Sunteți pe pagina 1din 12

MANUAL DE ALIMENTAO POR SONDA

nutrio
MANUAL DE ALIMENTAO POR SONDA

ERASTO GAERTNER

SUMRIO
Por que devo me alimentar por sonda? Tipos de Sonda Quando o paciente tiver alta do hospital, o vai precisar? Quais os materiais necessrios para preparar a dieta? Como preparar a dieta? Como se deve ser guardada esta dieta? Sugesto de horrio para tomar a dieta A dieta no pode ser servida gelada Devo aquecer a dieta? Como colocar a dieta no paciente? O que mais deverei tomar pela sonda? E se minha sonda entupir? Como proceder a limpeza dos materiais? E se estiver com obstipao (intestino preso)? E se estiver com diarria (intestino solto)? 3 3 4 4 5 6 6 6 7 8 9 9 9 9 9

MANUAL DE ALIMENTAO POR SONDA


Este manual da qualidade pertence ao Erasto Gaertner, sendo expressamente proibida sua reproduo total ou parcial sem a prvia autorizao do Setor de Nutrio

POR QUE DEVO ME ALIMENTAR POR SONDA?


Na ocorrncia de doenas que impeam a alimentao normal pela boca, necessrio que seja colocada uma sonda (espcie de tubo), por algum tempo ou definitivamente, a qual levar a alimentao diretamente para o estmago do paciente ou para seu intestino. Em certos casos, ser a nica forma dealimentao que o paciente receber, sendo indispensvel para o sucesso do seu tratamento. ATENO! S coma alimentos pela boca com autorizao de seu mdico ou nutricionista. TIPOS DE SONDA As sondas utilizadas podem ser de trs tipos:

1. Sonda Nasogrstica ou Nasoenteral Esta sonda levar a alimentao do nariz at seu estomago ou intestino.

2.Jejunostomia Atravs de cirurgia, introduzida uma sonda na barriga, que levar a alimentao at o intestino.

3. Gastrotomia Atravs de cirurgia, introduzida uma sonda na barriga, que levar a alimentao at o estmago.

ERASTO GAERTNER

QUANDO O PACIENTE TIVER ALTA DO HOSPITAL, O QUE VAI PRECISAR?


5 Frascos plsticos para colocar a dieta 2 Equipos 1 Seringa sem agulha

QUAIS OS MATERIAIS NECESSRIOS PARA PREPARAR A DIETA?


Antes de comear a preparar a dieta rena os seguintes materiais: Liquidificador Alimentos conforme a receita 1 colher de sopa 1 copo grande 1 peneira com cabo 5 frascos plsticos

ATENO! Passe esses materiais em gua fervente antes de usar. O hospital coloca a venda na sua farmcia ambulatorial para uma futura necessidade.

MANUAL DE ALIMENTAO POR SONDA

COMO PREPARAR A DIETA?


Horrio: Prepare pela manh ou a noite para durar o dia todo (24 horas). 1. Aps reunir os ingredientes e o material necessrio, quem for preparar a alimentao dever lavar as mos com gua e sabo.

2. Cozinhe o arroz, a carne e os legumes na mesma panela, cuidando para no secar a gua. 3. Depois de cozinhar, separe o caldo que formou, deixe esfriar e reserve. 4. Ferva o leite separadamente e deixe esfriar. 5. Depois de tudo cozido, coloque todos os alimentos no liquidificador e v colocando o restante da receita at moer bem.

6. Com uma peneira fina, peneirar por 7 ou 10 vezes. Isso muito importante para no entupir a sonda!

7. Depois de peneirar, adicionar dois copos do caldo onde cozinhou o arroz, os legumes e a carne ou pode-se ainda usar gua fervida, para deixar a dieta ainda mais fina. Importante: prepare a dieta com todos os ingredientes frios. Leite de caixinha no precisa ser fervido.

ERASTO GAERTNER

COMO SE DEVE SER GUARDADA ESTA DIETA?


1. Pegar os 5 frascos plsticos lavar e passar em gua fervente. 2. Divida a dieta nos frascos plsticos, em quantidades iguais, sendo que cada frasco dever conter aproximadamente 350 ml da dieta. 3. Caso sua receita renda mais, complete os frascos. 4. Guarde todos os frascos com a dieta na geladeira.

SUGESTO DE HORRIO PARA TOMAR A DIETA.


1. Em cada horrio deve ser servido apenas um frasco. 2. Marque o horrio em cada frasco com fita crepe ou esparadrapo. O primeiro frasco do dia (das 8 horas) fica na geladeira de um dia para o outro se for preparado na noite anterior.

11h 08h 14h

17h 20h

A DIETA NO PODE SER SERVIDA GELADA!


1. Cada frasco deve ser retirado da geladeira 1 (uma) hora antes do horrio marcado. 2. No inverno, retire 2 (duas) horas antes do horrio marcado. 3. Por exemplo: o frasco das 11 horas deve ser retirado da geladeira s 10 horas e assim por diante. 08h 11h 14h 17h 20h ATENO! A dieta no deve ser utilizada aps 24 horas de seu preparo.

MANUAL DE ALIMENTAO POR SONDA

DEVO AQUECER A DIETA?


Apenas nos dias muito frios deve-se aquecer a dieta conforme abaixo. Como fazer? 1. Em uma panela adicione gua e deixe ferver. 2. Apague o fogo e em seguida coloque o frasco da dieta dentro da panela por 2 (dois) minutos, assim a sua dieta est aquecida e pronta para ser utilizada. Observao: caso possua microondas, o frasco pode ser aquecido por 1(um) minuto. ATENO! Nunca aquea o frasco em banho maria com o fogo ligado pois poder engrossar a dieta.

COMO COLOCAR A DIETA NO PACIENTE?


1. Quem recebe a dieta deve estar sentado, ou, se estiver deitado dever estar com a cabea mais alta que o corpo. Isso evita que o paciente se afogue ou apresente nsia e vmitos. 2. Coloque o equipo (mangueirinha) no frasco plstico da dieta. 3. Pendure o fraco em um lugar alto, acima de quem vai receber a dieta. 4. Coloque tambm o equipo (mangueirinha) na sonda e abra as gotas. 5 . Deixe o lquido cair lentamente, de gota a gota, porque se ele escorrer rpido provocar mal estar, dor de barriga, vmito e diarria.

ERASTO GAERTNER

6. A dieta deve demorar aproximadamente 40 minutos para terminar. 7. Quando a dieta terminar, retire o equipo da sonda do paciente. 8. Com a seringa, injete gua filtrada ou fervida (gua na temperatura ambiente) pela sonda, para limp-la retirando os restos da dieta. 9. Depois de limpar, feche a sonda com a tampa, para que no entre nenhum tipo de sujeira por ela.
Correto: 01 gota por segundo Errado: Escorrendo

Lembre-se: se for possvel, caminhar aps a dieta, ou pelo menos permanecer sentado.

O QUE MAIS DEVEREI TOMAR PELA SONDA?


Para que o organismo funcione bem, voc precisar alm da dieta deve tomar lquidos (mais ou menos um litro por dia). Estes lquidos podem ser: 1. Ch de ervas (camomila, ervas doce, hortel). Evite ch preto; 2. Sucos (peneirar varias vezes para no entupir a sonda); 3. gua; 4. Iogurte diludo em leite ou gua; 5. Sucos em geral (pode-se utilizar sucos de frutas + verduras); 6. Caf com leite; 7. Vitamina de fruta peneirada; 8. Caldo de sopa ou caldo de feijo peneirado;

MANUAL DE ALIMENTAO POR SONDA

9. Gelatina pronta batida com leite; 10. Leite com chocolate em p

E SE MINHA SONDA ENTUPIR?


1. Com calma v colocando gua filtrada ou fervida pela sonda com a seringa, at desentupi-la. 2. Se depois de vrias tentativas, no conseguir, procure o Hospital.

COMO PROCEDER A LIMPEZA DOS MATERIAIS?


Aps a passagem da dieta, todo o material usado (loua, seringa, equipo e frascos) devem ser lavados em gua corrente e fervidos. A gua fervente importante para eliminar micrbios que ficam nos utenslios. ATENO! Estes lquidos no devem substituir a dieta, sendo apenas um complemento.

E SE ESTIVER COM OBSTIPAO (INTESTINO PRESO)?


Se voc no evacuar por mais de dois dias ou apresentar fezes ressecadas, faa o seguinte: 1. Substitua o amido de milho por aveia nas mesmas quantidades; 2. Pelo menos uma vez por dia, tome pela sonda, suco de mamo, suco de ameixa ou iogurte.

E SE ESTIVER COM DIARRIA (INTESTINO SOLTO)?


Se as fezes amolecerem ou ficarem lquidas, voc dever: 1. Retirar o leo e a gema da receita 2. Aumentar mais uma colher de maizena na receita.

ERASTO GAERTNER

3. Alm disso, tomar pela sonda, uma vez ao dia, gua de maizena conforme a seguinte receita:

Receita
Num copo grande de gua, dissolva uma colher de sopa de maizena misturando bem e coloque pela sonda. Faa isto enquanto durar a diarria. Voc poder substituir a gua de maizena por: gua de arroz; Suco de goiaba sem acar; Suco de ma sem acar. Lembre-se: o responsvel pela orientao de sua receita o nutricionista. Se os sintomas persistirem procure a no Hospital ou pelo telefone (41) 3361-5090 Lembre-se de que a dieta faz parte do seu tratamento. Receitas e dietas utilizadas por outros pacientes podem no servir para voc. No incio, poder parecer difcil, mas logo voc se acostumar com ela e sentir seus benefcios. Siga a receita fornecida por sua nutricionista. A dieta por sonda tambm pode ser adquirida j pronta (em p ou lquida). Se tiver interesse em compr-la procure por uma Nutricionista no Hospital.

10

MANUAL DE ALIMENTAO POR SONDA

SERVIO DE NUTRIO HOSPITAL ERASTO GAERTNER FONE: (41) 3361-5090 Pacientes que estiverem em quimioterapia, radioterapia e atendimento ambulatorial, que necessitem receber dieta enteral por sonda, no hospital, devero traz-las de casa no isopor ou sacola trmica. A dieta por mais de 2 horas fora da geladeira corre o risco de estragar.

Locais para comprar frascos para dieta, equipos e seringas em Curitiba:


FARMCIA DO HOSP. ERASTO GAERTNER Fone 3361-5173 CIRRGICA PASSOS Lamenha Lins, 41 - Prximo a Rua 24 horas - Fone 3323 1936 POLI SANI Rua Andr de Barros, 825 - Centro - Fone 3225-6369 VITRIA RGIA Rua Desembargador Motta, 2330 - Fone 222-4906 ERASTO GAERTNER Capa e diagramao: Bruno Seixas Marketing Erasto Gaertner Ilustraes vetoriais: Marcos Castro

R. Dr. Ovande do Amaral, 201. Jardim das Amricas . Curitiba/PR/Brasil CEP 81.520-060 . Fone: 55 41 - 3361-5285. http://www.erastogaertner.com.br

11

ERASTO GAERTNER

12

S-ar putea să vă placă și