Sunteți pe pagina 1din 7

Colgio do Amor de Deus Cascais

Informao Prova de equivalncia frequncia de Ingls 10 e 11 Anos de Escolaridade | Prova 367 Aprovada a: 2013.06.24

1. Introduo O presente documento visa divulgar as caractersticas da prova de equivalncia frequncia do 10 e 11 anos do ensino secundrio da disciplina de Ingls, a realizar em 2013 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo institudos pelo Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de julho. Deve ainda ser tida em considerao a Portaria n. 243/2012, de 10 de agosto. As informaes apresentadas neste documento no dispensam a consulta da legislao referida e do Programa da disciplina. O presente documento d a conhecer os seguintes aspetos relativos prova: Objeto de avaliao; Caractersticas e estrutura; Critrios de classificao; Material; Durao. Este documento deve ser dado a conhecer aos alunos e com eles deve ser analisado, para que fiquem devidamente informados sobre a prova que iro realizar. Importa ainda referir que, nas provas desta disciplina, o grau de exigncia decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critrios de classificao esto balizados pelo Programa, em adequao ao nvel de ensino a que a prova diz respeito. 2. Objeto de avaliao A prova tem por referncia o Programa de Ingls para o Nvel de Continuao, homologado em 2001, e o Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas QECR (2001). Considera-se, pois, condio para o entendimento desta informao a leitura quer do Programa, quer do QECR.

Prova 367 | 1

Enquadrado pelas orientaes presentes no QECR, o Programa preconiza uma convergncia de metodologias ativas assentes em atividades lingusticas, estratgias e tarefas reportadas a usos comunicativos da lngua. O Programa atribui um carcter de centralidade interpretao e produo de texto, definido este como enunciado que subjaz a um ato de comunicao verbal, decorrendo dessa centralidade a organizao de todas as atividades de ensino-aprendizagem, sem descurar as competncias lingusticas. Como sublinha o QECR, a execuo de uma tarefa envolve a ativao estratgica de competncias especficas, de modo a realizar um conjunto de aes significativas num determinado domnio, com uma finalidade definida e um produto (output) especfico. Assim, a abordagem do texto deve iniciar-se pela mobilizao das competncias e pela ativao dos conhecimentos, nos mbitos cognitivo, lingustico, discursivo e sociocultural, que so utilizados em contexto, quer ao nvel interpretativo, quer ao nvel produtivo. A prova permite avaliar a aprendizagem passvel de avaliao numa prova escrita e oral de durao limitada. Na prova escrita, so objeto de avaliao as competncias de interpretao e de produo escrita, concretizadas nos desempenhos descritos no Programa: Competncias de Uso de Lngua para o binio 10/11 anos Interpretao (Ler) e Produo (Escrever) e Competncia Sociocultural. A demonstrao destas competncias envolve a mobilizao dos contedos programticos, devendo o examinando utilizar estratgias de entre as enunciadas no Programa. Os contedos programticos encontram-se organizados em trs componentes distintas, que devem ser perspetivadas de modo integrado, sendo transversais a todos os momentos da prova. Na prova oral, so avaliadas as competncias de interpretao, produo e interao orais. Interpretao e produo de texto Interpretao e produo de tipos de texto variados (artigo, notcia, comentrio, editorial, etc.), que concretizam macro funes do discurso (narrao, descrio, argumentao, etc.), a que esto associadas intenes de comunicao (relatar eventos, dar opinio, explicar, contrapor, persuadir, etc.).

Prova 367 | 2

Dimenso sociocultural Esta componente concretiza-se nos seguintes domnios de referncia: 10 ano Um mundo de muitas lnguas; O mundo tecnolgico; Os mdia e a comunicao global; Os jovens na era global.

11 ano O mundo nossa volta: meio ambiente, demografia, biotica e estilos de vida alternativos; Os jovens e o consumo; Um mundo de muitas culturas; O mundo do trabalho.

Lngua inglesa Esta componente compreende as componentes morfossinttica e lxico-semntica.

3. Caraterizao e estrutura da prova

PROVA ESCRITA A prova escrita corresponde a 70% da classificao final. A prova escrita consiste na realizao de tarefas complexas, que se desenvolvem atravs de uma sequncia de atividades que recobrem a demonstrao de competncias integradas de leitura e de escrita. O tema da(s) tarefa(s) insere-se em domnios de referncia prescritos pelo Programa.

Prova 367 | 3

Parte A: Permite avaliar o desempenho do examinando em atividades que implicam a interpretao e a produo de textos escritos em ingls. Exemplos de atividades: Encontrar evidncia no texto; Reference words; Explicar expresses; Completar frases; Dar resposta a perguntas de interpretao; Identificar a relao direta/inferida entre afirmaes e um texto; Localizar informao num texto (scanning); Organizar informao por tpicos.

Parte B Tem como objetivo aferir o uso apropriado e fluente da lngua inglesa, revelando interiorizao das suas regras e do seu funcionamento. Atividades: Transformaes gramaticais contextualizadas.

Parte C Produo de texto. Visa a redao de um texto composio extensa (120-180 palavras). Exemplos de atividades: Dar opinio fundamentada sobre factos ou temas; Descrever situaes, imagens, sensaes; Narrar factos, acontecimentos, experincias, com/sem guio, eventualmente com o apoio de um estmulo (visual/textual); Redigir um texto argumentativo/persuasivo.

Prova 367 | 4

Para a resoluo das atividades acima descritas, sugere-se a seguinte distribuio do tempo: Parte A 30 minutos Parte B 20 minutos Parte C 30 minutos Reviso geral 10 minutos A estrutura da prova sintetiza-se no quadro seguinte: Parte Competncias Competncia lingustica lexical gramatical semntica ortogrfica Competncia pragmtica funcional Competncia sociolingustica B Competncia gramatical Competncia lingustica lexical gramatical semntica ortogrfica Competncia pragmtica discursiva funcional/estratgica Tipologia de itens Nmero de itens 4 2 2 2 3 6 60 80 Cotao (em pontos)

Palavras de referncia Encontrar evidncias Completar frases Explicar significado de palavras/expresses Responder a perguntas Transformaes gramaticais contextualizadas

Produo de texto

60

PROVA ORAL A prova oral corresponde a 30% da classificao final. A prova oral tem como objetivo avaliar as competncias dos examinandos nos seguintes domnios: - Expresso oral do aluno (Ler / Falar); - Compreenso oral global, seletiva e em pormenor de uma mensagem (Ouvir); - Capacidade de comunicar numa situao presencial, como emissor e recetor, evidenciando variedade vocabular e correo gramatical (Ouvir / Falar);
Prova 367 | 5

- Conhecimentos concretos que tem sobre os contedos em questo (Ouvir / Falar); - Capacidade de autocorreo (Ler e Ouvir / Falar). Os docentes responsveis pela prova oral tm autonomia para conduzirem esta prova da forma que acharem mais adequada, ajustando a sua atuao a cada aluno. A prova oral pode igualmente incidir sobre a prova escrita. 4. Critrios de classificao Os critrios de classificao tm por base os descritores do Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas relativos s diferentes competncias de uso da lngua ler, escrever, ouvir e falar competncia sociocultural e lngua inglesa. A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item e expressa por um nmero inteiro, previsto na grelha de classificao. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. No entanto, em caso de omisso ou de engano na identificao de uma resposta, esta pode ser classificada se for possvel identificar inequivocamente o item a que diz respeito. Se o examinando responder a um mesmo item mais do que uma vez, no eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que no deseja que seja(m) classificada(s), deve ser considerada apenas a resposta que surgir em primeiro lugar. Todos os itens apresentam critrios especficos de classificao organizados por nveis de desempenho. A cada um desses nveis atribuda uma dada pontuao. Para a generalidade dos itens, so considerados de um a cinco nveis (N5, N4, N3, N2 e N1); para a tarefa final so considerados sempre cinco nveis (N5, N4, N3, N2 e N1) em cada parmetro competncia pragmtica e competncia lingustica. Qualquer resposta que no corresponda ao nvel mais alto descrito integrada num dos outros nveis apresentados, de acordo com o desempenho observado. Esto previstos nveis de desempenho intercalares no descritos. Nestes casos, sempre que uma resposta revele um desempenho que no se integre em nenhum de dois nveis consecutivos descritos, deve ser-lhe atribuda a pontuao correspondente ao nvel intercalar que os separa. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho.

Prova 367 | 6

Nos itens de seleo, qualquer resposta indicada de forma equvoca, por exemplo, fornecendo mais elementos do que o(s) pedido(s), classificada com zero pontos. No caso dos itens constitudos por vrias alneas, a classificao atribuda de acordo com o nvel de desempenho observado na sua totalidade. Nos itens de construo, atribuda a classificao de zero pontos a respostas que no correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto produzido, nomeadamente na tarefa final, onde a competncia lingustica s avaliada se o examinando tiver tratado o tema proposto e se tiver obtido, pelo menos, a classificao mnima na competncia pragmtica. 5. Material O examinando apenas pode usar na prova, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. As respostas so registadas em folha prpria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial). permitida a consulta de dicionrios unilingues ou bilingues, sem restries nem especificaes. No permitido o uso de corretor. 6. Durao A prova escrita tem a durao de 90 minutos e a prova oral de 25 minutos.

Prova 367 | 7

S-ar putea să vă placă și