Sunteți pe pagina 1din 8

PORTUGUS JURDICO

rea: LNGUA PORTUGUESA Os cursos de Ps-Graduao Lato Sensu em Lngua Portuguesa visam especializao de profissionais para adequado uso do Portugus no universo profissional e institucional, assim como o conhecimento das diversas normalizaes da Lngua Culta, tornam-se fundamentais como ferramenta para a realizao profissional e (ou) acadmica. Saber escrever corretamente, com clareza, coeso, boa argumentao e objetividade, torna-se essencial tanto no servio pblico quanto no privado. E justamente pensando nesse ponto que os cursos foram estruturados para superar os obstculos que prejudicam o trabalho daqueles que precisam fazer o uso correto do idioma. Curso:

Curso de Ps-Graduao Lato Sensu, especializao em Portugus Jurdico.

Apresentao do Curso: A ps-graduao em Portugus Jurdico foi estruturada a fim de preencher lacuna de especializaes com caractersticas acadmicas e prticas na atividade profissional. O curso busca oferecer ao graduado o embasamento necessrio a quem deseja uma ps-graduao com objetivo de atuar em instituies pblicas e privadas e no encontra curso semelhante para se preparar adequadamente. Alm disso, e principalmente, o contedo programtico e a dinmica das aulas foram organizados de forma prtica a atender ao graduado que busca especializao para atuar com diferenciao em suas atividades profissionais relacionadas ao Portugus Jurdico. Ao concluir a ps-graduao, o egresso estar qualificado para entender e redigir textos relacionados ao ambiente profissional e acadmico escolhido com eficincia e correo. O conhecimento profundo da Lngua Portuguesa torna-se fundamental como ferramenta para realizao de um trabalho coerente, claro, coeso e adequado. Saber escrever essencial para o exerccio profissional.

Pblico-Alvo: Graduados em Letras, Pedagogia, Traduo, Reviso de Texto, Comunicao Social, Psicologia, Sociologia. Servidores pblicos e profissionais de reas afins que atuem com a produo de texto com exigncia gramatical profunda. Organizao Curricular: Curso de Ps-Graduao Lato Sensu, especializao em Portugus Jurdico Disciplinas Comuns Metodologia da Pesquisa e da Produo Cientfica Gramtica da Lngua Portuguesa I Gramtica da Lngua Portuguesa II Interpretao e Produo de Texto Introduo Lingstica A Linguagem Jurdica A Estrutura do Texto Jurdico Recursos de Retrica e Oratria Normalizaes e Padronizaes Total Geral das Disciplinas Trabalho de Concluso de Curso CARGA HORRIA TOTAL DO CURSO Ementas: DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa e da Produo Cientfica CARGA HORRIA: 40h PROFESSOR (A): Sandra Brant EMENTA A linguagem e as modalidades de trabalhos acadmicas. Normas tcnicas. Conceitos e fundamentos tericos em Metodologia Cientfica. O planejamento da pesquisa acadmica. Estrutura, desenvolvimento e apresentao de Trabalhos acadmicos. CONTEDO PROGRAMTICO Unidade 1: Iniciando os estudos 1. Construo do pargrafo e caractersticas da linguagem acadmica. 2. Modalidades de trabalhos acadmicos Unidade 2: Fundamentao Terica em da Pesquisa C/H 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 360 h/a 60 h/a 420 h/a

3. Conceitos e Fundamentos tericos sobre a pesquisa cientfica. Unidade 3: Planejamento do Trabalho de Concluso de Curso 4. Tema do Estudo; 5. Problema do estudo; 6. Formulao dos objetivos para o estudo; 7. Justificativa para o estudo; 8. Reviso Inicial da Literatura; 9. ; 10. Cronograma; 11. Referncias. Unidade 4: Construindo o Trabalho de Concluso de Curso 12. Monografia. 13. Artigo Cientfico 14. Materializao do Trabalho de Concluso de curso.

DISCIPLINA: Gramtica da Lngua Portuguesa I CARGA HORRIA: 40 h/a PROFESSORA: Marcelo Whately Paiva EMENTA Conhecimentos normatizados aplicados aos aspectos morfossintticos da Lngua Portuguesa no mbito da gramtica normatizada e suas variaes. nfase na parte morfolgica (substantivo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, artigo, preposio, conjuno, advrbio) e sua importncia no uso adequado do idioma. CONTEDO PROGRAMTICO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Ortografia: emprego das letras e acentuao grfica. Classes de palavras e suas flexes. Processo de formao de palavras. Verbos: conjugao, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Emprego do acento indicativo da crase. Colocao dos pronomes tonos. Sinnimos, antnimos, homnimos e parnimos.

DISCIPLINA: Gramtica da Lngua Portuguesa II CARGA HORRIA: 40 h/a PROFESSORA: Marcelo Whately Paiva EMENTA Conhecimentos normatizados aplicados aos aspectos morfossintticos da Lngua Portuguesa no mbito da gramtica normatizada e suas variaes. nfase na parte sinttica (perodo simples, perodo composto, regncia, concordncia, pontuao) e sua importncia no uso adequado do idioma. CONTEDO PROGRAMTICO 1. 2. 3. 4. 5. Perodo simples; Perodo composto; Regncia nominal e verbal; Concordncia nominal e verbal; Pontuao.

DISCIPLINA: Interpretao e Produo de texto CARGA HORRIA: 40 horas PROFESSOR: Denise Maria dos Santos P. Raposo EMENTA Conceito de texto e contexto. Organizao e constituio das idias de texto. Tipos e gneros textuais. Fatores de textualidade envolvidos na construo do sentido. Abordagens tericas sobre leitura. Concepes de leitura e produo. Nveis e estratgias de leitura. Prticas de leitura e produo. Mecanismos lxico-gramaticais da produo escrita. Coeso e coerncia.

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Conceito de texto; 2. Qualidades e defeitos de um texto; 3. Erros de interpretao: extrapolar, reduzir, contradizer; 4. Resumo e sntese; 5. Estruturao do perodo e do pargrafo; 6. Nveis de Linguagem; 7. Coerncia e coeso; 8. Tipologia textual. DISCIPLINA: Introduo Lingstica CARGA HORRIA: 40 horas PROFESSOR(A): Mari Del Fiaco EMENTA Conceito de Lingstica. Lingstica Histrica. Fonologia. Sintaxe: conceituao; a estrutura frasal; prncpios de organizao; constituintes oracionais os sintagmas. Semntica: significado lexical; significado de sentena; a semntica em sala de aula. As gramticas: tradicional, estrutural, gerativa. CONTEDO PROGRAMTICO

1. 2. 3. 4. 5. 6.

1. Conceito de Lingstica; 2. A aquisio da Linguagem; 3. Caractersticas culturais de uma lngua; 4. Lingstica e gramtica aplicada; 5. Pressupostos terico-metodolgicos; 6. Principais vertentes funcionalistas.

DISCIPLINA: A Linguagem Jurdica CARGA HORRIA: 40 horas PROFESSOR(A): Joana Ormundo EMENTA Anlise do discurso jurdico nos aspectos vocabular, estrutural da frase e do pargrafo e da estilstica jurdica. Tipos de argumentao jurdica no pargrafo e no texto. Padronizao de documentos jurdicos. CONTEDO PROGRAMTICO 1. A linguagem jurdica; 2. A redao como parte da advocacia; 3. O vocabulrio jurdico; 4. Estruturas de pargrafos; 5. O pensamento a priori e o a posteriori; 6. A narrao jurdica; 7. A argumentao jurdica. Nomenclaturas de crimes...... Expresses diversas.................... Expresses latinas................

DISCIPLINA: A estrutura do texto jurdico CARGA HORRIA: 40 horas PROFESSOR(A): Suzana Maria Santos de Assis EMENTA Padronizao e legislao das regras dos documentos jurdicos. Termos tcnicos e latinos. Redao Legislativa e de diversos documentos do universo jurdico. CONTEDO PROGRAMTICO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Padronizao de documentos jurdicos; Nomenclaturas de crimes; Expresses tcnicas e latinas; Petio e recurso; Sentenca; Parecer; Despacho, Resoluo, Decreto, etc; Redao Legislativa.

DISCIPLINA: Recursos de Retrica e Oratria CARGA HORRIA: 40 horas PROFESSOR(A): Marcelo Whately Paiva EMENTA Tcnicas para aqueles que precisam expor e defender idias em publico. Relaes sistemticas entre a disciplina retrica e as suas atualizaes contemporneas. Conceitos centrais de retrica em interpretaes de contextos lingusticos argumentativos. Competncias cognitivas e lingusticas por meio da prtica de argumentao e o reconhecimento de critrios lgicos analticos e pragmticos. CONTEDO PROGRAMTICO 1. Histria da Oratria e Retrica 2. A Grcia Antiga, os Filsofos e o desenvolvimento da fala 3. Discurso lido e Discurso de Improviso. 4. Gestos e Postura 5. Tipos de argumentao 6. Apresentao de discursos clssicos

DISCIPLINA: Normalizaes e Padronizaes CARGA HORRIA: 40 horas PROFESSOR(A): Joana Ormundo EMENTA Conhecimento da legislao (Vocabulrio Ortogrfico, leis, portarias e instrues normativas) acerca das normalizaes existentes para o uso adequado da lngua portuguesa na atividade jurdica e em rgos pblicos. Correto uso das expresses latinas. Redao Oficial. CONTEDO PROGRAMTICO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 1. A Lngua Portuguesa na atividade jurdica; 2. Redao Oficial (a linguagem dos atos, pronomes de tratamento, fecho, assinatura); 3. Legislao sobre o uso do idioma em textos jurdicos; 4. Uso adequado de expresses.

DISCIPLINA: Trabalho de Concluso de Curso CARGA HORRIA: 60 h/a PROFESSOR (A): Sandra Brant EMENTA Fundamentao terica e atividade prtica para a estrutura, organizao e apresentao do Trabalho de Concluso de Curso com base na Metodologia Cientfica. CONTEDO PROGRAMTICO O percurso metodolgico da produo do TCC 1 A escrita acadmica 2 Os sujeitos do discurso cientfico-acadmico 3 - O espao do escritor na produo textual Elaborao dos elementos textuais 1 Introduo 2 - Reviso da Literatura 3 Concluso

Materializao do TCC 1 Elementos pr-textuais 2 Estrutura de apresentao de um TCC

Metodologia e Avaliao: A construo da aprendizagem se d por meio do ambiente virtual, e inclui encontros presenciais para realizao das provas presenciais e apresentao do Trabalho de Concluso de Curso - TCC. O contedo a ser desenvolvido organizar-se- por disciplinas com cargas horrias prprias e atividades especficas como chats, frum de discusso, contatos via e-mail, por meio dos quais os alunos podero trocar idias, realizar reflexes e ampliar seus conhecimentos. As disciplinas sero disponibilizadas aos alunos por meio de mdia impressa ou passvel de impresso. O material didtico elaborado especificamente para a metodologia a distncia e contribui no s para a aprendizagem do aluno, como tambm para sua maturidade intelectual, pois propicia-lhe ampliar experincias e prosseguir na sua especializao profissional. A avaliao do desempenho do aluno, concebida como mediadora da aprendizagem, baseia-se na realizao de atividades avaliativas a distncia propostas no curso, no TCC e na prova presencial, conforme determinao legal. Corpo Docente: O Corpo docente do curso exerce papel relevante na mediao do processo de ensinoaprendizagem. composto por doutores, mestres e especialistas com experincia acadmica e profissional, entre eles:

TUTOR

FORMAO

Doutora em Lingustica pela Universidade de Braslia UNB e Joana da Silva Ormundo graduada em Letras Lngua Portuguesa, Lngua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mestra em Engenharia da Produo pela Universidade Federal de Suzana Maria Santos de Assis Santa Catarina UFSC e graduada em Pedagogia Orientao Educacional, Magistrio e Tecnologia Educacional, pela Universidade de Braslia UNB. Sandra Regina Corra Brant Mestra em Psicologia pela Universidade de Braslia UNB,

especialista em Educao a Distncia pela UNB e graduada em Psicologia pelo Centro Universitrio de Braslia UNICEUB. Denise Maria dos Santos Paulinelli Raposo Mestra em Psicologia pela Universidade Catlica de Braslia UCB, especialista em Relaes Humanas, especialista em Educao a Distncia e graduada em Pedagogia. Mestrando em Direito Pblico pela Faculdade Projeo, mestrando Marcelo Whately Paiva em lingustica e especialista em Portugus Jurdico e Direito Pblico e graduado em Jornalismo pela Universidade de Taubat. Mari del Fiaco Mestra em Lingustica pela Universidade de Braslia UNB e graduada em Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira pela UNB.

Durao do Curso: O Curso de Portugus Jurdico ter durao aproximada de 12 meses.

Certificao: O Curso atende s exigncias da Resoluo CNE/CES n 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal n 5.622 de 2 de dezembro de 2005. Os cursos de ps-graduao lato sensu, ofertados pelo Programa de Ps-Graduao a Distncia WPs, so autorizados pelo Ministrio da Educao - MEC, por meio da Portaria n 1.663/2006, com validade em todo o territrio nacional, na modalidade a distncia.

S-ar putea să vă placă și