Sunteți pe pagina 1din 2

Prof. Daniel B.

Bertoglio Fsica I Turma 111 e 112 A grandeza fsica que indica rapidez denominada velocidade mdia, representada por vm. Alm da velocidade mdia, temos a velocidade instantnea (v) que, como o prprio nome indica, a velocidade que o corpo tem a cada instante. No caso de um automvel, a velocidade instantnea indicada pelo velocmetro. Assim, por exemplo, se num determinado instante o ponteiro do velocmetro marca 60 km/h, isso significa que, nesse instante, a velocidade 60 km/h. Se, a partir desse instante, o automvel mantiver sua rapidez, a cada hora percorrer 60 km. Exemplo1: Um nibus parte da cidade A s 9h 15min e chega cidade B, distante 300 km de A, s 12h 35min. Determine a velocidade mdia desse nibus durante a viagem, em km/ e em m/s. Para calcularmos a velocidade mdia, vm em uma variao de espao qualquer usamos:

4. Velocidade

s = s so (distancia final menos a distancia inicial) e t = t to (tempo final menos o tempo inicial). Determinemos inicialmente a durao da viagem. O intervalo de tempo t dado pela diferena entre o instante de chegada cidade B e o instante de partida da cidade A. Ento:
t = 12h 35 min 9h 15min = 3h 20min ou 3 h + 1/3 h = (10/3)h A variao de espao s sofrida pelo nibus corresponde distncia entre A e B, s = 300km. Portanto:

vm = s t

vm = s t

vm = 300 km (10/3)h

vm = 90 km/h

Para transformar km/h em m/s dividimos os 90 km/h por 3,6, e teremos: vm = 90 km/h : 3,6 vm = 25 m/s.

Uma vez que a velocidade mdia (ou rapidez mdia) a distancia total percorrida dividida pelo tempo total da viagem, ela no revela os diferentes valores da velocidade e as variaes que podem ter ocorrido em intervalos de tempo mais curtos. Na maioria das vezes experimentamos uma variedade de valores de velocidade, de modo que a velocidade mdia freqentemente completamente diferente dos valores da velocidade instantnea. Se conhecermos a velocidade mdia e o tempo de viagem, a distncia viajada facilmente encontrada. Um simples rearranjo na definio acima fornece.

s = vm x t

Exerccios: 1)(UERJ) A velocidade normal com que uma fita de vdeo passa pela cabea de um gravador de aproximadamente 33 m/s. Assim, o comprimento de uma fita de 120 min de durao corresponde a cerca de: a) 40 m b) 80 m c) 120 m d) 240m e) 360m 2) Durante a Copa do Mundo de 1998, na Frana, os juzes de futebol correram, em mdia 15 km por jogo. Determine, em km/h, a velocidade mdia desenvolvida pelos juzes durante os jogos. 3) Um mvel descreve uma trajetria retilnea ABC. O trecho AB percorrido com velocidade mdia igual a 25 m/s e o trecho BC percorrido em 3 s. Sabendo que AB = 50m e BC = 150m, determine: a) o intervalo de tempo decorrido durante o percurso do trecho AB; b) a velocidade mdia no trecho BC; c) a velocidade mdia durante o percurso de todo o trecho AC. 4) (UFES) Uma pessoa caminha 1,5 passos/segundo, com passos que medem 70 cm cada um. Ela deseja atravessar uma avenida com 21m de largura. O tempo mnimo que o sinal de trnsito de pedestres deve ficar aberto para que essa pessoa atravesse a avenida com segurana : a) 10 s b) 14 s c) 20 s d) 32 s e) 45 s 5) Um carro percorre a primeira metade de uma viagem com velocidade mdia de 40 km/h e a segunda metade com velocidade mdia de 60 km/h. Qual a velocidade mdia do carro durante a viagem toda. OBS: a velocidade mdia no a mdia das velocidades! Para melhor entender pea ajuda para o magnfico, o grande, o gnio, o cara que um pouco mais inteligente que a sua amiga de infncia, a senhorita Ameba, o professor Daniel!! 6) (Fund. Carlos Chagas SP) Qual a velocidade mdia, em km/h, de uma pessoa que percorre, a p, 1200m em 20 min? 7) (UFRGS) Um projtil, com velocidade constante de 300 m/s, disparado em direo ao centro de um navio que se move a uma velocidade escalar constante de 10 m/s em direo perpendicular trajetria do projtil. Se o impacto ocorrer 20m do centro do navio, a que distncia deste foi o disparo? a) 150m b) 300m c) 600m d) 3000m e) 6000m 8) (Aman-RJ) Um automvel percorre a primeira metade de um trecho retilneo de extenso total 400m com velocidade mdia de 120 km/h. Para que a velocidade mdia, em todo o trcho, seja de 80 km/h, a velocidade mdia na segunda metade do trecho dever ser de: a) 20 km/h b) 48 km/h c) 56 km/h d) 60 km/h e) 80 km/h

S-ar putea să vă placă și