Sunteți pe pagina 1din 2

Cebola

O Sabor Regional da Cebola


A cebola exige designao de origem. Na Europa as cebolas so espanholas, francesas, italianas, inglesas, americanas, holandesas e japonesas. No Brasil, a cotao de preo do Entreposto Terminal de So Paulo, identifica a cebola como de So Paulo, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Minas, do Paran, da Argentina. Os produtores de cebola brasileiros e argentinos garantem cebola fresca durante todo o ano para o consumidor brasileiro, com sabor regional. O produtor brasileiro de cebola bom de briga e mostra a sua competncia com o aumento de produo de 22% nos ltimos 10 anos e, na maior oferta do produto em meses tradicionalmente ocupados pela produo argentina . A cebola est sempre presente na alimentao do dia a dia do brasileiro. Os dados do POF-Pesquisa de Oramento Familiar do IBGE mostram um decrscimo de 42% no consumo per capita de cebola, quando comparamos 1986 com 6.5 kg per capita e 1996 com 4.0 kg per capita. Pesquisa realizada pelo Ministrio de Integrao Nacional mostraram que, nos supermercados paulistas, a cebola responde por 25.2 % do volume das hortcolas comercializadas. Cebola diversidade. possvel escolher entre 4 cores da casca, 3 cores de polpa, 2 formatos, 3 sabores, 4 categorias de qualidade e 7 classes de tamanho. As empresas de sementes e instituies de pesquisa, investem na oferta da diversidade atendendo exigncia do mercado. A norma de classificao permite a caracterizao da diversidade. Cebola parceria, associativismo. A ANACE- Associao Nacional dos Produtores de Cebola do Mdio So Francisco, a ACAPROCE- Associao dos Produtores de Cebola de Santa Catarina, a ACERVAP- Associao dos Cebo-licultores do Vale do Rio Pardo, em reunio nacional realizada no dia 23 de fevereiro de 2000, aprovaram a norma de classificao de cebola do Programa Brasileiro e solicitaram um ano de prazo para adequao das mquinas de classi-ficao do produto. Um ano se passou e o momento chegou. A norma de classificao de cebola o seu instrumento de caracterizao, a sua linguagem de qualidade. A sua adoo passo imprescindvel na utilizao de mtodos modernos de comercializao, na construo de um sistema de informaes de mercado confivel, na destinao do melhor produto para cada nicho de mercado, para a transparncia na comercializao e a promoo do produto. A cebola entra no sculo XXI preparada para competir. Sucesso, na cebola.

PATROCNIO

Craft

PROGRAMA BRASILEIRO PARA A MELHORIA DOS PADRES COMERCIAIS E EMBALAGENS DE HORTIGRANJEIROS

0800.11.07.89 www.eanbrasil.org.br

cooxup
www.mackcolor.com.br
Rtulos Adesivos Etiquetas Adesivas Adesivos Promocionais

Associa o Brasileira do Papel o Ondulado

Foto da capa: Carlos Piratininga

CLASSIFICAO DA CEBOLA
SANTA CATARINA

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura

(Allium cepa L)
PROGRAMA DE ADESO VOLUNTRIA

ELABORAO:

Centro de Qualidade em Horticultura - CEAGESP


Fones: (11) 3643-3825/3643-3890/3643-3892 Fax.: (11) 3643-3827 e-mail: cqhor@uol.com.br cqh@ceagesp.com.br

Anita Pesquisador III - EPAMIG-CTTP

DISTRIBUIO GRATUITA 1 Tiragem: 15.000 exemplares Data da Impresso : JUN/01

CLASSIFICAO
Classificao a separao do produto por cor, tamanho e qualidade. Utilizar a classificao da CEBOLA unificar a linguagem do mercado. Produtores, atacadistas, indstrias, varejistas e consumidores devem ter os mesmos padres para determinar a qualidade do produto. S assim, obteremos transparncia na comercializao, melhores preos para produtores e consumidores, menores perdas e melhor qualidade.

DEFEITOS
DEFEITOS GRAVES

TIPOS ou CATEGORIA
O tipo ou categoria determinado pela ocorrncia de defeitos graves e leves associados a requisitos de hemogeneidade.
Categorias Defeitos

EXTRA

II

III

GRUPOS (Formato)

TALO GROSSO BROTADO PODRIDO MOFADO MANCHA NEGRA TOTAL DE GRAVES


Brotado: Quando apresenta emisso de broto visvel acima do colo do bulbo. Mancha Negra (Carvo): rea enegrecida em virtude do ataque de fungos nos catfilos externos.

TOTAL GERAL

0% 0% 0% 2% 2% 2% 5%

3 0 0 3 3 5 10

5 3 1 5 5 10 15

20 10 1 5 5 20 100

EMBALAGEM
GRUPO 1
(Redondo, oblongo ou periforme)

GRUPO 2
(Achatado)

SUB-GRUPOS (Colorao)
Talo Grosso: Quando a unio dos catfilos do colo do bulbo apresentam uma abertura maior que a normal, devido a um alongamento do talo pelo interior do mesmo. Deformado: O que apresenta formato diferente do tpico do cultivar, incluindo crescimentos secundrios, ou seja, bulbos unidos pelo talo, apresentando externamente catfilos envolventes.

A qualidade da cebola feita na roa. A conservao dessa qualidade exige uma embalagem que oferea proteo, informaes sobre o produto, racionalizao do transporte, armazenagem e gerenciamento. Ela deve ser paletizvel e pode ser descartvel ou retornvel. A embalagem descartvel deve ser reciclvel ou de incirenabilidade limpa. A embalagem retornvel deve permitir a higienizao.

MORFOLOGIA
A cebola um bulbo tunicado simples
Talo Colo Talo

Colo

Branca

Amarela

Catfilo interno Catfilo externo

Catfilo externo

Prato

Raiz

Raiz

Prato

Podrido: Dano patolgico que implique em qualquer grau de decomposio, desintegrao ou fermentao dos tecidos.

Catfilo tambm conhecido como tnica ou escoma. Casca tambm conhecido como catfilo externo ou pelcula envolvente. Prato tambm conhecido como caule.

Vermelha, Pinho ou Baia

Roxa

DEFEITOS LEVES

RTULO
O rtulo o certificado de origem do produto e garante a sua rastreabilidade. A rotulagem de uso obrigatrio e regulamentada pelo Governo Federal. O cdigo de barras utilizado para captura dos dados nos processos automatizados.

SABOR
O sabor e o odor caractersticos da cebola so oriundos de compostos de enxofre volteis, liberados no corte ou na ocorrncia de qualquer injria ao tecido da cebola. A volatizao do composto de enxofre gera cido pirvico. A pungncia, mais que a doura determina se o sabor da cebola doce ou picante. A determinao do desenvolvimento do cido pirvico (DAP) o mtodo utilizado para a medida da pungncia da cebola. O quadro abaixo classifica o sabor da cebola em picante, suave e doce.
Sabor Picante Suave Doce Branca
Recomendao ANACE de rotulagem

CEBOLA
Produtor: Hans Guido Schumacher Endereo: Stio do Bulbo - Estrada dos Catfilos Municpio: Ituporanga Estado: SC

Rtulo Vermelho Amarelo Laranja Branco

Descolorao: Desvio parcial ou total na cor caracterstica do cultivar, incluindo o esverdeamento, ou seja, bulbo com catfilos externos verdes.

Falta de Catfilos (pelculas): o bulbo que apresenta mais de 30% de sua superfcie desprovida de catfilos envolventes.

Variedades: Grupo: Sub-grupo: Sabor:

Criola Alto Vale


I Brancas Amarelas Suave Roxas II Vermelhas Vermelha

Picante

CLASSES OU CALIBRES
CLASSE
5 4
3 cheio

Classe: Categoria:

6
Extra

4
I

3
II

2
III

CALIBRE

Peso lquido:

3 2 1 0

Maior que 90 mm Maior que 70 a 90 mm Maior que 60 a 70 mm Maior que 50 a 60 mm Maior que 35 a 50 mm Maior que 15 a 35 mm Menor que 15 mm

20 kg
Embalado em:

18 / 06 /2001
N EAN de Artigo:

Falta de Turgescncia (Flacidez): Ausncia de rigidez normal do bulbo.

Dano Mecnico: Leso de origem mecnica observada nos catfilos do bulbo.

97899998880031

Permite-se dentro de uma mesma embalagem a mistura de at 10% de bulbos de classe imediatamente superior ou inferior classe indicada no rtulo da embalagem.

Exemplo de rotulagem sugerido pela ANACE

S-ar putea să vă placă și