Sunteți pe pagina 1din 24

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir 1

Luiz Augusto Celes


Resumo Tendo por objetivo caracterizar a psicanlise em seu sentido originrio e fundamental de trabalho de tratamento, o presente artigo prope entend-la como trabalho de fazer falar, e fazer ouvir. O entendimento assim formulado apresentado como resultado de uma conquista da anlise dos trs principais modos com os quais Freud compreende a tarefa psicanaltica, quais sejam, vencer resistncias, interpretao e construo. As relaes de dependncia e suplementariedade entre falar e ouvir tambm so estabelecidas, em articulao com as posies de analista e analisando, como condio para o tratamento psicanaltico e sua realizao. Unitermos Sentido da psicanlise; falar e ouvir em psicanlise; associao livre; resistncias; interpretao; construes em anlise; posio do analista.

bordar o sentido da psicanlise comporta ou suporta diversas facetas. Desde h alguns anos nossa investigao tem privilegiado sua origem e fundamento, o trabalho de tratamento inicialmente da neurose. Tendo em outro texto2 circunscrito o sentido originrio e fundamental da psicanlise como trabalho, cabe ainda salientar, antes de lanar nova questo, que embora diversas sejam as possibilidades das abordagens ao sentido da psicanlise, sua indicao como trabalho no uma escolha arbitrria. Ela no somente prope entender a origem efetiva da psicanlise a partir de sua primeira caracterizao como talking cure, mas tambm sugerir sua essncia ou sua verdadeira natureza, aquela que seja capaz de justificar e dar sustentao a seus diversos desdobramentos (prticos e tericos), inclusive desdobramentos ou desenvolvimentos histricos. Isso tambm significa dizer que o sentido originrio e fundamental da psicanlise permite sua delimitao. Pois bem, esse sentido como o de um trabalho trabalho de tratamento responde de imediato consabida compreenso de que no h psicanlise sem anlise.
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

26

| Luiz Augusto Celes

Essa abordagem originria e fundamental no dispensa aproximaes diversas (e sucessivas), pois exige no somente sua caracterizao como tratamento, mas tambm como investigao e conhecimento, aspectos que por vrias vezes Freud deu psicanlise. Entre as diversas aproximaes, nesse momento interessa caracterizar concretamente o trabalho que a psicanlise.

1. Psicanlise trabalho de falar e ouvir apropriadamente


Para se caracterizar o trabalho psicanlise de maneira concreta, recorrese a um episdio da experincia de Freud com Charcot, o qual no teve origem em um tratamento psicanaltico propriamente falando, mas que pode revelar o que significa esse trabalho. Como se sabe, em 1885 Freud esteve em Paris por seis semanas para estudos com Charcot, mdico que se dedicava a um trabalho de carter inusitado com histricas com a utilizao da hipnose. Ao mesmo tempo que realizava experincias hipnticas com histricas, Charcot mantinha o Laboratrio Patolgico, onde Freud realizou pesquisas microscpicas de crebros infantis, em uma preocupao pela anatomia cerebral. Freud votava grande respeito e admirao por Charcot, tomando-o como grande mestre3. Muitos anos depois, Freud recorda-se e conta, em Histria do movimento psicanaltico, um episdio que se transcreve inteiro, devido riqueza de seus detalhes:
() participava eu de um desses saraus que dava Charcot; encontrava-me perto do venerado mestre, a quem Brouardel, pelo que parecia, contava uma muito interessante histria do trabalho daquele dia. Ouvi no comeo de maneira imprecisa, e pouco a pouco o relato foi cativando minha ateno: um jovem casal de terras distantes do Oriente, a mulher com um padecimento grave (neurose) e o homem impotente ou de todo inbil. Tchez donc ouvi que Charcot repetia, je vous assure, vous y arriverez . Brouardel, que falava em voz mais baixa, devia ter expresso ento seu assombro pelo fato de que em tais circunstncias se apresentaram sintomas como os da mulher. E Charcot pronunciou imediatamente, com brio, as seguintes palavras: Mais dans des cas pareils cest toujours la chose gnitale, toujours toujours toujours!. E dizendo-o cruzou os braos sobre o peito e se vergou vrias vezes dos ps cabea com a vivacidade que lhe era peculiar. Sei que por um instante se apoderou de mim um assombro quase paralisante e me disse: Se ele o sabe, por que nunca o disse?. Mas essa impresso logo foi esquecida; a anatomia cerebral e a produo experimental de paralisia histrica absorviam todo o meu interesse (Freud, 1914d, AE , p. 13; SB, p. 23-4)4.
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 27

Assoun (1993, p. 89-93) discute esse episdio a fim de revelar a cena primitiva, que marca as investigaes freudianas sobre a histeria como determinante da compreenso da funo da sexualidade na constituio e na determinao da histeria, muito antes de Freud tematiz-la de maneira apropriada. A seguir, acompanha-se a anlise de Assoun, no com o objetivo de mostrar a coisa sexual na origem da psicanlise, como faz o autor, mas para buscar o carter prprio ao trabalho psicanlise. No episdio enfocado, quando se toma a surpresa de Freud expressa na frase se ele o sabe, por que no o disse?, percebe-se que Freud queixa-se de Charcot no dizer o que precisamente acabou de dizer. O que, ento, Freud est lamentando em especfico, j que o que foi explicitamente dito no justificaria a queixa? Primeiramente, sob uma tica mais bvia, podemos compreender que Freud lastima o fato de Charcot no dizer em pblico o que disse a Brouardel reservadamente, ou seja, de no dar publicidade ao que falou, sendo a publicidade uma das condies, como se sabe, de se fazer cincia. Ao contrrio, Charcot pronunciou-se na intimidade de seu lar, por ocasio de uma festa, que no obstante agrupar nomes notrios da medicina de Paris da poca, no constitua ambiente prprio divulgao do conhecimento ou da cincia. A queixa de Freud pode ser entendida pelo fato de Charcot dizer o que disse como quem somente emite uma opinio, e dela tira satisfao, diante de um crculo social restrito, em vez de se pronunciar como cientista. A surpresa de Freud justifica-se, ento, pelo contraste entre o que Charcot ensinava publicamente sobre a histeria em suas conferncias na Salptrire e nas pesquisas de anatomia patolgica em seu laboratrio, e aquilo que intimamente parecia compreender da histeria. Freud pergunta-se, portanto, por que Charcot no toma em sua devida conseqncia o que disse, ou por que o diz irresponsavelmente. de uma certa maneira de dizer que carece o dizer de Charcot. Segundo Freud, ele no o disse verdadeiramente essa a interpretao de Assoun (1993, p. 89) , no revelando nem mostrando apropriadamente o fator fundamental da sexualidade na determinao da histeria. Utilizando-se uma expresso de feitio lacaniano, talvez possa-se entender a fala de Charcot no episdio narrado como fala vazia, no se importando com a verdade. Isso significa dizer que a fala de Charcot est determinada pelo efeito de gozo que provoca (sobre Brouardel e os outros do crculo). No se trata, nesse caso, dele ter proferido uma fala reveladora, mas sim uma fala mediadora mediadora de sua fruio, como acontece nos chistes.
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

28

| Luiz Augusto Celes

No entanto, o que torna a fala de Charcot no reveladora, dado que ele disse o que era para dizer, a ponto de despertar a surpresa de Freud? Sob tica diversa da acima exposta, a queixa de Freud pode ter outro lastro de motivaes. notvel que Freud imediatamente tenha se esquecido do episdio, voltando seu interesse anatomia do crebro e induo experimental de paralisias histricas. Outra coisa, que no a coisa dita por Charcot, ocupava o interesse de Freud. Dois aspectos se revelam, ento: 1. Assoun, na obra citada, sugere que Freud esqueceu do episdio precisamente por sua submisso ao mestre que tanto o fascinava, querendo dizer que Freud o teria esquecido pois seu mestre tambm o fizera. Tambm Charcot, tal como Freud, tinha sua preocupao voltada para outro interesse nesse caso, tinha o mesmo interesse que fez Freud esquecer o que ouviu de Charcot. Assim, a queixa de Freud por Charcot no ter se pronunciado pode ser conseqentemente entendida como censura por Charcot, tendo esquecido o que disse, no ter ouvido o que ele mesmo falou. Mas por que Charcot no ouve o que de modo to claro e determinante disse? A partir desse ponto vai se privilegiar um caminho de elaborao distinto do que segue Assoun na obra citada. Isso porque aqui interessa caracterizar o trabalho psicanlise, a partir do que esse episdio entre Freud e Charcot figura, e no apontar a natureza sexual do que foi dito por Charcot, a qual teria sido o motivo de seu esquecimento, caminho privilegiado por Assoun. 2. Freud est dizendo que ele esqueceu do que Charcot proferira; portanto, o prprio Freud no ouviu conseqentemente o que Charcot disse, tampouco o fez qualquer outra pessoa do crculo de participantes da conversa. No existiu um ouvir verdadeiro. O ouvir de Freud ou de outra pessoa seria exatamente a condio para que Charcot, tambm ele, ouvisse em toda a sua conseqncia o que falou. No caso de Freud seu ouvir somente se deu posteriormente, quando se lembrou do que ento ouviu, e a o narrou em Histria do movimento psicanaltico. No o narrou de maneira descomprometida, note-se, como simplesmente algum conta um caso, mas integrando o acontecido histria da psicanlise, da qual o episdio constitui cena originria. Ao assim proceder, Freud efetivamente ouve, mas quando Charcot j no podia, por meio desse ouvir de Freud, ouvir ele tambm o que dissera.
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 29

O episdio e a interpretao dele proposta servem de exemplo no sentido psicanaltico do termo (o exemplo a coisa) do significado da ateno fala do neurtico que Freud dizia caracterizar a psicanlise. Se h referncia a uma ateno fala porque trata-se, no trabalho psicanlise, de falar, mas um falar que corresponde exatamente a um ouvir este, por sua vez, responsvel pelo ouvir daquele que fala. Poder-se-ia dizer que no trabalho psicanlise tratase de o analisando falar o que foi esquecido, sob a condio do ouvir especfico do analista para que o analisando tambm oua o que fala. Tomando-se a interpretao do exemplo de Freud com Charcot como figurativo do acontecer psicanaltico, compreende-se que mais do que condio, o ouvir do analista faz o analisando ouvir (como o ouvir de Freud teria feito Charcot ouvir o que ele prprio disse); nesse caso, ouvir constitui um ato, no simplesmente uma percepo. O processo de psicanlise assim resumido nomeia-se na regra tcnica da associao livre, convite explcito para que o analisando fale de modo especfico e da abstinncia, condio imposta ao analista de que no tenha outro ouvido, seno aquele voltado ao modo da ateno flutuante para a fala do analisando. A sugesto de que falar e ouvir caracterizam o trabalho que se aproxima do sentido concreto de psicanlise surgiu a partir de uma situao outra que no uma psicanlise: o episdio de Freud com Charcot. Resta verificar se essa sugesto mostra-se como entendimento adequado do trabalho psicanlise propriamente dito, regido pela regra tcnica fundamental e por suas regras derivadas.

2. Trs perspectivas da psicanlise como trabalho de fazer falar e fazer ouvir apropriadamente: vencer resistncias, interpretao e construo a) Vencer resistncias revela a psicanlise como trabalho de fazer falar
Freud reconhece que o tratamento de Bertha Pappenheim (nome real de Anna O.) realizado por Breuer deu incio psicanlise entendida como trabalho de fazer a histrica falar o que foi esquecido. Assim Freud retoma as palavras de Breuer:
Descobrimos com efeito, no incio para nossa mxima surpresa, que os sintomas histricos individuais desapareciam em seguida e sem retornar quando se conseguia despertar claramente a lembrana do processo ocasionador, convocando ao mesmo
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

30

| Luiz Augusto Celes

tempo o afeto que o acompanha, e quando o enfermo descrevia esse processo da maneira mais detalhada possvel e expressava em palavras o afeto (Freud e Breuer, 1895d, AE, p. 263; SB, p. 311).

Dessa vez a surpresa de Freud no foi v, nem a impresso esquecida. Ao contrrio, Freud toma a srio a novidade, e em conseqncia comea a exigir que suas pacientes histricas se esforcem para lembrar as origens de seus sintomas e descrever com riqueza de detalhes cada uma delas. Sabe-se que o achado propiciado por Bertha foi ocasional: um certo dia, durante a hipnose do anoitecer, Bertha relata para Breuer a origem de um de seus sintomas, evocando novamente todo o afeto que o acompanhou e traduzindo-o em palavras; quando desperta da hipnose, no apresenta mais o sintoma cuja origem descrevera. Se Breuer, a partir desse episdio e ainda durante o tratamento de Bertha, e Freud no tratamento de suas pacientes aps tomar conhecimento do ocorrido com Bertha , utilizaram farta o procedimento sugerido pelo caso de Bertha (procedimento ao qual alis, ela mesma deu o nome de talking cure), porque esses mdicos, surpresos, ouviram o que Bertha disse, no reduzindo suas surpresas a alguma outra preocupao anterior. A inveno da cura pela conversa ou cura pela fala realizada por Bertha encontra, particularmente em Freud, uma disposio para lev-la at suas ltimas conseqncias5. assim que Freud, mesmo no se adaptando bem hipnose, aprende com ela que possvel fazer a histrica lembrar-se de cenas ou episdios que supostamente estariam esquecidos: bastava insistir veementemente e garantir paciente que a recordao dar-se-ia. Mas nem sempre a insistncia foi suficiente. Freud viu-se obrigado a inventar estratgias para vencer as resistncias recordao. Foi ento que usou da presso de sua mo sobre a testa da paciente, assegurando que logo aps ela lembrar-se-ia de alguma coisa ou veria alguma imagem que deveria relatar. Pois exatamente a fala de alguma palavra ou frase, ou a descrio em palavras de imagens, ocorridas sob a presso na testa, invariavelmente levavam recordao da cena buscada. Chama a ateno de Freud o esforo que lhe era exigido insistncia, presso sobre a testa para que a histrica acabasse por recordar-se da cena esquecida e a dissesse. A essa dificuldade Freud chamou resistncia (Freud e Breuer, 1895d, AE, p. 168; SB, p. 203). O conceito de resistncia vem tematizar s avessas o trabalho de Freud pois se h trabalho ( porque) h resistncia. A resistncia testemunha o
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 31

esforo de Freud em fazer a histrica falar as cenas esquecidas originrias de seus sintomas. O trabalho psicanlise no se contenta somente em ser um trabalho de falar, mas envolve necessariamente vencer resistncias, portanto, fazer falar: a psicanlise se d a entender, ento, como trabalho de fazer falar.
A terapia, justifica Freud, no consiste em extirpar nada () mas somente em dissolver a resistncia e assim facilitar circulao, o caminho por uma regio antes bloqueada (Freud e Breuer, 1985, AE, p. 296; SB, p. 348

Trata-se, como se v, de circular com a fala pelos caminhos das lembranas inicialmente inalcanveis. O trabalho de fazer falar por meio da insistncia logo encontra um outro tipo de resistncia: a oposio que a paciente Emmy von N. faz ao fato de Freud interromper sua narrativa, no deixando que ela fale tudo o que tem a dizer como se, comenta Freud, [a paciente] se houvesse apoderado de meu procedimento e aproveitasse a conversao, de aparncia frouxa e guiada pelo acaso, para completar a hipnose (AE, p. 78; SB, p. 100). Desta maneira (conforme comenta Strachey em nota de rodap na mesma pgina de onde a frase anterior foi extrada), Freud emprega o procedimento que chamar mais tarde associao livre que significa, explicitamente, convidar o paciente a dizer o que lhe ocorre abrindo mo de seu julgamento a respeito. O convite associao livre constitui o modo especfico de fazer falar, e a resistncia ser entendida como o que interrompe a fala em associao livre. Atrelada associao livre, a resistncia ganha grande importncia em psicanlise, a ponto de Freud defini-la como trabalho de vencer resistncias: em termos gerais, pode-se conceber o tratamento psicanaltico como uma ps-educao dessa ndole para vencer resistncias interiores (1905a, AE, p. 256; SB, p. 277). Ainda insiste Freud muito posteriormente:
A cura analtica impe ao mdico e enfermo um difcil trabalho que preciso realizar para cancelar umas resistncias internas. Mediante a superao destas, a vida anmica do enfermo se modifica duradouramente, se eleva a um estgio mais alto do desenvolvimento e permanece protegida frente a novas possibilidades de adoecer. Este trabalho de superar as resistncias constitui a funo essencial do tratamento analtico; o paciente tem de realiz-lo e o mdico lhe possibilita faz-lo com a ajuda da sugesto, operando em um sentido educativo. Por esse motivo, o tratamento psicanaltico tem sido apropriadamente qualificado como um tipo de ps-educao (1916-17, AE, p 410-11; SB, p. 526-7).
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

32

| Luiz Augusto Celes

Vencer resistncias constitui o difcil trabalho do tratamento psicanaltico. Se a resistncia entendida como uma certa inrcia caracterstica da neurose (devido sua relao com a civilizao), uma espcie de resistncia ao tratamento, cura (Kur), a alguma modificao da prpria inrcia (mas tambm repetio) neurtica, deve-se assimilar que a psicanlise trata de, vencendo resistncias, fazer-se acontecer, dirimindo a inrcia do modo neurtico de satisfao. Desse modo, vencer resistncias constitui o prprio trabalho de fazer psicanlise, para se alcanar psicanlise. Psicanlise ser, ento, o trabalho que se realiza para se fazer psicanlise. A psicanlise (como vencer resistncias) o trabalho em direo associao livre, que a meta a se alcanar para fazer psicanlise. Assim, psicanlise , ao mesmo tempo, trabalho de realizar psicanlise. Dessa maneira, vencer resistncias, ou seja, fazer falar, o sentido do trabalho psicanlise, o que faz confundir meio e fim em psicanlise: este seria seu prprio meio de fazer-se. A psicanlise tambm ento, caracterizase por seu fim mais imediato, sua finalidade em cada sesso, a cada psicanlise, como o fim (a meta) de alcanar-se, de realizar-se o tratamento psicanaltico, de fazer-se o trabalho psicanlise. A aproximao at aqui empreendida em direo ao sentido da psicanlise caracterizou seu trabalho e seu fim, este que alcanar o trabalho psicanlise, quando ento se realiza psicanlise e esta no finda. Na ltima passagem de Freud, acima transcrita, h ainda um outro interesse particular que leva a mais uma aproximao ao sentido da psicanlise. Trata-se da vinculao que ele faz entre o trabalho psicanlise e seu valor, como sendo de carter educativo ou ps-educativo. A discusso desse vnculo comporta alguns aspectos que merecem ateno. Lembrando-se que Freud (1937c) faz diversas ressalvas expectativa da cura permanente, deve-se ainda chamar ateno para a funo de ps-educao, qual Freud se refere para mostrar que se trata, primeiro, de entender a neurose como produto ou destino civilizatrio. Segundo, tratando-se a resistncia de uma certa inrcia caracterstica da neurose, uma recusa cura, ou seja, anlise, a psicanlise se esfora por, vencendo resistncias, desfazer a inrcia do modo neurtico de satisfao. Como se fosse uma educao segunda em relao educao civilizatria. Aqui se alcana estabelecer como o efeito de anlise na sociedade dos homens (repetindo a j citada idia de Freud) no se restringe ao alvio individual do neurtico e, talvez, retomada de sua possibilidade de insero
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 33

nas tarefas sociais que lhe so exigidas. Alm disso, o valor inerente ao trabalho psicanlise seria sua operao em sentido educativo, sua qualificao ps-educativa. O valor da psicanlise no estaria, assim, em um de seus efeitos, mas em sua operao de vencer resistncias. Superando resistncias, a psicanlise age ps-educativamente: modifica duradouramente o enfermo, forma-o (ou ps-forma-o), diferentemente do que ocorre na inrcia neurtica; vincula-o de outro modo sociedade; estabelece outros fundamentos de sua vida na civilizao. Pode-se pensar que o conceito de sublimao vem nomear esse valor a um s tempo individual e civilizatrio do trabalho psicanlise. Em parte, essa compreenso diferencia a psicanlise de uma concepo individualista6, mas tambm de uma compreenso socialista, pelo menos enquanto esta tem o sentido de oposio ao individualismo. O sentido educativo inerente ao trabalho psicanlise lhe confere valor e vincula a psicanlise do individual ao social. A utilizao do termo educativo por Freud certamente no foi v ou aleatria. Se a educao, a primeira, a ao civilizatria, faz instruir os homens (cada um deles) para o convvio social (o que se pode resumir pela renncia e pela sublimao pulsional), a psicanlise, vencendo resistncias, ps-educa, no para uma oposio civilizao pois no haveria assim realizao educativa , mas para a civilizao, para um re-confronto com o mal-estar na civilizao7, com a renncia pulsional e a sublimao. Assim, possvel entender o procedimento de psicanlise de vencer resistncias como tendo uma funo pedaggica. Tomando-se o sentido em que Vaz afirma constituir a atividade cientfica um exerccio de formao, sendo o seu thos um thos pedaggico (1974, p. 66), entende-se que a atividade psicanaltica pedaggica, isto , educa, no sentido formativo. O trabalho psicanlise promove uma formao, inclusive a formao psicanaltica. A exigncia da anlise pessoal para a formao do psicanalista encontra nessa reflexo seu sentido maior: maior do que qualquer idia, bem ou mal empregada, de despatologizao do analista ou de sua ps-educao, segundo o sentido restrito da tica do desejo. A psicanlise, entendida fundamental e originariamente como trabalho especfico de fazer falar, constitui tambm o seu thos como thos praxeolgico (p. 68), que pode ser compreendido como uma educao do fazer, uma ps-educao do ato, da prxis daquele que faz psicanlise. Dessa maneira, fazer psicanlise tem, pelo prprio motivo da submisso especificidade desse trabalho, uma funo formadora, que Freud qualifica de ps-educao8. Lembrando o julgamento freudiano de que o valor
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

34

| Luiz Augusto Celes

social da psicanlise encontra-se justamente em seu carter de prtica teraputica (Freud, 1919a), o sentido tico da psicanlise ganha, nessas consideraes, demarcaes bastante precisas, quais sejam, as de que o ato psicanaltico institui uma prxis e uma Paidia. Freud ainda indica o meio pelo qual se d a ps-educao, a saber, vencendo-se resistncias, o que tambm pode significar vencer a estrutura independente na qual se constituiu a neurose como modus vivendi 9, sedimentada por fora dos ganhos econmicos que a neurose propicia, porque acaba por se constituir meio eficaz de satisfao pulsional. Expresso de um modo mais psicanaltico que metapsicolgico, trata-se do gozo (geralmente narcsico) que a neurose possibilita e , e de cuja fruio o ser humano no abre mo com facilidade. Da resistncia como impedimento parcial associao livre, acaba por se constituir o que foi chamado de reao teraputica negativa, que significa, em sua raiz, o impedimento ao tratamento psicanaltico, uma defesa dos modos tradicionais de satisfao pulsional, conformados ou esculpidos pela exigncia civilizatria da renncia pulsional, ainda que esses conceitos no se sobreponham nem se confundam10. A sugesto para vencer resistncias de que fala Freud no pode fazer esquecer a recomendao fundamental do trabalho psicanlise dar-se na abstinncia: em diversos momentos Freud j observara que no se deve induzir o paciente a tomar essa ou aquela atitude na vida, e nem se deve estabelecer metas do tratamento. Ento, como entender a sugesto que , na citao transcrita, legitimada como meio de ps-educao definidora do trabalho psicanlise? Mesmo no desenvolvendo em amplitude as implicaes e efeitos das consideraes que no tm menor importncia sobre a sugesto na psicanlise, possvel, a partir da passagem citada, dizer que no cabe o entendimento de que a sugesto seja meio de ps-educao, mas sim, diferentemente, que ela seja meio de vencer resistncias. como se o psicanalista tivesse a funo de sugerir ao paciente que parafraseandose outra passagem de Freud mais vale a infelicidade comum do que o sofrimento neurtico. A caracterizao do trabalho psicanlise como vencer resistncias, para fazer falar o paciente, no estaria completa sem a especificao nesse momento da construo da psicanlise da funo do analista, anterior mesmo funo de sugesto como indicada acima. Pois precisamente ainda nos Estudos sobre a histeria, no caso da Senhora Emmy von N. aquele que fez Freud aproximar-seda associao livre que se pode encontrar Freud
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 35

dedicando-se ao ouvir como trabalho psicanlise paralelo ao trabalho de fala do analisando.


Trs dias antes, quando comeou a queixar-se de seu medo de manicmio, eu a havia interrompido logo aps seu primeiro relato de que ali se amarravam os doentes a umas cadeiras. Noto que assim no consigo nada, que no posso poupar-me de escut-la em cada ponto at o final (Freud e Breuer, 1895d, AE, p. 83; SB, p. 105).

Assim, o fracasso da interveno j avaliado seu efeito negativo sobre o tratamento de Emmy por meio da escuta ensina Freud a ouvir as histrias de suas pacientes em todos os pormenores, at a ltima palavra. Alis, isso torna-se to essencial psicanlise, que nA interpretao dos sonhos Freud (1900a, AE, p. 127; SB, p. 113) quem, por sua vez, vai pedir ao leitor que empreste sua ateno aos detalhes de sua vida e interesses para acompanhar as interpretaes dos prprios sonhos ali narradas. Mas se vencer resistncias permitiu caracterizar o trabalho psicanlise como fazer falar, a funo do ouvir do analista tambm como fazer ouvir ainda no est demonstrada.

b) A interpretao mostra o trabalho de fazer ouvir como complemento do trabalho de fazer falar que caracteriza a psicanlise
Viu-se que o trabalho psicanlise consolida-se na tcnica de associao livre, implicando a ateno flutuante: a primeira correspondendo ao falar do paciente, e a segunda, ao ouvir do analista. Agora, queremos mostrar que ambos tm por fim, privilegiadamente, (no sentido do fim da psicanlise como tratamento Kur)11 fazer o paciente ouvir o que sua fala diz. Sabe-se como a A interpretao dos sonhos foi a obra freudiana talhada para introduzir o pblico nos procedimentos da psicanlise. Nela Freud parte do sonho e de sua interpretao para apresentar de modo detalhado no somente os fundamentos de sua compreenso da neurose12, mas tambm do que chama aparelho psquico de modo geral, como um aparelho regulado por foras dos desejos e as oposies que se lhes fazem. No sem fundamento que se diz encontrar nA interpretao dos sonhos a primeira formulao desse aparelho em seus sentidos tpico, econmico e dinmico (formulaes que dizem da localizao relativa das partes desse aparelho, da manuteno adequada da grandeza de energia e das circulaes dessa energia e das trocas ou conflitos entre as partes)13.
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

36

| Luiz Augusto Celes

Mais originariamente do que as primeiras formulaes conseqentes de um aparelho psquico, A interpretao dos sonhos caracteriza-se como uma obra que quer apresentar de modo cabal o trabalho psicanlise14. Freud estende os procedimentos de interpretao de sonhos tomados como a via rgia para o inconsciente aos procedimentos da anlise propriamente dita, ou pelo menos busca naqueles primeiros estabelecer fundamentos dos procedimentos da psicanlise. O que, ento, mostra a Interpretao, sendo tomada como trabalho psicanlise? O que particularmente ela significa, quando se diz que trabalho psicanlise interpretao? Interpretar! O que revela esse trabalho que legitimamente complete o sentido da psicanlise como fazer falar o paciente e ouvir o analista?

Interpretar tem o propsito de revelar a fala do paciente no sentido que lhe prprio. Aps discutir no primeiro captulo as diversas concepes sobre o sonho, diferenciando dentre elas a sua, no segundo captulo dA interpretao dos sonhos Freud ope a especificidade do trabalho psicanlise de interpretar sonhos sua interpretao popular. Essa oposio baseia-se no fundamento de que, diferentemente das prticas populares da interpretao de sonhos, a psicanlise tem por finalidade, garantida por sua regra fundamental, revelar o sentido do sonho do paciente, e no lhe emprestar um sentido que lhe seja externo; ou seja, a psicanlise inscreve a prpria pessoa que sonha na interpretao do sentido de seu sonho. O fato de que o sentido do sonho sempre a figurao da realizao de um desejo mostra como alis j frisou Politzer (1975-6) que o desejo de um sujeito singular que constitui o termo da interpretao de um sonho. A interpretao tem a finalidade precisa de revelar o desejo particular, realizado em cada sonho, de um paciente singular. Interpretar, portanto, explicitar esse desejo; assim se fazendo, ser dado sentido e inteligibilidade ao sonho, inserindo-o na cadeia dos pensamentos de viglia. Tem o mesmo sentido a afirmao de que o tema a que se referem esses sonhos de meus pacientes sempre a histria que est na base de sua neurose (Freud, 1900a, AE, p. 125; SB, p. 112). O sentido do sonho encontra-se na prpria histria daquele que sonha, no fora dela. pelo fato do sonho revelar as intimidades do sonhador que Freud, expondo e interpretando seus prprios sonhos, reserva-se o direito de no contar todo o sentido de seus sonhos, de no revelar seu termo.
Interpretar sonhos pois, buscar o sentido do sonho como realizao de desejo singular daquele que sonha, revelando assim a intimidade do sonhador e envolvendo sua prpria histria. Isso est implicado na prpria exigncia de fala do sonhador, pois Freud mostra como a fala singular a um falante, ainda
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 37

que use o repertrio comum de uma lngua. Mas em que essa presena singular do sonhador no trabalho de interpretao completa o sentido da psicanlise como fazer falar o paciente e ouvir o analista? No fato de que fazer falar o paciente e ouvir o analista tm por propsito fazer o paciente ouvir o que ele fala mas no quer saber, fazer o paciente ouvir o que diz a sua prpria fala.

Interpretar revela de imediato uma atividade do analista, diz de seu prprio trabalho de falar, porque o analista quem interpreta. claro que isso no se desenrola dessa maneira, pois no se trata de o paciente contar o sonho e o analista devolver-lhe uma interpretao. D-se que, diferentemente, a interpretao do sonho resulta do trabalho de associao livre do sonhador, de sua fala, revelando o que essa fala afinal de contas est dizendo, mas que o analisando no sabia, ou no queria saber. O trabalho de fala do analista implicado na interpretao pode ser ento precisado: trabalho de fala do analista na posio de um espelho vazio15. Como espelho vazio, o analista devolve o que o paciente fala, para que assim o paciente oua sua prpria fala. um certo modo de ouvir do analista que transforma o discurso do paciente em fala, esta que materializa a falha nos termos de Freud do discurso consciente. O acolhimento (cuidado na/de abstinncia) do discurso do paciente como fala, ou seja, como portador de sua singularidade, segundo a regra da associao livre, tem por fim fazer o paciente ouvir sua fala. O tratamento psicanaltico pode, ento, ser interpretado como trabalho de fazer ouvir o que se fala. Psicanlise trabalho de fazer falar e fazer ouvir; na expresso fazer falar ...e fazer ouvir, as reticncias que introduzem fazer ouvir marcam a mediao do analista como aquele a quem o analisando dirige seu discurso (transferncia). O outro a quem o discurso do analisando est dirigido (e no somente dirigido como demanda ou como apelo) ao mesmo tempo o outro singular do analista e o Outro transferido ao analista. Nessa duplicidade (Outro/ outro) do analista configura-se a transferncia. Tambm as reticncias dizem de um outro que ainda no est nomeado: um outro que no o analisando e o analista em suas singularidades, tampouco o Outro como referncia comum e transcendental ao analisando e ao analista (isto , tambm no o Outro como condio da experincia psicanaltica o simblico, a linguagem ou o inconsciente). Trata-se de um outro sujeito da anlise, o terceiro analtico, aproveitando-se a expresso sugerida por Ogden (1996). O terceiro analtico o sujeito constitudo da transferncia contratransferncia. Dessa maneira, trata-se de um terceiro singular (talvez por isso se possa justificar a designao sujeito), constitudo na singularidade do encontro entre analisando e analista,
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

38

| Luiz Augusto Celes

mas no redutvel a qualquer um deles, e na condio de sujeito transferencial, constitudo no Outro como pressuposto da transferncia, mas no a ele elevado. Mas as reticncias entre fazer falar e fazer ouvir tambm marcam o tempo que determina o trabalho psicanlise. Um tempo efetivo de trabalho, que apoiando-se no presente da transferncia temporaliza a fala do paciente. Esse tempo evocado por Freud como tempo de elaborao (Freud, 1914g). Por uma questo sinttica e esttica, doravante substitui-se as reticncias da expresso fazer falar e fazer ouvir por vrgula. Desta maneira, em fazer falar, e fazer ouvir como alis escreveu-se no ttulo do presente trabalho , tambm significa-se a mediao necessria para dar a ouvir, bem como a temporalidade implicada no processo analtico, pela pausa e pequena suspenso que a vrgula traz.

c) A construo deixa ver a implicao do analista e do analisando no trabalho psicanlise de fazer falar, e fazer ouvir
O trabalho psicanlise finalmente definido como construo (Freud, 1937d) parece vir restabelecer a antiga maneira de lidar com o caso, aquela mesma em relao qual Freud empenhou-se em se afastar. Isso porque, em construes, afigura-se definir sobretudo o trabalho do analista como senhor do saber do paciente e sujeito de poder curar por meio de suas construes, de sua prpria fala. Tal compreenso indicaria assim um certo ensurdecimento do analista com respeito fala do paciente, seu discurso e singularidade. no que o termo construo leva a acreditar, pois sua conotao est prxima de uma concepo moderna da construo planejada e controlada do conhecimento, da economia, da histria etc. Envolve dessa maneira a idia de um sujeito fundamento do que constri. Se entendida como trabalho de construir, a construo supe a atividade especfica, planejada, controlada e de acordo com a vontade (de acordo com o princpio de razo [Figueiredo, 1996]) daquele que, por sua conta e risco, constri. Firmemente vinculada idia acima est a concepo de construo em anlise como o complemento veraz e definitivo da histria esquecida do paciente, como a sua ltima palavra. A construo, entendida como partindo do analista, traz a idia de que ele possui a ltima palavra (a palavra definitiva, a palavra verdadeira), aquela que faria compreender toda a pr-histria do paciente, constituindo-se dali em diante uma histria no mais lacunar. Em
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 39

apoio a essa perspectiva, Freud diz: e o desejado uma imagem [Bild] confivel e completa [vollstndiges] em todas as peas [Stcken] essenciais dos anos esquecidos da vida do paciente (Freud, 1937d, AE: p. 260; SB: p. 292; SA, p. 396). Acontece que precisamente isso no o que Freud chama construo. Nesta ltima citao Freud est falando do fim (como finalidade) do trabalho psicanlise, do que dele se deseja. O trabalho psicanlise tem por finalidade estabelecer tal imagem (Bild), guia-se por esse horizonte16: a possibilidade de uma imagem completa dos anos esquecidos do paciente, isto , de sua histria recalcada. Acontece, continua Freud, que o trabalho com esse horizonte um trabalho especfico, com caractersticas prprias, que definitivamente afastam a construo psicanaltica da idia (ou ideal) de construo no sentido moderno, como a seguir discute-se. Freud comea por diferenciar, no trabalho analtico, a tarefa do analista e a do analisando:
Todos sabemos que o analisado deve ser movido a recordar algo vivenciado e reprimido por ele, e as condies dinmicas desse processo so to interessantes que a outra pea do trabalho, a produo [die Leistung] do analista, permaneceu, ao contrrio, em um segundo plano. O analista no vivenciou nem reprimiu nada do que interessa; sua tarefa no pode ser a de recordar algo. Em que consiste pois sua tarefa? Tem de coligir o esquecido desde os indcios que deixou atrs de si; melhor dito: tem de construir (Freud, 1937d, AE, p. 260; SB, p. 292; SA, p. 396).

E o que so, e em que momentos se do, as construes? O trabalho de construo est prximo, em um certo aspecto, do trabalho de interpretao: se a interpretao incide sobre um detalhe do discurso do analisando, sobre um ato falho ou uma ocorrncia, a construo colige e pe diante dele fragmentos de sua pr-histria esquecida (Freud, 1937d, SA, p. 262; SB, p. 295). A construo, assim definida, est em continuidade com a interpretao, tem a mesma natureza desta, no havendo entre esses trabalhos diferena qualitativa. Como a interpretao, a construo parte dos indcios que deixou atrs de si o esquecido, para devolv-los ao analisando como indcios do recalcado. Dessa maneira, a construo ser uma interpretao ampliada. Ampliada no que se refere ao material do discurso no qual se apia (no sobre um elemento singular somente), e tambm no que toca ao que restitudo ao analisando (devolve-se mais do que um simples trao, devolve-se um fragmento composto da pr-histria do sujeito da anlise). verdade que essa aproximao no ajuda muito na compreenso dos trabalhos de interpretao
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

40

| Luiz Augusto Celes

e de construo, a no ser por possibilitar perceber que Freud a estreita o sentido de interpretao, para dar lugar idia de construo como sendo a designao da tcnica analtica (do trabalho psicanlise, portanto) em seu sentido mais apropriado. Chamando-se de construo a tcnica analtica, d-se a ela o sentido prprio do trabalho psicanlise no somente o trabalho do analista , que envolve, por sua proximidade interpretao, o trabalho do analista a partir do discurso do analisando para faz-lo ouvir sua prpria pr-histria esquecida, e mais precisamente, fragmentos coligidos dessa sua pr-histria17. Por outro lado, interessante anotar que Laplanche e Pontalis (1970, p.141-2) observam o sentido restritivamente tcnico que tem o uso do termo construo no citado artigo de Freud de 1937. Aqueles autores mostram que a idia de construo est presente na obra de Freud desde suas primeiras formulaes sobre o tratamento psicanaltico, mas sempre com um sentido mais amplo. Assim se d, por exemplo, quando Freud compreende que a psicoterapia da histeria tem por objetivo reconstruir o inconsciente que vem fragmentado no discurso do analisando (cf. Freud e Breuer, 1895d). Construo tambm tem o sentido da reconstruo da evoluo de uma fantasia, como aparece em Bate-se numa criana, texto de Freud de 1919, incluindo-se a a construo de uma das fases da histria de uma fantasia, quando ela no jamais lembrada, e mesmo quando ela no teve, conforme diz Freud, uma existncia real, como ocorre com a segunda das fantasias implicadas em Bate-se numa criana (Freud, 1919e). J mesmo em A psicoterapia da histeria (ltimo captulo de Freud e Breuer, 1895d), pode-se encontrar uma expresso completa do sentido de construo como caracterstica do trabalho psicanlise:
Em sentido estrito e por que no o tomaramos com todo o rigor possvel? somente merece o ttulo de psicanlise correta o empenho analtico que conseguiu levantar a amnsia que oculta para o adulto o conhecimento de sua vida infantil desde seu comeo mesmo. () [As] impresses vitais mais tardias falam na anlise com voz bastante alta pela boca do enfermo, enquanto que o mdico quem deve alar a voz para defender os direitos [Anrechte] da infncia (Freud e Breuer, 1895d, AE, p. 181; SB, p. 230; SA, p. 235).

A voz do analista tem, ento, a funo de revelar o que de infantil est no discurso do analisando. Assim, a fala do analista possui, em relao ao discurso do analisando, uma funo crtica: diz o que ouviu de infantil. Desse modo, construo do esquecido, da pr-histria, cujos indcios atualizam-se,
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 41

sob as diversas formas do retorno (sintomas, atos falhos, transferncia etc), no discurso do adulto. A construo temporaliza: pretende colocar a fala infantil em seu devido lugar, fazer histria do discurso do analisando18. O ouvir do analista tem, portanto, a funo de crtica do discurso do analisando, tomando-o como fala fala que diz o infantil, que fala o esquecido. Dessa fala infantil presente, no entanto, o analisando no se d conta (no ouve), inclusive porque dela no quer saber. A fala do analista como construo faz-se escutar, dando a ver e a sentir, isto , mostrando (Figueiredo, 1996, p. 89). A idia de que a construo colige do discurso do analisando o que fala infantil corroborada pelo momento em que uma construo acontece em anlise. O momento da construo na psicanlise outra caracterstica que a aproxima, sob o aspecto de sua natureza, da interpretao: a construo no a ltima palavra, ainda que possa ser o termo onde se revela a constituio do desejo interpretado. Definindo a construo, Freud diz:
Trabalho preliminar, na verdade, no no sentido de que deva ser tramitado primeiro em sua totalidade antes de comear com os detalhes, (...) [ trabalho que se d desde o comeo, no apresenta a totalidade do que se constri, no tem sentido totalizante. No uma construo que traz presena do analisando um quadro global e completo de sua vida infantil. O trabalho construo passa por trmites, d-se como movimento. Dessa maneira, o construdo e a construo se confundem como um trabalho de aproximao sucessiva e que s idealmente se completa numa sntese no fragmentada. No se d, continua Freud:] ...como na edificao de uma casa, onde se tem de levantar todas as paredes e se colocar todas as janelas antes que se possa ocupar da decorao do interior. [A construo, no sendo uma edificao, indica que nela no se trata de um trabalho tcnico, no sentido de uma construo planejada e autocontrolada, que ao se finalizar apresentaria uma totalidade outra que no ela mesma, como um objeto, algo objetivamente dado, como uma casa. , em psicanlise, um outro modo de construo:] Todo analista sabe que no tratamento analtico as coisas acontecem de outro modo, que ambas as modalidades de trabalho correm lado a lado, uma sempre frente e a outra reunindo-se a ela. [A construo , ento, trabalho preliminar e final desde os detalhes, formando peas que se detalham e permitem formar novas peas, sem, contudo, globalizarse num quadro completo e unissonante.] O analista completa um fragmento [Stuck] e o comunica ao analisado para que exera efeito sobre ele; em seguida constri outro fragmento a partir do novo material
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

42

| Luiz Augusto Celes

que aflui, procede com ele da mesma maneira, e nesta alternncia segue at o final (Freud, 1937d, AE, p. 262; SB, p. 294-5; SA, p. 398).

Trata-se sempre da construo de um fragmento, como trabalho preliminar a produzir um certo efeito sobre o analisando, que permite a construo de um outro fragmento at o final isto , at o seu termo, que no ser, determinado pelo processo de construo, um quadro completo que concentra um sentido total e unificador da histria do analisando. Tratase bem mais de mltiplas construes, das quais surge a multiplicidade de sentidos que caracterizam a histria sobredeterminada do analisando. O termo pode ser entendido como a ltima palavra, mas em um sentido especial: uma palavra que termo, mas no necessariamente completude e totalidade. Mesmo que oferea para o analisando um certo modo outro de compreenso de si mesmo, essa ltima palavra no far fixar esse si-mesmo, nem o definir propriamente. Se as construes em anlise tm um carter de sntese, elas o tm parcialmente e devem ser de tal ordem que permitam a anlise, isto , uma permanente produo de material, o reincio da associao livre. Elas tambm devem ter um efeito de sntese, ao mostrar os determinismos dos destinos subjetivos. Em anlise, as construes tm uma potencialidade analtica. Elas no dizem de uma verdade no sentido de corresponder a alguma outra coisa que estaria no inconsciente do analisando. No a correo ou a falsidade das construes que est eventualmente em jogo; o que se pergunta, a partir de cada construo, se a anlise continua, ou seja, indaga-se pelo efeito que a construo exerce sobre o analisando. Esse efeito um fluir do material (retomado da associao livre) que permitir outra construo. Freud observa no mesmo texto no serem o sim ou o no do analisando que garantiro ou tiraro a validade de uma construo, mas sim o efeito da construo exercido sobre ele. Se a anlise no segue, a construo no boa. A construo boa se coloca em movimento a pulso emergente [Auftrieb] do recalcado (Freud, 1937d, AE, p. 268; SB, p. 301; SA, p. 404). Estar certa a construo significa, parafraseando Heidegger, a apropriao explcita do que se abriu e descobriu (1993, p.99). A construo continua sendo trabalho psicanlise de fazer ouvir, para novamente fazer falar, e fazer ouvir. A construo que seria, segundo o entendimento de Freud, a ltima palavra caracterizadora do trabalho psicanlise mostra a meta (como tratamento [Kur]) da psicanlise como o trabalho psicanlise ele mesmo: constri-se em psicanlise para haver novas construes, para se dar seguimento ao trabalho psicanlise. Alm disso, e como j se afirmou em
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 43

outra ocasio (Celes, 1987), as construes apoiam-se sobre a associao livre entendida como ter de falar: no basta ter conscincia, possuir idias claras e distintas elas devem ser ditas. E, acabou-se de ver, o efeito da construo de fazer falar em associao livre que constitui o seu critrio de veracidade ou adequao. Em conseqncia, a construo no se negocia. A construo no um acordo calculado entre analista e analisando, no a melhor forma de lhes dar satisfao, nem a maneira mais econmica de se fazer caminhar ou concluir uma anlise. Quando, no caso Homem dos lobos, Freud prope uma negociao da cronologia da cena primitiva construda, o Homem dos lobos (1918b) sequer responde, no reage a no ser com indiferena. Qual , no obstante, a natureza das construes? O texto Construes em anlise termina com Freud precipitando-se em consideraes sobre a psicose. Por esse meio ele compara a construo ao delrio; a construo seria como um sonho que o analista sonha no lugar do analisando19. um trabalho de coligir os fragmentos do que se ouviu no modo da ateno livremente flutuante. essa ateno livremente flutuante que colige, e no o raciocnio ou a reflexo deliberada do analista. A abstinncia tem aqui presena fundamental, como a condio sob a qual o sonho do analista, a partir do discurso do analisando, pode ser oferecido de volta como sonho deste. A abstinncia, sendo condio necessria, no suficiente, pois se trata de ouvir (ao modo da ateno livremente flutuante) os efeitos do sonho proposto na retomada da associao livre, isto , da fala; trata-se de, na fora desse sonho, fazer mover a pulso emergente, faz-la vir do recalcado. Rigorosamente falando, portanto, a construo conclui-se nos mesmos procedimentos que a constituram. O trabalho psicanlise, entendido como vencer resistncias, mostrou que se trata de trabalho para fazer continuar falando o analisando, ainda que sua fala tenha sido interrompida pela resistncia: trabalho de fazer falar segundo a exigncia da associao livre. O trabalho psicanlise entendido como interpretao permitiu, alm disso, mostrar que no se trata simplesmente de o analisando falar e o analista ouvir. Ouvir em ateno flutuante, isto , ouvir o discurso do analisando como fala, faz o analisando ouvir (ouvir-se ) o que no sabe, ou o que no quer saber que fala. A interpretao, por sua vez, permitiu completar a caracterizao da psicanlise como trabalho de fazer falar e fazer ouvir. Por fim, o trabalho de construo tal como os trabalhos de vencer resistncias e de
Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

44

| Luiz Augusto Celes

interpretao mostrou-se tambm como trabalho psicanlise de fazer falar e fazer ouvir. E permitiu, ainda, precisar a funo crtica da fala do analista e a natureza do seu ouvir e do seu falar como um sonho. Resta introduzir, de maneira mais explcita e destacada, o modo como se trabalha psicanlise.

Notas
1. O presente artigo resultado parcial de pesquisa financiada pelo CNPq. Este o terceiro artigo de uma srie de seis outros, que refletem sobre o sentido da Psicanlise. O primeiro discute a convenincia e oportunidade de se formular A questo sobre o sentido da psicanlise. O segundo busca estabelecer o sentido original e fundamental da psicanlise como trabalho de tratamento, intitulado: Psicanlise o nome de um trabalho. Os seguintes a este texto completam e abordam o sentido da psicanlise como prtica e conhecimento. Este e os outros textos pertinentes, alm de apresentarem a pesquisa mencionada, tiveram inicialmente uma finalidade didtica foram, em sua origem, formulados como apostilas de cursos de graduao e ps-graduao, utilizadas desde 1996. A partir de ento foram revistos e completados por diversas vezes. 2. O referido texto, intitulado Psicanlise o nome de um trabalho, atualmente encontra-se submetido para publicao. 3. Sobre a estada de Freud em Paris e suas relaes com o trabalho de Charcot, ver Gay (1989, p. 59-64). 4. Veja-se as abreviaturas utilizadas para identificar as edies utilizadas da obra de Freud na ltima nota(*). 5. A respeito, sabe-se que Breuer, surpreendido uma segunda vez pelo curso de seu tratamento, abandonou de maneira definitiva o propsito de utilizar aquele procedimento de fazer a histrica falar o seu sofrimento. Ver a sugestiva descrio feita do episdio, agora de Breuer, por Jones (1989, vol. 1, p. 232). 6. A concepo que estabelece ser a sociedade a soma de seus indivduos e o indivduo valor fundante. Ver, por exemplo, Dumont (1985), Lukes (1973), Elias (1994). claro que a relao entre a psicanlise e o individualismo no se presta a ser descartada de modo to fcil. Por exemplo, deve-se considerar o efeito poltico no sentido foucaultiano do termo da compreenso da psicanlise como um trabalho singular e individual. No entanto, as relaes da psicanlise com a ideologia moderna so bastante complexas, no cabendo aqui serem desenvolvidas. 7. A expresso freudiana : Das Unbehagen in der Kultur (Freud, 1930a). 8. A funo pedaggica inerente ao trabalho psicanlise, em que inclusive funda-se a questo tica da psicanlise j foi explorada por Rieff (1979). 9. Ver Freud (1916-17), Conferncia XXIV O estado neurtico comum ( AE , p. 344; SB , p. 441).

Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 45

10. Para uma interpretao da reao teraputica negativa como uma configurao particular e assim distante de resistncia, ver Pontalis (1991, particularmente o captulo intitulado No duas vezes no, p. 54-73). 11. Deve-se distinguir Kur de Genesung, este ltimo termo usado para significar o fim de um tratamento como cura, como o de se curar de uma doena. 12. Por exemplo, Freud, 1900, AE, p. 126; SB, p. 112. 13. Objetivo dA interpretao dos sonhos que se consolida em seu famoso Captulo VII. 14. Sobre o alcance pretendido e efetivo dA interpretao dos sonhos, ver Anzieu (1989). A insuficincia dA interpretao dos sonhos para uma anlise s tematizada, cinco anos aps, no Caso Dora . Para uma discusso desse aspecto, ver Celes (1995). 15. Kaufmann (1996, p. 190). Cf. o verbete fala nesse dicionrio; em tal verbete, procede-se a uma certa sntese das idias principais do texto de Lacan (1998, p. 238-324), Funo e campo da fala e da linguagem em psicanlise. 16. Pelo menos o na concepo freudiana, que, inclusive, assume como prprio psicanlise seu movimento regressivo. 17. Para uma especificidade e diferenciao entre as noes de pr-histria e histria em psicanlise, ver Celes (1994). 18. Para a idia da temporalizao e de crtica da construo ao discurso do analisando, ver Celes (1987). Tambm nesse artigo apontado o modo como a teoria psicanlise, isto , a metapsicologia, se faz presente no trabalho de construo; ver, privilegiadamente, p. 290-293. 19. Para uma interpretao nesse sentido, ver ainda Figueiredo (1996, p. 89). (*) Abreviaturas utilizadas para a obra freudiana, na ordem de seu aparecimento. AE: Sigmund Freud. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1978-85. 24 volumes. SB: Edio standard brasileira da obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1972-80. 24 volumes. SA: Freud, S. Studienausgabe. Francfort: S. Fischer Verlag, 1979-75. 11 volumes.

Referncias Bibliogrficas
ANZIEU, D. A auto-anlise de Freud e a descoberta da psicanlise. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. ASSOUN, P.-L. Introduction la mtapsychologie freudienne. Paris: Quadrige/PUF (traduzido para o portugus pela Editora Jorge Zahar), 1993. CELES, L.A. Relaes entre subjetividade e linguagem nos procedimentos da psicanlise. Psicologia: teoria e pesquisa (Instituto de Psicologia Universidade de Braslia), Braslia. 3(3): 282-295, 1987.

Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

46

| Luiz Augusto Celes

________. A histria e o estranho. Cadernos de subjetividade (Ncleo de Estudos e Pesquisa da Subjetividade, Programa de Estudos Ps-graduados em Psicologia Clnica, PUC-SP), So Paulo. 2(1 e 2): 37-48, 1994. ________. Sexualidade e subjetivao: um estudo do Caso Dora. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1995. DUMONT, L. O individualismo: uma perspectiva antropolgica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1985. ELIAS, N. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. FIGUEIREDO, L.C. Pensar, escutar e ver na clnica psicanaltica. Percurso revista de psicanlise (Instituto Sedes Sapientiae), So Paulo. VIII(16): 81-89, 1996. FREUD, S. (1900a[1899]). La interpretacin de los sueos. AE: 4-5; SB: 4-5; SA: 2. ________. (1905a[1904]). Sobre psicoterapia. AE: 7, p. 243ss; SB: 7, p. 267ss (Ttulo em alemo: ber Psychotherapie, SA: Ergnzungsband [volume complementar], p. 107ss). ________. (1914d). Contribucin a la historia del movimiento psicoanaltico. AE: 14, p. 1ss; SB: 14, p. 16ss ________. (1914g). Recordar, repetir y reelaborar (Nuevos consejos sobre la tcnica del psicoanlisis, II). AE: 12, p. 145; SB: 12, p. 193. ________. (1916-17). Conferencias de introduccin al psicoanlisis. AE: 15 e 16; SB: 15 e 16. ________. (1918b[1914]). De la historia de una neurosis infantil. AE: 17, p. 1ss; SB: 17, p. 19ss; SA: 8, p. 125ss. ________. (1919a[1918]). Nuevos caminos de la terapia psicoanaltica. AE: 17, p. 155ss; SB: 17, p. 201ss (Ttulo em alemo: Wege der pychoanalytischen Therapie, SA: Ergnzungsband [volume complementar], p. 239). ________. (1919e). Pegan a un nio (Contribuicion ao conocimiento de la gnesis de las perversiones sexuales). AE: 17, p. 183ss; SB: 17, p. 225ss (Ttulo em alemo: Ein Kind wird geschlagen (Beitrag zur Kenntnis der Entstehung sexueller Perversionen), SA: 7, p. 229ss). ________. (1930a[1929]). El malestar en la cultura. AE: 21, p. 57ss (Ttulo em alemo: Das Unbehagen in der Kultur, SA: 9, p. 191). ________. (1937c). Anlisis terminable y interminable. AE: 23, p. 211ss; SB: 23, p. 247ss. ________. (1937d). Construcciones en el anlisis. AE: 23, p. 255ss; SB: 23, p. 291ss (Ttulo em alemo: Konstruktionen in der Analyse, SA: Ergnzungsband [volume complementar]). FREUD, S.; BREUER, J. (1895d). Estudios sobre la histeria. AE: 2; SB: 2. GAY, P. (1989). Freud: uma vida para nosso tempo. So Paulo: Companhia das Letras.

Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir | 47

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrpolis: Vozes, 1995 (vol. I, 5. ed) e 1993 (vol. II, 3. ed). JONES, E. A vida e a obra de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1989. vol. 1. KAUFMANN, P. (ed). Dicionrio enciclopdico de psicanlise: o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulrio da psicanlise. Santos: Martins Fontes, 1970. LUKES, S. Individualism. New York: Harper Torchbooks, 1973. OGDEN, T. Os sujeitos da psicanlise. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1996. POLITZER, G. Crtica dos fundamentos da psicologia. 2a. ed. Lisboa / So Paulo: Presena / Martins Fontes, 1975-6. 2 volumes. PONTALIS, J.-B. Perder de vista da fantasia de recuperao do objeto perdido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. RIEFF, P. Freud: pensamento e humanismo. Belo Horizonte: Interlivros, 1979. VAZ, H.C.L. O ethos da atividade cientfica. REB Revista Eclesistica Brasileira. 133(34): 45-73, 1974.

Psychoanalysis Is Labor of Making (Someone) Speak, and Making (Someone) Listen


Abstract With the aim of characterizing psychoanalysis in its original and fundamental sense of labor of treatment, the present paper proposes to understand it as labor of making (someone) talk, and making (someone) listen. Such an understanding is presented as result of a conquering of analysis of the three main ways by which Freud comprehends the psychoanalytic task, namely: the overcoming of resistances, interpretation and construction. The relations of dependence and supplementarity between speaking and listening are also established, in articulation with the positions of the analyst and the patient, as a condition for psychoanalytic treatment. Keywords Sense of psychoanalysis; speaking and listening in psychoanalysis; free association; resistances; interpretations in analysis; constructions in analysis; position of the analyst.

Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

48

| Luiz Augusto Celes

Luiz Augusto Celes


Psicanalista; Professor Titular do Departamento de Psicologia Clnica (Instituto de Psicologia da Universidade de Braslia); Pesquisador Bolsista do CNPq. SQN 205 / bloco L / 303 70843-120 Braslia/DF tel: (61) 340-7635 e-mail: celes@unb.br recebido em 17/01/05 aprovado em 28/02/05

Psych Ano IX n 16 So Paulo jul-dez/2005 p. 25-48

S-ar putea să vă placă și