Sunteți pe pagina 1din 5

BuscaLegis.ccj.ufsc.

br

A CRISE NO SISTEMA PENITENCIRIO BRASILEIRO


Daniel Vasconcelos Coelho ADVOGADO CRIMINALISTA E PROFESSOR DE DIREITO PENAL DA FUMEC.

1- INTRODUO A privao da liberdade do ser humano, como forma de punio pela prtica de ilcitos criminais, gerou o surgimento de estabelecimentos destinados a guardar indivduos que representam um risco sociedade organizada. Estes estabelecimentos prisionais podem ser de vrias espcies: xadrezes de delegacias, presdios, casas de deteno, penitencirias e manicmios judiciais, nos quais convivem centenas ou milhares de pessoas em forma de comunidade. Essa coexistncia grupal deu origem a um sistema social controlado dentro da sociedade livre. 2- FINALIDADE DA PRISO So vrias as finalidades que o regime prisional visa alcanar. Augusto Thompson enumera essa multiplicidade de fins em: "confinamento, ordem interna, punio, intimidao particular e geral e regenerao"1. Outra finalidade de grande importncia no mencionada, seria a necessidade de fornecer ao preso um aprendizado tcnico ou profissional que lhe permita exercer uma atividade laborativa honesta, para que assim se adapte de forma completa sociedade. 3- SITUAO ATUAL DO SISTEMA PENITENCIRIO BRASILEIRO O sistema penitencirio brasileiro vive, ao final deste sculo XX, uma verdadeira falncia gerencial. A nossa realidade penitenciria arcaica, os estabelecimentos prisionais, na sua grande maioria, representam para os reclusos um verdadeiro inferno em vida, onde o preso se amontoa a outros em celas (seria melhor dizer jaulas de homens) sujas, midas, anti-iginicas e super lotadas, de tal forma que, em no raros exemplos, o preso deve dormir sentado, enquanto outros revezam em p. Por sua vez, a promiscuidade interna das prises, tamanha, que faz com que o preso, com o tempo, perca o sentido de dignidade e honra que ainda lhes resta, ou seja, em vez do Estado, atravs do cumprimento da pena, nortear a sua reintegrao ao meio social, dotando o preso de capacidade tica, profissional e de honra, age de forma contrria, inserindo o condenado num sistema, que para EDMUNDO OLIVEIRA nada mais do que: "um aparelho destruidor de sua personalidade"2, pelo qual: "no serve para o que diz servir;

neutraliza a formao ou o desenvolvimento de valores; estigmatiza o ser humano; funciona como mquina de reproduo da carreira no crime; introduz na personalidade a prisionalizao da nefasta cultura carcerria; estimula o processo de despersonalizao; legitima o desrespeito aos direitos humanos "3. Nota-se assim, que o desrespeito ao preso, no atinge apenas os seus direitos, agridem a sua prpria condio de ser humano, rebaixando-os situao de animais insignificantes. TOMPSON, 1.998. V.4, P.22. OLIVEIRA, 1.997. P.08. OLIVEIRA, 1.997. P.09. JOO FARIA JNIOR 1, demonstrando grande conhecimento sobre a situao de crise nas prises, nos indica os principais males que assolam o sistema penitencirio brasileiro: A ociosidade - dos 100.000 presos do Brasil, apenas 5% trabalham. Irrisria remunerao, no obstante o mnimo de determinada pela LEP. A superlotao a falta de vagas ultrapassa a marca dos 50 mil, sem contar os mais de 300 mil mandados de priso no cumpridos. A superlotao a principal causa das rebelies nas prises. A promiscuidade conseqncia da superlotao, por se reunirem numa mesma cela um amontoado de pessoas das mais variadas espcies. A formao de grupos mafiosos que so comandados por lideres que exercem poder de dominao sobre os demais presos, com objetivo de adquirir armas, bancar o jogo de azar, trfico de drogas, tabaco e lcool, cobrar por proteo e violentar sexualmente outros presos. Fugas, motins , greves, violncia, privilgios de certos presos e discriminao de outros, corrupo dos funcionrio, falta de capacidade administrativa para gerenciar o estabelecimento prisional, falta de verbas, etc. No se deve, por outro lado, generalizar a degradao de todo estabelecimento prisional, pode ser que haja alguma exceo, se bem que rara, como se observa pela feliz expresso de EDMUNDO OLIVEIRA 2: "qualquer estabelecimento penal, de bom nvel, representa apenas uma ilha de graa num mar de desgraa".

4- RECUPERAO DO SISTEMA PENITNCIRIO BRASILEIRO AUGUSTO THOMPSON3 em sua obra "A Questo Penitenciria", deixa claro que qualquer providncia no sentido de se reverter o quadro crtico do sistema penitencirio brasileiro, s ter xito se alcanado dois objetivos imprescindveis:

1- "Propiciar a penitenciria condies de realizar a regenerao dos presos". 2- "Dotar o conjunto prisional de suficiente nmeros de vagas, de sorte a habilit-lo a recolher toda clientela, que, oficialmente, lhe destinada". Ocorre que, para alcanarmos tais objetivo, seria necessrio que o Estado destinasse, periodicamente, uma grande verba para construir novas penitencirias, recuperar as j existentes e manter um grande quadro de servidores para se assegurar o bom funcionamento do estabelecimento e fornecer aos presos programas destinados a sua recuperao, reeducao e reintegrao ao meio social. Infelizmente, a situao econmica do Estado Brasileiro no capaz de tornar possvel a concretizao desta realidade, como se nota ao observarmos os sistemas prisionais de pases de primeiro mundo. Nosso pas mau consegue manter servios essenciais como sade e educao, alegando falta de verbas. O que diria ento do sistema penitencirio? O governo s investe neste sistema quando no h mais sada, ou seja, quando por imperativo de segurana nacional, o Estado no tem outra alternativa, pois os estabelecimentos prisionais se transformaram em verdadeiros barris de plvora prontos a explodir e por em risco toda a sociedade. FARIA JNIOR, 1.996. V.2, Pp. 195 a 200 OLIVEIRA, 1.997. P. 03 3- THOMPSON, 1.998. V.4, P.01 Alm disso falta vontade poltica de nossos governantes, que na grande maioria das vezes realiza um governo voltado para a ascenso de sua imagem poltica perante a sociedade, pensando assim: para que gastar verba pblica em prol do sistema prisional, criminosos condenados, que em nada sensibilizam a opinio pblica, se em vez disso eu posso usar esse valor realizando uma obra , prestando um servio ou promovendo um evento qualquer que far com que o povo se lembre de min nas prximas eleies. Um exemplo verdico desta situao ocorreu h alguns anos atrs, na cidade de Itana, MG., onde o estabelecimento prisional local estava com lotao quase dez vezes o nmero normal, onde o preso mau se alimentava e a assistncia a sade e a higiene eram quase inexistente. Enquanto isso, se construa nesta cidade, mais uma praa pblica para o deleite da populao. Diante da situao econmica invivel e da falta de vontade poltica para a recuperao do sistema penitencirio brasileiro, teremos que buscar outras alternativas, como a aplicao do direito penal alternativo conjugado com o princpio da interveno mnima onde a priso seria a ltima das alternativas. O nosso legislador deve se inteirar da situao calamitosa na qual se encontram os presdios e cadeias pblicas e, com inteligncia e determinao, com a ajuda de especialistas da rea penal, penitenciria, pedaggica e psicolgica elaborar leis, alem das j existentes, que permitam a substituio, nos casos de crimes menos graves, das penas privativa de liberdade por pesadas penas restritivas de direito e de multa. Estas penas seriam aplicadas levando em conta vrias condies de carter pessoal do

condenado, de moda a lhe dar possibilidade de cumprir a obrigao ou sofrer a restrio de um direito. importante que tais penas substitutas sejam, por um lado, penosas para o condenado, desistimulando-o a reincidncia e servindo de ameaa legal de mesma intensidade que a pena privativa de liberdade para aqueles que pretendam ou pretenderem algum dia realizar ilcitos penais. Por outro lado, a pena no poder perder o carter educativo e social, para que o condenado no final do cumprimento esteja em condies de se reintegrar satisfatoriamente sociedade. Quando a pena privativa de liberdade for decorrente de crime grave, e no puder ser substituda, ela no dever ser imposta de modo a ser imutvel, ao contrrio, dever ser malevel na fase de execuo ( ao contrario do que ocorre com a lei dos crimes hediondos, lei 8.072/90), de modo de que ela v se adaptando s mudanas apresentadas pelo delinqente na dinmica de sua reeducao. JASON ALBERGARIA1 vai alm, e com grande sabedoria prev o desaparecimento das penas privativas de liberdade. "A pena de priso ... desaparecer no futuro, quando a doutrina encontrar medidas alternativas que tenham a fora intimidativa da priso", diz ele. A interveno da Organizao das Naes Unidas na tentativa de buscar o melhoramento das condies das prises formulou um documento que se intitula: "As Regras Mnimas Das Naes Unidas Para As Medidas No Privativas de Liberdade", que tem sido de grande importncia para o combate ao crime e empenho dos povos para adotar as vrias maneiras de substituir as penas de priso, levando em considerao o respeito aos direitos humanos, as exigncias da justia social e a necessidade de reabilitao do infrator. 1- ALBERGARIA, 1.996. V.3, P.41.

5-CONCLUSO Mediante essa adequao de penas, seguindo as orientaes das resolues da ONU e vontade poltica de nossos governantes na liberao de verbas pblicas para recuperar reestruturar e manter nosso sistema penitencirio, teramos, alm de uma significativa reduo em nossa populao carcerria, uma estrutura material e de pessoal suficientes para trabalhar na recuperao e reintegrao social do preso. Em relao s penas no privativas de liberdade, se forem criadas e aplicadas com seriedade e determinao, acredito que elas no perdero suas caractersticas fundamentais, ou seja: preveno ( ameaa legal a todos imposta ), retribuio ( punio ao condenado ) e por ltimo a finalidade recuperativa ( reintegrao do preso sociedade), que aqui, ter bons ndices de sucesso, o que no ocorre com o sistema atual, que em vez de recuperar, acaba por degenerar ainda mais.

BIBLIOGRAFIA:

ALBERGARIA, Jason. Das penas e da execuo penal. Belo Horizonte, 3a edio. Del Rey, 1.996. FARIA JNIOR, Joo. Manual de criminologia. Curitiba, 2a edio. Juru, 1.996. MIRABETE, Jlio Fabrine. Execuo Penal: comentrios lei no. 7.210 de 11-07-84. 6a edio, revisada e atualizada, So Paulo: Atlas, 1.996. OLIVEIRA, Edmundo. Poltica criminal e alternativas priso. Rio de Janeiro. Forense, 1.997. THOMPSON, Augusto. A Questo Penitenciria. Rio de Janeiro, 4a edio. Forense, 1.998.

Fonte:href=http://www.apriori.com.br/artigos/crise_no_sistema_penintenciario.sht ml

S-ar putea să vă placă și