Sunteți pe pagina 1din 65

MINI EBOOK

ECONOMIA DOMSTICA

DICAS FABULOSAS DE

49

NDICE
1 2 4 8 Introduo Antes de tudo, organize-se! Livre-se das tarifas bancrias Economizando no supermercado

13 Economizando nas compras em geral 21 Economizando em casa 36 Economizando com alimentao 40 Economizando com entretenimento 48 Economizando com transporte 52 Orientao familiar! 55 Economia e sade 59 Investimento para gerar renda! 62 Concluso 63 Sobre o Organizze

INTRODUO
Ns brasileiros, no temos o hbito de poupar dinheiro. uma questo cultural e a principal desculpa que ouvimos por a a de que nunca sobra para guardar. Mas ser que no sobra mesmo ou no nos esforamos para que isso acontea? A resposta mais provvel a segunda, pois todo mundo pode economizar, por menor que seja a quantia. Atitudes simples e pequenas mudanas de comportamento podem garantir sobrevida ao nosso suado dinheiro. Neste guia, apresentamos 49 dicas de economia domstica para te ajudar a poupar diariamente. So pequenas dicas que fazem uma grande diferena. Aproveite-as e faa o teste, voc vai se surpreender com quanto conseguir.

!"#$%

ANTES DE TUDO, ORGANIZE-SE!

&"#$%

CRIE UMA PLANILHA DE GASTOS


O primeiro passo para comear a economizar saber exatamente para onde o seu dinheiro vai. Por isso, fundamental manter uma planilha (de excel ou online) com todos os seus gastos. Atravs dela, possvel identificar pequenas despesas que podem ser eliminadas, fazendo uma grande economia ao longo ano. Organize o oramento mensal, definindo o mximo que voc pode gastar e quanto quer economizar.

$"#$%

LIVRE-SE DAS TARIFAS BANCRIAS

'"#$%

NEGOCIE AS TARIFAS BANCRIAS


Verifique no extrato quanto seu banco cobra de tarifas mensais e negocie com o seu gerente a iseno delas. Se no existe a necessidade de realizar muitas movimentaes em sua conta, mude para uma Conta de Servios Essenciais. Nesta modalidade, os bancos so proibidos de cobrar tarifas. Negocie tambm a anuidade do seu carto de crdito. Se a operadora se mostrar irredutvel, ameace mudar para a concorrente. Ningum quer perder um bom cliente.

("#$%

UTILIZE O INTERNET BANKING


Hoje em dia possvel fazer quase todas as transaes bancrias atravs da internet. muito mais prtico do que enfrentar trnsito para ir ao banco e ainda ter que pegar filas nos caixas, uma economia de tempo, dinheiro e pacincia.

#"#$%

NO ATRASE SUAS CONTAS


Deixar contas vencerem por um ou dois dias pode no significar muito, afinal so cobrados apenas alguns centavos de multa. Mas ao somar todos esses centavos no fim do ano, voc vai perceber que poderia ter economizado uma boa quantia. Fique atento, principalmente com a fatura do carto de crdito, que tem os maiores juros. Seja pontual com o pagamento!

)"#$%

ECONOMIZANDO NO SUPERMERCADO

*"#$%

FAA UMA LISTA DE COMPRAS ANTES DE IR AO MERCADO


Quantas vezes voc j foi ao supermercado e voltou com a sensao de que gastou muito e no comprou nada? Isso um sintoma de quem no sabe o que realmente precisa comprar. Faa uma lista com os itens que esto em falta e atenha-se a ela dentro do mercado.

+"#$%

COMPARE O PREO POR KILO OU POR LITRO


Outra dica para poupar no supermercado comparar o preo dos produtos por quilo ou litro, ao invs de apenas comparar marcas. Muitas vezes o consumidor acaba sendo enganado com promoes especiais. Fique atento.

!,"#$%

NO V AO MERCADO COM FOME


Pode parecer piada, mas isso influencia sim no desejo de compra. Quando a gente est com fome, sente um desejo muito maior por consumir e acaba comprando mais do que deveria. Alm disso, a fome inimiga da sensatez, e provoca uma vontade louca de comprar besteiras, como balas e doces, dispensveis para quem procura economizar (no bolso e na sade).

!!"#$%

FAA COMPRAS APENAS EM LUGARES BARATOS


Evite aquela ida padaria cara da esquina para comprar coisas que voc poderia comprar no mercado pela metade do preo. s gerenciar bem a quantidade de mantimentos em casa para no ter surpresas de ltima hora. Aproveite tambm promoes para fazer um estoque de itens no-perecveis.

!&"#$%

ECONOMIZANDO NAS COMPRAS EM GERAL

!$"#$%

COMPARE PREOS NA INTERNET


A internet est a para facilitar nossas vidas e tambm para nos ajudar a poupar. Ento, antes de comprar qualquer coisa, faa uma pesquisa em sites comparadores de preo e agregadores de ofertas para encontrar o melhor negcio.

!'"#$%

COMPRE VISTA
Quem tem pacincia e disciplina para guardar dinheiro e realizar suas compras vista pode ser premiado com um bom desconto. Alm disso, com o dinheiro todo em mos possvel negociar com o vendedor mais benefcios antes de realizar a compra.

10

!("#$%

NO COMPRE COM GARANTIA ESTENDIDA


Sempre que voc vai comprar algum produto, os vendedores tentam te empurrar aquela garantia estendida. Fuja dela, no vale a pena. Se o produto no der defeito de fabricao durante o prazo normal de garantia, dificilmente dar depois. Outro erro pagar pela instalao de mesas, mquinas de lavar, ou armrios, todo mundo tem um tio, um primo ou vizinho que craque nisso, no mesmo? Alm disso, nossa amiga internet tambm oferece ajuda com informaes relevantes e tutoriais.

11

!#"#$%

FAA AS COMPRAS DE NATAL APS OU ANTES DA DATA


No espere o fim do ano chegar para comprar os presentes de Natal. Nesta poca, os preos costumam subir bastante. Se voc se planejar, pode fazer as compras antes ou ento aps o Natal, quando a maioria das lojas entram em liquidao.

12

!)"#$%

ABRA MO DAS ROUPAS DE GRIFE


Voc precisa mesmo comprar roupas de marcas caras? Pelo preo de uma camiseta de grife, d para comprar trs ou quatro peas de marcas menos badaladas. No se trata de abrir mo da qualidade, mas possvel encontrar uma melhor relao custo-benefcio.

13

!*"#$%

EVITE A TENTAO NOS SHOPPINGS


Evite aqueles passeios ao shopping, muito fcil cair na tentao de comprar o que no precisamos s porque estava em promoo. Convide a famlia para uma atividade que no envolva consumo, como um passeio no parque, por exemplo.

14

!+"#$%

USE A CRIATIVIDADE COM AS CRIANAS


No preciso comprar brinquedos carssimos para agradar a crianada. Dedicar tempo aos seus filhos muito mais valioso do que qualquer presente. Use a sua criatividade e invente brincadeiras junto com eles, voc ver que no precisa gastar um centavo para faz-los sorrir.

15

&,"#$%

ECONOMIZANDO EM CASA

&!"#$%

SUBSTITUA AS LMPADAS ANTIGAS


Troque todas as lmpadas incandescentes de sua casa pelas fluorescentes. Elas so mais caras, mas no longo prazo, o investimento se paga. Alm da maior durabilidade, as lmpadas fluorescentes geram uma economia de at 75%

16

&&"#$%

SUBSTITUA APARELHOS ANTIGOS


Eletrodomsticos antigos, como geladeiras, arcondicionado e aquecedores, gastam muito mais energia do que os aparelhos atuais. Vale a pena se planejar para troc-los por outros mais modernos. Uma dica comprar produtos com o selo Procel de Economia de Energia.

17

&$"#$%

APAGUE A LUZ QUANDO SAIR


Evitar desperdcios questo de hbito! Sempre que voc sair de um cmodo, apague as luzes e desligue os aparelhos que estava usando. Assim possvel ajudar o meio ambiente e ainda reduzir sua conta de energia.

18

&'"#$%

FECHE A TORNEIRA
Fechar a torneira para escovar os dentes ou lavar a loua, mais um hbito ecologicamente correto que ajuda seu bolso. Aquela torneira pingando h dias tambm pode ser consertada facilmente, geralmente s trocar a bucha, que baratinha! V at uma loja de materiais de construo e pergunte para o vendedor como troc-la.

19

&("#$%

DESLIGUE A TV E LEIA UM LIVRO


Essa dica no tem a ver apenas com economia de energia, mas sim com aprendizado. Atravs da leitura possvel aprender uma nova lngua, uma nova profisso e tudo o que desejar. Educao um dos melhores investimentos, para toda a famlia.

20

&#"#$%

SEJA O MARIDO DE ALUGUEL


Aprenda a fazer pequenos reparos em casa, a maioria deles extremamente simples de se fazer, como por exemplo trocar chuveiros, tomadas e torneiras, consertar a descarga... Existem tutoriais na internet ensinando a fazer praticamente qualquer reparo domstico, s pesquisar.

21

&)"#$%

CANCELE AS ASSINATURAS DESNECESSRIAS


Aquela pilha de jornais e revistas s est aumentando sem que voc nem sequer folheie os exemplares? Ento j passou da hora de cancelar a assinatura e dar um melhor destino para esse dinheiro.

22

&*"#$%

CANCELE RENOVAES AUTOMTICAS


Se voc assina uma revista de que no abre mo, a melhor coisa a fazer no aceitar a renovao automtica. Sempre que a assinatura vencer, o comercial da revista vai entrar em contato abrindo a possibilidade de negociao por um bom desconto ou conseguir estender a assinatura sem pagar nada. Se fosse automtico, simplesmente seria cobrado e ponto final.

23

&+"#$%

REDUZA PLANOS DE TELEFONIA E INTERNET


Analise com ateno suas faturas de telefonia, internet e TV a cabo. Voc realmente faz uso de todos os minutos que tem, assiste a todos os canais, precisa da velocidade mais rpida? Se a resposta for no, mude para um plano mais bsico ou cancele o servio.

24

$,"#$%

USE A MQUINA DE LAVAR, CHEIA


Dependendo do programa escolhido, a mquina de lavar roupas pode consumir a mesma energia para lavar uma camiseta ou para lavar vinte. Portanto, deixe para lig-la somente quando tiver uma b o a quantidade de roup as acumuladas, lavando tudo de uma vez.

25

$!"#$%

PASSE TODA A ROUPA DE UMA VEZ


O mesmo vale para o ferro de passar. O momento em que ele consome mais energia quando est esquentando. Depois de quente, g ast a mu ito p ou c o p ar a c ons e r v ar a temperatura. Ento, melhor lig-lo uma nica vez durante a semana e passar toda a roupa de uma vez.

26

$&"#$%

ORGANIZZE A FAXINA DA CASA


Os custos para se manter uma empregada domstica aumentaram muito nos ltimos anos. Discuta com a sua famlia se esse gasto realmente necessrio e divida as tarefas domsticas entre todos os familiares. Esta economia pode ser usada para pagar aquela to sonhada viagem de frias, no? Alm disso, essas responsabilidades da casa fazem bem para os filhos.

27

$$"#$%

TROQUE OS ITENS QUE NO USA MAIS


Livros, DVDs e games que esto empoeirando na estante podem ser trocados por outros que ainda no utilizou, assistiu ou leu. Existem vrios sites de trocas na internet, s se cadastrar e avaliar as possibilidades. Dessa forma, voc ter entretenimento sem gasto nenhum.

28

$'"#$%

VENDA TUDO QUE NO USA MAIS


Toda cidade tem um brech, onde voc pode vender as roupas que no usa mais. O mesmo vale para eletrodomsticos e eletrnicos, procure uma loja de usados e venda j o que est s ocupando espao na sua casa.

29

$("#$%

ECONOMIZANDO COM ALIMENTAO

$#"#$%

COMECE O DIA COM UM BOM CAF DA MANH


Tomar um caf da manh completo, com pes, frutas e frios, alm de fazer bem para a sua sade e contribuir para comear o dia com mais disposio, ainda contribui para um almoo mais leve. Se voc almoa fora todo dia, com certeza vai economizar muito no buffet.

30

$)"#$%

LEVE O SEU ALMOO DE CASA


Para economizar, mesmo no almoo, nada melhor do que levar de casa sua refeio. Voc pode aproveitar o fim de semana para preparar a comida da semana inteira e congelar. Assim fica bem mais fcil e barato.

31

$*"#$%

APROVEITE MELHOR OS ALIMENTOS


Aprender a cozinhar e fazer receitas que aproveitem os alimentos por completo, sem desperdcio, uma tima forma de economizar. O que sobrar de um prato que voc preparou no almoo, por exemplo, pode virar um mexido ou uma torta para o jantar. As frutas podem ser utilizadas em sobremesas e doces caseiros, principalmente as cascas (j ouviu falar do doce de casca de laranja?). Use sua criatividade!

32

$+"#$%

ECONOMIZANDO COM ENTRETENIMENTO

',"#$%

USE A BIBLIOTECA
As bibliotecas esto cheias de conhecimento, sabedoria e entretenimento. E o melhor de tudo: no preciso pagar nada para pegar os livros emprestados. Visite a biblioteca da sua cidade e aproveite!

33

'!"#$%

V AO CINEMA NO DIA MAIS BARATO


Todos os cinemas tm um dia de promoo durante a semana. Aproveite esses dias para assistir os filmes que lhe interessa. As entradas costumam sair pela metade do preo e ainda h condies especiais para a famlia.

34

'&"#$%

APROVEITE EVENTOS GRATUITOS


Acompanhe o calendrio de eventos na sua cidade, com certeza existem atraes gratuitas. Shows de msica, dana, teatros, orquestras, feiras Fique atento agenda cultural local.

35

'$"#$%

PLANEJE AS FRIAS COM ANTECEDNCIA


Comprar passagens e pacotes de viagem com bastante antecedncia garantia de pagar os melhores preos. Planeje suas frias e pesquise os preos antes de comprar. Voc tambm pode optar por passeios mais econmicos, em vez de grandes e dispendiosas viagens.

36

''"#$%

FAA PARTE DE PROGRAMA DE VANTAGENS


Cartes de crdito, companhias areas, postos de combustveis, farmcias e muitos outros segmentos oferecem programas de fidelidade e vantagens. Se voc usa alguns destes servios com frequncia, vale a pena participar dos programas e aproveitar os benefcios oferecidos.

37

'("#$%

SEJA MAIS CASEIRO


C omer em rest aurantes c ust a c aro, principalmente para quem tem uma famlia numerosa. Faa as reunies em casa e d preferncia para pratos mais econmicos. Deixe a ida ao restaurante apenas para ocasies especiais.

38

'#"#$%

CONVIDE OS AMIGOS EM CASA


Que tal convidar os amigos para assistir aos jogos do seu time ou eventos esportivos favoritos em casa em vez de ir ao bar? muito mais barato e todos economizam, alm de poder ficar mais vontade. Outro ponto positivo a ausncia de confuses.

39

')"#$%

ECONOMIZANDO COM TRANSPORTE

'*"#$%

ECONOMIZE GASOLINA
Sempre que possvel, deixe o carro em casa. Existe outros meios de locomoo, como o transporte pblico ou a bicicleta. Mas se no tiver jeito de abandonar o automvel, troque o seu modelo por um que consuma menos combustvel. Existe ainda a possibilidade de dar carona para colegas que moram no caminho do trabalho, dividindo as despesas. Fique atento tambm para no ultrapassar os limites de velocidade, assim economiza-se com a gasolina e ainda evita as multas!

40

'+"#$%

FAA MANUTENO REGULARMENTE


A manuteno do seu carro um gasto que ningum deve evitar. Faa revises, troca de leo e o que mais for necessrio. Alm de prezar pela segurana, evita que o automvel quebre na cidade ou na estrada, obrigando-o chamar um guincho. E dependendo da distncia, um guincho pode custar algumas centenas de reais.

41

(,"#$%

ABASTEA NO INCIO DA MANH


A gasolina tem um alto coeficiente de dilatao, ou seja, os lquidos aumentam o seu volume quando so aquecidos, mas mantm sua massa. Mas o que isso quer dizer? Se ao abastecer voc paga pelo volume e no pela massa de combustvel, mais vantajoso abastecer quando a massa de gasolina ocupa o menor volume possvel, ou seja, no incio da manh, quando o dia est mais frio. Esta dica digna de um mestre em fsica, no?

42

(!"#$%

ORIENTAO FAMILIAR

(&"#$%

CONSCIENTIZE SEUS FILHOS


Quanto antes voc ensinar seus filhos sobre a importncia de economizar, mais cedo ganhar um aliado para poupar. Fale com eles e oriente para no deixar a TV ligada, apagar as luzes e no desperdiar gua.

43

($"#$%

APRENDA A DIZER NO
Antes de comprar qualquer coisa, pergunte para si mesmo se aquilo realmente necessrio. Este um exerccio de autocontrole fundamental para quem quer poupar. Voc precisa aprender a dizer no para esposa ou marido, filhos e, principalmente, para si mesmo.

44

('"#$%

CUIDANDO DO BOLSO E DA SADE

(("#$%

FAA EXERCCIOS
Fazer atividades fsicas no traz benefcios apenas para o seu corpo, mas tambm para o seu bolso. Afinal, quem leva uma vida saudvel gasta menos com remdios e tratamentos mdicos. Faa uma avaliao fsica e comece j a se exercitar!

45

(#"#$%

FAA ATIVIDADES FSICAS GRATUITAS


Decidiu seguir a dica anterior? timo, temos mais uma! Voc no precisar pagar mensalidade de uma academia para praticar exerccios. Correr no parque, andar de bicicleta, fazer flexes, abdominais, barra e outros exerccios em casa no custam nada. No h desculpas para no levar uma vida saudvel.

46

()"#$%

PARE DE FUMAR
Se voc fumante, j colocou na ponta do lpis quanto gasta anualmente comprando cigarros? Tenho certeza que vai se assustar com o tamanho da despesa, isso sem falar no prejuzo sua sade. Faa o bem a si mesmo e substitua esse hbito ruim por um saudvel.

47

(*"#$%

INVESTIMENTO PARA GERAR RENDA

(+"#$%

GANHE DINHEIRO A PARTIR DE CASA


Utilize seu talento ou desenvolva uma habilidade para gerar renda extra trabalhando em casa. Voc pode aprender a fazer doces, sabonetes, bijuterias e o que mais tiver vontade, basta querer. Esses itens podem ser vendidos tanto no trabalho quanto na faculdade.

48

#,"#$%

INVISTA SUA POUPANA


O melhor destino que voc pode dar ao dinheiro que poupar investir, pensando nos seus objetivos futuros. E opes de investimento o que no faltam! Existem vrios tipos de aplicaes, como poupana, aes, fundos de investimento, tesouro direto, ttulos bancrios, pre v i d n c i a pr i v a d a e mu it a s out r a s modalidades. Estude bem cada uma delas e veja qual se ajusta melhor ao seu perfil. Mas muito cuidado para no se arriscar demais!

49

#!"#$%

CONCLUSO
Viu s como fcil economizar? Todo mundo pode aproveitar estas dicas e comear a poupar agora mesmo. Mude sua atitude no dia a dia e acabe com aquela velha ideia de que nunca sobra dinheiro para guardar. Voc ver que possvel sobrar dinheiro, sim, e que esse dinheiro pode ser usado para comprar um carro, uma casa ou realizar o seu maior sonho. Mos obra e boa economia!

#&"#$%

SOBRE O ORGANIZZE
Organizze um site que lhe ajuda a manter suas contas em dia. Com ele, fica muito mais fcil organizar as suas finanas, sabendo tudo o que acontece com o seu dinheiro. muito mais prtico e moderno do que as planilhas, e voc pode acessar de qualquer lugar do mundo atravs da internet. Mais de 300 mil pessoas j esto tendo uma vida muito mais feliz usando o Organizze! Acesse www.organizze.com.br/pessoal

#$"#$%

S-ar putea să vă placă și