Sunteți pe pagina 1din 3

Marque as questes verdadeiras, caso a alternativa seja falsa deixe em branco. Escolha uma ou mais: (x)1.

Paradoxalmente, a esar de ser um sentimento inerente ao ser humano e at! mesmo uma condi"#o de tranq$ilidade e sobreviv%ncia, a se&uran"a ! mais lembrada no momento em que falta. ( x )'. (alar de se&uran"a )blica exi&e vasto conhecimento de uma &ama de outros assuntos que est#o intrinsecamente relacionados, motivo elo qual se encontram, nos mais variados meios de comunica"#o e no r* rio seio social. ( x )+. , esar de n#o ser referenciado de forma ex licita no art. 1--, da .(/00, ode1se di2er que o Poder 3e&islativo tamb!m fa2 arte desse sistema. ( x )-. 4 im ortante reconhecer que a com reens#o elementar sobre se&uran"a )blica encontram na .onstitui"#o (ederal/00, que dedicou um ca 5tulo exclusivo ao tema, definindo com et%ncias e elencando atribui"es. Questo 2 Marque a o "#o correta: 6as alavras de 789:,69;<.= e >?.@?E89?A (1BBB, .C) Pol5cia .omunitDria !: Escolha uma: ( )a. ?ma filosofia e uma estrat!&ia or&ani2acional que ro orciona uma nova arceria entre a o ula"#o e ol5cia. , ol5cia e a comunidade devem trabalhar juntas ara identificar, riori2ar e resolver roblemas contem orEneos. ( )b. 4 uma atividade, desenvolvida elo Estado, destina1se a em reender a"es e oferecer est5mulos ositivos ara que os cidad#os ossam conviver, trabalhar, rodu2ir e usufruir o la2er. ( )c. 4 a manifesta"#o do oder do Estado fundamentada na ordem jur5dica, objetivando o exerc5cio da for"a na &arantia do direito. ( )d. 4 a rDtica do oliciamento nas ruas e lo&radouros das cidades em estrito contato com a comunidade. Questo 3 Marque a o "#o correta: =e&undo 93<FE<8, (1BB0, .'G), se&uran"a ! definida como: Escolha uma: ( )a. ?m sentimento, individual ou coletivo, de conten"#o de riscos de toda ordem, que ro icia ao ser humano a tranq$ilidade fundamental ara rodu2ir, descansar, divertir1se, enfim, viver a lenitude da vida, sem receio de eri&o iminente ou otencial a reocu D1lo. ( )b. 4 um sentimento. 8esulta da erce "#o de est5mulos atrav!s dos sentidos que, levados ao c!rebro, se transformam em sensa"#o e esta or sua ve2, sinali2a um estado de es 5rito. ( )c. , necessidade do ser humano se sentir tranq$ilo no seu dia1a1dia ara reali2ar suas atividades, or!m, ode1se abrir m#o dela, ois temos outras necessidades como rioridades, tais como, a cultura e o la2er. ( )d. =e&uran"a confunde1se com a r* ria hist*ria da humanidade. Hesde os tem os mais remotos o ser humano, ao seu modo e condi2entes com a ! oca, sem re buscou formas de se rote&er. Questo 4 Marque a o "#o correta: 6as alavras de 93<FE<8, (1BB0, .-) comunidade consiste em: Escolha uma: ( )a. ?m &ru o de essoas reunidas em qualquer Drea &eo&rDfica, &rande ou equena, que tenham interesses e reocu a"es em comuns sobre condi"es de viv%ncia no es a"o de moradia, reconhecidos ou reconhec5veis no cam o de bem estar social. ( )b. Hentro da comunidade, os cidad#os devem artici ar, como lenos arceiros da ol5cia, dos direitos e das res onsabilidades envolvidas na identifica"#o, riori2a"#o e solu"#o de roblemas.

( )c. =#o indiv5duos que n#o intera&em entre si, or!m est#o em &ru os com objetivos em comum. Questo 5 Marque a o "#o correta sobre o .96=EIJs: Escolha uma: ( )a. =#o &ru os de essoas com interesses art5culas, tais como, dos comerciantes locais, que visam K se&uran"a de seus estabelecimentos. ( )b. =#o &ru os de essoas do mesmo bairro ou munic5 io que se re)nem ara cobrar solu"es das institui"es res onsDveis ela se&uran"a )blica de seu bairro. ( )c. =#o entidades de a oio as Policiais Estaduais nas rela"es com a comunidade ara a solu"#o inte&rada dos roblemas de se&uran"a )blica com base na filosofia de ol5cia comunitDria. ( )d. =#o conselhos deliberativos que tratam de assuntos &erais, inclusive sobre se&uran"a )blica de uma comunidade local. Questo 6 Marque a o "#o correta: =obre os L=eis IrandesM: Escolha uma: ( )a. =#o &ru os formados or institui"es estatais que visam melhorar o oliciamento comunitDrio, abrindo a equenas artici a"es da sociedade. ( )b. =#o elementos indicados elas institui"es que trabalham com a se&uran"a )blica. ( )c. =#o &ru os que devem ser identificados ara trabalharem conjuntamente ara &arantir o %xito do oliciamento comunitDrio. ( )d. =#o elementos da sociedade formados atrav!s de &ru os aleat*rios, com os objetivos de atender somente seus interesses, ois como conseq$%ncia toda a sociedade &anha. Questo 7 Marque a o "#o correta: Escolha uma: ( )a. 9 modelo meramente re ressivo atende as necessidades de se&uran"a, or isso ! rimordial o aumento do numero de olicias nas ruas. ( )b. Equi ar a ol5cia e aumentar seu contin&ente ! o suficiente ara combater a criminalidade, e a enas se reocu ando com a reven"#o quando o roblema n#o estiver resolvido. ( )c. He acordo com M93<6, ('GGG, .1--) a re ress#o n#o combate as verdadeiras causa do crime, che&a a enas demasiadamente tarde e n#o incide diretamente nas ra2es ultimas do fato criminoso. Questo 8 Marque a o "#o correta. Escolha uma: ( )a. 9 Poder :udiciDrio e 3e&islativo n#o fa2em arte como *r&#o informal como res onsDvel ela se&uran"a )blica. ( )b. ,s instEncias informais que influenciam de forma decisiva na se&uran"a )blica s#o a fam5lia, cultura, escolas, clubes, reli&i#o, etc. ( )c. 9 Poder 3e&islativo, Minist!rio P)blico, Poder :udiciDrio e =istema risional est#o elencados de forma ex licita no art. 1-- da .(/00 como *r&#os formais res onsDveis ela se&uran"a )blica. ( )d. 9 Poder 3e&islativo, Minist!rio P)blico, Poder :udiciDrio e =istema risional s#o instEncias informais que tamb!m influenciam de forma decisiva na se&uran"a )blica. Questo 9 Marque a o "#o correta: Escolha uma:

( )a. , ol5cia hoje n#o rocura res&atar os valores de cidadania, tendo a comunidade como a base de seu local de trabalho e as essoas como arceiras na busca inte&rada de solu"es de roblemas. ( )b. 9 Lca utM do art. 1-- da .(/00 demonstra que a se&uran"a )blica ! um direito, mas tamb!m uma res onsabilidade somente daqueles cidad#os que cum rem com sua obri&a"es, a&ando im ostos. ( A )c. =e&uran"a )blica envolve diversas outras Dreas sociais, tais como a fam5lia, a escola, *r&#os de sa)de, sistema de distribui"#o de renda, entre outros, que a resentam fun"es decisivas ara aferir a qualidade de se&uran"a de um local. ( )d. , im ortEncia do a el da comunidade estD justamente no fato de que ela n#o conhece, na rDtica, os roblemas de se&uran"a enfrentados, lo&o ela necessita de a oio dos *r&#os que com e o sistema de se&uran"a )blica. Questo 10 Marque a o "#o correta: Escolha uma: ( A)a. ,s a"es reventivas resultam um efeito imediato na sociedade, or!m, como nunca foram feitas elas institui"es que fa2em a se&uran"a )blica, elas n#o s#o levadas em conta durante o lanejamento do oliciamento comunitDrio. ( )b. , reven"#o esta a car&o das institui"es que fa2em arte do sistema de se&uran"a ublica. 3o&o a comunidade a enas intera&e e artici a quando ! solicitada. ( )c. Por mais que a"es reventivas que se reali2em o crime sem re vai ser uma constante na sociedade, ois fa2 arte do atual estD&io de evolu"#o do ser humano. ( )d. =e&undo .E8@?E<8, (1BBB, .1GC) as informa"es da comunidade n#o s#o relevantes ara se trabalhar na reven"#o do crime, ois ! um fenNmeno casual, fortuito e aleat*rio.

S-ar putea să vă placă și