Sunteți pe pagina 1din 26

CETEPS - CENTRO PAULA SOUZA ETE BENTO QUIRINO CAMPINAS - SP

TCC - T RABALHO DE CONCLUSO DE CURSO COM ENFASE EM TCNICO EM MECNICA

PROF. Antonio Carlos Fevereiro de 2008

Sumrio 1. Introduo ............................................................................................... 2 ELABORAO DE PROJETO DO PRODUTO 2. Criatividade ............................................................................................. 3 3. Inovao ................................................................................................. 5 4. Projeto ..................................................................................................... 6 5. Projeto de Produtos Industriais ................................................................ 8 PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO 6. Metodologia ........................................................................................... 12 7. O Projeto do TCC .................................................................................. 19 8. Estrutura do TCC .................................................................................... 23 9. Referncias ............................................................................................. 25 Anexos: Exemplo de Projeto de TCC de Mecnica Matriz para escrever o projeto de TCC Normas Tcnicas da ABNT Comentrios Norma NBR 14724/2005

1. INTRODUO
O Trabalho de Concluso de Curso uma atividade escolar de sistematizao do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente rea de formao profissional. Tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de competncias especficas, visando formao de profissionais capazes de buscar, compreender e aplicar o conhecimento cientfico. O processo de elaborao do TCC tem incio no Projeto do TCC (Mdulo I do curso), devendo ser concludo com o Desenvolvimento do TCC (Mdulo II do curso). Dever ser elaborado ao longo de dois semestres.

1.1. Objetivo desta apostila


Orientar na aplicao dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas bsicas do curso Tcnico de Mecnica na soluo de problemas prticos de engenharia.

1.2. Objetivos especficos desta apostila


Entender o que projeto e a sua importncia. Buscar reunir os conhecimentos adquiridos durante o curso Tcnico de Mecnica. Compreender o processo de criatividade e da inovao na gerao de novos produtos. Compreender as necessidades dos clientes e as dificuldades de transformar problemas em solues prticas. Interagir com a sociedade na resoluo de problemas tcnicos e sociais. Conhecer melhor as suas limitaes enquanto tcnico, lder e empreendedor. Aprender a buscar conhecimento como forma de auto-aprendizado e crescimento pessoal e profissional para a resoluo de problemas tcnicos e operacionais. Desenvolver pr-atividade para a gesto de negcios futuros. Ampliar conhecimento na pesquisa acadmica. Motivar-se para o empreendedorismo interno e externo para as atividades industriais contemporneas.

1.3. Habilidades do Tcnico em Mecnica enquanto projetista


As habilidades desejadas do tcnico em mecnica, enquanto projetista e solucionador de problemas podem ser resumidas, segundo Back (1983), em: Criatividade. a habilidade de pensar sobre ou descobrir idias ou concepes de coisas ou processos para alcanar determinados objetivos. Anlise. A habilidade de analisar determinado componente, sistema, ou processo usando princpios de engenharia e cientficos, de forma a obter rapidamente resultados significativos. Cincia da Mecnica. Habilidade e treinamento em profundidade da cincia da engenharia mecnica e de sua especialidade. Habilidade interdisciplinar. a habilidade de operar com confiana e com competncia os problemas bsicos e idias de disciplinas fora de sua especialidade. Habilidade matemtica. a habilidade de usar, quando necessrio, poderosos recursos de matemtica e de computao. Deciso. a habilidade de tomar decises quando em presena de incertezas, mas com uma balanceada considerao de todos os fatores envolvidos. Processos de fabricao. a habilidade de apreciar e conhecer os novos e convencionais processos de fabricao. Habilidade de comunicao. a habilidade de expressar-se de forma clara e persuasiva, oralmente, graficamente e na escrita. O projetista precisa ter ou adquirir suficiente conhecimento de uso ou aplicao do produto que est projetando. Se o produto um produto final ou um componente empregado num produto final. Neste caso o projetista necessita conhecer exatamente a funo e condies de uso do componente no produto.

Alm do conhecimento do produto o projetista necessita, tambm, entender o valor do produto para o fabricante, o seu efeito no crescimento, lucro e prestgio da empresa. Lembrar que cada produto apresenta caractersticas especiais, requerendo um grau de conhecimentos especficos. No estgio inicial, certas consideraes do projeto so bem remotas do produto final, mas em estgios mais avanados estes detalhes tornam-se mais importantes. O projetista deve considerar o processo de fabricao e suas limitaes, tendo em vista os mtodos que podero ser aplicados, a mo-de-obra e o maquinrio. Ainda como objetivos do projeto de produtos industriais tem-se a qualidade e o custo; obter-se o melhor retorno do dinheiro investido e buscar timo desempenho operacional.

1.4. Tipos de projetos


Projeto por evoluo cada nova descoberta leva a possibilidade de melhorias nos modelos precedentes. Apresenta menos risco de falhas, pois est baseado no conhecimento do desempenho do modelo anterior. Permite menos possibilidade de competio no mercado. Projeto por inovao a cada nova descoberta cientfica, novos conhecimentos tcnicos so agregados, implicando no rompimento quase completo com as prticas tradicionais. A partir destes conhecimentos, um novo projeto elaborado com bases nas idias anteriormente no experimentadas. Os resultados no so plenamente conhecidos, os riscos em erros e a complexidade da tecnologia so grandes e toda a percia empregada pelos projetistas para anlise e sntese so pequenas.

ELABORAO DE PROJETO DO PRODUTO


2. CRIATIVIDADE
2.1. O processo criativo
Oech (1995), explica que o processo de gerao de novas idias implica em dois importantes motivos: a mudana e porque muito divertido. A matria prima das novas idias o conhecimento. Porm, conhecimento s no basta para tornar uma pessoa criativa. Oech explica, ainda, que o pensamento criativo supe uma atitude, uma perspectiva que leva a procurar idias, a manipular conhecimento e experincia. O pensamento criativo inicia-se com idias malucas, bobas e impraticveis, frequentemente sem chegar a nada, usadas como trampolins para idias novas e prticas. Violar normas e caar idias em locais inusitados faz parte da perspectiva criativa. Assim abre-se para novas possibilidades e mudanas. Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo est vendo e pensar uma coisa diferente. Para a maioria das coisas que as pessoas fazem diariamente no preciso ser criativo. O pensamento de rotina implica em fazer as coisas que tm que ser feitas sem pensar. Se todas as coisas fossem questionadas antes de serem feitas a rotina seria muito lenta e provavelmente no se concretizaria. Quando se precisa ser criativo as atividades dirias funcionam como impeditivos provocando bloqueios mentais. Para que as novas idias fluam necessrio esquecer temporariamente o que se sabe. Livrar-se dos problemas rotineiros, repensar os problemas e estimular-se a fazer novas perguntas. Afastar os bloqueios mentais e prestar ateno aos sinais (insigths) internos ou externos, como um toc, pode levar a questionar uma situao e estimular para a mudana.

Exerccios 1. Cite algumas frases que impedem a energia criativa. 2. Cite exemplos onde acontecimentos externos levaram ao desenvolvimento de um novo produto.

2.2. Bloqueios e estmulos ao pensamento criativo


A resposta certa. No existe apenas uma resposta certa e todas dependem do que se est procurando. Isso no tem lgica! O pensamento difuso procura semelhanas e conexes entre as coisas. O pensamento concreto se concentra nas diferenas. Existem dois momentos importantes no desenvolvimento de novas idias: a fase germinativa e a fase prtica. O pensamento difuso muito eficaz na fase de germinao da idia enquanto o pensamento concreto mais utilizado na fase prtica. O pensamento difuso contradiz a lgica; a metfora ajuda a pensar em algo diferente, de uma forma diferente. Siga as normas. A ordem define um padro: a regra do jogo. Boa parte do que se chama inteligncia abrange a capacidade de reconhecer padres. possvel reconhecer seqncia numrica, processos, ciclos, tendncias, distribuies, formas, sons, movimentos, ritos culturais e probabilidades. E tudo tende a levar a isso, a um padro. O pensamento criativo busca desafiar as normas, tende a bancar o revolucionrio. O pensamento criativo no construtivo. Pode ser destrutivo tambm. Quebrar padres, violar as normas. Seja prtico. O mundo feito por gente prtica, que sabe como entrar em estado germinativo, ouvir sua imaginao e construir a partir das idias encontradas. A pergunta e se pode gerar novas idias. Evite ambigidades. Situaes em que do margem a mais de uma interpretao podem provocar problemas de comunicao, mas quando bem colocadas levam explorao da imaginao. A capacidade de encontrar ambigidades importante para se pensar em algo diferente. H menos lugar para a ambigidade quando se est executando idias do que quando se est procurando por elas. proibido errar. H ocasies em que no podemos errar. Mas na fase germinativa do processo de criao permitido errar. Os erros so um sinal de que estamos saindo dos trilhos habituais. Se no errarmos de vez em quando, indcio de que no estamos sendo muito inovadores. Brincar no permitido. O divertimento torna a mente farta em pensamentos. Um dos resultados da brincadeira o prazer. O ambiente de trabalho divertido mais produtivo do que o ambiente rotineiro. Brincar com os problemas pode levar a novas idias. Isso no da minha rea! Como estratgia de estar no mundo a especializao uma necessidade. Mas uma parte importante do pensamento criativo reconhecer uma idia bsica em uma situao e aplic-la em outra. Cultivar o hbito de caar novas idias, em reas diferentes para aplicar na soluo de algum problema de sua rea, e fazer analogias em situaes de problemas leva idias novas e interessantes. No seja bobo! Qualquer pessoa que decida e pense criativamente tem de enfrentar os problemas do conformismo e do pensamento grupal. O bobo pode ter uma forma ridcula de lgica. O bobo pode ser absurdo. O bobo procura virar nossos pressupostos bsicos de cabea para baixo.numa poca em que as coisa mudam muito depressa, ningum pode estar seguro do que certo e do que bobagem. Desligar o detector de tolices de vez em quando pode levar idias loucas que podem encontrar aplicao em alguma corte prxima. Eu no sou criativo. Por uma questo de auto-estima pessoas criativas se acham criativas e pessoas menos criativas acham que no so criativas. Uma importante diferena entre pessoas criativas e menos criativas, que as primeiras prestam ateno s suas menores idias. Uma pequena idia pode resultar em uma grande descoberta. Aquilo que pensamos encontra um caminho para se tornar real.

3. INOVAO
Segundo Peter Drucker (1987), a inovao o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar recursos. a inovao cria um recurso (algo dotado de valor pelo homem quando encontra um uso para ele). Recursos de valor o fungo da penicilina, descoberto nos anos 20; a compra a prestao, lanada no incio do sculo XIX o container o livro texto - a cartilha - sculo XVII Inovao social Japo imita a tecnologia sem perder a identidade imitao criativa como estratgia a pesquisa cientfica mudando o rendimento dos recursos aos - melhores em qualidade com mais variedades de ligas e menores custos vdeo/som- maior satisfao dos clientes.

A Inovao e a melhoria contnua no Sistema Toyota de Produo

R$

Melhoria Contnua

Inovao

Tempo
Fontes de oportunidade inovadora o sucesso inesperado exige aceitao, determinao, diretrizes especficas, disposio para encarar a realidade pode ser exasperante um desafio requer perguntas/analises/aproveitamento das respostas o fracasso inesperado tem que ser visto com sintoma de oportunidade revelas mudanas latentes o sucesso ou o fracasso de um concorrente aprender com o erro dos outros analisar o que realmente ocorreu um evento externo inesperado perceber e analisar a empresa, ou o setor industrial a incongruncia; a discrepncia, a dissonncia entre o que e o que deveria ser

ou, entre o que e o que todo mundo pensa que seja. Realidades econmicas, a realidade e o pressuposto sobre ela, valores e expectativas percebidos pelo consumidor, incongruncia dentro do ritmo ou lgica do processo. a inovao baseada na necessidade do processo a necessidade a me da inveno - Ex.: pesquisa programada, para completar o elo que falta mudanas na estrutura industrial e ou na estrutura do mercado; lojas de R$ 1,99, fabricao de automveis em massa, a mudana do processo de fabricao de Ford para Toyota, quando o setor dobra de tamanho. mudanas demogrficas mudanas na percepo, significado e nimo. mudanas no meio social, filosfico, poltico e intelectual conhecimento novo mudanas em percepo, disposio e significado as condies de pobreza no Brasil os avanos da sade no contiveram a morte a aceitao das mulheres como profissionais liberais e executivos as refeies congeladas quando se explora mudanas na percepo a imitao criativa no funciona. conhecimento novo inovaes baseadas no conhecimento ex.: muitos conhecimento se agregaram para se tornar possvel o computador a robtica foi muito comentada mas s usada muito tempo depois convergncias convergncia de vrios conhecimentos ex: hibridao de sementes e animais a inovao baseada no conhecimento requer: anlise meticulosa de todos os fatores sociais, no pode ser introduzida por tentativa, o inovador precisa aprender a praticar a administrao empreendedora riscos, abalos e aceitao imprevisibilidade, mudanas drsticas, inovao madura

Resumindo: O que podemos aprender? Praticar a inovao sistemtica A inovao sistemtica consiste na busca deliberada e organizada de mudanas, e na anlise sistemtica das oportunidades que tais mudanas podem oferecer para a inovao econmica ou social. criar valor e fazer uma contribuio

4. PROJETO
Xavier (2005), trata projeto de forma genrica; para produtos e servios. Qualquer atividade coordenada com incio e trmino pode ser gerenciada como um projeto, como se pode ver a seguir. Conforme Xavier (2005), de acordo com a norma ISO 10.006 (Diretrizes de Gerenciamento de Projetos), projeto um processo nico, constitudo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para incio e trmino, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos especficos, incluindo limitaes de tempo, custo, e recursos. Para o PMBOK A Guide to the Project Management Body of Knowledge, projeto um empreendimento temporrio, planejado, executado e controlado com o objetivo de criar um produto ou servio nico. Para o PMI - Project Management Institute, uma organizao americana de gerenciamento de projetos, um projeto tem ciclo de vida e pode ser divido em:

4.1. Ciclo de vida genrico de gerenciamento de um projeto

EXECUO

NVEL DE ATIVIDADE

ENCERRAMENTO

PLANEJAMENTO

INICIAO

TEMPO

Fonte: Xavier, 2005

4.1.1. Iniciao
Identificao das necessidades do projeto Determinao dos objetivos, metas e escopo. Analise do ambiente Anlise das potencialidades e recursos disponveis

Estimativa dos recursos necessrios

Anlise dos riscos envolvidos

Estudo da viabilidade tcnico e financeira

Elaborao da proposta do projeto

Apresentao da proposta

Deciso (ou no) de execuo

4.1.2. Planejamento
Declarao de escopo Estrutura analtica do trabalho Cronograma Oramento

Lista da equipe do projeto

Matriz de atribuio de responsabilidades

Plano de gerenciamento do pessoal

Plano integrado de mudanas

Plano de qualidade

Plano de gerenciamento de riscos

Plano de resposta a riscos

Plano de gerenciamento de aquisies

Plano de comunicaes

Consolidao dos documentos de planejamento no plano do projeto

4.1.3. Execuo
Execuo do projeto Produtos e servios gerados pelo projeto

4.1.4. Encerramento
Encerramento de livros e documentos do projeto Arquivamento dos documentos e livros do projeto. Comunicao do encerramento s partes interessadas Anlise e registros das lies aprendidas durante o projeto.

O nvel de riscos e incertezas so altos no incio do projeto e tendem a diminuir medida que o projeto avana. As pessoas, grupos de pessoas e organizaes que esto ativamente envolvidas no projeto ou, ento, cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa em decorrncia do resultado da execuo ou concluso do projeto, so chamadas de stakeholders (interessados ou envolvidos). Eles podem exercer influncia sobre o projeto e seus resultados.

5. PROJETO DE PRODUTOS INDUSTRIAIS


Para Back (1983), projeto a criao de um estado final que satisfaz uma necessidade do homem ao tomar uma determinada ao. Projeto mecnico a formulao de um plano para satisfazer necessidades humanas, usando disciplinas da engenharia mecnica.

Projeto de mquinas e a formulao de um plano para um mecanismo ou dispositivo capaz de transmitir foras e movimentos, realizando um trabalho ou funo especfica que dever ser executado para satisfazer uma necessidade humana da forma mais econmica possvel. Segundo Back (1988), as fases pelas quais passa o projeto de produtos industriais podem ser estabelecidas de diferentes formas com maior ou menor detalhamento. Considerando um menor detalhamento tem-se as seguintes fases: 1. Estudo de viabilidade 2. Processo preliminar 3. Projeto detalhado 4. Reviso e testes 5. Planejamento da produo 6. Planejamento do mercado 7. Planejamento para consumo emanuteno 8. Planejamento da obsolescncia. Cada uma destas fases pode ser dividida em outras fases.

5.1. Viabilidade do projeto Fase I


O projeto deve comear com um estudo de viabilidade, a partir de uma necessidade, real ou hipottica. No caso hipottico ela pode originar-se na mente de algum como resultado de um avano cientfico tecnolgico ou econmico; o consumidor ainda no participa. A existncia de uma real necessidade ocorre quando o consumidor, algumas empresas ou o governo esto interessados em pagar o preo do mercado. A anlise envolve pesquisa de interesse do mercado, tendncias sociais e individuais, o estudo do problema e se podem ser encontradas solues teis e quais as conseqncias do projeto na soluo do problema.

5.2. Projeto preliminar Fase II


Na seqncia do estudo definir quais alternativas propostas anteriormente apresenta a melhor concepo para o projeto. Trata-se de um estudo de sntese, um exame detalhado da melhor opo encontrada. Ele estabelece uma primeira aproximao maior do projeto, quais parmetros devem ser controlados. Pontos crticos ao sistema: - Como a soluo se comporta com o tempo? - Qual o gosto do consumidor? - Como ser a contra-oferta do competidor? - Qual a disponibilidade de matria-prima para manter a oferta do produto? - Como o estudo da arte tcnica pode progredir? - Como sero a corroso, a fadiga e as deterioraes eventuais do desempenho do produto ao longo do tempo?

5.3. Projeto detalhado Fase III


A fase do projeto detalhado comea com a concepo desenvolvida no projeto preliminar. Seu objetivo fornecer as descries de engenharia de um projeto frutfero e verificado. Nesta fase, cada explorao deve chegar a um fim, com deciso final sobre uma determinada concepo do projeto. O projeto tanto pode ser concludo ou abandonado, adiado para uma oportunidade futura, com mais consistncia tecnolgica e novas pesquisas. Nesta fase, capacidades so determinadas exatamente, dimenses so calculadas, o desgaste considerado, partes so detalhadas, tolerncias so estabelecidas, etc. assim todos os componentes so sintetizados, testados e modificados de acordo com o requerido e a mquina ou sistema torna-se inteiramente desenvolvido, completamente detalhado e claramente descrito, ou seja, chega-se a um projeto de produto fabricvel.

5.4. Reviso e testes Fase IV


Estudos mais recentes mostram que a reduo do tempo se d com a engenharia simultnea. Muitos projetos sofrem revises durante a sua concepo. Para completar a fase III verificaes so necessrias e testes experimentais constantes, principalmente de solues ou componentes cujo desempenho ainda desconhecido. medida que o relatrio do projeto detalhado se desenvolve, o projeto experimental iniciado. So construdos modelos experimentais para verificar formulaes ainda no testadas. Princpios, processo, componentes, prottipos parciais ou completos so testados em laboratrio ou no campo, medida que as informaes so necessrias. Estas informaes provenientes de testes fornecem a base para reprojetos e refinamentos, at a obteno do projeto final aprovado.

5.5. Planejamento da produo Fase V


Enquanto que as fases anteriores se situavam praticamente na esfera de um projetista, grande parte desta fase tem a responsabilidade compartilhada dom outros setores administrativos. A deciso sobre a produo de um determinado produto envolve compromisso econmico, grande responsabilidade administrativa e deciso clara e precisa. A confiana do projetista deve ser compartilhada com outras pessoas da organizao antes de chegar a uma deciso final. A fase de planejamento da produo envolve muitos passos que variaro em forma e detalhe, de acordo com o tamanho da organizao industrial, Nas organizaes industriais de manufatura em massa o planejamento de um novo projeto pode incluir: Planejamento detalhado do processo de fabricao - operaes, mtodos, mo-de-obra, mquinas e ferramentas. Projeto de ferramentas e gabaritos para a melhor realizao do produto tendo em vista o transporte, a fixao, a anlise da qualidade e a otimizao do tempo e de outros recursos. Planejamento e controle do sistema da qualidade normas e procedimentos para manter a qualidade do produto. Planejamento do pessoal da produo seleo, treinamento e dimensionamento do volume de pessoal envolvido. Planejamento e controle da produo programas de trabalho que consideram os demais produtos e as demandas necessrias dentro do tempo e das possibilidades operacionais. Planejamento do fluxo de informao registros de formulrios, fluxos e rotas apoiadas por computador, para manter o andamento da produo de forma coerente ao programado, facilitar a localizao de produtos em processo, perceber o andamento do trabalho em tempo real e estudar situaes de oscilaes de demanda. Planejamento financeiro verificar a soma de dinheiro necessria para dar incio ao novo produto. As fontes devem ser estabelecidas, e os meios de retorno do investimento do capital determinados.

5.6. Planejamento do mercado Fase VI


Os requisitos do processo podero influenciar profundamente o projeto. O objetivo desta fase planejar um sistema eficiente e flexvel de distribuio dos bens projetados. Projeto da embalagem dos produtos a forma exterior do produto deve ser pensada para gerar economia de embalagem. Pode surgir a necessidade de se utilizar embalagens individuais e especiais a fim de se assegurar proteo contra choques e mau tempo. Se o produto resultante for grande deve ser pensado o os pontos de iamento, o meio de movimentao e transporte; correias e empilhadeiras. Planejamento do sistema de armazenagem so determinados os locais economicamente favorveis para armazns e so projetadas instalaes de armazenagem. Planejamento das atividades de promoo em funo da necessidade de se desenvolver panfletos tcnicos de vendas, baseados em informaes de projeto e dados de teste. Projeto do produto permitindo flexibilidade ao gosto do cliente perodo que o produto permanece na exposio, forma de acondicionamento. Exigncias dos clientes podem detectar a necessidade de adies modulares ao sistema a fim de ampliar a capacidade do produto.

5.7. Planejamento do consumo Fase VII


A influncia do consumo pode ser muito grande no projeto do produto. O consumo ocorre aps a distribuio, e a maior parte do processo de consumo deve ser antecipada nos estgios iniciais do projeto. Nesta fase devem ser incorporados aspectos adequados de servio ao projeto e prover uma base racional para aperfeioamento e reprojeto do produto. Fazem parte desta fase: - projetar para a manuteno; - projetar para a confiana que o produto deve inspirar; - projetar para a segurana; - projetar para a convenincia de utilizao; - projetar para os aspectos estticos; - projetar para a economia de operao;

10

- projetar para uma vida til adequada, - obter dados de servio que possam prover uma base para o aperfeioamento do produto, para projetos futuros e para projetos de produtos diferentes, porm relacionados ao original.

5.8. Planejamento da obsolescncia - VIII


Certos produtos como automveis e mveis so projetados para ter uma vida indeterminada. Outros como: avies, mquinas, armamentos, tornam-se tecnicamente obsoletos. Em termos de projeto, determinar a obsolescncia muito complexo. A tecnologia exerce presso sobre o projetista e tambm acelera o processo de envelhecimento dos bens de uso. Outros fatores podem influenciar, tais como a mudana da moda, no caso de roupas. Neste ponto convm lembrar que acelerar uma mudana sem aperfeioamento tecnolgico pode provocar questionamentos ticos. Usualmente os elementos que contribuem para uma vida mais longa so tambm essenciais para uma manuteno e segurana adequadas; assim, um equilbrio completo entre a obsolescncia e o desgaste geralmente impossvel. O projetista deve se atentar para: projetar para a reduo da razo de obsolescncia, levando-se em considerao os efeitos antecipados aos desenvolvimentos tcnicos; projetar para uma vida fsica mais longa do que a vida til; projetar para vrios nveis de utilizao, de modo que, quando findar a vida til, em um alto nvel de utilizao, o produto possa ser adaptado a um outro tipo de utilizao, em nvel menos exigente; projetar o produto de maneira que os materiais e componentes velhos possam ser recuperados. examinar e testar, em laboratrios, os produtos inutilizados,a fim de se obter informaes teis.

5.9. Tempo gasto X quantidade de mo-de-obra no desenvolvimento de projetos industriais


A quantidade de mo-de-obra em funo do tempo requerido nas diferentes fases do projeto pode ser verificada na figura abaixo:

MO-DE-OBRA

FABRICAO ADAPTAES

DESENHO

LAYOUT

PROJETO

TEMPO

11

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO


6. METODOLOGIA, MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA
Conforme Diehi & Tatim (2004), a pesquisa um procedimento que tem como objetivo encontrar respostas aos problemas propostos. Para isso devem ser usados mtodos, processos e tcnicas. Entende-se por metodologia o estudo e avaliao dos diversos mtodos aplicados no processo de pesquisa cientfica. Mtodo o conjunto de processos pelos quais se torna possvel conhecer uma realidade especfica, produzir um dado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou comportamentos. O processo compreende as etapas interdependentes da pesquisa e pode ser intelectual, mediante anlise sistemtica e prvia para se chegar a uma soluo, ou operacional, seguindo uma maneira lgica e seqencial para alcanar um determinado fim.

Mtodos (estratgias) Tcnicas (tticas)

Tcnicas so procedimentos tticos necessrios para operacionalizar a pesquisa, torn-la real. De maneira estratgica, as tcnicas devem ser aplicadas em obedincia orientao geral do mtodo, visando solucionar problemas e alcanar as etapas necessrias.

6.1. Classificao dos mtodos


Para melhor compreenso, Diehi & Tatim, 2004, classificam os mtodos conforme as bases lgicas, conforme a abordagem do problema, segundo o objetivo geral, segundo o propsito e segundo o procedimento tcnico.

6.1.1. Quanto s bases lgicas


mtodo dedutivo atravs de uma cadeia de raciocnio em ordem decrescente, da anlise geral para o particular, chega-se a uma concluso. Se as premissas so verdadeiras, a concluso necessariamente verdadeira. Ex.: os teoremas, as definies, os princpios. mtodo indutivo - raciocinar indutivamente partir de premissas particulares, na busca de uma lei geral, universal, por exemplo: O ferro conduz eletricidade. O ferro metal. mtodo hipottico-dedutivo quando os conhecimentos disponveis sobre um determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenmeno, surge o problema. Para tentar explicar as dificuldades expressas no problema, so formuladas conjeturas ou hipteses. mtodo dialtico - o modo dialtico busca elementos conflitantes entre dois ou mais fatos para explicar uma nova situao decorrente desse conflito. Os fatos no podem ser tomados fora de um contexto social, poltico, econmico. empregado na pesquisa qualitativa. mtodo fenomenolgico - No dedutivo e nem indutivo. Preocupa-se com a descrio direta da experincia tal como ela . A realidade, construda socialmente, entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. O sujeito/ator reconhecidamente importante no processo de construo do conhecimento. empregado em pesquisa qualitativa.

12

6.1.2. Quanto abordagem do problema


pesquisa quantitativa quantificao e tratamento das informaes por meio de tcnicas estatsticas: percentual, mdia, desvio-padro, correlao, regresso, etc. Garante resultados sem distoro. Ex. estudos de correlao de variveis, estudos comparativos causais e os estudos experimentais. pesquisa qualitativa podem descrever a complexidade de problemas e a interao de certas variveis, compreender e classificar os processos dinmicos vividos por grupos sociais, proporcionar mudanas e o entendimento de particularidades comportamentais deste grupo e dos seus indivduos. Alguns princpios comuns aos estudos qualitativos: os dados so coletados no contexto em que os fenmenos so construdos; a anlise dos dados desenvolvida, de preferncia, no decorrer do processo de levantamento deles; os estudos apresentam-se em forma descritiva, com enfoque na compreenso e na interpretao luz dos significados dos prprios sujeitos e de outras referncias afins da literatura; a teoria construda por meio da anlise dos dados empricos, para posteriormente ser aperfeioada com a leitura de outros autores, mas os estudos qualitativos podem partir de categorias preexistentes; a interao entre pesquisador e pesquisado fundamental, razo pela qual se exige do pesquisador aperfeioamento em tcnicas computacionais; a integrao de dados qualitativos com dados quantitativos no negada, e sim a complementaridade desses dois mtodos estimulada.

6.1.3. Segundo o objetivo geral


Segundo o objetivo geral as pesquisas podem ser: Pesquisa exploratria: proporciona maior familiaridade com o problema. Envolve levantamento bibliogrfico e entrevistas. Pesquisa descritiva: descreve as caractersticas de determinada populao ou fenmeno estabelecendo relaes entre suas variveis. Utiliza tcnicas padronizadas de coletas de dados, tais como questionrios e observao sistemtica.

6.1.4. Segundo o propsito


Segundo o propsito as pesquisas podem ser: Pesquisa aplicada: inclui aplicao terica. Pouco prtica para os propsitos organizacionais. Avaliao de resultados: atribui valor, compara uma situao anterior e outra posterior. Avaliao formativa: implica num diagnstico do sistema atual e sugestes para reformulao. Identifica oportunidades de melhorias na organizao. Propsito de planos: apresenta propostas de planos para solucionar problemas organizacionais, as vezes burocratizando, outras flexibilizando sistemas. Pesquisa-diagnstico: explora o ambiente, levanta problemas. De custos baixos, encontra dificuldade na confidencialidade dos dados e desconfiana do empresrio em abrir mo deles.

6.1.5. Segundo o procedimento tcnico


Segundo a coleta de dados, pode-se definir dois grupos de pesquisa: - aquelas que se valem das fontes de papel: pesquisa bibliogrfica e pesquisa documental - aquelas cujos dados so fornecidos por pessoas: pesquisa ex-post-facto, pesquisa de levantamento, o estudo de caso, a pesquisa-ao e a pesquisa participante. Conforme os procedimentos tcnicos as pesquisas podem ser: Pesquisa bibliogrfica: baseada exclusivamente em livros, artigos cientficos, dicionrios, enciclopdias, anurios, almanaques, revistas especializadas e impressos diversos. Pesquisa documental: baseia-se em cartas, dirios, fotos, gravaes, regulamentos, memorandos, ofcios, boletins, e-mails. Pesquisa ex-post-facto: trata-se de um experimento que se realiza depois dos fatos. So tomadas como experimentais situaes que se desenvolveram naturalmente e trabalha-se sobre elas com se estivessem submetidas a controles

13

Levantamento: interrogao direta das pessoas, mediante anlise quantitativa. Estudo de caso: o estudo profundo e exaustivo de um determinado objeto. Pesquisa de opinio: busca conhecer atitudes, pontos de vista, preferncias... Pesquisa-ao: procura resolver problemas especficos de um grupo ou organizao.

6.2. Populao e mostra


Para Diehl & Tatim ( 2004), na pesquisa cientfica, quando se que conhecer as caractersticas de uma determinada populao, comum observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter valores aproximados,ou estimativas, para as caractersticas de interesse. Populao o conjunto de elementos passveis de serem mensurados com respeito s variveis que se pretende levantar. Amostra uma poro ou parcela da populao convenientemente selecionada. Aps definir o objetivo da pesquisa, seleciona-se a amostra. A amostra pode ser submetido anlise estatstica (amostragem probabilstica), com escolha dos elementos ao acaso (aleatria) ou estratificadas(agrupadas conforme necessidades do estudo, mas selecionadas ao acaso dentro do grupo), e amostragem no probabilsticas com escolha intencional dos elementos considerados na pesquisa.

6.3. Tcnicas de coletas de dados


As informaes podem ser colhidas atravs das pessoas. Elas so consideradas fontes primrias, j que todos os dados so colhidos pelo prprio pesquisador, em primeira mo. As principais tcnicas de coleta desse tipo de dados so: a entrevista, o questionrio, o formulrio e a observao. Existe tambm dados de fonte secundrias, que no so criados pelo pesquisador e que se apresentam na forma de arquivos, banco de dados, ndices ou relatrios e fontes bibliogrficas. 6.3.1. Entrevista um encontro entre duas pessoas cujo objetivo que uma delas obtenha informaes a respeitos do assunto mediante a conversao de natureza profissional. E um procedimento utilizado na investigao social, para coleta de dados, ou para ajudar no diagnstico ou no tratamento de um problema social. A entrevista pode ser conduzida para a averiguao dos fatos, determinao de opinies, investigao de sentimentos e descoberta de planos de ao. Segundo Diehl & Tatim (2004) elas podem ser: a) Padronizadas ou estruturadas o pesquisador segue um roteiro previamente estabelecido, com perguntas previamente estabelecidas. No h liberdade para outras perguntas. b) Despadronizadas ou no estruturadas a entrevista livre, com perguntas abertas que podem ser respondidas em uma conversao informal. c) Painel consiste na repetio de perguntas, de tempo em tempo, s mesmas pessoas, a fim de determinar as mudanas das opinies em perodos curtos. As perguntas so efetuadas de maneiras diversas. Para que o entrevistado no distora as respostas com as repeties. Vantagens da entrevista: pode ser utilizada em todos os seguimentos da populao; h maior flexibilidade de formulao e entendimento das perguntas e respostas; permite observar e avaliar atitudes e condutas do entrevistado; as informaes so mais precisas e as discordncias imediatas; permite a quantificao e o tratamento estatstico dos dados. Desvantagens da entrevista: pode ser prejudicada caso haja dificuldade de expresso e comunicao do entrevistado e/ou do entrevistador; o entrevistado pode ser influenciado pelo entrevistador pelas suas opinies, idias, atitudes, aspecto fsico; pode haver influncia da disposio do entrevistado, resultando na reteno de dados. 6.3.2. Questionrio

Constitui em uma srie ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do entrevistador. As perguntas devem ser acompanhadas de uma nota ou carta explicando a natureza da pesquisa, sua importncia, e o porque da necessidade de obter respostas. Dever ser estimulada a resposta para obter sucesso na pesquisa. Em mdia 25% dos questionrios so respondidos e devolvidos. Para sua eficcia a elaborao do questionrio deve levar em conta: os tipos, a ordem e os grupos de perguntas, alm de sua formulao;

14

o pesquisador deve conhecer bem o assunto e dividi-lo em uma lista de 10 a 12 temas, com 2 ou 3 perguntas cada um. os temas escolhidos devem estar de acordo com o objetivo geral e os objetivos especficos da pesquisa; o questionrio no deve ser muito longo: deve conter de 20 a 30 perguntas e levar cerca de 30 minutos para ser respondido. deve-se observar o aspecto material e a esttica; notas explicativas devem ser claras para facilitar a compreenso pelo informante e a posterior manipulao dos dados obtidos. a disposio dos dados e espao para respostas devem ser observados para facilitar a digitao dos dados. Depois de formatado, o questionrio precisa ser testado vrias vezes em populaes com caractersticas semelhantes, mas nunca naquela que ser alvo do estudo; analisado e corrigido para minimizar os erros antes de ser encaminhado.

Propsito

Planejamento

Procedimento

Processamento

Propagao

As perguntas podem ser: Abertas: o entrevistado expressa sua opinio livremente Qual a sua opinio a respeito do governo atual? Fechadas: sugere diferentes opes de respostas para o entrevistado Na sua opinio o governo atual: cumpre o que prometeu de forma satisfatria; no cumpre o que prometeu; cumpre o que prometeu, porm insatisfatoriamente. Dicotmicas: d uma chance de resposta entre uma ou outra possibilidade O governo atual cumpre o que prometeu? Sim No

Vantagens do questionrio: economia de tempo e de viagens; a obteno de grande nmero de dados; o alcance de maior nmero de pessoas simultaneamente; abrangncia de rea geogrfica mais ampla; economia de pessoal na coleta e na analise dos dados; obteno de respostas mais rpidas e mais precisas; maior liberdade nas respostas; respostas annimas, com mais segurana; menos risco de distoro, por no haver influncia do pesquisador; mais tempo para responder, em hora mais favorvel; mais uniformidade na avaliao de carter impessoal, obteno de respostas que materialmente seriam inacessveis. Desvantagens do questionrio: pequena porcentagem de questionrios respondidos; grande nmero de perguntas sem respostas; no pode ser aplicado a pessoas analfabetas; a impossibilidade de ajudar o informante em questes mal compreendidas; a devoluo tardia que prejudica o calendrio ou a sua utilizao; universo mais heterogneo das pessoas que respondem o questionrio.

15

6.3.3.

Formulrio

Consiste em obter informaes diretamente com o entrevistado. uma lista formal, um catlogo ou inventrio destinado coleta de dados resultantes de uma observao ou um interrogatrio. Seu preenchimento feito pelo prprio investigador que faz as observaes ou faz as perguntas, ou pelo pesquisado, sob sua orientao. Ocorre o contato face a face entre o pesquisador e o informante, e o roteiro de perguntas preenchido pelo entrevistador, no momento da entrevista. Vantagens do formulrio: Pode ser utilizado em quase todo o seguimento da populao; O contato pessoal permite explicar possveis dvidas quanto s perguntas e flexibilidade para ajustlas; Obteno de dados mais complexos e teis; Facilidade de obteno de nmero expressivo de participantes; Uniformidade dos smbolos utilizados, pois preenchido pelo prprio pesquisador. Desvantagens do formulrio: Menor liberdade para as respostas Risco de distoro pela influncia do entrevistador; Menor prazo para responder as perguntas; Mais demora por ser aplicado a uma pessoa de cada vez; Insegurana das respostas por causa da falta de anonimato; No inclui, geograficamente, pessoas e grupos importantes para a pesquisa, por estar muito distantes.

6.4. Observao
Utiliza os sentidos para obteno de determinados aspectos da realidade. Consiste em ver, ouvir e examinar fatos ou fenmenos que se deseja estudar. Durante a tarefa, a observao tende a orientar o comportamento do pesquisador. Obriga o observador a um contato mais direto com a realidade.

Torna-se cientfica medida que planejada, sistematicamente; registrada metodicamente e est relacionada a proposies mais gerais; e est sujeita a verificaes e controles sobre sua validade e segurana. Diehl & Tatim ( 2004) Na investigao cientfica as observaes podem variar segundo: os meios utilizados observao estruturada (sistemtica) observao no estruturada (assistemtica) a participao do observador participante no participante o nmero de observaes observao individual observao em equipe o lugar onde se realiza na vida real (trabalho de campo) em laboratrio

Vantagens da observao: possibilita meios diretos e satisfatrios para estudar uma ampla variedade de fenmenos; exige menos do observador do que as outras tcnicas; permite a coleta de dados sobre um conjunto de comportamentos tpicos; depende menos da introspeco e da reflexo; permite a evidncia de dados no constantes do roteiro de entrevistas ou de questionrios. Desvantagens da observao:

16

o observado tende a criar impresses favorveis ou desfavorveis no observador; a ocorrncia espontnea no pode ser prevista; fatores imprevistos podem influenciar na tarefa do pesquisador; durao dos acontecimentos varivel; os fatos podem ocorrer simultaneamente; vrios aspectos da vida cotidiana podem no ser acessveis ao observador.

6.5. Pesquisa na Internet


Segundo Diehl & Tatim ( 2004), o procedimento mais adequando para conhecer o universo de publicaes acerca de um assunto e consultar: Os especialista da rea; As bibliotecas especializadas; A Internet; As indicaes de bibliografia de livros, artigos cientficos, monografias e teses. A internet possibilita a realizao de pesquisas em uma rede de computadores interligados no mundo inteiro, por meio de informaes que podem servir de referncia ao estudo.

Diretrizes para a pesquisa pela Internet: Buscar os endereos relativos ao assunto pesquisado por intermdio das referncias encontradas em publicaes da rea, nas bibliotecas e da indicao de especialistas no tema. Opcionalmente, por intermdio de Websites de busca que se encontram na rede.

Identificao e seleo das fontes de pesquisa segundo Diehl & Tatim ( 2004).

Busca de fontes

Especialistas Bibliotecas Internet

Identificao dos materiais

Livros Artigos Trabalhos acadmicos Documentos eletrnicos

Seleo dos textos

Leitura

Refinar a busca para direcionar a pesquisa, tornando-a mais precisa, restringindo os resultados da busca. Para isso, utilizar palavras-chaves ou frases que descrevam a informao procurada por meio de operadores boleanos ou quase-boleanos. A lgica boleana de busca permite utilizar duas ou mais palavras atravs de conjunes e sinais significativos. Os principais operadores boleanos so: And - inclui elementos Or um ou outro elemento deve estar presente

17

Not exclui elementos Parnteses ( ) - agrupa elementos Strings encontra palavras que inclua parte da palavra com o strings Sinal de adio (+) indica palavra ou frase que deve aparecer no resultado da busca Sinal de subtrao (-) indica palavra ou frase que no deve aparecer no resultado da busca Aspas ( ) usadas par indicar uma frase. Nem todo o material encontrado confivel. Recomenda-se uma rigorosa avaliao das fontes: credencial do autor, data da publicao, indicao das fontes nas quais a informao se baseia. Algumas abreviaturas de endereos usados em endereos de sites da Internet: .edu instituio educacional .com usurio comercial .gov instituies governamentais .mil usurio militar .org organizao no governamental .net uma rede (network) Ateno especial deve ser dada s bibliotecas das universidades com seus catlogos e acervos documentais, interligadas pela Internet. Buscar, tambm, pginas de editoras, de jornais e de revistas, de instituies de pesquisas, entidades culturais e entidades de classe.

6.6. Anlise e interpretao dos dados


Na pesquisa de carter qualitativo a anlise de dados consiste na anlise de contedo. Normalmente a anlise qualitativa busca parmetros na analise quantitativa. Uma tendncia atual construir teorias a partir do significado e das explicaes que os entrevistados atribuem aos eventos pesquisados. Na pesquisa de carter quantitativo os dados so analisados estatisticamente, com a ajuda de computadores e softwares para construo de grficos com curvas de tendncias. Pode-se calcular mdias, computar porcentagens, examinar a significncia dos dados, calcular correlaes, ou tentar formas multivariadas como regresso mltipla ou anlise fatorial. Estas anlises permitem testar as hipteses da pesquisa. Tanto na pesquisa quantitativa quanto na pesquisa qualitativa o processo de organizao dos dados pode ser resumido em etapas: a) Seleo: eliminar os dados inconsistentes. b) Classificao: ordenar os dados de acordo com critrios determinados, em classes ou categorias. Os dados quantitativos, em termos de grandeza e os qualitativos pela presena ou ausncia de alguma caracterstica. c) Codificao: transformar os dados quantitativos em smbolos (letras ou nmeros) para quantificar os resultados e trata-los estatisticamente. Os dados qualitativos, nomear os dados para relacion-los sua representao no contexto da pesquisa. d) Representao: a representao dos dados de forma que se facilite o processo de inter-relao entre eles e sua relao com a hiptese ou a pergunta da pesquisa. No caso quantitativo, os dados obtidos so representados em tabelas ou grficos os quais demonstram os resultados dos diferentes tratamentos estatsticos utilizados. Nos estudos quantitativos, eles podem ser apresentados em forma de texto, itens e quadros comparativos. Os dados qualitativos e quantitativos podem ainda ser tratados conjuntamente, primeiro estatisticamente para apoiar a interpretao ou desencade-la. Depois de tratar os dados o pesquisador deve procurar interpret-lo, dando significado s respostas verificando as relaes entre variveis, vinculando as respostas a outros conhecimentos. A interpretao procura dar significado amplo s respostas, vinculando-as a outros conhecimentos. Ela pressupe a exposio do verdadeiro significado do material apresentado em relao aos objetivos propostos e ao tema. Envolve a construo de tipos, modelos e esquemas, efetuando-se sua ligao com a teoria. Diehl & Tatim (2004).

18

7. O PROJETO DO TCC
O planejamento da pesquisa concretiza-se mediante a elaborao de um projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa envolve a escolha do tema, a formulao do problema, a especificao de seus objetivos, a construo de hipteses, a operacionalizao dos conceitos, o cronograma de execuo e o oramento. Enfim, o roteiro das aes a serem desenvolvidas ao longo da pesquisa.

7.1. Escolha do tema


O tema dever ser definido levando em considerao os seguintes aspectos: Tendncias, preferncias pessoais e profissionais. O trabalho a ser desenvolvido dever permitir o alcance do objetivo curricular e o aprimoramento da formao profissional, fomentando a qualificao do profissional para o mundo do trabalho. O entusiasmo, a dedicao, o empenho, a perseverana e a deciso para superar obstculos dependem, naturalmente, do ajustamento do perfil do pesquisador ao tema escolhido. A observncia desse aspecto impulsionar sobremaneira o desenvolvimento do trabalho. Aptido: no basta gostar do tema, preciso ter aptido, ser capaz de desenvolv-lo. Aptido, nesse caso, dever ser entendida como base cultural e cientfica adequada (experincia na rea de conhecimento, relaes com o currculo da habilitao etc.). Temas de carter filosfico exigem aptido ou capacidade para abstrao, enquanto que assuntos de carter cientfico exigem correspondentes conhecimentos bsicos e especficos. Tempo: na escolha do tema, o tempo deve ser um fator a ser considerado. O tempo disponvel para realizao do trabalho deve ser compatvel com o nvel de dificuldade (complexidade) do tema selecionado. Recursos: o fator econmico pode ser ponderado, uma vez que o desenvolvimento de determinadas pesquisas exige a realizao de viagens e/ou a aquisio de alguns materiais/equipamentos. O aluno dever analisar a facilidade de acesso s fontes de pesquisa e a existncia ou no de material bibliogrfico disponvel e atual: Relevncia: o tema deve ser escolhido de maneira que o estudo realizado possa fazer uma contribuio efetiva na soluo de algum problema. Dever contemplar certo grau de inovao seja na abordagem, seja no produto final.

7.2. Perguntas a serem respondidas para elaborao do projeto de TCC - Exemplo


7.2.1. rea:

Mecnica Industrial 7.2.2. O Problema Qual o problema que eu gostaria de solucionar? Ex.: Que alternativas mecnicas se tem para melhorar a locomoo do cadeirante nas ruas da cidade onde as guias no so rebaixadas? Que importncia tem a soluo do problema para o deficiente fsico? Em que contexto acontece o problema? Ex.: As cidades devem construir guias rebaixadas para facilitar a locomoo de pessoas com deficincias de locomoo e que usam cadeiras de rodas, os cadeirantes. Entretanto, nem todas as guias so rebaixadas e quase sempre o cadeirante precisa ser auxiliado para subir e descer da calada. 7.2.3. Objeto de estudo: Aquilo que se quer estudar; ex.: o sistema trocador de calor, o elevador de carga, o redutor de velocidade, a cadeira de rodas, etc.

19

7.2.4. Delimitao do tema: Analisar a possibilidade de reduzir o esforo na elevao de cargas na construo de residncias populares, analisar a possibilidade de melhorar a locomoo do cadeirante. Ex.: elevador de carga para construo de residncias populares. O que eu desejo saber sobre a movimentao de carga: Que tipo de sistema eu quero analisar? Que tipo de carga? Que tipo de acionamento? Em que lugar do pas? Em que poca? (inverno, vero, com chuva, momento econmico, etc.) 7.2.5. Objetivo Geral

Redigir o objetivo usando verbos no infinitivo, respondendo pergunta: Para que realizar a pesquisa? Qual a finalidade da minha pesquisa? Ex.: Elaborar plano de ao para melhorar o transporte de peas na linha de produo na fabricao de componentes eletrnicos. Propor sistema alternativo para economizar a energia eltrica na iluminao de pequenas propriedades. Estudar a possibilidade de facilitar a locomoo do cadeirante no acesso a caladas sem guias rebaixadas, pela adaptao de um dispositivo na cadeira de rodas. 7.2.6. Objetivo Especfico Redigir usando verbos no infinitivo, respondendo pergunta: O que fazer para alcanar o objetivo geral? O que eu vou fazer? (Aplicar um teste? Verificar se existe uma frmula? Fazer um levantamento das diversas situaes?). Ex.: Estudar o funcionamento da cadeira de rodas. Depois de aplicado o teste ou verificada a frmula, ou coletados os dados, o que eu vou identificar/procurar no processo estudado? Alguma mudana/situao/mtodo eu espero encontrar/verificar? Ex: Estudar os tipos de acionamentos possveis para aplicar em cadeiras de rodas. De que forma eu vou procurar? Farei uma anlise estatstica? Farei uma tabulao dos resultados? Ex: Projetar um dispositivo usando os sistemas de acionamentos disponveis. Vou sugerir/criar uma nova frmula/conceito? Ex: Construir e instalar o dispositivo na cadeira de rodas. Vou testar o novo conceito? Ex: Testar e analisar os resultados. 7.2.7. Hiptese

a explicao provisria para o problema levantado. A pergunta a ser respondida : Qual a minha explicao para compreender o problema? Ex.: Diante do seguinte problema a dificuldade do cadeirante para subir e descer caladas - levanta-se a hiptese de que o problema s ser definitivamente sanado se o cadeirante puder subir e descer caladas sem a ajuda de outras pessoas e isso s ser possvel mediante a adaptao de um dispositivo na sua cadeira de rodas. Acredita-se que o tempo de construo poder ser reduzido se a elevao de materiais em obras residenciais for facilitada pela adaptao de um sistema econmico de elevao de cargas. (Eu vou provar que isto verdadeiro) Acredita-se que haver menos evaso escolar se for melhorado o laboratrio de Metrologia pela construo e implantao de uma mquina de ensaio de trao. (Eu vou provar que sim). Acredita-se que um gerador elico pode ser facilmente construdo por qualquer pessoa e instalado em sua residncia com economias significativas de energia eltrica. (Eu tenho quase certeza disso e vou confirmar). Acredita-se que o custo-benefcio de um aparelho de ar condicionado ecolgico pode no ser significativo em termos de eficincia, porm poder haver um ganho razovel se o sistema for construdo com materiais mais econmicos. (Eu vou provar que isto possvel)

20

7.2.8.

Reviso da literatura:

a reviso histrica do desenvolvimento do tema. Que autores j estudaram o assunto? Buscar fundamentao terica em livros, revistas especializadas, catlogos e folders do fabricante, placa de identificao da mquina ou equipamento, etc. Quais as teorias que o explicam? Buscar fundamentao terica em conceitos de mecnica, eltrica, materiais de construo mecnica, termologia, fsica, matemtica, histria, etc. Quais as diversas interpretaes que os autores fizeram sobre o tema? Algum autor j fez esta anlise e teceu algum comentrio a favor ou contra qualquer situao relacionada a este tema? Houve algum estudo que tivesse alguma relao com este tema, em outra rea alm da Mecnica? (no caso especfico do transporte do deficiente fsico, as reas de Sade e as reas Mdicas, os Organismos No-Governamentais, Centros de pesquisas sobre a mobilidade, a rea Jurdica, as Seguradoras ou os fabricantes de cadeiras de rodas ou, ainda, o fabricante de novos materiais e de prteses hospitalares). 7.2.9. Justificativa

Justificar encontrar motivos para realizao da pesquisa. Por que eu acredito que estudar este tema pode ser importante? A quem vai interessar o tema que eu escolhi? Quais sero os benefcios dos resultados da psquisa? Ex.: Existem poucos estudos sobre o transporte de deficientes fsicos. Esse tema de extrema importncia para a sade e a integrao dos deficientes e para a economia do pas. Um novo dispositivo acoplado cadeira de rodas pode facilitar a locomoo do cadeirante, aumentar a seu conforto e sua qualidade de vida, aumentar seu raio de ao e sua independncia. E ainda, reduzir os custos operacionais de rebaixar as guias das caladas das cidades.

7.2.10. Metodologia o caminho e as ferramentas para alcanar os objetivos. Como eu pretendo testar a hiptese? Apenas uma exposio dos acontecimentos verificados? Utilizarei de inventrios, questionrios e entrevistas com perguntas dirigidas a empresrios, operadores e rgo de classe sobre o assunto do tema? pesquisa exploratria, pesquisa descritiva (dados estatsticos). Implantarei um projeto-piloto em alguma empresa? estudo de caso Onde via acontecer? Na empresa? Em que setor? Em que mquina? Farei tambm uma pesquisa bibliogrfica e provarei a hiptese ou estudarei um modelo, um dispositivo, um sistema, etc? pesquisa bibliogrfica Desenvolverei um modelo prprio a partir dos modelos existentes em outros setores? estudo de caso Qual o universo de tempo, populao, veculos, cargas, etc. que usarei para analisar e provar a minha hiptese? Farei um prottipo? Um teste? Como ser apresentado o resultado da pesquisa. Ser feito um cronograma de acompanhamento? Ser feita anlise de viabilidade econmica? Ser feito um oramento?

21

7.2.11. Cronograma O cronograma de execuo do projeto estabelece uma diretriz de trabalho distribuindo as atividades dentro do tempo, reduzindo os atrasos e estimulando o cumprimento das metas. As atividades podem ser as mesmas definidas anteriormente no item Objetivos Especficos.

Atividades Desenvolver tema da pesquisa Escrever projeto de pesquisa Entregar projeto de pesquisa P R P R P R

15/03/07

29/03/07

Datas 12/04/07 26/04/07

24/05/07

31/05/07

Atividades Reviso da literatura levantada no projeto Desenhar o prottipo Construir o prottipo P R P R P R Atividades Testar e avaliar Fazer as revises e a concluso Entregar Trabalho de Concluso de Curso
P= Planejado

01/06/07

16/08/07

Datas 30/08/07 13/09/07

20/09/07

27/09/07

Datas 28/09/07 18/10/07 31/10/07 01/11/07 14/11/07 22/11/07 P R P R P R

R = Realizado

22

7.2.12. Oramento O oramento dever definir os gastos que sero demandados no projeto e serviro para analisar a viabilidade econmica do mesmo. Diante da anlise do oramento o projeto poder sofrer alteraes para possibilitar a sua implantao do ponto de vista econmico. Itens Materiais Servios Equipamentos Ferramentas Unid. Quant. R$ unit. R$ Total

Total 7.2.13. Referncias Todas as obras (livros, revistas especializadas, artigos encontrados em sites de institutos de pesquisa e ligados a universidades, normas e polticas das empresas pesquisadas) efetivamente usadas na elaborao do projeto precisam ser citadas conforme a norma ABNT 6023.

8. ESTRUTURA DO TCC
8.1. ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
1. Capa a proteo externa do projeto. Esta folha deve conter: nome da escola ttulo do trabalho nome do(s) autor(es) local ms e ano A capa no deve ser numerada 2. Folha de Rosto semelhante capa, porm, acrescenta-se: Trabalho de pesquisa apresentado em cumprimento s exigncia de concluso do Curso Tcnico de Mecnica. Nome do orientador com titulao A folha de rosto a primeira folha do projeto e no deve ser numerada. (ver exemplo ao lado) 3. Pgina de Avaliao 4. Dedicatrias e Agradecimentos (Opcionais) 5. Sumrio Indicao dos assuntos (ttulos das partes, captulos e sees do trabalho) e respectivas pginas, que tem como propsito facilitar a localizao dos contedos de interesse do leitor. 6. Lista de Tabelas e Figuras

23

7. Resumo: Em um nico pargrafo, com at 500 palavras, o resumo uma breve narrativa sobre o contedo do trabalho.

8.2. ELEMENTOS TEXTUAIS


8.2.1. Introduo Fazem parte da Introduo os seguintes itens: Tema. Delimitao do Tema/ Assunto delimitar o tema em termos de profundidade, extenso, tempo e espao. Justificativa - motivo(s) da escolha do tema: qual a importncia, relevncia e pertinncia do objeto de estudo. Objetivos o que se pretende alcanar com o desenvolvimento do trabalho, quais os resultados previsveis. Hiptese(s) suposies a serem confrontadas no final do trabalho. Referencial terico trata-se da indicao do estado da arte, o conhecimento atualizado, em termos tericos do tema e do assunto tratados. Metodologia relato de atuais caminhos,em termos de pesquisa e experimentos, foram percorridos para o alcance dos objetivos estabelecidos. Fluxogramas e cronogramas das atividades.

8.2.2. Desenvolvimento Corresponde ao corpo nucelar do trabalho, que tem como finalidade explicar, discutir e demonstrar. Onde: Explicar tornar evidente o que estava implcito, descrever, classificar e definir. Discutir comparar as vrias posies sobre o assunto. Demonstrar aplicar a argumentao apropriada natureza do trabalho. Constitui-se por: anlise da idia principal (decomposio do todo em partes) enumerao dos pormenores relevantes: discusso dos detalhes e apresentao de argumentos a favor ou contra. Apresentao dos dados da pesquisa: planejamento, tipo instrumentos utilizados e seus principais resultados. Tcnicas utilizadas para anlise da pesquisa e sua justificativa. Discusso e verificao das hipteses e suas variveis, apresentadas como suposio na Introduo, confrontando-as com o problema e suas variveis. Apresentao dos argumentos que forma construdos e que daro validade aos resultados esperados. 8.2.3. Concluso

A concluso visa: a) recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa; b) consolidar os argumentos construdos; c) comprovar ou rejeitar a(s) hiptese(s) exposta(s) no desenvolvimento; d) recapitular o que foi exposto na Introduo, seguindo, na medida do possvel, a ordem em que foram apresentados. 8.3. ELEMENTOS PS-TEXTUAIS 1. Apndices - todo o material pertinente para ilustrao e/ou complementao do trabalho elaborado pelo autor, tais como: questinrios, formulrios, tabulao de dados, grficos, transcrio de entrevistas, etc. 2. Anexos todo material pertinente para ilustrao e/ou complementao do trabalho NO elaborado pelo autor (Leis, Decretos, cpias de documentos, artigos, ilustraes, etc.) 3. Referncia bibliogrfica bibliografia efetivamente utilizada para a produo do trabalho. A apresentao deve seguir as Normas da ABNT (NBR 6023), conforme exemplos abaixo:

24

a) Livros AULET, Caldas. Dicionrio contemporneo da lngua portuguesa. 2. ed. Brasileira. Rio de Janeiro: Delta, 1964, 5v. b) Peridicos CINCIA HOJE, So Paulo: Sociedade brasileira para a progresso da cincia, v. 27, n 160, jun, 2001. c) Artigo de jornal RAGGIO, A. Secretrios de Sade pedem descentralizao. GAZETA MERCANTIL, So Paulo, 14 mar. 1997, p. A-8. d) Cd-Rom EMBRAPA, Pantanal: um passeio pelo paraso ecolgico. Rio de Janeiro: Sony Music, 1990. e) Sites Internet CARLOS, C. S. (1997) As idias do Norte. http://www.uol.com.br/fsp/mais/fs121004.htm. Acesso em 13 ago.1999.

9. REFERNCIAS
BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983. DIEHL, Astor A.; TATIN, Denise C. Pesquisa em cincias sociais aplicadas: mtodos e tcnicas. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004 DOLABELA, Fernando. O segredo de Lusa. 30. ed. So Paulo: Cultura, 1999. DRUCKER, Peter F. Inovao e esprito empreendedor (entrepreneurship) - prtica e princpio. 3. ed. So Paulo: Pioneira, 1987. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996. KNELLER, George F. Arte e cincia da criatividade. 10. ed. So Paulo: Ibrasa, 1978. OECH, Roger von.Um toc na cuca. Tcnicas para quem quer ter mais criatividade na vida. 10. ed., So Paulo: Cultura, 1995. VERGAR, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 1997. XAVIER, Carlos Magno da Silva. Gerenciamento de projetos. Como definir e controlar o escopo do projeto. So Paulo: Saraiva, 2005.

25

S-ar putea să vă placă și