n elementos, chama-se mediana do conjunto, o valor associado ao elemento que divide o mesmo em 2 subconjuntos equivalente. Clculo da Mediana Se o nmero de elementos do conjunto for mpar, existe um nico elemento mediano e o valor a ele associado a Mediana do conjunto. Exemplo: 1, 1, 1, 3, 5, 5 8, 8, 8, 9, 10 Nmero de elementos do conjunto: 11 Posio do elemento mediano: 6 Mediana: Me = 5 Num conjunto de n elementos, se n for par, no existe apenas um, mas sim dois elementos medianos que ocupam as posies ( n / 2 ) e ( n / 2 ) + 1, respectivamente. A mediana do conjunto ser a mdia aritmtica dos valores associados aos 2 elementos medianos. Exemplo: 2,3,5, 5,6 ,8,8,9 Nmero de elementos do conjunto: 8 Posio do elemento mediano: 4 e 5 Mediana: Me = ( 5 + 6 ) / 2 = 5,5

150

Exerccios Calcule a Mediana dos seguintes conjuntos: x 180 320 450 600 Total Exerccio Calcule a mediana da tabela de freqncias abaixo. x 20 49 55 58 72 Total Quando o conjunto definido atravs de uma distribuio de freqncias, procede-se de acordo com o seguinte roteiro: a) Determina-se a posio do elemento ou dos elementos medianos. b) Determina-se qual a classe mediana, isto , qual a classe que contm o elemento mediano. c) Calcula-se a mediana pela frmula: F 4 9 17 21 9 fac F 1 5 11 8 25 fac 1 6 17 25 P = (25 + 1) / 2 P = 26 / 2 = 13 posio Elemento Mediano: 450

Me = Li + (n/2) fac * h f

151

Onde: Me = Mediana do conjunto; Li = Limite inferior da classe mediana; n = n de elementos do conjunto no importando se par ou mpar; fac = freqncia acumulada da classe imediatamente anterior classe mediana f = freqncia absoluta da classe mediana h = amplitude da classe mediana Exemplo: Classes 0 |--- 10 10 |--- 20 20 |--- 30 30 |--- 40 40 |--- 50 50 |--- 60 60 |--- 70 70 |--- 80 80 |--- 90 Total f 3 7 12 34 48 90 54 52 15 320
fac

3 10 22 56 104 194

90 |-- 100 5

1 Posies dos elementos medianos 160 e 161 2 Classe Mediana 50 |--- 60 3 Me = 50 + (320 / 2) 104 * 10 90

Me = 56,22

152

Exerccios: Para cada tabela abaixo calcular: a Mdia Aritmtica e a Mediana: Classes 35 |--- 40 40 |--- 45 45 |--- 50 50 |--- 55 55 |--- 60 60 |--- 65 65 |--- 70 70 |--- 75 75 |--- 80 80 |--- 85 85 |--- 90 90 |--- 95 Totais Alunos fac 1 5 28 33 24 26 11 6 2 1 2 1
Pm Pm * f

Exerccio 2 Classes 145 |--- 150 150 |--- 155 155 |--- 160 160 |--- 165 165 |--- 170 170 |--- 175 175 |--- 180 180 |--- 185 Alunos fac 2 10 27 38 27 21 8 7
Pm Pm * f

153

Medidas de Disperso
So medidas cujo objetivo avaliar o grau de homogeneidade de um conjunto de valores, em relao a uma de suas medidas de posio.

Desvio Mdio
Consideremos um conjunto constitudo por n elementos, cuja mdia aritmtica X. Chama-se Desvio Mdio (MAD ou ) do conjunto em relao sua mdia aritmtica, a mdia aritmtica dos mdulos dos desvios de todos os elementos do conjunto. MAD = |x | n Obs: Se o conjunto definido atravs da sua distribuio de freqncias pontual: MAD = f * |x | f Se os dados do conjunto estiverem agrupados em classes: MAD = f * | Pm | f Exemplo: Classes 2 |--- 6 6 |--- 10 10 |--- 14 14 |--- 18 18 |--- 22 Total

F 10 20 30 15 5 80

Pm

Pm * f

4 8 12 16 20

40 160 360 240 100 900

7,25 3,25 0,75 4,75 8,75

154

Mdia ou = 900 / 80 = 11,25 (Mdia Aritmtica) 1) MAD = (80 * | 4 11,25 | ) / 80 = 7,25 2) MAD = | 8 11,25 | = 3,25 3) MAD = | 12 11,25 | = 0,75 4) MAD = | 16 11,25 | = 4,75 5) MAD = | 20 11,25 | = 8,75

Exerccio Calcular os desvios mdios de cada uma das tabelas acima (exerccios anteriores).

GRFICOS Construo e Caractersticas

GRFICO DE SEGMENTOS LINHA

Meses do 2 Sem Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

N de Livros Vendidos 350 300 400 4500 450 500

600 500 400 300 200 100 0 Jul Ago Set Out Nov Dez

Este tipo de deciso, porm, no regra. Depende inteiramente da disposio do futuro credor em comprar o risco proposto.

155

GRFICO DE BARRA Tabela: Desempenho alunos em Qumica FA Insuficiente Regular Bom timo Total 6 10 14 10 40 FR (%) 15 25 35 25 100

16 14 12 10 8 6 4 2 0 Insuficiente Regular Bom timo

timo Bom Regular Insuficiente 0 5 10 15

GRFICO DE SETORES Grfico onde trabalha-se com porcentagem, geralmente utilizado para analisar preferncias, perfis. Exemplo da tabela acima.

25%

15%

25%

35%

Insuficiente

Regular

Bom

timo

156

Lista de Exerccios de Estatstica 1) Em uma caixa, tenho os seguintes nmeros: 17 13 9 5 10 12 35 15 15 13 12 12 12

15 19 13 5 18 17 17 9

15 15 17 13 17 18 5 17 15 17 17 12 19 9 Organizar os nmeros em ordem crescente, organizar a tabela de freqncias, calcular a freqncia relativa, Mdia aritmtica, mediana e desvio mdio. E elaborar o grfico.

2) No ms de junho/2004, foi realizado um levantamento, sobre o movimento de vendas de uma loja de carros. Definir a Populao e Amostra. Montar: A tabela de freqncias, calcular a mdia aritmtica, mediana, desvio mdio e elaborar o grfico. Carros Fiesta Fusca Uno Palio Total f 3 6 2 4

Eco Sport 5

157

3) Ao final de um Curso de Tcnicas Administrativas, foi realizado uma prova com 30 alunos e as notas foram as seguintes: 9 6 9 1 5 7 8 7 2 4 3 5 5 8 4 10 2 5 3 3 10 8 8 4 9 4 8 7 6 6

Organizar os nmeros em ordem, montar a tabela de freqncias, calcular a freqncia relativa, Mdia aritmtica e mediana e elaborar o grfico. Definir ainda a Populao e amostra dos dados.

4) Conforme constatado em uma pesquisa de mercado, referente marcas de chocolates, foi elaborado a seguinte tabela de preferncia. Calcular a freqncia relativa e desvio mdio. Elaborar um grfico, definir a populao e amostra da tabela abaixo Chocolate Chocolight S/A Muleke Sapeka Cacau Puro Chocolito Crock Late Total Preferncia (nmeros) 48 35 41 50 43 45

158

ANEXOS

159

Os 10 Mandamentos da Dinmica de Grupo

Um dos recursos mais utilizados em selees de emprego na atualidade, a dinmica de grupo visa avaliar como o candidato se relaciona com outras pessoas e suas atitudes durante o processo se adequam ao perfil da empresa e da vaga oferecida. Mas no fcil ter sucesso em um procedimento com tantas exigncias: desinibio, criatividade, pr-atividade... A dinmica um instrumento muito poderoso, e que, por isso mesmo, deve ser aplicado com bom senso, profissionalismo, planejamento e sensibilidade, acredita Floriano Serra, Psiclogo. Abaixo ser apresentado dez dicas preciosas, elaboradas por especialistas da rea de RH e consultoria de carreira, para que sua atuao em dinmicas de grupo seja bem lembrada pelos recrutadores. Prepare-se muito bem: Antes do momento da dinmica, lembre-se de checar alguns pontos, como: Na noite anterior, antes de dormir, repasse seu currculo e a forma como voc ir se apresentar; Esteja muito bem informado sobre a empresa. Vasculhe o site, descubra quem so os concorrentes, em que posio est no mercado; Chegue um pouco antes ao local para evitar aumentar sua ansiedade;

Cuide de sua imagem Uma boa apresentao comea no vesturio. Segue as dicas do consultor em marketing pessoal Slvio Celestino: Roupa e imagem tm de transmitir credibilidade. Uma boa dica basear-se no vesturio de telejornal, como da Globo ou Globonews. Eles possuem um departamento
160

especfico que estuda a melhor maneira de se vestir no ambiente de trabalho; As mulheres devem tomar um certo cuidado, pois devem transmitir credibilidade e no sensualidade; fato que o sapato revela muito sobre a aparncia da pessoa e os selecionadores reparam nisso. Portanto, o calado deve estar sempre impecvel, parecendo novo.

Seja honesto e protagonista Ser voc mesmo o principal conselho de todos os especialistas. O mais importante sempre falar a verdade, fruto da sua prpria experincia. Voc deve ser responsvel por tudo o que acontecer, usar o protagonismo. Se algo no deu certo, no se faca da vtima e assuma suas atitudes. Uma frase interessante Seja quem voc e jamais lamente no ser quem voc no ; Seja voc mesmo, pois os profissionais que esto recrutando tm um perfil que voc no conhece. Se voc tentar ser o que no , ter dois problemas: poder ser selecionado e cobrado pelo que demonstrou na dinmica ou poder perder a posio por no ser o perfil que estes estavam procurando.

Seja Lder, no ditador Esprito de liderana algo que todos os selecionadores procuram nos candidatos. Deve-se tomar cuidado, no entanto, para no confundir liderana com autoritarismo.

161

Como Elaborar um Currculo


O currculo o registro da sua histria profissional. a sua propaganda no podendo ser apenas um pedao de papel frio. um documento que deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizaes, anunciando quem voc , de maneira elegante e agradvel. O currculo deve se constituir numa mensagem breve. Normalmente o currculo chega ao seu potencial

empregador antes de voc, portanto, quanto melhor a impresso que causar a seu respeito, mais oportunidades poder propiciar. O currculo bem elaborado atrai, o currculo mal elaborado afasta. Seu currculo deve evidenciar suas habilidades, conquistas e experincias, e nisso que voc vai se distinguir de uma multido de outros candidatos. Um bom currculo... ,,, apresenta um resumo breve, objetivo e conciso, mas ao mesmo tempo claro, abrangente e verdadeiro sobre a sua experincia passada. ... deve ser cuidadosamente atualizado, muito bem e corretamente escrito, e adequadamente formatado. ... faz voc se destacar em uma pilha de currculos. ... chama a ateno de quem o l e faz aumentar suas chances de conseguir a entrevista de emprego. Funes de um Currculo. Para quem est a procura de emprego o currculo tem duas funes bsicas: 1. uma ferramenta para gerar entrevistas de emprego 2. Serve de guia para os seus entrevistadores.

162

Portanto, facilite a vida do seu entrevistador. Procure responder as perguntas para as quais os entrevistadores querem resposta. Tais como: O que voc quer? Para responder a esta pergunta, o seu currculo deve comunicar claramente, e especificamente, quais seus objetivos. Ex: Cargo executivo na rea Industrial, ou diretor da rea industrial. Por que voc quer? Mostre por que razo voc considera merecer o cargo que est pretendendo. Seu currculo deve enfocar o objetivo. Aqueles itens da sua carreira que no ajudam a justificar o foco central do seu currculo devem ser menos enfatizados, ou no includos. Em que voc contribuiu? Destaque as atividades que voc desempenhou em cada emprego e que resultaram em retorno para a empresa, seja institucional, financeiro ou de relacionamento de mercado. Voc se organiza e planeja para alcanar seus objetivos? Um currculo bem organizado, com seqncia lgica, mostra a sua habilidade de organizar atividades e tarefas, e o fato de saber o que quer mostra ambio e vontade de atingir esses objetivos.

163

Voc se comunica? Usar frases curtas uma maneira eficiente de demonstrar objetividade. Evite advrbios subjetivos como extremamente, fortemente, entre outros. Inicie frases com verbos de ao, como constru, aprendi, aumentei, implantei etc. Os entrevistadores analisam pilhas de currculos e precisam entender rapidamente, na primeira leitura, exatamente o que voc pretende, por que e com que objetivos. Voc positivo? Um currculo deve falar bem de voc, claro que com base na verdade. Por isso, enfatize seus pontos positivos. Mostre aspectos marcantes primeiramente e deixe os aspectos menos relevantes para o final.

O que no colocar em seu Currculo


Cores O currculo deve ser agradvel leitura, portanto, deve ser discreto. No mximo, utilize um papel de tom pastel em vez do branco, mas nada alm disso. Listas extensas de qualquer natureza Se a sua relao de empregos muito grande, selecione apenas os ltimos cinco empregos de sua carreira. Em alguns casos importante colocar todas as informaes para cujos empregadores ou artigos publicados so importantes, assim como o detalhamento de congressos que o profissional participou. RG, CIC e outros nmeros de documentos. Se algum tiver interesse nestes documentos, ser o Departamento Pessoal no momento em que for efetivar sua contratao, nunca antes.

164

Razes de ter deixado o emprego anterior. Esta informao importante para o seu empregador, mas deve ser discutida no momento certo, que a entrevista pessoal. Raa, religio e filiao partidria Ningum carreira. Salrio Anterior e Pretenso Salarial Salrio um tema para ser discutido pessoalmente durante a entrevista, e no para estar no currculo. Quando o anncio pede, pode-se escrever alguma coisa geral como Aceito discutir propostas ou Estou aberto para discutir a questo salarial. tem interesse em conhecer estas suas

convices, seja para benefcio ou para prejuzo da sua

Formato e Aparncia do Currculo Antes de escrever a verso final do currculo, revise-o com duas ou trs pessoas para checar as informaes e erros de ortografia. Erros de portugus, gramaticais, ortogrficos ou de concordncia, comprometem seriamente o currculo de qualquer pessoa. Graficamente o currculo precisa ser atraente. Lembre-se de que ele a propaganda do produto mais importante do mundo: voc! Procure no variar a fonte das letras, mas aproveite os recursos de sublinhar, colocar em negrito ou itlico, e at o uso de letras maisculas para enfatizar. Segue abaixo um modelo de currculo com explicaes detalhadas a respeito da elaborao do mesmo.

165

Luluzinha Carapeto 30/02/80, brasileira Rua Elton Silva, 905 Jandira SP CEP: 06600-000 Telefone: (11) 4321-1234 Celular: (11) 9999-7777 E-mail: lulucara@carapeto.com.br

Objetivo Auxiliar Administrativo

Qualificaes e Habilidades Trabalho na rea Administrativa e financeira com

experincia em: Recepo de clientes e fornecedores; Elaborao de apresentao em PowerPoint; Expedio de ordem de compras; Contas a Pagar / Receber; Elaborao de Cartas e Documentos em Word; Elaborao de Planilhas em Excel; Conhecimentos em Matemtica Financeira.

Formao Escola Prof. Augusto Laranja Ensino Mdio Completo Escola SENAI Prof. Vicente Amato Curso de Assistente Administrativo Jun/2000 Jun-Ago/2005

Experincia Profissional Carapetos Contabilidade Auxiliar Administrativo Recepcionava e orientava os clientes em visita pela empresa, redigia documentos no Word. Jan/2004 Atual

166

Dados Pessoais Fique atento aos dados pessoais! Principalmente se o nmero de telefone e o endereo do seu e-mail esto corretos, j que eles iro possibilitar o contato entre voc e a empresa. Alem disso, possvel indicar o sexo para evitar

constrangimentos diante de nomes que servem para homens e mulheres ao mencionar o estado civil e a nacionalidade.

Objetivo fundamental determinar o objetivo, apesar de muitos profissionais esquecerem desse item. Ter objetivo demonstra determinao. Voc pode usar cargos, reas ou uma frase curta que explique suas intenes.

Qualificaes e Habilidades Este o espao para voc conquistar o recrutador. Por isso pense bem no que relevante para atingir o seu objetivo. Seu currculo deve ser encarado como uma ferramenta de marketing, e no como um documento pessoal ou um formulrio de pedido de emprego. importante que voc concentre-se no seu futuro e no no seu passado. Sendo assim, enfatize suas conquistas e mencione as tcnicas e os conhecimentos que voc gosta de usar, e no s os que utilizou porque precisou.

Formao Acadmica Esse campo para voc descrever sua trajetria de estudos. Relate sua formao partindo do curso mais recente para o mais antigo, sempre colocando data de inicio e concluso dos cursos. Se voc j tem curso superior completo, no precisa citar o que fez anteriormente.

167

Experincia Profissional importante fazer um breve descritivo (no mximo duas linhas) das empresas onde trabalhou alm de citar os cargos e as atividades desenvolvidas -, porque elas podem no ser conhecidas pelo selecionador. Voc tambm pode omitir alguns empregos menos importantes ou mais breves, principalmente se voc possuir uma trajetria profissional longa. No deixe de mencionar uma experincia que tenha sido til para adquirir habilidades importantes e as promoes.

Check-list do currculo
essencial fazer um check-list para no deixar que pequenas falhas passem em branco e prejudiquem sua imagem diante dos selecionadores. Por meio do check-list voc consegue enxergar de maneira prtica os possveis erros cometidos, e assim caprichar na elaborao do seu currculo. Abaixo voc encontra uma relao de itens que devem ser conferidos aps a criao do currculo. Leia cada item e selecione as etapas que j foram cumpridas. Verifiquei se h erros de portugus? Conferi meus dados pessoais, inclusive telefone e e-mail para contato? Defini os cargos pretendidos de maneira clara e objetiva? Fiz um resumo de minhas qualificaes correspondente ao meu objetivo profissional? Descrevi minhas experincias profissionais anteriores de forma decrescente? Coloquei data de incio e trmino das minhas atividades nas empresas em que j trabalhei? Detalhei as funes que exerci nos meus empregos anteriores, inclusive as mais rotineiras, colocando tambm meus diferenciais e resultados alcanados na empresa?

168

Foquei meu currculo de maneira a enfatizar meus objetivos profissionais? Preenchi de maneira correta o campo Habilidades/ Qualificaes para demonstrar meus conhecimentos? Evitei incluir cursos e habilidades que no condizem com os meus objetivos profissionais? Fui sincero em todas as minhas colocaes?

169

34 Maneiras dos Candidatos de Emprego Falharem (Baseado em Relatrios de 153 Empresas) Aparncia/ higiene pessoal insatisfatrias. Falta de interesse e interesse e entusiasmo; inativo e indiferente. nfase excessiva em dinheiro apenas interessado na oferta de reais. Criticar empregadores ou colegas de trabalho antigos. No olhar para o entrevistador quando conversar com ele; contato visual fraco. Aperto de mo flcido, pegajoso. Relutncia de ir para onde enviado. Atrasado para a entrevista. No mostrou considerao com o tempo do entrevistador ou entrevistador ou entrevistadores. 10. No faz perguntas sobre o emprego. 11. Respostas vagas ou obscuras s perguntas. 12. Autoritrio, orgulhoso, super agressivo, atitude superior ou de que sabe tudo. 13. Incapaz de se expressar claramente; voz ruim, dico ruim, gramtica ruim. 14. Falta de planejamento de carreira; sem propsitos ou metas. 15. Falta de confiana ou equilbrio, nervoso e constrangido. 16. No participar de atividades. 17. Impacincia por comear a entrevista; expectativas demasiadas. 18. Apresenta desculpas indiretas, esquivas sobre fatores desfavorveis. 19. Falta de tato; sendo crtico. 20. Falta de educao; maneiras ruins, rude. 21. Falta de maturidade; atuao infantil. 22. Falta de esprito, preguioso, no demonstra energia. 23. Indeciso, no sabe o que quer. 24. Formulrio de candidatura de emprego manchado (leve o tempo necessrio a limpeza conta). 25. Meramente sondando, no desperdice seu tempo. 26. Quer o emprego apenas por um perodo curto, nunca admite isso. 27. No est interessado na empresa ou na indstria. 28. Negativo, possui atitude e perspectivas ruins. 29. Sem padres morais. 30. Intolerante, muitos preconceitos. 31. Preguioso. 32. Interesses estreitos, no est aberto para coisas novas. 33. Incapaz de tratar crticas. 34. Pressiona demais, muito exigente, muito agressivo. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

170

99 Maneiras de Matar Idias


Por J.C.Bemvenutti
Por acaso, voc j ouviu alguma dessas frases em sua vida profissional? 1. Isso no me entusiasma nem um pouco. 2. Ningum vai comprar isso! 3. A gente j tentou isso antes e no funcionou. 4. Isso no se adapta ao nosso sistema. 5. E quem que vai fazer? 6. Essa porcariavai custar uma grana! 7. O diretor no vai gostar... 8. no est de acordo com nossos padres. 9. Ns estamos preparados para fazer isso? 10. Pelo amor de Deus! 11. Foi isso que voc quis dizer, no duro mesmo? 12. No se mexe em time que est ganhando. 13. Ah, mas o computador no vai conseguir processar! 14. Isso no faz parte da nossa imagem. 15. No do nosso jeito. 16. simples demais. 17. complicado demais! 18. Mas at que ponto isso valido? 19. No vai dar tempo de fazer. 20. O que que o pessoal vai dizer em Juqui? 21. No a nossa... 22. A gente est encompridando demais. 23. O ltimo que apareceu com essa idia no est mais aqui. 24. Boa idia, mas implica alguns custos. 25. Isso uma bobagem! 26. O que que isso tem de novo? E da? 27. Espere s at a gente ver quanto custa. 28. A gente nunca fez nada igual a isso. 29. Algum j fez alguma coisa igual?

171

30. Voc sabe que a gente est numa brita recesso! 31. De cara, eu no gosto. 32. Voc deve estar brincando! 33. Eu ligo para voc depois, ta? 34. Ningum vai dar bola para isso. 35. Fica melhor assim, quer ver? 36. Desculpe, mas isso uma droga. 37. Aargh! 38. Isso cria mais problemas do que solues. 39. (Riso). 40. (Silncio) 41. Essa no sua funo. 42. Isso no trabalho seu. 43. Isso no est de acordo com o jeito que a gente faz as coisas aqui. 44. Eu j ouvi essa histria antes! 45. Vamos formar um grupo de trabalho para estudar esse assunto. 46. Vamos fazer uma pesquisa... 47. Semana que vem a gente fala nisso. 48. Isso s vai trazer pepinos. 49. De onde que voc tirou isso? 50. Os homens no vo deixar. 51. Uma m idia. 52. Hummm... 53. Por mim tudo bem, mas... 54. Ah, realmente, era s o que faltava! 55. Eu pensei que voc fosse dizer outra coisa. 56. Deixa comigo, que eu vou estudar o assunto. 57. Lembre-se que nossos clientes so muito caretas. 58. Isso vai f... com nossa imagem. 59. No factvel e pronto. 60. Vamos ser realistas... 61. Isso no do meu departamento. 62. No vem que no tem. 63. T fora de questo e ponto final. 64. No bagunce o coreto... 65. Vamos l, fale srio. 66. Voc est realmente propondo isto?
172

67. Grande idia, mas no para ns. 68. Eu tenho uma idia melhor. 69. Todo mundo vai dizer que somos uns idiotas. 70. Todo mundo vai dizer que somos uns apressadinhos. 71. O que todo mundo vai dizer? 72. Vamos ver isto no prximo ms. 73. Esto falando nisso h anos. 74. No vai vender... 75. No vai funcionar... 76. No vai emplacar... 77. Vai passar em branco... 78. Vai pisar no calo de muita gente. 79. O que que o pessoal de cima vai dizer? 80. Deixe-me brincar de advogado do diabo. 81. As feministas vo cair matando. 82. Obviamente, voc interpretou mal o problema. 83. Voc pensou nisto a fundo? 84. Ns precisamos de alguma coisa mais excitante. 85. Voc realmente acha que funciona? 86. Ningum vai entender sobre o que voc est falando. 87. De onde voc tirou essa? 88. Este um assunto para outra reunio. 89. Papo furado... 90. P, outra vez! 91. Isso resolve apenas uma parte do problema... 92. Desse jeito, ns vamos ficar na m.... 93. Pra que se esquentar com isso? 94. Tente outra vez. O caminho esse, mas... 95. Tem o outro lado da histria. 96. Isso muito tentador, mas... 97. Isso muito interessante, mas... 98. Isso realmente fantstico, mas... 99. Ta bom, mas...

173

CH = Carga Horria F = Faltas Salrio dirio (SD) = Salrio / 30

HE = Horas Extras

Salrio Hora (SH) = Salrio / Carga Horria

Frmulas:
Auxlio Maternidade = Salrio. Valor Hora Extra =(SH x Hora Extra) + 50% x (SH x Hora Extra) Adicional Noturno = SH x Horas trabalhadas a noite x 20% Das 22hs s 5hs Adicional Insalubridade - G. Insalubridade = 10%, 20% e 40% SHI = Salrio Hora Insalubre SHI = Salrio Mnimo Horas Trabalhadas VI = (CH + n HE Faltas) Adicional Periculosidade: Salrio Base x 30% Valor Faltas = SH x n Faltas Subtotal = Salrio Base + Adicionais Valor Faltas INSS = (Salrio + Valor HE Valor Faltas + Adicionais) => Consultar Tabela Teto = R$ 293,50 Salrio At R$ 800,45 De R$ 800,46 at R$ 900,00 De R$ 900,01 at R$ 1334,07 De R$ 1334,08 at R$ 2668,15 Alquota ( tx) 7,65% 8,65% 9% 11% VI = Valor Insalubridade x Grau Insalubridade

IRRF

174

IRRF = Salrio + HE + Adicionais Falta INSS (n dependente * valor dependente) => Consultar Tabela Valor por Dependente = R$ 126,36 Faixa Salarial At R$ 1 257,12 De 1 257,13 a 2 512,08 Acima de R$ 2 512,08 Auxlio Paternidade: Salrio Dirio * 5 Vale Transporte: Salrio x 6% Salrio Famlia: (Filhos at 14 anos, ou deficientes). Salrio (R$) At 414,78 414,78 a 623,44 Valor por Filho (R$) 21,27 14,99 % desconto Abatimento Isento 15% 27,5% Isento R$ 188,57 R$ 502,58

175

CRDITO: Uma relao de Confiana


Crdito a percepo externa que as pessoas tm das outras com base em comportamentos passados e em perspectivas de comportamento no futuro cujo objetivo facilitar processos e/ou relacionamentos. A relao do crdito com meios de pagamento s existe aps haver relao de confiana entre as partes. No mundo empresarial, credito e relacionado com meios de pagamento mas, na realidade, est diretamente relacionado a uma percepo de confiabilidade. exemplo de crdito aquele chopinho amigodo marido aps a pelada de futebol; mesmo assim, a esposa no se importa. Ele tem crdito com ela. Ela confia nele.

Como se Conquista Crdito


Crdito conquista-se, basicamente, de 3 formas:

Com base no Cadastro

Trata-se da anlise do desempenho da Pessoa no passado seja Fsica ou Jurdica em relao ao cumprimento das expectativas de terceiros, Pessoa Fsica ou Pessoa Jurdica, Financeira ou No-Financeira.

Com base na Capacidade de Pagamento

Analisa-se, no caso, a possibilidade de futuro desempenho relacionado ao objetivo pelo qual a PF ou PJ busca confiana de uma outra. Ex: Bom mdico, que procurado por um paciente em funo da expectativa positiva em relao soluo dos problemas que ora enfrenta. Mesmo com cadastro insatisfatrio, uma pessoa Fsica ou Jurdica pode receber crdito em funo da sua capacidade de pagamento relativa ao projeto a ser empreendido. Este tipo de
176

deciso, porm, no regra. Depende inteiramente da disposio do futuro credor em comprar o risco proposto.

Com base na Associao do Cadastro com a Capacidade de Pagamento Associa-se a anlise do Cadastro com a capacidade de pagamento. a maneira mais freqente de se avaliar a possibilidade de uma PF ou PJ obter a confiana, junto a outras PF ou PJ, de que lograr xito na implementao de um projeto, seja social ou econmico. exemplo de cadastro x capacidade de pagamento a situao a seguir: uma PF ou PJ que no possui desabonos civis e comerciais e possui um empreendimento o qual com base em premissas confiveis- ter grandes probabilidades de sucesso merece crdito. Porm, mesmo com um histrico (cadastro) limpo e um projeto vivel (capacidade de pagamento), o empreendedor pode no lograr xito na relao de confiana com o financiador. Isto ocorre quando existem diferentes de percepo entre um e outro quanto ao Mercado em que o empreendimento se insere ou em relao s perspectivas macroeconmicas.

1- A Boa Comunicao Ajuda

Como vimos, a relao de confiana entre as partes depende de percepes e expectativas compartilhadas, o que torna muito importante o fator comunicao, no processo de conquista do objetivo. Passaremos, ento, a tratar este objeto como um financiamento.

177

Antes de mais nada, preciso conhecer perfeitamente todas as condies exigidas pelo financiador de modo a termos, previamente, a certeza de que este no ser fator de rudo na negociao dos recursos necessrios para financiar o empreendimento.

2- O Projeto de Viabilidade Econmica.

Para se conquistar o crdito em uma instituio financeira, faz-se necessria a apresentao do Projeto de Viabilidade EconmicoFinanceira: o instrumento bsico, exigido pelo Banco para que ele conceda o financiamento. Este instrumento no s serve para o pequeno empresrio na conduo de seu negcio. O empresrio, para elaborar o Projeto de Viabilidade EconmicoFinanceira de seu negcio, ter de realizar uma busca de informaes que, inevitavelmente, passar por toda a empresa, tanto no ponto de vista interno como do ponto de vista externo da administrao de seu negcio. Por isso, importante que o empresrio procure ser o mais preciso e realista em sua anlise. Desta maneira, este instrumento poder tornar-se a bssola que o guar no Mercado, que se torna cada vez mais competitivo e restrito. A anlise do Mercado um bom comeo. por meio dela que estaremos conhecendo, mais profundamente, o ambiente que em que a nossa empresa atua e do que precisamos para estar, de fato, neste mercado e no somente dele participarmos. Para tanto, precisamos entender quais so os elementos que compem este Mercado e o que os caracteriza.

178

Modelo de Contrato Social


Scio 1: (Nome do Scio), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), CPF n (xxx), residente e domiciliado na (Endereo Completo), CEP (xxx), na Cidade (xxx), no Estado (xxx). Scio 2: (Nome do Scio), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), CPF n (xxx), residente e domiciliado na (Endereo Completo), CEP (xxx), na Cidade (xxx), no Estado (xxx). Scio 3: (Nome do Scio), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profisso), Carteira de Identidade n (xxx), CPF n (xxx), residente e domiciliado na (Endereo Completo), CEP (xxx), na Cidade (xxx), no Estado (xxx). As partes acima identificadas tm, entre si, justo e acertado o presente Contrato Social da Sociedade Simples, que reger pelas clusulas seguintes e pelas condies descritas no presente.

DENOMINAO SOCIAL, SEDE E OBJETO Clusula 1 - A sociedade se estabelece sob a denominao social de (xxx), com sede e foro em (xxx), na Rua (xxx), n (xxx), bairro (xxx), CEP (xxx), no Estado (xxx). Clusula 2 - A sociedade tem como objetivo social (xxx). (Descrever com preciso o objetivo social da sociedade). CAPITAL SOCIAL Clusula 3 - O capital social da sociedade ser de R$ (xxx) (valor por extenso), dividido em (xxx) quotas de valor unitrio de R$ (xxx) (valor por extenso), dividido e integralizado pelos scios da seguinte forma:

179

a) SCIO 1 integralizar o equivalente a (xxx) quotas, com o valor total de R$ (xxx) (Valor por extenso), correspondente a (xxx)% do total de quotas, em (xxx) parcelas de R$ (xxx), a serem pagas nos dias (xxx). b) SCIO 2 integralizar o equivalente a (xxx) quotas, com o valor total de R$ (xxx) (Valor por extenso), correspondente a (xxx)% do total de quotas, fornecendo sociedade o bem (xxx) de seua propriedade, de valor equivalente ao total a ser integralizado. c) SCIO 3 integralizar o equivalente a (xxx) quotas, com o valor total de R$ (xxx) (Valor por extenso), correspondente a (xxx)% do total de quotas, com o seu trabalho para a sociedade, qual seja (xxx). (Descrever o servio a ser prestado por esse scio para integralizao do capital social). O SCIO 3 se obriga, nos moldes do artigo 1.006 do Cdigo Civil de 2002, a no se empregar em atividade estranha sociedade. Clusula 4 - Os scios no se obrigam subsidiraiamente pelas obrigaes sociais. DO PRAZO Clusula 5 - A sociedade ser de prazo indeterminado, sendo que suas atividades tero incio no ato do registro do presente instrumento, que se dar em at trinta dias aps a assinatura do mesmo, nos moldes do artigo 998 do Cdigo Civil de 2002.

DO EXERCCIO SOCIAL Clusula 6 - O exerccio social da sociedade se encerrar no dia 31 de dezembro de cada ano. Clusula 7 - Todas as deliberaes sero feitas com base na maioria absoluta dos votos, quando no houver norma estabelecendo o contrrio.

180

DA ADMINISTRAO Clusula 8 - A administrao da sociedade e o uso de seu nome ficaro a cargo do SCIO 1, que poder assinar individualmente, somente em negcios de exclusivo interesse da sociedade, podendo represent-la perante reparties Pblicas, Federais, Estaduais, Municipais e Autrquicas, e tambm perante particulares, sendo-lhe vedado, no entanto, usar a denominao social em negcios estranhos aos interesses da sociedade, ou assumir responsabilidade estranha ao objetivo social, seja em favor de quotista ou de terceiros.

Pargrafo nico. Fica facultado ao scio administrador, nomear procuradores, para um perodo determinado que nunca poder exceder a (xxx), devendo o instrumento de procurao especificar detalhadamente os atos e serem praticados pelos procuradores assim nomeados.

DOS LUCROS OU PREJUZOS

Clusula 9 - Os scios concordam em no haver retiradas prlabore, optando-se pela retirada ou distribuio dos lucros. Clusula 10 - Os lucros ou prejuzos apurados no balano a ser realizado aps o trmino do exerccio social sero distribudos entre os scios, de forma diretamente proporcional porcentagem de quotas de capital cada um (Vide Clusula 3), ficando a cargo dos scios o aumento ou no do capital da sociedade, em caso de lucro, ou em caso de prejuzo, pela compensao em exerccios futuros.

181

DAS FILIAIS

Clusula 11 - facultado sociedade a abrir filiais ou outros estabelecimentos, no pas ou fora dele, por deliberao dos scios nos moldes da Clusula 7, seguindo o estabelecido no artigo 1.000 do Cdigo Civil de 2002.

DA TRANFERNCIA DE QUOTAS

Clusula 12 - Os scios podero ceder ou alienar suas respectivas quotas a terceiros, ficando assegurado aos demais scios a prvia aceitao do comprador. Clusula 13 - Fica assegurado aos scios o direito de preferncia no caso da clusula anterior. Pargrafo primeiro. Os scios sero comunicados por escrito da venda de quotas, devendo se manifestar no prazo mximo de (xxx) dias. Pargrafo segundo. Findo o prazo para o exerccio da preferncia, sem manifestao expressa de quaisquer dos scios, as quotas podero ser oferecidas a terceiros.

DA DISSOLUO DA SOCIEDADE

Clusula 14 - A sociedade poder se desfazer caso seja essa a vontade dos scios, seguindo os trmites legais. Clusula 15 - Caso um dos scios venha a falecer, a sociedade prosseguir com os remanescentes, recebendo os herdeiros a quota de capital e parte nos lucros lquidos apurados at a data do falecimento, sendo passvel de negociao a forma de pagamento assumida.

182

Pargrafo nico. Podem os herdeiros receber as quotas em dinheiro ou se tornarem scios da sociedade, ficando, neste ltimo caso, dependentes da aprovao dos demais scios, nos moldes da Clusula 12.

DISPOSIES GERAIS Clusula 16 - Os casos omissos neste instrumento sero resolvidos com observncia dos preceitos do Cdigo Civil de 2002 e de outros dispositivos legais que lhes sejam aplicveis. Clusula 17 - Para os efeitos do disposto no art. 1.011 do Cdigo Civil, os scios declaram, sob as penas da Lei, que no esto incursos em nenhum dos crimes previstos ali ou em lei especial, que possam impedi-los de exercer a administrao da sociedade. Por estarem, assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.
(Local, data e ano).

(Nome e assinatura do Scio1) (Nome e assinatura do Scio2) (Nome e assinatura do Scio3) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 1) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

_____________ Notas 3. Art. art. 1.005 do Cdigo Civil de 2002.

183

S-ar putea să vă placă și