Sunteți pe pagina 1din 2

SEMANA 2: A F QUE REALIZA O MILAGRE E A PERSEVERANA Leitura Bblica Joo 5:1-9 1 Passadas estas coisas, havia uma festa

dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalm. 2 Ora, existe ali, junto Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhes. 3 Nestes, jazia uma multido de enfermos, cegos, coxos, paralticos 4 esperando que se movesse a gua. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a gua, sarava de qualquer doena que tivesse. 5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim h muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, no tenho ningum que me ponha no tanque, quando a gua agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8 Ento, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, ps-se a andar. E aquele dia era sbado. Textos Complementares: Salmos 40:1, 2; Tiago 1:12. Objetivo: Estimular os participantes da campanha perseverar na busca pelo milagre. Algumas respostas so instantneas, outras no; para estes casos a perseverana se torna fundamental. Introduo Quem precisa de um milagre sempre tem pressa. Mas no podemos deixar que a pressa se torne uma inimiga de nossa f. Perseverana a qualidade da f que no se dilui diante da aparente demora. I. NO IMPORTA O TEMPO; IMPORTA SE ESTAREMOS L QUANDO O MILAGRE CHEGAR No texto base de nosso estudo hoje vemos um homem enfermo h 38 anos. Certamente, no foi fcil sobreviver a todas as dificuldades fsicas que ele tinha durante tanto tempo. Mas no dia do seu milagre ele estava l. No estava em casa, desanimado; no havia desistido de sua busca.

II. COMO LIDAR COM A ESPERA? Muitos milagres de Deus ocorrem instantaneamente. Em outros casos h um tempo de espera. Esta demora pode ter diversos motivos; em alguns casos no estamos prontos ou ainda no temos f suficiente; em outros Deus permite a demora para provar nossa f. No podemos permitir que o desespero ou a necessidade faam nossa f se perder por causa da demora. Alimentar o corao com a convico do amor e da bondade de Deus, alm de sua soberania, pode ajud-lo a vencer o tempo de espera. Compartilhar de sua luta com outros que tenham a mesma f tambm nos fortalece. Salmos 40:1, 2 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poo de perdio, de um tremedal de lama; colocou-me os ps sobre uma rocha e me firmou os passos.

III. PERSEVERANA A PROVA DE NOSSA F Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverana, a provao; porque, depois de ter sido aprovado, receber a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ter de esperar nunca agradvel, mas na perseverana que nossa f provada. Deus no faz isso para nos ver sofrer, mas para que nossa f seja fortalecida.

Concluso Aproveite o tema da perseverana para estimular os membros de sua clula a participar de toda a campanha. Ore pelas necessidades de todos, mas especialmente pelos que se sentem fracos diante da demora.

S-ar putea să vă placă și