Sunteți pe pagina 1din 5

Matriz de atividade individual* Mdulo: 4 Atividade: Individual Ttulo: Responsabilidade Ambiental X Gesto Ambiental Aluno: Dbora Andrade de Oliveira

Disciplina: Direito Ambiental Turma: Turma 01 Julho/2012 Introduo As aes voltadas sustentabilidade, atravs da explorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel, conforme item XI, do Art. 2, da Lei n 9.985 de 18 de julho de 2000, podem definir a Responsabilidade Ambiental como um compromisso permanente em relao a salvaguarda do patrimnio ambiental, a ser adotado tanto pelas empresas pblicas, quanto pelas privadas, no obstante, a contribuir tambm, para o desenvolvimento econmico, melhorando, assim, a qualidade de vida da sociedade como um todo, atravs de um sistema de gesto ambiental baseado nos conceitos de desenvolvimento sustentvel. Desenvolvimento1 Desde as cartas internacionais, como a Declarao de Estocolmo, em 1972, e a Declarao do Rio de Janeiro, em 1992, o meio ambiente vem ganhando fora, e sua respectiva proteo, devido aos acontecimentos globais de degradao, oriundos da poluio, por exemplo, cujas consequncias so atualmente vivenciadas devido a essas prticas abusivas. Com essa conscientizao oriunda de diversas anlises de especialistas e fruns realizados , inmeros pases tornaram a matria como matria de mbito constitucional, haja vista que o direito fundamental de dignidade da pessoa humana no era respeitado no momento em que o meio ambiente estava sendo degradado. Nesse aspecto, o Brasil, na sua Constituio de 1988, eleva o meio ambiente ao status bem jurdico, garantindo do Princpio da Equidade Intergeracional, conforme o art. 225:
Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para s presentes e futuras geraes. (BRASIL, 1988, p.116)

Observado ainda, grandes avanos nas medidas de desenvolvimento sustentvel, conforme a Lei n 9.985 de 18 de julho de 2000, que regulamenta aquele, e que no item XI, do Art. 2, trata do uso sustentvel:
Explorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel. (BRASIL, 2000)

E, considerado o mbito internacional, e o nacional, anteriormente citados, cabe ao Estado a responsabilidade por assegurar que as atividades realizadas dentro da sua jurisdio ou controle no causem danos ao meio ambiente. Dessa forma, toda a legislao criada baseia-se nos Princpios da Preveno e da Precauo, previstos na Declarao do Rio de Janeiro. Logo, a responsabilidade ambiental ocorre quando esses mesmos princpios no foram respeitados visto que nos dois casos, as aes positivas devam ser tomadas, garantindo uma margem de segurana de risco, em relao a
1

OLIVEIRA, Dbora Andrade de. Supervenincia de princpios e direitos relativos ao meio ambiente. Rio de Janeiro, 2012. Trabalho do Mdulo 2: Matriz atividade individual direito ambiental.

consequncias graves e irreversveis (com conhecimento prvio ou no) , pressupondo a existncia de um dano, assim como a relao entre a causa e o efeito do mesmo (nexo causal). Dessa forma, h a necessidade de na culminao do fato, a reparao. Assim, o Princpio do Poluidor-Pagador, previstos nas cartas internacionais, tambm est previsto no ordenamento jurdico brasileiro, enunciado na Constituio:
2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. (BRASIL, 1988, p.116)

Verifica-se, ainda que, pela prpria natureza do dano ambiental, e sua extenso, que as regras tradicionais da responsabilizao no resolvem satisfatoriamente a questo. O art. 225, 3 da CF/88 determina, portanto, trs esferas de punio do poluidor como forma de proteger ao meio ambiente: civil, penal e administrativa, no existindo a regra da acumulao de sanes (bis in idem), por as mesmas protegerem objetos distintos, e estarem sujeitas a regimentos jurdicos diversos. (BRASIL, 1988) Nessa linha, e com base nos artigos posteriormente citados, a responsabilizao civil pelo dano ambiental extracontratual (decorre do dever geral de indenizar), objetiva (independe da culpabilidade do agente) e solidria (pode-se exigir a reparao de qualquer pessoa fsica ou jurdica no caso da existncia de mais de um responsvel). A Carta Magna, assim como a Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei n 6.938/81), nesse aspecto, alude necessidade de proteo, confirmada na Lei 9.605/98, que dita sobre os Crimes Ambientais em seus vrios tipos.
Art. 14 - Sem prejuzo das penalidades definidas pela legislao federal, estadual e municipal, o no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental sujeitar os transgressores: 1 - Sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministrio Pblico da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente. (BRASIL, 1981)

Em outras palavras, conforme escreve Edis Milar:


(...) com a teoria do risco integral ambiental o poluidor, na perspectiva de uma sociedade solidarista, contribui nem sempre de maneira voluntria com a reparao do dano ambiental, mesmo quando presente o caso fortuito, a fora maior ou o fato de terceiro. o poluidor assumindo todo o risco que sua atividade acarreta: o simples fato de existir a atividade somada existncia do nexo causal entre essa atividade e o dano produz o dever de reparar.

E, consonante, a ementa do Recurso Especial 650.728/SC, cujo relator, o Ministro Herman Benjamin, no item 13 afirma que:
Para o fim de apurao do nexo de causalidade no dano ambiental, equiparam-se quem faz, quem no faz quando deveria fazer, quem deixa fazer, quem no se importa que faam, quem financia para que faam, e quem se beneficia quando outros fazem.

A partir dessas observaes, segue-se a anlise do estudo de caso de um vazamento de petrleo em mar territorial brasileiro, sito a uma distncia de 120km do litoral norte fluminense, em alto mar. Cujo incidente ocorreu durante a perfurao de um poo de petrleo, por uma Empresa Norueguesa, contratada pelas operadoras do campo (Empresa NorteAmericana de Petrleo e Gs Natural e Petrleo Brasileiro S.A. Petrobrs), por

uma falha geolgica. Considerada tambm, a Lei n 8.617/93, que dispe sobre o mar territorial, a zona contgua, a zona econmica exclusiva e a plataforma continental brasileira:
Art. 13. Na plataforma continental, o Brasil, no exerccio de sua jurisdio, tem o direito exclusivo de regulamentar a investigao cientfica marinha, a proteo e preservao do meio marinho, bem como a construo, operao e o uso de todos os tipos de ilhas artificiais, instalaes e estruturas. 2 O Governo brasileiro tem o direito exclusivo de autorizar e regulamentar as perfuraes na plataforma continental, quaisquer que sejam os seus fins.

Destaca-se o Resumo Executivo apresentado pela Superintendncia de Segurana Operacional e Meio Ambiente (SSM), da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP), sobre o incidente envolvendo a Concessionria Chevron Brasil Upstream Frade Ltda., em novembro de 2011 no Campo do Frade:
Um acidente resultado do alinhamento de falhas operacionais, decises gerenciais inadequadas e barreiras de segurana degradadas, que passam a ser denominados fatores casuais, quando do estabelecimento de um processo investigativo para determinar a sequencia de eventos que culminaram a concretizao de um dano. No caso da realizao de atividades de explorao e produo de petrleo e gs natural, cabe ao agente regulado o emprego de mtodos e processos que assegurem a preveno de procedimentos associados preveno de acidentes, visando a evitar o alinhamento de fatores casuais que resultem na materializao de um evento danoso, alm da mitigao de danos ambientais que por ventura possam vir a acontecer. (p.i)

Tanto a empresa Norte-Americana, quanto a Petrobrs, operadoras da concesso, possuem autonomia decisria dentro das boas prticas da indstria, e so responsveis por avaliarem permanentemente suas atividades e decidirem as aes a serem adotadas de forma manter o nvel de risco o mais baixo possvel. A realizao de qualquer atividade poluidora exige a elaborao de estudos e relatrios de impacto ambiental, assim como plano de manejo, conforme Resoluo CONAMA n 237/1997, art. 1, III:
(...) todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsdio para a anlise da licena requerida, tais como: relatrio ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatrio ambiental preliminar, diagnstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperao de rea degradada e anlise preliminar de risco. (BRASIL, 1997)

Nesse aspecto, apesar de teoricamente, as aes realizadas na conteno do vazamento terem sido efetivas, a falta de compreenso da geologia e fluidodinmica local, foi o estopim para o acontecimento do dano, alm da provvel desconsiderao de informaes vitais para evitar o risco de fraturamento durante a perfurao, originando o blowout2 e o consequente vazamento.
Quando da preparao de um projeto de poo, haja vista o elevado grau de incerteza atinente aos estudos geolgicos, todos os dados disponveis devem ser considerados para que se garanta a segurana das operaes, uma vez que no incomum haver certa margem de erro nas simulaes de reservatrio. Dados provenientes de todos os outros poos perfurados na mesma regio, conhecidos como poos de correlao, so as mais importantes fontes de informao sobre as formaes que esto sendo perfuradas. (p.iv)

Dessa forma, ambas respondem solidariamente em todas as esferas anteriormente citadas, por todas concorrerem ao dano. Administrativamente, em face de condutas consideradas ilcitas ao meio ambiente, segundo art. 70 da Lei n 9.605/98:
Considera-se infrao administrativa ambiental toda ao ou omisso que viole as

Fluxo descontrolado de fluidos da formao para a superfcie, devido ao desbalanceamento entre a presso hidrosttica da lama de perfurao ou fluido de completao e a presso da formao. Disponvel em: pt.wikipedia.org/wiki/blowout

regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente.

Civilmente, atribudo pela Poltica Nacional do Meio Ambiente, onde o princpio da responsabilidade passa a ser objetivo fundado no risco da atividade, no caso perfurao do poo de petrleo. E, por fim, penalmente, haja vista a inobservncia do disposto no dispositivo constitucional quanto tutela do meio ambiente ecologicamente equilibrado, independente da inteno. Na forma do art. 68 da Lei 9.605/98:
Art. 68. Deixar, aquele que tiver o dever legal ou contratual de faz-lo, de cumprir obrigao de relevante interesse ambiental.

No caso em questo, considerar-se- o crime ambiental como culposo, na expectativa de que, independente das aes que realizadas que fizeram vir a correr o dano, as mesmas no foram consequncia de ato voluntrio. De qualquer forma, apesar da Empresa Norueguesa ter realizado a perfurao, todas so sujeitos ativos do crime ambiental. Concluso A falta de mecanismos de gesto idneos contribuiu para os eventos que culminaram no derramamento de leo no mar, como a baixa percepo dos riscos no planejamento e da avaliao das operaes. Se todas as envolvidas tivessem utilizado dados de incerteza, reconhecendo os riscos envolvidos, teriam sido adotadas medidas que tornariam os riscos em ndices aceitveis, evitando o dano. Assim, todas as aes decorrentes desse procedimento efetivaram seu carter lesivo, concorrendo para necessidade de responsabilizao ambiental. Referncias bibliogrficas AGNCIA NACIONAL DE PETRLEO, GS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEIS. Superintendncia de Segurana Operacional e Meio Ambiente ANP. SSM. Investigao do incidente de vazamento de petrleo no campo de Frade: Relatrio final. 2012. Disponvel em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=139fa18fecb7ff25 &mt=application/pdf&url=https://mail.google.com/mail/?ui%3D2%26ik%3D1da03 d0261%26view%3Datt%26th%3D139fa18fecb7ff25%26attid%3D0.1%26disp%3Ds afe%26realattid%3Df_h7i1rooe0%26zw&sig=AHIEtbTzzsPNE41YVvOmU9SaRA4syjxAw. Acesso em: 23 set. 2012. Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Licenciamento Ambiental Normas e procedimentos. Resoluo CONAMA n 237, de 19 de dezembro de 1997. Dispe sobre a reviso e complementao dos procedimentos e critrios utilizados para o licenciamento ambiental. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, de 22 de dez. 1997, Seo 1, pginas 30841-30843. Disponvel em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html. Acesso em: 26 ago. 2012. Brasil. Constituio (1988). Braslia, DF: Senado Federal, 1988. Brasil. Decreto-lei n 2.848, de 7 de setembro de 1940. Cdigo penal. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, de 31 dez. 1940. Disponvel em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm. Acesso em: Acesso em: 26 ago. 2012. Brasil. Decreto-lei n 97.632, de 10 de abril de 1989. Dispe sobre a regulamentao do Artigo 2, inciso VIII, da Lei n 6.938, de 31 de agosto de

1981, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, de 12 abr. 1989. Disponvel em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=2490&tipo_nor ma=DEL&data=19400816&link=s. Acesso em: Acesso em: 26 ago. 2012. Brasil. Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, de 2 set. 1981. Disponvel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 26 ago. 2012. Brasil. Lei n 7.347, de 24 de julho de 1985. Disciplina a ao civil pblica de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico (VETADO) e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, de 25 jul. 1985. Disponvel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7347orig.htm. Acesso em: 26 ago. 2012. Brasil. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, de 12 set. 1990 - (Edio extra). Disponvel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 26 ago. 2012. Brasil. Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, de 13 fev. 1998. Disponvel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm. Acesso em: 26 ago. 2012. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Coordenadoria de Anlise de Jurisprudncia. Repercusso Geral no Recurso Extraordinrio RE 650.728 - SC 2003/0221786-0. Processual civil e ambiental. Natureza jurdica dos manguezais e marismas. Terrenos de Marinha. rea de preservao permanente. Aterro ilegal de lixo. Dano ambiental. Responsabilidade civil objetiva. Obrigao Propter rem. Nexo de causalidade. Ausncia de Prequestionamento. Papel do juiz na Implementao da legislao ambiental. Ativismo judicial. Mudanas climticas. Desafetao ou desclassificao jurdica tcita. Smula 282/STF. Violao do art. 397 DO CPC NO CONFIGURADA. ART. 14, 1, DA LEI 6.938/1981. Relator: Ministro Herman Benjamin. Dirio da Justia Eletrnico, 02 dez. 2009, Publicao 23 out. 2007. Disponvel em: http://www.stf.jus.br/. Acesso em: 24 ago. 2012. MILAR, dis. Direito do Ambiente: doutrina, prtica, jurisprudncia, glossrio. 6 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Declarao de Estocolmo. Disponvel em: www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/estocolmo1972.pdf. Acesso em: 26 ago. 2012. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Declarao do Rio de Janeiro. Disponvel em: http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/rio92.pdf. Acesso em: 26 ago. 2012.
*Esta matriz serve para a apresentao de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocnio: lgico-argumentativa ou lgico-matemtica.

S-ar putea să vă placă și