Sunteți pe pagina 1din 2

Planeamento da orestao

Antes de iniciar uma orestao, informe-se sobre os aspetos legais a cumprir. Contacte a associao de produtores orestais da sua regio ou entre em contato com a Altri Florestal para qualquer apoio neste aspeto. Elabore um projeto de orestao que dena claramente como os diferentes trabalhos devem ser executados, quais as reas a trabalhar e que medidas de segurana e ambientais devem ser executadas. Explique exaustivamente os trabalhos aos prestadores de servio e, em particular, antes do incio dos trabalhos, recorde aos operadores das mquinas quais os cuidados de segurana e ambientais a ter em conta. Acompanhe o decorrer das operaes o melhor possvel. Exija que o prestador de servios que ir trabalhar para si cumpra as obrigaes sociais e laborais na sua totalidade. Lembre-se que, como dono da obra, o responsvel pela mesma e poder ser chamado a responder perante eventuais incumprimentos legais, sociais e ambientais!

Construo de socalcos
Em encostas com declives superiores a 25%, recomenda-se a construo de socalcos. Os socalcos devem ser construdos de forma a garantir uma mecanizao total da explorao, necessitando para isso de uma largura de pelo menos 3,5 metros bem como uma ligao entre eles. Recomenda-se tambm uma inclinao lateral para o interior de cerca de 2% e longitudinal de cerca de 2%.

Adubao
A adubao no momento da plantao fundamental para um bom arranque das plantas. Escolha um adubo adequado, podendo optar por 30 g de adubo de libertao lenta ou 200 g de um adubo ternrio de composio adequada (por exemplo NPK 8:24:8). O adubo dever ser enterrado, evitando um contacto direto entre o adubo e as razes das plantas.

Escolha da planta
Antes de comprar as plantas, informe-se bem sobre o tipo de plantas disponvel nos viveiros orestais. Dever escolher as plantas de acordo com as caractersticas do solo e os fatores limitantes que se veriquem no local, por exemplo, a possibilidade de pragas e doenas, ocorrncia de geadas ou risco de secura estival severa.

Tratamentos culturais iniciais


Uma das principais causas de insucesso de plantaes a competio descontrolada de ervas e outra vegetao espontnea. Por isso recomenda-se a realizao dos tratamentos culturais como sachas, amontoas e controlo da vegetao atravs de gradagens superciais ou controlo qumico. Caso se verique uma mortalidade inicial superior a 10%, deve-se proceder retancha da rea de plantao, nunca deixando passar mais de 6 meses entre a plantao e a retancha.

Preparao do terreno
A preparao do terreno visa criar condies para um desenvolvimento favorvel do sistema radicular plantas e proporcionar as melhores condies de crescimento para a futura plantao. Evite sempre a mobilizao do solo cava, que, alm de muito onerosa, resulta na inverso dos horizontes do solo e enterramento profundo da matria orgnica. As operaes de preparao do terreno no devem ser feitas quando a terra tem uma humidade excessiva, para evitar a compactao ou eroso do solo. As toias devem ser destroadas, recorrendo a alfaias do tipo enx. Para melhorar a qualidade do solo, os fragmentos das toias, a vegetao rasteira existente e os resduos vegetais devero ser incorporados, utilizando-se para este efeito grades de disco. Depois da gradagem, o terreno deve ser ripado em curva de nvel, em declives superiores a 5%. A ripagem dever mobilizar o solo a uma profundidade recomendada de 70 cm, com 1 a 3 dentes, conforme o grau de compactaco do solo.

Plantao
Assegurar o bom estado vegetativo das plantas antes de as plantar: o sucesso da sua plantao depender em grande medida da qualidade das plantas! Na aquisio, transporte e manuteno em estaleiro at ao momento da sua utilizao as plantas devem ser objeto dos seguintes cuidados: Estarem protegidas de geadas e outras intempries. Serem regadas sempre que necessrio. Eliminar aquelas que entretanto tenham sofrido danos irrecuperveis. A plantao deve ser realizada quando o solo tiver um teor de humidade adequado e executada nos sulcos abertos pelo ripper, que so as zonas mais descompactadas e melhor arejadas. As plantas devem ser colocadas no terreno, na vertical, evitando danicar as razes. O torro deve car coberto de terra, devendo o solo envolvente ser levemente compactado para evitar a formao de bolsas de ar.

Cuidados ambientais
Os motoristas e operadores devem garantir que as mquinas e os equipamentos se encontram em boas condies de operao sendo muito importante que no existam fugas de leos ou combustvel. As linhas de gua com gua corrente devem ser atravessadas em locais de solo rme ou quando existam estruturas para o efeito. Nas reas de proteo deve-se evitar a circulao de mquinas e equipamentos. Caso se detete a presena de sobreiros e azinheiras, deve ser respeitada uma zona de proteo s rvores destas espcies protegidas.

resumo
Cumpra a legislao em vigor; Planeie a orestao com cuidado; Elabore um projeto detalhado; Escolha o tipo de planta mais adequado; Acompanhe a realizao da obra sempre que possvel; Prepare o terreno de forma tecnicamente correta e ambientalmente responsvel; Adube as plantas plantao; Controle a vegetao espontnea; Zele pelo cumprimento das boas prticas de segurana e ambientais.
sede Rua Natlia Correia, 2-A Constncia Sul 2250-070 Constncia telef. 249 730 020 fax 249 736 635 e-mail altriorestal@altri.pt blog altriorestal.blogspot.pt
maio 2013

orestaes: um investimento para o futuro

A Altri Florestal uma empresa do Grupo Altri

S-ar putea să vă placă și