Sunteți pe pagina 1din 5

D E M O C RA C I A V I VA

43

SETEMBRO 2009

ARTIGO
Henri Acselrad *

Apropriaes sociais das mudanas climticas


difcil fazer uma sociologia da disputa energtica planetria que subjaz ao debate sobre mudanas climticas. O campo de foras pertinente multiescalar, o jogo de escalas pouco estvel, glocal, expresso utilizada por alguns num esforo de captar a poltica de escalas, como diz o gegrafo Erik Swyngedouw.1 Os climatologistas, por exemplo, no conseguem enxergar os gradientes de variao da vegetao sob a ao de desmatamento, que os bilogos, por sua vez, observam em escala micro. O mesmo podemos dizer das alianas e estratgias de atores sociais que, nesse campo, se configuram: como construir um quadro sistemtico de anlise da circunstancial aliana entre os interesses petrolferos dos Estados Unidos e a agroindstria canavieira brasileira em torno do etanol, sem fazer intervir tambm o fator conjuntural
1 Swyngedouw, E. Globalisation or glocalisation? Networks, Territories and Rescaling Cambridge Review of International Affairs, Volume 17, Number 1, April 2004. 2 Cf. M. Hajer, Politics of Environmental Discourse: Ecological Modernization and the Policy Process, Oxford, 1995.

da ao do governo Chvez na Venezuela? E tudo isso, ademais, apresentado em nome do equilbrio climtico e do bem comum: ou seja, interesses econmicos e geopolticos em jogo legitimam-se tendo por base os relatrios do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC). A anlise deveria considerar, pois, o modo pelo qual os discursos a constituem como objeto de poltica para poder sup-la solvel, legitimando, assim, as solues propostas.2

70

DEMOCRACIA VIVA N 43

Vale ressaltar, inicialmente, a discusso em curso entre os autores da sociologia da cincia ambiental que sublinham, por um lado, a historicidade de seu objeto e, por outro, os problemas associados aos usos sociais da incerteza.3 Quanto ao primeiro aspecto, na imbricao da socionatureza em movimento, convm reconhecer as mltiplas escalas de observao e considerar os enunciados em vinculao a seus contextos: admitir respostas mltiplas mesma questo. S recentemente, por exemplo, o conceito de sistema terrestre, na climatologia, incorporou os sistemas sociais, assumindo comportamentos no lineares na interao dinmica entre todos os diferentes elementos do sistema. H, claro, aspectos ticos e polticos envolvidos na discusso, mas tambm questes propriamente epistemolgicas: a evidenciao da incerteza, sustenta Jean Louis Fabiani, no exprime o reconhecimento de uma impotncia do saber racional, mas sim uma redefinio de seus critrios de produtividade reconsidera-se, assim, o que se pode esperar socialmente da produo cientfica. preciso reconhecer que a controvrsia cientfica (demanda por conhecimento) tem temporalidade distinta da controvrsia poltica (demanda por ao) e que o saber especializado no mais capaz, por si s, de fechar o debate no interior da prpria cincia, mas, sim, de abrir o debate sobre valores. As condies de validade e os compromissos sociais e morais da cincia expem-se, pois, discusso pblica.4 H, por outro lado, interesses envolvidos na prpria controvrsia cientfica uma indstria do conhecimento e grupos de peritos pressionam os governos com vistas abertura de mercados para seus servios. Com base na incerteza, a pesquisa cientfica dita dura tende a sugerir polticas intensivas em pesquisa e solues meramente tecnolgicas, via de regra sob hegemonia do complexo tcnico-industrial das economias centrais. 5 Como sabemos, as inovaes ligam problemas a solues, mas os processos polticos que as tornam necessrias.

Culpa de quem?
Isso posto, quais os contextos dos enunciados e diagnsticos correntes relativos s mudanas climticas? No que diz respeito s relaes Norte-Sul, esto em jogo as formas de integrao das economias perifricas no mercado mundial: ora culpa-se o Sul, ora o Norte ou seja, por um lado, manifesta-se um neomalthusianismo animado por

conservadores e mesmo por certo ambientalismo dos pases industrializados (a culpa seria do beb indiano), por outro lado, um desenvolvimentismo prprio aos pases menos industrializados: alegando-se um dficit de pegada ecolgica com relao quela dos pases mais industrializados, reivindica-se o direito de poluir. No seio dos pases menos desenvolvidos, os atores sociais hegemnicos culpam os pobres (atrasados, impedem as barragens de energia dita limpa e desmatam, emitindo gases estufa; alm, claro, de travar o desenvolvimento); ambientalistas e crticos do modelo de desenvolvimento acusam os ricos (usam energia para consumo de luxo) ou o bloco de poder que faz da ideia de desenvolvimento no Sul uma forma de exportar energia barata para as economias do Norte. No seio dos pases mais industrializados, por sua vez, crticos do modelo industrialista energtico-intensivo culpam os capitais que detm o controle da indstria de combustveis fsseis e apontam que, quando ocorrem catstrofes climticas, os pobres pagam o preo do consumismo dos ricos ou, como no caso do furaco Katrina, por exemplo, pagaram os custos da concentrao dos recursos pblicos na invaso do Iraque.6 Eric Klinenberg mostrou como na seca de 1995, em Chicago, os negros pobres mais idosos, socialmente isolados e desprovidos de recursos foram as vtimas fatais. 7 Pesquisas recentes no Brasil mostram como as populaes de mais baixa renda so as mais ambientalmente desprotegidas, morando em regies com as condies mais vulnerveis e sujeitas a inundaes e doenas.8 O mesmo aconteceu no caso do tsunami, dada a ausncia de um plano de emergncia para os pases asiticos menos desenvolvidos. Katrina, tsunami e outros no so manifestaes comprovadas do aquecimento global, mas servem para exemplificar a socionatureza da chamada injustia climtica, expresso atmosfrica da injustia ambiental. Pode-se supor, de forma plausvel, que os agentes hegemnicos tenham com relao aos males das mudanas climticas previstas pelos modelos matemticos climatolgicos, padres de comportamento anlogos aos que tm demonstrado ante catstrofes climticas j ocorridas. Seja no mbito das relaes Norte-Sul, seja nas lutas socioterritoriais em curso no seio dos pases industrializados ou dos menos industrializados, vemos um processo diversificado de apropriao social do fato cientfico.

3 B. Wynne, Scientific Knowledge and the Global Environment, in M. Redclift T. Benton (eds.), Social Theory and the Global Environment, Routledge, NY, 1994, p. 169-189 e J.L.Fabiani, Principe de Prcaution et Protecion de la Nature, in O. Godard (org.), Le Principe de Prcaution dans la Conduite des Affaires Humaines, INRA, Paris, 1997, pp.297-310. 4 J.L.Fabiani, Op. Cit. 5 S. Boehmer-Christiansen, Reflections on the Politics Linking Science, environment and Innovations, in Innovation, vol. 8, n. 3, 1995, pp. 275-287. 6 No caso do furaco Katrina, sabido que os planos de evacuao no deram ateno populao com baixa mobilidade; assim; fatores como raa e classe foram consideradas dimenses fundamentais da catstrofe. 7 P. Dreier, Katrina in Perspective: The disaster raises key questions about the role of government in American society, in Dissent, summer, 2005. 8 H. P. da Fonseca Alves, Desigualdade ambiental no municpio de So Paulo: anlise da exposio diferenciada de grupos sociais a situaes de risco ambiental atravs do uso de metodologias de geoprocessamento, XII Encontro Nacional da ANPUR, Belm, 2007.

SETEMBRO 2009

71

ARTIGO

Nas esferas polticas, ainda parecem contar pouco as evidncias do IPCC, assumidas basicamente por certos pases europeus como legtimas e merecedoras de orientar algumas mudanas nas polticas (ou, ento, de justificar prticas, por outras lgicas questionadas, como a da energia nuclear no caso francs). No ano de 2007, governantes como George W. Bush e Lula passaram a apresentar-se como ambientalmente preocupados quando o argumento ecolgico pde justificar lucros para os capitais, divisas para o equilbrio monetrio, promessa de empregos para os eleitores ou fora suplementar na trama geopoltica. H indcios de que o argumento ecolgico s tenderia a ser abraado por foras hegemnicas quando aparentemente pudesse servir como reforo aos modelos de dominao vigentes fundados no agronegcio canavieiro, no nuclear e na hidroeletricidade, por exemplo. No Brasil, pouco se avanou no campo das energias alternativas, da eficincia energtica e da repotenciao de usinas instaladas, por exemplo. Por isso, sintomtica a enunciao recente, por uma autoridade do setor eltrico, da vigncia de um chamado paradoxo ambiental, segundo o qual o burocratismo dos rgos de licenciamento ambiental tem feito com que seja mais simples produzir energia eltrica queimando carvo e petrleo, que contribuem para o efeito estufa, do que utilizando gua.9 Percebe-se aqui o recurso a uma sutil chantagem do efeito estufa, via ameaa de multiplicao de usinas termoeltricas, para favorecer tanto a desmontagem do sistema de licenciamento ambiental brasileiro como para responsabilizar quilombolas e ndios pelo aquecimento global, por contestarem a construo de hidroeltricas no Rio Madeira.

No no quintal dos ricos


H, pois, por um lado, por parte das foras hegemnicas, uma irresponsabilidade organizada, diria Ulrich Beck10, mas classista, acrescentaria Mike Davis: poucos recursos so destinados para proteger ou remediar o risco sofrido por grupos sociais menos mveis pobres, negros e minorias tnicas acusados de saber que moram em reas arriscadas e de querer que os contribuintes paguem por sua escolha residencial (tal como expresso no jornalismo televisivo dos Estados Unidos em matrias posteriores ao furaco Katrina). 11 Parece vigorar uma espcie de percepo confiante de que os males atingiro apenas os mais despossudos. Uma espcie de NIMBY no

9 Investimento em poluio, O Globo 21/5/ 2007, p.16 10 Ulrich Beck, From Industrial Society to Risk Society: questions of survival, social structure and ecological enlightenment, in Theory, Culture & Society, vol.9, 1992, pp. 97-123. 11 M. Davis, Clima Pesado, Caderno MAIS, Folha de SP, 6/5/2007, p.4-5. 12 M. Davis, op. Cit. 13 M. Davis, op. Cit.

no meu quintal exclusivo das elites, ou seja, mecanismos pelos quais os tomadores de deciso detm os meios de se distanciar das consequncias ecolgicas das prprias aes. Mais que isso, em tempos de liberao das foras de mercado, observa-se uma apropriao da denncia ambientalista do capitalismo e do modelo vigente de negcios para fins de dinamizar o capitalismo e os negcios aps o furaco Katrina, por exemplo, as aes das empresas que ganharam contratos para a limpeza e reestruturao das reas afetadas as mesmas que atuam no Iraque elevaram-se em 10%. Steve Erie, da Universidade da Califrnia, assinala como a expanso imobiliria no sudoeste dos Estados Unidos e na Baixa Califrnia est comercializando milhares de quilmetros quadrados na frgil ecologia dos desertos, apostando no aumento tendencial dos custos da gua e em sua dessalinizao para abastecer a suburbanizao descontrolada que promovem.12 Ou seja, o nus do ajuste do novo ciclo climtico e hidrolgico, sustenta Mike Davis, cairia, nessa regio, sobre os ombros dos grupos subalternos, notadamente dos trabalhadores rurais imigrantes cujo fluxo para os Estados Unidos tenderia a aumentar, justificando acusaes de roubarem a gua dos americanos.13 Esse tipo de processo em que os custos da degradao ambiental so concentrados sistematicamente sobre os mais despossudos, ainda mais quando parte dos interesses dominantes consegue auferir lucros com degradao, compatvel com o entendimento dos movimentos sociais ditos de justia ambiental: segundo eles, no haver nenhuma iniciativa dos poderosos para enfrentar os problemas ambientais, enquanto for possvel concentrar os males deles decorrentes sobre os mais pobres. Seu corolrio que todos os esforos deveriam ser concentrados na proteo ambiental dos mais pobres, de modo que, interrompendo-se a transferncia sistemtica dos males, as elites venham a considerar seriamente a necessidade de mudar modelos de produo e consumo. Nessa tica, por exemplo, quilombolas e indgenas do Rio Madeira, ao contrrio do que propugnam representantes de empreiteiras e desenvolvimentistas pouco reflexivos, estariam na linha de frente do combate contra o aquecimento global, favorecendo, por sua resistncia, energias alternativas e eficincia energtica. A pesquisa relacionada s mudanas climticas desenvolvida na Comunidade Europeia s comeou a tratar dos aspectos tecnolgicos, sociais e econmicos relevantes para

72

DEMOCRACIA VIVA N 43

APROPRIAES SOCIAIS DAS MUDANAS CLIMTICAS

apoiar a formulao de polticas, inclusive com a definio do foco na eficincia energtica, como resultado da politizao do efeito estufa em 1986. Para a formulao de polticas de combate s mudanas climticas, esse efeito ambiental teve de ser traduzido nos termos de um problema tratvel e politicamente administrvel.14 Dessa forma, configurou-se o procedimento chamado por Maarten Hajer de fechamento do problema, pelo qual os discursos constituem a mudana ambiental como objeto de polticas, de modo a poder apresent-la como passvel de soluo.15 A transformao de evidncias climatolgicas nos termos de uma trama poltica passou assim pela seleo de aes relativas busca de eficincia energtica, o que permitiu que os esperados benefcios ambientais fossem associados obteno simultnea de benefcios econmicos. Buttel e Taylor sustentam que, aps um perodo inicial de lua de mel durante o fim da dcada de 1980, a modelagem do clima global, as estimativas de perda de biodiversidade e outros estudos das implicaes das mudanas ambientais tornaram-se objeto de disputas cientficas e, consequentemente, polticas. Segundo eles, prevaleceu por muito tempo uma construo moral dos problemas ambientais globais que enfatiza o interesse comum nos esforos de seu enfrentamento, desviando a ateno das dificuldades polticas resultantes da diversidade de interesses sociais e de naes envolvidos neste enfrentamento. 16 J em 1988, o relatrio Swedish perspective on human dimensions of global change chamava a ateno para os processos de construo social do conhecimento cientfico sobre mudana global, destacando o papel da histria e da cultura na definio dos temas cientficos e polticos. nesse contexto de construo social do problema que, em 1992, o relatrio da U.S. National Research Council sobre mudanas ambientais globais destacava a importncia da geografia, das distncias entre os assentamentos humanos e da demografia por exemplo, da disperso das populaes em subrbios na determinao do padro de consumo energtico.17 Em analogia com o que se verificou na experincia europeia, caberia perguntar: de que dependeria a construo desta administrabilidade das mudanas ambientais em um pas como o Brasil? Parece relativamente pequena a presena de justificativas relacionadas a mudanas climticas no debate brasileiro sobre polticas urbanas. Essas polticas no parecem integrar de forma substantiva

os temas polticos nos quais tm sido traduzidas as questes das mudanas climticas globais no pas. Segundo pesquisa citada pelo The Economist, a qualidade do ar comea a tornar-se preocupao de poltica pblica a partir do momento em que o PIB por habitante alcana 5.000 dlares. Poderamos disto inferir que os baixos ndices de desenvolvimento inibem a luta contra a poluio?.18 Se considerarmos, hipoteticamente, que tal correlao possa ser estendida aos problemas menos imediatamente visveis, como o das mudanas ambientais globais, seria espervel que a mobilizao sociopoltica em torno de tal tema venha a crescer paralelamente ao crescimento da renda per capita. Tal mobilizao pode associar-se, como vimos, ao eventual envolvimento de elites urbanas que venham a distinguir nos impactos das mudanas globais um problema que lhes diga respeito, que parea afetar substancialmente seus projetos, que configure motivo suficiente para engajar a sua capacidade de se fazer ouvir na esfera pblica. Nada impede, porm, que representaes de setores populares tambm distingam e coloquem em evidncia as articulaes globais de lutas locais notadamente por moradia segura, saneamento urbano e transporte coletivo apropriado por eles desenvolvidas no meio urbano. A experincia pregressa de Chico Mendes e das articulaes ambientais globais das lutas dos seringueiros na Amaznia sugere no ser impossvel que o mesmo venha a acontecer com movimentos sociais urbanos. Em sua parbola da tica do Bote Salva Vidas, o eclogo Garret Hardin simulava uma situao futura, segundo ele previsvel, em que dado o crescimento incontrolvel de populao, a nave-terra deveria escolher a quem reservar os poucos lugares disponveis nos botes salva-vidas.19 Hardin, numa perspectiva claramente social-darwinista, sustenta que seria lgico reserv-los queles, na humanidade, que mais tenham acumulado tecnologia e civilizao ou seja, a seu ver, as populaes dos pases mais industrializados. As populaes menos produtivas deveriam, supe-se, ser deixadas ao largo. A relutncia das elites em assumir medidas compatveis com o princpio de precauo em matria climtica parece sugerir que a tica do Bote Salva-Vidas encontra-se hoje em operao. Seja nos bairros negros de Nova Orleans, nas zonas em vias de desertificao da frica, nas moradias de risco no Brasil ou, ainda que sob pretensas razes ecolgicas, nos processos de trabalho extenuantes observados nos canaviais brasileiros.

* Henri Acselrad
Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur/UFRJ) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq)

14 cf. Liberatore, A., Facing Global Warming: the interaction between science and policy-making intje European Community, in M. Redclift T, Benton (eds.), Social Theory and the Global Environment, Routledge, London, 1994, p. 192. 15 Cf. M. Hajer, Politics of Environmental Discourse: Ecological Modernization and the Policy Process, Oxford, 1995. 16 cf. F. Buttel P. Taylor, How We Know We Have Global Environmental Problems? Science and the Globalization of Environmental Discourse, in Geoforum v. 23, n. 3, 1992, p. 406. 17 cf. U.S. National Research Council, Committee on the Human Dimensions of Global Change, Global Environmental Change: Understanding the Human Dimension, Washington D.C., National Academy, 1992. 18 cf. J. Bind, Ville et Environnement au XXI Sicle, vol. 1, Les Enjeux, GERMES, Paris, 1998, p. 105. 19 G. Hardin, Living on a lifeboat, in Bioscience, 1974, n.2, vol. 24, out.

SETEMBRO 2009

73

S-ar putea să vă placă și