Sunteți pe pagina 1din 27

IESAPINSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAP

Formatando trabalhos acadmicos com Word2007

Prof. MARCOS MENDES Profa. MILENA MENDES

MACAP-AP 2008

Sumrio

O QUE FORMATACO COMO CRIAR E SALVAR UM ARQUIVO ABRINDO ARQUIVOS DEFININDO FONTES RECUOS DA PRIMEIRA LINHA DEFININDO MARGENS ENTRELINHAS DEMARCADORES CLASSIFICAR EM ORDEM ALFABTICA NMEROS DE PGINA INSERIR FOTOS INSERIR TABELA NOTA DE RODAP EXEMPLOS CAPA FOLHA DE ROSTO CITAO DIRETA

Devido os inmeros recursos que o Word 2007 possui, sua utilizao oferece muitas vantagens aos acadmicos que precisam formatar seus trabalhos de forma harmoniosa, ao mesmo tempo em que tm que obedecer as normas estabelecidas por cada instituio. Assim, este manual se dedica especificamente ao uso do Word2007 para formatao de trabalhos acadmicos, sendo esta a justificativa para a no abordagem de todos os comandos que o Word2007 oferece. Se voc desejar saber mais sobre a utilizao do Word2007, temos outros ttulos abordando este software. Da mesma forma, este manual no se prope a ser o guia metodolgico para as regras de apresentaco de trabalhos, mas sim, como dito anteriormente apenas a ensinar os procedimentos a serem aplicados no computador para formatar os trabalhos. Os autores

O que formatao? Muitos usurios de computadores usam os programas processadores de texto como se fossem mquinas de escrever eletrnicas, no fazendo uso dos mltiplos recursos que os programas atuais oferecem para permitir uma apresentao tcnica de trabalhos acadmicos. Pela experincia que se tem no ensino da informtica, a no utilizao se d pelo fato de que o usurio no identifica os comandos que permitem aplicar as regras ao texto produzido. Com o advento e popularizao da internet, que possibilitou uma grande possibilidade de divulgao de artigos, TCCs, dissertaes e teses, a formatao tem sido uma grande preocupao por parte das instituies de ensino superior, pois os alunos podem publicar seus trabalhos nas muitas revistas cientficas on-line existentes no Brasil e no exterior. Assim, antes de ensinar a formatar, precisamos saber o que formatao. Como o nome sugere, dar um formato ao trabalho desenvolvido. A importncia ao formato pelo fato de que uma produo acadmica fruto de pesquisa, raciocnio e argumentao por parte do acadmico, e portanto, digna de uma apresentao altura de sua produo. No Brasil este formato definido por regras federais, estabelecidas pela ABNT, a qual todas as instituies procuram seguir. Portanto, formatar aplicar as normas ao trabalho, utilizando o computador como ferramenta de produtividade. Estas normas abrangem o tamanho do texto, espaamento entre linhas, margens, numerao de pginas, entre muitas opes. Para obter a ntegra das normas da ABNT referentes a formatao de trabalhos acadmicos, acesse o seguinte site.

www.abnt.org.br

FUNES BSICAS 1. COMO CRIAR E SALVAR UM ARQUIVO Clique no boto Office , e escolha a opo Novo.

Aps, o Word exibe uma caixa de dilogo, onde voc deve clicar em documento em branco, e depois em`criar.

Esta ao faz com que o Word crie uma nova pgina, onde voc poder dar incio produo do seu trabalho. A prudncia indica que ao iniciar, salve logo seu trabalho, para que no corra o risco de perd-lo por algum motivo. Entre

tantas vantagens em salvar seu trabalho, uma delas que o Word sempre salva automaticamente a cada 5 minutos, o que uma garantia em caso de falta de energia ou pane no computador. Para salvar, clique no disquete ao lado do boto Office. Esta ao faz com que o Word abra uma janela, onde voc dever definir o local onde o arquivo ser gravado, e o nome que ele ir ter no seu computador. Dependendo do computador que voc est utilizando, a aparncia desta janela abaixo pode ser um pouco diferentes, mas as funes certamente sero as mesmas.

No campo nome do arquivo, coloque o nome do arquivo. No campo tipo, voc escolhe a verso do arquivo a ser gravado. Se voc deixar na opo documento do Word, o seu trabalho s

poder ser aberto em um computador que tenha o Word2007 instalado. Se voc deseja que seu arquivo seja aberto em qualquer verso do Word, escolha opo documento do Word 97 -2003. Aps, clique no boto para finalizar o processo.

2. ABRINDO ARQUIVOS Para abrir um arquivo, clique no boto Office escolha a opo abrir. ,e

Com esta ao, o Word abre uma janela, em que voc escolhe a pasta que o arquivo est gravado. Selecione a pasta com o mouse, e clique em .

3. DEFININDO FONTES Este processo muito simples, e fcil de ser executado. importante voc ter conhecimento prvio de qual fonte e

tamanho o professor quer o trabalho. Para formatar a fonte, selecione o texto a ser formatado.

Aps, clique na seo`Incio. Localize o bloco fonte, e clique na lista de fontes para escolher a fonte Arial. Perceba que no Word2007, ao passar o mouse em cima do nome da fonte (sem clicar), exibida uma prvia da fonte. Se esta for a fonte desejada, clique em cima do nome para aplicar.

O passo seguinte definir o tamanho da fonte. O procedimento o mesmo utilizado para escolher a fonte. Ao lado da lista de fontes, est a lista de tamanhos. Clique para escolher o tamanho. Estes parmetros podem ser alterados a qualquer momento, conforme a parte do trabalho que est sendo formatada.

4. RECUOS DA PRIMEIRA LINHA Recuo espao entre a margem e o incio da primeira linha. Todo trabalho acadmico deve ter um limite de recuo, para distinguir o incio de um pargrafo. Contudo, atualmente comum visualizarmos publicaes de mestrado sem o recuo. Em todo o caso, como na graduao e na especializao se utiliza muito o recuo, vamos aprender como fazer o recuo. importante voc saber qual o padro de recuo que o professor deseja para o trabalho que est sendo preparado. Esta observao importante, porque mesmo com as normas da ABNT, alguns professores preferem atender o seu gosto pessoal. Para editar, clique no menu Exibio. Aps, localize o bloco mostrar/ocultar, e marque na opo regua. Se j estiver marcada, no precisa alterar.

A rgua apresenta medidas numricas, que sero utilizadas para definir o tamanho do recuo. Perceba que a rgua possui sees na cor azul e na cor branca. A cor azul representa as partes que no esto disponveis para inserir texto. Logicamente, o seu texto ser digitado somente nos limites estabelecidos pela parte branca da rgua.

Para definir o recuo, localize na divisa entre a parte azul e branca, duas pequenas setas, uma de ponta com a outra. (visualize ampliado ao lado). Estas setas que definem o recuo do texto. Seta superior, controla o incio do texto da primeira linha, e a seta inferior, define as linhas consecutivas. Para definir a primeira linha, clique na seta superior e mantenha clique do mouse pressionado. Arraste o mouse at o nmero 3, e solte o clique do mouse. No momento em que se arrasta a seta superior, uma linha pontilhada aparece, para guiar a movimentao.

5. DEFININDO MARGENS As margens representam a distncia entre a borda do papel e o texto impresso. Para editar, clique no grupo Incio. Selecione o bloco configurar pgina, e escolha a opo Margem. Esta ao exibe uma lista de opes de margem. Escolha a ltima opo Margens Personalizadas.

Aps, ser exibida uma janela, onde devero ser digitados os parmetros de margens. Atualmente estes padres so os seguintes: esquerda=3cm, superior=3cm, direita=2cm,

inferior=2cm. Clique em ok para finalizar. Aps este ajuste, estes parmetros ficaro gravados na lista principal, para posteriores utilizaes.

6. ENTRELINHAS As entrelinhas so os ajustes referentes a distncia de uma linha para outra. Este recurso muito utilizado porque no texto, sempre se utiliza entrelinhas diferenciadas, dependendo do contexto. Para utilizar, clique no grupo Incio. No bloco pargrafo, localize e clique no boto Espaamento. Ao clicar, escolha a opo de espaamento desejado. Esta funo do Word2007 muito til para a perfeita apresentao do seu trabalho. sempre importante perguntar ao professor que receber o trabalho, qual o padro desejado para o trabalho.

7. MARCADORES Os marcadores so grandes aliados quando se deseja utilizar listas no seu trabalho, pois eles permitem tanto colocar

automaticamente um smbolo para cada linha, quanto alinham as linhas esquerdas no mesmo padro. Para utilizar, clique no menu Incio. No bloco pargrafo, escolha a opo Marcadores. Clique e escolha o smbolo a ser utilizado em sua lista.

8. CLASSIFICAR EM ORDEM ALFABTICA Esta funo permite que listas sejam colocadas em ordem alfabtica. Nem sempre esta opo utilizada, mas sempre bem vinda em referncias bibliogrficas, facilmente organizadas em ordem alfabtica. Para utilizar, clique no menu Incio. No bloco pargrafo, escolha a e clique na opo Classificar. Ao clicar, o Word exibe uma janela, em que voc deve definir o padro de classificao a ser implantado. Por padro, o Word j traz um padro de ordem alfabtica crescente, e se esta for sua inteno para classificar a lista, basta clicar em OK. Esta funo muito til na lista de abreviaturas, ndices de quadros, etc.

9. NMEROS DE PGINAS Todo trabalho acadmico deve ser numerado. Esta ao costuma ser um grande problema para acadmicos, em especial na poca do TCC, pois devido as pginas pr-textuais, muitos alunos acabam criando dois arquivos. Um para as pr-textuais e outro para o texto do trabalho. Para utilizar este recurso, clique no grupo Inserir. Aps, localize o bloco cabealho e rodap, e escolha a opo Nmero de pgina.

Ao executar esta opo, o Word exibe uma lista de opes, em que voc deve ter muita ateno na utilizao, uma vez que ele exibe muitas opes. No caso de trabalhos acadmicos, geralmente se utiliza a numerao no fim da pgina. Clique na opo fim da pgina, para o Word exibir uma extensa lista de formatos de nmeros de pgina. Para aplicar, clique no modelo desejado. As opes escolhidas podem ser alteradas a qualquer momento.

10. INSERIR FOTO Em alguns casos necessrio inserir fotos ou imagens em trabalhos acadmicos. Esta ao requer um pouco de ateno e empenho por parte do usurio.

Para utilizar, clique no grupo Inserir. No bloco ilustraes, localize e clique na opo Imagem.

importante observar que imagens no so somente fotos, mas tambm ilustraes, quadros obtidos na internet, e todas as imagens obtidas a partir do scanner. Aps clicar em Imagem, o Word abre uma janela, em que voc escolhe a pasta que a imagem est gravada. Selecione a pasta com o mouse, e clique em .

Quando voc clica em inserir, comum a imagem demorar um pouco para aparecer. A causa pode variar, mas geralmente quando a imagem est no pendrive ou quando o tamanho da imagem muito grande.

Quando a imagem inserida, necessrio o ajuste do tamanho da imagem, para que fique proporcional ao texto. Para isso, clique na imagem (um clique apenas). Ir aparecer quatro bolinhas nos cantos da imagem.

Estas bolinhas serves para diminuir ou aumentar a imagem. Para utilizar, clique em um dos cantos. Quando a imagem estiver pronta para ser redimensionada, o cursor do mouse muda de aparncia, ficando uma seta pequena de duas pontas. Clique, e arraste a imagem para diminuir ou aumentar. Tenha cuidado, para no distorcer a imagem, deixando-a muito estreita ou muito larga. 11. INSERIR TABELA Muitos acadmicos tem a necessidade de inserir tabelas em seus trabalhos, para as mais diversas finalidade. Em alguns casos precisam recorrer a outras pessoas para desenvolver suas tabelas. Esta ao no das mais difceis, mais requer um pouco de

ateno na sua criao. Mas depois que se familiariza com seus recursos, se torna uma tarefa fcil de executar. Para inserir uma tabela, clique no grupo Inserir. No bloco tabela, clique no boto. O Word exibe uma janela com vrios quadradinhos, que representam as colunas e linhas disponveis para utilizao.

Selecione com o mouse quantas linhas e quantas colunas sua tabela ir precisar. Perceba que enquanto voc define as dimenses da tabela, o Word faz uma prvia de como ficar no seu documento. Para aplicar, basta clicar quando a tabela estiver de acordo com sua necessidade. Quando se insere uma tabela, o Word habilita uma funo contextual, ou seja, s aparece quando o clique do mouse est dentro de uma tabela. Esta funo percebida atravs de 2 grupos novos que surgem acima de sua tela: Design e Layout.

Estes novos grupos representam um grande aliado para quem precisa formatar tabelas, permitindo um visual muito profissional, mas de forma rpida. Para utilizar o grupo Design, clique no grupo, que fica na cor amarela, para ficar em destaque quando est disponvel.

A utilizao fcil e intuitiva. Para expandir todas as opes, clique nas setas ao lado das opes de cores.

Aumentando e diminuindo colunas e linhas Apesar do Word montar a tabela, quase sempre precisamos alterar a largura ou altura de algumas linhas. Esta tarefa muito rpida e prtica. Coloque o mouse bem na divisa da linha ou da coluna que deseja alterar. Voc perceber que o mouse se transforma em uma seta dupla. Isto significa que, se voc clicar, pode arrastar a linha ou coluna para onde desejar

12. NOTA DE RODAP Esta funo uma das que mais incomodam os acadmicos. Mas no Word2007 esta tarefa muito fcil. Para utilizar, coloque o cursor do mouse bem no final da palavra que deseja criar uma nota de rodap. Aps, clique no Grupo Referncias, e acesse o bloco Notas de Rodap, e clique no boto .

Ao clicar no boto, o Word insere automaticamente tanto a numerao ao lado da palavra, quanto a caixa de texto ao final da pgina para que voc digite o contedo, e ainda insere a linha que a ABNT determina, para separar o texto da citao. Como esta funo automtica, sempre que for inserida uma nova citao, ela ser colocada na ordem. Por exemplo, se voc j tem 15 citaes no seu texto, e depois da orientao, precisa colocar uma citao aps a 3 citao. Faa o procedimento de inserir citao, que o Word automaticamente renumera as citaes posteriores.

1. CAPA Criar a capa de seu trabalho no Word tarefa muito fcil. Se voc j exercitou todos os comandos deste livro, no sentir dificuldade alguma. Contudo, ao citar os comandos a serem utilizados, ser colocado entre parnteses a numerao da pgina que consta o procedimento para execut-lo. Ao abrir o Word, ele j inicia com uma pgina em branco. Assim, inicie definindo os padres de margem. Ajuste as margens nos seguintes padres:
superior=3cm; esquerda=3cm; direita=2cm; inferior=2cm.

Clique em ok para finalizar. Aps este ajuste, estes parmetros ficaro gravados na lista principal, para posteriores utilizaes.
Superior

Esquerda

Inferior

Direita

Depois de definir as margens, vamos digitar os textos referentes capa. Algumas instituies de ensino criam algumas variaes, mas estas instrues podem ser utilizadas para todos os padres. Clique no grupo incio, e escolha a fonte Arial, e depois defina o tamanho para 12. Na primeira linha, digite o nome da instituio. Depois aperte a tecla enter por 2 vezes, e digite o seu nome. Selecione as duas linhas. Para centralizar, clique a combinao de teclas ctrl + E (clique simultaneamente a tecla ctrl e a tecla E).

Aps centralizar, digite na linha abaixo do nome o ttulo do trabalho. Aperte a tecla enter para inserir uma linha, e nesta linha digite o nome da cidade e o ano da publicao do trabalho. Para se ter uma noo da disposio dos elementos na pgina, clique no grupo Exibio, e acesse o bloco Zoom. Clique na opo uma pgina. Coloque o cursor do mouse no incio da linha que est o ttulo, e aperte a tecla enter quantas vezes forem necessrias at que o titulo se localize no meio da pgina. Este ajuste visual. Aps, coloque o cursor do mouse no incio da linha que est a cidade e o ano, e aperte a tecla enter quantas vezes forem necessrias at que alcancem o final da pgina.

A visualizao final seria algo parecido com a imagem acima. No se esquea de sempre seguir a orientao do professor, pois cada docente tem uma preferncia na ordem de nomes, ttulo e nome da instituio, e apesar de ter normas tcnicas, na prtica, o orientador exige que o acadmico formate como ele acha que o correto.

2. FOLHA DE ROSTO Sob o ponto de vista de recursos do Word2007, a formatao da folha de rosto utiliza os mesmos procedimentos, acrescidos apenas do texto que informa a finalidade daquele trabalho. A diferena no texto referente a finalidade do tra-

balho, colocado abaixo do ttulo. A formatao deste pequeno pargrafo uma tarefa muito simples, e segue os mesmos procedimentos utilizados para implantar o recuo. Antes de definir os limites, digite todo o texto, de acordo com o padro que o professor que avaliar o trabalho prefere. Com o texto digitado, selecione somente este pargrafo. Aps, arraste o slider inferior at o nmero 9. Aps, faa o mesmo com o slider superior. Depois, justifique o texto, com a combinao de teclas ctrl + j (aperte simultaneamente no teclado a tecla ctrl e a tecla j).

Ao final desta ao, a aparncia do trabalho ficar parecida com esta imagem ao lado. Voltamos a informar que, apesar de existir padronizao das normas tcnicas, cada professor tem sua preferncia, e portanto, siga as orientaes que cada trabalho dever seguir.

3. CITAO DIRETA Esta ao extremamente simples, pois utiliza recursos j aprendidos para preparar a capa e a folha de rosto. Para utilizar, selecione o pargrafo a ser formatado com este padro.

Clique nos sliders superiores e inferiores e faa o recuo tanto da primeira linha quanto das linhas inferiores de acordo com a orientao do seu professor. Aps, diminua o tamanho da fonte. Ao final, a sua citao ter uma aparncia semelhante com a imagem acima.

Sobre os autores

MARCOS MENDES
(PUC)

Mestrando em Polticas Pblicas (UECE) MBA em Informtica e Comunicao na Educao Bacharel em Cincias Contbeis (CEAP) Professor do IESAP e do CEAP Especializanda em Educao Distncia (UNB) Licenciada em Informtica (IESAP) Tecnloga em Sistemas Web (UNIMETA) Professora do Governo do Estado do Amap
MILENA MENDES

S-ar putea să vă placă și