Sunteți pe pagina 1din 2

PSICOLOGIA COGNITIVA

- O que ? Estudo dos processos mentais envolvidos na aquisio, armazenamento, transformao e aplicao da informao. (Modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam, e pensam sobre a informao). Antecedentes Filosficos e Psicolgicos Na discusso que diz respeito ao modo de obter conhecimento, Plato defendia que o racionalismo oferecia o caminho claro para a verdade, enquanto rist!teles adotava o empirismo como o rumo para o conhecimento. o lon"o dos s#culos $escartes e%pandiu o racionalismo de Plato, enquanto &oc'e, o empirismo de rist!teles. Em meio aos debates sobre Empirismo ( )acionalismo, bem como se o conhecimento # inato ou adquirido passivamente atrav#s da e%peri*ncia, +ant contraria todos, ao propor uma s,ntese desses opostos. partir da,, -e"el observou como a hist!ria parece pro"redir por meio de um processo dial#tico. No s#culo ((, a psicolo"ia emer"iu como um campo bem definido. Na lemanha, .undt concentrou/se nas estruturas da mente (estruturalismo), enquanto nos E0 , 1ames e $e2e3 focalizaram os processos mentais (funcionalismo). Emer"indo da,, estava o ssociacionismo, advo"ado por 4horndi'e que abriu caminho para o 5ehaviorismo, enfatizando a import6ncia das associa7es mentais. 8utro passo em direo ao behaviorismo foi a descoberta dos princ,pios do condicionamento cl9ssico de Pavlov. .atson, e depois :'inner, foram os principais proponentes do 5ehaviorismo, que se concentrou inteiramente nos v,nculos observ9veis entre o comportamento de um or"anismo e as conseq;*ncias ambientais espec,ficas que fortaleciam ou enfraqueciam a probabilidade de que um determinado comportamento se repetisse. Surgi ento e desen!ol!i ento d" teori" e d" #esquis" e #sicologi" cogniti!"

<eralmente so atribu,das as ori"ens das bases mais anti"as da psicolo"ia co"nitiva a duas aborda"ens= a filosofi" (que procura compreender a natureza "eral dos aspectos do mundo principalmente atrav#s da introspeco), e a fisiologi" (estudo cientifico das fun7es vitais principalmente atrav#s de m#todos emp,ricos, baseados na observao). Psicolo"ia >o"nitiva tamb#m se beneficiou da investi"ao interdisciplinar em lin"u,stica (como a lin"ua"em e o pensamento intera"em?), inteli"*ncia artificial, pesquisa biol!"ica, e antropolo"ia. $todos de Pesquis" 8s Psic!lo"os >o"nitivos utilizam uma s#rie de m#todos inclusive e%perimentos, auto/relatos (uma narrativa de processos co"nitivos do pr!prio individuo), estudos de casos (estudos de um @nico indiv,duo em profundidade), observao naturalista (observa pessoas en"aAadas em atividades no seu ambiente natural), t#cnicas psicobiol!"icas (investi"a a relao entre processos co"nitivos e as estruturas e fun7es do c#rebro), simula7es computadorizadas e inteli"*ncia artificial (modelos computacionais que e%ibem comportamento Binteli"enteC. Princi#"is #ro%le "s que surgir" Cogniti!" n" &istri" d" Psicologi"

l"uns dos principais problemas centralizaram/se em como alcanar o conhecimento= usando tanto o racionalismo (formulao de teorias), como o empirismo (teste de hip!teses e obteno de dados). Enfatizando tanto a import6ncia das estruturas, como dos processos co"nitivos. Esforando/se por um alto "rau de controle de e%perimental e por um alto "rau de validade ecol!"ica (que admite uma melhor "eneralizao dos resultados e ambientes e%tralaboratoriais)D e conduzindo a pesquisa b9sica E procura de insi"ths fundamentais sobre a co"nio e a pesquisa aplicada.

S-ar putea să vă placă și