Sunteți pe pagina 1din 5

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA __ VARA FEDERAL DA SEO JUDICIRIA DO ESTADO DO...

(10 linhas)

JOO, nacionalidade, estado civil, analista de sistema, portador da Cdula de Identidade RG n ... devidamente inscrito no CPF/MF sob o n ..., residente e domiciliado na ..., bairro ..., cidade ..., Estado do... , atravs de seu advogado, devidamente constitudo atravs do instrumento de mandato em anexo, com endereo profissional situado na ..., bairro..., cidade..., Estado do..., onde deseja receber as intimaes, nos termos do art. 39, I, do CPC, vem, mui respeitosamente, perante Vossa Excelncia, propor a seguinte...

AO ORDINRIA C/C PEDIDO DE ANTECIPAO DOS EFEITOS DA TUTELA

Em face da UNIO FEDERAL, pessoa jurdica de direito pblico interno, com endereo na ..., bairro ..., cidade ..., Estado do..., na pessoa de seu representante legal, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:

DA COMPETENCIA: da competncia da Justia Federal julgar e processar a presente lide, face o que dispe o art. 109, I, da CRFB/88, in verbis:

Art. 109. Aos juzes federais compete processar e julgar: I as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho;

Portanto, no h que se falar em incompetncia deste Douto Juzo.

DOS FATOS:

O autor, ocupante de cargo pblico, na funo de analista de sistemas dos quadros do Ministrio da Educao, foi demitido de seu cargo, por meio de Portaria do Ministro da Educao, publicada em 19 de maio de 2010, aps responder a processo administrativo em que restou apurada infrao funcional relativa ao recebimento indevido de vantagem econmica. Ocorre que exatamente pelo mesmo fato, Joo tambm foi processado criminalmente, vindo a ser absolvido por negativa de autoria, em deciso que transitou em julgado em 18 de janeiro de 2011. Informa ainda o requerente que se encontra, desde a sua demisso, em profunda depresso, sem qualquer atividade laborativa, sobrevivendo por conta de ajuda financeira que tem recebido de parentes e amigos.

DO DIREITO: O ordenamento jurdico ptrio brasileiro estabelece que as penalidades impostas aos servidores pblicos sero aplicadas por determinadas autoridades, observando a que rgo ou entidade o servidor esta lotado. No caso em tela, o requerente servidor pblico federal e sua demisso deveria ter sido aplicada pelo Presidente da Repblica, portanto a portaria que decretou sua demisso no produz nenhum efeito, visto ser aplicada por pessoa incompetente, conforme o art. 141, I, da Lei 8.112/90, abaixo transcrito: Art. 141. As penalidades disciplinares sero aplicadas: I pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador Geral da Repblica, quando se tratar de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade de servidor vinculado ao respectivo Poder, rgo, ou entidade;

Desta forma, ficou comprovado que houve a usurpao do poder concedido ao Presidente da Republica pelo Ministro da Educao, caracterizando assim um ato nulo. Outro ponto a destacar que no ficou comprovada a autoria do autor no processo criminal, vindo a ser absolvido, tendo inclusive a deciso transitada em julgado. Assim, diante da situao, no poderia a Administrao Pblica ter demitido o autor, visto que a deciso de absolvio penal vincula na esfera administrativa, conforme reza o art. 126, da Lei 8.112/90, n verbis:

Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. Diante da situao acima, no caber outra alternativa a no ser a invalidao da pena de demisso imposta ao servidor, bem como o mesmo dever ser reintegrado, com ressarcimento de todas as vantagens que lhe foram tomadas, nos moldes do art. 28 da Lei 8.112/90, a seguir: Art. 28. A reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

Por derradeiro, o erro praticado pelo ente pblico causou enormes prejuzos tanto de ordem moral, quanto material, visto que o autor sofre com profundas crises de depresso e sobrevive com ajuda financeira de terceiros.

DO DANO MORAL: Patente assim, o nexo de causalidade entre a conduta realizada pelo Ministro da Educao e os danos causados ao autor, de se aplicar ao caso, o dever de indenizar, consoante prev o Cdigo Civil, nos termos dos seguintes artigos:

Art. 43. As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Desta forma, requer desde j a condenao em danos morais no valor de R$... (valor por extenso), em razo dos danos sofridos pelo autor face a conduta e ato praticado por pessoa incompetente resultando em leso ao requerente.

DO PEDIDO DE ANTECIPAO DOS EFEITOS DA TUTELA: A verossimilhana das alegaes reside nos argumentos fticos e jurdicos acima expostos, os quais do conta de que existe o bom direito, ora vindicado, notadamente em face das violaes s normas supramencionadas, conforme a prova inequvoca em anexo. O fundado receio de dano irreparvel, por sua vez, consiste no prejuzo sofrido pelo autor ante a possibilidade de exercer as suas funes inerentes ao cargo visto que o ato que causou esta impossibilidade se deu por pessoa incompetente, tendo o autor que sobreviver com ajudas de terceiro, valendo ressaltar que o autor encontra-se desempregado e com problemas de depresso e necessitando da reintegrao para voltar ao mercado de trabalho e obter condies dignas de sobrevivncia. Assim, requer a Vossa Excelncia, o deferimento da antecipao dos efeitos da tutela para que seja assegurado ao autor a reintegrao ao cargo pblico, at deciso final da presente ao.

DOS PEDIDOS: Em face do exposto requer a Vossa Excelncia: a) A citao da r, para querendo, conteste a ao, no prazo legal, sob pena dos efeitos da revelia; b) A confirmao do pedido de antecipao dos efeitos da tutela, para reintegrar o autor no cargo pblico; c) A procedncia dos pedidos para invalidar a demisso, bem como para reintegrar o requerente nos termos da medida liminar; d) Condenar a r ao ressarcimento ao autor de todas as vantagens inerentes ao exerccio do cargo, alm dos danos morais sofridos; e) A condenao da r no nus da sucumbncia; f) A produo de todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente das

provas documentais. g) A juntada dos documentos em anexo. D-se a presente causa o valor de R$... (valor por extenso)

Nesses termos, Pede deferimento.

Local..., Data... Advogado... OAB...

S-ar putea să vă placă și