Sunteți pe pagina 1din 100

PROPOSTA DE REDAO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da lngua portuguesa sobre o tema Efeitos da implantao da Lei Seca no Brasil, apresentando proposta de interveno, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Qual o objetivo da Lei Seca ao volante? De acordo com a Associao Brasileira de Medicina de Trfego (Abramet), a utilizao de bebidas alcolicas responsvel por 30% dos acidentes de trnsito. E metade das mortes, segundo o Ministrio da Sade, est relacionada a uso de lcool por motoristas. Diante deste cenrio preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme misso: alertar a sociedade para os perigos do lcool associado direo. Para estancar a tendncia de crescimento de mortes no trnsito, era necessria uma ao enrgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislao aquisio de milhares de etilmetros. Mas para que todos ganhem, indispensvel a participao de estados, municpios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.
Disponvel em:www.dprf.gov.br. Acesso em:20 jun. 2013.

Disponvel em:www.brasil.gov.br. Acesso em:20 jun. 2013.

Disponvel em:www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em:20 jun. 2013.(adaptado).

Repulso magntica a beber e dirigir


ENEM OUTUBRO/2013

A lei da fsica que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magntico um dos conceitos mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelo no servem, em condies normais, como objetivos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agncia de comunicao em Belo Horizonte foi bem simples. ms foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptvel para o consumidor. Em cada lado, h uma opco para o cliente: dirigir ou chamar um txi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope tambm receberam pequenos pedaos de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma pea no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opo dirigir virada para cima, os ms apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando repulso, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de um txi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.
Disponvel em::www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em:20 jun. 2013.(adaptado).

Comentrio proposta de Redao

Efeitos da Implantao da Lei Seca no Brasil foi o tema proposto, a ser desenvolvido numa dissertao argumentativa. Ofereceram-se quatro textos motivadores ao candidato, os quais deveriam nortear suas reflexes acerca do assunto. O primeiro trazia informaes sobre o objetivo da Lei Seca, a saber, alertar a sociedade para os perigos do lcool associado direo. J o segundo texto expunha determinada campanha do governo federal advertindo o cidado da gravidade de dirigir alcoolizado. O terceiro texto consistia num grfico mostrando os efeitos da Lei Seca em nmeros, indicando tanto a reduo de hospitalizaes quanto a de vtimas de acidentes fatais, alm de destacar a aprovao quase unnime do uso dos bafmetros. O ltimo texto relatava uma experincia feita por uma agncia de comunicao mineira, que inseriu, de maneira imperceptvel, ms nas bolachas de papelo que serviam como descanso para os copos de chope, nas quais havia, de um lado, a opo dirigir, e de outro, chamar um txi. A inteno era transmitir, no momento do consumo, a mensagem de que bebida alcolica e direo seriam incompatveis, apresentando como alternativa o desenho de um txi. Para alm de reconhecer, ainda que de forma relativa, os efeitos positivos da Lei Seca, o candidato poderia destacar a inconsequncia de boa parte dos motoristas brasileiros no que diz resENEM OUTUBRO/2013

peito a dirigir depois de beber, buscando formas de driblar, por meio das redes sociais, a fiscalizao ainda precria dos policiais, fazendo assim prevalecer o descaso com a lei. As razes desse comportamento desrespeitoso tambm estariam na impunidade que persiste quando se flagram motoristas embriagados, alguns dos quais depois de terem atropelado e at matado uma ou mais pessoas. O simples pagamento de uma fiana e a apreenso da carteira de habilitao, seguidos da liberao do motorista, resumiriam, ao menos num primeiro momento, a penalidade aplicada ao infrator. Essa suposta condescendncia, prevista pela Lei, retiraria a seriedade da punio, que, deixando de ser exemplar, no conseguiria inibir os motoristas. Na concluso de seu texto, entre as propostas de interveno a serem apresentadas, caberia sugerir o endurecimento da Lei Seca, diminuindo a tolerncia com motoristas irresponsveis, alm de ampliar a fiscalizao por meio de blitze. Um maior nmero de campanhas institucionais, advertindo sobre a gravidade da direo sob o efeito etlico, tambm seria recomendvel. No que diz respeito ao cidado, seria apropriado ressaltar a relevncia de seu papel, uma vez que motoristas bem educados, que valorizam a prpria vida e por conseguinte a vida alheia, teriam o dever de assumir o volante com a total conscincia de sua responsabilidade.

Questes de 91 a 95 (opo ingls)

91

Disponvel em: www. gocomics.com. Acesso em: 26 fev. 2012.


ENEM OUTUBRO/2013

A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele a) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso. b) culpa o pai por exercer influncia negativa na formao de sua personalidade. c) comenta que suas discusses com o pai no correspondem s suas expectativas. d) conclui que os acontecimentos ruins no fazem falta para a sociedade. e) reclama que vitima de valores que o levam a atitudes inadequadas.
Resoluo

O discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido uma vez que ele comenta que suas discusses com o pai no correspondem s suas expectativas. L-se essa informao no 4 quadrinho no qual Calvin afirma que essas discusses nunca chegam onde deveriam chegar.

ENEM OUTUBRO/2013

92

C
Do one thing for diversity and inclusion

The United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) is launching a campaign aimed at engaging people around the world to Do One Thing to support Cultural Diversity and Inclusion. Every one of us can do ONE thing for diversity and inclusion; even one very little thing can become a global action if we take part in it. Simple things YOU can do to celebrate the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development on May 21. 1. Visit an art exhibit or a museum dedicated to other cultures. 2. Read about the great thinkers of other cultures. 3. Visit a place of worship different than yours and participate in the celebration. 4. Spread your own culture around the world and learn about other cultures. 5. Explore music of a different culture. There are thousands of things that you can do, are you taking part in it?
UNITED NATIONS ALLIANCE OF CIVILIZATIONS. Disponvel em: www.unaoc.org. Acesso em: 16 fev. 2013 (adaptado).

Internautas costumam manifestar suas opinies sobre artigos on-line por meio da postagem de comentrios. O comentrio que exemplifica o engajamento proposto na quarta dica da campanha apresentada no texto : a) L na minha escola, aprendi a jogar capoeira para uma apresentao no Dia da Conscincia Negra. b) Outro dia assisti na TV uma reportagem sobre respeito diversidade. Gente de todos os tipos, vrias tribos. Curti bastante. c) Eu me inscrevi no Programa Jovens Embaixadores para mostrar o que tem de bom em meu pas e conhecer outras formar de ser. d) Curto muito bater papo na internet. Meus amigos estrangeiros me ajudam a aperfeioar minha proficincia em lngua estrangeira. e) Pesquisei em sites de culinria e preparei uma festa rabe para uns amigos da escola. Eles adoraram, principalmente, os doces!
Resoluo

A quarta dica da campanha apresentada no texto afirma : Spread your own culture around the world and learn about other cultures, cuja traduo Espalhe a sua prpria cultura ao redor do mundo e aprenda sobre outras culturas.

ENEM OUTUBRO/2013

93

After prison blaze kills hundreds in Honduras, UN warns on overcrowding 15 February 2012 A United Nations human rights official today called on Latin American countries to tackle the problem of prison overcrowding in the wake of an overnight fire at a jail in Honduras that killed hundreds of inmates. More than 300 prisoners are reported to have died in the blaze at the prison, located north of the capital, Tegucigalpa, with dozens of others still missing and presumed dead. Antonio Maldonado, human rights adviser for the UN system in Honduras, told UN Radio today that overcrowding may have contributed to the death toll. But we have to wait until a thorough investigation is conducted so we can reach a precise cause, he said. But of course there is a problem of overcrowding in the prison system, not only in this country, but also in many other prisons in Latin America.
Disponvel em: www.un.org. Acesso em: 22 fev. 2012 (adaptado).

Os noticirios destacam acontecimentos dirios, que so veiculados em jornal impresso, rdio, televiso e internet. Nesse texto, o acontecimento reportado a a) ocorrncia de um incndio em um presdio superlotado em Honduras. b) questo da superlotao nos presdios em Honduras e na Amrica Latina. c) investigao da morte de um oficial das Naes Unidas em visita a um presdio. d) concluso do relatrio sobre a morte de mais de trezentos detentos em Honduras. e) causa da morte de doze detentos em um presdio superlotado ao norte de Honduras.
Resoluo

O principal acontecimento relatado no texto a ocorrncia de um incndio em um presdio superlotado em Honduras. L-se no texto: More than 300 prisoners are reported to have died in the blaze at the prison, located north of the capital, Tegucigalpa... Blaze: incndio

ENEM OUTUBRO/2013

94

B
National Geographic News

Christine DellAmore Published April 26, 2010 Our bodies produce a small but steady amount of natural morphine, a new study suggests. Traces of the chemical are often found in mouse and human urine, leading scientists to wonder whether the drug is being made naturally or being delivered by something the subjects consumed. The new research shows that mice produce the incredible painkiller and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, said study co-author Meinhart Zenk, who studies plant-based pharmaceuticals at the Donald Danforth Plant Science Center in St. Louis, Missouri.
Disponvel em: www.nationalgeographic.com. Acesso em: 27 jul. 2010.

Ao ler a matria publicada na National Geographic, para a realizao de um trabalho escolar, um estudante descobriu que a) os compostos qumicos da morfina, produzidos por humanos, so manipulados no Missouri. b) os ratos e os humanos possuem a mesma via metablica para produo de morfina. c) a produo de morfina em grande quantidade minimiza a dor em ratos e humanos. d) os seres humanos tm uma predisposio gentica para inibir a dor. e) a produo de morfina um trao incomum entre os animais.
Resoluo

Encontra-se a resposta no seguinte trecho do texto: The new research shows that mice produce the incredible painkiller and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, . Painkiller : analgsico Chemical : substncia qumica

ENEM OUTUBRO/2013

95

C
Steve Jobs: A Life Remembered 1955-2011

Readersdigest.ca takes a look back at Steve Jobs, and his contribution to our digital world. CEO. Tech-Guru. Artist. There are few corporate figures as famous and well-regarded as former-Apple CEO Steve Jobs. His list of achievements is staggering, and his contribution to modern technology, digital media, and indeed the world as a whole, cannot be downplayed. With his passing on October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest achievements, and pays our respects to a digital pioneer who helped pave the way for a generation of technology, and possibilities, few could have imagined.
Disponvel em: www.readersdigest.ca. Acesso em: 25 fev. 2012.

Informaes sobre pessoas famosas so recorrentes na mdia, divulgadas de forma impressa ou virtualmente. Em relao a Steve Jobs, esse texto prope a) expor as maiores consquistas da sua empresa. b) descrever suas criaes na rea da tecnologia. c) enaltecer sua contribuio para o mundo digital. d) lamentar sua ausncia na criao de novas tecnologias. e) discutir o impacto de seu trabalho para a gerao digital.
Resoluo

Em relao a Steve Jobs, esse texto prope enaltecer sua contribuio para o mundo digital. L-se no texto: With his passing on October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest achievements, and pays our respect to a digital achievements who helped pave the way for a generation of technology . Achievements: realizaes Pioneer: pioneiro To pave the way: abrir caminho

ENEM OUTUBRO/2013

Questes de 91 a 95 (opo espanhol)

91

Cabra sola Hay quien dice que soy como la cabra; Lo dicen lo repiten, ya lo creo; Pero soy una cabra muy extraa Que lleva una medalla y siete cuernos. Cabra! Em vez de mala leche yo doy llanto. Cabra! Por lo ms peligroso me paseo. Cabra! Me llevo bien con alimaas todas, Cabra! Y escribo en los tebeos. Vivo sola, cabra sola, que no quise cabrito en compaa cuando subo a lo alto de este valle siempre encuentro un lirio de alegra. Y vivo por mi cuenta, cabra sola; Que yo a ningn rebao pertenezco. Si sufrir es estar como una cabra, Entonces s lo estoy, no dudar de ello.
FUERTES, G. Poeta de guardia. Barcelona; Lumen, 1990.

No poema, o eu lrico se compara cabra e no quinto verso utiliza a expresso mala leche para se autorrepresentar como uma pessoa a) influencivel pela opinio das demais. b) consciente de sua diferena perante as outras. c) conformada por no pertencer a nenhum grupo. d) corajosa diante de situaes arriscadas. e) capaz de transformar mau humor em prato.
Resoluo

No poema, o eu lrico se compara a cabra e no quinto verso utiliza a expresso mala leche para se autorrepresentar como uma pessoa capaz de transformar mau humor em pranto. Mala leche remete a uma pessoa de mau humor no mundo hispnico. No 5 verso, lemos: Cabra! En vez de mala leche yo doy llanto.

ENEM OUTUBRO/2013

92

Pero un dia, le fue presentado a Corts un tributo bien distinto: un obsequio de veinte esclavas lleg hasta el campamento espaol y entre ellas, Corts escogi a una. Descrita por el cronista de la expedicin, Bernal Das del Castillo, como mujer de buen parecer y entremetida y desenvuelta, el nombre indgena de esta mujer era Malintzin, indicativo de que haba nacido bajo signos de contienda y desventura. Sus padres la vendieron como esclava; los espaoles la llamaron doa Marina, pero su pueblo la llam la Malinche, la mujer del conquistador, la traidora a los indios. Pero con cualquiera de estos nombres, la mujer conoci un extraordinario destino. Se convirti en mi lengua, pues Corts la hizo su intrprete y amante, la lengua que habra de guiarle a lo largo y alto del Imperio azteca, demonstrando que algo estaba podrido en el reino de Moctezuma, que en efecto exista gran descontento y que el Imperio tena pies de barro.
FUENTES, C. El espejo enterrado. Ciudad de Mxico: FCE, 1992 (fragmento).

Malinche, ou Malintzin, foi uma figura chave na histria da conquista espanhola na Amrica, ao atuar como a) intrprete do conquistador, possibilitando-lhe conhecer as fragilidades do Imprio. b) escrava dos espanhis, colocando-se a servio dos objetivos da Coroa. c) amante do conquistador, dando origem miscigenao tnica. d) voz do seu povo, defendendo os interesses polticos do Imprio asteca. e) maldio dos astecas, infundindo a corrupo no governo de Montezuma.
Resoluo

Malinche, ou Malintzin, foi uma figura chave na histria da conquista espanhola da Amrica, ao atuar como intrprete do conquistador, possibilitando-lhe conhecer as fragilidades do imprio. Confirma-se esta resposta na parte em que lemos: ...Corts la hizo su intrprete y amante, la lengua que habra de guiarle a lo largo y alto del Imperio azteca, demonstrando que algo estaba podrido en el reino...

ENEM OUTUBRO/2013

93

Pensar la lengua del siglo XXI Aceptada la dicotoma entre espaol general acadmico y espaol perifrico americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales espaolas, no promueve la conservacin de la unidad, sino la unificacin del espaol, dirigida e impuesta desde Espaa (la Fundacin Espaol Urgente: Fundeu). Unidad y unificacin no son lo mismo: la unidad ha existido siempre y com ella la variedad de la lengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificacin lleva a la prdida de las diferencias culturales, que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biolgica de la Tierra. Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonizacin, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblos aborgenes, la explotacin de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre s, aunque con el fondo comn de la tradicin espaola. Despus de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su espaol, pues la lengua es, ante todo, constituyente. As, el espaol actual de Espaa no es sino una ms de las lenguas nacionales del mundo hispnico. El espaol actual es el conjunto de veintids espaoles nacionales, que tienen sus propias caractersticas; ninguno vale ms que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricntrica.
LARA, L.F. Disponvel em: www.revistaenie.clarin.com. Acesso em: 25 fev. 2013.

O texto aborda a questo da lngua espanhola no sculo XXI e tem como funo apontar que a) as especificidades culturais rompem com a unidade hispnica. b) as variedades do espanhol tm igual relevncia lingustica e cultural. c) a unidade lingustica do espanhol fortalece a identidade cultural hispnica. d) a consolidao das diferenas da lngua prejudica sua projeo mundial. e) a unificao da lngua enriquece a competncia lingustica dos falantes.
Resoluo

O texto aborda a questo da lngua espanhola no sculo XXI e tem como funo apontar que as variedades do espanhol tm igual relevncia lingustica e cultural.
ENEM OUTUBRO/2013

Podemos concluir isso no trecho: ...El espaol actual es el conjunto de veintids espaoles nacionales, que tienen sus propias caractersticas; ninguno vale ms que otro.

94

TUTE. Tutelandia. Disponvel em: www.gocomics.com. Acesso em: 20 fev. 2012.

A charge evoca uma situao de disputa. Seu efeito humorstico reside no(a) a) aceitao imediata da provocao. b) descaracterizao do convite a um desafio. c) sugesto de armas no convencionais para um duelo. d) deslocamento temporal do comentrio lateral. e) posicionamento relaxado dos personagens.
Resoluo

A charge evoca uma situao de disputa. Seu efeito humorstico reside na sugesto de armas no convencionais para um duelo, mas sim para uma disputa baseada no conhecimento e na tecnologia. Isso est presente na fala: Est bien, pardo. Pero yo con el joystick y ust con las teclas.

ENEM OUTUBRO/2013

95

Duerme negrito Duerme, duerme, negrito, que tu mam est en el campo, negrito... Te va a traer codornices para ti. Te va a traer carne de cerdo para ti. Te va a traer muchas cosas para ti [...] Duerme, duerme, negrito, que tu mam est en el campo, negrito... Trabajando, trabajando duramente, trabajando s. Trabajando y no le pagan, trabajando s.
Disponvel em: http://letras.mus.br. Acesso em: 26 jun. 2012. (fragmento)

Duerme negrito uma cantiga de ninar da cultura popular hispnica, cuja letra problematiza uma questo social, ao a) destacar o orgulho da mulher como provedora do lar. b) evidenciar a ausncia afetiva da me na criao do filho. c) retratar a precariedade das relaes do trabalho no campo. d) ressaltar a insero da mulher no mercado de trabalho rural. e) exaltar liricamente a voz materna na formao cidad do filho.
Resoluo

Duerme negrito uma cantiga de ninar da cultura popular hispnica, cuja letra problematiza uma questo social. Destaca a precariedade do trabalho rural pela falta de pagamento. Justifica-se a resposta na parte do texto que fala: Trabajando, trabajando duramente, trabajando s. Trabajando y no le pagan. Trabajando s.

ENEM OUTUBRO/2013

96

GRUPO ESCOLAR DE PALMEIRAS. Redaes de Maria Anna de Biase e J. B. Pereira sobre a Bandeira Nacional. Palmeiras (SP), 18 nov. 1911. Acervo APESP. Coleo DAESP. C10279. Disponvel em: www.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 15 maio 2013.

O documento foi retirado de uma exposio on-line de manuscritos do estado de So Paulo do incio do sculo XX. Quanto relevncia social para o leitor da atualidade, o texto a) funciona como veculo de transmisso de valores patriticos prprios do perodo em que foi escrito. b) cumpre uma funo instrucional de ensinar regras de comportamento em eventos cvicos. c) deixa subentendida a ideia de que o brasileiro preserva as riquezas naturais do pas. d) argumenta em favor da construo de uma nao com igualdade de direitos. e) apresenta uma metodologia de ensino restrita a uma determinada poca.
Resoluo

A descrio da bandeira brasileira feita por uma aluna do 3. ano em 1911 corresponde aos valores patriticos transmitidos na poca.

ENEM OUTUBRO/2013

97

TEXTO I Andaram na praia, quando samos, oito ou dez deles; e da a pouco comearam a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuas ou por qualquer coisa que lhes davam. [] Andavam todos to bem-dispostos, to bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).

TEXTO II

PORTINARI, C. O descobrimento do Brasil. 1956. leo sobre tela, 199 x 169 cm Disponvel em: www.portinari.org.br. Acesso em: 12 jun. 2013.

Pertencentes ao patrimnio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que a) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestaes artsticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a esttica literria. b) a tela de Portinari retrata indgenas nus com corpos pintados, cuja grande significao a afirmao da arte acadmica brasileira e a contestao de uma linguagem moderna. c) a carta, como testemunho histrico-poltico, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietao dos nativos. d) as duas produes, embora usem linguagens diferentes verbal e no verbal , cumprem a mesma funo social e artstica. e) a pintura e a carta de Caminha so manifestaes de
ENEM OUTUBRO/2013

grupos tnicos diferentes, produzidas em um mesmo momentos histrico, retratando a colonizao.


Resoluo

A Carta de Caminha, certido de batismo do Brasil, destaca a viso do colonizador pelo prisma otimista constatado pela receptividade dos indgenas. J no quadro de Portinari, os nativos, entre surpresos e espantados, apontam para as embarcaes portuguesas.

98

Quer DELEGADO Ento desce ele. V o que arrancam desse sacana. SARAR S que tem um porm. Ele menor. DELEGADO Ento vai com jeito. Depois a gente entrega pro juiz. (Luz apaga no delegado e acende no reprter, que se dirige ao pblico.) REPRTER E o Quer foi espremido, empilhado, esmagado de corpo e alma num cubculo imundo, com outros meninos. Meninos todos espremidos, empilhados, esmagados de corpo e alma, alucinados pelos seus desesperos, cegados por muitas aflies. Muitos meninos, com seus desesperos e seus dios, empilhados, espremidos, esmagados de corpo e alma no imundo cubculo do reformatrio. E foi l que o Quer cresceu.
MARCOS, P. Melhor teatro. So Paulo:. Global, 2003 (fragmento).

No discurso do reprter, a repetio causa um efeito de sentido de intensificao, construindo a ideia de a) opresso fsica e moral, que gera rancor nos meninos. b) represso policial e social, que gera apatia nos meninos. c) polmica judicial e miditica, que gera confuso entre os meninos. d) concepo educacional e carcerria, que gera comoo nos meninos. e) informao crtica e jornalstica, que gera indignao entre os meninos.
Resoluo

O personagem Reprter descreve a tortura a que eram submetidos os menores infratores no reformatrio, justificando os motivos do rancor dos meninos.

ENEM OUTUBRO/2013

99

Mal secreto Se a clera que espuma, a dor que mora Nalma, e destri cada iluso que nasce, Tudo o que punge, tudo o que devora O corao, no rosto se estampasse; Se se pudesse, o esprito que chora, Ver atravs da mscara da face, Quanta gente, talvez, que inveja agora Nos causa, ento piedade nos causasse! Quanta gente que ri, talvez, consigo Guarda um atroz, recndito inimigo, Como invisvel chaga cancerosa! Quanta gente que ri, talvez existe, Cuja ventura nica consiste Em parecer aos outros venturosa!
CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Braslia: Alhambra, 1995.

Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na conduo temtica, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoes do indivduo so julgadas em sociedade. Na concepo do eu lrico, esse julgamento revela que a) a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivduo a agir de forma dissimulada. b) o sofrimento ntimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social. c) a capacidade de perdoar e aceitar as diferenas neutraliza o sentimento de inveja. d) o instinto de solidariedade conduz o indivduo a apiedar-se do prximo. e) a transfigurao da angstia em alegria um artifcio nocivo ao convvio social.
Resoluo

As convenincias sociais fazem que a clera e o sofrimento humano no sejam visveis, pois so dissimulados. A mscara da face torna-os, portanto, imperceptveis para a sociedade.

ENEM OUTUBRO/2013

100

Secretaria de Cultura EDITAL NOTIFICAO Sntese da resoluo publicada no Dirio Oficial da Cidade, 29/07/2011 pgina 41 a Reunio Ordinria, em 21/06/2011. 511. Resoluo n.o 08/2011 TOMBAMENTO dos imveis da Rua Augusta. n.o 349 e n.o 353, esquina com a Rua Marqus de Paranaqu, n.o 315. n.o 327 e n.o 329 (Setor 010, Quadra 026, Lotes 0016-2 e 00170-0), bairro da Consolao. Subprefeitura da S, conforme o processo administrativo n.o 1991-0.005.365-1.
Folha de S. Paulo, 5 ago. 2011 (adaptado)

Um leitor interessado nas decises governamentais escreve uma carta para o jornal que publicou o edital, concordando com a resoluo sintetizada no Edital da Secretaria de Cultura. Uma frase adequada para expressar sua concordncia : a) Que sbia iniciativa! Os prdios em pssimo estado de conservao devem ser derrubados. b) At que enfim! Os edificios localizados nesse trecho descaracterizam o conjunto arquitetnico da Rua Augusta. c) Parabns! O poder pblico precisa mostrar sua fora como guardio das tradies dos moradores locais. d) Justa deciso! O governo d mais um passo rumo eliminao do problema da falta de moradias populares. e) Congratulaes! O patrimnio histrico da cidade merece todo empenho para ser preservado.
Resoluo

Tombamento a ao de colocar sob a guarda do governo imveis de interesse pblico por seu valor histrico. Assim, o Edital consiste numa notificao sobre a preservao de imveis na cidade de So Paulo.

ENEM OUTUBRO/2013

101

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiosos A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo tm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. Os nossos hbitos alimentares, de modo geral, mudaram muito, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no acar, alm de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijo. Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova gerao: a preguia, Cem por cento das meninas que participam do Programa no praticavam nenhum esporte, revela a psicloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntrias. Voc provavelmente j sabe quais so as consequncias de uma rotina sedentria e cheia de gordura. E no novidade que os obesos tm uma sobrevida menor, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associao Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sndrome Metablica. Mas, se h cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenrio atual as doenas que viriam na velhice j so parte da rotina deles. Os adolescentes j esto sofrendo com hipertenso e diabete, exemplifica Claudia.
DESGUALDO, P. Revista Sade. Disponvel em: http://saude.abril.com.br. Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado).

Sobre a relao entre os hbitos da populao adolescente e as suas condies de sade, as informaes apresentadas no texto indicam que a) a falta de atividade fsica somada a uma alimentao nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenas crnicas entre os adolescentes. b) a diminuio do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em protenas contriburam para o aumento da obesidade entre os adolescentes. c) a maior participao dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da populao adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e acares, o que prejudica o equilbrio metablico. d) a ocorrncia de casos de hipertenso e diabetes entre os adolescentes advm das condies de alimentao, enquanto que na populao adulta os fatores hereditrios so preponderantes. e) a prtica regular de atividade fsica um importante fator de controle da diabetes entre a populao adolescente, por provocar um constante aumento da presso arterial sistlica.
Resoluo

O texto aponta os maus hbitos alimentares e a falta de atividade fsica do adolescente como causas da obesidade e de doenas crnicas.
ENEM OUTUBRO/2013

102

KUCZYNSKIEGO, P. Ilustrao, 2008. Disponvel em: http://capu.pl. Acesso em 3 ago. 2012.

O artista grfico polons Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prmios por suas ilustraes. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para a) difundir a origem de marcantes diferenas sociais. b) estabelecer uma postura proativa da sociedade. c) provocar a reflexo sobre essa realidade. d) propor alternativas para solucionar esse problema. e) retratar como a questo enfrentada em vrios pases do mundo.
Resoluo

A imagem de Kuczynskiego visa a provocar a reflexo sobre o trabalho infantil, retratado na ilustrao com o contraste entre um garoto que trabalha e outro que brinca.

ENEM OUTUBRO/2013

103

O jogo uma atividade ou ocupao voluntria, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espao, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatrias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tenso e de alegria e de uma conscincia de ser diferente da vida quotidiana.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. So Paulo: Perspectiva, 2004.

Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruio. Do ponto de vista das prticas corporais, essa fruio se estabelece por meio do(a) a) fixao de tticas, que define a padronizao para maior alcance popular. b) competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso. c) refinamento tcnico, que gera resultados satisfatrios. d) carter ldico, que permite experincias inusitadas. e) uso tecnolgico, que amplia as opes de lazer.
Resoluo

As prticas corporais promovem a fruio por meio do carter ldico presente em diversas atividades esportivas.

ENEM OUTUBRO/2013

104

Novas tecnologias Atualmente, prevalece na mdia um discurso de exaltao das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas s atividades de telecomunicaes. Expresses frequentes como o futuro j chegou, maravilhas tecnolgicas e conexo total com o mundo fetichizam novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatrio. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o futuro to festejado. Todavia, no podemos reduzir-nos a meras vtimas de um aparelho miditico perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. H perverso, certamente, e controle, sem sombra de dvida. Entretanto, desenvolvemos uma relao simbitica de dependncia mtua com os veculos de comunicao, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossi pessoal transformado em objeto pblico de entretenimento. No mais como aqueles acorrentados na caverna de Plato, somos livres para nos aprisionar, por espontnea vontade, a esta relao sadomasoquista com as estruturas miditicas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.
SAMPAIO A. S. A microfsica do espetculo. Disponvel em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).

Ao escrever um artigo de opinio, o produtor precisa criar uma base de orientao lingustica que permita alcanar os leitores e convenc-los com relao ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva a) criar relao de subordinao entre leitor e autor, j que ambos usam as novas tecnologias. b) enfatizar a probabilidade de que toda populao brasileira esteja aprisionada s novas tecnologias. c) indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas so controladas pelas novas tecnologias. d) tornar o leitor copartcipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas manipulado. e) demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas.
Resoluo

O emprego dos verbos na primeira pessoa do plural inclui, no s o autor, como tambm o leitor hipottico do texto, induzindo-o a compartilhar as ideias veementemente defendidas.

ENEM OUTUBRO/2013

105

Ol! Negro Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos e a quarta e a quinta geraes de teu sangue sofredor tentaro apagar a tua cor! E as geraes dessas geraes quando apagarem a tua tatuagem execranda, no apagaro de suas almas, a tua alma, negro! Pai-Joo, Me-negra, Ful, Zumbi, negro-fujo, negro cativo, negro rebelde negro cabinda, negro congo, negro oruba, negro que foste para o algodo de USA para os canaviais do Brasil, para o tronco, para o colar de ferro, para a canga de todos os senhores do mundo; eu melhor compreenda agora os teus blues nesta hora triste da raa branca, negro! Ol, Negro! Ol. Negro! A raa que te enforca, enforca-se de tdio, negro!
LIMA. J, Obras completas Rio de Janeiro Aguilar, 1958 (fragmento).

O conflito de geraes e de grupos tnicos reproduz, na viso do eu lrico, um contexto social assinalado por a) modernizao dos modos de produo e consequente enriquecimento dos brancos. b) preservao da memria ancestral e resistncia negra apatia cultural dos brancos. c) superao dos costumes antigos por meio da incorporao de valores dos colonizados. d) nivelamento social de descendentes de escravos e de senhores pela condio de pobreza. e) antagonismo entre grupos de trabalhadores e lacunas de hereditariedade.
Resoluo

Nesses versos, a preservao da cultura ancestral dos negros est assegurada, por mais que se tente renegar. A musicalidade dessa cultura persiste, contrape-se ao tdio, apatia dos opressores, a raa branca.

ENEM OUTUBRO/2013

106

D
At quando?

No adianta olhar pro cu Com muita f e pouca luta Levanta a que voc tem muito protesto pra fazer E muita greve, voc pode, voc deve, pode crer No adianta olhar pro cho Virar a cara pra no ver Se liga a que te botaram numa cruz e s porque Jesus Sofreu no quer dizer que voc tenha que sofrer!
GABRIEL, O PENSADOR. Seja voc mesmo (mas no seja sempre o mesmo). Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).

As escolhas lingusticas feitas pelo autor conferem ao texto a) carter atual, pelo uso de linguagem prpria da internet. b) cunho apelativo, pela predominncia de imagens metafricas. c) tom de dilogo, pela recorrncia de grias. d) espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial. e) originalidade, pela conciso da linguagem.
Resoluo

A letra da msica At quando? foi escrita em linguagem informal.

ENEM OUTUBRO/2013

107

CAULOS. Disponvel em: www.caulos.com. Acesso em 24 set. 2011.

O cartum faz uma crtica social. A figura destacada est em oposio s outras e representa a a) a opresso das minorias sociais. b) carncia de recursos tecnolgicos. c) falta de liberdade de expresso. d) defesa da qualificao profissional. e) reao ao controle do pensamento coletivo.
Resoluo

No cartum de Caulos, a maioria dos homens caracterizada como bonecos de corda que se movimentam mecanicamente na mesma direo, exceto um deles que, sem a corda nas costas, toma seu prprio caminho.

ENEM OUTUBRO/2013

108

Prpria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dana aristocrtica. oriunda dos sales franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil, foi introduzida como dana de salo e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrncia, importante a presena de um mestre marcante ou marcador, pois quem determina as figuraes diversas que os danadores desenvolvem. Observa-se a constncia das seguintes marcaes: Tour, En avant, Chez des dames, Chez des cheveli, Cestinha de flor, Balanc, Caminho da roa, Olha a chuva, Garranch, Passeio, Coroa de flores, Coroa de espinhos etc. No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformaes: surgem novas figuraes, o francs aportuguesado inexiste, o uso de gravaes substitui a msica ao vivo, alm do aspecto de competio, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por rgos de turismo.
CASCUDO. L.C. Dicionrio do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos. 1976.

As diversas formas de dana so demonstraes da diversidade cultural do nosso pas. Entre elas, a quadrilha considerada uma dana folclrica por a) possuir como caracterstica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nao ou regio. b) abordar as tradies e costumes de determinados povos ou regies distintas de uma mesma nao. c) apresentar cunho artstico e tcnicas apuradas, sendo, tambm, considerada dana-espetculo. d) necessitar de vesturio especfico para a sua prtica, o qual define seu pas de origem. e) acontecer em sales e festas e ser influenciada por diversos gneros musicais.
Resoluo

Segundo o texto, a quadrilha surgiu nos sales franceses, difundiu-se pela Europa, chegou aos sales do Brasil e ganhou popularidade, sofrendo alteraes e adaptaes regionais.

ENEM OUTUBRO/2013

109

Jogar limpo Argumentar no ganhar uma discusso a qualquer preo. Convencer algum de algo , antes de tudo, uma alternativa prtica de ganhar uma questo no grito ou na violncia fsica ou no fsica. No fsica, dois pontos. Um poltico que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multides a consumir um produto danoso ao ambiente. H manipulaes psicolgicas no s na religio. E comum pessoas agirem emocionalmente, porque vtimas de ardilosa e cangoteira seduo. Embora a eficcia a todo preo no seja argumentar, tampouco se trata de admitir s verdades cientficas formar opinio apenas depois de ver a demonstrao e as evidncias, como a cincia faz. Argumentar matria da vida cotidiana, uma forma de retrica, mas um raciocnio que tenta convencer sem se tornar mero clculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser cientfico.
Lngua Portuguesa. So Paulo, ano 5, n. 66. abr. 2011 (adaptado).

No fragmento, opta-se por uma constuo lingustica bastante diferente em relao aos padres normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase No fsica, dois pontos. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuao que deveria ser utilizado a) enfatiza a metfora de que o autor se vale para desenvolver seu ponto de vista sobre a arte de argumentar. b) diz respeito a um recurso de metalinguagem, evidenciando as relaes e as estruturas presentes no enunciado. c) um recurso estilstico que promove satisfatoriamente a sequenciao de ideias, introduzindo apostos exemplificativos. d) ilustra a flexibilidade na estruturao do gnero textual, a qual se concretiza no emprego da linguagem conotativa. e) prejudica a sequncia do texto, provocando estranheza no leitor ao no desenvolver explicitamente o raciocnio a partir de argumentos.
Resoluo

A alternativa c, resposta oficial, no difere da alternaiva b, pois em ambas o recurso lingustico em questo descrito de forma equivalente: ele evidencia relaes e estruturas presentes no enunciado confome se afirma em b , sendo tais relaes as que ligam os perodos exemplificativos afirmao que exemplificam conforme se explicita em c. Alm disso, correta a afirmao de b de que se trata de um recurso de metalinguagem, pois metalingustica a nfase contida descrio verbal de um sinal de pontuao. Portanto, trata-se de um teste em que ambas as alternativas, b e c, deveriam ser admitidas como corretas.

ENEM OUTUBRO/2013

110

A diva Vamos ao teatro, Maria Jos? Quem me dera, desmanchei em rosca quinze kilos de farinha tou podre. Outro dia a gente vamos Falou meio triste, culpada, e um pouco alegre por recusar com orgulho TEATRO! Disse no espelho. TEATRO! Mais alto, desgrenhada. TEATRO! E os cacos voaram sem nenhum aplauso. Perfeita.
PRADO, A. Orculos de maio. So Paulo: Siciliano, 1999.

Os diferentes gneros textuais desempenham funes sociais diversas reconhecidas pelo leitor com base em suas caractersticas especficas, bem como na situao comunicativa em que ele produzido. Assim, o texto A diva a) narra um fato real vivido por Maria Jos. b) surpreende o leitor pelo seu efeito potico. c) relata uma experincia teatral profissional. d) descreve uma ao tpica de uma mulher sonhadora. e) defende um ponto de vista relativo ao exerccio teatral.
Resoluo

O texto um poema narrativo em que a personagem Maria Jos alada, por sua atuao dramtica, condio de diva.

ENEM OUTUBRO/2013

111

Tudo no mundo comeou com um sim. Uma molcula disse sim a outra molcula e nasceu a vida. Mas antes da pr-histria havia a pr-histria da pr-histria e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. No sei o qu, mas sei que o universo jamais comeou. [...] Enquanto eu tiver perguntas e no houver resposta continuarei a escrever. Como comear pelo incio, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pr-prhistria j havia os monstros apocalpticos? Se esta histria no existe, passar a existir. Pensar um ato. Sentir um fato. Os dois juntos sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por a aos montes. Como eu irei dizer agora, esta histria ser o resultado de uma viso gradual h dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porqus. viso da iminncia de. De qu? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. S no inicio pelo fim que justificaria o comeo como a morte parece dizer sobre a vida porque preciso registrar os fatos antecedentes.
LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (fragmento).

A elaborao de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetria literria de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador a) observa os acontecimentos que narra sob uma tica distante, sendo indiferente aos fatos e s personagens. b) relata a histria sem ter tido a preocupao de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compem. c) revela-se um sujeito que reflete sobre questes existenciais e sobre a construo do discurso. d) admite a dificuldade de escrever uma histria em razo da complexidade para escolher as palavras exatas. e) prope-se a discutir questes de natureza filosfica e metafsica, incomuns na narrativa de fico,
Resoluo

O narrador Rodrigo S.M. reflete sobre a prpria escrita (como eu irei dizer agora, esta histria ser o resultado de uma viso gradual) e sobre questes existenciais. A viso crtica da linguagem e a crise existencial so elementos fundamentais da narrativa de Clarice Lispector.

ENEM OUTUBRO/2013

112

TEXTO I evidente que a vitamina D importante mas como obt-la? Realmente, a vitamina D pode ser produzida naturalmente pela exposio luz do sol, mas ela tambm existe em alguns alimentos comuns. Entretanto, como fonte dessa vitamina, certos alimentos so melhores do que outros. Alguns possuem uma quantidade significativa de vitamina D, naturalmente, e so alimentos que talvez voc no queira exagerar: manteiga, nata, gema de ovo e fgado.
Disponvel em: http://saude.hsw.uol.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.

TEXTO II Todos ns sabemos que a vitamina D (colecalciferol) crucial para sua sade. Mas a vitamina D realmente uma vitamina? Est presente nas comidas que os humanos normalmente consomem? Embora exista em algum percentual na gordura do peixe, a vitamina D no est em nossas dietas, a no ser que os humanos artificialmente incrementem um produto alimentar, como o leite enriquecido com vitamina D. A natureza planejou que voc a produzisse em sua pele, e no a colocasse direto em sua boca. Ento, seria a vitamina D realmente uma vitamina?
Disponvel em: www.umaoutravisao.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.

Frequentemente circulam na mdia textos de divulgao cientfica que apresentam informaes divergentes sobre um mesmo tema. Comparando os dois textos, constatase que o Texto II contrape-se ao I quando a) comprova cientificamente que a vitamina D no uma vitamina. b) demonstra a verdadeira importncia da vitamina D para a sade. c) enfatiza que a vitamina D mais comumente produzida pelo corpo que absorvida por meio de alimentos. d) afirma que a vitamina D existe na gordura dos peixes e no leite, no em seus derivados. e) levanta a possibilidade de o corpo humano produzir artificialmente a vitamina D.
Resoluo

O texto II contrape-se ao I quando relativiza o valor dos alimentos que supostamente seriam fontes de vitamina D, enfatizando a produo dessa vitamina mais pela exposio ao sol do que pela absoro de alimentos.

ENEM OUTUBRO/2013

113

O bit na galxia de Gutenberg Neste sculo, a escrita divide terreno com diversos meios de comunicao. Essa questo nos faz pensar na necessidade da imbricao, na coexistncia e interpretao recproca dos diversos circuitos de produo e difuso do saber.... necessrio relativizar nossa postura frente s modernas tecnologias, principalmente informtica. Ela um campo novidativo, sem dvida, mas suas bases esto nos modelos informativos anteriores, inclusive, na tradio oral e na capacidade natural de simular mentalmente os acontecimentos do mundo e antecipar as consequncias de nossos atos. A impresso a matriz que deflagrou todo esse processo comunicacional eletrnico. Enfatizo, assim, o parentesco que h entre o computador e os outros meios de comunicao, principalmente a escrita, uma viso da informtica como um desdobramento daquilo que a produo literria impressa e, anteriormente, a tradio oral j traziam consigo.
NEITZEL. L.C. Disponvel em. www.geocities.com. Acesso em: 1 ago 2012 (adaptado).

Ao tecer consideraes sobre as tecnologias da contemporaneidade e os meios de comunicao do passado, esse texto concebe que a escrita contribui para uma evoluo das novas tecnologias por a) se desenvolver paralelamente nos meios tradicionais de comunicao e informao. b) cumprir funo essencial na contemporaneidade por meio das impresses em papel. c) realizar transio relevante da tradio oral para o progresso das sociedades humanas. d) oferecer melhoria sistemtica do padro de vida e do desenvolvimento social humano. e) fornecer base essencial para o progresso das tecnologias de comunicao e informao.
Resoluo

O trecho a impresso a matriz que deflagrou todo esse processo comunicacional eletrnico confirma a resposta.

ENEM OUTUBRO/2013

114

Manta que costura causos e histrias no seio de uma familia serve de metfora da memria em obra escrita por autora portuguesa O que poderia valer mais do que a manta para aquela famlia? Quadros de pintores famosos? Joias de rainha? Palcios? Uma manta feita de centenas de retalhos de roupas velhas aquecia os ps das crianas e a memria da av, que a cada quadrado apontado por seus netos resgatava de suas lembranas uma histria. Histrias fantasiosas como a do vestido com um bolso que abrigava um gnomo comedor de biscoitos; histrias de traquinagem como a do calo transformado em farrapos no dia em que o menino, que gostava de andar de bicicleta de olhos fechados, quebrou o brao; histrias de saudades, como o avental que carregou uma carta por mais de um ms ... Muitas histrias formavam aquela manta. Os protagonistas eram pessoas da famlia, um tio, uma tia, o av, a bisav, ela mesma, os antigos donos das roupas. Um dia, a av morreu, e as tias passaram a disputar a manta, todas a queriam, mais do que aos quadros, joias e palcios deixados por ela. Felizmente, as tias conseguiram chegar a um acordo, e a manta passou a ficar cada ms na casa de uma delas. E os retalhos, medida que iam se acabando, eram substitudos por outros retalhos, e novas e antigas histrias foram sendo incorporadas manta mais valiosa do mundo.
LASEVICIUS, A. Lngua Portuguesa, So Paulo, n. 76, 2012 (adaptado).

A autora descreve a importncia da manta para aquela famlia, ao verbalizar que novas e antigas histrias foram sendo incorporadas manta mais valiosa do mundo. Essa valorizao evidencia-se pela a) oposio entre os objetos de valor, como joias, palcios e quadros, e a velha manta. b) descrio detalhada dos aspectos fsicos da manta, como cor e tamanho dos retalhos. c) valorizao da manta como objeto de herana familiar disputado por todos. d) comparao entre a manta que protege do frio e a manta que aquecia os ps das crianas. e) correlao entre os retalhos da manta e as muitas histrias de tradio oral que os formavam.
Resoluo

A manta metaforiza, por meio dos retalhos de que feita, a histria de vida, preservada pela tradio oral, dos diversos membros de uma mesma famlia.

ENEM OUTUBRO/2013

115

O hipertexto permite ou, de certo modo, em alguns casos, at mesmo exige a participao de diversos autores na sua construo, a redefinio dos papis de autor e leitor e a reviso dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexes, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicao e a aquisio de informao de maneira cooperativa. Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrnicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele no deve ser limitado a isso, j que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, so praticamente inviveis: a conexo imediata, a comparao de trechos de textos na mesma tela, o mergulho nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimenses ou planos.
RAMAL, A. C. Educao na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem especfica de cada sistema de comunicao, como rdio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a) a) elemento originrio dos textos eletrnicos. b) conexo imediata e reduzida ao texto digital. c) novo modo de leitura e de organizao da escrita. d) estratgia de manuteno do papel do leitor com perfil definido. e) modelo de leitura baseado nas informaes da superfcie do texto.
Resoluo

Embora o hipertexto no deva ser visto como exclusivo dos meios eletrnicos, ele impe um novo modo de leitura e de organizao da escrita, como evidencia a passagem O hipertexto permite ou, de certo modo, em alguns casos, at mesmo exige a participao de diversos autores na sua construo, a redefinio dos papis de autor e leitor e a reviso dos modelos tradicionais de leitura e de escrita.

ENEM OUTUBRO/2013

116

Disponvel em: http://orion-oblog.blogspot.com.br. Acesso em: 6 jun. 2012 (adaptado).

O cartaz aborda a questo do aquecimento global. A relao entre os recursos verbais e no verbais nessa propaganda revela que a) o discurso ambientalista prope formas radicais de resolver os problemas climticos. b) a preservao da vida na Terra depende de aes de dessalinizao da gua marinha. c) a acomodao da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares. d) o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de gua doce potvel do mundo. e) a agresso ao planeta dependente da posio assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.
Resoluo

A sequncia da conjugao do verbo derreter, sugerida na pergunta, leva constatao de que ns, seres humanos agressores do meio ambiente, somos tanto responsveis pelos problemas ambientais quanto vtimas dele.

ENEM OUTUBRO/2013

117

Mesmo tendo a trajetria do movimento interrompida com a priso de seus dois lderes, o tropicalismo no deixou de cumprir seu papel de vanguarda na msica popular brasileira. A partir da dcada de 70 do sculo passado, em lugar do produto musical de exportao de nvel internacional prometido pelos baianos com a retomada da linha evolutria, instituiu-se nos meios de comunicao e na indstria do lazer uma nova era musical.
TINHORO, J.R. Pequena histria da msica popular: da modinha ao tropicalismo. So Paulo: Art, 1986 (adaptado).

A nova era musical mencionada no texto evidencia um gnero que incorporou a cultura de massa e se adequou realidade brasileira. Esse gnero est representado pela obra cujo trecho da letra : a) A estrela dalva / No cu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e Joo de Barro) b) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran) c) No rancho fundo / Bem pra l do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo) d) Baby Baby / No adianta chamar / Quando algum est perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee) e) Pois h menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
Resoluo

A letra Ovelha Negra, de autoria de Rita Lee, integra a nova era musical, o Tropicalismo, que incorporou diversas linguagens s canes populares. Rita Lee fez parte de Os Mutantes, trio importante do Tropicalismo.

ENEM OUTUBRO/2013

118

Futebol: A rebeldia que muda o mundo Conhea a histria de Afonsinho, o primeiro jogador do futebol brasileiro a derrotar a cartolagem e a conquistar o Passe Livre, h exatos 40 anos Pel estava se aposentando pra valer pela primeira vez, ento com a camisa do Santos (porque depois voltaria a atuar pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos), em 1972, quando foi questionado se, finalmente, sentia-se um homem livre. O Rei respondeu sem titubear: Homem livre no futebol s conheo um: o Afonsinho. Este sim pode dizer, usando as suas palavras, que deu o grito de independncia ou morte. Ningum mais. O resto conversa. Apesar de suas declaraes serem motivo de chacota por parte da mdia futebolstica e at dos torcedores brasileiros, o Atleta do Sculo acertou. E provavelmente acertaria novamente hoje. Pela admirao por um de seus colegas de clube daquele ano. Pelo reconhecimento do carter e personalidade de um dos jogadores mais contestadores do futebol nacional. E principalmente em razo da histria de luta e vitria de Afonsinho sobre os cartolas.
ANDREUCCI, R. Disponvel em: http://carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 19 ago 2011.

O autor utiliza marcas lingusticas que do ao texto um carter informal. Uma dessas marcas identificada em: a) [...] o Atleta do Sculo acertou. b) O Rei respondeu sem titubear [...]. c) E provavelmente acertaria novamente hoje. d) Pel estava se aposentando pra valer pela primeira vez [...]. e) Pela admirao por um de seus colegas de clube daquele ano.
Resoluo

A expresso pra valer de uso informal e o registro pra corresponde, na norma culta, preposio para.

ENEM OUTUBRO/2013

119

Disponvel em: http://clubedamafalda.blogspot.com.br. Acesso em: 21 set. 2011.

Nessa charge, o recurso morfossinttico que colabora para o efeito de humor est indicado pelo(a) a) emprego de uma orao adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final. b) uso de conjuno aditiva, que cria uma relao de causa e efeito entre as aes. c) retomada do substantivo me, que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribudos, d) utilizao da forma pronominal la, que reflete um tratamento formal do filho em relao me. e) repetio da forma verbal , que refora a relao de adio existente entre as oraes.
Resoluo

A conjuno adversativa mas ope o conceito negativo da preguia como me de todos os vcios ao respeito que a maternidade impe. A quebra da expectativa, portanto, consiste em transformar a preguia em algo conveniente, conforme a imagem sugere.

ENEM OUTUBRO/2013

120

Disponvel em: www.filosofia.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010.

Pelas caractersticas da linguagem visual e pelas escolhas vocabulares, pode-se entender que o texto possibilita a reflexo sobre uma problemtica contempornea ao a) criticar o transporte rodovirio brasileiro, em razo da grande quantidade de caminhes nas estradas, b) ironizar a dificuldade de locomoo no trnsito urbano, devida ao grande fluxo de veculos. c) expor a questo do movimento como um problema existente desde tempos antigos, conforme frase citada. d) restringir os problemas de trfego a veculos particulares, defendendo, como soluo, o transporte pblico. e) propor a ampliao de vias nas estradas, detalhando o espao exguo ocupado pelos veculos nas ruas.
Resoluo

A ironia da charge reside na ratificao da mxima de Parmnides no h movimento, com a imagem do trnsito parado.

ENEM OUTUBRO/2013

121

Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou aps uma srie de contgios entre lnguas. Partiu da Itlia em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, alm do vrus propriamente dito, dois vocbulos virais: o italiano influenza e o francs grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava influncia dos astros sobre os homens. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto , agarrar. Supe-se que fizesse referncia ao modo violento como o vrus se apossa do organismo infectado.
RODRIGUES. S. Sobre palavras. Veja, So Paulo, 30 nov. 2011

Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, preciso que o leitor reconhea a ligao entre seus elementos. Nesse texto, a coeso construda predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que h coeso por elipse do sujeito : a) [...] a palavra gripe nos chegou aps uma srie de contgios entre lnguas. b) Partiu da Itlia em 1743 a epidemia de gripe [...]. c) O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava influncia dos astros sobre os homens. d) O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper [...]. e) Supe-se que fizesse referncia ao modo violento como o vrus se apossa do organismo infectado.
Resoluo

A forma verbal fizesse tem sujeito elptico, pois se refere ao termo agarrar, mencionado no perodo anterior.

ENEM OUTUBRO/2013

122

D
Captulo LIV A pndula

Sa dali a saborear o beijo. No pude dormir; estirei-me na cama, certo, mas foi o mesmo que nada. Ouvi as horas todas da noite. Usualmente, quando eu perdia o sono, o bater da pndula fazia-me muito mal; esse tiquetaque soturno, vagaroso e seco parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida. Imaginava ento um velho diabo, sentado entre dois sacos, o da vida e o da morte, e a cont-las assim: Outra de menos Outra de menos Outra de menos Outra de menos O mais singular que, se o relgio parava, eu dava-lhe corda, para que ele no deixasse de bater nunca e eu pudesse contar todos os meus instantes perdidos. Invenes h, que se transformam ou acabam; as mesmas instituies morrem; o relgio definitivo e perptuo. O derradeiro homem, ao despedir-se do sol frio e gasto, h de ter um relgio na algibeira, para saber a hora exata em que morre. Naquela noite no padeci essa triste sensao de enfado, mas outra, e deleitosa. As fantasias tumultuavamme c dentro, vinham umas sobre outras, semelhana de devotas que se abalroam para ver o anjo-cantor das procisses. No ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados.
ASSIS, M. Memrias pstumas de Brs Cubas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992 (fragmento).

O captulo apresenta o instante em que Brs Cubas revive a sensao do beijo trocado com Virglia, casada com Lobo Neves. Nesse contexto, a metfora do relgio desconstri certos paradigmas romnticos, porque a) o narrador e Virglia no tm percepo do tempo em seus encontros adlteros. b) como defunto autor, Brs Cubas reconhece a inutilidade de tentar acompanhar o fluxo do tempo. c) na contagem das horas, o narrador metaforiza o desejo de triunfar e acumular riquezas. d) o relgio representa a materializao do tempo e redireciona o comportamento idealista de Brs Cubas. e) o narrador compara a durao do sabor do beijo perpetuidade do relgio.
Resoluo

Neste teste, a questo no clara, pois em desconstri certos paradigmas romnticos no h preciso nem no verbo (desconstruir certamente no tem aqui o sentido preciso e complexo de que tal neologismo se reveste na filosofia de Jacques Derrida, que deu curso ao termo, hoje to banalizado no jargo acadmico, em que sua relao com o contexto de origem nula)
ENEM OUTUBRO/2013

nem no objeto desse verbo (no h qualquer indicao ou sugesto que permita entender de que paradigmas romnticos se trate, pois estes so apenas indefinidos como certos). Tambm no aceitvel a resposta oficial, pois no se entende qual seja o comportamento idealista de Brs Cubas, que a metfora do relgio redirecionaria. Trata-se de um teste confuso, que deveria ser anulado.

123

Para Carr, internet atua no comrcio da distrao Autor de A Gerao Superficial analisa a influncia da tecnologia na mente O jornalista americano Nicholas Carr acredita que a internet no estimula a inteligncia de ningum. O autor explica descobertas cientficas sobre o funcionamento do crebro humano e teoriza sobre a influncia da internet em nossa forma de pensar. Para ele, a rede torna o raciocnio de quem navega mais raso, alm de fragmentar a ateno de seus usurios. Mais: Carr afirma que h empresas obtendo lucro com a recente fragilidade de nossa ateno. Quanto mais tempo passamos on-line e quanto mais rpido passamos de uma informao para a outra, mais dinheiro as empresas de internet fazem, avalia. Essas empresas esto no comrcio da distrao e so experts em nos manter cada vez mais famintos por informao fragmentada em partes pequenas. claro que elas tm interesse em nos estimular e tirar vantagem da nossa compulso por tecnologia.
ROXO, E. Folha de S. Paulo. 18 fev. 2012 (adaptado)

A crtica do jornalista norte-americano que justifica o ttulo do texto a de que a internet a) mantm os usurios cada vez menos preocupados com a qualidade da informao. b) torna o raciocnio de quem navega mais raso, alm de fragmentar a ateno de seus usurios. c) desestimula a inteligncia, de acordo com descobertas cientficas sobre o crebro. d) influencia nossa forma de pensar com a superficialidade dos meios eletrnicos. e) garante a empresas a obteno de mais lucro com a recente fragilidade de nossa ateno.
Resoluo

O autor aborda os males da internet: explorao comercial e prejuzo da ateno.

ENEM OUTUBRO/2013

124

Na verdade, o que se chama genericamente de ndios um grupo de mais de trezentos povos que, juntos, falam mais de 180 lnguas diferentes. Cada um desses povos possui diferentes histrias, lendas, tradies, conceitos e olhares sobre a vida, sobre a liberdade, sobre o tempo e sobre a natureza. Em comum, tais comunidades apresentam a profunda comunho com o ambiente em que vivem, o respeito em relao aos indivduos mais velhos, a preocupao com as futuras geraes, e o senso de que a felicidade individual depende do xito do grupo. Para eles, o sucesso resultado de uma construo coletiva. Estas ideias, partilhadas pelos povos indgenas, so indispensveis para construir qualquer noo moderna de civilizao. Os verdadeiros representantes do atraso no nosso pas no so os ndios, mas aqueles que se pautam por vises preconceituosas e ultrapassadas de progresso.
AZZI, R. As razes de ser guarani-kaiow. Disponvel em: www.outraspalavras.net. Acesso em: 7 dez. 2012.

Considerando-se as informaes abordadas no texto, ao inici-lo com a expresso Na verdade, o autor tem como objetivo prncipal a) expor as caractersticas comuns entre os povos indgenas no Brasil e suas ideias modernas e civilizadas. b) trazer uma abordagem indita sobre os povos indgenas no Brasil e, assim, ser reconhecido como especialista no assunto. c) mostrar os povos indgenas vivendo em comunho com a natureza, e, por isso, sugerir que se deve respeitar o meio ambiente e esses povos. d) usar a conhecida oposio entre moderno e antigo como uma forma de respeitar a maneira ultrapassada como vivem os povos indgenas em diferentes regies do Brasil. e) apresentar informaes pouco divulgadas a respeito dos indgenas no Brasil, para defender o carter desses povos como civilizaes, em contraposio a vises preconcebidas.
Resoluo

O texto apresenta informaes pouco conhecidas que contrariam a ideia preconcebida de que os povos indgenas no so civilizados.

ENEM OUTUBRO/2013

125

CURY, C. Disponvel em: http://tirasnacionais.blogspot.com. Acesso em: 13 nov. 2011.

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interao e de informao. Tal posicionamento expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude a) crtica, expressa pelas ironias. b) resignada, expressa pelas enumeraes. c) indignada, expressa pelos discursos diretos. d) agressiva, expressa pela contra-argumentao. e) alienada, expressa pela negao da realidade.
Resoluo

A crtica ocorre porque h flagrante oposio entre as assertivas dos retngulos e as atitudes e falas das personagens.

126

Dvida Dois compadres viajavam de carro por uma estrada de fazenda quando um bicho cruzou a frente do carro. Um dos compadres falou: Passou um largato ali! O outro perguntou: Lagarto ou largato? O primeiro respondeu: Num sei no, o bicho passou muito rpido.
Piadas coloridas. Rio de Janeiro: Gnero, 2006.

Na piada, a quebra de expectativa contribui para produzir o efeito de humor. Esse efeito ocorre porque um dos personagens a) reconhece a espcie do animal avistado. b) tem dvida sobre a pronncia do nome do rptil. c) desconsidera o contedo lingustico da pergunta. d) constata o fato de um bicho cruzar a frente do carro. e) apresenta duas possibilidades de sentido para a mesma palavra.
Resoluo

Uma das personagens do dilogo desconsidera a dvida de seu interlocutor sobre a pronncia correta da palavra lagarto.
ENEM OUTUBRO/2013

127

(Traduo da placa: No me esqueam quando eu for um nome importante.) NAZARETH, P. Mercado de Artes / Mercado de Bananas. Miami Art Basel, EUA, 2011. Disponvel em: www.40forever.com.br Acesso em: 31 jul. 2012.

A contemporaneidade identificada na performance/ instalao do artista mineiro Paulo Nazareth reside principalmente na forma como ele a) resgata conhecidas referncias do modernismo mineiro. b) utiliza tcnicas e suportes tradicionais na construo das formas. c) articula questes de identidade, territrio e cdigos de linguagens. d) imita o papel das celebridades no mundo contemporneo. e) camufla o aspecto plstico e a composio visual de sua montagem.
Resoluo

A instalao do artista mineiro articula no s questes de identidade socioeconmica, como tambm a de espao em que se vende a arte (Mercado de Artes) e o espao onde se vendem bananas (Mercado de Bananas). O sentido da instalao envolve tanto a linguagem visual quanto a verbal.

ENEM OUTUBRO/2013

128

D
Quadrinho quadrado

XAVIER, C. Disponvel em: www.releituras.com: Acesso em: 24 abr. 2010.

Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicao determinam, em uma situao de interlocuo, o predomnio de uma ou de outra funo de linguagem. Nesse texto, predomina a funo que se caracteriza por a) tentar persuadir o leitor acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaborao de um livro. b) enfatizar a percepo subjetiva do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histrias. c) apontar para o estabelecimento de interlocuo de modo superficial e automtico, entre o leitor e o livro. d) fazer um exerccio de reflexo a respeito dos princpios que estruturam a forma e o contedo de um livro. e) retratar as etapas do processo de produo de um livro, as quais antecedem o contato entre leitor e obra.
Resoluo

A pobreza, visual e verbal, dos quadrinhos apresentados faz que seja exagerada a sua descrio, na alternativa d (resposta oficial), como exerccio de reflexo a respeito dos princpios que estruturam a forma e o contedo de um livro. Alm disso, tal descrio no contempla o ltimo dos quadrinhos, voltado no para a forma ou contedo do livro, mas para a relao do leitor com ele, o que deve ter motivado confuso e erro para os candidatos. Ainda assim, a resposta menos m a d.

ENEM OUTUBRO/2013

129

A
brasilidade em construo

MUSEU DA LNGUA PORTUGUESA. Oswald de Andrade: o culpado de tudo. 27 set.2011 a 29 jan. 2012. So Paulo: Prof. Grfica. 2012.

O poema de Oswald de Andrade remonta ideia de que a brasilidade est relacionada ao futebol. Quanto questo da identidade nacional, as anotaes em torno dos versos constituem a) direcionamentos possveis para uma leitura crtica de dados histrico-culturais. b) forma clssica da construo potica brasileira. c) rejeio ideia do Brasil como o pas do futebol. d) intervenes de um leitor estrangeiro no exerccio de leitura potica. e) lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais.
Resoluo

As anotaes em torno dos versos so encaminhamentos que possibilitam uma leitura crtica de dados histrico-culturais como a que explica Brasil: Pas do Futebol. Veem-se, no ttulo e nas anotaes, a supremacia futebolstica vista como representao de brasilidade.

ENEM OUTUBRO/2013

130

B
O que a internet esconde de voc

Sites de busca manipulam resultados. Redes sociais decidem quem vai ser seu amigo e descartam as pessoas sem avisar. E, para cada site que voc pode acessar, h 400 outros invisveis, Prepare-se para conhecer o lado oculto da internet.

GRAVAT, A. Superinteressante. So Paulo, ed. 297. nov 2011 (adaptado)

Analisando-se as informaes verbais e a imagem associada a uma cabea humana, compreende-se que a venda a) a representa a amplitude de informaes que compem a internet, s quais temos acesso em redes sociais e sites de busca. b) faz uma denncia quanto s informaes que so omitidas dos usurios da rede, sendo empregada no sentido conotativo. c) diz respeito a um buraco negro digital, onde esto escondidas as informaes buscadas pelo usurio nos sites que acessa. d) est associada a um conjunto de restries sociais presentes na vida daqueles que esto sempre conectados internet. e) remete s bases de dados da web, protegidas por senhas ou assinaturas e s quais o navegador no tem acesso.
Resoluo

A venda colocada na imagem representa conotativamente a omisso de informaes (lado oculto da internet) a que est sujeito o usurio das redes sociais.
ENEM OUTUBRO/2013

131

O que bullying virtual ou cyberbullying? o bullying que ocorre em meios eletrnicos, com mensagens difamatrias ou ameaadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os dirios virtuais), redes sociais e celulares. quase uma extenso do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas no esto cara a cara. Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentrios e das ameaas e os efeitos podem ser to graves ou piores. O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Disponvel em http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

Segundo o texto, com as tecnologias de informao e comunicao, a prtica do bullying ganha novas nuances de perversidade e potencializada pelo fato de a) atingir um grupo maior de espectadores. b) dificultar a identificao do agressor incgnito. c) impedir a retomada de valores consolidados pela vtima. d) possibilitar a participao de um nmero maior de autores. e) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.
Resoluo

O trecho dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentrios e das ameaas... confirma a resposta.

ENEM OUTUBRO/2013

132

E
Casados e independentes

Um novo levantamento do IBGE mostra que o nmero de casamentos entre pessoas na faixa dos 60 anos cresce, desde 2003, a um ritmo 60% maior que o observado na populao brasileira como um todo...

Fontes: IBGE e Organizao Internacional do Trabalho (OIT) *Com base no ltimo dado disponvel, de 2008 Veja, So Paulo, 21 abr. 2010 (adaptado).

Os grficos expem dados estatsticos por meio de linguagem verbal e no verbal. No texto, o uso desse recurso a) exemplifica o aumento da expectativa de vida da populao. b) explica o crescimento da confiana na Instituio do casamento. c) mostra que a populao brasileira aumentou nos ltimos cinco anos. d) indica que as taxas de casamento e emprego cresceram na mesma proporo. e) sintetiza o crescente nmero de casamentos e de ocupao no mercado de trabalho.
Resoluo

Os grficos apresentam dados que permitem concluir que o nmero de casamentos entre pessoas acima dos 60 anos aumentou 44% entre 2003 e 2008, e o ingresso delas no mercado de trabalho tambm cresceu 7 pontos percentuais entre 2003 e 2008.

ENEM OUTUBRO/2013

133

D
Lusofonia

rapariga: s.f., fem. de rapaz: mulher nova; moa; menina; (Brasil), meretriz. Escrevo um poema sobre a rapariga que est sentada no caf, em frente da chvena de caf, enquanto alisa os cabelos com a mo. Mas no posso escrever este poema sobre essa rapariga porque, no brasil, a palavra rapariga no quer dizer o que ela diz em portugal. Ento, terei de escrever a mulher nova do caf, a jovem do caf, a menina do caf, para que a reputao da pobre rapariga que alisa os cabelos com a mo, num caf de lisboa, no fique estragada para sempre quando este poema atravessar o atlntico para desembarcar no rio de janeiro. E isto tudo sem pensar em frica, porque a l terei de escrever sobre a moa do caf, para evitar o tom demasiado continental da rapariga, que uma palavra que j me est a pr com dores de cabea at porque, no fundo, a nica coisa que eu [queria era escrever um poema sobre a rapariga do caf. A soluo, ento, mudar de caf, e limitar-me a escrever um poema sobre aquele caf onde nenhuma rapariga se pode sentar mesa porque s servem caf ao balco.
JDICE, N. Matria do Poema. Lisboa: D. Quixote, 2008.

O texto traz em relevo as funes metalingustica e potica. Seu carter metalingustico justifica-se pela a) discusso da dificuldade de se fazer arte inovadora no mundo contemporneo. b) defesa do movimento artstco da ps-modernidade, tpico do sculo XX. c) abordagem de temas do cotidiano, em que a arte se volta para assuntos rotineiros. d) tematizao do fazer artstico, pela discusso do ato de construo da prpria obra. e) valorizao do efeito de estranhamento causado no pblico, o que faz a obra ser reconhecida.
Resoluo

A funo metalingustica implica referncia da linguagem prpria linguagem ou a uma mensagem, como no trecho escrevo um poema sobre a rapariga que est sentada no caf....

ENEM OUTUBRO/2013

134

Art. 2 Considera-se criana, para os efeitos desta lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. [...] Art 3 A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. Art 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. [...]
BRASIL. Lei n. 8 069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criana e do adolescente. Disponvel em: www.planalto.gov.br (fragmento)

Para cumprir sua funo social, o Estatuto da criana e do adolescente apresenta caractersticas prprias desse gnero quanto ao uso da lngua e quanto composio textual. Entre essas caractersticas, destaca-se o emprego de a) repetio vocabular para facilitar o entendimento. b) palavras e construes que evitem ambiguidade. c) expresses informais para apresentar os direitos. d) frases na ordem direta para apresentar as informaes mais relevantes. e) exemplificaes que auxiliem a compreenso dos conceitos formulados.
Resoluo

Os artigos do Estatuto da criana e do adolescente, como todo texto legal, devem evitar construes ou palavras que gerem ambiguidade.

ENEM OUTUBRO/2013

135

O socilogo espanhol Manuel Castells sustenta que a comunicao de valores e a mobilizao em torno do sentido so fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que tm como objetivo defender ou propor modos prprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicao essencialmente a internet e os meios de comunicao porque esta a principal via que esses movimentos encontram para chegar quelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na conscincia da sociedade no seu conjunto.
Disponvel em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado).

Em 2011, aps uma forte mobilizao popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que a) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usurios. b) a conscincia das sociedades foi estabelecida com o advento da internet. c) a revoluo tecnolgica tem como principal objetivo a deposio de governantes antidemocrticos. d) os recursos tecnolgicos esto a servio dos opressores e do fortalecimento de suas prticas polticas. e) os sistemas de comunicao so mecanismos importantes, de adeso e compartilhamento de valores sociais.
Resoluo

Os sistemas de comunicao so importantssimos para compartilhamento e adeso aos valores sociais, como indica a passagem: Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que tm como objetivo defender ou propor modos prprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicao.

ENEM OUTUBRO/2013

136

A parte interior de uma taa foi gerada pela rotao de uma parbola em torno de um eixo z, conforme mostra a figura.

A funo real que expressa a parbola, no plano 3 cartesiano da figura, dada pela lei f(x) = x2 6x + 2 C, onde C a medida da altura do lquido contido na taa, em centmetros. Sabe-se que o ponto V, na figura, representa o vrtice da parbola, localizado sobre o eixo x. Nessas condies, a altura do lquido contido na taa, em centmetros, a) 1. b) 2. c) 4. d) 5. e) 6.
Resoluo

3 A funo f(x) = x2 6x + C tem uma nica raiz real, 2 portanto, = 0, assim: 3 b2 4ac = 0 ( 6)2 4 . . C = 0 2 36 6C = 0 C = 6

ENEM OUTUBRO/2013

137

Muitos processos fisiolgicos e bioqumicos, tais como batimentos cardacos e taxa de respirao, apresentam escalas construdas a partir da relao entre superfcie e massa (ou volume) do animal. Uma dessas escalas, por exemplo, considera que o cubo da rea S da superfcie de um mamfero proporcional ao quadrado de sua massa M.
HUGHES-HALLETT, et al. Clculo e aplicaes. So Paulo: Edgard Bcher, 1999 (adaptado).

Isso equivalente a dizer que, para uma constante k > 0, a rea S pode ser escrita em funo de M por meio da expresso: 1 a) S = k . M b) S = k . M
3 1 . M1 c) S = k 3 3 1 . M2 e) S = k 3 1 . M2 d) S = k 3 3

Resoluo

Pelo enunciado, supondo que k > 0 seja a contante de proporcionalidade, tem-se:


1 .M2 S3 = k . M2 S = k 3 3

ENEM OUTUBRO/2013

138

A Lei da Gravitao Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da fora de atrao entre duas massas. Ela representada pela expresso: m1m2 F = G d2 onde m1 e m2 correspondem s massas dos corpos, d distncia entre eles, G constante universal da gravitao e F fora que um corpo exerce sobre o outro. O esquema representa as trajetrias circulares de cinco satlites, de mesma massa, orbitando a Terra.

Qual grfico expressa as intensidades das foras que a Terra exerce sobre cada satlite em funo do tempo?

Resoluo

Para rbita circular, a distncia d do satlite ao centro da Terra constante e a fora gravitacional ter intensidade constante e com valor inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre o planeta e o centro da Terra, assim: dA > dB > dC > dD > dE e FA < FB < FC < FD < FE

ENEM OUTUBRO/2013

139

A cidade de Guarulhos (SP) tem o 8.o PIB municipal do Brasil, alm do maior aeroporto da Amrica do Sul. Em proporo, possui a economia que mais cresce em indstrias, conforme mostra o grfico.

Fonte: IBGE, 2000-2008 (daptado)

Analisando os dados percentuais do grfico, qual a diferena entre o maior e o menor centro em crescimento no polo das indstrias? a) 75,28 b) 64,09 c) 56,95 d) 45,76 e) 30,07
Resoluo

A questo no deixa claro que So Paulo (capital) seja, dos municpios do Brasil, o de menor crescimento industrial. Admitindo-se que a diferena entre o maior e o menor centro em crescimento no polo das indstrias pedida seja a diferena entre a maior e a menor porcentagem apresentada no grfico, esta diferena, em porcentagem 60,52 3,57 = 56,95. Observe que essa diferena no faz o menor sentido pois a quantidade inicial de indstrias de Guarulhos no a mesma quantidade inicial de indstrias de So Paulo (capital) alm do municpio de Guarulhos estar contido no estado de So Paulo e este no Brasil.

ENEM OUTUBRO/2013

140

Em um certo teatro, as poltronas so divididas em setores. A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras esto reservadas e as claras no foram vendidas.

A razo que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em relao ao total de cadeiras desse mesmo setor a) 17 70 b) 17 53 c) 53 70 d) 53 17 e) 70 17

Resoluo

Das 10 . 7 = 70 cadeiras do setor 3, apenas 17 foram reservadas. A razo pedida 17 70

ENEM OUTUBRO/2013

141

Uma loja acompanhou o nmero de compradores de dois produtos, A e B, durante os meses de janeiro, fevereiro e maro de 2012. Com isso, obteve este grfico:

A loja sortear um brinde entre os compradores do produto A e outro brinde entre os compradores do produto B. Qual a probabilidade de que os dois sorteados tenham feito suas compras em fevereiro de 2012? a) 1 20 b) 3 242 c) 5 22 d) 6 25 e) 7 15

Resoluo

I) O nmero de compradores do produto A 10 + 30 + 60 = 100, dos quais 30 fizeram a compra em fevereiro de 2012 II) O nmero de compradores do produto B 20 + 20 + 80 = 120, dos quais 20 fizeram a compra em fevereiro de 2012 III) A probabilidade de que os dois sorteados tenham feito suas compras em fevereiro de 2012 30 . 20 = 1 100 20 120

ENEM OUTUBRO/2013

142

Durante uma aula de Matemtica, o professor sugere aos alunos que seja fixado um sistema de coordenadas cartesianas (x, y) e representa na lousa a descrio de cinco conjuntos algbricos, I, II, III, IV e V, como se segue: I a circunferncia de equao x2 + y2 = 9; II a parbola de equao y = x2 1, com x variando de 1 a 1; III o quadrado formado pelos vrtices ( 2, 1), ( 1, 1), ( 1, 2) e ( 2, 2); IV o quadrado formado pelos vrtices (1, 1), (2, 1), (2, 2) e (1, 2); V o pono (0, 0). A seguir, o professor representa corretamente os cinco conjuntos sobre uma mesma malha quadriculada, composta de quadrados com lados medindo uma unidade de comprimento, cada, obtendo uma figura. Qual destas figuras foi desenhada pelo professor?

Resoluo

De acordo com o enunciado, temos os seguintes conjuntos de pontos: I) Circunferncia de equao x2 + y2 = 9, cujo centro o ponto (0; 0) e o raio 3.

ENEM OUTUBRO/2013

II) Parbola de equao y = x2 1, com 1 x 1

III) Quadrado de vrtices ( 2; 1), ( 1; 1), ( 1; 2) e ( 2; 2) IV) Quadrado de vrtices (1; 1), (2; 1), (2; 2) e (1; 2) V) Ponto (0; 0)

Assim, representando os cinco conjuntos sobre uma mesma malha quadriculada, tem-se:

ENEM OUTUBRO/2013

A melhor representao a da alternativa E.

ENEM OUTUBRO/2013

143

Uma indstria tem um reservatrio de gua com capacidade para 900 m3. Quando h necessidade de limpeza do reservatrio, toda a gua precisa ser escoada. O escoamento da gua feito por seis ralos, e dura 6 horas quando o reservatrio est cheio. Esta indstria construir um novo reservatrio, com capacidade de 500 m3, cujo escoamento da gua dever ser realizado em 4 horas, quando o reservatrio estiver cheio. Os ralos utilizados no novo reservatrio devero ser idnticos aos do j existente. A quantidade de ralos do novo reservatrio dever ser igual a a) 2. b) 4. c) 5. d) 8. e) 9.
Resoluo

I) Cada ralo elimina (900 6) m3 = 150 m3 de gua em 6 horas. II) Cada um deles, portanto, elimina 150 m3 6 = 25 m3 por hora. III) Os ralos do novo reservatrio so idnticos aos do primeiro e, portanto eliminam 25 m3 por hora que equivale a 100 m3 em 4 horas. IV) Se o novo reservatrio tem 500 m3 de capacidade ento o nmero de ralos dever ser 500 100 = 5.

ENEM OUTUBRO/2013

144

Uma fbrica de frmicas produz placas quadradas de lados de medida igual a y centmetros. Essas placas so vendidas em caixas com N unidades e, na caixa, especificada a rea mxima S que pode ser coberta pelas N placas. Devido a uma demanda do mercado por placas maiores, a fbrica triplicou a medida dos lados de suas placas e conseguiu reuni-las em uma nova caixa, de tal forma que a rea coberta S no fosse alterada. A quantidade X, de placas do novo modelo, em cada nova caixa ser igual a: a) N 9 b) N 6 c) N d) 3N 3 Resoluo e) 9N

I) A rea de cada placa quadrada cujos lados medem y cm y2 cm2; a rea de cada placa quadrada cujos lados medem (3y) cm (9y2) cm2. II) As novas placas sero reunidas numa caixa de mesma rea S. III) Se N o nmero de unidades das placas de lado y cm e X o de placas de lado (3y) cm, ento: y2 . N = 9y2 . X X = N 9

ENEM OUTUBRO/2013

145

Num parque aqutico existe uma piscina infantil na forma de um cilindro circular reto, de 1 m de profundidade e volume igual a 12 m3, cuja base tem raio R e centro O. Deseja-se construir uma ilha de lazer seca no interior dessa piscina, tambm na forma de um cilindro circular reto, cuja base estar no fundo da piscina e com centro da base coincidindo com o centro do fundo da piscina, conforme a figura. O raio da ilha de lazer ser r. Deseja-se que aps a construo dessa ilha, o espao destinado gua na piscina tenha um volume de, no mnimo, 4 m3.

Considere 3 como valor aproximado para . Para satisfazer as condies dadas, o raio mximo da ilha de lazer r, em metros, estar mais prximo de a) 1,6. b) 1,7. c) 2,0. d) 3,0. e) 3,8.
Resoluo

O volume, em metros cbicos, da ilha de lazer, na forma de um cilindro circular reto de raio r, em metros, 3. r2 . 1 = 3 . r2 Pelo enunciado, temos: 8 12 3r2 4 r2 r 1,632 3 O raio mximo est mais prximo de 1,6 m.

ENEM OUTUBRO/2013

146

O contribuinte que vende mais de R$ 20 mil de aes em Bolsa de Valores em um ms dever pagar Imposto de Renda. O pagamento para a Receita Federal consistir em 15% do lucro obtido com a venda das aes.
Disponvel em. wwwl.folha.uol.com.br Acesso em. 26 abr. 2010 (adaptado)

Um contribuinte que vende por R$ 34 mil um lote de aes que custou R$ 26 mil ter de pagar de Imposto de Renda Receita Federal o valor de a) R$ 900,00. b) R$ 1 200,00. c) R$ 2 100,00. d) R$ 3 900,00. e) R$ 5 100.00.
Resoluo

O lucro desse contribuinte, em reais, foi 34 000 26 000 = 8 000. O Imposto de Renda que esse contribuinte ter que pagar, em reais, 15% . 8 000 = 1 200

ENEM OUTUBRO/2013

147

Para se construir um contrapiso, comum, na constituio do concreto, se utilizar cimento, areia e brita, na seguinte proporo: 1 parte de cimento, 4 partes de areia e 2 partes de brita. Para construir o contrapiso de uma garagem, uma construtora encomendou um caminho betoneira com 14 m3 de concreto. Qual o volume de cimento, em m3, na carga de concreto trazido pela betoneira? a) 1,75 b) 2,00 c) 2,33 d) 4,00 e) 8,00
Resoluo

Se c, a e b forem, em metros cbicos, as quantidades de cimento, areia e brita, respectivamente, ento: c = a = b = c + a + b = 14 = 2 1 7 4 2 1+4+2 c =2c=2 1

ENEM OUTUBRO/2013

148

Cinco empresas de gneros alimentcios encontram-se venda. Um empresrio, almejando ampliar os seus investimentos, deseja comprar uma dessas empresas. Para escolher qual delas ir comprar, analisa o lucro (em milhes de reais) de cada uma delas, em funo de seus tempos (em anos) de existncia, decidindo comprar a empresa que apresente o maior lucro mdio anual. O quadro apresenta o lucro (em milhes de reais) acumulado ao longo do tempo (em anos) de existncia de cada empresa. Empresa F G H M P Lucro (em milhes de reais) 24 24 25 15 9 Tempo (em anos) 3,0 2,0 2,5 1,5 1,5 e) P.

O empresrio decidiu comprar a empresa a) F. b) G. c) H. d) M.


Resoluo

O lucro mdio anual de cada uma das empresas , em milhes de reais: empresa F: 24 3 = 8 empresa G: 24 2 = 12 empresa H: 25 2,5 = 10 empresa M: 15 1,5 = 10 empresa P: 9 1,5 = 6 A empresa que apresenta o maior lucro anual (R$ 12 000 000,00) a empresa G.

ENEM OUTUBRO/2013

149

Deseja-se postar cartas no comerciais, sendo duas de 100 g, trs de 200 g e uma de 350 g. O grfico mostra o custo para enviar uma carta no comercial pelos Correios:

Disponvel em: www.correios.com.br. Acesso em 2 ago. 2012 (adaptado).

O valor total gasto, em reais, para postar essas cartas de a) 8,35. b)12,50. c) 14,40. d) 15,35. e) 18,05.
Resoluo

Analisando o grfico dado, conclumos que os preos da postagem de uma carta de 100g R$ 1,70, de uma carta de 200g R$ 2,65 e de uma carta de 350g R$ 4,00. Ento, para postar duas cartas de 100g, trs de 200g e uma de 350g, o valor gasto, em reais, 2 . 1,70 + 3 . 2,65 + 1 . 4 = 3,40 + 7,95 + 4 = 15,35.

ENEM OUTUBRO/2013

150

Foi realizado um levantamento nos 200 hotis de uma cidade, no qual foram anotados os valores, em reais, das dirias para um quarto padro de casal e a quantidade de hotis para cada valor da diria. Os valores das dirias foram: A = R$ 200,00; B = R$ 300,00; C = R$ 400,00 e D = R$ 600,00. No grfico, as reas representam as quantidades de hotis pesquisados, em porcentagem, para cada valor da diria.

O valor mediano da diria, em reais, para o quarto padro de casal nessa cidade, a) 300,00. b) 345,00. c) 350,00. d) 375,00. e) 400,00.
Resoluo

Observemos que: 25% . 200 = 50 hotis cobram a diria A (R$ 200,00); 25% . 200 = 50 hotis cobram a diria B (R$ 300,00); 40% . 200 = 80 hotis cobram a diria C (R$ 400,00) e 10% . 200 = 20 hotis cobram a diria D (R$ 600,00). O Rol das dirias (em reais) desses duzentos hotis :
Elementos centrais

200, , 200, 300, , 300, 400, , 400, 600, , 600. 14243 14243 14243 14243
50 hotis 50 hotis 80 hotis 20 hotis

Dessa forma, o valor mdio, das dirias (em reais), 50.200 + 50.300 + 80.400 + 20.600 x = = 345 e 200 o valor mediano, das dirias (em reais), pedido : 300 + 400 Md = = 350 2

ENEM OUTUBRO/2013

151

Para aumentar as vendas no incio do ano, uma loja de departamentos remarcou os preos de seus produtos 20% abaixo do preo original. Quando chegam ao caixa, os clientes que possuem o carto fidelidade da loja tm direito a um desconto adicional de 10% sobre o valor total de suas compras. Um cliente deseja comprar um produto que custava R$ 50,00 antes da remarcao de preos. Ele no possui o carto fidelidade da loja. Caso esse cliente possusse o carto fidelidade da loja, a economia adicional que obteria ao efetuar a compra, em reais, seria de a) 15,00. b) 14,00. c) 10,00. d) 5,00. e) 4,00.
Resoluo

Por no ter o carto fidelidade, esse cliente pagaria pelo produto de R$ 50,00 o valor 0,80 . 50 = 40, em reais. Se tivesse o carto fidelidade ele teria ainda um desconto de 10% de 40 reais, isto , no final pagaria 0,9 . 40 reais = 36 reais. A economia adicional desse cliente seria, portanto de (40 36) reais = 4 reais.

ENEM OUTUBRO/2013

152

Para o reflorestamento de uma rea, deve-se cercar totalmente, com tela, os lados de um terreno, exceto o lado margeado pelo rio, conforme a figura. Cada rolo de tela que ser comprado para confeco da cerca contm 48 metros de comprimento.
190 m

81 m

81 m

Rio

A quantidade mnima de rolos que deve ser comprada para cercar esse terreno a) 6. b) 7. c) 8. d) 11. e) 12.
Resoluo

Para cercar completamente, com tela, os lados do terreno, exceto o lado margeado pelo rio, o nmero de rolos necessrios (81 + 190 + 81) m 8 m = = 352 48 = 7,3. Assim, a quantidade mnima de rolos de tela que devero ser adquiridos 8.

ENEM OUTUBRO/2013

153

Um dos grandes problemas enfrentados nas rodovias brasileiras o excesso de carga transportada pelos caminhes. Dimensionado para o trfego dentro dos limites legais de carga, o piso das estradas se deteriora com o peso excessivo dos caminhes. Alm disso, o excesso de carga interfere na capacidade de frenagem e no funcionamento da suspenso do veculo, causas frequentes de acidentes. Ciente dessa responsabilidade e com base na experincia adquirida com pesagens, um caminhoneiro sabe que seu caminho pode carregar no mximo 1 500 telhas ou 1 200 tijolos. Considerando esse caminho carregado com 900 telhas, quantos tijolos, no mximo, podem ser acrescentados carga de modo a no ultrapassar a carga mxima do caminho? a) 300 tijolos b) 360 tijolos c) 400 tijolos d) 480 tijolos e) 600 tijolos
Resoluo

Sendo x e y, respectivamente, os pesos de uma telha e de um tijolo, tem-se: 1200 I) 1500x = 1200y x = y = 8 y 1500 10 II) O caminho poder receber (1500 900) telhas = 600 telhas que pesam 600x = 600 . 8 y = 480y que correspondem a 10 480 tijolos.

ENEM OUTUBRO/2013

154

As projees para a produo de arroz no perodo de 2012 2021, em uma determinada regio produtora, apontam para uma perspectiva de crescimento constante da produo anual. O quadro apresenta a quantidade de arroz, em toneladas, que ser produzida nos primeiros anos desse perodo, de acordo com essa projeo. Ano 2012 2013 2014 2015 Projeo da produo (t) 50,25 51,50 52,75 54,00

A quantidade total de arroz, em toneladas, que dever ser produzida no perodo de 2012 a 2021 ser de a) 497,25. b) 500,85 c) 502,87. d) 558,75. e) 563,25.
Resoluo

Observemos que as projees da produo, em toneladas, para os anos de 2012 a 2015 so os termos da progresso aritmtica (50,25; 51,50; 52,75; 54,00; ) Admitindo-se que as projees para os anos de 2016 a 2021 sejam os termos seguintes dessa progresso, temos: I) Em 2021 a produo (em toneladas) ser a10 = 50,25 + (10 1) . 1,25 = 61,50 II) Durante esse perodo, a quantidade de arroz, em toneladas, a ser produzida ser (a1 + a10) . 10 S10 = = (50, 25 + 61,50) . 5 = 558,75 2

ENEM OUTUBRO/2013

155

Numa escola com 1 200 alunos foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento desses em duas lnguas estrangeiras, ingls e espanhol. Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam ingls, 500 falam espanhol e 300 no falam qualquer um desses idiomas. Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendose que ele no fala ingls qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol? a) 1 2 b) 5 8 c) 1 4 d) 5 6 e) 5 14

Resoluo

O diagrama de Venn seguinte mostra a distribuio de frequncia dos alunos da escola, quanto ao conhecimento das lnguas inglesa e espanhola.

(600 x) + x + (500 x) + 300 = 1200 x = 200 Desta forma, o diagrama fica:

Dos alunos da escola, 300 + 300 = 600 no falam ingls e, destes, 300 falam espanhol. A probabilidade de um aluno que no fala ingls falar 300 1 espanhol = . 600 2

ENEM OUTUBRO/2013

156

As torres Puerta de Europa so duas torres inclinadas uma contra a outra, construdas numa avenida de Madri, na Espanha. A inclinao das torres de 15 com a vertical e elas tm, cada uma, uma altura de 114 m (a altura indicada na figura como o segmento AB). Estas torres so um bom exemplo de um prisma oblquo de base quadrada e uma delas pode ser observada na imagem.

Disponvel em: www.fickr.com. Acesso em: 27 mar. 2012.

Utilizando 0,26 como valor aproximado para a tangente de 15 e duas casas decimais nas operaes, descobre-se que a rea da base desse prdio ocupa na avenida um espao a) menor que 100 m2. b) entre 100 m2 e 300 m2. c) entre 300 m2 e 500 m2. d) entre 500 m2 e 700 m2. e) maior que 700 m2.
Resoluo

ENEM OUTUBRO/2013

Admitindo-se que o ponto B seja um dos vrtices do quadrado (BCDE) da base, no tringulo ABC, retngulo em B, temos: tg 15 = BC = BC 0,26 BC 29,64 AB 114 Assim, a rea S do quadrado BCDE, em metros quadrados, tal que S = BC2 = (29,64)2 = 878,53.

157

As notas de um professor que participou de um processo seletivo, em que a banca avaliadora era composta por cinco membros, so apresentadas no grfico. Sabe-se que cada membro da banca atribuiu duas notas ao professor, uma relativa aos conhecimentos especficos da rea de atuao e outra, aos conhecimentos pedaggicos, e que a mdia final do professor foi dada pela mdia aritmtica de todas as notas atribudas pela banca avaliadora.

Utilizando um novo critrio, essa banca avaliadora resolveu descartar a maior e a menor notas atribudas ao professor. A nova mdia, em relao mdia anterior, a) 0,25 ponto maior. b) 1,00 ponto maior, c) 1,00 ponto menor. d) 1,25 ponto maior. e) 2,00 pontos menor.
Resoluo

I) Mdia anterior:
ma= 18 + 16 + 17 + 13 + 14 + 1 + 19 + 14 + 16 + 12 = 140 = 14 10 10

II) Nova mdia, com o descarte da maior e da menor notas atribudas:


mn = 18 + 16 + 17 + 13 + 14 + 14 + 16 + 12 = 120 = 15 8 8

III) Assim, mn ma = 15 14 = 1,00

ENEM OUTUBRO/2013

158

Um banco solicitou aos seus clientes a criao de uma senha pessoal de seis dgitos, formada somente por algarismos de 0 a 9, para acesso conta corrente pela Internet. Entretanto, um especialista em sistemas de segurana eletrnica recomendou direo do banco recadastrar seus usurios, solicitando, para cada um deles, a criao de uma nova senha com seis dgitos, permitindo agora o uso das 26 letras do alfabeto, alm dos algarismos de 0 a 9. Nesse novo sistema, cada letra maiscula era considerada distinta de sua verso minscula. Alm disso, era proibido o uso de outros tipos de caracteres. Uma forma de avaliar uma alterao no sistema de senhas a verificao do coeficiente de melhora, que a razo do novo nmero de possibilidades de senhas em relao ao antigo. O coeficiente de melhora da alterao recomendada a) 626 106 d) 62! 10!
Resoluo

b) 62! 10! e) 626 106

c)

62! 4! 10! 56!

I) A quantidade de senhas de seis dgitos (distintos ou no) selecionados entre os algarismos de 0 a 9 106. II) A quantidade de senhas de seis dgitos (distintos ou no) selecionados entre os 62 dgitos possveis (26 letras maisculas, 26 letras minsculas e 10 algarismos) 626. III) O coeficiente de melhora da alterao reco626 mendada . 106

ENEM OUTUBRO/2013

159

Uma torneira no foi fechada corretamente e ficou pingando, da meia-noite s seis horas da manh, com a frequncia de uma gota a cada trs segundos. Sabe-se que cada gota dagua tem volume de 0,2 mL Qual foi o valor mais aproximado do total de gua desperdiada nesse perodo, em litros? a) 0,2 b) 1,2 c) 1,4 d) 12,9 e) 64,8
Resoluo

Com uma frequncia de uma gota dgua a cada trs segundos, da meia-noite s seis horas da manh, o nmero de gotas derramadas : 6 . 60 . 60 = 21 600 = 7 200 3 3 Sendo 0,2 mL o volume de cada gota, o volume total, em litros, desperdiado foi de 7 200 . 0,0002 = 1,44 1,4

ENEM OUTUBRO/2013

160

Um programa de edio de imagens possibilita transformar figuras em outras mais complexas. Deseja-se construir uma nova figura a partir da original. A nova figura deve apresentar simetria em relao ao ponto O.

Figura original A imagem que representa a nova figura :


a) b)

O c) d)

O e)

Resoluo

ENEM OUTUBRO/2013

Observe, na figura acima, que, em relao ao ponto O, o simtrico do: 1) ponto A o ponto A 2) ponto B o ponto B 3) ponto C o ponto C 4) ponto D o ponto D 5) ponto E o ponto E 6) tringulo BCE o tringulo BCE e, consequentemente, do quadriltero OACD dado o quadriltero OACD.

ENEM OUTUBRO/2013

161

Um arteso de joias tem sua disposio pedras brasileiras de trs cores: vermelhas. azuis e verdes. Ele pretende produzir joias constituidas por uma liga metlica, a partir de um molde no formato de um losango no quadrado com pedras nos seus vrtices, de modo que dois vrtices consecutivos tenham sempre pedras de cores diferentes. A figura ilustra uma joia, produzida por esse arteso, cujos vrtices A, B, C e D correspondem s posies ocupadas pelas pedras.
A

Com base nas informaes fornecidas, quantas joias diferentes, nesse formato, o arteso poder obter? a) 6 b) 12 c) 18 d) 24 e) 36
Resoluo

1o . caso: As pedras nos vrtices A e C com a mesma cor e as pedras nos vrtices B e D tambm com a mesma cor, porm de cor diferente das pedras A e C. 3 maneiras de escolher a cor de A e C e 2 maneiras de escolher a cor de B e D, totalizando 32 = 6 joias possveis. 2o . caso: As pedras nos vrtices A e C com a mesma cor e as pedras nos vrtices B e D com cores diferentes entre s e diferentes de A e C. 3.2 = 3 possibilidades, pois as joias abaixo, por 2 exemplo, so iguais
vermelha vermelha

azul

verde

verde

azul

vermelha

vermelha

. caso: As pedras nos vrtices A e C com cores 3o diferentes e as pedras nos vrtices B e D com cores diferentes das cores de A e C. 3.2 = 3 possibilidades, pois as joias abaixo, por 2 exemplo, so iguais

ENEM OUTUBRO/2013

vermelha

azul

verde

verde

verde

verde

azul

vermelha

No total existem 6 + 3 + 3 = 12 maneiras de fixar as pedras no molde

162

Em setembro de 1987, Goinia foi palco do maior acidente radioativo ocorrido no Brasil, quando uma amostra de csio-137, removida de um aparelho de radioterapia abandonado, foi manipulada inadvertidamente por parte da populao. A meia-vida de um material radioativo o tempo necessrio para que a massa desse material se reduza a metade. A meia-vida do csio-137 30 anos e a quantidade restante de massa de um material radioativo, aps t anos, calculada pela expresso M(t) = A . (2,7)kt, onde A a massa inicial e k uma constante negativa. Considere 0,3 como aproximao para log10 2. Qual o tempo necessrio, em anos, para que uma quantidade de massa do csio-137 se reduza a 10% da quantidade inicial? a) 27 b) 36 c) 50 d) 54 e) 100
Resoluo

Do enunciado, tem-se: I) log 2 = 0,3 2 = 100,3 A II) M (30) = A . (2,7)k.30 = A 2 2 (2,7)30k = 1 = 21 = (100,3)1 = 100,3 2 10 III) M (t) = . A A . (2,7)kt = 1 . A 100 10 (2,7)kt = 1 10 1 Assim, (2,7)30.kt = 10

30

[(2,7)30k]t = 1030

(100,3)t = 1030 0,3 t = 3,0 t = 100

ENEM OUTUBRO/2013

163

Nos Estados Unidos a unidade de medida de volume mais utilizada em latas de refrigerante a ona fluida (fl oz), que equivale a aproximadamente 2,95 centilitros (cL). Sabe-se que o centilitro a centsima parte do litro e que a lata de refrigerante usualmente comercializada no Brasil tem capacidade de 355 mL. Assim, a medida do volume da lata de refrigerante de 355 mL, em ona fluida (fl oz), mais prxima de a) 0,83. b) 1,20. c) 12,03. d) 104,73. e) 120,34.
Resoluo

1 fl oz 2,95 cL = 29,5 mL A medida do volume da lata de refrigerante de 355 mL 355 em ona fluda (fl oz), 12,03 29,5

164

Na aferio de um novo semforo, os tempos so ajustados de modo que, em cada ciclo completo (verde-amarelo-vermelho), a luz amarela permanea acesa por 5 segundos, e o tempo em que a luz verde permanea acesa seja igual 2 do tempo em que a luz vermelha fique acesa. A luz a 3 verde fica acesa, em cada ciclo, durante X segundos e cada ciclo dura Y segundos. Qual a expresso que representa a relao entre X e Y? a) 5X 3 Y + 15 = 0 b) 5X 2Y + 10 = 0 c) 3X 3Y + 15 = 0 d) 3X 2Y + 15 = 0 e) 3X 2Y + 10 = 0
Resoluo

Seja Z o tempo que a luz vermelha fica acesa, em cada ciclo. De acordo com o enunciado, tem-se: I) X = 2 . Z Z = 3X 3 2 II) X + 5 + Z = Y X + 5 + 3X = Y 2 5X 2Y + 10 = 0

ENEM OUTUBRO/2013

165

A temperatura T de um forno (em graus centgrados) reduzida por um sistema a partir do instante de seu desligamento (t = 0) e varia de acordo com a expresso t2 T(t) = + 400, com t em minutos. Por motivos de 4 de segurana, a trava do forno s liberada para abertura quando o forno atinge a temperatura de 39C. Qual o tempo mnimo de espera, em minutos, aps se desligar o forno, para que a porta possa ser aberta? a) 19,0 b) 19,8 c) 20,0 d) 38,0 e) 39,0
Resoluo

O tempo mnimo de espera, em minutos, ocorre quando a temperatura atinge 39C, ou seja, t2 + 400 = 39 t2 = 361 . 4 t = 19 . 2 = 38, pois 4 t > 0.

166

O ciclo de atividade magntica do Sol tem um perodo de 11 anos. O incio do primeiro ciclo registrado se deu no comeo de 1755 e se estendeu at o final de 1765. Desde ento, todos os ciclos de atividade magntica do Sol tm sido registrados.
Disponvel em: http://g1.globo.com. Acesso em: 27 fev. 2013.

No ano de 2101, o Sol estar no ciclo de atividade magntica de nmero a) 32. b) 34. c) 33. d) 35. e) 31.
Resoluo

Os anos de incio dos ciclos de atividade magntica do Sol formam uma progresso aritmtica de primeiro termo 1755 e razo igual a 11. Notando que o 32.o ciclo se inicia no ano de 2096, pois 2096 = 1755 + 31 . 11, e se estende at o final de 2107, em 2101 o Sol estar no ciclo de atividade magntica 32.

ENEM OUTUBRO/2013

167

A figura apresenta dois mapas, em que o estado do Rio de Janeiro visto em diferentes escalas

H interesse em estimar o nmero de vezes que foi ampliada a rea correspondente a esse estado no mapa do Brasil. Esse nmero a) menor que 10. b) maior que 10 e menor que 20. c) maior que 20 e menor que 30. d) maior que 30 e menor que 40. e) maior que 40.
Resoluo

Sendo R a distncia real entre dois pontos especficos do estado do Rio de Janeiro, G a distncia entre estes dois pontos no mapa grande (escala pequena) e P a distncia entre estes mesmos dois pontos no mapa pequeno (escala grande), temos: G 1 = R = 25 000 000 G R 25 000 000 P 1 = R = 4 000 000 P R 4 000 000 P 25G = 4P = 25 G 4 mapas reas
2

25 , 4

Se a razo linear dos a razo entre as 39,06. foi ampliada

25 4

A rea aproximadamente 39,06 vezes.

= 625 16

ENEM OUTUBRO/2013

168

Nos ltimos anos, a televiso tem passado por uma verdadeira revoluo, em termos de qualidade de imagem, som e interatividade com o telespectador. Essa transformao se deve converso do sinal analgico para o sinal digital. Entretanto, muitas cidades ainda no contam com essa nova tecnologia. Buscando levar esses benefcios a trs cidades, uma emissora de televiso pretende construir uma nova torre de transmisso, que envie sinal s antenas A, B e C, j existentes nessas cidades. As localizaes das antenas esto representadas no plano cartesiano:
y (km) 70 60 50 40 30 20 10 10 20 30 40 50 60 70 80 90 x (km) A B C

A torre deve estar situada em um local equidistante das trs antenas. O local adequado para a construo dessa torre corresponde ao ponto de coordenadas a) (65; 35). b) (53; 30). c) (45; 35). d) (50; 20). e) (50; 30).
Resoluo

Seja D (xD, y0) o local da construo da nova torre de transmisso, equidistante das antenas A(30,20), B(70, 20) e C(60, 50). I) D pertence mediatriz do segmento AB, ento 30 + 70 xD = = 50 2 II) D equidistante de A e C, ento: (50 30)2 + (yD 20)2 = = (50 60)2 + (yD 50)2

400 + (y2 40yD + 400) = 100 + (y2 100yD + 2500) D D 60 . yD = 1800 yD = 30 Portanto, D (50, 30)

ENEM OUTUBRO/2013

169

Uma cozinheira, especialista em fazer bolos, utiliza uma forma no formato representado na figura:

Nela identifica-se a representao de duas figuras geomtricas tridimensionais. Essas figuras so a) um tronco de cone e um cilindro. b) um cone e um cilindro. c) um tronco de pirmide e um cilindro. d) dois troncos de cone. e) dois cilindros.
Resoluo

As duas figuras geomtricas tridimensionais, que podemos identificar na forma para bolos da figura dada, so dois troncos de cone de bases paralelas:

ENEM OUTUBRO/2013

170

C
Uma falsa relao

O cruzamento da quantidade de horas estudadas com o desempenho no Programa Internacional de Avaliao de Estudantes (Pisa) mostra que mais tempo na escola no garantia de nota acima da mdia.
NOTAS NO PISA E CARGA HORRIA (PASES SELECIONADOS)*
NOTA DO PISA

600 Finlndia
Coreia do Sul

550 Holanda Austrlia


7.000 7.500

Japo
4.500 5.000 5.500 6.000 6.500

HORAS DE ESTUDO (dos 7 aos 14 anos)


8.000 8.500 9.000

Rssia 450

Portugal

Itlia Israel

400

Mxico

350

*Considerando as mdias de cada pas no exame de matemtica. Nova Escola, So Paulo, dez. 2010 (adaptado)

Dos pases com notas abaixo da mdia nesse exame, aquele que apresenta maior quantidade de horas de estudo a) Finlndia. b) Holanda. c) Israel. d) Mxico. e) Rssia.
Resoluo

Dos pases com notas abaixo da mdia (Rssia, Portugal, Itlia, Israel e Mxico), de acordo com o grfico, pode-se notar que Israel o que apresenta a maior quantidade de horas de estudo (aproximadamente 8 500 horas).

ENEM OUTUBRO/2013

171

D * ( V I D E O B S E RVA O )

Um restaurante utiliza, para servir bebidas, bandejas com bases quadradas. Todos os copos desse restaurante tm o formato representado na figura:

A C

7 Considere que AC = BD e que l a medida de um 5

dos lados da base da bandeja. Qual deve ser o menor valor da razo

bandeja tenha capacidade de portar exatamente quatro copos de uma s vez? 14 24 28 a) 2 b) c) 4 d) e) 5 5 5


Resoluo

l para que uma BD

x y

x y

Sendo x = AC e y = BD, de acordo com o enunciado e com a figura acima, na qual representamos a vista superior dos copos sobre a bandeja quadrada de lado , temos:

ENEM OUTUBRO/2013

7 x = . y e y + x + x + y = 5 7y Assim: y + + 7y + y = 24y = 5 5 5 24 = 5 y 24 Portanto: = 5 BD Observao: Considerando a hiptese de que os centros das bases de cada copo estejam em cada um dos 4 vrtices da bandeja, o que no usual, teramos 7 = 2x = 2 . AC = 2 . BD = 14 5 BD 5 Nesse caso a alternativa correta seria a letra B.

ENEM OUTUBRO/2013

172

O dono de um stio pretende colocar uma haste de sustentao para melhor firmar dois postes de comprimentos iguais a 6 m e 4 m. A figura representa a situao real na qual os postes so descritos pelos segmentos AC e BD e a haste representada pelo segmento EF, todos perpendiculares ao solo, que indicado pelo segmento de reta AB. Os segmentos AD e BC representam cabos de ao que sero instalados.
D C E 4 6

Qual deve ser o valor do comprimento da haste EF? a) 1 m b) 2 m c) 2,4 m d) 3 m


Resoluo

e) 2 6m

I) Da semelhana dos tringulos AEF e ADB, temos: EF = AF 6 AB II) Da semelhana dos tringulos BEF e BCA, temos: EF = FB 4 AB III) De (I) e (II), temos: EF + EF = AF + FB EF + EF = 1 EF= 2,4 m 6 4 AB AB 6 4

ENEM OUTUBRO/2013

173

Gangorra um brinquedo que consiste de uma tbua longa e estreita equilibrada e fixada no seu ponto central (piv). Nesse brinquedo, duas pessoas sentam-se nas extremidades e, alternadamente, impulsionam-se para cima, fazendo descer a extremidade oposta, realizando, assim, o movimento da gangorra. Considere a gangorra representada na figura, em que os pontos A e B so equidistantes do piv:
B

Piv

A projeo ortogonal da trajetria dos pontos A e B, sobre o plano do cho da gangorra, quando esta se encontra em movimento, :
a) A B b) A B

c) A B

d) A B

e) A B

Resoluo
B B

Piv

projeo ortogonal do arco AB

projeo ortogonal do arco AB

As trajetrias dos pontos A e B so dois arcos de circunferncia, com centro no piv, localizados num mesmo plano perpendicular ao plano do cho. Assim, suas projees ortogonais sobre o plano do cho um par de segmentos da reta de interseco desse tal plano com o plano do cho, conforme ilustrado na figura acima.

ENEM OUTUBRO/2013

174

A cermica constitui-se em um artefato bastante presente na histria da humanidade. Uma de suas vrias propriedades a retrao (contrao), que consiste na evaporao da gua existente em um conjunto ou bloco cermico quando submetido a uma determinada temperatura elevada. Essa elevao de temperatura, que ocorre durante o processo de cozimento, causa uma reduo de at 20% nas dimenses lineares de uma pea.
Disponvel em. www.arq.ufsc.br Acesso em: 3 mar. 2012.

Suponha que uma pea, quando moldada em argila, possua uma base retangular cujos lados mediam 30 cm e 15 cm. Aps o cozimento, esses lados foram reduzidos em 20%. Em relao rea original, a rea da base dessa pea, aps o cozimento, ficou reduzida em a) 4% b) 20% c) 36%. d) 64%. e) 96%
Resoluo
base da pea antes do cozimento base da pea aps o cozimento 15 cm 30 cm 24 cm 12 cm

Se as medidas dos lados da base retangular de uma dessas peas de argila so iguais a a e b, ento, aps o cozimento sero, respectivamente, iguais a 0,8a e 0,8b. Assim, a razo entre a rea da base da pea aps o cozimento e a rea da base da pea original igual a 0,8a . 0,8b = 0,64 = 64%, ou seja, fica reduzida em a.b 100% 64% = 36%

ENEM OUTUBRO/2013

175

Uma fbrica de parafusos possui duas mquinas, I e II, para a produo de certo tipo de parafuso. Em setembro, a mquina I produziu 54 do total de para fusos produzidos pela fbrica. Dos 100 parafusos produzidos defeituosos. 25 por essa mquina, eram Por sua vez, 1000

38 dos parafusos produzidos no mesmo ms pela m1000 quina II eram defeituosos. O desempenho conjunto das duas mquinas classificado conforme o quadro, em que P indica a probabilldade de um parafuso escolhido ao acaso ser defeituoso. 2 0 P 100 Excelente

2 4 P Bom 100 100 4 6 P Regular 100 100 6 8 P Ruim 100 100 8 P 1 100 Pssimo

O desempenho conjunto dessas mquinas, em setembro, pode ser classificado como a) excelente. b) bom. c) regular. d) ruim. e) pssimo.
Resoluo

Sendo x o nmero de parafusos produzidos pelas mquinas I e II no ms de setembro, temos: a) a mquina I produziu 54 . x parafusos e a m 100 46 quina II produziu 100 . x parafusos.

b) a mquina I produziu p a r a f u s o s defeituosos.

25 . 54 . x = 1,35 . x 1000 100 100

38 c) a mquina II produziu . 46 . x = 1,748 . x 1000 100 100 parafusos defeituosos.


ENEM OUTUBRO/2013

Assim, P =

portanto, 2 P< 4 100 100

1,35 1,748 = e, 3,098 . x + . x 100 100 100 x

176

Considere o seguinte jogo de apostas: Numa cartela com 60 nmeros disponveis, um apostador escolhe de 6 a 10 nmeros. Dentre os nmeros disponveis, sero sorteados apenas 6. O apostador ser premiado caso os 6 nmeros sorteados estejam entre os nmeros escolhidos por ele numa mesma cartela. O quadro apresenta o preo de cada cartela, de acordo com a quantidade de nmeros escolhidos. Quantidade de nmeros escolhidos em uma cartela 6 7 8 9 10 Preo da cartela (R$) 2,00 12,00 40,00 125,00 250,00

Cinco apostadores, cada um com R$ 500,00 para apostar, fizeram as seguintes opes: Arthur: 250 cartelas com 6 nmeros escolhidos; Bruno: 41 cartelas com 7 nmeros escolhidos e 4 cartelas com 6 nmeros escolhidos; Caio: 12 cartelas com 8 nmeros escolhidos e 10 cartelas com 6 nmeros escolhidos; Douglas: 4 cartelas com 9 nmeros escolhidos; Eduardo: 2 cartelas com 10 nmeros escolhidos. Os dois apostadores com maiores probabilidades de serem premiados so a) Caio e Eduardo. b) Arthur e Eduardo. c) Bruno e Caio. d) Arthur e Bruno. e) Douglas e Eduardo.

ENEM OUTUBRO/2013

Resoluo

De acordo com o enunciado, podemos montar a seguinte tabela: Apostador Arthur Nmeros de apostas realizadas 250 . = 250 6 6

Bruno

41 .

7 = 287 + 4 = 291 6 +4.6 6 6 + 10 . = 336 + 10 = 346 8 6 6

Caio

12 .

Douglas

4.

= 336 9 6 = 420 10 6

Eduardo

2.

Portanto, os dois apostadores com maiores probabilidades de serem premiados so Eduardo com 420 apostas e Caio com 346 apostas.

ENEM OUTUBRO/2013

177

Um comerciante visita um centro de vendas para fazer cotao de preos dos produtos que deseja comprar. Verifica que se aproveita 100% da quantidade adquirida de produtos do tipo A, mas apenas 90% de produtos do tipo B. Esse comerciante deseja comprar uma quantidade de produtos, obtendo o menor custo/benefcio em cada um deles. O quadro mostra o preo por quilograma, em reais, de cada produto comercializado. Produto Arroz Feijo Soja Milho Tipo A 2,00 4,50 3,80 6,00 Tipo B 1,70 4,10 3,50 5,30

Os tipos de arroz, feijo, soja e milho que devem ser escolhidos pelo comerciante so, respectivamente, a) A, A, A, A. b) A, B, A, B. c) A, B, B, A. d) B, A, A, B. e) B, B, B, B.
Resoluo

Como: 90% de 2,00 = 1,80 > 1,70 90% de 4,50 = 4,05 < 4,10 90% de 3,80 = 3,42 < 3,50 e 90% de 6,00 = 5,40 > 5,30 Pode-se concluir que os tipos de arroz, feijo, soja e milho que devem ser escolhidos pelo comerciante so, respectivamente; B, A, A e B.

ENEM OUTUBRO/2013

178

Em um sistema de dutos, trs canos iguais, de raio externo 30 cm, so soldados entre si e colocados dentro de um cano de raio maior, de medida R. Para posteriormente ter fcil manuteno, necessrio haver uma distncia de 10 cm entre os canos soldados e o cano de raio maior. Essa distncia garantida por um espaador de metal, conforme a figura:
10 cm

30 cm

Utilize 1,7 como aproximao para 3. O valor de R, em centmetros, igual a a) 64,0. b) 65,5. d) 81,0. e) 91,0.
Resoluo
E 10 cm D 30 cm C 30 cm R

c) 74,0.

60
O A B

De acordo com a figura e o enunciado, tem-se: R = OC + CD + DE 2 3 60 Assim: R = . + 30 + 10 3 2 R = 20 3 + 40 R = 34 + 40 R = 74

cm

ENEM OUTUBRO/2013

179

O ndice de eficincia utilizado por um produtor de leite qualificar suas vacas dado pelo produto do tempo de lactao (em dias) pela produo mdia diria de leite (em kg), dividido pelo intervalo entre partos (em meses). Para esse produtor, a vaca qualificada como eficiente quando esse ndice , no mnimo, 281 quilogramas por ms, mantendo sempre as mesmas condies de manejo (alimentao, vacinao e outros). Na comparao de duas ou mais vacas, a mais eficiente a que tem maior ndice. A tabela apresenta os dados coletados de cinco vacas: Dados relativos produo das vacas Produo Tempo de Intervalo mdia diria lactao (em entre partos de leite (em dias) (em meses) kg) 360 310 260 310 270 12,0 11,0 14,0 13,0 12,0 15 12 12 13 11

Vaca

Malhada Mamona Maravilha Mateira Mimosa

Aps a anlise dos dados, o produtor avaliou que a vaca mais eficiente a a) Malhada. b) Mamona. c) Maravilha. d) Mateira. e) Mimosa.
Resoluo

De acordo com o enunciado temos: Vaca Malhada Mamona Maravilha Mateira Mimosa ndice de Eficincia 360 . 12 = 288 15 310 . 11 284,2 12 260 . 14 303,3 12 310 . 13 = 310 13 270 . 12 294,5 11

Assim, a vaca mais eficiente a Mateira.

ENEM OUTUBRO/2013

180

A Secretaria de Sade de um municpio avalia um programa que disponibiliza, para cada aluno de uma escola municipal, uma bicicleta, que deve ser usada no trajeto de ida e volta, entre sua casa e a escola. Na fase de implantao do programa, o aluno que morava mais distante da escola realizou sempre o mesmo trajeto, representado na figura, na escala 1 : 25 000, por um perodo de cinco dias.

Escola

Casa

1cm 1cm

Quantos quilmetros esse aluno percorreu na fase de implantao do programa? a) 4 b) 8 c) 16 d) 20 e) 40


Resoluo

O aluno percorreu por dia 2 . 16 . 25000 cm = 800000 cm = 8 km Assim, o nmero de quilmetros que esse aluno percorreu na fase de implantao do programa foi 5 . 8 km = 40 km

ENEM OUTUBRO/2013

S-ar putea să vă placă și