Sunteți pe pagina 1din 19

PORTUGUS

MANUAL DO PROPRIETRIO

AR CONDICIONADO
Leia por favor este manual atentamente antes de operar o aparelho e conserve o mesmo para futuras referncias.
TIPO : MONTAGEM NA PAREDE

www.lge.com

MANUAL DE INSTRUES DE AR CONDICIONADO DOMSTICO

NDICE
A. Precaues de Segurana..................3 B. Segurana Elctrica ...........................6 Utilizao Temporria de um Adaptador ...... 6 Utilizao Temporria de uma Extenso ...... 6 Smbolos utilizados neste Manual ........6 C. Introduo do Produto........................7 Unidades Interiores .............................. 7 Indicadores Luminosos de Funcionamento ....7 Funo de Auto-Diagnstico ................7 D. Instrues de Funcionamento ..........8 Como colocar as Pilhas.........................8 Manuteno do Controlo Remoto Sem Fios ..8 Mtodo de Funcionamento ...................8 Controlo Remoto Sem Fios ..................9 Modo de Funcionamento ....................10 Operao de Desumidificao Saudvel.....11 Funcionamento Automtico (Opcional)............................................11 Operao de Mudana Automtica (Opcional)............................................11 Funcionamento da Refrigerao a Jacto/Aquecimento..............................12 Limpeza Automtica............................12 Funcionamento forado.......................13 Modo de Desligamento Automtico ...14 Acertar a Hora Actual .........................14 Regulao do Temporizador ..............14 Controlo de Direco do Fluxo de Ar Vertical/Horizontal ...............................15 Modo de Circulao do Ar ..................15 Funo de Reconfigurao Automtica ......15 E. Manuteno e Assistncia ...............16 Unidade Interior ..................................16 Unidade Exterior .................................17 Conselhos de Utilizao! ....................17 Conselhos para Resoluo de Problemas! Poupe tempo e dinheiro! ....................18 Contacte imediatamente a assistncia tcnica nas seguintes situaes .........18

PARA OS SEUS REGISTOS


Escreva aqui os nmeros do modelo e de srie: Modelo # Nmero de Srie # Encontra-os numa etiqueta na parte lateral de cada unidade. Nome do Vendedor Data da Compra Agrafe o seu recibo de compra a esta pgina caso necessite de fazer prova da data da compra ou para questes relacionadas com a garantia.

LEIA ESTE MANUAL


No interior, encontrar muitos conselhos teis sobre a utilizao e manuteno do seu aparelho de ar condicionado. A realizao de pequenos cuidados de preveno da sua parte poder poupar-lhe tempo e dinheiro durante o perodo de vida til do seu aparelho de ar condicionado. Encontrar respostas para os problemas mais comuns na tabela de resoluo de problemas. A consulta da nossa tabela de Conselhos de Resoluo de Problemas poder ser suficiente para no ter de recorrer aos servios de assistncia tcnica.

PRECAUES
Contacte um tcnico de assistncia autorizado para a reparao e a manuteno desta unidade. Contacte um instalador para proceder instalao desta unidade. O aparelho de ar condicionado no deve ser utilizado sem superviso por crianas pequenas ou pessoas portadoras de deficincia. As crianas pequenas devem ser vigiadas para no brincarem com o ar condicionado. Quando o cabo de fornecimento de energia elctrica necessitar de ser substitudo, a substituio dever ser efectuada por pessoal tcnico autorizado, apenas com peas de substituio genunas.

2 Ar Condicionado Domstico

Precaues de Segurana

Precaues de Segurana
Para prevenir ferimentos no utilizador ou noutras pessoas e danos de propriedade, dever seguir as seguintes instrues. Uma utilizao incorrecta por ignorar as instrues provocar ferimentos ou danos. A gravidade classificada pelas indicaes seguintes.

O significado dos smbolos utilizados neste manual apresentado a seguir.

AVISO CUIDADO

Este smbolo indica a possibilidade de morte ou de leses graves. Este smbolo indica a possibilidade de ferimentos e danos de propriedade.

No faa isto. Certifique-se de que segue as instrues.

PORTUGUS

AVISO
Utilize sempre uma ficha elctrica e uma tomada com terminal de ligao terra. Existe risco de choque elctrico. Para a realizao de trabalhos elctricos, contacte o distribuidor, vendedor, um electricista qualificado ou um Centro de Assistncia Tcnica Autorizado. No desmonte nem repare o produto por si mesmo. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. Utilize disjuntores ou fusveis correctamente classificados. No utilize um disjuntor de circuito avariado ou insuficiente. Utilize disjuntores de circuito e fusveis correctamente indicados. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. Ligue sempre o produto terra, de acordo com o diagrama de cablagem. No ligue o fio de terra a tubos de gs ou de gua, hastes de pra-raios ou fios terra do telefone. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. No modifique nem aumente o cabo elctrico. Se o cabo elctrico estiver descascado, deteriorado ou fissurado, ter de ser substitudo. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. Nunca instale a unidade exterior numa base que se mova ou num local de que possa cair. Uma queda da unidade exterior pode provocar danos ou ferimentos ou mesmo a morte de uma pessoa. Quando instalar a unidade, utilize o conjunto de instalao fornecido com o produto. No utilize uma ligao mltipla. Utilize sempre este aparelho com um circuito e disjuntor exclusivos. Caso contrrio, pode existir risco de choque elctrico ou incndio. Instale o painel e a cobertura da caixa de controlo de forma segura.

Existe perigo de incndio ou choque elctrico devido a poeiras, gua, etc. Para instalar, remover ou reinstalar, contacte sempre o vendedor ou um Centro de Assistncia Tcnica Autorizado. Existe perigo de incndio, choque elctrico, exploso ou ferimentos. Quando o produto estiver ensopado (inundado ou submergido) em gua, contacte um Centro de Assistncia Tcnica Autorizado para proceder reparao antes de o voltar a utilizar. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. Certifique-se de que utiliza apenas os componentes da lista de componentes svc. Nunca tente alterar o equipamento.

Existe perigo de incndio ou choque elctrico. No instale o produto num suporte de instalao defeituoso. Certifique-se de que a rea de instalao no se deteriora com o passar do tempo. Pode provocar a queda do produto. Na unidade exterior, o gerador condensador fornece electricidade de elevada voltagem aos componentes elctricos. Certifique-se de que descarrega completamente o gerador condensador antes dos trabalhos de reparao. Um gerador condensador carregado pode causar choques elctricos.

Caso contrrio, a unidade pode cair e provocar ferimentos graves.

A utilizao de componentes inadequados pode provocar choques elctricos, calor excessivo ou incndio.

Manual de instrues 3

Precaues de Segurana
As ligaes de cablagem interior/exterior tm de ser firmemente fixadas e o cabo deve ser encaminhado de forma adequada para que no seja exercida fora a puxar os cabos dos terminais de ligao. Ligaes inadequadas ou soltas podem provocar gerao de calor ou incndios. Certifique-se de que verifica o refrigerante que vai ser utilizado. Por favor, leia a etiqueta do produto. Se utilizar um refrigerante inadequado, pode causar o funcionamento anormal da unidade. No coloque um aquecedor ou outros dispositivos de aquecimento perto do cabo elctrico. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. No utilize o produto em espaos muito fechados durante um longo perodo de tempo. Realize ventilaes regularmente. Podem ocorrer deficincias nos nveis de oxignio e prejuzos para a sua sade. Ventile regularmente a diviso do produto quando o utilizar com um fogo ou um elemento de aquecimento. Podem ocorrer deficincias nos nveis de oxignio e prejuzos para a sua sade. Certifique-se de que ningum, especialmente crianas, pode tropear ou cair na unidade exterior. Isto pode provocar ferimentos pessoais e danos no produto. Elimine os materiais de embrulho de forma segura, como parafusos, pregos, pilhas, materiais partidos, etc. aps a instalao ou a assistncia. Desmanche e deite fora os sacos plsticos de embalagem. As crianas podem brincar com eles e sofrer ferimentos. No utilize um cabo elctrico, uma ficha ou uma tomada solta que esteja danificada. Se o fizer, pode causar um incndio ou choque elctrico. No permita que entre gua em contacto com os componentes elctricos. Instale a unidade afastada de fontes de gua. Existe perigo de incndio, avaria do produto ou choque elctrico. No abra a grelha frontal do produto durante o funcionamento. (No toque no filtro electrosttico, se a unidade assim estiver equipada.) Existe o risco de ferimentos fsicos, choques elctricos ou avaria do produto. Desligue a alimentao elctrica principal e desligue a unidade da tomada elctrica quando limpar ou reparar o produto. Existe perigo de choque elctrico. Certifique-se de que o cabo elctrico no pode ser puxado ou danificado durante o funcionamento. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. Certifique-se de que verifica se a ficha elctrica no est suja, solta ou partida e s depois introduza a ficha totalmente.

As fichas elctricas sujas, soltas ou partidas podem provocar choques elctricos ou incndios. No toque, utilize nem repare o produto com as mos molhadas. Segure a ficha na mo quando a puxar da tomada. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. No armazene, no utilize, nem permita a existncia de gases inflamveis ou de combustveis perto do produto. Existe perigo de incndio. Se sons estranhos, odores ou fumo sarem do produto, desligue imediatamente o disjuntor ou o cabo de fornecimento de energia elctrica. Existe perigo de incndio ou choque elctrico. Quando no for utilizar o produto durante um longo perodo de tempo, desligue a ficha de alimentao elctrica ou o disjuntor. Existe risco de danos ou avaria no produto, ou de funcionamento no pretendido. No coloque NADA sobre o cabo elctrico. Existe perigo de incndio ou choque elctrico.

No ligue nem desligue a ficha da tomada elctrica para ligar/desligar a unidade. Existe perigo de incndio ou choque elctrico.

Se ocorrer uma fuga de gs inflamvel, desligue o gs e abra uma janela para ventilar a diviso antes de ligar o produto. No utilize o telefone nem ligue ou desligue interruptores. Existe risco de exploso ou incndio.

CUIDADO
So necessrias duas ou mais pessoas para levantar e transportar o produto. Evite ferimentos pessoais. Mantenha o nivelamento do terreno quando instalar o produto. Para evitar vibraes ou rudo. No instale o produto onde fique directamente exposto brisa do mar (pulverizao salina). Pode provocar a corroso do produto. No instale o produto num local onde o rudo ou o ar quente proveniente da unidade exterior possa provocar danos ou incomodar a vizinhana. Poder provocar problemas aos seus vizinhos e gerar disputas. Instale o tubo de drenagem para garantir que a gua condensada drenada de forma apropriada. Uma m ligao pode causar fugas de gua. Verifique sempre a existncia de fugas de gs (refrigerante) aps a instalao ou reparao do produto. Baixos nveis de refrigerante podem provocar avarias no produto.

4 Ar Condicionado Domstico

Precaues de Segurana
No utilize este produto para fins especficos, como a preservao de alimentos, obras de arte, etc. Este um aparelho de ar condicionado e no um sistema de refrigerao de preciso. Existe risco de danos ou perda de propriedade. No bloqueie as entradas nem as sadas do fluxo de ar. Utilize um pano macio para limpar. No utilize detergentes agressivos, solventes, produtos de limpeza, etc.

Pode provocar avaria do produto.

Existe perigo de incndio, choque elctrico ou danos nos componentes plsticos do produto. Introduza sempre o filtro de forma segura aps a limpeza. Limpe o filtro a cada duas semanas ou mais frequentemente, se necessrio. Um filtro sujo reduz a eficincia. Se ocorrer uma fuga de gs refrigerante durante a reparao, no toque no local da fuga do gs refrigerante. O gs refrigerante pode provocar frieiras (queimaduras provocadas pelo frio) Se ocorrer uma fuga de gs refrigerante durante a instalao, ventile imediatamente a rea. Se no o fizer, os resultados sero nefastos para a sua sade.

No toque nos componentes de metal do produto quando remover o filtro de ar.

No pise nem coloque nada sobre o produto. (unidades exteriores)

Existe risco de ferimentos pessoais. No introduza as mos ou outros objectos pelas entradas ou sadas de ar enquanto o produto estiver a funcionar. Existem componentes afiados e em movimento que podem causar ferimentos pessoais. No incline a unidade quando a remover ou a desinstalar. A gua condensada no seu interior pode verter.

Existe risco de ferimentos pessoais e avaria do produto. Seja cuidadoso ao desempacotar e instalar o produto. As arestas afiadas podem provocar ferimentos.

PORTUGUS

No misture ar nem gs diferente do refrigerante especificado que utilizado no sistema. Se for introduzido ar no sistema do refrigerante, resultar uma presso excessivamente elevada, que provocar danos no equipamento ou ferimentos. Substitua todas as pilhas do controlo remoto por novas do mesmo tipo. No misture pilhas novas e usadas ou diferentes tipos de pilhas. Existe perigo de incndio ou avaria do produto.

A desmontagem da unidade, o tratamento do leo refrigerante e de componentes eventuais dever ser feito de acordo com as normas locais e nacionais.

No recarregue nem desmonte as pilhas. No elimine as pilhas atravs do fogo.

Podem arder ou explodir. No deixe o ar condicionado a funcionar durante muito tempo quando a humidade for muito elevada e as portas e janelas estiverem abertas. Poder condensar-se humidade e molhar ou danificar as moblias.

Se o lquido das pilhas entrar em contacto com a sua pele ou roupas, lave-as bem com gua limpa. No utilize o controlo remoto se as pilhas tiverem vertido. Os produtos qumicos nas pilhas podem provocar queimaduras ou outros perigos para a sade.

Se ingerir o lquido das pilhas, escove os seus dentes e consulte um mdico. No use o controlo remoto se as pilhas tiverem derramado. Os qumicos contidos nas pilhas podem causar queimaduras ou outros problemas de sade.

No exponha a sua pele, crianas ou plantas corrente de ar frio ou quente. Isto pode ser prejudicial para a sua sade.

No beba a gua que drenada do produto.

Utilize um banco firme ou uma escada quando for limpar, realizar a manuteno ou reparar o produto em zonas altas. Seja cuidadoso e evite ferimentos pessoais.

No saudvel e pode provocar problemas de sade.

Manual de instrues 5

Segurana Elctrica

Segurana Elctrica
AVISO
Esta aplicao deve ser correctamente ligada terra. Para minimizar o risco de choque elctrico, deve sempre ligar a uma tomada com terra. No corte ou retire o pino de terra da ficha elctrica. Encaixar o terminal do adaptador de terra ao parafuso da cobertura do receptculo da parede no liga a aplicao terra, a menos que o parafuso da tampa seja de metal e no isolado, e o receptculo da parede esteja ligado terra atravs da cablagem da casa. Se tiver qualquer dvida sobre se o ar condicionado est correctamente ligado terra, pea a um electricista qualificado para verificar a tomada e o circuito.

Uso Temporrio de um Adaptador


Desaconselhamos fortemente o uso de um adaptador devido aos riscos potenciais. Para ligaes temporrias, use apenas um adaptador listado UL, disponvel na maior parte das lojas de material elctrico. Certifique-se de que a ranhura grande do adaptador est alinhada com a ranhura grande do receptculo para uma ligao com a polaridade correcta. Para desligar o cabo elctrico do adaptador, use uma mo em cada um, para evitar danificar o terminal de terra. Evite desligar com frequncia o cabo elctrico, o que pode causar eventuais danos no terminal de terra.

AVISO
Nunca use o aparelho com um adaptador avariado.

Uso Temporrio de um Cabo de Extenso


Desaconselhamos fortemente o uso de uma extenso, para evitar potenciais riscos.

AVISO
Este aparelho deve ser instalado de acordo com os regulamentos nacionais em matria de cablagem. Este guia funciona como uma orientao para ajudar a explicar as caractersticas do produto.

Smbolos utilizados neste Manual


Este smbolo alerta-o para o perigo de choques elctricos. Este smbolo alerta-o para perigos que podem danificar o aparelho de ar condicionado.

NOTA

Este smbolo indica a existncia de notas especiais.

6 Ar Condicionado Domstico

Informaes do Produto

Informaes do Produto
A seguir, apresentamos uma breve introduo sobre as unidades interiores e exteriores. Por favor, consulte as informaes especficas para o seu tipo de unidade interior.

Unidades Interiores
Tipo Mural(Standard) Indicadores Luminosos do painel de apresentao
Entrada de Ar Filtro de plasma (Opcional)

PORTUGUS

Grelha frontal Filtro de ar Aba (Lmina horizontal)

Boto Ligar/Desligar Receptor de sinal

Sada de ar Persianas (Lminas verticais)

LED

Indicadores Luminosos de Funcionamento


O ecr activado por 10 segundos durante a operao de arranque ou pressionando algum boto no controlo remoto e depois desactivado. lmpada azul : Durante Arrefecimento, desumidificacao saudavel, Alteraes Automticas arrefecimento, circulacao do ar. Cdigo de erro (1 dgito) lmpada vermelha : Durante aquecimento, Alteraes Automticas aquecimento. Cdigo de erro (10 dgitos)

Funo de Auto-diagnstico
Indicador de erro : Acende a lmpada Azul e a lmpada vermelha pisca alternadamente: indica o cdigo de Erro Cdigo de erro 01 02 03 05 06 10 12 Descrio Erro do termistor interior (TH1) Erro sensor de tubagem interior de sada (TH1) Erro controlo remoto Erro comunicao entre entrada e sada Erro sensor de tubagem interior de sada (TH2) Bloqueio ventoinha BLDC interior Erro sensor tubagem mdia interior (TH3)

Manual de instrues 7

Instrues de Funcionamento

Instrues de Funcionamento
Como inserir as pilhas
1. Retire a tampa do compartimento para pilhas, empurrando-a na direco da seta. 2. Insira pilhas novas, certificando-se de que os plos (+) e (-) das pilhas so correctamente instalados. 3. Volte a instalar a tampa, deslizando-a para a posicionar.

NOTA
1. Utilize/substitua sempre ambas as pilhas por outras do mesmo tipo. 2. Se o sistema no for utilizado durante um longo perodo de tempo, remova as pilhas para preservar o seu perodo de vida til. 3. Se o ecr de apresentao do controlo remoto comear a esbaterse, substitua ambas as pilhas. 4. Utilizar pilhas AAA (1,5 volts).

Manuteno do Controlo Remoto Sem Fios


1. Seleccione um local adequado de acesso fcil e simples. 2. Fixe firmemente o suporte a uma parede, etc. com os parafusos fornecidos. 3. Faa deslizar o controlo remoto para o interior do suporte.

NOTA
1. O controlo remoto nunca deve ser exposto directamente luz solar. 2. O transmissor e o receptor de sinal devem ser sempre mantidos limpos para processarem comunicaes adequadas. Utilize um pano macio para os limpar. 3. Caso outros aparelhos tambm sejam comandados com o controlo remoto, alterelhes a posio ou consulte o seu tcnico de reparaes.

Mtodo de Funcionamento
1. O receptor de sinal est situado no interior da unidade. 2. Aponte o controlo remoto na direco da unidade para a comandar. No devero existir bloqueios de nenhum tipo entre ambos.

8 Ar Condicionado Domstico

Instrues de Funcionamento

Controlo Remoto Sem Fios


Os controlos tero o seguinte aspecto.
Transmissor de Sinal

BOTO LIGAR/DESLIGAR Para ligar/desligar a unidade. BOTO DE SELECO DE MODO DE FUNCIONAMENTO Para seleccionar o modo de funcionamento. BOTES DE REGULAO DA TEMPERATURA DA DIVISO Para seleccionar a temperatura da diviso. BOTO SELECTOR DA VELOCIDADE DA VENTOINHA INTERIOR Para seleccionar a velocidade da ventoinha em quatro posies: baixa, mdia, alta e CHAOS. BOTO JET COOL/HEAT Para iniciar ou parar a refrigerao rpida. (Faz a ventoinha funcionar a uma velocidade muito elevada em modo de arrefecimento)

PORTUGUS

CANCEL ON OFF SET AUTO CLEAN

BOTO CHAOS SWING Para parar ou accionar o movimento das persianas e para definir a direco de fluxo de ar pretendida cima/baixo. BOTES DE LIGAR/DESLIGAR O TEMPORIZADOR Para definir a hora de incio e de fim do funcionamento. BOTES DE ACERTO DAS HORAS Para acertar as horas.
CANCEL SET

BOTO PARA ACTIVAR/CANCELAR O TEMPORIZADOR Para activar ou cancelar o funcionamento do temporizador. BOTO DO MODO SLEEP AUTOMTICO Para activar o funcionamento do modo automtico sleep. BOTO DE CIRCULAO DO AR Para fazer circular o ar numa diviso sem realizar operaes arrefecimento ou aquecimento. BOTO DE VERIFICAO DA TEMPERATURA DA DIVISO Para verificar a temperatura da diviso. BOTO RESET Utilizado antes de acertar as horas. BOTO DE 2aF Utilizado antes da utilizao dos modos impressos a azul na parte inferior dos botes.
BOTO DE LIMPEZA AUTOMTICA Para activar o modo de limpeza automtica. Em alguns modelos, este boto possui uma 2 funo de controlo da luminosidade dos Indicadores Luminosos.

Porta de elevao (aberta)

Modo de Funcionamento
Operao de Arrefecimento Funcionamento Automtico ou Alteraes Automticas Operao de Desumidificao Saudvel Operao de Aquecimento

Modelo s Frio (

), Modelo Bomba de Calor(

NOTA
Para utilizar as funes impressas a azul na parte de baixo dos botes, prima primeiro o boto 2 F e a seguir a funo que pretender. Ao premir o boto 2 F, activar a funo impressa a azul do respectivo boto. Para cancelar a funo, prima outra vez o boto 2 F; se no o fizer a funo desactiva-se automaticamente se no for utilizada durante 10 segundos.

Manual de instrues 9

Instrues de Funcionamento

Modo de Funcionamento

Prima o BOTO LIGAR/DESLIGAR para ligar a unidade. A unidade emitir um sinal sonoro.

1 3 4
ON

Abra a porta do controlo remoto e prima o boto do modo de funcionamento. Sempre que premir este boto, o modo de funcionamento alterado na direco da seta.

Arrefecimento

Alteraes Desumidificao Aquecimento Automticas Saudvel (Apenas no modelo bomba de calor)

Funcionamento Automtico (Apenas no Modelo So Frio) Alteraes Automticas (Modelo Bomba de Calor)

Para as operaes de arrefecimento ou de aquecimento, regule a temperatura interior que pretender premindo os BOTES DE REGULAO DA TEMPERATURA DA DIVISO. Para arrefecimento, podem ser regulados entre 18C e 30C, e para aquecimento, o intervalo situa-se entre 16C e 30C.

Para aumentar a temperatura

Para baixar a temperatura

Regule a velocidade da ventoinha com o controlo remoto. Pode seleccionar a velocidade da ventoinha em quatro posies - baixa, mdia, alta e CHAOS, premindo o BOTO SELECTOR DA VELOCIDADE DA VENTOINHA INTERIOR. Sempre que o boto premido, o modo da velocidade da ventoinha alterado.

Ar CHAOS

A velocidade da ventoinha baixa. A velocidade da ventoinha mdia. A velocidade da ventoinha mdia.

Ventilao natural pelo sistema CHAOS Para uma sensao de frescura, prima o Selector de Velocidade da Ventoinha Interna e regule para o modo CHAOS. Neste modo, a ventilao sopra como uma brisa natural, mudando automaticamente a velocidade da ventoinha de acordo com o sistema CHAOS.

10 Ar Condicionado Domstico

Instrues de Funcionamento

Operao de Desumidificao Saudvel


Durante a operao de desumidificao saudvel: Se seleccionar o modo de desumidificao pelo boto de seleco de funcionamento, o A/C inicia a funo de desumidificao. Este regula automaticamente a temperatura ambiente e o volume de fluxo de ar para o melhor estado de desumidificao, com base na temperatura ambiente actual detectada. Neste caso, no entanto, a temperatura regulada no visualizada no controlo remoto e no pode controlar a temperatura ambiente. Durante a funo de desumidificao saudvel, o volume de fluxo de ar automaticamente regulado de acordo com o algoritmo de optimizao que responde ao estado de temperatura ambiente actual, para que o quarto seja mantido saudvel e confortvel mesmo numa estao muito hmida.

Desumidificao Saudvel

PORTUGUS

Para utilizar o modo de desumidificao saudvel, siga os passos 1, 2 e 4 (Consulte o modo de funcionamento)

Funcionamento Automtico (Opcional)


Neste modo de funcionamento, a definio da temperatura e a velocidade da ventoinha so automaticamente reguladas atravs de uma lgica de controlo electrnico que toma por base a temperatura actual da diviso. Se sentir calor ou frio, prima os botes de regulao da temperatura respectivamente para obter um efeito de maior arrefecimento ou aquecimento. NOTA: No pode alterar as definies de temperatura actuais, nem a velocidade da ventoinha interior, neste modo de funcionamento. Mas pode utilizar a disperso Chaos nesta operao. Se o sistema no estiver a funcionar como pretendido, passe manualmente para outro modo. Para utilizar o funcionamento automtico, siga os passos 1 e 2. (Consulte o modo de funcionamento)

Funcionamento Automtico

Operao de Alteraes Automticas (Opcional)


O funcionamento automtico consiste basicamente na utilizao da funo de aquecimento ou de arrefecimento do ar condicionado. Mas, durante esta operao, o controlador altera automaticamente o modo de funcionamento para manter a temperatura num intervalo de 2C em relao temperatura definida.

Alteraes Automticas
Para utilizar esta operao, siga os passos 1, 2, 3 e 4. (Consulte o modo de funcionamento)

Manual de instrues 11

Instrues de Funcionamento

Operao de JET COOL / HEAT


A funo JET COOL pode ser utilizada para refrigerar rapidamente a diviso no calor do vero. Quando esta funo activada, o ar condicionado funciona em modo de arrefecimento com uma velocidade da ventoinha muito elevada e uma definio de temperatura de 18C durante 30 minutos, para uma refrigerao rpida e eficaz. Da mesma forma, a funo de aquecimento a jacto (disponvel apenas em alguns modelos) aquece rapidamente a diviso, fazendo o aparelho funcionar com uma velocidade ventoinha muito elevada e uma definio de temperatura de 30C durante 30 minutos. Pode activar esta operao, premindo o BOTO JET COOL. Para passar do modo de refrigerao a jacto para o modo de refrigerao com a ventoinha em alta velocidade, prima o BOTO JET COOL, o BOTO SELECTOR DA VELOCIDADE DA VENTOINHA INTERIOR ou o BOTO DE REGULAO DA TEMPERATURA DA DIVISO mais uma vez.

NOTA
A operao Jet Cool/Heat no pode ser activada durante a operao de Circulao do Ar e a operao de mudana automtica. No caso do modelo s com Refrigerao, o Jet Cool no pode ser activado durante o Aquecimento. No caso de Inversor pode usar a funo Jet Heat pressionando o BOTO JET COOL para operao de aquecimento.

Limpeza Automtica
Durante a funo de Limpeza Automtica, a humidade retida nas unidades internas aps a Operao de Refrigerao ou de Desumidificao Saudvel pode ser removida.

AUTO CLEAN

NOTA

1. Prima o BOTO DE LIMPEZA AUTOMTICA para activar esta funo. 2. Agora, sempre que desligar a unidade, a ventoinha interior continuar a funcionar internamente durante cerca de 15 minutos sem realizar operaes de refrigerao ou de desumidificao. Alm disso, a persiana estar fechada. 3. Isto permite secar quaisquer restos de humidade e limpa a unidade por dentro. 4. Se premir o BOTO DE LIMPEZA AUTOMTICA outra vez durante a operao, esta funo cancelada.

No decurso da funo de limpeza automtica, s podem ser utilizados o BOTO LIGAR/DESLIGAR, o BOTO PLASMA e o BOTO DE LIMPEZA AUTOMTICA.

12 Ar Condicionado Domstico

Instrues de Funcionamento

Funcionamento forado
Procedimentos de funcionamento quando no pode ser utilizado o controlo remoto. O funcionamento ser iniciado se for premido o boto LIGAR/DESLIGAR. Se pretender terminar o funcionamento, volte a premir este boto.

PORTUGUS

ON/OFF button

Modelo de bomba de Calor Modelo de refrigerao Temp. Ambiente 24C 21C Temp. Ambiente < 24C Temp. Ambiente < 21C Modo de Funcionamento Refrigerao Velocidade da Ventoinha Interior Definio de Temperatura Elevada 22C Refrigerao Elevada 22C Desumidificao Saudvel Elevada 23C Aquecimento Elevada 24C

Operao de teste
Durante a OPERAO DE TESTE, a unidade funciona em modo de refrigerao com a ventoinha a uma velocidade elevada durante 18 minutos. Durante a operao de teste, se for captado um sinal do controlo remoto, a unidade passa a funcionar de acordo com a determinao do controlo remoto. Se pretender utilizar esta operao, prima e mantenha premido o boto LIGAR/DESLIGAR durante 3-5 segundos at ser emitido um sinal sonoro pelo aparelho. Se pretender terminar esta operao, torne a premir este boto.

Manual de instrues 13

Instrues de Funcionamento

Modo Sleep
1. Prima o BOTO DO MODO SLEEP AUTOMTICO para definir a hora a que pretende que a unidade se desligue automaticamente. 2. O temporizador programado com incrementos de uma hora, premindo o BOTO DO MODO SLEEP AUTOMTICO de 1 a 7 vezes. O modo Sleep est disponvel entre 1 a 7 vezes. Para alterar o perodo de tempo em intervalos de 1 hora, prima o BOTO DE MODO SLEEP AUTOMTICO enquanto aponta para o aparelho de ar condicionado.

NOTA
O modo Sleep faz com que a ventoinha interior funcione a baixa velocidade em modo de refrigerao e com velocidade mdia em modo de aquecimento para proporcionar um descanso agradvel. Em modo de arrefecimento ou em modo de desumidificao saudvel: A temperatura regulada aumenta automaticamente duas vezes 1C durante os prximos perodos de 30 minutos consecutivos (2C em 1 hora) para proporcionar um descanso confortvel. Esta ser a regulao final da temperatura enquanto o modo Sleep estiver a funcionar. Em modo de aquecimento : A temperatura regulada aumenta automaticamente duas vezes 1C durante os prximos perodos de 60 minutos consecutivos para proporcionar um descanso confortvel. Esta ser a regulao final da temperatura enquanto o modo Sleep estiver a funcionar.

Acertar a Hora Actual


1. As horas s podem ser acertadas ao premir o BOTO RESET. Quando substituir as pilhas dever premir o BOTO RESET para acertar as horas. Prima o boto de Ligar/Desligar. 2. Prima o boto e verifique se o cone surge. 3. Prima os BOTES DE ACERTO DAS HORAS at acertar as horas. CANCEL 4. Prima o BOTO ACERTAR/CANCELAR HORA.

NOTA
Verifique o indicador de A.M. e P.M.

SET

Regulao do Temporizador
1. No se esquea de acertar a hora actual no ecr do controlo remoto. 2. Prima o boto 2aF. ON 3. Prima os BOTES DE LIGAR/DESLIGAR TEMPORIZADOR para ligar ou desligar o temporizador. 4. Prima os BOTES DE ACERTO DAS HORAS at acertar as horas que pretender. 5. Para definir as horas seleccionadas, prima os BOTES DE REGULAO CANCEL DO TEMPORIZADOR apontando o comando na direco do receptor de sinal.
SET OFF

Para cancelar as regulaes do temporizador Verifique se o cone est desligado. Prima o BOTO DE CANCELAMENTO DO TEMPORIZADOR, apontando o controlo remoto para o receptor do sinal. (O indicador luminoso do temporizador no aparelho de ar condicionado e no ecr desaparecem.)

CANCEL SET

NOTA
Seleccione um dos seguintes quatro tipos de operao.

Atraso desactivado temporizador

Atraso activado temporizador

Atraso desactivado e temporizador ligado Atraso ligado e temporizador desligado

14 Ar Condicionado Domstico

Instrues de Funcionamento

Controlo de Direco do Fluxo de Ar Vertical /Horizontal (Opcional)


O fluxo de ar ascendente/descendente (Fluxo de ar vertical) pode ser regulado utilizando o controlo remoto. 1. Prima o BOTO DE LIGAR/DESLIGAR para ligar a unidade. 2. Prima o BOTO CHAOS SWING. 3. As persianas oscilaro automaticamente para cima e para baixo. 4. Para parar a persiana no ngulo que pretender, volte a premir boto. (Opcional) O fluxo de ar para a esquerda/direita (Fluxo de ar horizontal) pode ser regulado utilizando o controlo remoto. 1. Prima o BOTO DE LIGAR/DESLIGAR para ligar a unidade. 2. Prima o BOTO DE DIRECO DO FLUXO DE AR HORIZONTAL. 3. As persianas oscilaro automaticamente para a esquerda e para a direita. 4. Para parar as persianas no ngulo que pretender, volte a premir boto. (Opcional) Ajuste a direco do fluxo de ar horizontal movendo manualmente a direco das aberturas horizontais de fluxo de ar. Neste momento, tenha cuidado para no tocar a ventoinha com as mos.

PORTUGUS

NOTA

Ao premir o BOTO CHAOS SWING, a direco do fluxo de ar horizontal automaticamente alterada, tendo por base o algoritmo Chaos para a distribuio equitativa do ar na diviso e, ao mesmo tempo, para fazer com que o corpo humano se sinta o mais confortvel possvel como se estivesse a desfrutar de uma brisa natural. Utilize sempre o controlo remoto para regular a direco do fluxo de ar ascendente e descendente. A manipulao da persiana de direco do fluxo de ar vertical pode danificar o mecanismo da mesma. Quando a unidade est desligada, a persiana de direco do fluxo de ar ascendente/descendente bloqueia o ventilador de sada de ar do sistema.

Modo de Circulao do Ar
Esta operao faz com que se processe a circulao do ar sem que se realizem arrefecimento ou aquecimentos. Pode ser activada premindo o BOTO DE CIRCULAO DO AR. Depois de activada a circulao do ar, poder seleccionar a velocidade do ar, premindo o BOTO SELECTOR DA VELOCIDADE DA VENTOINHA INTERIOR.

NOTA

O Ar CHAOS economiza energia e evita o sobrearrefecimento. A velocidade da ventoinha automaticamente alterada de alta para baixa ou vice versa, dependendo da temperatura ambiente.

Funo de Reconfigurao Automtica


Esta funo muito til caso ocorra uma falha de energia. Quando a energia restituda aps a falha, esta funo reconfigura as anteriores condies de funcionamento e o ar condicionado funcionar com as mesmas definies.

NOTA
Esta funo funciona activada pelas predefinies de fbrica, mas pode desactivla, premindo o boto de LIGAR/DESLIGAR durante 6 segundos. O ecr pisca duplamente 3~4 vezes. Para voltar a activ-la, volte a premir aquele boto durante 6 segundos. O ecr pisca 3~4 vezes.
ON/OFF button

Manual de instrues 15

Manuteno e Assistncia Tcnica

Manuteno e Assistncia Tcnica


Antes de efectuar qualquer manuteno, desligue a principal fonte de alimentao do sistema, desligue o disjuntor do circuito e retire da tomada a ficha elctrica.

CUIDADO

Unidade Interior
Limpe a unidade com um pano macio e seco. No utilize lixvia nem abrasivos. Nunca use nada do seguinte: gua acima de 40C. Pode causar deformao e/ou descolorao. Substncias volteis. Podem danificar as superfcies do ar condicionado.

CUIDADO

Pow

d er

G a s o li n e

Filtros de Ar
Os filtros de ar por detrs do painel / grade frontal devem ser inspeccionados e limpos a cada 2 semanas ou mais, se necessrio. Para remover os filtros, consulte os diagramas auto-explicativos para cada tipo de modelo. Limpe os filtros com um aspirador ou com gua tpida saponificada. Se a sujidade no for facilmente removida, lave com uma soluo de detergente diludo em gua tpida. Deixe secar bem sombra depois da lavagem e volte a instalar os filtros no lugar.

Filtro Anti-Alrgico + Filtro Triplo


Remova o Filtro Anti-Alergia + Filtro Triplo por detrs do filtro de ar e exponha-os luz directa do sol durante 2 horas. A seguir, insira estes filtros na posio original.

Remoo dos Filtros


Limpe o painel frontal, conforme demonstrado. A seguir, puxe a patilha do filtro ligeiramente para a frente para remover o filtro de ar. Depois de retirar o filtro de ar remova o Filtro Triplo Anti-Alrgico puxando-o suavemente para fora.

Filtro Anti-Alrgico Filtro Triplo

16 Ar Condicionado Domstico

Manuteno e Assistncia Tcnica

Unidade Exterior
As aberturas de permutao de calor e as ventilaes do painel da unidade exterior devem ser verificadas regularmente. Se estiverem obstrudas com sujidade ou fuligem, o permutador de calor e as ventilaes do painel podem ser limpos a vapor por um profissional.

NOTA
Aberturas sujas ou obstrudas reduziro a eficcia de funcionamento do sistema, originando custos de funcionamento mais elevados.

Conselhos de Utilizao
No arrefea demasiado a diviso.
Tal no bom para a sade e gasta muita electricidade.

Mantenha as persianas ou cortinas fechadas.


No deixe a luz solar directa entrar na diviso quando o ar condicionado est em funcionamento.

Mantenha uniforme a temperatura da diviso.


Regule a direco do fluxo de ar vertical e horizontal para garantir a existncia de uma temperatura uniforme na diviso.

PORTUGUS

Certifique-se de que as portas e janelas esto bem fechadas.


Evite ao mximo abrir portas e janelas, para manter o ar fresco na diviso.

Limpe regularmente o filtro de ar.

Ventile ocasionalmente a diviso.


Como as janelas so mantidas fechadas, bom abri-las e ventilar a diviso de vez em quando.

Utilize uma velocidade de ventoinha elevada para uma refrigerao eficiente e rpida.
A unidade debita a sua capacidade de refrigerao indicada quando a velocidade da ventoinha elevada.

Bloqueios no filtro de ar reduzem o fluxo de ar e diminuem a refrigerao e os efeitos desumidificantes. Limpe, pelo menos, uma vez a cada duas semanas.

Manual de instrues 17

Manuteno e Assistncia Tcnica

Sugestes para Resoluo de Problemas! Poupe tempo e dinheiro!


O aparelho de ar condicionado pode estar a funcionar de forma anormal se:
Problema Causas Possveis O ar condicionado est desligado. O fusvel est queimado /o interruptor de circuito est obstrudo. Falha de energia. O que fazer Certifique-se de que a tomada do ar condicionado est completamente inserida na tomada. Verifique os fusveis domsticos/a caixa de circuitos e substitua o fusvel ou reponha o circuito, se necessrio. Se ocorrer uma falha de energia, regule o controlo do modo para Off (desligado). Quando a corrente for reposta, aguarde 3 minutos para reiniciar o ar condicionado, para evitar sobrecarregar o compressor. Se a voltagem for invulgarmente elevada ou baixa, o Disjuntor do circuito ser activado. Certifique-se de que no existem cortinas, estores ou mveis e bloquear a parte da frente do ar condicionado. Limpe o filtro, pelo menos, a cada 2 semanas. Consulte a seco de Cuidados e Manuteno. Quando o ar condicionado ligado pela primeira vez, deve dar tempo para a diviso arrefecer. Verifique os registos abertos no cho e se o ar frio retorna. Verifique se esto correctos. Verifique e remova essa fonte ou desligue-a enquanto estiver a utilizar o ar condicionado.

O ar condicionado no arranca

Voltagem elevada. O fluxo de ar est restringido. O filtro de ar est sujo. O ar condicionado no arrefece como deveria O quarto podia estar quente.

O ar frio est a escapar. Verifique as regulaes da temperatura. Pode existir uma fonte de aquecimento qualquer a funcionar dentro da diviso.

Contacte imediatamente a assistncia tcnica nas situaes seguintes


1. Se suceder algo anormal, como a libertao de cheiro a queimado, rudos muito altos, etc., desligue a unidade e o disjuntor. Nunca tente reparar ou reiniciar por si mesmo o sistema nestes casos. 2. O cabo elctrico principal est demasiado quente ou danificado. 3. gerado um cdigo de erro pelo sistema de auto-diagnstico. 4. Sai gua da unidade interior mesmo se o nvel de humidade baixo. 5. Qualquer um dos interruptores, disjuntores (segurana, terra) ou fusveis deixa de funcionar adequadamente O utilizador tem de realizar verificaes e limpezas de rotina para evitar o mau funcionamento da unidade. Caso ocorram situaes especiais, os trabalhos de reparao devem ser apenas realizados por pessoal tcnico qualificado.
18 Ar Condicionado Domstico

S-ar putea să vă placă și