Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO

MOODEAPOIO

O colegiado do Programa de Psgraduao em Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, reunido em 11/10/2013, reafirma o apoio moo aprovadapelaAssembleiadaAssociaoNacionaldePsgraduaoePesquisa em Educao (ANPEd), na 36 Reunio Anual, ocorrida no campus da UniversidadeFederaldeGois,em1deoutubrode2013(vertextoabaixo) No momento presente, indicamos que o impasse criado pelo Governo do Municpio ao votar na Cmara dos Vereadores, em uma sesso irregular, uma lei que tambm foi sancionada de modo equivocado, exige uma ao poltica de negociao que permita a reabertura do dilogo com os professores. Isto precisa se refletir no recebimento, por parte das autoridades, do sindicato da categoria(SEPERJ),portavozlegtimodosprofessores.
MOO DE APOIO GREVE DOS PROFISSIONAIS DAS REDES PBLICAS DE EDUCAO DO ESTADO E DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO Os educadores e pesquisadores da educao, reunidos em Goinia, nocampus Samambaia da Universidade Federal de Gois, durante a 36aReunio Anual da ANPEd, engajados nas lutas coletivas pela educao pblica, gratuita e democrtica, e alarmados pela forma como os governos do estado e do municpio do Rio de Janeiro vm lidando com a greve direito legtimo dos trabalhadores da educao expressam seu incondicional apoio s reivindicaes requeridas pelos profissionais das redes pblicas de educao, visando melhoria das condies de trabalho e do ensino nestas redes. A forma como a democracia vem sendo ignorada a cada dia nas redes do Rio de Janeiro, especialmente nos ltimos dias, quando se assistiram cenas de violncia contra profissionais da educao precisa de um basta! Basta de negligncia com o conjunto de trabalhadores, com suas necessidades e condies de trabalho! Basta de gesto vendida a interesses particulares que carreiam os recursos da educao pblica para instituies privadas, sob a alegao de que

estas tm frmulas mgicas para qualificar o ensino no Rio de Janeiro! Basta de falta de autonomia pedaggica a um corpo docente de cerca de 80.000 professores qualificados, em maioria com nvel superior, alm de inmeros com mestrado e doutorado, formados em cursos dos 11 Programas de Ps-graduao em Educao de universidades fluminenses! Basta de pensar a educao da populao como um negcio que encobre os insucessos das propostas compradas com programas e projetos que retiram estudantes das classes regulares, para que no comprometam os resultados que levaram o Rio de Janeiro a uma posio mais confortvel no ltimo IDEB, escondendo sob os tapetes dos percentuais, a realidade de tantas crianas, adolescentes, jovens e adultos que no recebem a educao de qualidade a qual tm direito! Basta o recurso a dirigentes que desconhecem o saber produzido no campo da educao em todos os nveis e muito menos aqueles produzidos pelas escolas, por seus profissionais e por seus alunos! Basta de ferir a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional com ideias fantasiosas de que nomenclaturas como ginsios, primrios, etc, mudam a realidade, em franco desrespeito legislao ordinria aprovada pelo Congresso Nacional em 1996. O Rio de Janeiro tem o direito a uma educao efetivamente de qualidade, porque tem profissionais capazes de constru-la, sem precisar de interferncias externas e danosas aos recursos que o FUNDEB e outras fontes aportam maior rede municipal do Brasil e a uma grande rede estadual, como a do Rio de Janeiro. Basta de lidar com os docentes como se fossem meliantes, que ameaam a cidade e seus dirigentes, sem respeito condio de educadores que sempre assumiram esse papel na sociedade carioca e fluminense.

S-ar putea să vă placă și