Sunteți pe pagina 1din 5

A ARTE DE NO ENGOLIR SAPOS

No artigo da semana passada ns comentamos sobre a necessidade da assertividade, para o pessoal de contato com o pblico. A assertividade um conjunto de tcnicas que ajudam a pessoa a afirmar suas emoes, seus valores, suas crenas e suas opinies. Sem agressividade, sem passividade. Em qualquer lugar, a qualquer momento. O que me pedem : - "Quais as tcnicas da assertividade e como utiliz-las?" H vrias tcnicas assertivas, assim como h vrios tipos de manipulao possveis. Culpa, crtica destrutiva so exemplos comuns de tentativas de manipulao, como por exemplo: - "Eu fui com voc no teatro, no fui? Agora eu quero que voc v comigo ao futebol?" - "Mas voc no tem jeito mesmo, como voc teimoso!" Estas so manipulaes que tentam pegar pelo sentimento de culpa, pela cobrana, etc. Como reagir a uma tentativa de manipulao por culpa? Como reagir ao inesperado de uma crtica destrutiva? Como, sem se armar e sem agredir ao prximo, dar uma resposta que coloque a conversa no prumo novamente, sem ferir o interlocutor, mas respeitando profundamente voc e as suas emoes, seus sentimentos, seus valores, suas opinies e suas crenas? Uma resposta possvel primeira tentativa de manipulao acima seria: - "Talvez eu pudesse acompanhar voc ao futebol... Mas hoje eu no estou com vontade de ir ao futebol." J para a segunda tentativa de manipulao, uma boa resposta seria: - "Eu posso estar dando uma idia de teimoso, no mesmo? Eu gosto de defender as minhas convices. Voc esperava algum outro comportamento de mim?" Estas so as respostas-exemplo que usaremos ao longo deste Boletim.

A Primeira Tcnica: O NEVOEIRO A primeira frase de ambas as respostas utiliza-se de uma tcnica chamada de nevoeiro. O nevoeiro, quando atiramos uma pedra nele, no oferece o mnimo de resistncia, nem ao menos pratica quaisquer retaliaes, simplesmente se deixa atravessar pela pedra, sem oposio. Analogamente, as pessoas assertivas quando recebem uma crtica ou observao ao seu trabalho, ao seu comportamento ou a quaisquer aspectos da sua pessoa, sabem que reagir, leva ao bate-boca, com final imprevisvel e, com certeza, fora do contexto inicial da conversa, ou seja, gera muito calor e pouca luz. Adicionalmente, as crticas ou observaes, em respeito ao prprio emissor da crtica, devem merecer do receptor, no mnimo, ateno. Ento faa como o nevoeiro, no negue a crtica, no se defenda, nem tampouco se explique, no reaja e no contra-ataque. Procure entender e compreender a crtica, ou a simples observao, isto no significa que voc concorda. Lembre-se: entender e compreender no significa concordncia da sua parte. Mas ajuda, e muito, a manter a conversa no rumo adequado e pretendido. Utilizando-se do "nevoeiro" voc, entre outras, pode ter duas formas de ao, uma dando valor a quem fez a crtica, outra nem tanto; veja alguns exemplos de respostas a uma crtica, abaixo: - Talvez voc tenha razo. - Talvez voc tenha razo. Vou pensar nisso que voc me disse. - Como voc que est me dizendo isso, eu prometo pensar em suas palavras. As trs respostas apresentadas apresentam uma graduao crescente do valor que voc d ao seu interlocutor. Mas note que voc age como o nevoeiro, o comentrio feito passa sem reao, sem deixar vestgios, pelo menos aparentes. Em alguns casos voc promete pensar no assunto... Veja as primeiras duas frases das respostas assertivas dadas acima: - na primeira voc diz que poderia haver a possibilidade de ir ao futebol..., - na segunda voc informa que pode estar dando "uma idia de teimoso"; em nenhuma delas voc concorda, mas, em ambas, voc desarma o gatilho de uma discusso possvel e quase inevitvel, com rumos imprevisveis.

A Segunda Tcnica:

O DISCO RACHADO A primeira resposta acima contm uma outra tcnica, a tcnica do disco rachado ou disco quebrado. Voc informa, afirma, reafirma at a ensima ocorrncia, o que voc quer, ou no quer. uma tima sada para os antigos vendedores de livros e para os aliciadores de rebanho para a sua (dele) seita. Para utilizar-se da tcnica do disco rachado, preferencialmente, no discorde, afirme que uma possibilidade, mas que voc no est interessado. Repita tantas vezes quanto necessrio: - "O Sr. pode ter razo, mas eu no estou interessado!" A pessoa fica sem ao, voc no manifestando discordncia, voc tambm no disponibiliza argumentos para que o outro lado possa rebater e garantir a continuidade do debate ou conversa, infindvel, e isso ento decreta o fim da conversa ou do pretendido debate. Esta tcnica simples: NEVOEIRO + DISCO RACHADO: - "Isto possvel! (NEVOEIRO) Mas eu no estou interessado." (DISCO RACHADO) - "O que o Sr. fala tem o seu valor (NEVOEIRO), mas eu no estou interessado." (DISCO RACHADO) Comea a fazer sentido, no ?!!! A Terceira Tcnica: A INFORMAO PESSOAL J na segunda resposta, reproduzida abaixo, para facilidade de leitura, tem algumas caractersticas interessantes que valem a pena serem analisadas. - "Eu posso estar dando uma idia de teimoso, no mesmo? Eu gosto de defender as minhas convices. Voc esperava algum outro comportamento de mim?" A primeira frase um nevoeiro. J a segunda frase o que chamamos de informao pessoal. Voc informa pessoa que voc defende as suas convices, afinal, voc tem este direito, que em minha opinio, at um dever: colocar o que voc , o que voc acredita e o que voc sente. Isto ajuda as pessoas, com as quais voc est conversando, a perceber com quem esto lidando e conversando. A Quarta Tcnica: O QUESTIONAMENTO NEGATIVO OU AFIRMAO NEGATIVA A informao pessoal coroada com a terceira frase. Um questionamento que joga no colo o "pepino" de quem julgou voc de teimoso. - "Voc esperava algum outro comportamento de mim?"

Este questionamento se ope tentativa de rotulao de "teimoso", e denominado de QUESTIONAMENTO NEGATIVO. A AFIRMAO NEGATIVA anloga ao QUESTIONAMENTO NEGATIVO que, no caso, poderia ser: - "Eu posso estar dando uma idia de teimoso, no mesmo? Eu gosto de defender as minhas convices. H pessoas que defendem seus pontos de vista." Note que no exemplo dado, o QUESTIONAMENTO NEGATIVO e a AFIRMAO NEGATIVA so quase equivalentes, mas o QUESTIONAMENTO NEGATIVO deixa o interlocutor "menos a vontade" do que com a AFIRMAO NEGATIVA, pois na afirmao no fica, to lgico e patente, o pr-julgamento feito, na AFIRMAO NEGATIVA o prjulgamento fica mais difuso. Este tipo de construo (NEVOEIRO, AFIRMAO PESSOAL E QUESTIONAMENTO NEGATIVO (ou AFIRMAO NEGATIVA)) tambm conhecida, na assertividade, como "SENTENA DE TRS FRASES". Um outro exemplo: O chefe passou um trabalho para ser feito rapidamente, sem maiores e melhores informaes, sem muito tempo de pesquisa, com horrio de entrega apertadssimo. Entregue o trabalho, tempo depois o seu chefe volta dizendo: - ", fulano, aquele trabalho, que voc fez, poderia ser melhor, eihn?!!!" A sua resposta poderia ser esta: - "Sabe que o Sr. pode ter razo. Se o pedido tivesse sido passado com tempo, com os objetivos claros e definidos, o trabalho poderia ser muito melhor. Dentro das condies dadas eu fiz das tripas corao, dei o melhor de mim. Na minha avaliao o trabalho foi o melhor trabalho possvel. Da sua perspectiva o Sr. no v algo semelhante?" Por hoje s. Voc gostaria que voltssemos ao assunto? Leia mais sobre o assunto: "Auto-Estima, Assertividade E Resilincia" - sobre como estes trs conceitos esto entrelaados. "Assertividade ..." - sobre o que assertividade, pois confunde-se muito assertividade com julgamentos. Faamos, cada um de ns, uma tima semana! __________________________

Ns teremos o prazer de atend-lo, caso voc queira saber mais sobre estas e outras estratgias atrair mais e melhores clientes, ou ainda comentar algum aspecto deste Boletim Eletrnico Semanal. No hesite em contatarnos: Merkatus - Ajudando nossos clientes a atrair clientes contato@merkatus.com.br ou 047 3369-2465 Se voc quiser assinar GRATUITAMENTE este Boletim Eletrnico Semanal, cadastre-se aqui: http://www.merkatus.com.br/10_boletim/index.htm . Nesta mesma pgina podem ser encontrados os Boletins Semanais anteriores. Caso queira cancelar o recebimento deste Boletim Eletrnico Semanal basta nos enviar um "E-MAIL" para contato@merkatus.com.br preenchendo o campo "ASSUNTO" OU "SUBJECT" com a palavra DESCADASTRAR. ______________________ Este Boletim Eletrnico Semanal uma prtica de disseminao de conhecimento adotada pela Merkatus, atravs do correio eletrnico, de circulao restrita e exclusiva para pessoas, instituies ou empresas que manifestaram o interesse em receb-lo. Este Boletim Eletrnico Semanal aborda temas que ajudam as pessoas, as empresas e as instituies a aprimorar: a obteno de mais e melhores clientes certos, a conformidade do que produzem ou fazem demanda do seu mercado, a aproximao de interesses convergentes entre a demanda e a oferta, dentro da rea de servios. nosso intuito promover o desenvolvimento pessoal e aprimorar as relaes comerciais do mercado. .Este Boletim Eletrnico Semanal pode ser impresso, repassado ou copiado, no todo ou em parte, desde que 1 - mantida a autoria; 2 - divulgado o autor e 3 - divulgado o endereo do "site" http://www.merkatus.com.br. Copyright 2003, Carlos Alberto de Faria, Merkatus Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.

S-ar putea să vă placă și