Sunteți pe pagina 1din 67

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CINCIAS DA EDUCAO

AVALIAO DA FLUNCIA DE LEITURA ORAL EM ALUNOS DE 2 ANO DO 1 CICLO

Flora Saudan Correia Tristo

MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA (Seco de Psicologia da Educao e da Orientao) 2009

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CINCIAS DA EDUCAO

AVALIAO DA FLUNCIA DE LEITURA ORAL EM ALUNOS DE 2 ANO DO 1 CICLO

Flora Saudan Correia Tristo

Dissertao Orientada pela Prof. Doutora M Dulce Gonalves

MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA (Seco de Psicologia da Educao e da Orientao) 2009

Agradecimentos Agradecimentos

Professora Doutora Maria Dulce Gonalves, por todo o apoio prestado ao longo da realizao desta tese. Apoio cientfico, emocional e logstico. Agradeo particularmente o empenho e a disponibilidade demonstrada ao longo do processo de orientao deste trabalho, o estmulo curiosidade e vontade de querer saber cada vez mais sobre cada vez menos e as palavras de encorajamento nos momentos mais difceis. Obrigada! s minhas colegas de percurso na investigao Ins Branco e Lcia Correia sem as quais este percurso no teria sido to interessante e agradvel! Obrigada! minha colega Susana Lavado pelo seu contributo chave na concretizao deste estudo, num momento em que se afigurava muito complicada a autorizao deste trabalho pelas escolas, forneceu-me um contacto frutfero. Obrigada! educadora Stela Lavado por ter contribudo de forma importante para que me fossem abertas as portas da escola onde se realizou este estudo. Obrigada! professora Sandra Jesus e aos seus alunos, e respectivos encarregados de educao, por terem aceitado participar neste estudo. Uma palavra sincera e muito especial de agradecimento. minha famlia por ter estado sempre presente com o seu apoio incondicional e por ter demonstrado interesse no trabalho que desenvolvi, tambm pelo seu apoio nas alturas mais difceis. Leandro, Valrie, Carlos, Martinho, Grard, Rosrio e Carlos mil vezes obrigada. Grand-papa je te ddicace ce travail, jai beaucoup de peine que tu ne sois plus l pour mcouter quand jaurais finis. Je taime. toujours!

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resumo Resumo

ii

Tendo como ponto de partida a literatura sobre a fluncia de leitura oral e a sua pertinncia no mbito da avaliao da leitura, o presente estudo teve como objectivo explorar a aplicabilidade e utilidade de vrios procedimentos de avaliao da fluncia de leitura oral pouco empregues em Portugal. A avaliao com base no currculo, tem vindo a ser referida como complemento vivel aos testes padronizados mais tradicionais em Psicologia Educacional. Pretendeu-se ainda analisar a disperso das medidas obtidas. As principais variveis em estudo foram a velocidade na leitura (palavras correctamente lidas por minuto), a correco na leitura (percentagem de palavras correctamente lidas) e a qualidade na leitura (medida atravs da ELO). A amostra consistiu numa turma de segundo ano do ensino bsico do conselho de Sintra (21 dos 22 alunos da turma participaram no estudo) e a respectiva professora. A professora respondeu a um questionrio. Os alunos responderam escala de atitudes perante a leitura e leram dois textos, a sua leitura foi registada em vdeo e posteriormente analisada. Foram encontrados bons resultados ao nvel da preciso das medidas. Os dados de disperso da turma permitem tecer algumas consideraes e sugere-se a aplicao dos procedimentos a uma amostra representativa da populao para o estabelecimento de normas portuguesas de fluncia de leitura oral. Relativamente correlao entre variveis verificou-se uma correlao significativa entre a velocidade de leitura e a qualidade na leitura. A avaliao global da leitura pela professora tambm se mostrou significativamente correlacionada com as variveis de velocidade de leitura e a qualidade de leitura. Com o presente trabalho pretende-se apelar para o desenvolvimento de mais estudos na rea temtica da fluncia de leitura oral em Portugal.

Palavras-chave Leitura oral; avaliao educacional; ensino bsico; fluncia de leitura.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resumo Rsum

iii

Ailant comme point de dpart la littrature sur le thme de la fluence de lecture orale et son intrts dans le cercle de lvaluation de la lecture, cet tude a heu comme but explorer lapplicabilit et lutilit de diffrentes procdures dvaluation de la fluence de la lecture orale pas beaucoup employs au Portugal. Lvaluation bas sur le curriculum, est rfr comme une alternative viable aux prouves standardiss classiques en Psychologie de lducation. Il s'est prtendu aussi danalyser la dispersion des mesures atteintes. Les principales variables tudis ont ts la vitesse de lecture (mots correctement lus par minute); la correction de la lecture (pourcentage de mots correctement lus) et la qualit de la lecture (mesur a travers lchelle de lecture orale). Lchantillon de cet tude a t constitu par une classe de deuxime anne dune cole primaire de la rgion de Sintra et de sa maitresse. La maitresse a rpondu un questionnaire. Les lves ont rpondu lchelle daptitudes en vers la lecture et ont lu deux textes, lors lecture a t enregistr en vido et plus tard analys. Furent rencontrs de bons rsultats aux niveaux de la prcision des mesures. Les donns de dispersion de la classe ont permis engendrer quelques conclusions et il se suggre lapplication de ces procdures a un chantillon reprsentatif de la population pour ltablissement de normes portugaises de fluence de lecture orale. En ce qui concerne la corrlation entre variables il cest vrifie une corrlation significative entre la vitesse de lecture et la qualit de la lecture. Lvaluation globale de la lecture faite par la maitresse cest aussi montr significativement corrle avec les variables vitesse de lecture et qualit de la lecture. Avec cette thse on prtend faire appel la continuation ds tudes sur le thme de la fluence de lecture au Portugal. Mots-clefs Lecture orale; valuation ducationnelle; enseignement primaire; fluence de la lecture.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

ndice

ndice
Introduo ......................................................................................................................... 1 Objectivos ......................................................................................................................... 9 Mtodo ............................................................................................................................ 10 Perspectiva global ........................................................................................................ 10 Instrumentos ............................................................................................................... 11 Participantes ................................................................................................................ 16 Procedimentos ............................................................................................................. 17 Resultados ....................................................................................................................... 20 Discusso ........................................................................................................................ 29 Estudos complementares ................................................................................................. 35 Implicaes para a prtica psico-pedaggica..................................................................... 38 Referncias ...................................................................................................................... 41 Anexos ............................................................................................................................ 46

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Introduo

Introduo O teor do presente estudo insere-se globalmente na temtica da leitura. A escolha deste objecto de estudo prende-se, por um lado, com o interesse pessoal pelo tema, e por outro, pela noo de que a leitura representa, em termos educacionais, uma rea de importncia fundamental que pode determinar o sucesso dos alunos nas mais variadas reas curriculares. Este estudo incide especificamente sobre a temtica da leitura oral, mais concretamente ainda recai sobre a avaliao da fluncia de leitura oral. A escolha deste problema particular teve em conta, por um lado, a abundante literatura internacional (Abadzi, Crouch, Echegaray, Pasco & Sampe, 2005; Hasbrouck & Tindal, 2006; Hudson, Lane & Pullen, 2005; National Reading Panel, 2000; Pia, 2003; Rasinski, 2000, 2004, 2006; Richards, 2000; Welsch, 2006; Zutell & Rasinski, 1991) que tem vindo a salientar a importncia da fluncia de leitura oral como uma competncia fulcral de um leitor hbil; e por outro, a lacuna, no panorama nacional, de estudos a este respeito. O presente estudo pretende clarificar a aplicabilidade e utilidade de um conjunto de procedimentos de avaliao da fluncia de leitura oral referidos por mltiplos autores (Daly III, Murdoch, Lillenstein, Webber, & Lentz, 2002; Fuchs & Fuchs, 1992, 1999; Fuchs, Fuchs, Hosp & Jenkins, 2001; Madelaine & Wheldall, 2004; Rasinski, 2004; Stage, 2001; Welsch, 2007; Zuttel & Rasinski, 2001), ao mesmo tempo que permite obter os primeiros dados trazidos atravs destes procedimentos, para uma turma de alunos do segundo ano de escolaridade de uma escola pblica portuguesa. Primeiramente foi realizada a reviso de literatura que permitiu clarificar o conceito de fluncia de leitura e identificar as metodologias e indicadores preferenciais a ter em conta na sua avaliao. Os procedimentos escolhidos para realizar a avaliao foram a avaliao com base no currculo, internacionalmente referida como curriculum based measurement (Deno, 1985, citado por S.L. Deno, 2003). Seguidamente desenvolveram-se, com base na literatura, os procedimentos a utilizar na recolha de dados. As principais variveis estudadas no mbito da fluncia de leitura foram: a velocidade de leitura (medida atravs do nmero de palavras correctamente lidas
Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo Flora Saudan Correia Tristo

Introduo

por minuto); a correco na leitura (medida pela percentagem de palavras correctamente lidas no texto); e a qualidade da leitura (medida atravs da aplicao da Escala de Leitura Oral, Gonalves, Tristo, Branco & Correia, 2009). Relativamente populao escolheu-se estudar uma turma de segundo ano do primeiro ciclo. Apenas uma turma pela dificuldade logstica e prtica de estudar um nmero maior de alunos, tendo em conta os limites temporais e de recursos que caracterizaram o presente trabalho. Uma turma de segundo ano por se tomar em considerao a sugesto feita por Spear-Swerling & Sternberg (2001) da necessidade de comear a prestar ateno ao desenvolvimento da fluncia de leitura a partir do segundo ano de escolaridade. Utilizando a metodologia referida foi possvel caracterizar, para cada participante e para a turma, a leitura oral tendo em ateno os vrios parmetros de fluncia (velocidade, correco e qualidade); obtendo-se dados de disperso relativamente s diferentes variveis em anlise. Na anlise de dados procedeu-se ainda ao estudo de vrios indicadores de preciso das medidas; nomeadamente analisou-se a preciso intra-avaliador, a preciso inter-avaliador, a correlao entre formas paralelas, a homogeneidade da Escala de Leitura Oral (anexo VI). Procurou-se tambm a correlao das medidas observadas com critrios recolhidos de forma independente designadamente o aproveitamento escolar na disciplina de lngua portuguesa e a avaliao global da leitura pela professora da turma (dados recolhidos atravs de questionrio prprio, anexo II). Com o presente trabalho pretende-se apelar para o desenvolvimento de mais estudos na rea temtica da fluncia de leitura oral em Portugal. Por as medidas se terem revelado teis sugere-se a aplicao destes procedimentos a amostras mais amplas e para diferentes anos de escolaridade; sugere-se tambm a recolha de evidncias de utilidade dos procedimentos desenvolvidos para diferentes objectivos (estabelecimento de normas, contributo para a motivao e auto-monitorizao dos estudantes, avaliao da eficcia da instruo pelos professores, deteco precoce de alunos em dificuldade, monitorizao da eficcia de intervenes psico-pedaggicas por psiclogos educacionais e avaliao aferida do desenvolvimento da leitura por parte do Ministrio da Educao ou pelo Plano Nacional de Leitura). Nos captulos finais do trabalho so sugeridos estudos complementares e implicaes para a prtica psico-pedaggica.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Introduo Definio do conceito de fluncia

Em 1974, LaBerge e Samuels escreveram um artigo sobre o processamento automtico de informao que hoje considerado clssico e continua a ser bastante citado (Deno, 2003; Fuchs et al., 2001; Hudson, et al., 2005; Rasinski, 2004); neste trabalho os autores descrevem a forma como um aprendiz capaz de se tornar proficiente em determinada tarefa complexa atravs da aprendizagem e treino sucessivo de uma srie de sub-etapas. Este aprendiz que inicialmente necessita de investir esforo e recursos atencionais para conseguir realizar determinada tarefa, com o exerccio progressivo comea a conseguir realizar-la empregando cada vez menos esforo e necessitando de cada vez menos recursos atencionais. Neste artigo os autores defendem que a transio de leitor aprendiz para leitor experiente encontra paralelismos com a descrio anterior. Assim, se inicialmente o leitor tem dificuldade em apoderar-se e articular o conjunto das vrias competncias complexas envolvidas na leitura (vrias competncias que necessitam ser orquestradas simultaneamente); medida que vai tendo mais e mais oportunidades de praticar e exercitar estas vrias competncias elas vo-se aperfeioando e tornando mais automticas (isto querendo dizer que exigem cada vez menos recursos atencionais e esforo). Segundo Pikulski & Chard (2005) medida que um leitor se torna um descodificador proficiente do texto escrito e ganha maior fluncia de leitura, comea a ter mais disponibilidade para se dedicar compreenso do texto e a outras tarefas associadas leitura (nomeadamente, a possibilidade de estudar diversas matrias escolares pela leitura de textos); estes autores consideram que a fluncia de leitura constitui uma ponte entre a descodificao do texto e a sua compreenso. Dito isto, quais so ento os vrios atributos que o leitor tem de conquistar no processo de se tornar um leitor fluente? Walker, Mokhtari e Sargent (2006) descrevem um modelo que ilustra o desenvolvimento de uma leitura fluente onde defendem a necessidade de prestar ateno a trs atributos fundamentais da leitura fluente: atributos de desempenho (correco da leitura, velocidade da leitura e expressividade); atributos de competncia (conscincia fonolgica e morfolgica, conhecimento da sintaxe, conhecimento da estrutura do discurso, e competncias metacognitivas relativamente leitura); e ainda atributos disposicionais (atitudes relativamente leitura, auto-percepo

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Introduo

como leitor e hbitos de leitura). Neste modelo, os atributos de desempenho so sustentados pelo conjunto de atributos de competncia, uma vez que so estes ltimos que permitem que o desempenho se manifeste eficazmente. Os atributos disposicionais contribuem tambm para o desempenho uma vez que so responsveis pela manuteno do empenho na leitura. Em Portugal o tema da leitura tem vindo a ser estudado por vrios investigadores (Cruz, 1999, 2007; Lopes, 2005; Rebelo, 1993; Sim-Sim, 1994; Sim-Sim & Viana, 2007; Sucena & Castro, 2008). A maior parte dos estudos centram-se sobretudo nos primeiros anos de escolaridade e no desenvolvimento de instrumentos de avaliao para estes anos de escolaridade. Recentemente Sim-Sim e Viana (2007) publicaram um estudo que analisa os vrios instrumentos disponveis para avaliar a leitura em Portugal. Neste documento o conceito de fluncia de leitura vrias vezes referido como um aspecto importante a desenvolver a partir do segundo ano de escolaridade, no entanto, no se considera que os instrumentos avaliem este construto. A maioria dos instrumentos avalia um critrio de velocidade de leitura, no entanto, sempre a velocidade de leitura de palavras em listas e no em textos. Segundo Fuchs et al. (2001) a velocidade de leitura de textos uma medida mais adequada da fluncia de leitura oral do que a velocidade de leitura de listas de palavras; reportam ainda ter encontrado que a fluncia de leitura de textos explica uma parte substancial da varincia obtida numa prova de compreenso da leitura (42%) enquanto a fluncia de leitura de listas de palavras, isoladamente, contribui pouco para esta explicao (1%), se bem que as duas variveis em conjunto contribuem para 70% da explicao da varincia. Considera-se que este resultado expressa claramente a necessidade de avaliar a fluncia de leitura atravs da leitura de textos e no apenas da leitura de listas de palavras isoladas. de referir ainda que o currculo nacional de lngua portuguesa (Ministrio da Educao, 2006/2007) refere como meta nmero trs Ser um leitor fluente e crtico, e que no referido documento se encontra a expresso fluente ou fluncia sem que a mesma seja definida, operacionalizada ou sem que se defina a forma como se pode observar, descrever ou avaliar. Neste sentido considera-se justificada a pertinncia do presente estudo e dos instrumentos desenvolvidos.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Introduo

Em suma, a fluncia de leitura um processo que inclui vrias competncias. fluente um leitor que possui competncias para uma descodificao eficaz do texto escrito, com pouco esforo, que lhe permitem compreender o que l. Ler fluentemente envolve mais que uma leitura rpida e correcta, inclui tambm a expressividade e a naturalidade com que se l, sendo necessrio compreender o que se est a ler com pouco esforo (Walker et al., 2006). Portanto ao grau de facilidade na leitura, isto , capacidade para ao mesmo tempo descodificar e compreender um texto com pouco esforo, podemos chamar fluncia de leitura. Ao avaliar a fluncia de leitura entende-se, numa perspectiva multidimensional, que se deve prestar ateno a um conjunto indicadores que nos permitem perceber se estamos perante uma leitura fluente. Penner-Wilger (2008) considera que os principais indicadores a ter em conta so: a correco, a velocidade, a prosdia e a compreenso. Por correco entende-se a capacidade para descodificar correctamente as palavras e requer que o participante tenha desenvolvido a conscincia fonolgica e seja capaz de identificar a correspondncia letra-som. Por velocidade entende-se a capacidade para ler rapidamente e com pouco esforo, slabas e palavras frequentes. A prosdia refere-se a um critrio que estabelece a qualidade da leitura oral. A compreenso refere-se competncia para simultaneamente ser capaz de descodificar e compreender o texto que se est a ler. Estudos importantes tm sustentado a necessidade de avaliar a fluncia de leitura oral (Hasbrouk & Tindal, 2006; Hudson, Lane & Pullen, 2005; National Reading Panel, 2000; Zutell & Rasinski, 2001) sobretudo uma vez que a literatura nos mostra que uma leitura pouco fluente pode ser considerada um preditor fivel de problemas ao nvel da compresso (Fuchs & Fuchs, 1992; Fuchs, Fuchs, Hosp & Jenkins, 2001; Rasinski, 2004). Por outro lado, os dados de avaliao da fluncia de leitura podem ser utilizados para diversos fins entre os quais se destacam, segundo Kameenui (2002, citado por Hasbrouck e Tindal, 2006): a obteno de dados de despiste (identificao precoce de dificuldades na aprendizagem) para um conjunto alargado de estudantes que podem ser teis no planeamento das intervenes educativas e psico-educacionais; o diagnstico de pontos fortes e necessidades dos estudantes; a monitorizao dos progressos dos estudantes ao longo do ano lectivo; e ainda a avaliao sobre o alcanar dos objectivos educativos por parte dos estudantes.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Introduo

Segundo Zutell e Rasinski (1991) os professores necessitam de ouvir os seus alunos ler em voz alta para poderem avaliar os progressos dos seus estudantes ao nvel da fluncia de leitura oral, referindo ainda que uma observao sistemtica contribuir para a determinao de necessidades de interveno.

Avaliao com base no currculo: mtodo e suas caractersticas Como podem ento os tcnicos avaliar a fluncia de leitura oral? Vrios mtodos so sugeridos na literatura, no entanto aquele que mais regularmente referido surge no mbito da avaliao com base no currculo (Deno, 1985, citado por Deno 2003) e prope que se escolha um texto do nvel educacional do aluno e se pea para que leia o texto em voz alta. O tcnico dever cronometrar a leitura e assinalar os erros, posteriormente calcular as palavras correctamente lidas por minuto. Para implementar a avaliao com base no currculo, a propsito da fluncia de leitura oral, Rasinski (2004) sumaria os passos necessrios. O primeiro passo consiste em seleccionar um texto de nvel educacional adequado ao estudante em causa, submeter este texto a uma frmula de legibilidade (para avaliar a sua facilidade de leitura). Em seguida pede-se ao estudante que leia oralmente o texto, a leitura gravada e cronometrada. Para a anlise da velocidade de leitura so descontados os erros de leitura e calculadas as palavras correctamente lidas por minuto. Refere tambm que aconselhvel pedir mais que uma leitura e realizar a mdia das palavras correctamente lidas em vrios textos. Finalmente, para a anlise da correco na leitura calculada a percentagem de palavras correctamente lidas tendo em conta o total de palavras do texto. Este foi o procedimento empregue no presente estudo. Fuchs & Fuchs (1992, 1993, 1999) tm centrado o seu programa de investigao na rea da avaliao das medidas que se obtm atravs da metodologia de avaliao com base no currculo. Salientam como principais argumentos a favor da utilizao destes procedimentos de avaliao: o respeito pelos standards de validade e preciso (tal conseguido pela uniformizao dos procedimentos de administrao e cotao das provas e pelo continuo desenvolvimento de estudos nesta rea); a capacidade de modelar o crescimento (tal possvel atravs do delineamento de curvas de evoluo do desempenho dos estudantes); a sensibilidade interveno (permitindo verificar a resposta s
Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo Flora Saudan Correia Tristo

Introduo

intervenes em curso); a independncia relativamente a diferentes mtodos de ensino e interveno especficos (permitindo a comparao entre diferentes programas de interveno); a capacidade de fornecer dados teis ao planeamento do ensino da leitura e das intervenes psico-educacionais (permitindo identificar e quantificar necessidades e objectivos); salientam ainda a viabilidade da sua utilizao (tal conseguido pela existncia de mltiplas formas paralelas, pela utilizao de mtodos eficazes de aplicao e cotao e ainda pelo desenvolvimento de estratgias para gerir e analisar as bases de dados). Relativamente ao mesmo estudo so ainda salientadas as seguintes caractersticas psicomtricas favorveis utilizao do procedimento de avaliao em anlise: elevada validade de critrio; adequada validade de construto; validade concorrente; estabilidade da medida e acordo inter-avaliador. So ainda referidas evidncias de que o resultado da avaliao da fluncia de leitura oral de determinado indivduo, atravs da avaliao com base no currculo, representa o seu nvel de proficincia global na leitura (Fuchs et al., 2001). Como desvantagens da avaliao com base no currculo salienta-se a necessidade de desenvolver estratgias que permitam melhorar a viabilidade da sua utilizao, sobretudo no que se refere simplificao de processos com o desenvolvimento de software de apoio aplicao, cotao, armazenamento e gesto dos dados obtidos. Outra desvantagem que se salienta a falta de validade facial destes procedimentos, facto que tem vindo a afastar os tcnicos menos esclarecidos da utilizao destes procedimentos (Foegen, Espin, Allinder & Markell, 2001). Ainda neste sentido Hasbrouck, Woldbeck, Ihnot & Parker (1999) realizaram um estudo de caso onde relatam a evoluo da opinio de um professor que inicialmente estava relutante em utilizar os procedimentos de avaliao com base no currculo e que se declarava cptico. Este profissional recebeu formao e implementou os referidos procedimentos de avaliao com seis estudantes que estavam sua responsabilidade, no final do processo este profissional reconheceu entusiasticamente a utilidade e importncia da avaliao com base no currculo no contexto do ensino da leitura. Portanto a lio que se dever retirar destes estudos que, se por um lado, a tarefa de convencer os tcnicos a utilizar estas ferramentas est dificultada pela sua aparente falta de validade, tal possvel caso se passe aco, experimentando com casos concretos e beneficiando da superviso de profissionais experientes na utilizao dos referidos mtodos.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Introduo

Relativamente a esta rea de investigao, outro corpo de estudos que tem vindo a obter resultados promissores o da avaliao de estratgias de desenvolvimento da fluncia de leitura oral. Vrios programas e mtodos tm vindo a ser examinados. Vrios estudos ilustram a possibilidade de desenvolver esta competncia fundamental (Welsch, 2004, 2007) tanto no contexto de turma (Belvins, 2001; Rasinski, Padak, Linek & Sturtevant, 1994; Rasinski, 2003; Rasinsinki & Padak, 2005), como individualmente com alunos com diferentes caractersticas, incluindo alunos caracterizados como tendo dificuldades de aprendizagem (OShaughnessy & Swanson, 2000). Deno, Fuchs, Marston e Shin (2001) dedicam inclusivamente um artigo s possibilidades que existem, utilizando a avaliao com base no currculo, para estabelecer objectivos de progresso adequados a alunos com dificuldades de aprendizagem. De entre as vrias intervenes o mtodo das leituras repetidas o que tem condensado a maioria dos estudos, pensa-se que tal se deve por um lado por ter sido um dos primeiros mtodos a serem propostos e por outro pela qualidade positiva dos resultados que permite obter (Samuels, 1997). Sintetizando, a avaliao com base no currculo um procedimento que tem revelado ser adequado para detectar precocemente dificuldades, acompanhar a interveno, ao nvel do desenvolvimento das competncias de leitura em voz alta, permitindo tambm o estabelecimento de objectivos e a monitorizao dos progressos. Considera-se que a utilizao deste dispositivo pedaggico no contexto de sala de aula, permite aos agentes educativos, regular e adequar as prticas educativas tendo em conta os resultados obtidos pelos alunos.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Objectivos

Objectivos O presente estudo tem como objectivos centrais adaptar, analisar a aplicabilidade e apreciar a utilidade de um conjunto de procedimentos de avaliao, ao contexto nacional e lngua portuguesa. Ao mesmo tempo efectua a recolha de dados preliminares para determinar a disperso da fluncia de leitura oral (em portugus) em alunos do segundo ano de escolaridade. Concretamente, definem-se como objectivos especficos do estudo: 1. Adaptar um conjunto de procedimentos de avaliao da fluncia de leitura oral, amplamente referidos na literatura internacional, para o contexto nacional; 2. Testar a aplicabilidade e utilidade, para o contexto nacional, dos diversos procedimentos de avaliao da fluncia de leitura oral desenvolvidos; 3. Determinar a disperso da fluncia de leitura oral para uma turma no final do segundo ano de escolaridade.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo

10

Mtodo Perspectiva global A primeira etapa do estudo consistiu na reviso de literatura sobre a temtica da fluncia de leitura oral, mais concretamente sobre a avaliao e o desenvolvimento da fluncia de leitura oral. Esta reviso permitiu desenvolver um conjunto de procedimentos e instrumentos para avaliar as variveis associadas a este mesmo conceito. A segunda etapa do estudo consistiu em encontrar uma escola que concordasse participar no estudo, o que envolveu vrios contactos e esclarecimentos com diversos tcnicos responsveis pela tomada deste tipo de decises. Aps os tcnicos responsveis da presente escola terem aceitado a realizao do estudo, tambm se obteve o consentimento da professora da turma, dos encarregados de educao dos alunos e dos prprios participantes. Esta etapa revelou-se deveras mais problemtica do que inicialmente se antecipava. A terceira etapa consistiu na aplicao dos instrumentos desenvolvidos aos participantes (alunos de uma turma do segundo ano de escolaridade e respectiva professora). A professora da turma participou no estudo preenchendo o questionrio que se apresenta em anexo (anexo II) e fornecendo os resultados escolares obtidos pelos participantes na disciplina de Portugus, no final do terceiro perodo. Os alunos participaram no estudo respondendo a questes sobre atitudes relativamente leitura, que se encontram no anexo III utilizando a escala de resposta que a se apresenta. Em seguida leram dois textos O Laranjal e O Palhao, textos da autoria de Matilde Rosa Arajo e que foram retirados de um livro de leitura do segundo ano de escolaridade. A natureza do estudo exigiu que as leituras fossem gravadas. Tal foi efectuado garantindo a confidencialidade dos dados e o conforto dos participantes. Na etapa da anlise de dados as leituras foram repetidamente analisadas relativamente a um conjunto de parmetros. Obtiveram-se para alm dos dados relativos leitura de cada aluno e da turma globalmente, dados de acordo intra-avaliador e interavaliador a propsito dos procedimentos desenvolvidos. Assim sendo, apresentar-se-o

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo

11

neste estudo, dados relativos avaliao dos procedimentos desenvolvidos, bem como dados de avaliao da leitura dos alunos.

Instrumentos
Como foi referido anteriormente, uma etapa importante desta investigao centrouse na construo e adaptao de instrumentos. Com base na reviso de literatura efectuada foram desenvolvidos instrumentos para apreciar as diferentes variveis em estudo (velocidade leitora; correco da leitura; e qualidade na leitura) e para efectuar uma caracterizao mais detalhada da amostra (resultados escolares dos alunos no final do terceiro perodo; recolha da opinio do professor relativamente leitura dos seus alunos; opinio do professor relativamente ao ensino da leitura; atitudes dos alunos perante a leitura). Descrevem-se em seguida os instrumentos desenvolvidos. I. Questionrio ao professor O questionrio ao professor (anexo II) foi construdo tendo como ponto de partida o trabalho de Gonalves, Tristo, Branco e Correia (2009a) e foi adaptado tendo em vista dois objectivos principais, por um lado, pretendeu-se recolher a opinio do professor relativamente a alguns aspectos relacionados com a leitura no geral (quando se diz de um aluno que ele l bem; quais as dificuldades de leitura que mais encontra; o que considera ideal ser feito na sala de aula para melhorar a leitura dos alunos), e por outro, pretendeu-se recolher dados complementares para ajudar a caracterizar a amostra, do ponto de vista do professor (avaliao global da leitura dos alunos numa escala de 5 pontos e aproveitamento a lngua portuguesa no final do terceiro perodo). Para a avaliao global da leitura escolheu-se uma escala de cinco pontos por ser uma escala de avaliao familiar aos professores. Considerou-se importante pedir esta avaliao global da leitura professora para existir uma medida independente da avaliao da leitura oral dos alunos, ainda que informal, por uma pessoa qualificada para o fazer (a professora acompanha os alunos em questo desde o primeiro ano). O aproveitamento a lngua portuguesa foi tambm recolhido como dado complementar de caracterizao da amostra.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo II. Questionrio de atitudes perante a leitura

12

O questionrio de atitudes perante a leitura composto por um conjunto de perguntas sobre atitudes relativamente leitura e pela respectiva escala de resposta. Estas perguntas e este modelo de resposta foram inspirados num formato sugerido no livro Avaliao Autntica (Condemarn & Medina, 2000); um formato idntico tambm sugerido por McKenna e Kear (1990) como forma de avaliar as atitudes dos estudantes relativamente leitura. Este questionrio consiste em cinco perguntas (anexo III) colocadas oralmente aos participantes, que do a sua resposta escolhendo uma de quatro formas grficas (anexo III) que pretendem representar diferentes atitudes (indo da figura feliz, para a contente, passando pela figura aborrecida, at figura zangada). Na seco da discusso reflecte-se sobre as caractersticas deste questionrio e sugerem-se aspectos relativos sua modificao e desenvolvimento. III. Procedimentos de avaliao da leitura oral 1. Escolha dos textos Tendo por referncia os procedimentos da avaliao com base no currculo (Deno, 2003; Rasinski &Padak, 2005) escolheram-se dois textos para os participantes lerem. Estes dois textos foram retirados de um livro de leitura do mesmo nvel de escolaridade dos participantes (portanto um livro de leitura do segundo ano de escolaridade) e diferente daquele que estavam a utilizar (Pinto & Carneiro, 1993). Os textos escolhidos so ambos da mesma autora, Matilde Rosa Arajo, uma autora recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, para o segundo ano do primeiro ciclo. Para apoiar a escolha dos textos foi tambm solicitada a opinio da professora da turma relativamente equivalncia entre os textos escolhidos e aqueles que habitualmente trabalha em sala de aula. A professora considerou que os textos eram similares a um texto que ela prpria escolheria para trabalhar com os seus alunos. Calculou-se ainda o ndice de legibilidade para cada um dos textos utilizando a frmula Flesch Reading Ease Formula criada por Rudolph Flesch em 1948. Esta frmula permite obter a facilidade de leitura (FL) de um texto considerando o comprimento mdio das frases (CMF) e o nmero mdio de slabas por palavra (NMSP) obtendo-se um valor que varia entre 0 e 100. Um resultado entre 90 e 100 considerado muito fcil; um

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo

13

resultado entre 80 e 89 considerado fcil; um resultado entre 70 e 79 considerado moderadamente fcil; um resultado entre 60 e 69 considerado um resultado mdio; entre 50 e 59 considera-se moderadamente difcil; entre 30 e 49 considera-se difcil e entre 29 e 0 considera-se um texto confuso. Apresenta-se em seguida a frmula: FL=206.853 (1.015 x CMF) (84.6 x NMSP) Aplicando a frmula acima descrita obteve-se o resultado de 40,29 para o texto O Palhao, o que situa este texto no nvel difcil, e um resultado de 34,01 para o texto O Laranjal, o que situa este texto no nvel difcil. No entanto ressalva-se que esta frmula e respectivos valores de referncia, foram desenvolvidos para a lngua inglesa, que tem caractersticas muito diferentes do portugus. Foi ainda assim utilizada a presente frmula por no ter sido possvel encontrar uma frmula e valores de referncia adequados ao portugus. No captulo dos estudos futuros esta questo novamente abordada, e salientada a necessidade de desenvolver frmulas e valores de referncia que permitam avaliar a legibilidade dos textos escritos em portugus. 2. Escala de leitura oral, ELO Para avaliar a qualidade da leitura criou-se a Escala de Leitura Oral, referida sumariamente como ELO (Gonalves, Tristo, Branco & Correia, 2009). Esta escala permite realizar uma avaliao informal da qualidade da leitura dos participantes relativamente a vrios aspectos, nomeadamente, expresso, volume, textura, fluxo e percurso. A ELO (anexo VI) resulta da adaptao de um modelo sugerido por Rasinski e seus colaboradores (Zutell & Rasinski, 1991; Rasinski & Padak, 2005). Dados relativos consistncia intra-avaliador e inter-avaliador so apresentados na seco dos resultados, mais frente so tambm discutidas as possibilidades de utilizao desta escala em diversos contextos e com diferentes objectivos. 3. Folha de cotao e auxiliar Com o intuito de apoiar o processo de cotao de leitura e de minimizar os erros decorrentes deste processo, desenvolveu-se uma folha de cotao (anexos VIII e IX) que permite resumir toda a informao no mesmo documento, facilitando os clculos e a recuperao da informao nas fases subsequentes do estudo. Estas folhas de cotao

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo

14

basearam-se no trabalho preliminar de adaptao de procedimentos de avaliao informal (Gonalves et al., 2009a). Para auxiliar o processo de cotao das leituras desenvolveu-se tambm um sumrio dos vrios aspectos a ter em conta (frmula de clculo das palavras correctamente lidas por minuto; frmula de clculo da percentagem de palavras correctamente lidas; parmetros da ELO; tipos de erros e respectivos cdigos). Neste documento (anexo VII) so ento definidos os tipos de erros de leitura considerados e os cdigos a colocar na folha de cotao (anexos VIII e IX) para cada erro. Para efectuar a categorizao dos erros tevese como base o trabalho de Johnson, Kress, & Pikulski (1990) e tambm as categorias de erros definidas em outras investigaes que utilizam esta metodologia (Welsch, 2007; Daly III et al, 2002). Deste modo foram consideradas as seguintes categorias de erros de leitura: pronncia incorrecta (quando a palavras pronunciada de forma errada, por exemplo pronunciar o c em tacto); substituio de palavras (quando uma palavra substituda por outra, por exemplo em alegres ler alegria); substituio de letras (quando uma letra substituda por outra, por exemplo em veio ler vejo); inverses (quando trocada a ordem das letras na palavra, por exemplo ler prefume em vez de perfume); omisses (quando uma ou mais letras, ou at palavras, so omitidas), adies (quando so adicionadas letras ou palavras que no constam no texto, por exemplo em sonhava ler sonhavam); repeties (quando uma palavras ou um conjunto de palavras so repetidas); pausas ou interrupes (quando acontece uma pausa ou interrupo superior a trs segundos). A tabela 1 sumaria esta informao. Como palavras correctamente lidas consideraram-se palavras que chegaram a ser lidas de forma correcta, ou seja, se o participante cometeu um erro e o corrigiu, essa palavra foi considerada como correctamente lida.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo

15

Apresenta-se em seguida a tabela com a descrio das categorias de erro consideradas no estudo.
Tabela 1 Categorias de erros de leitura considerados Cdigo PI SP SL IN OM AD RE PA Descrio Pronncia incorrecta Substituio de palavras Substituio de letras Inverses (da ordem das letras) Omisses (de letras ou palavras) Adies (de letras ou palavras) Repeties Exemplo Pronunciar o c em olfacto. Em alegres ler alegria. Em veio ler vejo. Em perfume ler prefume. Em como ler com. Em sonhava ler sonhavam. Ler duas vezes a mesma palavra ou conjunto de palavras.

Pausas e interrupes superiores Parar de ler durante mais de 3 segundos. a 3 segundos

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo Participantes

16

O presente estudo contou com a participao de 21 alunos de uma turma de segundo ano do ensino bsico de uma escola pblica do conselho de Sintra e da sua respectiva professora. Para a participao dos alunos foi obtido o consentimento informado dos encarregados de educao e tambm se perguntou individualmente, a cada um dos participantes (aps explicao sobre a natureza das tarefas que seriam solicitadas) se aceitava participar no estudo. A tabela 2 resume vrios dados relativamente caracterizao dos participantes, salienta-se que a turma que participou no estudo maioritariamente constituda por alunos do sexo masculino (76,2% da amostra); que os alunos tm entre 7 e 9 anos de idade; que 52,4% dos alunos obtiveram a classificao de Bom a lngua portuguesa; e que a professora considera que 90,5% dos seus alunos so leitores na mdia ou acima da mdia em termos de avaliao global da leitura. A acrescentar informao referida na tabela 2 refere-se tambm que dois dos participantes apresentavam necessidades educativas especiais, um devido a o Portugus ser a sua segunda lngua e outro devido a um problema de sade que causou atrasos na aquisio da linguagem. Dos 21 participantes 20 eram naturais de Portugal e um da Romnia. Apresenta-se em seguida a tabela com a descrio das principais caractersticas dos participantes.
Tabela 2 Descrio dos participantes Caractersticas dos Participantes Sexo Feminino Masculino Idade 7 anos 8 anos 9 anos 13 7 1 61,9 % 33,3 % 4,8 % 5 16 23,8 % 76,2 % Frequncia Percentagem

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo
Nota a lngua portuguesa no final do 3 perodo No satisfaz Satisfaz pouco Satisfaz Bom Muito bom Avaliao global da leitura pela professora1 1 (Mau leitor) 2 3 4 5 (Bom leitor)
1

17

0 1 3 11 6

0% 4,8 % 14,3 % 52,4 % 28,6 %

1 1 6 8 5

4,8 % 4,8 % 28,6 % 38,1 % 23,8 %

Refere-se ao questionrio preenchido pela professora (anexo II).

Procedimentos Para possibilitar o prosseguimento do estudo obteve-se o consentimento informado da escola e dos encarregados de educao, apresenta-se no anexo I a informao fornecida a estes agentes. O primeiro passo na recolha de dados consistiu na aplicao do questionrio professora. Este questionrio permitiu obter dados quanto opinio da professora relativamente aos aspectos essenciais do que constitui um bom leitor, sobre as dificuldades de leitura que mais frequentemente encontra e tambm sobre o tipo de interveno que considera adequado realizar em sala de aula para que os alunos melhorem na leitura; permitiu ainda recolher dados sobre a opinio da professora relativamente avaliao global que faz da leitura dos seus alunos (numa escala de Likert onde 1 significa mau leitor e 5 significa bom leitor), foram ainda recolhidos dados sobre o aproveitamento dos alunos da turma a lngua portuguesa.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo

18

A recolha de dados de avaliao da leitura oral dos alunos decorreu durante o horrio de aulas. Cada participante foi chamado para uma sala parte (com condies de privacidade, boa iluminao e baixo nvel de rudo) da sala onde decorriam as aulas, sendo cada aluno observado individualmente, durante cerca de 15 minutos. Em todas as avaliaes iniciou-se a abordagem explicando as tarefas que iriam ser pedidas, tambm se informou que a leitura iria ser gravada, garantiu-se a confidencialidade dos dados e perguntou-se se concordava participar, ao que todos os alunos assentiram. A primeira tarefa a ser solicitada foi a resposta ao questionrio de atitudes relativamente leitura (anexo III). Explicou-se a escala de resposta aos participantes, as perguntas foram colocadas oralmente e os participantes responderam apontando para uma das figuras da escala de resposta. Seguidamente solicitou-se a cada participante que lesse os dois textos seleccionados O Palhao e O Laranjal. Para evitar efeitos de cansao ou de facilitao para um dos textos e no outro, entre cada aplicao a ordem dos textos foi alterada. As leituras foram cronometradas e os erros de leitura foram assinalados pela experimentadora numa cpia do texto. Agradeceu-se a participao de cada aluno. Iniciou-se a fase de anlise de dados pela anlise de contedo s respostas da professora s trs questes do questionrio. Para tal comeou-se por dividir o texto das diferentes respostas em unidades de significado, em seguida agruparam-se as unidades em subcategorias e posteriormente em categorias. Prosseguiu-se para a anlise das leituras onde os principais parmetros considerados foram: velocidade de leitura; correco na leitura; e qualidade da leitura (avaliada atravs da Escala de Leitura Oral, desenvolvida por Gonalves et al, 2009). Para proceder cotao das leituras dos participantes recorreu-se s gravaes efectuadas, a um cronmetro, folha de cotao, ao auxiliar de cotao, escala de leitura oral e a uma calculadora. As leituras foram ento ouvidas com headfones e cronometradas, realizando-se os seguintes passos na cotao: registo do tempo total de leitura em segundos; contagem das palavras correctamente lidas; contagem e categorizao dos erros de leitura; avaliao da qualidade de leitura atravs da ELO; clculo das palavras correctamente lidas por minuto; e clculo da percentagem de palavras correctamente lidas.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Mtodo

19

Chegados a este ponto, refere-se que os juzes consideraram necessrio ouvir cada leitura pelo menos trs vezes para completar as diferentes tarefas de avaliao da leitura exigidas. Para determinar a velocidade de leitura calculou-se o nmero de palavras correctamente lidas por minuto, efectuando uma converso entre o tempo total de leitura e o nmero de palavras correctamente lidas para um minuto de leitura. Para determinar a correco na leitura calculou-se a percentagem de palavras correctamente lidas, fazendo uma proporo entre o total de palavras correctamente lidas e o total de palavras do texto. Para determinar a qualidade da leitura utilizou-se a Escala de Leitura Oral, anteriormente citada, que pode ser consultada no anexo VI. Para permitir analisar os dados com mais segurana foram tambm estudadas a consistncia intra-avaliador e inter-avaliador para os vrios procedimentos de avaliao da leitura empregues. Para a anlise intra-avaliador o juiz A realizou duas vezes a cotao das leituras com um espaamento de trs semanas entre cada cotao, essas cotaes foram ento correlacionadas (para correlacionar os dados relativos qualidade de leitura utilizouse o coeficiente de correlao ordinal de Spearman e para correlacionar os valores de velocidade de leitura e de correco na leitura utilizou-se o coeficiente de correlao de Pearson). Para a anlise inter-avaliador foi solicitada a colaborao de outro juiz (juiz B) que realizou uma cotao independente das leituras, utilizando os mesmos procedimentos; posteriormente os dados dos dois juzes foram correlacionados (os coeficientes de correlao foram escolhidos da mesma forma que para a anlise intra-avaliador). Para verificao da consistncia das medidas foram ainda correlacionados os resultados obtidos pelos participantes nos dois textos que leram.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados

20

Resultados Apresentam-se em seguida os resultados obtidos relativamente s vrias anlises efectuadas. Em primeiro lugar apresentam-se os dados recolhidos atravs de questionrio: resultados do questionrio professora e resultados do questionrio aplicado individualmente aos alunos. Em seguida, apresentam-se os resultados relativos preciso, estes resultados contribuem para esclarecer sobre o grau de segurana com se que podem interpretar os resultados da avaliao da leitura oral. Depois apresentam-se os resultados de disperso da turma quanto s variveis analisadas, a propsito da avaliao da leitura oral. Por fim, apresentam-se os dados relativamente associao entre as variveis. 1. Questionrio ao professor Relativamente ao questionrio preenchido pela professora, os dados referentes aos alunos foram apresentados na seco dos participantes, por se considerar que se encontram a melhor enquadrados; os dados referentes opinio da professora so apresentados em seguida. No que se refere questo 1 Na sua opinio quando se diz de um aluno que ele l bem? foi possvel identificar, atravs da anlise de contedo, trs categorias: fluncia (indicador: Quando l fluentemente), expressividade (indicador: com expressividade) e compreenso (indicador: fundamental que compreenda o que l). A categoria fluncia foi referida duas vezes e as restantes uma vez. Na questo 2 Tendo em conta a sua prtica, quais so as dificuldades de leitura que mais encontra? foi possvel identificar duas categorias: contacto com material escrito (indicador: no tiveram contacto com livros) e conscincia fonolgica (indicador: no tiveram um treino da conscincia fonolgica). A categoria contacto com material escrito foi referida duas vezes e a categoria conscincia fonolgica foi referida uma vez. Para a questo 3 Pessoalmente, o que considera ideal fazer, na sala de aula, para os alunos melhorarem a sua leitura? foram identificadas quatro categorias: atitude relativamente leitura (indicador: Em primeiro lugar, fundamental que os alunos ganhem gosto pela leitura), diversidade dos textos (indicador: Para isso importante que contactem com diferentes tipos

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados

21

de escrita), aprendizagem por modelagem (indicador: e que, numa fase inicial, vejam o professor ler), e conscincia fonolgica (indicador: o treino da conscincia fonolgica.). A categoria atitude relativamente leitura foi referida duas vezes, a categoria diversidade dos textos foi referida trs vezes, a categoria aprendizagem por modelagem foi referida duas vezes e a categoria conscincia fonolgica foi referida uma vez. 2. Questionrio de atitudes perante a leitura A tabela 3 apresenta os resultados de disperso dos alunos relativamente ao questionrio de atitudes perante a leitura, no geral, pode afirmar-se que os alunos tendem a escolher mais as formas grficas feliz e contente.
Tabela 3 Questionrio de atitudes relativamente leitura Itens Como te sentes quando te oferecem um livro de presente? Feliz Contente Aborrecido Zangado 19 2 0 0 0% 0% Achas que vais gostar de ler quando fores maior? Feliz Contente Aborrecido Zangado Como te sentes quando vais a uma livraria? Feliz Contente Aborrecido 6 9 5 28,6 % 42,9 % 23,8 % 9 10 2 0 42,9 % 47,6 % 9,5 % 0% 90,5 % 9,5 % Frequncia Percentagem

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados
Zangado Como te sentes quando te lem uma histria? Feliz Contente Aborrecido Zangado Quando vais a casa dos amigos gostas de ler os livros deles? Feliz Contente Aborrecido Zangado 11 7 3 0 0% Totais (de 4 a 20) 13 15 16 17 18 19 1 3 4 4 5 4 4,8 % 14,3 % 19,0 % 19,0 % 23,8 % 19,0% 52,4 % 33,3 % 14,3 % 11 7 2 1 52,4 % 33,3 % 9,5 % 4,8 % 1 4,8 %

22

Refere-se ainda que se calculou o alpha de Cronbach para este questionrio obtendo-se o valor de 0,064. Na discusso este resultado analisado e so feitas sugestes sobre a alterao do questionrio. 3. Preciso intra-avaliador Relativamente concordncia intra-avaliador os resultados das duas anlises das palavras correctamente lidas por minuto (velocidade de leitura) efectuadas pelo mesmo juiz com um espaamento de cerca de trs semanas, apresentam uma correlao de .999

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados

23

significativa a 0.01, tanto para o texto O Palhao como para o texto O Laranjal. Relativamente varivel de correco na leitura (percentagem de palavras correctamente lidas) encontrou-se entre a primeira e a segunda anlise pelo mesmo juiz para o texto O Palhao uma correlao de .956 (significativa a 0.01), e para o texto O Laranjal uma correlao de .972 (significativa para a 0.01). Relativamente varivel de qualidade na leitura (medida pela escala de leitura oral) as cotaes do mesmo juiz em momentos diferentes obtiveram uma correlao de .925 (significativa a 0.01) para o texto O Palhao e uma correlao de .928 (significativa a 0.01) para o texto O Laranjal. A tabela 4 sumaria estes resultados.
Tabela 4 Preciso intra-avaliador Variveis em estudo Velocidade de leitura Correco na leitura Qualidade de leitura Texto O Palhao .999** .956** .925** Texto O Laranjal .999** .972** .928**

**. a correlao significativa ao nvel de 0.01 (bilateral)

4. Preciso inter-avaliador Quanto concordncia inter-avaliador, as duas anlises das palavras correctamente lidas por minuto (velocidade de leitura) de dois juzes diferentes obtiveram uma correlao de .999 (significativa a 0.01) para o texto O Palhao e uma correlao de .989 (significativa a 0.01) para o texto O Laranjal. Relativamente varivel de correco na leitura (percentagem de palavras correctamente lidas) avaliada por dois juzes diferentes obteve-se uma correlao de .931 (significativa a 0.01) para o texto O Palhao e de .968 (significativa a 0.01) para o texto O Laranjal. Relativamente varivel de qualidade na leitura (avaliada atravs da escala de leitura oral) as cotaes de dois juzes diferentes obtiveram uma correlao de .836 (significativa a 0.05) para o texto O Palhao e uma correlao de .925 (significativa a 0.01) para o texto O Laranjal. A tabela 5 sumaria estes resultados.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados
Tabela 5 Preciso inter-avaliador Variveis em estudo Velocidade de leitura Correco na leitura Qualidade de leitura Texto O Palhao .999** .931** .836* Texto O Laranjal .989** .968** .925**

24

*. a correlao significativa ao nvel de 0.05 (bilateral) **. a correlao significativa ao nvel de 0.01 (bilateral)

5. Preciso utilizando formas paralelas Verificou-se ainda que os resultados dos participantes nas duas leituras se correlacionaram significativamente (a 0.01) relativamente velocidade de leitura (correlao de .949); correco na leitura (correlao de .654) e qualidade de leitura (correlao de .906). 6. Homogeneidade da Escala de Leitura Oral Com o objectivo de contribuir para a analise da homogeneidade da Escala de Leitura Oral desenvolvida foram calculados os alphas de Cronbach globais para os resultados das duas aplicaes, tendo-se obtido um alpha de .906 para as aplicaes relativas ao texto O Palhao e um alpha de .916 para as aplicaes relativas ao texto O Laranjal. A tabela 6 sumaria esta informao.
Tabela 6 Alphas de Cronbach para a ELO Texto O Palhao Alpha de Cronbach .906 Texto O Laranjal .916

No sentido de analisar detalhadamente o comportamento dos diferentes itens da ELO na sua relao com o resultado total calculou-se a correlao entre o item e o total sem item, foram ainda calculados os alphas de Cronbach sem o item. Os resultados sugerem que o item Volume o que apresenta uma correlao mais baixa com o resultado total, sugerem tambm um aumento do alpha de Cronbach caso este item seja eliminado,

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados

25

verificando-se esta situao para os dois textos. A tabela 7 permite detalhar esta informao.
Tabela 7 Correlao item/total sem item. Alpha de Cronbach sem o item. Correlao item total sem item .822 .542 .860 .822 .913 .892 .538 .864 .899 .875

Alpha de Cronbach
(sem o item) .874 .932 .870 .878 .851 .875 .949 .882 .874 .878

Itens Expresso (O Palhao) Volume (O Palhao) Textura (O Palhao) Fluxo (O Palhao) Percurso (O Palhao) Expresso (O Laranjal) Volume (O Laranjal) Textura (O Laranjal) Fluxo (O Laranjal) Percurso (O Laranjal)

7. Disperso relativamente velocidade de leitura No que se refere disperso da turma quanto varivel velocidade de leitura (media pelas palavras correctamente lidas por minuto) para o texto O Palhao obteve-se uma mdia de 54,29 (desvio-padro de 18,7) valor mnimo de 14 e mximo de 86. Para o texto O Laranjal obteve-se uma mdia de 52,19 (desvio-padro de 20,6) valor mnimo de 11 e mximo de 85. Refere-se ainda que nos dois textos os trs alunos com os resultados mais baixos so os mesmos (caso 9, 13 e 7). A tabela 8 pormenoriza esta informao.
Tabela 8 Disperso da turma quanto velocidade de leitura Mdia Texto O Palhao Texto O Laranjal 54,29 52,19 Desvio-padro 18,7 20,6 Mediana 57 50 Mnimo 14 11 Mximo 86 85

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados 8. Disperso relativamente correco na leitura

26

Relativamente disperso da turma quanto varivel de correco na leitura (medida atravs da percentagem de palavras correctamente lidas) para o texto O Palhao obteve-se uma mdia nos 96,8% de correco na leitura (desvio-padro de 2,7) sendo o valor mnimo de 91% e o valor mximo de 100% (com trs alunos a obterem o valor mximo). Para o texto O Laranjal obteve-se uma mdia de 95,6% de correco na leitura (desvio-padro de 4,9) sendo o valor mnimo de 81,7% e o valor mximo de 99,2 (com quatro alunos a obterem o valor mximo). Salienta-se que para os dois textos os trs participantes com os piores resultados foram os mesmos (casos 9, 13 e 2). Na tabela 9 possvel consultar estes resultados.
Tabela 9 Disperso da turma quanto correco na leitura Mdia Texto O Palhao Texto O Laranjal 96,8% 95,5% Desvio-padro 2,7% 4,9% Mediana 97,6% 96,8% Mnimo 91% 81,7% Mximo 100% 99,2%

9. Disperso relativamente qualidade na leitura Quanto disperso da turma relativamente Escala de Leitura Oral (na qual os valores variam entre 4 e 20), para o texto O Palhao a mdia foi de 13,3 (desvio-padro de 3,8) e a mediana de 14; o valor mnimo observado foi 7 e o mximo 19. Para o texto O Laranjal a mdia foi de 13,1 (desvio-padro de 3,8) sendo a mediana 12; o valor mnimo observado foi 7 e o mximo 20. Salienta-se que os participantes que obtiveram o valor mnimo e mximo foram os mesmos para os dois textos (o caso 9 obteve o valor mnimo para os dois textos e o caso 12 obteve o valor mximo para os dois textos). A tabela 10 possibilita analisar esta informao.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados
Tabela 10 Disperso da turma quanto qualidade de leitura (o total ELO varia entre 4 e 20) Mdia Texto O Palhao Texto O Laranjal 13,3 13,1 Desvio-padro 3,8 3,8 Mediana 14 12 Mnimo 7 7 Mximo 19 20

27

10. Correlao entre as variveis velocidade, correco e qualidade No sentido de verificar o grau de associao entre as principais variveis do estudo, que se referem avaliao da leitura, calculou-se a correlao entre os resultados de cada varivel, para cada um dos textos. Pode verificar-se nas tabelas 11 e 12 que as variveis que mostram uma maior associao entre si so a velocidade e a qualidade na leitura.
Tabela 11 Correlao entre velocidade, correco e qualidade para o texto O Palhao Velocidade Velocidade Correco Qualidade __ .42 .78** __ .59** __ Correco Qualidade

**. a correlao significativa ao nvel de 0.01 (bilateral)

Tabela 12 Correlao entre velocidade, correco e qualidade para o texto O Laranjal Velocidade Velocidade Correco Qualidade __ .54* .83** __ .53** __ Correco Qualidade

*. a correlao significativa ao nvel de 0.05 (bilateral) **. a correlao significativa ao nvel de 0.01 (bilateral)

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Resultados

28

11. Correlao entre as varveis de avaliao da leitura e o aproveitamento a lngua portuguesa e a avaliao global da leitura pela professora No sentido de contribuir para a anlise da validade das medidas, efectuou-se a correlao entre os resultados das diferentes medidas de avaliao da leitura consideradas no estudo (qualidade, velocidade e correco) com dois critrios obtidos de forma independente: o aproveitamento a lngua portuguesa no final do terceiro perodo e a avaliao global da leitura (referente ao questionrio preenchido pela professora, anexo II). Verificou-se tambm a correlao entre os dois critrios escolhidos. Verificou-se que a avaliao global da leitura pela professora se correlaciona significativamente (a 0.01) com as medidas de qualidade da leitura (correlao de .616 para o texto O Palhao e de .650 para o texto O Laranjal) e com as medidas de velocidade na leitura (correlao de .662 para o texto O Palhao e de .742 para o texto O Laranjal). Verificou-se ainda que as variveis aproveitamento a lngua portuguesa e avaliao global da leitura se correlacionam significativamente (correlao de .668 significativa a 0.01). A tabela 13 sumaria estes resultados.
Tabela 13 Correlao entre o aproveitamento a lngua portuguesa, avaliao global da leitura e qualidade (total ELO), velocidade e correco na leitura Aproveitamento1 Av. global da leitura Qualidade O Palhao Qualidade O Laranjal Velocidade O Palhao Velocidade O Laranjal Correco O Palhao Correco O Laranjal .668** .409 .385 .314 .355 .497* .240 Av. global da leitura2 __ .616** .650** .662** .742** .462* .457*

*. a correlao significativa ao nvel de 0.05 (bilateral) **. a correlao significativa ao nvel de 0.01 (bilateral) 1. Refere-se ao aproveitamento a lngua portuguesa no final do 3 perodo 2. Refere-se ao questionrio preenchido pela professora (anexo II)

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Discusso

29

Discusso O principal objectivo deste estudo foi testar a aplicabilidade e utilidade do conjunto de instrumentos de avaliao da fluncia de leitura oral adaptados. Considera-se que os instrumentos adaptados revelaram um grau de aplicabilidade favorvel uma vez que rapidamente os utilizadores se acomodaram sua utilizao e foram ficando mais proficientes, considera-se ainda que para profissionais menos especializados os procedimentos podem ser simplificados. Relativamente utilidade dos procedimentos de avaliao empregues no presente estudo considera-se que os dados que se obtm atravs desta metodologia tm a capacidade de sugerir direces a seguir na interveno psicoeducacional e na instruo. Um dado que tambm contribui para a anlise da utilidade destas medidas obtidas a correlao dos dados com a classificao atribuda pela professora, este dado detalhado mais frente nesta discusso. Embora estes dados se revelem favorveis, e vo ao encontro das concluses de Bradley-Klug, Shapiro, Lutz, & DuPaul, (1998) e de Fuchs et al. (2001), so considerados insuficientes e por isso refere-se a necessidade da realizao de mais estudos nesta rea. Relativamente preciso dos dados que se podem obter atravs dos procedimentos de avaliao em anlise, salientam-se os bons resultados obtidos para a preciso intraavaliador e inter-avaliador. Considera-se que os resultados obtidos ao nvel da correlao, para as trs principais variveis em estudo velocidade de leitura, correco na leitura e qualidade na leitura entre o mesmo juiz (nunca inferiores a .925) e entre juzes diferentes (nunca inferiores a .836) expressam a preciso das medidas que se podem obter atravs dos procedimentos sugeridos no presente estudo. Considera-se ainda que estes resultados poderiam ser melhores caso tivesse havido mais tempo e disponibilidade para a formao dos juzes. A medida que revelou a maior preciso foi a velocidade de leitura (.999 para a preciso intra-avaliador e .989 para a preciso inter-avaliador), este resultado congruente com os resultados citados na reviso de literatura efectuada por Fuchs e seus colaboradores (2001) e reiterada em Madelaine e Wheldall (2004). Ainda assim, recomenda-se alguma

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Discusso

30

prudncia na interpretao deste resultado, devido s caractersticas da amostra com que se trabalhou no presente estudo. Sublinham-se ainda os resultados de preciso intra-avaliador e inter-avaliador para a medida de qualidade na leitura, avaliada atravs da ELO. Sendo esta medida a que mais depende do julgamento do juiz pode parecer, menos precisa partida, no entanto consegue, obter bons resultados ao nvel da preciso. Este resultado congruente com os dados obtidos por Zutell (1988b, citado por Zutell & Rasinski, 2001), que indica que foi possvel obter uma correlao de .99 entre as classificaes de juzes treinados na aplicao de uma escala de avaliao de qualidade da leitura oral, semelhante que se utilizou neste estudo. Considera-se que no presente estudo, os resultados poderiam ser melhores, caso se tivesse investido mais na formao dos juzes para a aplicao da ELO. No entanto, o facto de mesmo com reduzida formao, se ter obtido este resultado revelador da sua facilidade de utilizao com um nvel de preciso aceitvel, o que uma boa notcia para profissionais pouco experientes na sua utilizao. Ainda relativamente Escala de Leitura Oral tambm se consideram favorveis os resultados obtidos ao nvel da homogeneidade, prximos de .91 para ambos os textos. Estes resultados vm acrescentar mais um argumento para a utilizao da escala. Os resultados da correlao entre o item e o total ELO sem o item e os resultados do alpha de Cronbach sem o item, sugerem que para aumentar a homogeneidade este item deveria ser eliminado. Pensa-se que tal resultado pode dever-se ao facto de a avaliao ter ocorrido no contexto de um para um onde o volume da leitura menos importante do que num contexto de leitura em sala de aula para mltiplos ouvintes. Outra caracterstica que se refere para a ELO a sua capacidade de ajudar o aplicador a perceber quais so os aspectos especficos da qualidade na leitura que determinado aluno necessita de treinar mais, posteriormente possvel utilizar estes dados para seleccionar objectivos educativos e desenhar uma interveno psico-educacional adequada s necessidades do aluno. Relativamente correlao entre formas paralelas interessante salientar que os valores mais elevados de correlao se verificaram para as variveis velocidade de leitura e qualidade na leitura. Quanto varivel correco na leitura, parece ter sido a mais afectada pela diferena entre os textos. Este resultado tende a indicar que para avaliar a correco na

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Discusso

31

leitura particularmente importante garantir a equivalncia entre os textos; ao invs, para as variveis velocidade de leitura e qualidade na leitura, tal menos importante. Chegados a este ponto importante ter em conta que os dois textos utilizados no estudo no so 100% equivalentes nem quanto ao nmero total de palavras nem quanto ao ndice de legibilidade, tendo o texto O Laranjal um ndice de legibilidade mais baixo; este um aspecto que desejvel melhorar em estudos futuros. Considera-se particularmente pertinente estudar estratgias que permitam garantir a equivalncia entre textos e analisar, para a lngua portuguesa, as frmulas adequadas para calcular a legibilidade dos textos. Outro objectivo importante deste estudo foi determinar os valores de disperso da turma analisada no que se refere velocidade mdia de leitura, reporta-se que os valores obtidos nos dois textos (54,29 e 52,19 palavras correctamente lidas por minuto) ficaram abaixo dos valores mdios referidos para o final do segundo ano de escolaridade por estudos realizados noutros pases. Para o final do segundo ano de escolaridade para os Estados Unidos da Amrica a mdia das palavras correctamente lidas por minuto situa-se nas 89 palavras (Hasbrouck & Tindal, 2006), para a Espanha a mdia situa-se nas 75 palavras por minuto (Pia, 2003). No Peru, foi definido como meta a atingir no final do segundo ano de escolaridade as 60 palavras correctamente lidas por minuto (Abadzi et al, 2005), no Chile o Ministrio da Educao definiu o objectivo de 64 palavras correctamente lidas por minuto (Abadzi et al, 2005) para o mesmo perodo lectivo. Estas comparaes devem, no entanto, ser encaradas com muita precauo, por um lado, por se tratar de lnguas e de contextos diferentes, por outro, no possvel excluir a hiptese de o nvel de dificuldade dos textos escolhidos para o presente estudo poder estar a influenciar os resultados, sendo a escolha de textos com um nvel de facilidade superior uma questo que deve ser aprimorada em estudos futuros. Chegados a este ponto refere-se que no se comparam os resultados obtidos com dados nacionais por no ter sido possvel encontrar estudos nacionais que estabeleam normas de velocidade leitora de textos para Portugal. Tambm no se encontraram resultados relativos a outros pases falantes da lngua portuguesa. Neste sentido, considerase importante a realizao de um estudo normativo que permita estabelecer normas portuguesas de velocidade de leitura oral para os diferentes anos de escolaridade.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Discusso

32

Ainda relativamente disperso da velocidade de leitura na turma, considera-se importante referir a grande heterogeneidade encontrada, no texto O Palhao a diferena entre o valor mximo e mnimo de palavras correctamente lidas por minuto foi de 75 e no texto O Laranjal a diferena foi de 74. Este dado particularmente preocupante uma vez que significa que a professora tem de lidar na mesma sala de aula com alunos que esto a ler a nveis completamente diferentes, tal exige o desenvolvimento de estratgias de ensino especficas; no captulo das implicaes psico-pedaggicas discutida em maior pormenor esta questo. No que se refere disperso da varivel correco na leitura, as mdias obtidas situam-se, para o texto O Palhao no nvel de independncia e para o texto O Laranjal situam-se no nvel de instruo segundo a definio de Rasinski (1999, 2003, 2004). Segundo esta definio os leitores que se situam no nvel de independncia (ler entre 97 e 100% das palavras correctamente) so capazes de ler os textos de dificuldade adequada ao seu nvel de escolaridade sem necessitar de ajuda, os leitores que se situam no nvel de instruo (ler entre 90 e 96% das palavras correctamente) so capazes de ler os textos necessitando do apoio pontual fornecido pelo professor, os leitores que se situam no nvel de frustrao (ler correctamente 90% ou menos das palavras do texto) consideram os textos do seu nvel de escolaridade demasiado difceis de ler, mesmo com ajuda. Salienta-se que na amostra observada existem tambm alunos que revelam situar-se no nvel de frustrao, portanto todos os nveis coexistem no dia-a-dia da turma. Relativamente disperso observada para a varivel qualidade na leitura salienta-se a existncia de grande heterogeneidade entre as leituras dos vrios participantes, com diferenas de 12 ou mais pontos na escala ELO, este resultado sugere a necessidade de os estudantes com valores mais baixos poderem beneficiar de treino ao nvel da expressividade e de outros aspectos que contribuem para o desenvolvimento da qualidade na leitura. No captulo das implicaes psico-pedaggicas so discutidas algumas estratgias de interveno neste sentido. Quanto associao entre as variveis em estudo verificou-se uma forte correlao entre os resultados relativos velocidade de leitura e qualidade na leitura, considera-se que este resultado tem sentido uma vez que uma leitura demasiado rpida ou demasiado lenta interfere com a qualidade percebida de uma leitura. No que se refere correlao

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Discusso

33

menos expressiva encontrada entre a correco na leitura e as outras variveis, considera-se que um resultado que vai contra o esperado, desta forma pensa-se que para esclarecer esta questo so necessrios estudos complementares. Outra anlise que se procurou fazer foi a correlao entre as medidas obtidas atravs dos procedimentos de avaliao da fluncia de leitura oral desenvolvidos e medidas obtidas de forma independente, nomeadamente o aproveitamento a lngua portuguesa no final do terceiro perodo e a avaliao global da leitura pela professora numa escala de cinco pontos. Em primeiro lugar verificou-se que as duas medidas obtidas de forma independente se correlacionam entre si, o que pode significar que a apreciao que a professora faz da leitura oral dos seus alunos contribui significativamente (a 0.01) para a atribuio da nota a lngua portuguesa. Foi interessante verificar que a avaliao global da leitura efectuada pela professora se correlacionou significativamente (a 0.01) com as medidas de qualidade na leitura e de velocidade de leitura, considera-se que este dado constitui um argumento a valor da validade das medidas. Este dado congruente com os dados de Beneny, Eckert, Montarello & Storie (2008) e de Feinberg & Shapiro (2003). Relativamente aos dados qualitativos de anlise de contedo das respostas da professora considera-se particularmente relevante o facto de a professora ter referido o termo fluncia nas suas respostas e tambm a importncia atribuda expressividade da leitura. No sendo o principal objectivo deste estudo, pretendeu-se tambm obter dados relativos atitude dos participantes perante a leitura, considera-se que as cinco perguntas, adaptadas a partir de Condemarn e Medina (2005), s quais se chamou questionrio de atitudes relativamente leitura so apenas uma forma qualitativa de tentar avaliar as atitudes dos participantes relativamente leitura. Devido aos limites restritos de tempo que se impuseram na realizao da presente dissertao no foi possvel aprimorar esta forma de avaliao. O alfa de Cronbach obtido sugere que no possvel interpretar os dados recolhidos com confiana. No entanto, os dados obtidos por McKenna e Kear (1990) sugerem que possvel construir um questionrio deste tipo que releve indicadores de preciso favorveis sua utilizao. Neste sentido salienta-se a necessidade de reviso do questionrio. Pensa-se sobretudo que desejvel construir uma grande pule de itens, com base no trabalho anteriormente citado e

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Discusso

34

realizar posteriormente aplicaes a grandes amostras seguidas de um trabalho de anlise de itens e de anlise factorial. Em suma, no que se refere aos principais objectivos do estudo, embora os resultados referidos se revelem promissores quando preciso das medidas que permitem obter, e embora sejam congruentes com vrios estudos internacionais, recomendada prudncia na sua interpretao, uma vez que a amostra em causa no apresenta as caractersticas necessrias generalizao dos resultados. No entanto pelas caractersticas evidenciadas, considera-se que os resultados do presente estudo incentivam a continuao da investigao nesta rea.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Estudos Complementares

35

Estudos complementares Em primeiro lugar considera-se importante a realizao de um estudo normativo, para a populao portuguesa, relativamente sobretudo varivel de velocidade de leitura, pensa-se que este estudo dever contemplar os vrios anos de escolaridade obrigatria e idealmente referir resultados ao longo do ano lectivo (incio do ano lectivo, meio e final). Um estudo deste gnero traria vrias vantagens, se por um lado permitiria obter dados fiveis sobre o desempenho na leitura dos estudantes, por outro lado permitiria operacionalizar claramente objectivos. A existncia destas normas permitiria tambm informar a interveno de psiclogos, professores, terapeutas da fala, entre outros tcnicos. Considera-se ainda muito importante o desenvolvimento de frmulas para a avaliao da legibilidade dos textos, adaptadas lngua portuguesa. Estas frmulas permitiriam definir objectivamente o grau de facilidade com que um texto lido, e pensa-se que seriam um instrumento deveras til para a prtica de professores e psiclogos. Salientase ainda que um instrumento deste tipo pode representar uma mais-valia no s na rea da educao mas tambm em outras reas em que se pretenda comunicar de forma eficaz uma mensagem, como por exemplo o caso do marketing. Outra questo que se considera particularmente importante desenvolver em estudos futuros relativa ao estabelecimento de estratgias que permitam uma determinao, mais criteriosa, do nvel de escolaridade para o qual os textos se destinam. Um estudo destes traria vantagens tanto para psiclogos e educadores como para as empresas responsveis pela concepo dos manuais escolares e de apoio educativo. Fuchs e colaboradores (2001) referem que a velocidade de leitura oral, medida pelas palavras correctamente lidas por minuto, apresenta uma correlao muito elevada com testes padronizados de compreenso da leitura, considera-se que este dado interessante e contribui para o estabelecimento da validade da medida enquanto indicador de competncia global de leitura. Neste sentido considera-se pertinente realizar um estudo que examine a correlao entre os testes padronizados de leitura existentes para a populao portuguesa (incluindo os testes que avaliam a compreenso da leitura) e as medidas apresentadas neste estudo, nomeadamente a velocidade de leitura, a correco na leitura e a

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Estudos Complementares

36

qualidade da leitura. Idealmente este estudo comportaria uma amostra representativa que permitiria generalizar os resultados; desta forma possibilitaria tambm esclarecer sobre a fora da correlao entre a correco na leitura e as outras variveis em estudo. Outros estudos que se consideram particularmente interessantes e teis para a interveno dos tcnicos desta rea, so estudos sobre a eficcia de estratgias inovadoras de desenvolvimento da fluncia de leitura. A ttulo de exemplo citam-se os trabalhos de Welsch (2007) e de Greenberg, Buggey & Bond (2002). Enquanto que Welsch (2007) desenvolve uma metodologia de interveno centrada na ideia de que todos os estudantes so pessoas diferentes e que pelas suas caractersticas particulares podem beneficiar mais de determinada estratgia (ou combinao de estratgias) de interveno; Greenberg e colaboradores (2002) aliam as novas tecnologias, a auto-confiana e a auto-modelagem para promover a fluncia de leitura oral obtendo resultados promissores, tanto ao nvel da fluncia de leitura como ao nvel da auto-percepo enquanto leitor. Salienta-se tambm a disponibilidade de materiais como o livro de Belvins (2001) que um manual que permite aos professores ter acesso de forma fcil, a uma srie de estratgias de promoo da fluncia de leitura oral, com resultados cientificamente comprovados. Considera-se que o desenvolvimento de aplicaes informticas para apoiar os clculos e o registo dos dados de avaliao da fluncia de leitura oral, no sentido de facilitar o processo de avaliao e a comunicao dos resultados pelos tcnicos, tambm uma rea de estudo importante. Pensa-se que uma possibilidade para a partilha de dados entre tcnicos e com a comunidade a criao de uma plataforma online onde os professores se possam inscrever e lanar os dados numa base de dados nacional. Outra rea na qual se considera importante investir na concepo e avaliao de software de apoio ao desenvolvimento da fluncia de leitura. No momento actual, onde a meta do governo propiciar a cada estudante a possibilidade de ter um computador, no faz sentido no apostar nesta rea. Por outro lado, existem alguns softwares j desenvolvidos neste sentido para a lngua inglesa e que reportam resultados positivos, a ttulo de exemplo refere-se o software Read Naturally (Hasbrouk, Ihnot & Rogers, 1999). Outro estudo que se considera til a anlise da possibilidade de utilizar a ELO, ainda que numa verso mais simplificada e aps treino na utilizao da escala, como instrumento de auto-monitorizao da qualidade da leitura oral.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Estudos Complementares

37

Pensa-se ainda que a construo de uma escala de auto-eficcia, e de uma escala de atitudes perante a leitura, para leitores aprendizes com normas para os diferentes anos de escolaridade do 1 ciclo, seria bastante interessante; tanto pelo tipo de estudos que permitiria dentro desta rea temtica, como por serem instrumentos teis ao trabalho de um psiclogo educacional que intervenha na rea das dificuldades de leitura.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Implicaes para a Prtica Psico-pedaggica

38

Implicaes para a prtica psico-pedaggica A primeira implicao que se retira do estudo, que os procedimentos de avaliao sugeridos neste trabalho tm a capacidade de gerar dados que contribuem para a organizao do trabalho com os alunos avaliados. Por outro lado, estes procedimentos de avaliao so fceis de aplicar e podem ser ainda mais simplificados tendo em vista a sua realizao por professores que venham a obter formao nesta metodologia. Pode por exemplo, ser considerado apenas o primeiro minuto de leitura e os erros no necessitam de ser categorizados, apenas assinalados. Portanto, a necessidade de formao de professores e outros tcnicos, na utilizao de procedimentos de avaliao com base no currculo outra implicao de se pode referir. Como foi referido na introduo, as normas e os resultados ao nvel da fluncia de leitura oral podem ser utilizados para diferentes propsitos: despiste precoce de dificuldades na aprendizagem, apoio ao diagnstico de dificuldades de aprendizagem, monitorizao da evoluo dos estudantes e avaliao da aquisio de objectivos educacionais (Hasbrouck & Tindal, 2006). Por todas estas potencialidades reitera-se a necessidade de um estudo normativo da fluncia de leitura oral, para a populao portuguesa. Chegados a este ponto, salienta-se a necessidade de trabalhar em colaborao com os professores e outros tcnicos para maximizar as oportunidades de oferecer aos clientes das escolas portuguesas, um ensino de qualidade cada vez mais avanada. Acredita-se que se for possvel determinar de forma precoce, simples e objectiva quais os alunos que necessitam de apoio e qual o apoio mais adequado para as necessidades de cada aluno ser possvel oferecer um servio educativo de qualidade superior. Reala-se ainda que a possibilidade de monitorizar constantemente os progressos dos alunos vantajosa por permitir adequar, em tempo til, o tipo de servio que prestado ao aluno, consoante as melhorias evidenciadas pelo seu desempenho. Considera-se tambm que os dados de avaliao da fluncia de leitura oral devero ser utilizados para o estabelecimento de objectivos mensurveis e claros, sobre o desempenho que se espera que os estudantes, com que se est a intervir, venham a obter.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Implicaes para a Prtica Psico-pedaggica

39

Para tal refere-se o trabalho de Fuchs & Fuchs (1993) que discute a forma apropriada de estabelecer objectivos de crescimento para os estudantes, tendo em conta as medidas obtidas atravs dos procedimentos de avaliao com base no currculo. Tambm se considera vantajosa a representao grfica da monitorizao da evoluo das diferentes medidas, e a partilha dessa informao com o estudante, por evidenciar ganhos ao nvel da motivao. Tendo como ponto de partida o trabalho de Fuchs & Fuchs (1999) onde so referidos os argumentos a favor da utilizao dos procedimentos de avaliao com base no currculo, que segundo referem, consoante os objectivos dos tcnicos, podem ser utilizados como complemento, ou em detrimento de outros testes padronizados de avaliao da leitura tradicionais. Salienta-se que, caso o tcnico deseje obter medidas que preservam os standards de validade e preciso; que tm a capacidade de modelar o desenvolvimento; que mostram os progressos alcanados com a interveno; que provam iseno relativamente a mtodos de ensino especficos; que tm a capacidade de fornecer dados teis ao planeamento das intervenes; e que so facilmente aplicveis, ento o tcnico dever optar pelos procedimentos de avaliao com base no currculo. No caso da turma observada neste estudo, um dado que deve ser tido em conta o da heterogeneidade verificada entre os diferentes alunos para as variveis de velocidade na leitura, correco na leitura e qualidade na leitura. Pensa-se que num caso como este necessrio aplicar estratgias que permitam, ao mesmo tempo, que os alunos com piores resultados superem as suas dificuldades e que os alunos com bons resultados continuem a progredir. Para tal existem vrias alternativas que podem ser sugeridas, ficando a sua implementao dependente das condies financeiras, logsticas e de boa vontade da escola em causa. Uma alternativa que tem vindo a ser sugerida refere-se ao modelo de resposta interveno. Este modelo (Fletcher & Vaunghn, 2009) pressupe que no inicio do ano lectivo realizado um despiste a toda a populao escolar relativamente a problemas acadmicos e comportamentais sendo definidos grupos de risco, para os grupos de risco realizada ao longo do ano a monitorizao da sua evoluo nestas reas, e so proporcionadas intervenes de intensidade crescente consoante as necessidades evidenciadas pelos estudantes (tendo-se por base evoluo evidenciada nas avaliaes para a monitorizao).

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Implicaes para a Prtica Psico-pedaggica

40

Em Portugal, os alunos do Agrupamento de Escolas de Beiriz (com o apoio tcnico da Universidade Catlica do Porto) esto j a beneficiar de uma organizao deste gnero atravs do Projecto Fnix (Ministrio da Educao, 2009). Foi desenvolvido, neste agrupamento, um modelo organizacional que permite prestar ateno s necessidades de diferentes grupos de alunos. Segundo este modelo foram criadas duas turmas Fnix para cada ano de escolaridade nas quais esto includos os alunos com maiores dificuldades. Dentro das turmas Fnix os alunos que tenham mais dificuldade a determinada disciplina so apoiados em pequeno grupo, nos ninhos 1 ou 2 consoante os seus nveis de conhecimento, se progredirem nas suas aprendizagens permanecem na turma Fnix, caso o seu desempenho revele uma melhoria significativa podem ser integrados numa turma regular, do mesmo ano de escolaridade. Acolhe-se com satisfao o exemplo deste agrupamento de escolas, que prova a possibilidade de implementar a metodologia de resposta interveno nas escolas pblicas portuguesas, sempre o com objectivo de proporcionar um servio educativo de maior qualidade por estar mais adequado s reais necessidades dos alunos. Os procedimentos de avaliao com base no currculo desenvolvidos no presente trabalho podero certamente, ser teis na actuao dos professores de lngua portuguesa do referido agrupamento de escolas.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Referncias

Referncias Abadzi, H., Crouch, L., Echegaray, M., Pasco, C., & Sampe, J. (2005). Monitoring basic skills acquisition through rapid learning assessments: A case study from Peru. Prospects, 35, 137156. Begeny, J.C., Eckert, T.L., Montarello, S.A., & Storie, M.S. (2008). Teachers perceptions of students reading abilities: An examination of the relationship between teachers judgments and students performance across a continuum of rating methods. School Psychology Quarterly, 23, 4355. Blevins, W. (2001). Building Fluency: lessons and strategies for reading sucess. (pp. 80). New York: Scholastic. Bradley-Klug, K.L., Shapiro, E.S., Lutz, J.G., & DuPaul, G.J. (1998). Evaluation of oral reading rate as a curriculum-based measure within literature-based curriculum. Journal of School Psychology, 36, 183197. Condemarn, M., & Medina, A. (2005). Avaliao autntica: Um meio para melhorar as competncias em linguagem e comunicao. Porto Alegre: Artmed. (traduo do original em espanhol Evaluacin autntica de los apredizajes: Un medio para mejorar las competencias en lenguaje y comunicacin. Santiago do Chile: Editorial Andrs Bello, 2000). Cruz, V. (1999). Dificuldades de Aprendizagem: fundamentos. Porto: Porto Editora. Cruz, V. (2007). Uma abordagem cognitiva da leitura. Lisboa: Lidel. Daly III, E.J., Murdoch, A., Lillenstein, L., Webber, L., & Lentz, F.E.(2002). An examination of methods for testing treatments: Conducting brief experimental analyses of the effects of instructional components on oral reading fluency. Education and Treatment of Children, 25, 288316. Deno, S.L., Fuchs, L.S., Marston, D., Shin, J.(2001). Using curriculum-based measurement to establish growth standards for students with learning disabilities. School Psychology Review, 30, 507524.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Referncias Deno, S.L. (2003). Developments in curriculum-based measurement. The Journal of Special Education, 37, 184192. Feinberg, A.B., & Shapiro, E. (2003). Accuracy of teacher judgments in predicting oral reading fluency. School Psychology Quarterly, 18, 5265. Fletcher, J.M., & Vaughn, S. (2009). Response to intervention: Preventing and remediating academic difficulties. Child Development Perspectives, 3, 3037. Foegen, A., Espin, C.A., Allinder, R.M., & M.A. (2001). Translating research into practice: Preservice teachers beliefs about curriculum-based measurement. Journal of Special Education, 34, 226236. Fuchs, L., & Fuchs, D. (1992). Identifying a measure for monitoring student reading progress. School Psychology Review, 21, 1445. Fuchs, L., & Fuchs, D. (1993). Formative evaluation of academic progress: How much growth can we expect? School Psychology Review, 22, 2227. Fuchs, L., & Fuchs, D. (1999). Monitoring student progress toward the development of reading competence: A review of three forms of classroom-based assessment. School Psychology Review, 28, 659671. Fuchs, L.S., Fuchs, D., Hosp, M.K., & Jenkins, J.R. (2001). Oral reading fluency as an indicator of reading competence: A theoretical, empirical, and historical analysis. Scientific Studies of Reading, 5, 239256. Gonalves, M., Tristo, F., Branco, I., & Correia, L. (2009). Avaliao da qualidade da leitura oral: traduo, adaptao e estudo preliminar da escala ELO. Manuscrito no publicado. Universidade de Lisboa. Gonalves, M., Tristo, F., Branco, I., & Correia, L. (2009a). Fluncia da leitura oral: estudo preliminar de procedimentos de avaliao informal. Manuscrito no publicado. Universidade de Lisboa. Greenberg, D., Buggey, T., & Bond, C.L. (2002). Video self-modeling as a tool for improving oral reading fluency and self-confidence. Not published manuscript. University of Memphis.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Referncias Hasbrouck, J., Ihnot, C., & Rogers, G.H. (1999). Read Naturally: A strategy to increase oral reading fluency. Reading Research and Instruction, 39, 238. Hasbrouck, J., & Tindal, G.A. (2006). Oral reading fluency norms: A valuable assessment tool for reading teachers. The Reading Teacher, 59, 636644. Hasbrouck, J.E., Woldbeck, T., Ihnot, C. & Parker, R.I. (1999). One teacher's use of curriculum-based measurement: A changed opinion. Learning Disabilities Research and Practice, 14, 118126. Hudson, R.F., Lane, H.B., & Pullen, P.C. (2005). Reading fluency assessment and instruction: What, why, and how? The Reading Teacher, 58, 702714. Johnson, M., Kress, R., & Pikulski, J. (1990). Tcnicas de evaluacin informal de la lectura: un enfoque cualitativo de evaluacin para utilizar en el aula. (pp. 187). Madrid: Centro de Publicaciones del MEC & Visor Distribuciones, S.A. LaBerge, D., & Samuels, S.J. (1974). Toward a theory of automatic information processing in reading. Cognitive Psychology, 6, 293323. Lopes, J. (2005). Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. (pp. 159). Porto: Edies ASA. Madelaine, A., & Wheldall, K. (2004). Curriculum-based measurement of reading: Recent advances. International Journal of Disability, Development and Education, 51, 5782. McKenna, M.C., & Kear, D.J. (1990). Measuring attitude toward reading: A new tool for teachers. The Reading Teacher, 43, 626639. Ministrio da Educao (2006/2007). Currculo nacional do ensino bsico: Competncias essenciais. Ministrio da Educao: Departamento da Educao Bsica. Ministrio da Educao (2009). Projecto Fnix: Prevenir e combater o insucesso escolar no ensino bsico. Boletim dos Professores, 15, 1115. National Reading Panel. (2000). Report of the National Reading Panel: Teaching children to read. Report of the subgroups. Washington: U.S. Department of Health and Human Services, National Institutes of Health. OShaughnessy, T.E., & Swanson, H.L. (2000). A comparison of two reading interventions for children with reading disabilities. Journal of Learning Disabilities, 33, 257277.
Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo Flora Saudan Correia Tristo

Referncias Penner-Wilger, M. (2008). Building and assessing reading fluency: Academy of reading with oral reading fluency. Ottawa: AutoSkill International. Pikulski, J.J., & Chard, D.J. (2005).Fluency: Bridge between decoding and reading comprehension. The Reading Teacher, 58, 510519. Pia, R.E. (2003). Evaluacin de la velocidad lectora oral y anlisis de la correlacin de esta variable com la nota global de junio. Andalucia: Consejera de Eduacacin y Ciencia. Pinto, A., & Carneiro, M. (1993). Osis 2 - Lgua Portuguesa - 1Ciclo - 2 ano (2 Edio). (pp. 96). Rio Tinto: Edies ASA. Rasinski, T.V. (1999). Exploring a method for estimating independent, instructional, and frustration reading rates. Journal of Reading Psychology, 20, 6169. Rasinski, T.V. (2000). Speed does matter in reading. The Reading Teacher, 54, 146151. Rasinski, T.V. (2003). The fluent reader: Oral reading strategies for building word recognition, fluency and comprehension. New York: Scholastic. Rasinski, T.V. (2004). Assessing Reading Fluency. Honolulu, Hawaii: Pacific Resources for Education and Learning. Rasinski, T. (2006). Reading fluency instruction: Moving beyond accuracy, automaticity, and prosody. The Reading Teacher, 59, 704706. Rasinski, T.V., & Padak, N. (2005). Three minute reading assessments: Word recognition, fluency and comprehension. New York: Scholastic. Rasinski, T.V., Padak, N., Linek, W., & Sturtevant, E. (1994). Effects of fluency development on urban second-grade readers. Journal of Educational Research, 87, 158 165. Rebelo, J. A. (1993). Dificuldades da Leitura e da Escrita em Alunos do Ensino Bsico. Rio Tinto: Edies Asa. Richards, M. (2000). Be a good detective: Solve the case of oral reading fluency. The Reading Teacher, 53, 534539. Samuels, S.J. (1997). The method of repeated readings. Reading Teacher, 32, 403408/50(5), 376381. (Original work published 1979).

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Referncias Sim-Sim, I. (1994). De que que falamos quando falamos de leitura. Inovao, 7, 131-143. Sim-Sim, I., & Viana, F.L. (2007). Para a avaliao do desempenho de leitura. Lisboa: Gabinete de Estatstica e Planeamento da Educao. Spear-Swerling, L., & Sternberg, R.J. (2001). What science offers teachers of reading. Learning Disabilities Research & Practice, 16, 5157. Stage, S.A. (2001). Program evaluation using hierarchical linear modeling with curriculumbased measurement reading probes. School Psychology Quarterly, 16, 9112. Sucena, A., & Castro, S.L. (2008). Aprender a ler e avaliar a leitura. O TIL: Teste de idade de leitura. Coimbra: Almedina. Walker, B.J., Mokhtari, K., & Sargent, S. (2006). Reading fluency: More than fast and accurate reading. In T.V. Rasinski, C. Blanchowicz, & K. Lems (Eds.). Fluency Instruction: Research-Based Best Practices (pp. 86105). New York: Guilford. Welsch, R.G. (2006). Increase oral reading fluency. Intervention in School and Clinic, 41, 180 183. Welsch, R.G. (2007). Using experimental analysis to determine interventions for reading fluency and recalls of students with learning disabilities. Learning Disabilities Quarterly, 30, 115129. Zutell, J., & Rasinski, T.V. (1991). Training teachers to attend to their students oral reading fluency. Theory Into Practice, 30, 211217.

Avaliao da Fluncia de Leitura Oral em Alunos de 2 Ano do 1 Ciclo

Flora Saudan Correia Tristo

Anexos

Anexos

Lista de Anexos: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. Documento de autorizao do estudo Questionrio professora Questionrio de atitudes relativamente leitura e escala de resposta Texto O Palhao Texto O Laranjal Escala de Leitura Oral Auxiliar de cotao Folha de cotao O Palhao Folha de cotao O Laranjal Exemplo de folha de cotao preenchida

ANEXO I Carta de autorizao do estudo Lisboa, 6 de Abril de 2009 Aos Pais e Encarregados de Educao: Eu, Flora Saudan Correia Tristo, estudante finalista do Mestrado Integrado em Psicologia da Educao e da Orientao, na Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade de Lisboa, venho por este meio, solicitar a sua autorizao para que o seu educando participe num estudo sobre a Leitura, no mbito de um estudo emprico para a monografia do Mestrado acima referido. O estudo implica a observao individual do seu educando, cerca de 15 minutos, a fim de observar a leitura e eventuais dificuldades. Essa observao realizar-se- na escola, sem prejuzo para a aprendizagem do aluno. Os dados obtidos sero utilizados respeitando todas as normas de privacidade e sigilo (em caso algum ser usado ou divulgado o nome do aluno e os resultados individuais apenas sero divulgados aos pais que assim o desejem e aos professores das turmas observadas). A Professora Doutora Maria Dulce Gonalves, que orienta a minha monografia, e eu prpria, ficamos disponveis para a realizao de aces de curta durao, para informao e formao de pais e de professores da Escola, sobre este projecto de investigao ou sobre as Dificuldades de Leitura, de modo mais geral. Disponveis para esclarecer dvidas e para vos apoiar. Temos como principal objectivo o estudo e a preveno destas situaes, para que todos os alunos possam progredir de forma positiva, sem correrem o risco de insucessos e com maior motivao para a Leitura. Para qualquer outro esclarecimento pode utilizar um dos contactos abaixo indicados. Gratas pela ateno dispensada,

Flora Saudan Correia Tristo (aluna de Mestrado Integrado em Psicologia na FPCE-UL) ___________________________ Maria Dulce Gonalves (Professora Doutora na FPCE-UL e orientadora do estudo) ___________________________ (Contactos: 919091199; flora1585@gmail.com; mdulce@fpce.ul.pt)

Lisboa, 6 de Abril de 2009

Ao Conselho Executivo: Eu, Flora Saudan Correia Tristo, estudante finalista do Mestrado Integrado em Psicologia da Educao e da Orientao, na Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade de Lisboa, venho por este meio, solicitar a autorizao da escola para realizar um estudo sobre a Leitura no mbito da monografia do Mestrado acima referido. O estudo sobre a Leitura necessita da colaborao do professor do 2. ano e da participao dos alunos de uma turma do 2. ano, aps a autorizao dos respectivos Encarregados de Educao (conforme carta que se junta em anexo). Cada aluno ser observado individualmente, cerca de 15 minutos. A observao ser realizada por mim e permitir observar a leitura do aluno e eventuais dificuldades. Esta avaliao ser disponibilizada ao professor, ao prprio aluno e aos pais que assim o solicitem; realizar-se- na escola, sem prejuzo para a aprendizagem do aluno. A Professora Doutora Maria Dulce Gonalves, que orienta a minha monografia, e eu prpria, ficamos disponveis para a realizao de aces de curta durao, para informao e formao de pais e de professores da Escola, sobre este projecto de investigao ou no mbito das dificuldades de Leitura. Toda a nossa disponibilidade para qualquer outro esclarecimento. Gratas pela ateno dispensada,

Flora Saudan Correia Tristo (aluna de Mestrado Integrado em Psicologia na FPCE-UL)

___________________________ Maria Dulce Gonalves (Professora Doutora na FPCE-UL e orientadora do estudo)

___________________________ (Contactos: 919091199; flora1585@gmail.com; mdulce@fpce.ul.pt)

ANEXO II Questionrio professora

1. Na sua opinio, quando se diz de um aluno que ele l bem?

2. Tendo em conta a sua prtica, quais so as dificuldades de leitura que mais encontra?

3. Pessoalmente, o que considera ideal fazer, na sala de aula, para os alunos melhorarem a sua leitura?

ESQUEMA INICIAL DE CLASSIFICAO DOS ALUNOS Leitura Nome do Aluno (a) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Idade Retenes?
1 (mau leitor) 2 3 4 5 (bom leitor)

Justificao / Observa-se que

Continuao Leitura Nome do Aluno (a) 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. Idade Retenes?
1 (mau leitor) 2 3 4 5 (bom leitor)

Justificao / Observa-se que

ANEXO III Questionrio de atitudes relativamente leitura e escala de resposta

1) Como te sentes quando te oferecem um livro de presente? 2) Achas que vais gostar de ler quando fores maior? 3) Como te sentes quando vais a uma livraria? 4) Como te sentes quando te lem uma histria? 5) Quando vais a casa de amigos gostas de ler os livros deles?

ANEXO IV Texto O Palhao

ANEXO V Texto O Laranjal

ANEXO VI Escala de Leitura Oral ESCALADELEITURAORAL(ELO) Pontuao Expresso 1234 Volume 1234 Textura 1234 Fluxo 1234 Percurso 1234
A leitura degradase, piora comaprogresso. Vaipiorando. Leiturasemprefraca.

L as palavras de forma mecnica Tende a ler em (como um autmato, voz de GPS excessivamentebaixa. oucomputador). Quaseinaudvel. A leitura no soa com a naturalidadedalinguagemoral.

voz L de forma montona, no L com muito esforo e se apercebendo dos limites resistncia. Faz pausas longas, dasfrases. hesitaes e repeties. Cansase muito. Precisa de Lpalavraapalavra. incentivoparacontinuar.

Em algumas passagens consegue L de forma audvel mas uma leitura que soa com ainda em tom de voz muito naturalidadeeentoao. baixo (tendo em conta o contexto onde decorre a Foco na descoberta da pronncia leitura; tamanho da sala, daspalavras. audincia,etc.).

L grupos de duas ou trs L com algum esforo, com Leitura irregular, oscilando palavras, produzindo uma alguns momentos de pausa e entre momentos de leituraentrecortada. maiordificuldade. melhoriaedegradao. No respeita a estrutura das Revela alguns sinais de frasesnemapontuao. cansao ou resistncia, mas continuaaler.

3 4

A leitura soa com entoao ao O volume apropriado ao L utilizando aceleraes e L sem esforo, com alguns A leitura vai melhorando longodamaiorpartedotexto. longodequasetodootexto. pausas, por vezes sem episdios ocasionais de comaprogresso. respeitar a estrutura das tensoouhesitao. Ocasionalmente comea a ler de frasesouapontuao. formamenosexpressiva. L todo o texto com boa entoao. Leitura expressiva que traduz uma correcta interpretaodotexto. Efectuavariaesnovolume para corresponder sua interpretao das passagens dotexto. O ritmo da leitura ajuda a L sem esforo e sem sinais dar sentido ao texto. decansao. Respeita a estrutura das L com gosto e aprecia a fraseseapontuao. leitura. Leitura com empenho e com qualidade, de forma regular, durante toda a tarefa.

PontuaoTotalELO:__________
*EstaescalaconsistenumaadaptaodeumformatosugeridoemRasinski,T.V.&Padak,N.(2005).

ANEXO VII Auxiliar de cotao AUXILIARDECOTAO:


Exemplo,se pertinente. PC NE TE NPCL SUMRIO NTP %PCL PCL/min NTE PI SP SL TIPOSDEERROS IN OM AD RE PA AC AJ EXP VOL ELO TEX FLU PER ELO Palavrascorrectas(porlinha). Nmerodeerros(porlinha). Tiposdeerrosesuafrequncia(porlinha). Ntotaldepalavraslidascorrectamente. Ntotaldepalavrasdotexto. Percentagem de palavras correctamente lidas; (NPCL/NTP)x100 Palavras correctamente lidas por minuto. Velocidade deleitura. Ntotaldeerros. Pronnciaincorrecta. Substituio de palavras (quando so substitudas palavrasquetenhammaisqueumaletra). Substituio de letras (se a substituio de apenas umaletra,mesmoquecrieumanovapalavra). Inverses(daordemdasletras). Omisses(deletrasoupalavras). Adies(deletrasoupalavras). Repeties. Ler duas ou mais vezes a mesma palavra ouconjuntodepalavras. Pausaseinterrupes(umsinalporsegundo).Pararde lerdurantemaisde3segundos. Autocorreco. Ajudas(apspausa>3segundos). Expresso. Volume. Textura. Fluxo. Percurso. Totaldaescaladeleituraoral. Pronunciaroc emolfacto. Emalegresler alegria. Emveioler vejo. Emperfumeler prefume. Emcomoler com. Emsonhavaler sonhavam. Smbolo,se pertinente porta 2x / AJ

TEXTO

ANEXO VIII Folha de cotao O Palhao PC 2 12 12 11 11 7 11 5 11 7 89 OPalhao Voufalarlhesdeumpalhao.Tinhaumnarizmuitograndeeuns olhosquebrilhavamcomoestrelas.Enopeitoumcoraodeoiro osolhosbrilhavamcomoestrelasporqueeletinhaumcoraode oiro.Easmos,quandoestavamforadasluvasgrandes,eram grandes,issoeram,masmeigasebonitas. Opalhaoerabom.Sonhavamuito.Sonhavaquenomundotodos deviamserbons,alegres,bemdispostos. Opalhaonotinhapainemme.Viviasozinhodesdecriana. Sozinhocomoseucoraodeoiro. MatildeRosaArajo
TLTempodeLeitura(emsegundos):_________

NE

TE

Sumrio:
PI SP SL IN OM AD RE PA NPCL %PCL PCL/min. AC AJ NTE EXP VOL TEX FLU PER ELO

ANEXO IX Folha de cotao O Laranjal PC 2 12 14 10 12 11 2 11 12 14 13 13 126 OLaranjal Eraumlaranjaldefolhasverdesbrilhantes.Comoseumpincelcom vernizastivessepintadoumaauma.Eumdiaveioumameninapelo laranjalesentousedebaixodeumalaranjeira.Tinhaoscabelos negrosecadosaosombros,eumaventaldefloresamarelas.O perfumedaterramisturavasecomoperfumedasfolhasdolaranjal. Queperfume! Ameninaapanhouumfrutodolaranjal.Tiroulheacasca,dividiuo emgomos.Caiusumocomosol.Ameninacomeuumgomo,outro gomo.Oh!Opaladar!Eriuabocavermelhadamenina.Sooscinco sentidos:avista,oouvido(noouvemamsicadasfolhasaovento nolaranjal?)eoolfacto,opaladareotacto.Tudonumfruto. MatildeRosaArajo
TLTempodeLeitura(emsegundos):_________

NE

TE

Sumrio:
PI SP SL IN OM AD RE PA NPCL %PCL PCL/min. AC AJ NTE EXP VOL TEX FLU PER ELO

ANEXO X Exemplo de folha de cotao preenchida

S-ar putea să vă placă și