Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE HISTRIA LICENCIATURA PLENA EM HISTRIA

CULTURA DO GADO E DO ALGODO NO NORDESTE BRASILEIRO

Carlos Eduardo; Fbio Ricardo; Romulo Barros; Thiago Luiz

Recife-PE, maro de 2013.

Carlos Eduardo de Oliveira; Fbio Ricardo da Silva; Romulo Gabriel de Barros Gomes; Thiago Luiz

CULTURA DO GADO E DO ALGODO NO NORDESTE BRASILEIRO

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Histria do Nordeste, para a segunda verificao de aprendizagem, do 7 perodo do curso de Licenciatura Plena em Histria, semestre de 2012.2, da Universidade Pernambuco. Docente: Ana Nascimento Federal Rural de

Recife, maro de 2013

INTRODUO

A OCUPAO DO SERTO PELA CULTURA DO GADO E OS CONFLITOS COM OS NATIVOS

A historiografia tem dado pouca nfase aos estudos da pecuria no Brasil colonial, taxando-a como atividade de papel secundrio e economia assessria, entretanto, esta atividade se mostra bem mais importante para a formao desta sociedade quanto se julgou. A ocupao das melhores terras, tanto em relao ao acesso aos portos como a qualidade do solo, foi reservada ao cultivo de cana, empurrando a atividade pecuria para terras mais interioranas. Os pecuaristas adentraram seguindo o curso dos rios, o fornecimento de gua era item indispensvel para a manuteno do rebanho. Por serem perenes, os rios So Francisco e Parnaba foram frequentemente utilizados para tais fins. Outra atividade foi responsvel pela interiorizao, a busca por metais preciosos. A minerao passa a tomar papel bastante destacado dado o declnio da produo de acar no pas. Em busca do eldorado e de mo de obra, dado que os ndios do litoral, por uma srie de motivos, se encontravam diminutos. As tentativas de minerao nessa regio no foram de todo malogradas. Foi possvel a explorao do salitre, necessrio para a fabricao de plvora. No sculo XVII o serto j se encontrava explorado em sua maioria, mas ainda pouco ocupado.
Os currais do serto de Pernambuco, sendo em maior nmero do que os do serto meridional, totalizavam, ainda segundo descrio de Antonil, oitocentos. Havia currais de duzentas at mil cabeas de gado, e fazendas que possuam vrios currais poderiam chegar at 20.000 cabeas (PUNTONI, 2002,p.34).

As fazendas de gado no eram apenas um investimento leigo, muitas ordens religiosas possuam vastas propriedades destinadas pecuria no serto. Desde o incio do processo de expanso do gado no serto, houve confronto entre colonizadores e indgenas. Relatos indicam que os indgenas chegam a se organizar em confederao para combater o inimigo branco. Diferente das guerras para escravizao do indgena, as batalhas travadas no

interior tinham como objetivo o extermnio destas populaes dado o carter predatrio destes sobre as propriedades. Tal processo resultou na diminuio drstica da populao indgena, como mostram os dados trazidos pelo autor:
para se ter uma ideia do resultado do aniquilamento a que foram submetidas as sociedade autctones, hoje, a populao indgena no nordeste como um todo conta em cerca de 36.000 indivduos, ou seja 5,5% da estimativa histrica poca do descobrimento: pelo menos 652.000 pessoas, de acordo com John Hemming (PUNTONI, 2002, p.46)

A REPRESENTAO DO GADO E DO VAQUEIRO NA CULTURA NORDESTINA

As representaes da cultura do gado repercutem diretamente na produo artstico-cultural do povo nordestino, com uma caracterizao nica. Este pode ser observado com um autntico produto desta vasta regio brasileira, suas manifestaes mltiplas podem ser analisadas por diferentes possibilidades de acesso, ns entretanto, optamos pelas fontes orais e os cordis para ilustrar tais traos da cultura do gado. Em relao sua originalidade, pode se observar segundo Marcia Abreu que O chamado ciclo do boi parece ser uma criao local, pois no h registro de produes semelhantes entre os portugueses ou nas culturas negras presentes no Brasil. A matria narrativa calcada na realidade nordestina dos sculos XVIII e XIX, quando a criao de gado era a atividade econmica mais importante, reunindo ao seu redor grande parte da populao (ABREU, Marcia apud MEDRADO, 2OO8) possvel observar nas representaes culturais do gado, todo um cunho moralizante e perpetuador das normas de uma sociedade sertaneja machista, muitas vezes rude, mas que tem um grande apreo e respeito pelo

animal e pelo ambiente que vive, estes, rondados de magia e mistrio, merecem uma reverncia quase que religiosa. As temticas usuais destas representaes so os bois, indomveis e os vaqueiros misteriosos, ambos capazes de feitos sobre-humanos. Para adentrarmos nessa seara, dividiremos este texto nas sesses sobre a representao destas duas figuras, a saber, o boi e o vaqueiro no imaginrio sertanejo.

O BOI

Nesta perspectiva, a figura do boi costuma ser retratada como o boi violento, vaidoso, mandingueiro, encantado, rezado, bento, faceiro, curado, moleque, todas essas expresses so passveis de observao tanto nos relatos escritos quanto nos orais. O boi fonte de toda a renda da maioria das famlias sertanejas, sendo este o que traz o alimento e mantm a vida. Um fenmeno interessante , por tanto, a antropomorfizao do animal. Este passa a ser dotado de feies e habilidades humanas, tal qual a fala, como ocorre nos cordis de Z Preto, nos quais o prprio animal relata sua histria e o cordelista , to somente, um aliado que a propaga. Muito desse simbolismo mstico que envolve o animal, pode ser observado em consonncia com smbolos tambm catlicos. o caso do cordel de Leandro Gomes de Barros intitulado A Estria do Boi Misterioso(S/D). Traremos em seguida alguns dos estrofes para anlise:
Mas o boi chegando perto/ no quis enguiar a cruz/ tudo desapareceu/ ficou um foco de luz/ E depois dela saram/ uma guia e dois urubus. Tudo ali se observou/ o fato como se deu/ dizendo que a terra se abriu/ e o campo estremeceu/ pela apertura da terra/ viram quando o boi desceu. Voltaram todos os homens/ o coronel constrangido/ o boi e o tal vaqueiro desaparecido/ a terra abrir-se e fechar-se/ ps tudo surpreendido. (...)

O coronel Sezinando/ ficou to contrariado/ que vendeu todas as fazendas/ e nunca mais criou gado/ houve vaqueiro daqueles/ que um ms ficou ms ficou assombrado. (BARROS, Leandro Gomes de. S/D)

possvel que se note a figura do boi que respeita a cruz e que faz de tolo os vaqueiros assombrados e o coronel contrariado -, mas nunca humilhado ou motivo de chacota.

O VAQUEIRO O vaqueiro retratado como o mstico, misterioso, valente, aquele que dotado de habilidade sobre-humanas, de conhecimentos antigos sobre a natureza e a lida com o gado e as agruras do serto hostil. Era retratado, muitas vezes, como o oposto a escravido. O homem livre, que fazia seu trabalho por gosto e, muitas vezes, pela honra, sem necessidade de ganhos financeiros. Nas palavras de Medrado,
o vaqueiro no era apenas caracterizado pelos atributos de fidelidade e prontido, mas tambm pela liberdade que gozava, pela dignidade e prestgio que mantinha, pelo conhecimento e sagacidade para os negcios, pela coragem e at pela interlocuo com o mundo mgico ou encantado (MEDRADO, 2OO8, p.151)

CONSIDERAES FINAIS

Repensar relaes sociais estigmatizadas ao longo de dcadas no uma tarefa fcil. A cada tentativa de explicar uma situao tropeamos nas frases feitas, nos adjetivos bvios e nas descries eloquentes dos apaixonados estudiosos do serto. Neste trabalho, analisamos a maneira como se estruturou

majoritariamente a historiografia do nordeste nos sculo XVI XIX, numa perspectiva voltada fortemente para a cultura do acar e para a marginalizao da cultura do gado e do algodo. Quando muito, trabalhos analisam uma em separado da outra, ocorre que, como em Puntoni (2002), evidencia-se uma cultura do gado e do algodo em paralelo a uma cultura do acar. Culturas coexistentes que passaram por auges e declnios e compuseram de maneira conexa a estrutura social, econmica e cultural do nordeste brasileiro. Este trabalho teve como objetivo trazer tal discusso e avaliar as implicaes de tais culturas que so chaves para o entendimento da cultura nordestina no presente.

REFERNCIAS

ANDRADE, Manuel Correia de. O Processo de ocupao do espao regional do Nordeste. 2Ed., Recife: SUDENE, 1979. BURITI, Catarina de Oliveira; AGUIAR, J. O. Meio Ambiente e cultura nas capitanias do nordeste colonial: nacionalismo e reformismo ilustrado na obra do naturalista viajante manuel Arruda da Cmara (1793-1814). Histria (UNESP. Impresso) (Cessou em 2004), v. 28, p. 103-128, 2009. FELIX, F. K. L. ; ALENCAR, F. A. G. . O vaqueiro e a vaquejada: do trabalho nas fazendas de gado ao esporte nas cidades. Revista Geogrfica de Amrica Central, Costa Rica, p. 1 - 13, 25 jun. 2011. GOMES, Ranonildes Alves; OLIVEIRA, Luan Pabllo Silva. O Algodo no Contexto Scio-histrico do Nordeste. XV Encontro de Cincias Sociais do Norte e Nordeste e Pr-alas Brasil. UFPI, Teresina. 2012. GT 21: Recomposio Espacial, Polticas Pblicas e Superao da Pobreza. MEDRADO, Joana. Terra, lao e moiro: relaes de trabalho e cultura poltica na pecuria (Geremoabo, 1880-1900). Campinas, SP: [s. n.], 2008. MELLO, Frederico Pernambucano de. O Ciclo do Gado no Nordeste do Brasil: Uma cultura da violncia?, Recife: FUNDAJ, 1979. PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Brbaros: Povos indgenas e a colonizao do serto do nordeste do Brasil 1650-1720. So Paulo: Edusp, 2002, pp.21-47. TAKEYA, Denise Monteiro. O Algodo na economia do Rio Grande do Norte (1900-1915).

S-ar putea să vă placă și