Sunteți pe pagina 1din 10

VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraba - Brasil August

st 18 21, 2010 Campina Grande Paraba Brazil

ANEMMETRO DE FIO QUENTE DE BAIXO CUSTO PARA MEDIO DE VAZO DE AR CONDICIONADO.


Ferreira, Vitor Pinheiro.1 Pepe, Iuri Muniz 2
1 2

UFRB - Universidade Federal do Recncavo da Bahia UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo: Os anemmetros de fio quente so medidores de fluxo que apresentam como caractersticas positivas a alta sensibilidade, bem como baixo tempo de resposta. Este artigo apresenta o estudo terico-experimental de um anemmetro de fio quente de baixo custo utilizando dois sensores do tipo NTC (Negative Temperature Coefficient) com resultados prprios e comparaes. O medidor desenvolvido foi baseado num anemmetro de fio quente do tipo convencional temperatura constante. Neste medidor, um sensor termoresistivo cilndrico do tipo NTC e pr-aquecido pelo efeito Joule, montado em um dos braos da ponte de Wheatstone. O equilbrio da ponte mantido pelo efeito de realimentao do amplificador operacional, que, aps algum desequilbrio por motivo da transferncia de calor do sensor para o fluido, amplifica o sinal de desbalanceamento ajustando o valor de tenso de alimentao da ponte, restabelecendo a resistncia original do sensor pr-aquecido, e, por conseguinte, o equilbrio da ponte. Como em aplicaes de condicionamento de ar existe a possibilidade de ocorrerem flutuaes da temperatura do fluido, foi utilizado um segundo sensor tambm do tipo NTC para correo na indicao da velocidade medida por conta da temperatura do fluido. O anemmetro desenvolvido foi calibrado com um padro primrio de velocidade, sendo seus resultados posteriormente comparados com um tubo de Pitot para baixas velocidades, tradicionalmente utilizado nas aplicaes de condicionamento de ar. Palavras-chave: Anemmetro, Sensor NTC, Ar condicionado 1. INTRODUO Os anemmetros de fio quente tm sido, durante muitos anos, usados como ferramentas de pesquisa na mecnica dos fluidos. Eles so caracterizados pelo efeito de resfriamento direto por conveco na superfcie de um sensor termoresisitivo aquecido (ver fig.1) pela passagem direta de uma corrente eltrica sobre o sensor.

Figura 1 Detalhe dos sensores de velocidade ( esquerda) e temperatura ( direita) de um anemmetro. Os anemmetros de fio/filme quente so caracterizados por usarem dois sensores, um aquecido diretamente pelo efeito Joule, mede o fluxo do fluido e outro (ver fig. 1) que mede a temperatura do fluido. Esses transdutores possuem como caractersticas positivas, alm da alta sensibilidade, larga faixa de medio de vazo com confiabilidade. Os anemmetros de fio quente buscam manter constante, pelo uso de um circuito eletrnico apropriado, uma das trs grandezas eltricas (tenso, corrente ou resistncia) associadas a um dado sensor trmico. Nestes sistemas, a medida

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 21 de Agosto 2010, Campina Grande - Paraba

de velocidade e, por conseguinte, de vazo, feita a partir da medida da variao de uma das grandezas restantes, portanto existem anemmetros de corrente constante, temperatura constante e tenso constante. As vantagens de cada mtodo dependem do tipo de sensor (RTD ou NTC). O modelo aplicvel a cada um dos mtodos tem origem na aplicao da primeira lei da termodinmica (WYLEN et al, 1994), desprezando as perdas de calor pelas extremidades do sensor (LEKAKIS, 1996), escrita na forma da Eq. 1.

Pe = h.S .(Ts Ta ) + m.c.

dTs dt

(1)

1.1. Anemmetros Temperatura Constante (CTA) Os anemmetros de fio quente a temperatura constante so tambm chamados de anemmetros a resistncia constante, uma vez que a resistncia uma funo da temperatura em tais transdutores. Existem diversos circuitos para se construir um anemmetro de fio quente operado a temperatura constante. O mtodo convencional mantm a temperatura e, logicamente, a resistncia atravs de realimentao com amplificador operacional. O circuito para anemmetro de fio quente convencional aplicado a sensores NTCs mostrado na figura 2 (OLIVEIRA, 1996).

Figura 2 Circuito para anemmetros a temperatura constante com sensor NTC. Para a modelagem de anemmetros de fio quente, a temperatura constante, parte-se da equao 1 para regime permanente. Reescrevendo-a para regime permanente chega-se Eq. 2.

Vs = Rs .h.S .(Ts Ta )

(2)

Segundo Oliveira (1996), a partir da Eq. 2, a tenso (V) no linear com nenhuma das grandezas (Ta, Rs), apesar de ser o mtodo mais usado, pois o que apresenta menor constante de tempo. Como em qualquer tipo de condicionamento de sinal para anemmetros de fio/filme quente, necessria a medio da temperatura do fluido para a correo do sinal de sada. Vrios mtodos foram propostos para a compensao da temperatura do fluido, conforme descrito por Tagagi (1985), Ferreira et al (2001), Okamoto et al (1994). Strieder (2004) analisou a influncia da estabilidade trmica dos resistores da ponte de Wheatstone na leitura da vazo. Seus resultados mostraram que os resistores fixos da ponte devem ser de potncia elevada e serem arrefecidos por ventilao mecnica, a fim de melhorar a estabilidade da leitura. 1.2. Tcnicas de Calibrao de Anemmetros de Fio/filme Quente Para se encontrar um modelo de soluo analtica para a calibrao de anemmetros de fio/filme quente necessrio partir da equao 1, que para o estado estacionrio e desprezando o calor perdido pelas extremidades do sensor se reduz a equao 3 para regime permanente.

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 21 de Agosto 2010, Campina Grande - Paraba


2

P=

VSensor = h.S .(TSensor T f ) = h. .d .l.(TSensor T f ) Rs

(3)

Onde: P a potncia de alimentao eltrica em W; VSensor a tenso eltrica nos terminais do sensor em volts; S a rea de troca lateral do sensor em m2; d o dimetro do sensor termoresistivo aquecido em m; l o comprimento do sensor em m; h o coeficiente de conveco entre a superfcie do sensor e o fluido em W/(m2.K); TSensor a temperatura superficial do sensor em C. Tf a temperatura do fluido em C. O coeficiente de conveco (h) depende fortemente do parmetro adimensional Nu (nmero de Nusselt), conforme a Eq. 4.

Nu =

h.d K

(4)

Onde: K a condutividade trmica do fluido em questo (medida em W.m-1.K-1) temperatura de superfcie, conforme exposto por Lekakis (1996). Uma expresso desta forma foi derivada primeiro por King (1975), expressa previamente como expressa na Eq. 5.

Nu = A + B. Ren
Onde: A e B so constantes determinadas pelo processo de calibrao. Re o nmero de Reynolds (adimensional)

(5)

No caso de um fluxo isotrmico e combinando as equaes 3, 4 e 5 (KING, 1975) pode-se para o caso de um anemmetro de fio quente a temperatura constante atravs de uma ponte de Wheatstone com tenso de realimentao Vout chegar a uma expresso simplificada da variao da tenso nos terminais do sensor e a velocidade do fluido como descrito na Eq. 6.

Vout = A + B.v n
Onde: Vout a tenso de alimentao da ponte de Wheatstone em Volts; A e B so novas constantes de calibrao; v a velocidade do fluido em m/s; n o expoente da velocidade.

(6)

A forma da relao entre a tenso de sada do amplificador operacional e que alimenta o topo da ponte de Wheatstone em um anemmetro de fio/filme quente a temperatura constante e a velocidade do fluido, apresentada na fig 3 (WEBSTER, 1999).

Figura 3 - Curva caracterstica Tenso x Velocidade para anemmetros a temperatura constante. Fonte: WEBSTER, 1999.

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 21 de Agosto 2010, Campina Grande - Paraba

A curva descrita na figura 3 baseada num fluxo isotrmico, sendo assim, deve ser feita uma curva de calibrao para cada temperatura do fluido em aplicaes que exijam maior exatido. O valor de n mencionado na equao 6 fortemente dependente do regime de velocidade e em geral varia de 0,4 a 1,30 (AL-GARNI, 2001). Alguns investigadores propem seu valor entre 0,4 e 0,5, principalmente para velocidades maiores que 1,0 m/s. Segundo Webster (1999), um mnimo de dez a vinte pontos so necessrios para se determinar com relativa exatido os parmetros A e B da relao entre a tenso do circuito e a velocidade do fluido (equao 6). De qualquer forma o valor de tenso do circuito de medio deve ser comparado a um sistema de medio padro. Muitas vezes, tubos de Pitot de preciso tm sido usados para este fim, contudo como a diferena de presso varia como quadrado da velocidade, este sistema no tem se mostrado eficiente para calibrao de anemmetros de fio quente para velocidades extremamente baixas. Um mtodo proposto por Al-Garni (2001) demonstra o uso de um padro primrio de velocidade, na forma de um brao giratrio movido por um motor DC de velocidade controlada e varivel. Este dispositivo gera uma velocidade linear conhecida em um ambiente com temperatura controlada, conforme mostrado na figura 4.

Figura 4- Dispositivo para calibrao de anemmetros de fio quente em baixas velocidades. Fonte: AL-GARNI, 2001. 2. DESENVOLVIMENTO Para o presente trabalho foi montado um circuito de anemmetro de fio quente operando temperatura constante (resistncia constante) em sua configurao convencional, ou seja, em que o sensor de velocidade pr-aquecido pelo efeito Joule est montado em dos ramos de uma ponte de Wheatstone, conforme sugerido pela bibliografia citada anteriormente. 2.1. Sensores Utilizados O sensor utilizado para deteco de velocidade foi um termistor NTC fabricado pela Digikey modelo KC001G-N apresentando formato cilndrico e resistncia de referncia ( temperatura de 25,0 C) de 250. O sensor apresenta dimetro de 1,6 mm e comprimento de 4,0 mm, com encapsulamento de vidro. A temperatura superficial do sensor adotada foi de 55,0 C, ou seja, trinta e cinco graus (35 C) acima da temperatura mxima do fluido, que neste no caso particular ser de 20,0 C. Foi escolhido um sensor cilndrico para minimizar a influncia do ngulo de incidncia do fluxo sobre o sensor, conforme analisado por de Al-Garni (2001). O sensor de temperatura, do fabricante Betatherm, apresenta formato de gota e resistncia de referncia de 1 k, sendo da srie 5 e revestido em epxi (ver fig, 5).

Figura 5 Sensores de velocidade ( esquerda) e de temperatura ( direita) utilizados para o anemmetro.

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 21 de Agosto 2010, Campina Grande - Paraba

2.2. Circuito Eletrnico O desenho unifilar para o circuito do anemmetro de fio quente desenvolvido ilustrado na figura 6.

Figura 7 Desenho unifilar para o circuito do anemmetro a temperatura constante com estgios de amplificao. No circuito da figura 6, foram utilizados dois circuitos integrados TL-082 de fabricao da Texas Instruments, a fim de tornar a montagem em placa mais compacta. Foi utilizada um fonte simtrica regulada +18/-18 V, com a utilizao dos reguladores LM-7818 e 7918, para a manuteno da estabilidade da tenso de alimentao do prottipo. Este valor de tenso de alimentao foi escolhido para possibilitar uma maior excurso do sinal de sada, que ser adquirido pelo sistema de aquisio de dados via porta paralela de um computador pessoal (PC). O amplificador operacional nmero 1 foi utilizado para polarizar o transistor que realimenta a ponte de Wheatstone. Na entrada no inversora deste amplificador, foi utilizado um capacitor de 0,2 F, a fim de reduzir efeitos de memria analgica (latch-up) durante o processo de inicializao do circuito. O amplificador 2 foi utilizado como seguidor de tenso, tendo portanto ganho unitrio. No amplificador nmero 3 subtrado o nvel DC residual em torno de 6 V, enquanto o ltimo amplificador prov um ganho final ajustvel ao circuito. Para evitar sobre-tenses na entrada do ADC, foram utilizados dois diodos zenner de valor nominal de 4,7 V, montados de ponta-cabea, ou circuito grampeador. Desta forma, a tenso de sada do circuito ficar limitada entre -5,4 e +5,4 V. O circuito ento foi montado em placa, dentro de uma caixa plstica, identificada como mdulo eletrnico-2. A figura 7 ilustra a placa universal sobre a qual foi montado o circuito eletrnico do anemmetro.

Figura 7 Detalhe do circuito montado em placa universal. Os resistores da ponte de Wheatstone foram escolhidos por convenincia iguais e de valor 100 . A potncia escolhida para os resistores fixos da ponte foi de 5 W. No prottipo aqui apresentado, conforme sugerido por Strieder (2004) foram utilizados na montagem um mini-ventilador e um dissipador de calor em alumnio (fig. 8).

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 21 de Agosto 2010, Campina Grande - Paraba

Figura 8 Detalhe de montagem dos resistores fixos no sistema de arrefecimento. A figura 9 ilustra as vistas frontal (contendo conexo ao mdulo eletrnico-1, pontos de medio externos para tenso de sada apos amplificao, bem como chave de alimentao e led para status do ventilador externo da ponte de Wheatstone) e a vista posterior (contendo conector de alimentao AC e conjunto dissipador de calor/ventilador externo) do mdulo eletrnico-2.

Figura 9 Vistas frontal ( esquerda) e posterior ( direita) do mdulo eletrnico-2. A ponte de Wheatstone foi montada na parede traseira do mdulo eletrnico-2, deixando os resistores da ponte dispostos na regio interna do mdulo, conforme ilustra a figura 10.

Figura 10 Detalhe de fixao da ponte de Wheatstone e seu sistema de resfriamento. A figura 11 ilustra o mdulo eletrnico-1 destinado aquisio dos dados de velocidade e temperatura com as vistas frontal (contendo chave de liga-desliga, trimpots, conexo ao mdulo-2 e conexo a um tacmetro de calibrao) e posterior (contendo sada para porta paralela, pontos para medio de tenso e conector de alimentao AC). O sinal de sada do circuito ilustrado na figura 7 ser conectado uma das entradas do circuito de aquisio de dados, composto por dois conversores analgico-digitais bipolares de 12 bits. Um dos canais foi utilizado para o sensor de velocidade, enquanto o outro canal foi utilizado para a medio da temperatura atravs do sensor NTC-1k .

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 21 de Agosto 2010, Campina Grande - Paraba

Figura 11 Vista frontal ( esquerda) e posterior ( direita) do mdulo eletrnico-1. Na figura 12 mostrada a placa de montagem do circuito com os conversores analgicos digitais, o circuito de medio de temperatura, bem como o circuito que permite a medio da velocidade de rotao do prottipo de calibrao baixas velocidades (FERREIRA, 2009).

Figura 12 Vista interna do mdulo-1 contendo circuito de medio de temperatura e tacmetro. 2.3. Calibrao do anemmetro Para velocidade inferiores a 1,0 m/s (0 a 1,0 m/s), o anemmetro foi calibrado utilizando um prottipo de calibrao especialmente desenvolvido para este fim (FERREIRA, 2009), numa faixa de temperatura entre 10,0 a 20,0 C. Os pontos de velocidade nominal levantados foram de 0,0 m/s; 0,15 m/s; 0,31 m/s; 0,48 m/s; 0,64 m/s; 0,76 m/s e 0,94 m/s. Estes valores foram testados em cinco diferentes temperaturas: 10,0 C; 12,5 C; 15,0 C; 17,5 C e 20,0 C. Como forma de calibrar o circuito do anemmetro de fio quente em velocidades do ar de circulao entre 1,0 e 3,5 m/s, comparando-o com um sistema de medio padro, foi montado um sistema fluido-dinmico dotado de duto de ventilao, ventilador e uma serpentina, na qual circula gua gelada (ver figura 13). Esta montagem cria as condies internas de temperatura entre 10,0 e 20,0 C. A comparao foi feita com um tubo de Pitot para baixas velocidades e resoluo de 0,1 m/s. As curvas ajustadas para a calibrao do anemmetro para cada valor de temperatura estudado so mostradas na figura 14.

Figura 13 - Sistema fluido-dinmico para validao final do anemmetro de fio quente.

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 21 de Agosto 2010, Campina Grande - Paraba

Figura 14 - Curvas ajustadas Vout (anemmetro)2 x Vel. x Temp. para a faixa estudada (0,0 -3,5 m/s). 2.4. Software de indicao da velocidade Para a medio e indicao do valor da velocidade lida pelo anemmetro desenvolvido, foi utilizado um programa de aquisio para acesso porta-paralela do PC. O algoritmo deste programa pode ser divido em algumas etapas descritas a seguir. 2.4.1. Aquisio de Dados Inicialmente o programa acessa a porta paralela para ler os dois canais de entrada de sinal digital, ou seja, o valor da temperatura e o do sinal correspondente da velocidade. Em seguida, o programa converte o sinal de contagens do ADC de temperatura em valor analgico de temperatura. 2.4.2. Processamento dos Dados Adquiridos Nesta etapa o programa realiza uma srie de condicionais, desde que o valor da temperatura esteja dentro do intervalo calibrado (10,0 a 20,0 C), a fim de identificar a relao de temperatura mais apropriada para a converso do nmero de contagens do canal de velocidade em valor numrico de velocidade em m/s. Para tanto os intervalos calibrados (10,0 C; 12,5 C; 15,0 C; 17,5 C; 20,0 C) foram estendidos at uma tolerncia de +/- 0,25 C, ou seja, caso o valor de temperatura esteja, por exemplo, no intervalo de 9,75 C a 10,25 C, o programa utilizar a equao apropriada para esta temperatura calibrada para converter o valor de contagens do ADC de velocidade em um valor numrico indicado em m/s. Caso o valor da temperatura esteja entre dois valores de temperatura previamente calibrados, o programa dever efetuar o clculo dos dois valores de velocidade. O algoritmo usa, para tanto, as duas equaes de cada intervalo, estas relacionam o valor de contagens do ADC de velocidade na quantidade analgica desta grandeza e, portanto, em unidade de velocidade (m/s). Em seguida realizada uma interpolao linear dos dois valores, os pesos desta mdia baseiam-se no valor de temperatura lido. Caso o valor da temperatura esteja fora do intervalo calibrado (10,0 C a 20,0 C), o programa exibe em tela a informao de que este um intervalo no calibrado. O algoritmo foi implementado em linguagem de programao BASIC para aquisio de dados, tratamento do resultado e indicao dos valores de temperatura e velocidade. 3. RESULTADOS O anemmetro foi testado no sistema fluido-dinmico da figura 13 em pontos de velocidade diferentes aos da calibrao e em valores de temperatura diferentes dos que foram levantadas as curvas de calibrao. Desta forma foi avaliada a combinao das incertezas geradas pelo uso do modelo proposto pela Lei de King, bem como pela influncia do uso da mdia ponderada para correo da temperatura do fluido. Neste teste o anemmetro foi ensaiado nos valores de velocidade de 0,6 m/s; 1,5 m/s; 2,5 m/s e 3,2 m/s, enquanto que os valores de temperatura analisados foram de 11,25 C; 13,25 C; 16,25 C e 18,75 C. Os resultados desta investigao so ilustrados na tabela 1.

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 18 a 21 de Agosto 2010, Campina Grande - Paraba

Tabela 1 Resultados encontrados para o anemmetro. Vel (m/s) 3,2 2,5 1,5 0,6 11,25 C Vel. (m/s) Erro (m/s) 3,20 0,00 2,70 0,20 1,79 0,29 0,83 0,23 13,75 C Vel. (m/s) Erro (m/s) 3,03 -0,17 2,18 -0,32 1,47 -0,03 0,75 0,15 16,25 C Vel. (m/s) Erro (m/s) 3,02 -0,18 2,46 -0,04 1,63 0,13 0,79 0,19 18,75 C Vel. (m/s) Erro (m/s) 3,21 0,01 2,70 0,20 1,69 0,19 0,84 0,24

4. CONSIDERAES FINAIS E TRABALHOS FUTUROS Atravs do processo de calibrao discutido no captulo 2.3, foi comprovado que a compensao da variao da temperatura do fluido algo extremamente importante na aplicao de anemmetros de fio quente, uma vez que h uma grande variao do sinal de velocidade com a temperatura nestes medidores, conforme mostrado nas curvas ajustadas de calibrao. O sistema de amplificao (ilustrado na figura 7) mostrou excelente sensibilidade (aproximadamente 0,02 m/s) a baixas velocidades, contudo o ganho de amplificao deve ser escolhido de acordo faixa de interesse. Os erros sistemticos revelados na tabela 1 mostram que os efeitos combinados da medio da velocidade em uma temperatura no calibrada e o uso do modelo proposto pela Lei de King contribuem para um erro sistemtico mximo de 0,32 m/s, o que a princpio pode ser considerado um erro aceitvel considerando-se a incerteza de medio do sistema de medio padro (0,1 m/s), o que torna o anemmetro de fio quente uma excelente opo de medio de vazo de ar, em se tratando de velocidade de resposta e sensibilidade baixas velocidades, alm das dimenses reduzidas do elemento sensor, uma vez que os sensores de velocidade e temperatura utilizados no anemmetro de fio quente apresentado ocupam um volume interno inferior a 5% do volume ocupado pelo tubo de Pitot padro utilizado no trabalho. Para velocidades menores entre 1,0 e 2,0 m/s seria interessante a verificao com um sistema de medio padro mais confivel para baixas velocidades, uma vez que o anemmetro a tubo de Pitot utilizado possui faixa de medio de 2,0 a 17,5 m/s. 5. REFERNCIAS Al-Garni, A. M., 2001. Low speed calibration of hot-wire anemometers, Department of Aerospace Engineering, King Fahd University of Petroleum and Minerals, Arbia Saudita: Ferreira R.P.C. et al, 2001. Hot-Wire Anemometer With Temperature Compensation Using Only One Sensor. IEEE Transactions on instrumentatios and measurement, Vol. 50, N. 4. Ferreira, V.P., 2009 Prototype for hot wire anemometer under low speeds. COBEM. Gramado-Brasil. Lekakis, L., 1996. Calibration and signal interpretation for single and multiple hot-wire/hot-film probes. Germany: Measurement Science Technology 7. King, L. V., 1975. Principles of methods and Techniques in the Measurement of Turbulent Flows, Phil Trans. Roy. Soc. London, 1914, 214A,p373. In:Hinze, J. O., Turbulenc, 2.ed., Macgraw-hill, USA. Okamoto, K.; Ohasshi T.; Asakura M.; Watanbe K., 1995. A Digital Anemometer. IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, Vol. 43. N. 2. Oliveira A.et al, 1996 Termoresistive Sensor Parameters from Its Static I x V. IEEE Instrumentation and Measurement Technology Conference, Blgica. Strieder A., 2004. Medio de Vazo por Transferncia Trmica. Dissertao de mestrado, Unicamp. Tagagi, S., 1985. A hot-wire anemometer compensated for ambient temperature variations, National Aerospace Laboratory, Tokyo, Japan. Webetser, J., 1999. The Measurement Instrumentation and Sensor Handbook. USA: IEE Press. Wylen, G.; Sonntag, R.; Boergnakke, C., 1994. Fundamentos da Termodinmica clssica, 4.ed, Blcher, So Paulo: 6. DIREITOS AUTORAIS Os autores so os nicos responsveis pelo contedo do material impresso includo no seu trabalho.

VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraba Brazil

A LOW COST HOT WIRE ANEMOMETER FOR FLOW MEASUREMENT IN HVAC SYSTEMS.
Ferreira, Vitor Pinheiro.1 Pepe, Iuri Muniz 2
1 2

UFRB - Universidade Federal do Recncavo da Bahia UFBA - Universidade Federal da Bahia

Abstract. The hot wire anemometers are flow meters that have high sensitivity and low response time. This paper presents the theoretical and experimental study of a low cost hot wire anemometer by using two sensors NTC (Negative Temperature Coefficient) with their own results and comparisons. The transducer was developed based on a conventional constant temperature hot wire anemometer. In this meter, a NTC cylindrical sensor and pre-heated by the Joule effect, is mounted on a Wheatstone bridge arm. The bridge balance is maintained by the feedback effect of the operational amplifier, which in case of some imbalance by heat transfer sensor for the fluid, amplifies the signal of unbalance by adjusting the voltage of the bridge, restoring the sensor original resistance, and therefore the bridge balance. In air conditioning applications there is a possibility of fluctuations in fluid temperature, thus was used a second NTC sensor to correct the speed indication due to the fluid temperature variation. The developed anemometer was calibrated with a primary standard speed, and then compared their results with a low speeds Pitot tube, typically used in HVAC applications. Keywords: Anemometer, NTC sensor, HVAC.

S-ar putea să vă placă și