Sunteți pe pagina 1din 55

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois Unidade de Ensino Descentralizada de Jata

Coordenao da rea de Indstria

INSTALAES ELTRICAS PREDIAIS

Professor: Dori
Maro/2

Rodrigues de Souza
!

:;/$2< =;>;2!? >; ;>8:!@A< $;:/<?BCD:! - :;=;$ 2NIDADE DESCENTRALI3ADA DE 4ATA5 Dnstalaes ;l)tricas Prediais

1. RECOMENDAES DA NBR PARA O LEVANTAMENTO DA CARGA ELTRICA


1.1 Recomendae !a"a o #e$an%amen%o da ca"&a de '#(m'na)o 1.1.1 Cond'e !a"a e e %a*e#ece" a +(an%'dade m,n'ma de !on%o de #( Prever pelo menos um ponto de luz no teto, comandado por um interruptor de parede. admite-se que este ponto seja substitudo por ponto na parede em espaos sob escada, depsitos, despensas, lavabos e varandas, desde que de pequenas dimenses e onde a colocao do ponto no teto seja de difcil e ecuo ou no conveniente. ! norma no define o que quer dizer "pequenas dimenses" nem d# dicas de como definir "difcil e ecuo" ou "no conveniente". $odas estas aberturas no te to ficam a car%o da interpretao de cada um. !randelas no ban&eiro devem estar distantes, no mnimo, '( cm do limite do bo e.

1.1.. Cond'e !a"a e e %a*e#ece" a !o%/nc'a m,n'ma de '#(m'na)o ! car%a de iluminao ) feita em funo da #rea do c*modo da resid+ncia. Para #rea i%ual ou inferior a ' m,

atribuir um mnimo de 1(( -! atribuir um mnimo de 1(( -! para os primeiros ' m,, acrescido de '( -! para cada aumento de . m, inteiros.

Para #rea superior a ' m,

/ota0 a /12 no estabelece crit)rios para iluminao de #reas e ternas em resid+ncias, ficando a deciso por conta do projetista e do cliente.

1... Pon%o de %omada 0 de1'n')o


Pon%o de %omada0 ponto de utilizao em que a cone o do equipamento ou equipamentos a serem alimentados ) feita atrav)s de tomada de corrente. ! norma esclarece ainda que um ponto de tomada pode conter uma ou mais tomadas de corrente. ! id)ia neste caso ) estimular a presena de um n3mero adequado de tomadas de corrente nos diversos c*modos de forma a reduzir ao m# imo a utilizao de benjamins ou t+s. Ponto de tomada com . tomadas ,P4$ 5modelo conforme /12 1.16'7 8m ponto de tomada pode servir tanto 9s "anti%as" tomadas de uso %eral quanto 9s tomadas de uso especfico.
,

1...1 Pon%o de %omada 6 +(an%'dade ! norma define o n3mero mnimo de pontos de tomadas que devem ser previstos num local de &abitao. :rit)rios0 Ban7e'"o 8 pelo menos um ponto de tomada pr imo ao lavatrio. Co-'n7a 9 co!a 9 co!a 6co-'n7a 9 :"ea de e"$'o9 co-'n7a6:"ea de e"$'o9 #a$ande"'a e #oca' an:#o&o 8 no mnimo um ponto de tomada para cada 6,E m, ou frao, de permetro. !cima da bancada da pia devem ser previstas no mnimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos. Va"anda 8 deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, admitindo-se que este ponto de tomada no seja instalado na prpria varanda, mas pr imo ao seu acesso, quando a varanda, por razes construtivas, no comportar o ponto de tomada, quando sua #rea for inferior a , m , ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a F( cm. Sa#a e do"m'%;"'o 8 devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada E m ou frao de permetro, sem especificar a #rea mnima de ' m,. Sa#a de e %a"8 recomendaes especficas para este local, que %eralmente abri%a diversos eletroeletr*nicos. !l)m da quantidade mnima de pontos de tomada conforme par#%rafo anterior, a norma alerta que e iste a Gpossibilidade de que um ponto de tomada ven&a a ser usado para alimentao de mais de um equipamento, sendo recomend#vel equip#-lo, portanto, com a quantidade de tomadas jul%ada adequadaH. Iais uma vez o te to dei a a car%o do profissional o jul%amento sobre a quantidade adequada de tomadas. :omo sempre, o bom senso deve prevalecer. Dema' c<modo 8 requer que sejam previstos, pelo menos, um ponto de tomada, se a #rea do c*modo ou depend+ncia for i%ual ou inferior a ,,,E m,, admitindo-se que, em funo da reduzida dimenso do local, esse ponto seja posicionado e ternamente ao c*modo ou depend+ncia, a at) F( cm de sua porta de acesso. Juando a #rea do c*modo ou depend+ncia for superior a ,,,E m, e i%ual ou inferior a ' m,, e i%e-se, no mnimo, um ponto de tomada. ; nos casos de c*modos com #rea superior a ' m,, vale a re%ra de um ponto de tomada para cada E m, ou frao, de permetro.

1.... Po%/nc'a a%"'*(,$e' ao !on%o de %omada 8ma vez determinada a quantidade de pontos de tomada, ) preciso atribuir as pot+ncias em -! para estes pontos. ! norma diz que a pot+ncia a ser atribuda a cada ponto de tomada ) em funo dos equipamentos que ele poder# vir a alimentar e no deve ser inferior a determinados valores mnimos indicados a se%uir.

Ban7e'"o 9 co-'n7a 9 co!a 9 co!a 6co-'n7a 9 :"ea de e"$'o9 #a$ande"'a e #oca' an:#o&o 8 deve-se atribuir no mnimo '(( -! por ponto de tomada, at) 6 pontos, e 1(( -! por ponto para os e cedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente.
6

!parece a se%uinte novidade0 "quando o total de tomadas, no conjunto desses ambientes, for superior a ' pontos, admite-se que o crit)rio de atribuio de pot+ncias seja de, no mnimo, '(( -! por ponto de tomada, at) , pontos, e 1(( -! por ponto para os e cedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente".

Dema' c<modo o( de!end/nc'a 8 no mnimo 1(( -! por ponto de tomada.

>ois e emplos0

Keja uma cozin&a onde &# a previso de E pontos de tomadas. Pela re%ra indicada, a /12 E.1( de ,((. consideraria para esta cozin&a uma pot+ncia mnima de '(( 4 '(( 4 '(( 4 1(( 4 1(( L ,((( -!M Keja outra cozin&a onde &# a previso de N pontos de tomadas. Pela re%ra indicada, a /12 E.1( de ,((. consideraria para esta cozin&a uma pot+ncia mnima de '(( 4 '(( 4 1(( 4 1(( 4 1(( 4 1(( 4 1(( L 1N(( -!.

/o primeiro caso, temos uma pot+ncia m)dia por ponto de tomada de ,(((OE L .(( -!, enquanto que, no se%undo caso, a pot+ncia m)dia ) de 1N((ON L ,.6 -!. < raciocnio aqui ) que, utilizando-se um n3mero maior de pontos de tomadas, &averia naturalmente uma menor simultaneidade de uso dos equipamentos, diminuindo assim a demanda necess#ria para aquele c*modo da casa. -amos lembrar que aqueles valores de '(( -! e 1(( -! determinados pela norma nada mais so do que demandas previstas para pontos de tomadas e no pot+ncias instaladas naqueles pontos, at) porque quase nunca se con&ece e ata e previamente a pot+ncia dos aparel&os a serem li%ados nas tomadas.

1.=. Le$an%amen%o da !o%/nc'a %o%a#


/os projetos el)tricos residenciais, desejando-se saber o quanto da pot+ncia aparente foi transformada em pot+ncia ativa, aplica-se os se%uintes valores de fator de pot+ncia0 19> !a"a '#(m'na)o >9? !a"a %omada de ( o &e"a# E@em!#o 8 Pot+ncia de iluminao 5aparente7 L ''( -! =ator de pot+ncia a ser aplicada L 1 Pot+ncia ativa de iluminao 5P7 L 1 ''( -! L ''( P
.

Pot+ncia de tomadas de uso %eral L N6(( -! =ator de pot+ncia a ser aplicado L (,F Pot+ncia ativa de tomadas de uso %eral L (,F N6(( -! L EF.( P :alculo da pot+ncia ativa total Pot+ncia ativa de iluminao L ''( P Pot+ncia ativa de $8CQs L EF.( P Pot+ncia ativa de $8;Qs L ..(( P $otal L ''( 4 EF.( 4 ..(( L 1(R(( ;m funo da pot+ncia ativa total prevista para a resid+ncia ) que se determina0 < tipo de fornecimento, a tenso de alimentao e o padro de entrada. 5-er tabela .7

.. A+(ec'men%o e#A%"'co de :&(a


! norma e plicita que "a cone o do aquecedor el)trico de #%ua ao ponto de utilizao deve ser direta, sem uso de tomada de corrente". ! forma de fazer a li%ao direta no ) detal&ada na norma, estando abertas as possibilidades de li%ao direta entre condutores com reparo da isolao por fita isolante, uso de conectores, etc. K no vale instalar um plu%ue no cabo do aquecedor 5c&uveiro, torneira, etc7 e li%#-lo a uma tomada de corrente instalada na cai a de li%ao na parede.

=. Cond(%o" de !"o%e)o BC1'o %e""aDE e %omada a%e""ada


$odo circuito deve dispor de condutor de proteo, em toda sua e tenso. /<$! S 8m condutor de proteo pode ser comum a mais de um circuito. $odas as tomadas de corrente fi as das instalaes devem ser do tipo com contato de aterramento 5P;7. !s tomadas de uso residencial e an#lo%o devem ser conforme /12 '1.N e /12 1.16'.

;stas duas prescries j# fazem parte da /12 E.1( desde a edio de 1RF(, mas nunca estiveram escritas de maneira to clara como a%ora na verso ,((.. /o &# mais espao para d3vidas ou interpretaes, ou seja0 A o*"'&a%;"'o d' %"'*('" o cond(%o" de !"o%e)o B1'o %e""aE em %odo o c'"c('%o B'nc#( '$e o de '#(m'na)oE e (%'#'-a" TODAS a %omada de co""en%e na con1'&("a)o .P F T Bdo' !;#o e %e""aE

!ssim, todas as cai as de derivao e passa%em devero disponibilizar o fio terra 5verde ou verdeamarelo7 e, naquelas cai as onde forem instaladas tomadas estas devero ser de tr+s plos 5,P 4 $7 que atendam as normas /12 '1.N e /12 1.16'. ! /12 '1.N ) a norma que testa as tomadas em %eral qualquer que seja o seu desen&o 5confi%urao7 e a /12 1.16' ) a norma que padroniza o formato das tomadas para uso residencial e an#lo%o at) ,( ! S ,E( -.

G. 2 o o*"'&a%;"'o de d' !o '%'$o DR de a#%a en '*'#'dade


Touve uma sutil, por)m importante mudana no uso obri%atrio de dispositivos diferenciais-residuais 5>27 nas instalaes em locais de &abitao. ! /12 E.1(ORN, estabelece que, qualquer que seja o esquema de aterramento, devem ser utilizados dispositivos >2 de alta sensibilidade, isto ), com corrente diferencial-residual nominal i%ual ou inferior a 6( m!, nos circuitos que sirvam a pontos situados em locais contendo ban&eira ou c&uveiro, e ceto os circuitos que alimentem aparel&os de iluminao posicionados a uma altura i%ual ou superior a ,,E( m. ! verso de ,((. mant)m que devem ser usados >2s de alta sensibilidade, por)m n)o d' !en a a proteo dos circuitos que cont+m os aparel&os de iluminao em ban&eiros, mesmo que situados acima de ,,E( m. /a edio de 1RRN, os >2s de alta sensibilidade tamb)m eram e i%idos apenas nos circuitos de %omada de co""en%e de cozin&as, copas-cozin&as, lavanderias, #reas de servio, %ara%ens e, no %eral, a todo local interno mol&ado em uso normal ou sujeito a lava%ens, permitindo a n)o !"o%e)o de circuitos e clusivos de refri%eradores e con%eladores. /a verso ,((., e iste a mesma e i%+ncia, por)m ampliada, passando de "tomadas de corrente" para !on%o de (%'#'-a)o situados em cozin&as, etc. Dsto si%nifica que a nova norma e i%e a proteo por >2, al)m dos circuitos de tomadas, tamb)m nos circuitos de iluminao daqueles locais. T# uma e ceo a esta re%ra para os casos de pontos de iluminao situados a mais de ,,E( m do piso. $amb)m dei ou de e istir na verso ,((. a dispensa da proteo por >2 no circuito de refri%eradores, passando-se a recomendar 5no obri%ar7 o uso de dispositivos >2 de alta imunidade a perturbaes transitrias, produtos no muito f#ceis de serem encontrados no mercado brasileiro at) a data de publicao deste arti%o. ! alternativa ao uso deste >2 especial, ) a proteo do circuito do refri%erador por um >2 "normal", correndo um risco maior de &aver um desli%amento do circuito por ocasio de uma perturbao eletroma%n)tica 5quedas de raios pr imo ao local, manobras na rede da concession#ria, etc7 num momento em que no &aja a presena do usu#rio, com a conseqUente possibilidade de perda dos produtos perecveis contidos no refri%erador ou con%elador, uma vez que o >2 no possui rearme autom#tico.

'

H. SIMBOLOGIA GRIJICA
Kabendo as quantidades de pontos de luz, tomadas e o tipo de fornecimento, o projetista pode dar incio ao desen&o do projeto el)trico na planta residencial, utilizando-se de uma simbolo%ia %r#fica.

K(ad"o de d' %"'*(')o

Pon%o de #(- no %e%o 1(( , a 1(( S pot+ncia de iluminao , S n3mero do circuito a S comando 5interruptor7

Pon%o de #(- na !a"ede

Tomada *a'@a 6( cm do piso

$omada m)dia 1,6( m do piso

$omada alta 4 de , metros

In%e""(!%o" 'm!#e

In%e""(!%o" !a"a#e#o

In%e""(!%o" 'n%e"med':"'o

J'o 1a e

=io neutro

J'o "e%o"no

=io terra BCond(%o" de !"o%e)oE

;letroduto embutido na laje na embutido parede no piso 1oto de e campain&a ;letroduto

Cam!a'n7a

;letroduto embutido na laje e na parede

;letroduto embutido no piso

L. K2ADRO DE DISTRIB2IMO
8ma vez pronto o padro de entrada e estando li%ados o medidor e o ramal de servio, a ener%ia el)trica entre%ue pela concession#ria estar# disponvel para ser utilizada.

lic a

b a

i x a

t e

s o

a l

l ig

Q u a d r o d e d i s t r ib u i o

C M e d id o r

ir c u

it o

t e

r m

in

a is

C A

i r c u t e r r a

it o m e

d e n t o

i s t r ib

u i o

!trav)s do circuito de distribuio, essa ener%ia ) levada do medidor at) o quadro de distribuio, tamb)m con&ecido como quadro de luz. < que vem a ser quadro de distribuioV K(ad"o de d' %"'*(')o A o cen%"o de d' %"'*(')o de %oda a 'n %a#a)o e#A%"'ca de (ma "e 'd/nc'a.
1

;le ) o centro de distribuio, pois0

Rece*e os 1'o que vem do med'do"

/ele ) que se encontram os d' !o '%'$o de !"o%e)o

>ele ) que !a"%em o c'"c('%o %e"m'na' que vo alimentar diretamente as lWmpadas, tomadas e aparel&os el)tricos.

CIRC2ITO 1 Dluminao social CIRC2ITO G $omada de uso %eral

CIRC2ITO . Dluminao de servio CIRC2ITO H $omada de uso especfico 5; . torneira el)trica7

CIRC2ITO = $omada de uso %eral CIRC2ITO L $omada de uso especfico 5; . c&uveiro el)trico7

< quadro de distribuio deve estar localizado0

!trav)s dos desen&os a se%uir, voc+ poder# en er%ar os componentes e as li%aes feitas no quadro de distribuio.

4(m! de #'&a)o ?i%a a fase a todos os disjuntores dos circuitos

Ba""amen%o de P"o%e)o >eve ser li%ado eletricamente a cai a do J>.

D' N(n%o"e do C'"c('%o Te"m'na' 2ecebe a fase do disjuntor %eral e distribui para os circuitos terminais

Ba""amen%o de Ne(%"o =az a li%ao dos fios neutros dos circuitos terminais com o neutro do circuito de distribuio devendo ser isolado eletricamente da cai a do J>.

OBS.8 :olocar no quadro de distribuio 5e terna ou internamente7 vinda de f#brica ou na obra da


se%uinte advert+ncia0 ADVERTONCIA 1. Juando um disjuntor ou fusvel atua, desli%ando al%um circuito ou a instalao inteira, a causa pode ser uma sobrecar%a ou um curto-circuito. >esli%amentos freqUentes so sinal de sobrecar%a. Por isso, /8/:! troque seus disjuntores ou fusveis por outros de maior corrente 5maior ampera%em7, simplesmente. :omo re%ra, a troca de um disjuntor ou fusvel por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos fios e cabos el)tricos, por outros de maior seo 5bitola7. ,. >a mesma forma, /8/:! desative ou remova a c&ave autom#tica de proteo contra c&oques el)tricos 5dispositivo >27, mesmo em caso de desli%amentos sem causa aparente. Ke os desli%amentos forem freqUentes e, principalmente, se as tentativas de reli%ar a c&ave no tiverem + ito, isso si%nifica, muito provavelmente, que a instalao el)trica apresenta internamente anomalias internas, que s podem ser identificadas e corri%idas por profissionais qualificados. ! >;K!$D-!@A< <8 2;I<@A< >! :T!-; KDC/D=D:! ! ;?DID/!@A< >; I;>D>! P2<$;$<2! :</$2! :T<J8;K ;?X$2D:<K ; 2DK:< >; -D>! P!2! <K 8K8Y2D<K >! D/K$!?!@A<.

P. D' N(n%o"e %e"moma&nA%'co


P.1. D' N(n%o"e %e"moma&nA%'co )o d' !o '%'$o +(e8

O1e"ecem !"o%e)o ao 1'o do c'"c('%o >esli%ando-o automaticamente quando da ocorr+ncia de uma sobrecorrente provocada por um curto-circuito ou sobrecar%a Pe"m'%em mano*"a man(a# <perando-o como um interruptor, secciona somente o circuito necess#rio numa eventual manuteno.

P... D' N(n%o" D'1e"enc'a# Re 'd(a#


X um dispositivo constitudo de um disjuntor termoma%n)tico acoplado a um outro dispositivo0 o diferencial residual. Kendo, assim, ele conju%a as duasfunes0 a do disjuntor termoma%n)tico e a do dispositivo diferencial residual

Prote%e os fios do circuito contra sobrecar%a e curto-circuito

Prote%e as pessoas contra c&oques el)tricos provocados por contatos diretos e indiretos

Pode-se dizer ento que0 >isjuntor diferencial residual ) um dispositivo que prote%e0 <s fios do circuito contra sobrecar%a e curto-circuito e !s pessoas contra c&oques el)tricos.

P.=. T'!o De D' N(n%o"e Te"moma&nA%'co


<s tipos de disjuntores termoma%n)ticos e istentes no mercado so0 monopolares, bipolares e tripolares.

N... T'!o De D' N(n%o"e D'1e"enc'a' Re 'd(a'


1

<s tipos de disjuntores diferenciais residuais de alta sensibilidade e istentes no mercado so *'!o#a"e e %e%"a!o#a"e .

P.H 2 o de d' N(n%o"e (n'!o#a"e 'n%e"%"a$ado


$odo circuito terminal deve ser prote%ido contra sobrecorrente por dispositivo que asse%ure o seccionamento simultWneo de todos os condutores de fase. ; que dispositivos unipolares montados lado a lado, apenas com suas alavancas de manobra acopladas no so considerados dispositivos multipolares. !ssim, na pr#tica, circuitos terminais bipolares e tripolares devero utilizar e clusivamente disjuntores bipolares e tripolares. ;m adio, esta prescrio praticamente inviabiliza o uso de dispositivos fusveis em circuitos terminais nos locais de &abitao, uma vez que ) muito difcil de conse%uir %arantir que todos os condutores de fase sejam seccionados simultaneamente atrav)s do uso de fusveis. 2esta, nos casos de &abitaes, a possibilidade do uso de fusveis como dispositivos %erais de proteo nos quadros. /ote que esta prescrio ) restrita aos locais de &abitao, n)o criando, portanto, barreiras aos fusveis nos circuitos terminais em outras aplicaes tais como comerciais e industriais.

?. CIRC2ITO ELTRICO
X o conjunto de equipamentos e fios, li%ados ao mesmo dispositivo de proteo.

?.1. C'"c('%o Te"m'na'


Partem do quadro de distribuio e alimentam diretamente lWmpadas, tomadas de uso %eral e tomadas de uso especfico.

; emplos de circuitos terminais prote%idos por disjuntores >2.

; emplos de circuitos terminais prote%idos por disjuntores termoma%n)ticos0


,

; emplos de circuitos terminais prote%idos por disjuntores >20

; emplo de circuito de distribuio monof#sico prote%ido por disjujtor termoma%n)tico

; emplo de circuito de distribuio bif#sico ou trif#sico prote%ido por disjuntor termoma%n)tico.

Q. DIVISMO DE CIRC2ITOS
! instalao el)trica de uma resid+ncia deve ser dividida em circuitos terminais. Dsso facilita a manuteno e reduz a interfer+ncia. ! diviso da instalao el)trica em circuitos terminais se%ue crit)rios estabelecidos, apresentados em se%uida0 $odo ponto de utilizao previsto para equipamento com corrente nominal superior a 1( ! deve constituir um circuito independente, mas os pontos de tomada de cozin&as, copas, copas-cozin&as, #reas de servio, lavanderias e locais an#lo%os devem ser atendidos por circuitos e clusivamente destinados 9 alimentao de tomadas desses locais. /ote que a norma no determina que cada #rea destas ten&a que ter um circuito s para si, ficando a crit)rio do profissional definir a quantidade de circuitos que atendem estas #reas. ! re%ra tem por objetivo no misturar circuitos de pontos de tomadas daquelas #reas com os de outros c*modos, tais como salas, dormitrios, ban&eiros. :om esta prescrio, fica evidenciado que uma instalao qualquer em local de &abitao tem que ter, no mnimo, dois circuitos de tomadas. ! norma estabelece ainda que devem ser previstos circuitos terminais separados para iluminao e tomadas.

/o entanto, em locais de &abitao admite-se, como e ceo 9 re%ra %eral, que pontos de tomada, e ceto aqueles indicados em cozin&as, copas, copas-cozin&as, #reas de servio, lavanderias e locais an#lo%os e pontos de iluminao possam ser alimentados por circuito comum desde que as se%uintes condies sejam simultaneamente atendidas0

a corrente de projeto 5D17 do circuito comum 5iluminao mais tomadas7 no deve ser superior a 1' !M os pontos de iluminao no sejam alimentados, em sua totalidade, por um s circuito, caso esse circuito seja comum 5iluminao mais tomadas7M e os pontos de tomadas, j# e cludos os indicados em cozin&as, copas, copas-cozin&as, #reas de servio, lavanderias e locais an#lo%os, no sejam alimentados, em sua totalidade, por um s circuito, caso esse circuito seja comum 5iluminao mais tomadas7.

-amos por partes0 ;m primeiro lu%ar, em locais de &abitao, como re%ra %eral, passa a ser permitido juntar circuitos de iluminao e tomadas, desde que a corrente de projeto 5D17 do circuito comum 5iluminao mais tomadas7 no seja superior a 1' !.

! e ceo a esta re%ra est# no caso de cozin&as, copas, copas-cozin&as, #reas de servio, lavanderias e locais an#lo%os, onde iluminao e tomadas t+m que estar em circuitos separados.

Por)m, neste caso, a norma no probe que o5s7 circuito5s7 de iluminao de cozin&as, copas, copascozin&as, #reas de servio, lavanderias e locais an#lo%os esteja5m7 no mesmo circuito de outras #reas. Por e emplo, ) permitido um circuito que junte a iluminao da cozin&a e da lavanderia com a iluminao e tomadas do quarto. X importante ressaltar que a norma tamb)m no probe que se faam circuitos separados para iluminao e tomadas na instalao toda, medida esta, ali#s, muito recomend#vel. ;m se%undo lu%ar, a norma diz que os pontos de iluminao no devem ser alimentados, em sua totalidade, por um s circuito, caso esse circuito seja comum 5iluminao mais tomadas7 e que os pontos de tomadas, j# e cludos os de cozin&as, copas, copas-cozin&as, #reas de servio, lavanderias e locais an#lo%os, tamb)m no sejam alimentados, em sua totalidade, por um s circuito, caso esse circuito seja comum 5iluminao mais tomadas7.

!ssim, se a opo for juntar iluminao e tomadas nos c*modos onde isto ) permitido, devero e istir pelo menos dois circuitos de iluminao mais tomadas, fora o circuito e clusivo para tomadas em cozin&a 4 #rea de servio, etc. Ke &ouver a opo 5recomend#vel7 por separar iluminao e tomadas em toda a instalao, ) possvel e istir apenas um circuito de iluminao, enquanto deveriam e istir pelo menos dois circuitos de tomadas 5um para cozin&a 4 #rea de servio, etc. e outro para os demais c*modos, conforme vimos anteriormente7. /este caso, o n3mero mnimo de circuitos tamb)m ) tr+s. :omo se v+, o n3mero mnimo ) de tr+s circuitos.

!l)m desses crit)rios o projetista considera tamb)m as dificuldades referentes 9 e ecuo da instalao. Ke os circuitos ficarem muito carre%ados, os fios adequados para suas li%aes iro resultar numa seo nominal 5bitola7 muito %rande , dificultando0 A 'n %a#a)o do 1'o no e#e%"od(%o e A #'&ae %e"m'na' B'n%e""(!%o"e e %omada E

Para que isso no ocorra ) usual prever mais de um circuito de iluminao e tomadas de uso %eral, de tal forma que a seo nominal dos fios no fique maior que .,( mm,.

Q.1 E co#7a do %'!o de !"o%e)o


<bservar as recomendaes da norma. 8tilizar disjuntor diferencial residual ou disjuntor termoma%n)tico 5proteo %eral e circuitos terminais7

Q.. Cam'n7amen%o do e#e%"od(%o


8ma vez determinado o n3mero de circuitos el)tricos em que a instalao el)trica foi dividida e j# definido o tipo de proteo de cada um, c&e%a o momento de se efetuar a sua li%ao. ;ssa li%ao, entretanto, precisa ser planejada, detal&adamente, de tal forma que nen&um ponto de li%ao fique esquecido. Para se efetuar esse planejamento, desen&a-se na planta residencial o camin&o que o eletroduto deve percorrer, pois ) atrav)s dele que os fios dos circuitos iro passar. ;ntretanto, para o planejamento do camin&o que o eletroduto ir# percorrer, fazem-se necess#rias al%umas orientaes b#sicas0 >eve-se0 a7 locar, primeiramente, o quadro de distribuio, em lu%ar de f#cil acesso e que fique o mais pr imo possvel do medidor. b7 Partir com o eletroduto do quadro de distribuio, traando seu camin&o de forma a encurtar as distWncias entre os pontos de li%ao. c7 8tilizar a simbolo%ia %r#fica para representar na planta residencial, o camin&amento do eletroduto. d7 =azer uma le%enda da simbolo%ia empre%ada e7 :amin&ar sempre que possvel com o eletroduto de um c*modo para outro, atrav)s dos pontos de luz. f7 ?i%ar os interruptores e tomadas ao ponto de luz de cada c*modo.

Q.= Re!"e en%a)o &":1'ca da 1'a)o


8ma vez representados os eletrodutos e sendo atrav)s deles que os fios dos circuitos iro passar, podese fazer o mesmo com a fiao0 representando-a %raficamente, atrav)s de uma simbolo%ia prpria.

=ase

/eutro

Proteo

2etorno

;ntretanto, para empre%#-la, primeiramente precisa-se identificar0

Juais fios esto passando dentro de cada eletroduto representado.

Q.G E %a 'den%'1'ca)o A 1e'%a com 1ac'#'dade de de +(e e a'*a como )o #'&ada a #Rm!ada 9 'n%e""(!%o"e e %omada .
aE L'&a)o de (ma #Rm!ada comandada !o" 'n%e""(!%o" 'm!#e .

L'&a" em!"e8 Ja e ao interruptorM Re%o"no ao contato do disco central da lWmpadaM Ne(%"o diretamente ao contato da base rosqueada da lWmpada.

*E L'&a)o de ma' de (ma #Rm!ada com 'n%e""(!%o"e

'm!#e .

cE L'&a)o de #Rm!ada comandada de do' !on%o B'n%e""(!%o"e !a"a#e#o E.

dE L'&a)o de #Rm!ada comandada de %"/ o( ma' !on%o B!a"a#e#o F 'n%e"med':"'o E.

eE L'&a)o de #Rm!ada comandada !o" 'n%e""(!%o" 'm!#e 9 'n %a#ada em :"ea e@%e"na.

No%a0 !s lumin#rias para instalao em #reas e ternas devem possuir terminal especfico para li%ao do fio de proteo .

1E L'&a)o d %omada de ( o &e"a# Bmono1: 'ca E.

&E L'&a)o de %omada de ( o e !ec,1'co.

Kabendo-se como as li%aes el)tricas so feitas, pode-se ento represent#-las %raficamente na planta, devendo sempre0 2epresentar os fios que passam dentro de cada eletroduto, atrav)s da simbolo%ia prpriaM Ddentificar a que circuitos pertencem.

Por que a representao %r#fica da fiao deve ser feitaV ! representao %r#fica da fiao ) feita para que ao consultar a planta se saiba quantos e quais fios esto passando dentro de cada eletroduto, bem como a que circuito pertencem. 8ma vez pronta a representao %r#fica da fiao, ) importante ol&ar todo o projeto e verificar.

e e@' %em e#e%"od(%o +(e 1'ca"am com (m nSme"o &"ande de 1'o .

!contecendo isso, deve-se0

E %(da" (ma a#%e"na%'$a de cam'n7amen%o +(e d'm'n(a o nSme"o de 1'o !o" e#e%"od(%o.

1>. CILC2LO DA CORRENTE


! frmula 5P L - D7 permite o c#lculo da corrente, desde que os valores da pot+ncia e da tenso sejam con&ecidos. /o projeto el)trico, quando os valores das pot+ncias de iluminao e tomadas de cada circuito terminal j# esto previstos e a tenso de cada um deles j# est# determinada, podemos proceder ao c#lculo da corrente el)trica de cada circuito terminal.

1>.1 Ca#c(#o da !o%/nc'a do c'"c('%o de d' %"'*(')o


aE Somam6 e o $a#o"e da !o%/nc'a a%'$a de '#(m'na)o e %omada de ( o &e"a# BT2GT E. *E M(#%'!#'ca6 e o $a#o" ca#c(#ado !e#o 1a%o" de demanda co""e !onden%e a e %a !o%/nc'a. Ja%o" de demanda representa uma porcenta%em do %omada de ( o &e"a# BT2GT E quanto das pot+ncias previstas sero utilizadas Po%/nc'a BUE Ja%o" de demanda ( a 1((( (,F' simultaneamente no momento de maior solicitao da 1((1 a ,((( (,NE instalao. ,((1 a 6((( (,'' Dsto ) feito para no super dimensionar os 6((1 a .((( (,ER componentes dos circuitos de distribuio, tendo em vista .((1 a E((( (,E, que numa resid+ncia nem todas as lWmpadas e tomadas so E((1 a '((( (,.E utilizadas ao mesmo tempo. '((1 a N((( (,.(
N((1 a F((( F((1 a R((( R((1 a 1(((( !cima de 1(((( (,6E (,61 (,,N (,,.

Ja%o"e de demanda !a"a '#(m'na)o e

cE M(#%'!#'cam6 e a !o%/nc'a de %omada de ( o e !ec,1'co BT2ET E !e#o 1a%o" de demanda co""e !onden%e. Fator de demanda para aparelhos resistivos $ipo de aparel&o
NSme"o de a!a"e#7o
>1 >. >= >G >H >L >P >? >Q 1> a 11 1. a 1H 1L a .> .1 a .H .L a =H =L a G>

To"ne'"a e#A%"'ca9 m:+('na de #a$a" C7($e'"o e#A%"'co #o(a e a+(ece6 BVE do" de ac(m(#a)o BVE
1(( 'F E' .F .6 6R 6' 66 61 6( ,R ,F ,N ,' ,' 1(( N, ', EN E. E, E( .R .F .' .. ., .( 6F 6'

A+(ecedo" cen%"a# BVE


1(( N1 '. '( EN E. E6 E1 E( E( E( .N .' .E .E

Jo&)o e#A%"'co BVE


1(( '( .F .( 6N 6E 66 6, 61 6( ,F ,' ,' ,E ,E

M:+('na de eca" "o(!a BVE


1(( RE R( FE F( N( ', '( E. E( .' .( 6' 6, ,'

G1 a GH
GL a HH HL a LH Ma' de LH

,E
,E ,. ,6

6E
6. 66 6,

.E
.E .E .E

,.
,. ,6 ,.

,E
,E ,E ,E

dE Somam6 e o $a#o"e da !o%/nc'a a%'$a de '#(m'na)o9 de T2GT e de T2ET N: co""'&'da !e#o "e !ec%'$o 1a%o"e de demanda . eE D'$'de6 e o $a#o" o*%'do !e#o 1a%o" de !o%/nc'a mAd'a de >9QH9 o*%endo6 e a 'm o $a#o" da !o%/nc'a do c'"c('%o de d' %"'*(')o.

8ma vez obtida a pot+ncia do circuito de distribuio pode-se efetuar o c#lculo da O* . Juando se tratar de unidade central de condicionamento de corrente do circuito de distribuio pela ar, deve-se tomara o fator de demanda i%ual a 1((Z frmula0
I = P V

Fatores de demanda para aparelhos de ar condicionado tipo janela Ja%o" de demanda BVE NSme"o de a!a"e#7o Come"c'a# Re 'denc'a# 1 a 1( 1(( 1(( 11 a ,( R( F' ,1 a 6( F, F( 61 a .( F( NF .1 a E( NN NE E1 a NE NE N( N' a 1(( NE 'E !cima de 1(( NE '(

1>.. D'men 'onamen%o Da J'a)o Do C'"c('%o

>imensionar a fiao de m circuito ) determinar a seo padronizada 5bitola7 dos fios deste circuito, de forma a %arantir que a corrente calculada para ele possa circular pelos fios, por um tempo ilimitado, sendo que ocorra superaquecimento. Para se efetuar o dimensionamento dos fios do circuito, al%umas etapas devem ser se%uidas.

1a. E%a!a
:orri%ir o valor da corrente calculada para o circuito pelo fator de a%rupamento a que este circuito est# submetido. < fator de a%rupamento deve ser aplicado para se evitar um aquecimento e cessivo dos fios quando se a%ruparem v#rios circuitos num mesmo eletroduto. Para se corri%ir o valor da corrente calculada para cada circuito ) necess#rio0 1. :onsultar a planta com a representao %r#fica da fiao e se%uir o camin&o que cada circuito percorre, observando neste trajeto qual o maior n3mero de circuitos que se a%rupa com ele. ,. :onsultar a tabela dos fatores de a%rupamento para se obter o valor do fator de a%rupamento 5f7 a ser aplicado para corri%ir a corrente calculada. =atores de a%rupamento
1 1,(( , (,F NSme"o de c'"c('%o a&"(!ado 6 . E ' (,N (,'E (,' (,E' N (,EE

6. >ividir o valor da corrente calculado de cada um dos circuitos pelo fator de a%rupamento correspondente, obtendo-se assim o valor da corrente corri%ida. >e posse da corrente corri%ida, pode-se passar para a ,a. etapa do dimensionamento da fiaoM determinar a seo adequada para os fios de cada um dos circuitos.

.a E%a!a
>eterminar a seo adequada para os fios de cada um dos circuitos. Para isto ) necess#rio0 1. :omparar o valor da corrente corri%ida de cada um dos circuitos com a capacidade de corrente para fios de cobre. ,. -erificar, par cada circuito qual o valor da seo mnima para os condutores estabelecida pela /1-6 em funo do tipo de circuito. 6. :omparar os valores das sees adequadas, obtidos na tabela de capacidade de conduo de corrente,
Ca!ac'dade de cond()o de co""en%e Mane'"a de 'n %a#a" B BE#e%"od(%o em*(%'do em a#$ena"'aE Co""en%e m:@'ma BAE Se)o Bmm.E . cond(%o"e = cond(%o"e ca""e&ado ca""e&ado 1 16,E 1,,( 1,E 1N,E 1E,E ,,E ,.,E ,1,( . 6,,( ,F,( ' .1,( 6',( 1( EN,( E(,( 1' N',( 'F,( ,E 1(1,( FR,( 6E 1,E,( 111,( E( 1E1,( 16.,( N( 1R,,( 1N1,( 6

com os valores das sees mnimas estabelecidos pela /1-6 e adotar para a seo dos condutores do circuito o maior deles. No%a0 /ormalmente, em uma instalao, todos os condutores de cada circuito t+m a mesma seo, entretanto a /1-6 permite a utilizao de condutores neutros e de proteo com seo menor que a obtida no dimensionamento, nas se%uintes situaes0 Se)o do cond(%o"e Bmm.E 6E E( N( RE Se)o do ne(%"o Bmm.E ,E ,E 6E E(

Se)o m,n'ma de cond(%o"e T'!o de c'"c('%o Se)o m,n'ma Bmm.E Dluminao 1,E =ora 5$8CQs e $8;Qs7 ,,E

a6 Cond(%o" ne(%"o ;m circuitos trif#sicos, onde a seo obtida no dimensionamento for i%ual ou maior que 6E mm,, a seo do condutor neutro poder# ser como indicado na tabela0 *6 Cond(%o" de !"o%e)o ;m circuitos onde a seo obtida no dimensionamento for i%ual ou maior que ,E mm ,, a seo do condutor de proteo poder# ser como indicado na tabelaM
Se)o do cond(%o"e Bmm.E ,E 6E E( N( RE Se)o do cond(%o" de !"o%e)o Bmm.E 1' 1' ,E 6E E(

11. DIMENSIONAMENTO DOS DISPOSITIVOS DE PROTEMO


8ma vez dimensionadas as sees dos condutores de cada circuito, ) possvel realizar o dimensionamento da proteo ) dos eletrodutos. Dniciaremos o assunto pelo dimensionamento da proteo, fazendo a se%uinte per%unta0 < que ) dimensionar proteoV Dimensionar a proteo determinar o valor da corrente nominal do disjuntor de tal forma que se garanta que os fios da instalao no sobram danos por aquecimento excessivo provocado por sobrecorrente ou curto-circuito. :orrente nominal do disjuntor ) o valor padronizado por norma para a sua fabricao. Para se obter a corrente nominal dos disjuntores, deve-se empre%ar procedimentos especficos, que dependem de onde os disjuntores esto aplicados.

No c'"c('%o %e"m'na' >isjuntores termoma%n)ticos >isjuntor >2 bipolar No +(ad"o de d' %"'*(')o >isjuntor termoma%n)tico >isjuntor >2 bipolar >isjuntor >2 tetrapolar Dnterruptor >2 tetrapolar No +(ad"o do med'do" >isjuntor termoma%n)tico >isjuntor >2 bipolar >isjuntor >2 tetrapolar

/uma instalao el)trica residencial t+m-se aplicado0

! /12-E.1(OR( estabelece que Gos condutores vivos devem ser prote%idos por um ou mais dispositivos de seccionamento autom#tico contra sobrecar%as e contra curtos-circuitosH ;stabelece tamb)m que Gas protees contra os curtos-circuitos e contra as sobrecar%as devem ser devidamente coordenadas, de modo que a ener%ia que o dispositivo de proteo contra curtoscircuitos dei a passar, por ocasio de um curto, no seja superior que pode suportar, sem danos, o dispositivo de proteo contra sobrecar%asH.

11.1 P"o%e)o con%"a a

o*"eca"&a

D[ D1 D1 D/ Dz D, 1,.E D[ D5!7

:onforme a /12-E.1(OR(, Gdevem ser previstos dispositivos de proteo para interromper toda corrente de sobrecar%a nos condutores dos circuitos antes que esta possa provocar um aquecimento prejudicial 9 isolao, 9s li%aes, aos terminais ou 9s vizin&anas das lin&asH. >eve &aver uma coordenao entre os condutores e o dispositivo de proteo, de forma a satisfazer as duas condies se%uintes0 a7 IB IN I3 b7 I. 19GH I3

D/ D,

<nde0 D1 L :orrente de projeto do circuitoM D[ L :apacidade de conduo de corrente dos condutores0 D/ L :orrente nominal do dispositivo de proteoM D, L :orrente que asse%ura efetivamente a atuao do dispositivo de proteoM na pr#tica, a corrente D, ) considerada i%ual 9 corrente convencional de atuao para disjuntores.

< valor da :orrente :onvencional de !tuao D[ ) obtido atrav)s da tabela a se%uir Ta*e#a 1 $empos e :orrentes :onvencionais de !tuao 5D,7 para disjuntores termoma%n)ticos 5/12 E6'17 Co""en%e Co""en%e con$. Co""en%e con$. Tem!o Tem!. am*'en%e Nom'na# BINE De n)o a%(a)o De a%(a)o BI.E con$enc'ona# B7E De "e1e"/nc'a 1,(E 1,6E 1 ,Eo: D/ E( ! 1,(E 1.6E , ,Eo: D/ > E( !
.

Ta*e#a .. :orrentes nominais de disjuntores termoma%n)ticos em funo da temperatura ambiente. $emperatu ,( 6( .( E( ra Iultipol 8nipol 8nipol Iultipol 8nipola Iultipol !mbiente 8nipolar Iultipolar ar ar ar ar r ar 5o:7 1> R,E R,' R,( R,, F,E F,F 1H 1.,E 1.,. 16,E 16,F 1,,F 16,, .> 1R,E 1R,, 1F,( 1F,. 1N,( 1N,' .H ,6,F ,.,( ,,,E ,6,( ,1,6 ,,,( => ,F,E ,F,F ,N,( ,N,' ,E,E ,',. :orrentes =H 66,6 66,' 61,E 6,,, ,R,F 6(,F /ominais G> 6F,( 6F,. 6',( 6',F 6.,( 6E,, D/ 5!7 H> .N,E .F,( .E,( .',( .,,E ..,( L> EN,( EN,' E.,( EE,, E1,( E,,F NN N.,R N6,E N,,F P> 'N,, 'N,R R',6 R6,' Q> FN,6 1(N 1(.,( 1>> RN,(

1.. DIMENSIONAMENTO DE ELETROD2TOS


>imensionar eletrodutos ) determinar o taman&o nominal do eletroduto para cada trec&o da instalao. Taman7o nom'na# do e#e%"od(%o ) o diWmetro e terno do eletroduto e presso em mm, padronizado por norma. < taman&o dos eletrodutos deve ser de um diWmetro tal que os condutores possam ser facilmente instalados ou retirados. Para tanto ) recomendado que os condutores no ocupem mais que .(Z da #rea 3til dos eletrodutos.

'(Z .(Z >iWmetro e terno

:onsiderando esta recomendao, e iste uma tabela que fornece diretamente o taman&o do eletroduto. Para dimensionar os eletrodutos de um projeto, basta saber o n3mero de condutores no eletroduto e a maior seo deles. :omo proceder0 /a planta do projeto, para cada trec&o de eletroduto deve-se0 1. :ontar o n3mero de condutores contidos no trec&oM ,. -erificar qual ) a maior seo destes condutores. >e posse destes dados, deve-se0 - :onsultar a tabela especfica para se obter o taman&o nominal do eletroduto adequado a este trec&o
.

:oncludo o dimensionamento dos eletrodutos, anotam-se na planta os taman&os nominais determinados.


Keo /ominal 5mm,7 1,E ,,E . ' 1( 1' ,E 6E E( N( RE 1,( 1E( 1FE ,.( , 1' 1' 1' 1' ,( ,( ,E ,E 6, .( .( E( E( E( '( 6 1' 1' 1' ,( ,( ,E 6, 6, .( .( E( E( '( NE NE . 1' 1' ,( ,( ,E ,E 6, .( .( E( '( '( NE NE FE /3mero de condutores no eletroduto E ' N $aman&o nominal do eletroduto 5mm7 1' 1' 1' ,( ,( ,( , ,( ,E ,E ,E ,E ,E 6, 6, 6, 6, .( .( .( .( .( E( E( E( E( '( '( '( '( '( NE NE NE NE NE NE FE FE FE FE F ,( ,( ,E ,E 6, .( E( E( '( NE NE FE R ,( ,E ,E 6, .( .( E( E( '( NE FE FE 1( ,( ,E ,E 6, .( .( E( '( NE NE FE -

1=. LEVANTAMENTO E ESPECIJICAMO TCNICA DOS COMPONENTES DA INSTALAMO ELTRICA RESIDENCIAL


Para a e ecuo do projeto el)trico residencial, precisa-se previamente realizar o levantamento do material que nada mais ) que0 Med'", con%a", oma" e "e#ac'ona" todo o material a ser empre%ado e que aparece representado no planta residencial .Kendo assim, atrav)s da planta pode-se Iedir e determinar quantos metros de eletrodutos e fios, nas sees indicadas, devem ser adquiridos para a e ecuo do projeto. Para se determinar a medida dos eletrodutos e fios deve-se0 medir, diretamente na planta, os eletrodutos representados no plano &orizontal e somar, quando for o caso, os eletrodutos que descem ou sobem at) as cai as.

1=.1 Med'da Do E#e%"od(%o No P#ano Wo"'-on%a#


Ko feitas com o au lio de uma r)%ua na prpria planta residencial

8ma vez efetuadas, estas medidas devem ser convertidas para o valor real, atrav)s da escala em que a planta foi desen&ada. ! escala indica qual ) a proporo entre a medida representada e a real. E@em!#o 0 ;scala 101(( ;scala 10,E

si%nifica que a cada 1 cm no desen&o corresponde a 1(( cm nas dimenses reais si%nifica que a cada 1 cm no desen&o corresponde a ,E cm nas dimenses reais.

1=.. Med'da Do E#e%"od(%o K(e De cem A%A A Ca'@a


Ko determinadas descontando da medida do p) direito, mais a espessura da laje da resid+ncia a altura em que a cai a est# instalada.

Ca'@a !a"a Kada alta Dnterruptor e tomada m)dia $omada bai a Juadro de distribuio

S(*%"a'" ,,,( m 1,6( m (,6( m 1,,( m

E@em!#'1'cando P)-direito L ;spessura da laje L ,,F( m (,1E m ,,RE m

:ai a para sada alta subtrair ,,,( m ,,RE m -,,,( m (.NE m


5medida do eletroduto7

1=.= Med'da Pa"a E#e%"od(%o K(e So*em A%A A Ca'@a


Ko determinadas somando a medida da altura da cai a mais a espessura do contrapiso.

Ca'@a !a"a Dnterruptor e tomada m)dia $omada bai a Juadro de distribuio

Soma" 1,6( m (,6( m 1,,( m

; emplificando ;spessura do contrapiso L (,1( m 1,6( 4 (,1( L 1,.( m (,6( 4 (,1( L (,.( m 1,,( 4 (,1( L 1,6( m

/ota0 !s medidas apresentadas so su%estes do que normalmente se utiliza na pr#tica. ! /1-6 no faz recomendaes a respeito disto. :omo a medida dos eletrodutos ) a mesma dos fios que por eles passam, efetuando-se o levantamento dos eletrodutos, simultaneamente estar# se efetuando o da fiao.

1=.G E@em!#'1'cando o #e$an%amen%o do e#e%"od(%o e 1'a)o8


E ca#a (%'#'-ada0 101(( PA6d'"e'%o0 ,,F( m E !e ("a da #aNe0 (,1E m ,,F( 4 (.1E L ,,RE

Iede-se o trec&o do eletroduto no plano &orizontal :&e%a-se a um valor de 6,, cm0 :onverte-se o valor encontrado para a medida real0 6,, cm 1(( L 6,(,( cm ou 6,,( m Para este trec&o da instalao, t+m-se0 ;letroduto de ,( mm L 6,,( m 5, barras7 =io fase de ,,E mm, L 6,,( m =io neutro de ,,E mm, L 6,,( m =io de proteo de ,,E mm, L 6,,( m =io fase de 1,E mm, L 6,,( m =io neutro de 1,E mm, L 6,,( m

!%ora, outro trec&o da instalao. /ele, ) necess#rio somar a medida do eletroduto que desce at) a cai a da tomada bai a.

Iedida do eletroduto no plano &orizontal0 1,' cm 1(( L 1'( cm ou 19L> m Iedida do eletroduto que desce at) a cai a da tomada bai a0 5p)-direito 4 esp. >a laje7 S 5altura da cai a7 L ,,RE m S (,6( m L .9LH m Komam-se os valores encontrados0 5plano &orizontal7 4 5descida at) a cai a7 L 1,'( 4 ,,'E m L G9.H m Ad'c'onam6 e o $a#o"e encon%"ado ao da "e#a)o an%e"'o"8 ;letroduto de ,( mm L 6,,( m 5, barras7 E#e%"od(%o de 1L mm X G9.H m B. *a""a E =io fase de ,,E mm, L 6,,( 4 G9.H L P9GH m =io neutro de ,,E mm, L 6,,( 4 G9.H L P9GH m =io de proteo de ,,E mm, L 6,,( 4 G9.H L P9GH m =io fase de 1,E mm, L 6,,( m =io neutro de 1,E mm, L 6,,( m

/este outro trec&o, ) necess#rio somar a medida do eletroduto que desce at) a cai a do interruptor e desta at) a cai a da tomada bai a.

Med'da do e#e%"od(%o no !#ano 7o"'-on%a#0 1,'( cm 1(( L 1'( cm ou 19L> m Med'da do e#e%"od(%o +(e de ce a%A a ca'@a do 'n%e""(!%o"0 5p) direito 4 esp. da laje7 S 5altura da cai a7 L ,,RE m S 1,6( m L 19LH m Med'da da de c'da da ca'@a do 'n%e""(!%o" a%A a ca'@a da %omada0 1,(( m Somam6 e o $a#o"e encon%"ado 0 5plano &orizontal7 4 descida at) interruptor7 L 1,'( 4 1,'E L =9.H m interruptor at) tomada bai a 51,( m7 L 6,,E 4 1,(( L G9.H m Ad'c'onam6 e o $a#o"e encon%"ado ao da "e#a)o an%e"'o"8 ;letroduto de ,( mm L 6,'( 4 =9.H L L9?H m 5,4 , L . barras7 ;letroduto de 1' mm X .,,E 4 19>> L H9.H m 5, 4 1 barrasE =io fase de ,,E mm, L N,.E F G9.H X 119P> m =io neutro de ,,E mm, L N,.E F G9.H X 119P> m =io de proteo de ,,E mm, L N,.E F G9.H X 119P> m =io fase de 1,E mm, L 6,'( 4 =9.H L L9?H m =io neutro de 1,E mm, L 6,'( m J'o de "e%o"no de 19H mm. X =..H m

J'na#men%e9 ne %e %"ec7o9 A nece :"'o oma" a med'da do e#e%"od(%o +(e o*em a%A a ca'@a doa %omada *a'@a .

Med'da do e#e%"od(%o no !#ano 7o"'-on%a#8 1,.( cm 1(( L 1.( cm ou 19G> m Med'da do e#e%"od(%o +(e o*em a%A a ca'@a da %omada 8 , (,.( m L >9?> m Somam6 e o $a#o"e encon%"ado 8 5plano &orizontal7 4 5subidas at) as cai as , (,.(7 X 1,.(4 (,F( L .9.> m Ad'c'onam6 e o $a#o"e encon%"ado ao da "e#a)o an%e"'o"8 ;letroduto de ,( mm L ',FE m 5. barras7 ;letroduto de 1' mm X E,,E F .9.> X P9GH m 56 4 1 L . barras7 =io fase de ,,E mm, L 11,N( F .9.> X 1.9Q> m =io neutro de ,,E mm, L 11,N( F .9.> X 1.9Q> m =io de proteo de ,,E mm, L 11,N( F .9.> X 1.9Q> m =io fase de 1,E mm, L ',FE m =io neutro de 1,E mm, L 6,'( m =io de retorno de 1,E mm, L 6.,E m

$endo-se medido e relacionado os eletrodutos e fiao, conta-se e relaciona-se tamb)m o n3mero de0 Ca'@a 9 c("$a 9 #($a 9 a""(e#a e *(c7a Y Tomada 9 'n%e""(!%o"e 9 conN(n%o e !#aca de a,da de 1'o

<bservando-se a planta do e emplo...

:onta-se0
1. 2.

3. 4.
5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

, cai as octo%onais .H .H . cai as .H ,H 6 tomadas , P 4 $ 1 interruptor simples 1 curva R(o de ,( 1 luva de ,( . arruelas de ,( . buc&as de ,( 6 curvas R(o de 1' ' buc&as de 1' ' arruelas de 1'

< desen&o abai o mostra a localizao desses componentes. 6,,( m 1 7,8 6 1,'(m 5 10,11 1,'( m 9

7,8

7,8 1

1,E( m ,,F( m 2 3 9 1,.( m 4 7,8 2 1,(( m 10,11 3 2 (,6( m 9 3 ,,E( m

10,11 2

No%a0 :onsiderou-se no levantamento que cada curva j# vem acompan&ada das respectivas luvas. 2elacionando-se os diversos componentes da instalao, tem-se a se%uinte lista0

Ta*e#a 1
PREO

LISTA DE COMPONENTES E#e%"od(%o ",&'do de PVC B*a""a de = mE ,( mm L ',FE m 1' mm L N,.E m Cond(%o"e =ase de ,,E mm, /eutro de ,,E mm, Proteo de ,,E mm, =ase de 1,E mm, /eutro de 1,E mm, 2etorno de 1,E mm, O(%"o com!onen%e da 'n %a#a)o :urva R(o de ,( :urva R(o de 1' ?uva de ,( !rruela de ,( !rruela de 1' 1uc&a de ,( 1uc&a de 1' :ai a octo%onal .H .H :ai a .H ,H $omada universal ,P 4 $ Dnterruptor simples

K(an%'dade 2n'%:"'o . barras . barras 1,,R( m 1,,R( m 1,,R( m ',FE m 6,'( m 6,,E m 1 6 1 . ' . ' , . 6 1

To%a#

Ta*e#a . Po%/nc'a mAd'a de A!a"e#7o e#e%"odomA %'co e de a+(ec'men%o


TIPO !quecedor de !t) F( litros #%ua por au- >e 1(( a 1E( litros muao. >e ,(( a .(( litros !quecedor de #%ua por passa%em !quecedor de ambiente !spirador de p 1atedeira :afeteira :&uveiro el)trico :onjunto de som ;nceradeira ;spremedor de frutas ; austor =erro de passar roupa =o%o =orno a resist+ncia =orno microondas =reezer &orizontal =reezer vertical POTON6 CIA BUE 1E(( ,E(( .((( '((( 1((( '(( 1F( '(( ..(( 1(( ,E( 1(( ,.( 1((( 1E(( por boca .((( 1,(( E(( 6(( TIPO Celadeira duple Celaderia simples Crill Dmpressora laser Dmpressora jato de tinta ?iquidificador I#quina de costura I#quina de lavar louas I#quina de lavar roupas Iaquina de secar roupas Iicrocomputador 2#dio %ravador Kecador de cabelos $anquin&o de lavar roupa $elevisor a cores $orneira $orradeira -entilador POTON6 CIA BUE 6(( 1E( 1,(( '(( ,(( ,(( 1E( 1E(( 1((( 6E(( '(( E( 1((( 6(( 1,( 6((( 1((( 6(

Ta*e#a = Pot+ncias /ominais I)dias de condicionadores de ar tipo janela Ca!ac'dade B%(Z7 [ca#Z7 N1(( 1NNE FE(( ,1,E 1(((( ,E(( 1,((( 6((( 1.((( 6E(( 1F((( .E(( ,1((( 6,E( 6(((( NE(( Po%/nc'a nom'na# U VA R(( 11(( 16(( 1EE( 1.(( 1'E( 1'(( 1R(( 1R(( ,1(( ,'(( ,R-F'( ,F(( 6(F( 6'(( .(((

$abela . ?DID$!@\;K >; =<2/;:DI;/$< ; >DI;/KD</!I;/$<K


>D K^ 8/ $< 2 $; 2 I < I !C /X $D :< 5!7 :</>8$<2;K 2!I!? >; ?DC!@A< !X2;<
:<12; 5mm,7 5N(<:7 P-: .E(ONE(!?8Ia/D< 5mm,7 5R(<:7 I8?$DP?;c c?P; (,'O1_-

: ! $; C < 2D !

P<$]/:D ! D/K$!?! >!

>;I!/> ! P2<-Y-; ?

;/$2!>! ;I18$D>< <8 K81$;22`/;<


:<12; 5mm,7 5N(<:7 P-: (,'-1_5R(<:7 ;P2Oc?P; (,'-1_-

$DP< !$;22 !I;/$ < >; ?DC!@A<

P<$]/:D! >< I!D<2 I<$<2 <8 K<?>! ! I<$<2 5:-7

P<$]/:D! >! I!D<2 IYJ8D/! >; K<?>! ! $2!/K=<2I!><2 5_-!7

>D`I;$2< /<ID/!? D/$;2/< ><K ;?;$2<>8$<K 5mm7 !$ ;2 2! I ;/ $<

2!I!? >; ;/$2!>! ;I18$D><

5bP7

>5_-!7

:<12; /8 5mm,7

=!K;K

=D<K

=-/

=-=

$2D=.

=-/

=-=

$2D=

P-:

!@<

!t) .,E - I1 - I, >e .,' a R >e R,1 a 1, - I6 - 11 >e R a 1E - 1, >e 1E a ,( - 16 >e ,(,1 a ,E - !t) ,' $1 >e ,',1 a 66 $, - >e 66,1 a 6R $6 >e 6R,1 a .' $. - >e .',1 a '' $E

,E .( '( .( E( '( .( E( '( N( 1((

' 1( 1' ' 1( 1' 1( 1' 1' ,E ,E

1( 1' ,E 1' ,E ,E 1( 1' ,E ,E 6E

' 1( 1' ' 1( 1' 1( 1' 1' ,E 6E

' ' 1( ' ' 1( ' 1( 1( 1' ,E

1( 1( 1( 1( 1( 1( 1( 1( 1' 1' 1'

1 1 1 , , , 6 6 6 6 6

, , , 6 6 6 . . . . .

1 6 6 6 6 6 6 6 E N,E N,E

- - - E E E E E E 1( 1,

- - - - - - ,( ,E 6( 6( .(

- - ' ' ' ' ' ' F R R

- - - R R R R R R 1, 1E

- - - - - - 1' 1' 6(d 6(d 6(d

,E ,E ,E ,E ,E 6, 6, 6, 6, .( E(

,( ,( ,( ,( ,( ,E ,E ,E ,E 6, E(

1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1' 1'

eee.procobre.

S-ar putea să vă placă și